Tavião, seu canal é literalmente um manual de vida, tenho 19 anos perdi meu pai ano passado, e exatamente todas as suas experiências e linhas de raciocínio batem de frente com a minha realidade, por favor apenas continue com esse ótimo trabalho acredito que isso ajuda muitas pessoas assim como eu, Obrigado !!
@Daniel_Bianco6 жыл бұрын
Marcelo Henrique Também tenho 19 e perdi meu pai ano passado. O que o Tavião diz sobre ter tentado não se abalar com a morte do pai dele é exatamente o que sinto hoje. Tenho a total noção de que isso é um equívoco, porém acredito que a compreensão vem anos depois (assim como o Tavião disse), através das experiencias e reflexões que vamos tendo ao longo das diferentes fases da vida.
@l.jackson74224 жыл бұрын
Cara sinto muito mesmo, espero que encontre conforto e que consiga superar isso e seguir em frente. Já perdi minha mãe e ultimamente tenho muito medo de perder meu pai, cada vez que vou dormir meu medo é acordar e descobrir que ele se foi.
@Visinoski2 жыл бұрын
E então turma, cês tão bem nesses 4 anos?
@arthurferreira21146 жыл бұрын
Muito obrigado cara, seus vídeos chegam na hora certa pra mim. Acabei de terminar o ensino médio de forma um tanto tardia e desencorajado a continuar pois os amigos a família e todas as certezas que eu tinha eu n tenho mais, as coisas passaram por uma grande metamorfose ao meu redor e eu fico me sentindo um completo ET no meio de tanta novidade, estive passando por uma etapa difícil de depressão e tudo que eu preciso é de mensagens como a sua para me fortalecer e saber que mesmo assim tudo que me resta é essa vida, obrigado de coração cara por me inspirar cada vez mais
@arthurataide33426 жыл бұрын
O Tavião faz um dos trabalhos mais significantes desse youtube, sem igual! Parabéns.
@luanap53666 жыл бұрын
Arthur Ataide conheci o canal agr e pqp é muito bom !
@camilamartorelli64893 жыл бұрын
Terminei de ler "A metamorfose" hoje e estava procurando umas resenhas para comparar com as minhas impressões sobre o livro, então encontrei esse vídeo. Que saudades de acompanhar os vídeos desse canal que foi meu canal preferido por bastante tempo, até seu fim.
@MariaEduarda-rh8os3 жыл бұрын
Sem palavras para esse vídeo.
@TarcisoBianchiniBrito6 жыл бұрын
Cara vc é foda. Muito foda. Passa uma sensação boa pra quem assiste e parece ser um cara bacana de coração. Chega ser estranho.
@artursilva16786 жыл бұрын
"Mas as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão." Drummond Obrigado pelo vídeo, Tavião! Sinto vontade de agradecer-lhe toda vez que assisto a você! :)
@louco2096 жыл бұрын
Mano esses vídeos seu da uma foda sensação boa
@wanderasb6 жыл бұрын
Davi pois não é man
@pollen1135 жыл бұрын
acho que não agora... kkk
@victorsuzuki33186 жыл бұрын
É legal ver que cada pessoa tem uma interpretação diferente e tira aprendizados novos de uma mesma leitura. Acho que talvez não precisamos pensar como o autor escreveu, mas sim relacionar essa leitura em um momento da sua vida, com sua própria visão, assim ela poderá ser muito mais enriquecedora.
@flp.marques6 жыл бұрын
E o debate de ideias em livros assim é essencial. Fazer uma roda de leitura para cada um apresentar seu ponto de vista acrescenta muito, pois, como você disse, cada um tem uma interpretação diferente.
