Ja fui Uber, ja fui entregador do Rappi e Ifood, já trabalhei por meio da Closser (aplicativo de free-lancer) e sei muito bem na pele o que é ser explorado, a uber nos meus últimos dias estava ficando com 50% da corrida para ela, algumas 60%, e se você entra com muitos pedidos de revisão de valor você toma um bloqueio branco de cala boca (bloqueio branco é quando você fica online para trabalhar mas o aplicativo não te manda corridas). Já vi e ouvi muitos casos absurdos de parceiros motoristas e entegadores, diversos, que a plataforma ou se absteve ou ficou ao lado do cliente, enfim, senti na pele a precarização e a humilhação de ser um trabalhador sem direitos e sem dignidade. A retomada da luta trabalhista é algo que é pra agora, pro hoje, não podemos deixar passar ou nos acovardar, pois a tendência é que cada vez mais o trabalhador vai ser tomado de assalto em seus direitos. Você ai, que recebe 5, 10, 15 salários minimos, essa água vai bater em sua bunda também, essa luta é sua também. Não pensem que só pelo o fato de terem um salário superior ao trabalhador médio, vocês estão em uma casta diferente, sei que é isso que é ensinado e dito a vocês, mas nao são! vocês nao detêm os meios de produção, vocês não detêm os latifúndios, vocês não detêm nada além da sua força e expertise de trabalho! a união de uma luta só é pra hoje, precisamos e devemos cobrar o governo para parar o avanço ou dar direitos aos trabalhadores vinculados aos aplicativos, nenhum trabalhador no solo brasileiro deveria ser esquecido e jogado nas mãos de exploradores! devemos honrar a memória de tantos homens e mulheres que lutaram pelos nossos direitos e lutar também! Uni-vos amigos e amigas, o futuro só sera belo com muita luta
@lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv6664 ай бұрын
A diferença que você apoiaram essa patifaria, vocês não tem consciência de classe, vocês se acham empresários empreendedores, vocês nunca quiseram ser regulamentados. Vocês encheram o saco até o Congresso fazer uma regulamentação meia boca pra inglês ver. Então , o povo tem o que pede ou o que permitem. Não, essa precarização não chega a todo nível. Não chega mesmo. Só chega em quem se permite ser explorado. Nem sindicato vocês tem.
@yoleonardo34 ай бұрын
@@lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv666 Vocês?
@Lucas-rz9kkАй бұрын
Muito bacana sua consciência de classe, maior do que muita gente que se acha mais inteligente. Infelizmente, continuam vendendo a ideia de “empreendedorismo” e tem muita gente dentro da classe explorada defendendo 😢 além de não termos os meios de produção, a tendência é que não tenhamos mais propriedades, tudo será por assinatura e a água vai bater na bunda de todo mundo…
@amilton557 Жыл бұрын
Excelente documentário, deveria ser exibido nas escolas e em horário nobre, um ponto intrigante foi, se tudo se plataformizar e precarizar, que vai pagar os impostos que o governo tanto gosta? Essas empresas (bigTechs) devem ser regulamentadas não só aqui em nosso país mas no mundo todo. Obrigado
@helderpayne6792 Жыл бұрын
Sim pra que isso cara você acha que se regularizar vai melhorar a coisa para o cidadão comum é, vai não só quem vai ganhar é o governo como sempre, essa conversa de colocar o papai estado em tudo é velha não resolve só piora
@MrJigsilveira4 ай бұрын
03:50 exemplo perfeito da exploração da mais-valia
@marcosolivsilv Жыл бұрын
Ótimo documentário! Só uma coisa, bem antes da The Economist, Milton Santos já falava sobre a informação ser o novo petróleo.
@ener8918 ай бұрын
Na década de 90
@losconcurseirosconcursos8 ай бұрын
Isso , ele chamou de Meio Técnico Científico Informacional. O meio técnico-científico-informacional indica o estágio atual da sociedade e, ainda, uma evolução perante as etapas do meio natural e do meio técnico. O conceito de meio técnico-científico-informacional foi criado e muito debatido pelo geógrafo Milton Santos (1926-2001).
