Conheça as roupas da Insider: creators.insiderstore.com.br/REFUGIOBF Use o cupom: REFUGIOBF para ter 15% de desconto no site da Insider.
@ussama2818 күн бұрын
JA TEM 50 FILMES COM ESTE TEMA, HAJA SACO
@comunidade_q17 күн бұрын
Tá incomodando?@@ussama28
@fabiomoreira162917 күн бұрын
@@ussama28Então não assiste, nem enche o saco, porque não te interessa, pega o beco...
@Fillipe9415 күн бұрын
@@ussama28 Perfil com nome genérico e com a foto do Pinochet responsável pelo período sombrio do Chile, entendo pq vc "não tem saco"
@valterrobertotomazjunior638212 күн бұрын
@@ussama28 Bolsonarismo é crime.
@TheIuriPalma18 күн бұрын
Tenho 62 anos e vivi esta época. O filme transmite de forma exemplar o clima da época. Simplesmente perfeito
@ussama2818 күн бұрын
A GENTE ERA FELIZ E NÃO SABIA.
@priporai403317 күн бұрын
@@ussama28feliz vivendo em uma ditadura? Tem que ser muito doente pra achar legal viver em um regime ditatorial.
@fernanda411817 күн бұрын
Só vagabundo apanhava na ditadura
@user-nc3fq1pf7g17 күн бұрын
que inveja de você 😢 essa foi a parte que mais me tocou do filme. Tenho 30 anos e não vivi nessa época eu fiquei com a impressão de ter perdido a melhor parte da vida... do tempo . . a melhor época de se viver era aquela. As pessoas eram FELIZES de verdade!
@giovanitosi587517 күн бұрын
@@user-nc3fq1pf7gé um filme sobre a perda durante a ditadura, época tenebrosa, maldita… e vc com uma suposta saudade por não ter vivido uma suposta felicidade que só poderia ter sido atingida durante essa época? Não sei se entendi
@wendyfeelin18 күн бұрын
Acabei de chegar da sessão e é impressionante como na primeira parte do filme todo mundo no cinema estava animado, rindo, comendo pipoca. Da metade pra frente, todo mundo ficou em total silêncio estático na cadeira e por ser uma história real impacta muito mais. Choramos bastante e aplaudimos no final, Filmaço!!! Espero que leve o Oscar, merece muito. A direção desse filme é espetacular, as atuações, o figurino, a fotografia… Maravilhoso
@thales2d10918 күн бұрын
Simmmm saí da sessão ainda há pouco e foi exatamente a msm experiência. FILMARALHAÇO!
@anicaroline627417 күн бұрын
Eu fui sozinha, fiquei intacta. Quando Rubens some a angústia vai te consumindo, incrível
@user-nc3fq1pf7g17 күн бұрын
Eu também senti isso ! Eu acabei de chegar do cinema e estou com uma sensação de estranha de aperto no peito, eu senti como se tivessem me tirado algo. Aquela alegria e a paz do início do filme é interrompida de uma forma muito abrupta 😢 o coração da gente fica pesado no início e vazio no final. O vazio deixado pelo pai não é preenchido nunca, nem com a presença dos netos e filhos crescidos mesmo mostrando eles alegres, não é aquela mesma alegria genuína do início do filme 😢😢..
@ineghetti17 күн бұрын
Isso. O silêncio gritante no cinema que só percebi quando os aplausos surgiram.
@MarcosMagalhaes_17 күн бұрын
Foi exatamente a mesma experiência no Cine Brasília.
@lucienealves262518 күн бұрын
Antes eu me perguntava por que o cinema argentino tem tanto filme sobre a ditadura militar, mas assistindo o filme brasileiro, entendi que trata-se de algo que, mais do que nunca, tem que ficar bastante fresco na nossa memória, porque essa gente (e seus admiradores mais novos) está por aí, doida pra botar seus planos perversos em prática, doidos pra colocar as mãos no poder novamente. Além da atuação do Selton e da Fernanda, o elenco de jovens deu um show, fiquei muito emocionada
@tatacris799116 күн бұрын
Exatamente. 🎯
@leowr8012 күн бұрын
Não houve ditadura no Brasil
@channeldetudes949112 күн бұрын
Excelente filme : é também para patriotas que amam e apoiam o progresso do Brasil !!
@Angelina-j4g6o11 күн бұрын
Filme incrível e muito necessário nessa fase que o Brasil vive! Que venham mais produções sobre essa época
@PauloPereira-jj4jv10 күн бұрын
"Essa gente" que está no poder são os que no passado se diziam "vítimas" dessa gente lá do passado (como você diz). Quem está criando uma ditadura agora?
@thaisbonine596618 күн бұрын
Duas descrições do livro são extremamente “tocantes” a desumanização da tortura qndo fala que o Rubens Paiva gritou o nome até ser assassinado e a progressão do Alzheimer da Eunice que explica o título do livro. O Brasil tem muita história para contar e esse filme vem no momento certo.
@gurimineiro18 күн бұрын
Por isso mesmo não devemos apoiar nenhuma ditadura, nem militar e nem da esquerda.
@schebnapinho275317 күн бұрын
Ótimo filme 🎥
@PauloPereira-jj4jv10 күн бұрын
Momento errado.
@CiceroManah18 күн бұрын
O filme merece toda repercussão que está tendo! uma forma de registrar (para não esquecer) uma memória que muitos dos nossos avôs/pais vivenciaram.
@AnaLuiza-gk6yk15 күн бұрын
Tive um professor muito querido que perdeu o irmão dessa mesma forma. Lembro dele falando sobre o quanto a família permanece atormentada para sempre e o quanto fica um silêncio nos momentos de encontro e todos olham pra porta na esperança da pessoa voltar. Filme importante, intenso...nossa...sem palavras
@PauloPereira-jj4jv10 күн бұрын
O que o irmão dele fez?