@mariliachagas46216 жыл бұрын
A morte sempre é um tabu. Tenho vivência desde cedo, e sempre achei muito pesado o clima de velório. As vezes chorava simplicidade porque todos ali estavam chorando. Mas um dia perdi uma tia muito querida, e isso retamente me fez chorar. Logo vêm o vazio e os questionamentos sobre o "porque ela". Esse "porque" martelou fundo, e só sumiu quando passei a mudar minha percepção perante a morte. Nao que seja fácil "superar", mas é algo natural, todos vamos morrer. E nao acho que deixar de se apegar seja a melhor alternativa. Pelo contrário, hoje, sempre que penso em minha falecida tia, lembro de toda a felicidade e aprendizado que ela me proporcionou. Fico feliz por ter tido a oportunidade de conviver com ela. Acho que a morte é uma oportunidade que temos, já que ela virá de qualquer forma, que tal aproveitar muito mais as pessoas que passam pelos nossos caminhos. Prefiro ter uma lembrança boa de uma conexão que se foi, do que ter lembrança alguma 😉
@utopium_sophrosyne3 жыл бұрын
Obrigado, foi um vídeo que me trouxe paz.
@LuppusSan6 жыл бұрын
Muito legal Tavião! Os livros que a gente lê acabam fazendo parte da nossa consciência mesmo. Dos paradidáticos da escola aos clássicos canônicos aclamados, todos os livros têm um efeito permanente sobre alguma parte de nós. Bem bacana você compartilhar conosco mais esse aspecto dessa pessoa incrível que você é.
@ericjordann6 жыл бұрын
Que lindo, Tavião. Eu li esse livro bem novo também, me apaixonei pelo Kafka. Atualmente, fui diagnosticado com depressão e uma das poucas felicidades da minha vida é ver os seus vídeos. Obrigado!
@emersongoulartholanda51986 жыл бұрын
Senhoras e senhoras, que videozão! Tavião, muito obrigado por este vídeo! Sem dúvidas você é um dos melhores nesse seguimento do audiovisual brasileiro. Em todos os seus vídeos eu sempre aprendo ou reflito sobre algo e na maioria das vezes eu estou passando por algo parecido ou refletindo sobre os mesmos assuntos. Se houvesse uma premiação das pessoas mais inspiradoras no KZbin BR, uma delas seria você! नमस्ते (Namastê!)
@popcornenglishonline95483 жыл бұрын
best book I've ever read....definitely sharing with my students
@alllvrnga6 жыл бұрын
Já te falei no instagram o quanto te admiro e me identifico com os seus vídeos, Tavião. E esse bateu forte de novo, me identifiquei e muito em relação a morte do seu pai que você comentou no vídeo, perdi o meu há 4 meses e esse sentimento que você citou, de ser incólume é realmente algo que aconteceu comigo também e quando paro para pensar é a nossa forma de proteção mesmo quando é para algo que deveria ser natural: a perda e todos os sentimentos que envolvem isso. Repito, é irado ver que ainda tem um conteúdo bom no youtube. Obrigada, Tavião!
@tecnotime53346 жыл бұрын
"A vida, por mais que esteja fadada a terminar, não é uma causa perdida" ALBUQUERQUE, Tavião. Maluco arrepiei com essa frase!!!!!
@cherry38036 жыл бұрын
Você é incrível Tavião, cai nesse vídeo por acaso e era o que precisava refletir. Então, trate de não morrer tão cedo. ❤
@edilenegoncalvesbriet70346 жыл бұрын
Otávio, muito obrigada por ter feito esse vídeo. Acho esse seu modo de encarar as coisas muito parecido com o meu e assistir esse vídeo me fez bem de alguma forma... Continue a produzir esse conteúdo sincero. Ver coisas assim no meio da semana dão um fôlego a mais pra continuar a encarar esse caos que tá o mundo.
@nayannemenezes40836 жыл бұрын
Amei esse livro desde a primeira vez que li e é um dos meus prediletos. Acho que todos deveriam, se possível, ter acesso a essa leitura. Minha tranquilidade com a morte veio quando existiu a possibilidade (pois nada estava ao meu alcance para que se resolvesse) da permanência da existência do meu pai ou não. Foram meses praticamente morando em um hospital. Foi o período de maior aprendizado da minha vida. Seus vídeos são maravilhosos. Obrigada por partilhar suas expectativas!