@rafaelaraujo49969 ай бұрын
Documentário perfeito! Mostra bem a falácia do empreendedorismo dessas plataformas.
@mantchova8 ай бұрын
Não é falácia, é o modelo de negócios dele. De todos os problemas listados no documentário, TODOS são culpa do nosso país. Violência, altos valores para sobrevivência como comida, luz, água, internet. É culpa da uber, do ifood? Argumentar que essas empresas deveriam dar mais porcentagem de lucro para o trabalhador, é algo válido. Mas agora botar todos os problemas nacionais no c* dessas empresas é ridículo. Falta de senso crítico do krl.
@joseeduardorossi10 ай бұрын
O ser humano flexivel e inovador sempre buscará sua liberdade funcional e financeira criando o desrruptivo. Domenico de Masi nos garantiu que a criatividade vencerá
@alexandrejonny895711 ай бұрын
Geralmente quem assume o risco ganha na mesma proporção. Nesses casos mostrados a logica é inversa. Quem ganha mais não assume risco algum e quem trabalha e ganha menos arca com os custos. Loucura total. A pessoas tem que estar muito desesperada.
@MiMedicoVirtual8 ай бұрын
Mas é isso que é o capitalismo
@lordnaeo467027 күн бұрын
Mas como você iria conseguir os clientes, sem o aplicativo? Isso não é diferente de um trabalho normal
@dejanmconceicao Жыл бұрын
Tema muito relevante, documentário muito bom!
@mayaragusmao7666Ай бұрын
O salário mínimo não é suficiente para sustentar uma família! E é aqui que nasce a maior motivação para atuar em serviços precarizados: a necessidade.
@HenriqueMarinhoSouza2 ай бұрын
Muito bom o documentário. A melhor forma de combater essas empresas é não participando dessa economia dentro do possível, enquanto ainda podemos.
@Abraçadordearvores8 ай бұрын
Que documentário bem feito. Percebe-se o profissionalismo. Parabéns aos trabalhadores que produziram.
@ueiprotein Жыл бұрын
Excelente documentário!
@marcelomadd611Ай бұрын
excelente documentário. Coisas que passam desapercebidos entre nós começam a ficar mais clara. Estou escrevendo um artigo sobre o tema e vai me ajudar muito.
@glaucia-frederico8 ай бұрын
Diante da PL das plataformas esse conteúdo deveria estar entre os mais visualizados
@mairakersul429 ай бұрын
Doc fantástico
@BarrdLeo11 ай бұрын
Bom demais, obrigado pelo conhecimento compartilhado.
@rogeriooliveira03029 ай бұрын
muito bom o 'ALERTA" eu de fato estou sobrevivendo do apps e não vejo a hora de arrnjar algo digno pra fazer, não que não seja digno trabalhar com apps, mais como foi falado o risco que tu corre é muito maior que o dinheiro que se ganha, a balança pesa pro lado desleal
@manoelgranja7 ай бұрын
Documentário vivo, realista, necessário!!😢
@losconcurseirosconcursos5 ай бұрын
No âmbito do trabalho, há uma tendência crescente de processos no qual as relações de trabalho são cada vez mais individualizadas e metamorfoseadas em relações comerciais ou civis. Observa-se a consolidação do trabalhador subsumido a sua própria gerência, desprovido de direitos trabalhistas, conectados através de empresas de tecnologias, que conectam o trabalhador ao cliente através de aplicativos. Essa nova tendência é chamada de plataformização do trabalho ou "UBERIZAÇÃO." GIG ECONOMY.
@mateushenriqueramos8 ай бұрын
ótimo documentário! é urgente a organização dos trabalhadores, mesmo os que HOJE não trabalham por aplicativo , pois vem se desenhando um futuro de trabalho cada dia mais precarizado.