@Pallatus.Heinrich9 күн бұрын
@@PauloPereira-jj4jv comeu o cool de curioso.
@migaga216 күн бұрын
@@PauloPereira-jj4jvDeve saber muito de história para fazer tal pergunta…
@jufraga336717 күн бұрын
Amo ainda mais o canal sabendo que além da opinião sobre filmes o Lucas está do mesmo lado da força! Como mãe de 2 crianças pequenas vou esperar chegar no streaming,mas faz um tempo que quero assistir. Valeu pela resenha e pelo seu relato emocionante e saber o que achou. Abraço e saúde!
@maxplayrjКүн бұрын
Qual lado da força ? O Negro ? só se for. Vivemos uma ditadura contra uma ameaça comunista no Brasil, vc sabia ?
@adrianabonfim935518 күн бұрын
Simplesmente um.arraso esse filme , profundo , uma história de uma mulher maravilhosa, o que ela sofreu foi impressionante, uma resiliência. Merece todos os prêmios ❤
@marciomonteiro196010 күн бұрын
O filme termina mas nao acaba. Fica martelando em nossa cabeça. É simplesmente sensacional.
@andreacarreiro543618 күн бұрын
Esse filme é importante pra mostrar que os horrores da ditadura também atingiram pessoas de classe média alta, amplamente conhecidas, não foram só os "pé rapado", "comunistas" e "subversivos". É bom pra pessoas verem que ninguém está a salvo de um regime de exceção, não basta ser branco e rico. Eu era criança na época da ditadura e claro que não tinha muita noção do que estava acontecendo. Éramos uma família de classe média baixa, morando no subúrbio do Rio. Meu pai era militar e só depois de adulta ele contou o que acontecia naquela época. Ele foi "convocado" pra espionar e entregar vizinhos que seriam considerados "subversivos". Ele sofreu as consequências por não ter feito isso, entrou pra uma lista negra e nunca foi promovido. Você simplesmente não podia falar abertamente sobre certos assuntos, porque a pessoa do lado podia ser um informante e te entregar pra repressão. A irmã de um amigo meu foi sequestrada na rua por agentes à paisana e ficou sumida durante uma semana. A família desesperada, só conseguiram achar porque um parente era militar e mexeu os pauzinhos. Motivo: ela atendeu um telefonema que caiu POR ENGANO na casa deles, vindo de um número grampeado pelos militares (telefone fixo antigamente tinha isso). Acharam que ela fazia parte de algum grupo subversivo... Enfim, quem não viveu a época não tem a mínima noção do que foi a ditadura militar. Acho um absurdo jovens de 20 anos renegando o que aconteceu e defendendo a ditadura. A juventude de hoje acha que foi "ficção", ou no mínimo um exagero. Mas eu gosto de compartilhar esse relato pra mostrar que a repressão da ditadura militar não atingiu só quem tinha envolvimento político ativo, os chamados "subversivos". Se hoje podemos falar abertamente, reclamar de político nas redes sociais, é porque lá atrás muita gente lutou e sofreu pra gente ter essa liberdade. Esse filme é extremamente necessário! Quem não conhece a história está fadado a repeti-la.
@user-ksdienwej18 күн бұрын
Exatamente! Minha mãe morou num pensionato logo após o AI-5. Havia um parente de uma das pensionistas que era informante e essa moça avisava aos outros que deveriam ter cuidado com o quê falar perto dele. Mas a questão é que muitos acreditam até hoje que esses informantes só entregavam pessoas envolvidas com partidos de esquerda. NÃO! Se um desses informantes, ou qualquer guardinha de esquina simplesmente não gostasse de você, já te entregava pros militares. Bastava inventar qualquer coisa contra você e pronto, acabava com sua vida! Quantas e quantas pessoas foram detidas e torturadas para confessar crimes que nunca fizeram? Pra entregar pessoas que eles nem conheciam? Se atualmente ainda acontece isso, imagina naquela época 😢
@danielpacheco243118 күн бұрын
Já tem uns 50 iguais a esse. Podiam investir em algo mais útil
@thales2d10918 күн бұрын
@@danielpacheco2431 Blz então pega e faz um aí ou guarda pra vc o babaca
@afs14318 күн бұрын
Senta que lá vem textão...
@renaniidepinheiroepereira410418 күн бұрын
@@danielpacheco2431 , cada vez que um ignorante como você fala besteira só mostra o porquê mais filmes contando histórias assim são necessários.
@MarcosMagalhaes_18 күн бұрын
Assisti esse filme ontem num cinema com 607 lugares! Todos os lugares estavam ocupados e foi lindo! Foram duas vezes que o público aplaudiu o filme fervorosamente, emocionante. Assisti no Cine Brasília.
@Yoda_Zoero18 күн бұрын
Rárárárárárárárárárárárárárárárárárárárárárá
@guilhermeazevedo855418 күн бұрын
Eu acredito! Eu era a poltrona pô! Cara parem de defender essas água de salsicha que o cinema nacional produz. É sempre a mesma merda! Falar da "Ditadura" Sempre as mesmas críticas sociais de merda e sinceramente, se alguém achou a atuação da Fernanda Torres foda, tá precisando urgente de ajuda. Ela não consegue se desvincular de "Os normais" que já não existe há uns 18 anos. Filme nota 4,5 numa boa.
@thais636518 күн бұрын
@@guilhermeazevedo8554 Quanta abobrinha, claramente não sabe nada de história, atuação e cinema no geral.