@tiozaosonicramone78796 жыл бұрын
2! o q nao me faz desistir de tudo e por encarar minha propria existencia (mesmo sendo passageira) como um presente divino ou sei la, entao ao inves de acreditar q o externo me da a forca necessaria p trilhar o caminho (pessoas e talz), eu comecei a focar mais em mim mesmo, a acreditar em mim mesmo, a crer q minha forca interna e balanco facam c que novos caminhos se abram e venham a me dar a forca necessaria para dar mais sentido a essa vida passageira e de eterno aprendizado.....aceitacao, gratidao ao criador, faca chuva ou faca sol, e luta!! Como ja dizia mestre Yoda "train yourself to let go of everything you fear to lose........."
@drb7126 жыл бұрын
No Brasil que eu quero para o futuro, é que todas as pessoas pudessem ter a oportunidade de ver seus vídeos.
@flp.marques6 жыл бұрын
A minha professora de filosofia era muito durona e fez a gente discutir sobre esse livro, A Metamorfose. Depois de ler e discutir com ela, ela revelou que sempre chora depois de ler a obra e isso me impactou muito. O Gregor era amado pela família quando ele levava o dinheiro pra casa (ele sustentava os pais), mas quando esses tiveram que trabalhar para sustentá-lo, acabaram esquecendo de todos de todo o passado que o Gregor os proporcionou... É triste porque essa atitude é muito comum, muitas vezes você ajuda alguém por muito tempo, mas na hora dele ajudar, ele não se dá ao luxo. É claro que ajudamos as pessoas sem pensarmos em algo em troca, mas reciprocidade é sempre ótimo. Obrigado mais uma vez tavião, seu conteúdo é muito bom e desejo muito sucesso para você. Abraços.
@ojorgewitt6 жыл бұрын
Tavião, já leu A morte de Ivan Ilitch? Ele tem uma reflexão incrível sobre a morte também! Sobre a noção de que a vida e a morte caminham juntas e uma não existe sem a outra.
@luansales24276 жыл бұрын
Otávio, eu sou uma pessoa que quase nunca lia nada, mas a maneira q vc falou q esse livro te fez refletir no começo do vídeo me fez pausa-lo no momento que vc falou q contaria o fim e ir atrás de ler A metamorfose, hj volto pra lhe agradecer por me empurrar nessa nova experiência e nessa nova reflexão que caiu como uma luva no atual momento da minha vida, onde eu venho tentando ter uma postura tal como a sua em relação a conexões, obrigado por me fazer refletir e me alertar, e mas uma vez, meus mais sinceros agradecimentos e meus parabéns por todo o seu trabalho. Um abraço e boa sorte sempre.
@morganachagas6 жыл бұрын
nossa, muito louco como cada livro bate de um jeito pra cada um. Metamorfose foi pra mim o livro que me fez entender, grosso modo, a importância de viver o hoje. Muito bom esse quadro. Cheguei agora no canal e já me amarrei.
@figth44393 жыл бұрын
Libertador esse vídeo , sei bem como é o que está dizendo sinto isso a 15 anos e por um acaso parei aqui no seu canal fazendo uma pesquisa desse livro preciso ler antes de morrer obrigado pela explicação.
@julianafagundes23586 жыл бұрын
Tive uma crise pesada de depressão essa semana. De ontem para hoje comecei a me sentir um pouco melhor. Seu video veio como uma luva para esse momento meu. Compreendo bem o que você diz no final. Ta dificil para caralho, mas a gente vai indo
@alebaimaa89766 жыл бұрын
Tavião você é uma inspiração pra mim meu amigo, muito obrigado por abrir meus olhos em alguns aspectos sobre o andamento da minha vida, muito obrigado de coração, grande abraço meu amigo e sucesso.
@FernandaAlves-ys6dq6 жыл бұрын
O finalzim deste vídeo, MEU DEUS. Amo teus pensamentos Otávio, sempre me conecto a eles de alguma forma. Obg por compartilhá-los.
@otodenadai6 жыл бұрын
Tavião, cê me deu muito sobre o que pensar. Meu pai faleceu no final do ano passado, amanhã inclusive completam 5 meses, concomitantemente a isso estava entrando um relacionamento que acabou por eu ter desistido. Eu não entendi direito pq acabou ou por eu ter desistido tão fácil e você me fez perceber que estive o tempo todo pensando nessa efemeridade das coisas, nesse "ok, acabou como tudo de fato acaba". Já vinha pensando nisso de outras relações interpessoais e esse vídeo meio que deu uma luz pra começar um processo de repensar minhas atitudes e a forma como lido com tudo. Obrigado de verdade por fazer um trabalho tão tocante, cê ajuda demais pessoas que se identificam e passam pelos mesmo problemas. Um abraço e boa sorte na caminhada.