@romuloschasiepen1788 Жыл бұрын
Excelente doc
@raquelgelinski97948 ай бұрын
Parabéns pelo documentário, eu não sabia que haviam tabtas categorias profissionais contratadas por plataformas de trabalho. É triste ver que essa é a tendência da realidade.
@gabeallbq8 ай бұрын
baita documentario, como eu gostaria que as pessoas assistissem, mas nem adianta eu mandar, só assistem se for, besteira, apostas, etc... o projeto deu certo.
@britosantos7408 ай бұрын
@Gabealbukerk Verdade, Meu Parceiro! Acredite, para mudar tudo isso, precisamos brigar por uma Educação Melhor Primeiro. Criar pessoas com pensamento crítico. Que consigam ler a sociedade e entender o que está acontecendo. Como você mesmo disse..., você for tentar conversar com a maior parte da população, não vão te dar atenção por várias razões. Uma delas é porque não tem a capacidade do discernimento. Nem conseguem participar de um debate sem ser agressivo. Acredito que o único caminho: "É a Educação!". Um pouco educado, com pensamento crítico formado, jamais será escravizado!
@brunogarcia6562 Жыл бұрын
Hj em dia, piorou muito, infelizmente.
@rafaelbb207 ай бұрын
Excelente do documentário!
@VictorScopacasaАй бұрын
Documentário excelente!
@raquelgelinski97948 ай бұрын
Caju sempre trazendo temas relevantes, que chocam, ao noa aprofundarmos no tema.
@mantchova8 ай бұрын
Esses apps seriam bem melhores se houvesse uma pequena interferência do Estado para regular a porcentagem de quanto do valor do trabalho fica no trabalhador. Não é botar tudo no c* da empresa não, manter um sistema confiável e sempre disponível de tamanha magnitude como uber e ifood é algo complicado e trabalhoso.
@Loohmmacedo-vm1so8 ай бұрын
A relação dos trabalhadores com as plataformas é uma relação ganha ganha , tipicamente de jogos de azar: só a Uber ganha . E uma vez ou outra ela da ao trabalhador um "bônus" pra ele continuar no jogo , como um vício, sendo explorado até morrer ou até ficar doente e não servir mais .
@jaojanjao14 ай бұрын
Excelente Documentário! 👏🏽👏🏽
@GABILINE848 ай бұрын
Documentário Maravilhoso! ❤ CNU puro!
@aldairmassardi49616 ай бұрын
Todos os elementos fático-jurídicos da relação de emprego estão dados. O trabalhador, porém, está assumindo o risco no lugar da empresa.
@RenatoCamposАй бұрын
É muita gente trbaalhando de graca e ainda achando que tá saindo no lucro.
@manoeloliveira4587 Жыл бұрын
Finalmente👏👏👏
@millenecastro6889 ай бұрын
Documentário rico em informações,obrigada pela contribuição.❤
@caveirartilheira2577 ай бұрын
Excelente documentário
@janainarangelpires87437 ай бұрын
Excelente!!!
@monize_brasil Жыл бұрын
Talvez o assunto terá mais capilaridade quando os trabalhadores de plataforma das classes médias se identificarem. Parece que o tema seja um pouco distante para essa camada. A discussão mostra urgência.
@marcellocampani10516 ай бұрын
Assusta pensar no resultado dessa situação a médio e longo prazos.
@losconcurseirosconcursos8 ай бұрын
A Uber não trouxe melhoria na mobilidade urbana, pelo contrário, trouxe desigualdades em diversas porções da cidade, uma vez que a periferia não consegue utilizar o serviço. Ao priorizar algumas áreas em detrimento da democratização do acesso aos carros, a Uber acaba por organizar o território e sua atuação de forma política e fragmentária.
@prof.leandromaziero40337 ай бұрын
Baita documentário!!! Mas eu queria ouvir alguém falando sobre a proposta do governo sobre regularização. Seria bom, ruim???