@luizalberto775818 күн бұрын
O que vc quer tá mole@@guilhermeazevedo8554
@ussama2817 күн бұрын
eu era o 607º lugar,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@RicardoMignone17 күн бұрын
Meu pai, taxado de "comunista", chegou a ser levado de casa pela polícia do exército... Tivemos a sorte de ele ter voltado pra casa... Por isso e pela memória de milhares de brasileiros que não puderam voltar pra casa, como o Rubens Paiva, esse filme é muito importante para todas as gerações! Vou ver e comprar o filme pra ficar em lugar de destaque em casa pra poder ver inúmeras vezes mais!
@vanessayllana21449 күн бұрын
Meu primo foi levado pela polícia do exército e nunca mais se teve notícias dele, a mãe dele morreu sem saber o q aconteceu e até hoje é um tabu na família, minha avó de 90 anos se recusa a falar sobre o assunto.
@alx_santos8 күн бұрын
A cena com a Fernanda Montenegro ouvindo a notícia e tendo aquele olhar. Aquela cápsula que "ainda está aqui" mesmo com a demência e, logo depois, na hora da foto ela sorri pq a personagem sempre defendeu isso. Foi muito bonito.
@rgassisful18 күн бұрын
Assisti a essa obra prima no Festival do Cinema Brasileiro em Montreal, no Canadá. Todas as seções lotadas e com efusivos aplausos no final da seção na qual eu estava presente. Filme belíssimo, história emocionante, direção magistral e atuações brilhantes. Porém, pelo histórico, eu não acredito que receberá o devido reconhecimento da Academia com algum Oscar, simplesmente porque aquela premiação não é sobre arte, sobre cinema, é sobre poder, sobre dinheiro. Se fosse a mesmíssima história no contexto do drama de uma família judia durante a Segunda Guerra, estrelado por Lady Gaga e Adam Sandler, com direção de Michael Bay teria mais chances, infelizmente.
@user-ksdienwej18 күн бұрын
Excelente observação. É bem isso mesmo
@Manukatty10 күн бұрын
Mas a Lady gaga e o Adam sandler se provaram ótimos atores. Um pouco injusto usar eles como sinônimo de má atuação.
@rgassisful10 күн бұрын
@@Manukatty mas onde foi que eu os usei como "sinônimo de má atuação "?
@EDDbsb17 күн бұрын
Eu assisti ontem numa sessão lotada no Cine Brasília. Ouviam-se fungares de emoção ao longo do filme. No final, ninguém se levantou das poltronas até que se encerrassem os créditos e uma longa salva de palmas fosse dada em uníssono. Na saída, quase todos perplexos e em silêncio. Do lado de fora daquele monumental teatro, rodas de conversa sobre a qualidade do filme, a atuação da Fernanda Torres e o horror em lembrar que poucos meses atrás havia turbas de ïdïotäs em frente a quartéis, incluindo o Quartel-General aqui em Brasília, pedindo a volta daquele hörrör. Torço muito para que este filme seja premiado no Oscar e ganhe ainda mais projeção, bradando ao mundo os horrores de uma ditädüra militar (e não importa se uma ditädüra é de direita ou de esquerda; todas são ruins e condenáveis).
@sidaravicius18 күн бұрын
Assisti o filme no Cinemark em Santos, filme maravilho! Passei por momento de raiva, angustia e no final, um simples olhar da Fernanda Montenegro levou vários que estavam na sala ao choro! Independente de Oscar, esse filme já deixou o seu legado, e foi pro povo brasileiro!
@leobrandao676718 күн бұрын
O Senton Melo da um show, o personagem dele ganha uma vida fascinante e cativante com a atuação dele
@HLowrine18 күн бұрын
Assisti ontem e adorei! Que angústia dessa mulher meu Deus! Não me fez chorar mas senti uma tristeza e uma revolta profunda. Espero que o Brasil nunca mais passe por isso... Foi um pesadelo!
@joseliamoreiradasilva849618 күн бұрын
Que filme lindo !! Assisti , e quando acabou ninguém se levantava !! Que atrizes maravilhosas nos temos !! E que história trágica é infelizmente tão presente do nosso país!! Tomara que o Oscar venha ❤!!!!!
@antoniosilvajunior672218 күн бұрын
Não vivi essa época, mas me perguntava o porquê minha mãe sempre andava com a carteira de trabalho na bolsa. depois que soube que era comum nessa época ser abordado e se vc não tivesse emprego, ou não tivesse como provar que tinha emprego ,podia ser preso por vadiagem.
@carinbw18 күн бұрын
Verdade! Papai me contou que também andava com a dele.
@danielpacheco243118 күн бұрын
Bons tempos, agora as pessoas procuram emprego e não tem
@guilhermepereiramacena-pro803118 күн бұрын
Isso vem desde a ditadura Vargas. Por ser negro, meu pai disse q sempre era pior pro pai dele na ditadura militar. O q os militares republicanos fizeram em 1889, foi por raiva de perderem os escravizados, então o povo negro sempre foi associado à vadiagem. O reflexo disso nessas ditaduras é uma coisa de nível desumano!
@Kikiizinhaa18 күн бұрын
@@danielpacheco2431 Pessoa Estúpida.
@antoniosilvajunior672218 күн бұрын
@@danielpacheco2431não vejo sentido vc ter que ser obrigado a andar com todos os documentos apenas porque sim.
@giovannamoraes270518 күн бұрын
Acabei de chegar do cinema. Precisei de um tempo pra me recuperar depois das lágrimas. Que filme tocante!
@weysnenem44218 күн бұрын
Perdi o "rebolado" com o Lucas falando do pai. Caiu um cisco nos meus olhos, família é tudo. Desejo paz e saúde a todos vocês, Lucas.
@ClauVenturi18 күн бұрын
Esse tema me toca muito porque sou uma pessoa sensível que conseguia sentir o peso dos silêncios que observei em minha infância e adolescência, no final desse tempo cruel que nosso país viveu, principalmente sendo filha de assistentes sociais. Para completar o Marcelo foi um dos autores preferidos em minhas leituras adolescentes.