@malureizz6 жыл бұрын
nossa fiquei muito emocionada,me identifiquei bastante.me sentia uma estranha por pensar dessa maneira e esse video me mostrou que nao sou a unica.MUITO OBRIGADA!
@janekellyvenceslausousa80286 жыл бұрын
Fico muito inquietada com alguns de seus vídeos. Esse é um deles. Grata de verdade.
@JeffersonPMoran6 жыл бұрын
Taviao continue com essa serie, amo muito seus videos, acho que eles impactam muito o que eu penso e reflito.
@GeanNimrod6 жыл бұрын
Meus parabéns Tavião, sua palavras e a forma que você vê o mundo é muito interessante, adorei cada um destes vídeos, me faz pensar além, sucesso e continue sendo você!
@flaviaguise11686 жыл бұрын
Olha que acompanho teu canal desde o início, mas esse vídeo do Kafka foi de longe o melhor que vc fez
@FFN016 жыл бұрын
Adoro suas reflexões, gostei do quadro novo. Ando nesta fase de pensar sobre a morte, por mais que a gente enfrente em vários momentos da vida, cada um é de uma forma diferente, mudamos com o tempo e o jeito de lidar também. O que não muda é uma coisa, sempre em frente.
@emanuelsete6 жыл бұрын
Sempre surpreendente, sempre tocante, sempre você. A vida não é uma causa perdida. Obrigado por esse vídeo.
@felipegaldinofernandes57546 жыл бұрын
Esse livro é fantástico! Angustiante do começo ao final. Já curti o novo quadro.
@TheGuiskater6 жыл бұрын
Mais um vídeo sensacional, com uma reflexão bem sincera sobre a morte, algo que é interdependente a vida ! Acho muito legal o modo como tu aborda os assuntos em geral, com um tom tranquilo mas com pesar muitas vezes Parabéns Tavião
@sergiod23976 жыл бұрын
Tem muito vídeo que tem essa pegada motivacional reflexiva. Gostaria de ver vc comentar quando na verdade uma insistência mto grande em não desistir de determinada situação torna-se nociva pra si mesmo, uma vez que em muitos de nós está incutido esses princípios de perseverança, empatia, etc.
@julianabezerra86946 жыл бұрын
Hey Tavião! Você provavelmente já assistiu o filme chamado "Capitão Fantástico", se não o fez, assista! Ele vai de encontro ao seus comentários, no sentido de como nós lidamos com a morte. Tenho acompanhado seus vídeos, e adoro o fato de me identificar em vários momentos, além de sempre me fazerem pensar um pouco sobre alguns assuntos que as vezes me passam despercebidos. Parabéns pelo conteúdo que você tem produzido! Um abraço!
@joaogabriel43286 жыл бұрын
Tavião era uma sugestão que iria dar pra vc fazer algo do gênero indicando livros etc ... Cara show tu ter feito isso !!! Seus vídeos são como um tipo gasolina para meu dia a dia. Vc é foda mano !
@SayuriNWO6 жыл бұрын
O cara vive como um monstro e se torna um fardo para a familia, quando ele morre todos vão a praia.. meu que coisa triste e horrorosamente estranha...
@gabrielleiank2846 жыл бұрын
Você faz uns vídeos que calham lindamente com os momentos da minha vida. Chega a ser assustador. A gente tem que ser grato e desfrutar dos fins, pois com eles se abrem portas pra novos começos. Inclusive o fim que vem com a morte ^^. Te admiro muito!
@gardeniaartemisa6 жыл бұрын
Melhor pessoa do KZbin que me traz luz, paz espiritual! 💛
@isabelavilacoba58396 жыл бұрын
Exatamente no momento em que eu mais precisava de palavras assim, muito obrigada Tavião, seu canal é maravilhoso.