@CMdoSana4 ай бұрын
Top 10 videos😁😁😁😁
@forrest4793 Жыл бұрын
Uber explorando os motoristas cobrando 45%
@lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv6664 ай бұрын
4:56 mais uma pessoa enganada. Ouvi dizer que ganhava mais. Uma multinacional formada por ricos , herdeiros, mauricinhos do Vale do silício viriam para um país subdesenvolvidopara pagar bem aos trabalhadores.
@hugodanilom.s.85954 ай бұрын
👏👏👏👏
@noventaporcento3 ай бұрын
Documentário excelente, com destaque pro uso da linguagem dos videogames. E essa música copiada de Fancy Pants aí, hein? Achou que ninguém ia notar? 👀
@Fotografotrans4 ай бұрын
Viva Paulo Galo!
@tamisefigueiredo17888 ай бұрын
Os sons utilizados nesse documentário casam um estresse sonoro, sons autos enquanto pessoas falam, torna a escuta cansativa, músicas com batidas altas que causam incômodos mesmo. Poderiam ter tido mais bom senso nas escolhas de sons. De resto, ótimo.
@fabianadamaria70195 ай бұрын
Os sons reais foram justamente para demonstrar a experiência desses trabalhadores no dia a dia, porque até os ruídos aos quais são expostos os trabalhadores fazem parte desse processo desgastante.
@ds88RJ10 ай бұрын
Triste a precarização
@Dr.EduardoCaldeirao11 ай бұрын
Papai do céu...triste.
@claudionavarro62823 ай бұрын
Deveriam kriar o bolsa desemprego..
@sergiosalas7430 Жыл бұрын
Subtítulos en castellano? 🙏
@pablogois19719 ай бұрын
Triste realidade, escravos modernos! Tenho uma empresa, todos funcionários na CLT! Preciso de entregadores e motorista. E temos dificuldades de contratar, pois segundo ele no app ganham mais e tem liberdade! Muito preocupante essa situação
@RinaldoLopesАй бұрын
Simples, só paga mais
@PauloRenatoAquino8 ай бұрын
neoliberalismo produzindo subjetividade.. nessa era das terceirizações e além, como explorar sem se responsabilizar?
@WARDOG1236 ай бұрын
Brasil deixou de ser Neoliberal em 88, A pobreza não e culpa das empresas, A culpa e de um governo imbecil eleito por um povo pobre e sem educação adequada, graças ao militarismo retrógrado que roubou esse país de 1889 a 1988, saquearam esse país por 1 século e não investiram na educação da população.
@coppolamauricio10 ай бұрын
Realmente mostra a Transferência de Responsabilidade , onde ausentam um Governo despreparado e Inoperante em relação aos Trabalhadores ajudado por Sindicatos e Representações de Classes que não cumprem sua Função ..... Enfim o Povo com a Sindrome do Urubu (fala mal do cheiro da Carnica ,mas não para de bicar a Carcaça) ..... Tá Ruim não faca o Login ,
@lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv6664 ай бұрын
A diferença que você apoiaram essa patifaria, vocês não tem consciência de classe, vocês se acham empresários empreendedores, vocês nunca quiseram ser regulamentados. Vocês encheram o saco até o Congresso fazer uma regulamentação meia boca pra inglês ver. Então , o povo tem o que pede ou o que permitem. Não, essa precarização não chega a todo nível. Não chega mesmo. Só chega em quem se permite ser explorado.
@RinaldoLopesАй бұрын
Documentário sensacionalista, pergunta para qualquer motorista de app qual ele prefere ganha salário mínimo ou rala de app? Esses mesmos que dizem que os motoristas são explorado são os mesmo que chama uber na opção negocia kkkk não dão uma gorjeta
@sarahconquista6426Ай бұрын
Exploração anda de carro novo e ainda consegue paga seu sustento eu não entendo esse país ... Tem supermercado aí que paga 1 salário mínimo e o funcionário trabalha mais de 10h por dia aí a Uber que e exploração 😢