@anapnobre17 күн бұрын
O Brasil tem vergonha do passado! As novas gerações, que não viveram este período sombrio de nossa história, PRECISAM saber que haviam várias Eunices Paiva no Brasil! Eunice, Clarice Herzog e Zuzu Angel são o símbolo da luta contra o Estado de Exceção!
@AleAvari18 күн бұрын
Comentário sincerão? Temos! Primeiro, o filme é sensacional, lindo, delicado e, para aqueles, como eu, que viveram os horrores dessa época, ele tem uma carga à mais de pavor. Eu classificaria esse filme como uma fabulosa obra de "terror psicológico"! Segundo, Walter Salles é um cineasta excepcional, mas comete o mesmo erro que "Terra Estrangeira", o próprio "Central do Brasil", "Diários de Motocicleta", "Linha de Passe" e outros: parece que não acaba a história, acaba a verba! Final abrupto e cheio de textos que mais 5 minutos de tela resolveriam tranquilamente! Por fim, e não poderia deixar de falar, quem votou em candidatos de extrema direita nas últimas 4 eleições não tem DIREITO de assistir esse filme de cabeça em pé! Vá em silêncio, saia em silêncio e peça perdão a quem quer que você considere "divino" porque não é digno de assistir essa obra. #prontofalei Agora que assiti o vídeo: Lucas, sim, é um filme de terror. Sim. Suave, sutil, delicado, mas sem a menor dúvida, puro terror. Chorei (de novo) só na sua narração da parte com spoillers. Quem sabe, um dia, a gente descobre o que fizeram com os restos do tio Sergio. Muitos já se foram, mas tem gente, como eu, que ainda está aqui...
@TSant0512 күн бұрын
Desculpa, mas o final de Central do Brasil é perfeito. Qualquer outra coisa diferente daquilo diminuiria a grandiosidade da obra.
@Afilhaortodoxa11 күн бұрын
“Extrema direita” KKKKKKKKKKK meu filho, o Brasil NÃO tem extrema direita
@AleAvari11 күн бұрын
@Michellenpx amaldiçoada seja você e toda a sua ascendência e descendência.
@caminstudio10 күн бұрын
Por todos que não puderam estar, estaremos aqui
@marilianamur17 күн бұрын
Acabei de ver o filme, e sai completamente impactada por ele. Tenho 50 anos, lembro destas blitz mais eu era muito pequena para entender. A ^Revolução^ para alguns, Dor para muitos outros. Mulher de ferro. Eu amei o filme. Ela morreu em 2018, talvez ela nao suportasse o que vivemos nestes ultimos 4 anos.
@claudionorassis840511 күн бұрын
Um dos melhores filmes brasileiros de todos os tempos. A direção de Walter Salles é primorosa, cuidadosa e certeira. Selton Mello entrega uma atuação marcante, encarnando o pai que todos nós gostaríamos de ter. Já Fernanda Torres em uma performance arrebatadora, traz à vida a heroína Eunice Paiva, imortalizando sua luta e sua história - como ouvi dizer, ‘Marcelo Rubens Paiva deu luz à mãe Eunice’. E, para finalizar, temos a grande Fernanda Montenegro, que, com seu olhar comovente, nos toca profundamente na alma ao interpretar Eunice em seus últimos anos, afetada pelo Alzheimer. Quando a memória volta, e ela se conecta com as lembranças do marido e da ditadura, é impossível não se emocionar. Haja coração e lágrimas para uma obra tão intensa e comovente
@lostwhispersx18 күн бұрын
5 minutos de fernandona no filme foram o suficiente pra gente constatar, mais do que nunca, a potência de atriz que ela é! não precisou falar nada, só um olhar! maravilhosa demais... e a filha igualmente incrível.
@thales2d10918 күн бұрын
Assisti até a metade do seu vídeo e foi o suficiente pra me convencer a largar tudo que tava fazendo e ir ao cinema assistir. Peguei uma sessão de 20:30 aqui na cidade e PUTA QUE PARIU QUE FILMARALHAAAAÇO foi esse, que puta soco na boca do estômago. Tô desnorteado até agora, já tô caçando os livros pra poder entrar mais ainda nessas histórias e que direção e atuação!!!! Absurdo demais. Obrigado pelo vídeo Lucas!
@brunajupiter9618 күн бұрын
A sessão que eu fui estava lotada e até aplaudiram no final. Simplesmente incrível.
@bonnieives17 күн бұрын
Lucas, houve um festival de cinema brasileiro aqui em Montreal (onde moro). Ele tinha uma sessao no dia 25 de outubro, que esgotou rapidamente (dei sorte de comprar esta). Abriram uma segunda sessao no dia seguinte, que rapidamente esgotou novamente. Entao abriram uma terceira sessao, ue rapidamente esgotou. O filme eh maravilhoso de verdade, e eu que vou ao cinema no minimo uma vez na semana, ja considero o melhor filme que vi este ano.
@caminstudio10 күн бұрын
Historias dessa época tem que ser contadas para que ninguém se esqueça e para que a história não se repita. Eu chorei mt em alguns momentos pela revolta e pela certeza da impunidade de toda essa gente. As Fernandas são patrimônio nacional ❤
@inspetorum118 күн бұрын
Assisti ontem. Foi impressionante ver jovens (adolescentes), que provavelmente não conhecem a história, chorando. A Fernanda Montenegro não diz uma palavra mas o que entrega nas últimas cenas é espantoso!
@sergio_ssa_ba18 күн бұрын
Adolescente que não sabem lavar a própria rouba , padrão Paulo Freire de entretenimento
@cristianestroppa707418 күн бұрын
Sim o final foi emocionante.