@luhaguilar6 жыл бұрын
Caralho, eu me identifiquei tanto com esse vídeo que eu nem sei como colocar em palavras... eu tenho um modus operandi muito parecido com o seu em relação a finais e perdas e esse vídeo tá ressoando muito forte comigo, de verdade
@setinhaaaaaa6 жыл бұрын
Difícil é ter a auto consciência para saber se isso é realmente verdadeiro para nós ou a sociedade que nos direciona a ter essa forma de pensamento. E acho que a partir disso a gente consegue se desprender de valores da sociedade e falar verdadeiramente "prefiro ser feliz do que estar certo". Seus vídeos são muito reflexivos Tavião! Gostaria de ter a oportunidade de bater um papo com você.
@l.jackson74224 жыл бұрын
Ja procurei um apoio e visão diferente sobre a morte em religião,literatura,filosofia. Mas slá, não consigo lidar com a morte desse jeito tipo, ver um lado positivo nela. Mas sigo minha busca, o que mais quero é encontrar algo que me ajude a lidar a morte quando enfrenta-la dnv. Talvez kafka mude minha visão, vou ler.
@lucaboal79416 жыл бұрын
Tavião, obrigado por ser tão inspirador. Mesmo de forma distante você tem um impacto muito positivo na minha vida, há anos. Quando crescer quero ser igual a você! :)
@DanielBarra6 жыл бұрын
Grande taviao, assunto foda, livro foda que li 3 vezes em momentos bem diferentes e que geraram reflexões, claro, diferentes! Parabéns
@artursanntos6 жыл бұрын
Tavião, suas palavras vieram na hora perfeita pra mim. Eu sempre odiei o fato de que uma hora as relações entre as pessoas acabam e por isso (como você) deixava de me relacionar com elas. Agradeço muito por isso, parece que alguém entende mesmo sem me ouvir kkkkk. É bom saber que não tô sozinho nessa
@luisfelipe97056 жыл бұрын
Cara, eu encontro conforto nas tuas palavras. Obrigado ❤️
@marinachaves18656 жыл бұрын
Também adoro esse livro. Nunca havia pensado sobre ele dessa forma... Valeu,Tavião.
@pedroemilioparadelo42186 жыл бұрын
Tavião, tudo bem? Acho que eu nunca fiquei tão curioso pra um vídeo como fiquei com esse. 1o) esse quadro poderia receber convidados mais pra frente também. Seria legal um crossover entre o Conversas e o Livros. 2o) não se ligar às pessoas com medo de que um dia elas partam (de vez ou não) das nossas vidas é uma forma de se poupar de sentir dor. Mas se você não se ligar a ninguém, quando as pessoas partirem também não ficará nada delas com você. Assim, quando você se ligar às pessoas e elas partirem da sua vida, pelo menos as lembranças ficarão. É dessa forma que se "empata" com a morte: quem é lembrado não morre completamente, continua vivo dentro de cada um. É como o Drummond dizia: "as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão". Parabéns pelo quadro!
6 жыл бұрын
Adoro esses vídeos, parece que cê tá sentado conversando com a gente!
@igorqueiroz28126 жыл бұрын
Que reflexão rica! Muito obrigado por compartilhar conosco!
@olsencrick6 жыл бұрын
Sempre que vejo um vídeo seu fico com a certeza que preciso evoluir muito. Obrigado
@biqueri56166 жыл бұрын
A morte para muitos é só uma passagem, para outros apenas o fim , mas para todos é a unica certeza , muito obrigado Tavião , sempre trazendo respostas para as perguntas que a maioria não tem coragem de fazer .Vida longa e prospera , Morte serena e paz eterna .Obrigado grande Otávio .
@HenriqueTech6 жыл бұрын
É curioso. Eu li esse livro. Achei bom, mas odiei o final. Mas essa camada mais profunda que você traz com esse paralelo com a depressão muda totalmente o sentido da obra pra mim. Essa é a parte legal de consumir um conteúdo: conversar sobre ele depois, ver pelos olhos de outra pessoa, por outros ângulos. Show de bola Tavião, faz mais vídeos assim.
