Рет қаралды 2,437
Em 2021, uma série de desenhos de Arthur Bispo do Rosario foi descoberta acidentalmente nas paredes de uma das celas da instituição psiquiátrica Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro (RJ).
Este filme-ensaio nos leva aos vestígios do tempo e do espaço onde Bispo do Rosario viveu e criou a maior parte de seus trabalhos. Sem diálogos ou entrevistas, o filme mostra o processo de redescoberta de uma extensa obra, enquanto revela o contexto em que a criatividade do artista aflorou. Uma prova contundente de que obstáculos físicos ou sociais não podem barrar a imaginação, a arte e a liberdade de expressão.
“A sua aura é azul: Arthur Bispo do Rosário” (2022) é parte da série “O que não se vê”, criada pelo Itaú Cultural (IC) e realizada ao longo de sete anos, com direção de Andre Fratti Costa. Na série, são retratadas as belezas e as dificuldades da produção de uma obra de arte, desde a concepção até a sua plenitude, revelando o processo criativo de diferentes artistas brasileiros. Além de Arthur Bispo do Rosario, a série apresenta as trajetórias de Sandra Cinto, Tunga e Regina Silveira.
ITAÚ CULTURAL
Presidente: Eduardo Saron
Gerente do Núcleo de Artes Visuais: Sofia Fan
Coordenador do Núcleo de Artes Visuais: Juliano Ferreira
Produção-executiva: Lucas Baliões e Naiade Margonar
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: André Furtado
Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Ana Paula Fiorotto e Roberta Roque
Produção: Olhar Periférico Filmes (terceirizada)
Direção: Andre Fratti Costa (terceirizado)