@vivendonatureza846918 күн бұрын
@@sergio_ssa_ba oh bolsominion, supera , homem
@inspetorum118 күн бұрын
@@sergio_ssa_ba , vc não faz idéia de quem é Paulo Freire e vem bostejar na internet, reproduzindo as asneiras que ouviu ou leu no whatsapp. A ignorância por escolha é uma maldição.
@LiamGallagherOficial18 күн бұрын
@@inspetorum1 PAULO FREIRE ÉS MEUS ZOVO
@reginadesouza137418 күн бұрын
O filme é um marco disse tudooooooo.Maravilhoso impecável...nossa história. JÁ ASSISTI na segunda dia 11 sala lotada 18:30...Estão dizendo que agora salas com espera .Ainda bem .Necessário, imperdível. Fazia tempo que não me comovia tanto com uma história...que no final é verdadeira
@julianunes541817 күн бұрын
Maravilhoso, acho q nunca vou esquecer de certas cenas desse filme, dolorosas demais. É tão bom ver q as pessoas tão apreciando essa obra nos cinemas, uma parte da nossa memória q tá sendo agora resgatada e compartilhada.
@magdafamil138717 күн бұрын
Cada vez mais este canal traz conteúdos importantíssimos para questões da vida e da sociedade! Parabéns, Lucas! Uma grata descoberta o seu canal! Cada vez mais seguidora e impressionada com a sua consciência histórica e social! 👏🏽👏🏽👏🏽
@JonathanCruzMoreira18 күн бұрын
Há muito tempo não chorava no cinema. Um pouco por lembrar do fim da vida da minha avó, outro tanto pelo drama familiar e pelas crianças precisando se adaptar. Um tanto também por entender que, mesmo depois de tanto tempo, nosso país é covarde demais para olhar para o espelho e resolver suas pendências com o passado. Os assassinos de Rubens Paiva estão vivos e livres. O caso só foi reaberto em abril desse ano, e não se sabe se será fechado. Vale a lembrança da Presidenta Dilma, que foi quem instituiu a Comissão da Verdade, que permitiu que ao menos se soubesse o que ocorreu com o corpo de Rubens Paiva, que foi espancado até a morte, depois enterrado em um terreno ermo na Boa Vista; depois desenterrado e enterrado nas areias do Recreio. Desenterrado denovo e lançado ao mar. Isso, pois já havia sido deputado. Era alguém conhecido. Imagine os desconhecidos.
@valwilke17 күн бұрын
Assisti dia 15 /11 esse filmaço. Todas as sessões de uma grande sala de shopping lotadas. As pessoas batem palmas ao final. Filme emocionante, bem feito, produzido. Fotografia sensacional. Não bastasse Fernanda Montenegro ser quem é, ela ainda gerou Fernanda Torres. Caraca… excepcionais atrizes.
@vivendonatureza846918 күн бұрын
A historia brasileira não pode ser apagada, Jamais!
@leticiapontess18 күн бұрын
Eu tenho planos de assistir esse finde. Não vejo a hora. Mas preciso deixar meu muito obrigada por você trazer esses filmes e essas narrativas pro canal. É bom demais acompanhar e ser fã de uma pessoa com esse nível de sensibilidade e consciência ❤
@thales2d10918 күн бұрын
Lembro do avô de um amigo meu de infância contando pra gente um pouco de como era a ditadura, ele contava quase como se tivesse guardando um segredo, ainda meio com receio de contar e falando de quando ele havia saído do quartel há mais ou menos um ano e estava procurando emprego e um belo dia de noite às 21h foi parado pela patrulha e levado pra interrogatório e foi preso por "vagabundagem" e olha que ele era um cara todo certinho. Por um milagre ele saiu poucas semanas depois e nao foi morto o que era bem raro de acontecer, mas vc percebe ao conversar com ele que ele ficou traumatizado e isso ele tinha uns 18, 19 anos e ao contar pra gente ele ja tava perto dos 70 anos
@Carlos-000013 күн бұрын
Meu pai compartilhou suas memórias pra mim. Vou te dizer é de arrepiar. Até hoje minha mãe tem traumas de ficar sem rg no bolso.
@pedrolinharesjr515510 күн бұрын
A cena final dialoga com a memória. A foto, assim como tirada da família no começo e sem o pai após o que ocorreu, tem o sorriso em comum: a esperança. Como disse Eunice: - Vamos sorrir sim. Sorriam!
@GeraldoMueller18 күн бұрын
Eu não assisti pq moro na Alemanha.Mas só com a tua critica eu já me emocionei.Muito obrigado irmão!!!
@ednamuniz194318 күн бұрын
Essas histórias jamais deveriam ser esquecidas. Obrigada Lucas, por falar sobre essa história tão importante e triste. Seria interessante se ganhasse o Óscar. Más de todo jeito, já é um campeão do cinema brasileiro.
@maristelalamberti355918 күн бұрын
O corpo do Rubens Paiva nunca foi encontrado, e a batalha da Eunice Paiva foi conseguir o atestado de óbito
@accv7418 күн бұрын
Foi encontrado anos depois, se eu não me engano 2018.
@JonathanCruzMoreira18 күн бұрын
@@accv74 Não foi n. O que ocorreu foi o depoimento dos envolvidos na morte e no desaparecimento do corpo. Foi enterrado, desenterrado, enterrado denovo e desenterrado dnv, finalmente lançado ao mar 3 anos depois, em 1973.
@AnaPaula-bq2nt17 күн бұрын
@@JonathanCruzMoreirameu deus😢😢😢
@RodrigoPto17 күн бұрын
Bom para entender o destino de inúmeros desaparecidos, como o ex-deputado Rubens Paiva, é a leitura do livro "Notícias de uma guerra suja" (2010) do ex-delegado do DOOPS Cláudio Guerra. Ele participou da repressão, mas depois de preso e demitido da polícia, arrependeu-se e falou tudo que sabia para ajudar as famílias e as pesquisas, sobre este momento tão trágico de nossa História.