@enzocardeal6 жыл бұрын
Comecei a ver o vídeo, vc falou que ia ter spoiler, pausei e fui ler o livro pra poder terminar o vídeo. Acabei de ler. Obg taviao!
@laurastathopolos91864 жыл бұрын
Bom demais, é necessário falar de morte, para todos. Eu também me coloquei diante da experiência da morte de meu pai aos 16 anos igual, depois minha mãe aos 23 , meu irmão aos 40...
@TheTriforce646 жыл бұрын
eu não tenho palavras para agradecer esse vídeo tavião
@matheuslomar39496 жыл бұрын
Toda vez que vejo esses vídeos eu penso toda minha vida, è uma sensação muito boa. Vlw ae Tavião
@wintermartins45016 жыл бұрын
As vezes é bom desistir de algumas pessoas pra nós conseguirmos seguir em frente.
@laurastathopolos91864 жыл бұрын
Bem atual para quarentena 2020.
@doulaclaudinhaaguiar33556 жыл бұрын
Tavião, não conhecia muito de você e nessa semana chegou a série do tastemade pra mim, como sugestão do youtube. Vi e me amarrei! Fiquei curiosa em te conhecer mais e há cinco dias inteiros eu venho fuçando sua vida no youtube, terminei a série. Vi você com a Dani Noce há uns 5 anos... hahaha e a cara é a mesma, congelou no tempo man? Tô vendo seus pratos com o PC na cozinha tim tim haha curtindo muito, obrigada! você é um cara interessante
@aschytar6 жыл бұрын
Doula Claudinha Aguiar .... comigo foi a mesma coisa. Vi a série coisas que nunca comi..... curti muito o Tavião e a uma semana to curtindo tudo que tem haver com ele na internet. O cara é muito foda. Ótima energia.
@Na-ek8ue6 жыл бұрын
De fato...a morte é uma certeza. Atuo na área da psicologia da Saúde, vejo pessoas nascendo e pessoas morrendo. Em um importante momento, estudando muito a tanatologia, no auge da minha paixão por minha área de atuação, a morte visitou minha casa...e levou a pessoa que eu mais amava. É isso mudou tudo... Porém, encontrei um novo jeito de viver e compreender o processo de vida e morte.
@janioribeirodossantos85876 жыл бұрын
Estou vivendo a Metamorfose e desde que li este livro e gostei muito ( Gosto muito de Franz Kafka ) . E como avido leitor e seguidor de canais de resenhas literárias posso dizer que está foi " A melhor resenha deste livro " compreendeu e passou muito, muito bem a essência do livro e concomitantemente me identifiquei no que disse exatamente o quê penso ! ) ... foi " PHoda " !
@levidelgado15174 жыл бұрын
Cara recentemente meu pai foi meio que vitima de um assalto, mas não ocorreu nada. Eu chorei e pensei, por que não vivemos igual sociedade que Husley definiu em sua obra " Admirável Mundo " se eu não tivesse conhecido pessoas que amam, não iria sofrer. E pensei na frase " Viver é tortura" Vendo seu video você me respondeu, desligar-se das pessoas com medo de perder, isso sim é tortura, pois, de alguma forma estamos perdendo... O que nos resta é valorizar e amar! Ótimo video, Parabéns.
@pedromorelato6 жыл бұрын
Adorei o novo quadro, taviao! Nao deixe que ele morra
@thallesoliveira285 жыл бұрын
Parabéns pelo canal! 👏🏻👏🏻👏🏻 Ótima abordagem sobre o livro!
@LidiaReis6 жыл бұрын
Caralho, esse vídeo veio no melhor momento para mim, acabei de perder hoje uma pessoa muito especial para mim e tbm não me conformei com a morte de minha melhor amiga há 4 meses atrás, obg pelo vídeo tavião. ❤
@flp.marques6 жыл бұрын
Meus sentimos.
@henrisccp156 жыл бұрын
Eu tô nessa faz um bom tempo, não tenho vontade para praticamente nada, desempregado, não consigo levantar, ansiedade, medo... Tá foda, vou fazer 25 anos, faz quase 10 que terminei o colégio e fico pensando tudo que já desperdicei e pior de tudo, eu sei que no fundo eu tinha MUITO potencial, talvez ainda tenha, só não sei como e por onde começar a procura-lo... Realmente Tavião, quando se olha para esse mundão parece que o coração aperta.. Não sei o que fazer, só sei que preciso fazer algo e não posso demorar mais.. Valeu pelo vídeo e a reflexão!
