Рет қаралды 14,976
Há 150 anos, o Brasil Império iniciava uma ação pioneira de reflorestamento diversificado. Em plena capital do Brasil, na época, Rio de Janeiro, o imperador Dom Pedro II mandou desapropriar terras de fazendeiros e nobres nas encostas do maciço que divide a cidade ao meio, para recompor a Floresta da Tijuca que, já no século XIX, estava quase que completamente devastada, ocupada por fazendas, pastos e lavouras de café.
O Expedições comemora essa data e o surpreendente resultado do reflorestamento. O programa conta a história desse gesto visionário, celebra a Floresta da Tijuca do século XXI e investiga os muitos caminhos para que se possa cuidar da Floresta, mantendo a herança de conservação deixada pela ação do Imperador e por homens que lideraram o reflorestamento, como o Major Archer e o Barão Luís Escragnolle.
E ainda apresenta os projetos voltados para a proteção do ecossistema e para a recuperação da fauna original da Floresta; o trabalho dos voluntários; as ações de educação ambiental; a visão de conservar envolvendo o elemento humano, ao invés de isolá-lo da Floresta. Dentro dessa visão, a Floresta da Tijuca se destaca como uma área verde com alta presença humana, por ser uma das maiores florestas urbanas do mundo e estar dentro do Parque Nacional mais visitado do Brasil -- o Parque Nacional da Tijuca.
Apresentação: Paula Saldanha
Horário: 19h30
Reapresentação: Sáb, às 16h