@alinegomes447517 күн бұрын
@@accv74para de espalhar mentira!
@dhafnebraga24318 күн бұрын
Eu saí da sala do cinema com dor de cabeça de tanto chorar, eu amei o filme em todos os aspectos, tanto na metade feliz quanto na triste eu chorei porque sabia que algo ia acontecer e eu me sentia parte da família, a fernanda torres comandava o coração do público de uma tal forma… as cenas impactantes demais, não tenho palavras pra esse filme, os atores, a cinematografia incríveis, sai do filme falando que “esse filme vai ser o Central do Brasil da Fernanda Torres” e eu nem sabia que o Walter Sales tinha dirigido Central do Brasil. Dou 10000 pra esse filme
@waniasantos706717 күн бұрын
Adorei seu vídeo. Tbm fiquei impressionada com a qualidade do filme e com a atuação brilhante do elenco de das Fernandas. Me emocionei demais. A história do Brasil é bem difícil! Que bom que a arte está aqui para resgatar, informar e nos emocionar!❤❤❤
@alekoelho13 күн бұрын
Assisti o filme ontem e gostei muito. A primeira coisa que eu lembrei foi de "zona de interesse" e a maneira minimalista de criar uma atmosfera opressiva.
@gizeliabarbosa326918 күн бұрын
Eu não vi ainda, não tô em um momento bom pra vê, mas me recordei do filme Zuzu Angel que tem o tema semelhante. Nossa!! Como me emocionei 😢😢
@CFC8118 күн бұрын
Assista qua do estiver psicologicamente bem.
@user-nc3fq1pf7g17 күн бұрын
Eu espero que ... o que estiver acontecendo na sua vida no momento, seja apenas uma fase e que em breve você possa voltar a ver filmes
@augustoperes733318 күн бұрын
Um filme excelente. Muito tocante, sensível, bem filmado, bem atuado. Foi uma experiência muito forte
@allegom17 күн бұрын
Minha filha, de 15 anos, foi com os amigos. Ela voltou falando muito bem do filme, e ela me ressaltou a direção de arte, na figura do cartaz: todos sorrindo, exceto a Fernanda. Muito foda os detalhes. Ainda vou assistir
@ktblue712917 күн бұрын
O mais incrível de verdade é ir no cinema e as pessoas realmente assistir o filme com o respeito que qualquer filme tem que ter. Na sessão que fui todos chorando e no final aplaudindo. Eu saí com enxaqueca de tanto chorar. ❤
@FelipeMaxx99918 күн бұрын
Espero que sempre surjam novas surpresas no cinema nacional de agrado para o mundo todo! (Ainda estou aqui) vai ganhar seu devido lugar no Oscar. ❤❤❤
@janemarajarschel651318 күн бұрын
Lucas, você é uma pessoa sensacional. Nem curto muito filme de terror, mas te sigo mesmo assim tem muito, muito tempo - vejo praticamente tudo o que vc posta aqui! A sua abordagem sobre o filme foi necessária, impecável e mostra muito do seu conhecimento, caráter, seu senso de responsabilidade nesse universo de desinformação, vaidade, sede de grana e pregação de ódio que se tornou a internet. Parabéns, grande cara.....🥲
@edsonburg118 күн бұрын
Obrigado, Lucas. Que vídeo foda! Hoje passei a te admirar mais. Valeu mesmo!
@valdeliadomingues635912 күн бұрын
@Lucas... vc foi cirúrgico neste vídeo. Sensacional! Importante a conscientização para aqueles que não estudaram história e também para aqueles cuja memória falha e não se lembram das atrocidades.
@mahlicamahli749118 күн бұрын
Eu lembro que pequena andava com meu pai, ele andava cabisbaixo na rua, desconfiado, falava baixo, mesmo na presença das filhas. Eu não entendia. Cresci, fui pra escola e entendi. Meu pai era trabalhador, nunca "deveu" como costumam dizer. Ele nunca elogiou o tempo da ditadura como época de ordem e de respeito. Mas sim de medo.
@gurimineiro18 күн бұрын
E hoje vc consegue andar tranquilamente nas ruas, no ônibus, no metrô sem medo??? O Brasil é um país seguro???
@kofkkkof391918 күн бұрын
@@gurimineiroE não é a ditadura que vai resolver o problema. Vide milícia. Hj a coisa é outra
@kofkkkof391918 күн бұрын
@@gurimineiroBandido, militar de ditadura e miliciano. Tudo farinha do mesmo saco
@kofkkkof391918 күн бұрын
@@gurimineiroMilic0 da ditadura, bandid0 e milician0. Tudo farinha do mesmo saco
@kofkkkof391918 күн бұрын
@@gurimineiroComo se as pessoas andassem super tranquilas naquela época.
@Filipe198311 күн бұрын
Um clássico brasileiro automático. Difícil essa disputa pelo Oscar, mas ainda estamos aqui na torcida.
@rafaelmendeslemos704318 күн бұрын
Eu nunca vi uma sala de cinema tão silenciosa. Que experiência! Que filme!
@LaisMachadof18 күн бұрын
Lucas, que vídeo!!!! Ainda não vi o filme, mas depois desse vídeo, vamos correndo pro cinema!!! Que emocionante teus relatos e tua forma de sentir o filme. O envelhecimento e a doença que às vezes chega junto com ele, pra nós filhos e netos é tenso, é difícil e é carregado de sentimentos e sensações que nada nos prepara... Lucas, tu não é forte, tu é uma fortaleza, uma muralha! Aqui em casa te admiramos muito e te temos como um de nós!!! E meu Deus, só de te ouvir falar da Fernanda Montenegro, já me arrepiei, essa mulher é minha atriz favorita desde que eu era criança e a voz dela era acalento... ❤
@lucianasoares362618 күн бұрын
Amei o filme. Chorei muito. Muitas famílias passaram por sso. Triste história nosso país. Bela fotografia, excelente roteiro, figurini nota 10. Atores excelentes. Quimica perfeita, tanto do casal, família e dos amigos.