@LucianoAlievi6 жыл бұрын
Já chego dando like pq sei q vou amar❤
@prsilva3916 жыл бұрын
Seus vídeos me dão paz de espírito
@euThyeme6 жыл бұрын
Nossa, você me deu uma perspectiva completamente diferente desse livro!
@a.c.84706 жыл бұрын
Taboão, não é por nada, mas acho que vc deu uma viajada quanto a discussão central do livro... Gregor era um arrimo de família que só trabalhava e levava sua família nas costas, que proporcionava o bem-estar e um padrão de vida burguês a seus parentes, mas cuja vida em si não fazia sentido. Gregor era totalmente identificado ao seu trabalho, de modo que quando sua vontade de trabalhar o abandonou por motivo irracional e inexplicável, eleliteralmebte se transforma em um inseto... Sua família o trata como tal, pois para ela o conforto provinha daquele que agora se negava a dá-lo; passam a tratá-la de maneira cada vez mais desumana, é pouco a pouco provam que ele não era necessário, pois todos ali tinham condições de manter o sustento da casa e manter seu padrão de vida. Odeiam Gregor por este não mais lhes proporcionar isso. O final , o passeio feliz da família, só evidencia a ingratidão não só dessa família,mas da maquinaria social que Kafka evidência em seus livros, onde os anseios humanos e suas questões íntimas são tratadas como o absurdo, quando na verdade o absurdo está nas justificativas irracionais para diversos aspectos da vida que se sobrepõe a própria humanidade nas pessoas. Os verdadeiros insetos eram os parentes, pois não eram capazes de ter compaixão do sofrimento do " inseto" que se tornou Gregor...
@a.c.84706 жыл бұрын
Taboão, não:Tavião(autocorretor)
@brunagabriela36563 жыл бұрын
Eu tmb interpretei dessa forma.
@claracardoso47333 жыл бұрын
sim, claramente eles irem pra praia n foi uma coisa bonita, foi um gesto ingrato
@robertoribeiro46512 жыл бұрын
perfeita essa sua análise! concordo total.
@luizacoguimaraes6 жыл бұрын
Oi, Tavião! Adorei o vídeo! Eu tive uma interpretação desse livro um pouco diferente da sua. Eu acho que a metamorfose se trata do amadurecimento da irmã do Gregor, que, no final, se transformou numa linda mulher. A gente via o quanto a depressão do personagem principal ia fazendo com que ela desenvolvesse uma empatia muito forte pelo irmão e como foi aprendendo a pensar por si só, sem os pais, agindo diferente deles. Gostei da sua perspectiva sobre esse livro também, acho que tudo se agrega e faz essa história tão cheia de detalhes e de metáforas. Para mim, a história não é sobre o Gregor, mas sobre a irmã dele e como enfrentar a morte a fez se transformar. Abraço!
@venturaline6 жыл бұрын
Pelo visto, sofremos do mesmo mal: tentamos demonstrar uma calmaria inabalável para verdadeiros abalos sísmicos. Como se sentir fosse a nossa maior fraqueza, quando é na verdade a maior qualidade de qualquer ser humano. Já que estamos num video literário, aproveito a deixa para transcrever aqui a passagem mais bonita e ao mesmo tempo mais dura que me deparei nos últimos tempos, do livro "Me chame pelo seu nome": "Arrancamos tanto de nós mesmos para nos curarmos das coisas mais rápido do que deveríamos, que declaramos falência antes mesmo dos trinta e temos menos a oferecer a cada vez que iniciamos algo com alguém novo. A abstinência pode ser uma coisa terrível quando não nos deixa dormir à noite, e ver que as pessoas nos esqueceram antes do que gostaríamos de ser esquecidos não é uma sensação melhor. Mas não sentir nada para não sentir alguma coisa… que desperdício!" Pior ainda é saber que ela serve para qualquer contexto, romântico ou não... Acho que ao final, só nos completamos e vivemos no sentir. Muito árduo mesmo!
