Reparação: Testemunho, escuta e reconhecimento (Parte 2 - Vera Vital Brasil)

  Рет қаралды 38

CBAE UFRJ

CBAE UFRJ

Күн бұрын

Aconteceu na sexta-feira, dia 12 de abril, a mesa “Reparação: testemunho, escuta e reconhecimento”, parte do ciclo “Memória, Movimentos Sociais e Direitos Humanos".
A mesa contou com as participações de Dulce Pandolfi, Fabiana Rousseaux, Mariana Tello e Vera Vital Brasil. Coordenada por Felipe Magaldi, da Universidade Nacional de Córdoba, a sessão levantou questões relativas às diferentes políticas de reparação implementadas desde a luta pela Anistia. As vítimas da violência de Estado no presente e os diferentes mecanismos de reparação econômica, moral e psicológica também foram temas do debate.
Dulce Pandolfi é historiadora e presidente do Conselho Curador do Ibase. Foi pesquisadora e professora da Fundação Getúlio Vargas, atuando tanto na graduação quanto na pós-graduação, entre 1976 e 2018. Militou na resistência ao regime no movimento estudantil e na Ação Libertadora Nacional, a ALN. Presa no DOI-CODI e no DOPS em 1970, depôs à Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro em 2013.
Fabiana Rousseaux é psicanalista, especializada no atendimento psicossocial a vítimas de violações de direitos humanos, especialmente delitos de lesa humanidade e terrorismo de Estado. Foi fundadora e diretora do Centro de Asistencia a Víctimas de Violaciones de Derechos Humanos Dr. Fernando Ulloa, dependente do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos da República Argentina. Atualmente gere a Associação Civil Territórios Clínicos da Memória.
Mariana Tello é antropóloga, professora da Universidad Nacional de Córdoba e investigadora do CONICET. Foi associada ao Centro de Memoria Popular “La Perla”, antigo centro clandestino de detenção, tortura e desaparição de pessoas na região de Córdoba. Possui diversos trabalhos acadêmicos premiados sobre antropologia, violência política e direitos humanos, assim como participação no movimento social de filhos de mortos e desaparecidos H.I.J.O.S.
Vera Vital Brasil é psicóloga clínico-institucional, atualmente membro da Equipe Clínico Política do Rio de Janeiro e do Coletivo RJ Memória, Verdade e Justiça. Participou ativamente do movimento estudantil universitário no final dos anos 1960. Foi presa no DOI-CODI do Rio de Janeiro e exilada no Chile. Integrou a Equipe Clínico Grupal Tortura Nunca Mais do RJ (1991-2010) para atendimento de pessoas afetadas pela violência de Estado durante a ditadura. Coordenou o Projeto Clínicas do Testemunho do Rio de Janeiro, da Comissão de Anistia/Ministério da Justiça.
O ciclo “Memória, Movimentos Sociais e Direitos Humanos” foi coordenado pelo antropólogo José Sérgio Leite Lopes, junto aos pesquisadores Felipe Magaldi, Lucas Pedretti, Luciana Lombardo e Virna Plastino.

Пікірлер: 1
@thiagobaptista5004
@thiagobaptista5004 Жыл бұрын
Divulguem bastante: muito relevante. Muito interessante !!!
TUDO SOBRE OS MUÇULMANOS - ACHISMOS #24
1:07:17
AchismosTV
Рет қаралды 961 М.
Seja Gentil com os Pequenos Animais 😿
00:20
Los Wagners
Рет қаралды 25 МЛН
Watermelon magic box! #shorts by Leisi Crazy
00:20
Leisi Crazy
Рет қаралды 116 МЛН
DID A VAMPIRE BECOME A DOG FOR A HUMAN? 😳😳😳
00:56
Baruch Spinoza | Deus, Natureza, Liberdade, Bíblia e Conatus
56:02
Se Liga - Enem e Vestibulares
Рет қаралды 580 М.
Para Entender a Política Brasileira - Humberto Dantas | Aula 1
24:02
Juíza Federal Leda de Oliveira Pinho - Minha trajetória na Justiça Federal do Paraná
35:17
Memória da Justiça Federal do Paraná
Рет қаралды 162
TUDO SOBRE A VIDA DE UM PADRE - ACHISMOS #17
1:11:25
AchismosTV
Рет қаралды 1,8 МЛН
Neurociências como instrumento de transformação social - Prof. Dr. Miguel Nicolelis
3:02:59
Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP)
Рет қаралды 1,1 МЛН
Le parcours d'un roi - Le Maroc de Mohammed VI
56:03
Public Sénat
Рет қаралды 552 М.
FUI ADOTADO POR UMA MÃE NARCISISTA E NÃO SEI QUEM SOU - JOAO DIAS NETO CONTA SUA HISTÓRIA
1:39:04
Seja Gentil com os Pequenos Animais 😿
00:20
Los Wagners
Рет қаралды 25 МЛН