@malubastos717017 күн бұрын
Filme lindo, não vivi essa época, mas ouvi muitas histórias da minha família que são um verdadeiro filme de terror. As atuações são incríveis, fiquei profundamente tocada. Filme muito necessário, pra mim é nota 10. Parabens por trazer esse filme pro canal lucas!
@reginadesouza137418 күн бұрын
Ainda estou aqui ...é o Rubens Paiva que ela não deixou que esquecessem. UM Filmaço.
@alinegomes447517 күн бұрын
Cine Marquise, na Paulista, estava TÃO cheio na sexta-feira e, mesmo assim, depois que Rubens é levado, o silêncio tomou conta da sessão. Aplausos no final e choros engasgados. Lindo filme e, para além de desejarmos um Oscar, é um filme para nós, brasileiros.
@vania913918 күн бұрын
Ainda não vi o filme, mas essa temática me sensibiliza muito. Eu era criança nos piores anos da ditadura militar, mas quando adolescente me rebelei contra esse sistema e até hoje me revolto com tudo que priva a liberdade de expressão. Vou assistir, com certeza. Vale a pena citar um filme mais antigo (acho que dos anos 80) chamado "Pra frente, Brasil", que conta a estória de um homem sequestrado e torturado (por engano) por aquele regime. Abraços, Lucas! 🥰❤
@lucianachaves800917 күн бұрын
Tenho 50 anos e aqueles momentos felizes era comum, essa coisa de famílias se visitarem... como era muito pequena, a única lembrança que tenho é só vim entender melhor depois, foi uma vez um disco do chico buarque tocando e meu pai comentar: "é melhor deixar baixo"
@Everton1367510 күн бұрын
O mais bizarro é pensar que esse período foi "ontem" tipo papo de menos de 50 anos...realmente muito impactante.
@taisbatistamartins753018 күн бұрын
Obrigada por trazer essa análise tão profunda sobre esse período sombrio do Brasil. Ainda não assisti mas já estou celebrando o Cinema Brasileiro. As Fernandas são sensacionais!
@julianabalieiro9518 күн бұрын
Assisti ontem. Também me lembrou o estilo de zona de interesse pela angustia que eu senti o filme todo. Me segurando assim como ela se segura o filme todo, não deixou q a ditadura tirasse mais da vida dos filhos do q já tinha tirado. Delicado e intenso. Sorriam!
@lilianborges57517 күн бұрын
Eu fui assistir na quinta feira, fiquei muito feliz de ver a sala lotada e a maioria jovens. Mas quanto ao filme, sensacional. Salles foi sutil e mesmo assim fez com que as pessoas que assistiram sentisse a agonia, tristeza, raiva, do que aconteceu na ditadura. Foi realmente aquele misto de sentimentos aonde as lagrimas escorreram em alguns momentos, A riqueza de detalhes nas cenas com móveis, carros, roupas e música da época foi perfeito. Saí do cinema e falando, meu, só quero ver o que o Lucas vai falar. Kkkkk Estava ansiosa por essa resenha. Rsrs
@RiqueBallet18 күн бұрын
Eu nasci bem depois disso, mas meus avós e pais falavam que era uma época de muito medo... Não podemos nunca esquecer esse momento do país pra nunca se repetir
@AmyeSheldon17 күн бұрын
Eu senti medo ao ver aqueles homens na casa da Eunice.
@ingridsantana70614 күн бұрын
Desde que começaram a sair notícias sobre o filme fiquei ansiosa pra assistir e infelizmente onde moro o filme só começará a ser exibido em Janeiro (USA), então obrigada Lucas por, com esse vídeo, ajudar a 'matar' um pouco dessa ansiedade até lá. Com certeza irei ao cinema prestigiar essa obra com temas tão importantes e ainda tão relevantes ♥️
@patricia.noblat18 күн бұрын
Nasci em Brasília durante a ditadura militar, no plano piloto mesmo e minha mãe, que nunca se meteu voluntariamente em política sempre contava como até ficar na janela era perigoso, as cortinas precisavam ficar fechadas, era tanque na rua a sensação era de medo. Não existia a sensação de segurança que falam tanto porque, na verdade, bastava um cabo não ir com a sua cara ou um vizinho que não gostasse de você pra que você desaparecesse. Meu pai já trazia pra casa amigos e famílias pra esconder até que pudessem sair de Brasília e em seguida do Brasil. #ANISTIANUNCAMAIS
@nilfae17 күн бұрын
É isso aí meu amigo, emocionante a história, e verdadeira. Vivi nesse período, e era puro medo.
@adrnevez18 күн бұрын
Fui sem saber q era sobre ditadura, mto menos sobre a família de Marcelo. Saí triste e reflexivo mas adorei, e merece tudo de bom.
@mariaca245818 күн бұрын
Estou louca pra assistir, mas estou lendo o livro, gosto muito das obras do Marcelo Rubens Paiva e meio que já sabia um pouco dessa história porque ele sempre falava nesse tema. Vejo tudo que o Waltinho faz e ele é sempre muito comprometido com seus projetos. Estou certa que deve ser um filmão e já vou levar uns bons lencinhos, porque sinto que a choradeira será grande, pois o livro é bem emotivo, o tema é bem sensível, traz uma história pesada de ser contada. Eunice foi uma mulher admirável. A propósito, seu vídeo ficou muito bom e igualmente emotivo. Você parece bem melhor, continuo torcendo por sua saúde!