@gustavodossantossouza38086 жыл бұрын
Eu com meus meros quinze aninhos não sei muita coisa sobre a vida, mas eu sei que com seu jeito calmo e sensato você com certeza é uma inspiração. Obrigado Otávio!
@vinivfss6 жыл бұрын
Se o coisas n é o melhor canal do youtube eu n sei qual q é
@franciscozattoni6 жыл бұрын
Quanto mais você aceita e toma consciência da morte, mais você aproveita o que há de bom na vida.
@borges81782 жыл бұрын
Socorro é muito bom, pois tem VÁRIAS perspectivas E eu não tenho uma em mente Eu acredito em todas!!! e me identifico com Gregor!
@AlexandreAntonioCFaria6 жыл бұрын
Finalmente alguém que concorda comigo quanto ao livro. Rs. Acho que o mundo anda tão complicado que acreditar no futuro já pode ser considerado um ato de rebeldia. Lutemos. Mais uma vez um excelente vídeo. Obrigado.
@renatameloy78696 жыл бұрын
Mano, tu é muito paz❤ me faz bem! Parabéns, seus vídeos são maravilhosos❤
@suhlou22926 жыл бұрын
Esse vídeo hoje, com certeza veio como uma cereja no topo do bolo. Passei por uma situação ontem, em que eu estava na Van vindo da faculdade, todo mundo alegre, rindo e conversando e nos deparamos com um acidente. E ali ficou um silêncio fúnebre, talvez por respeito ou por medo. Pq poderia ser um de nós, que não ia voltar mais pra casa, não íamos mais ver nossas famílias, nos despedir. Passei um tempo ontem refletindo sobre isso, é procurei saber sobre o rapaz, hoje seria o aniversário dele, 38 anos, e ele não teve tempo para despedidas. Ver uma pessoa morta ali, não é a mesma coisa de ir em um velório e ver o morto. No Velório já temos a ideia da morte, fixada em nossa mente. E ali, perto da faculdade, ainda existia 50% de chance da vida, mas ele não teve essa oportunidade.
@CleytonChagas6 жыл бұрын
Tavião começa escrever livros, seria muito foda ter histórias contadas por vc, essa sensação que vc passa nos videos poderia ser passada em livros e eternizar sz
@luizwurlitzer6 жыл бұрын
"Tentei matar no peito, mas não matei" Foda! Alguns videos do Coisas já me ajudaram bastante. Valew!
@GrandePlinio6 жыл бұрын
Mas é justamente essa firmeza ou determinação que nós temos que aprender cada vez mais, dia a dia..
@brenocalixto62533 жыл бұрын
Complicado entender Clarice Lispector!
@heytchay61876 жыл бұрын
Pelo que eu entendi, o livro retrata uma família sanguessuga, onde o filho tinha que trabalhar para pagar a dívidas do pai e proporcionar conforto à mãe e irmã. Gregor, um cara dedicado, que não queria ver a família passando por dificuldades, não cogitava a possibilidade de largar o emprego, emprego esse que o levou a depressão. Trancado em um quarto, sem mais poder trabalhar, a família passa a ter dificuldades e com isso começa a dar seus pulos. Sugaram o pobre do Gregor até a morte.
@MatheusOrtler6 жыл бұрын
Fui apresentado a Kafka no meu 2º ano do ensino médio por uma professora de português, depois achei e comprei seu livro chamado "Carta ao Pai". Nunca tinha me identificado tanto com um livro, me marcou demais.
@williambalbinot6 жыл бұрын
Me sinto infinito depois dos seus vídeos. =)
@guizitu03036 жыл бұрын
Caralho... Vc é demais cara!!!! ❤
@fernandaribeiro25654 жыл бұрын
Parabéns pela hipótese!
@nicolascosta5156 жыл бұрын
Adorei esse livro... faz mais Tavião!!!
@Yako-kunn6 жыл бұрын
Adoraria a ideia de fazer videos sobre os livros que te influenciaram, mas acho que vc deveria ampliar um pouco e passar outras midias, como filmes por exemplo, assim ajuda a atrair diversos gostos