@klinxz11tera918 күн бұрын
Como é bom quando lançam um filme nacional de qualidade (sem contar a importante parte histórica). Chega de filme nacional estilo zorra total ou que usa alguma subcelebridade, influencer, etc.
@deborafaria301316 күн бұрын
Lucas como sempre brilhante. O filme é espetacular. Triste ainda ter pessoas que acham que esse período é exposto de forma exagerada, sem lembrar das famílias que sofreram.
@Rafylt18 күн бұрын
Venho do futuro dizer que esse filme vai levar melhor oscar de melhor filme estrangeiro, e de quebra algumas outras indicações, até na lista principal.
@danielpereiraponde623718 күн бұрын
@@Rafylt Putz pra alguém vindo do futuro foi um comentário muito genérico 😂😂😂😂
@arthurguitarra8717 күн бұрын
@@danielpereiraponde6237genérico? Ganhar o Oscar de filme estrangeiro tá bom não? Kkkkk
@danielpereiraponde623717 күн бұрын
@@arthurguitarra87 tá ótimo, mas “algumas outras indicações” pra quem veio do futuro tá mals. Mas no Brasil até o passado é incerto então está valendo 😂😂
@riksondesouza61998 күн бұрын
Assisti hoje cara, que filme incrível! Sensível e Pragmático! Ele mostra de forma didática os acontecimentos da época da ditadura. E a atuação da Fernanda Torres em? Impecável.❤
@katiaregina51518 күн бұрын
Que bom que as pessoas estão dando valor p cinema nacional que é muito bom
@zannegav15 күн бұрын
Eu não sei o que mais me impressionou no filme. Se foi a forma cativante de como a história é narrada, ou se foram as emoções que ele nos faz experimentar. Chega uma certa hora, a partir da intimidação dos milicos, que você precisa pegar um ar profundo dos pulmões tamanho é a tensão das cenas. Um horror que não existia status social que poupasse o dano. Tudo muito envolvente e visceral.
@mario4875618 күн бұрын
Um dos filmes mais impactantes que ja vi, o filme terminou e demorou varios minutos com os créditos passando até que ate alguem conseguiu se recompor e levantar
@gloriagean286118 күн бұрын
Parabens Lucas pela análise, o filme é muito lindo e sensível, causa impacto. Fiquei bastante emocionada em varias cenas. Gostei muito do filme, mas nao veria novamente. É muito doloroso.😢
@RicardoMignone17 күн бұрын
Ainda não vi o filme e me emociono lendo os comentários aqui... Uma pena que no único cinema aqui de Marataízes ES só dão espaço pra filmes estrangeiros... Estou louco pra ver!❤️
@Lucìús-m4c16 күн бұрын
Acho quê você precisa de um marido 😂
@paolaalbuquerque48318 күн бұрын
Acabei de chegar fui assistir o filme com minha mãe...Gostamos do filme, muito bonito de se ver.E ao final do filme aplaudimos
@carolynerigo56718 күн бұрын
😮😮😮 Nunca tinha vosto o Luvas com a voz tao embargada e emotiva quando do reltato deste filme. 😮😮😮
@larissatavares586118 күн бұрын
Eu AMEI esse filme, muito bom ver que até nos cinemas pequenininhos (aqui mesmo perto de casa), estão passando esse filme e ingressos lotados.
@jamesjoice576316 күн бұрын
Lucas se agiganta firmando esse posicionamento! 👏🏽👏🏽👏🏽
@daysalima073013 күн бұрын
eu assisti o filme hj dia 20 de novembro e sabia que ficaria comovida com ele, mas eu saí devastada do cinema e até agora muitas horas depois de ter visto eu tô mal. meu pavor com a ditadura é tão grande que ver tudo isso me deixa apavorada, em completo plano. esse filme é lindo, angustiante, dolorido, impactante e sutil. não estou exagerando em dizer que atuação da fernanda torres foi uma das melhores que vi nos ultimos anos, é uma atuação silenciosa, tudo é tudo apenas com olhar. se fernanda torres não for indicada no oscar vai ser uma verdadeira vergonha. desde início estava mal, triste, angustiada e ao fim do filme não aguentei e fui as lágrimas. enfim, me falta palavras pra dizer o quanto esse filme é excelente!! me apavora pensar que não estamos tão longe de viver isso novamente...
@monalizaxs18 күн бұрын
O filme é angustiante, cru. a realidade da ditadura é inominável. A cena da despedida dele é de cortar o coração.
@marlafeital37563 күн бұрын
Fiquei impactada com esse filme. Meu pai viveu esse período e viu amigos morrendo, foi traumático. Assisti hj e não consigo parar de pensar nisso
@janaramos0018 күн бұрын
Eu assisti o filme ontem e sua análise foi muito do que pensei sobre o filme, parabéns
@patriciamoraes23809 күн бұрын
Filme maravilhoso! Chorei muito, assistindo! Viva o cinema brasileiro! 🇧🇷 ❤️ 👏👏👏👏
@arshesnei503917 күн бұрын
Esse não deixa de ser um filme 🎥 de terror, independente da posição política é muito triste ver uma família se separar,se dissolver sem resposta
@lygiasilva507417 күн бұрын
Isso aconteceu com muitas famílias.
@rosangelaazevedo509413 күн бұрын
Assisti ontem com meu irmão! Filme maravilhoso, triste. Você sente pela familia, eles eram muito unidos e duma hora pra outra tudo muda. Não tem como não se emocionar. No final muitos aplausos.
@Paulita01817 күн бұрын
Cheguei meia hora antes da sessão e estava lotada, tive q esperar 1:30 p próxima sessão e valeu suuuuper a pena. Já quero assistir novamente ❤