No video

'GIG - A Uberização do Trabalho' - versão completa do documentário da Repórter Brasil

  Рет қаралды 35,359

Repórter Brasil

Repórter Brasil

Күн бұрын

O trabalho mediado por aplicativos e plataformas digitais cresce no mundo todo. Mas o avanço da chamada "gig economy", também conhecido no Brasil por "uberização", vem despertando debates sobre a precarização e a intensificação do trabalho numa sociedade cada vez mais conectada.
Realização
Repórter Brasil, 2019
Documentário - 60'
Direção
Carlos Juliano Barros
Caue Angeli
Maurício Monteiro Filho
Direção de Fotografia
Caue Angeli
Roteiro
Carlos Juliano Barros
Maurício Monteiro Filho
Montagem e Finalização
Caue Angeli
Direção de Arte e Motion Graphics
Leo Uehara
Mogen Produções
Trilha Sonora e Mixagem de Áudio
Gustavo Monteiro
Big Sur Studio
Assistente de Edição e Assistente de Câmera
Alex Duvidovich
Color Grading
Leandro Lamezi
Produção Executiva
Carlos Juliano Barros
REPÓRTER BRASIL
Presidente
Leonardo Sakamoto
Secretário Executivo
Marcel Gomes
Financeiro e Administrativo
Fabiana Garcia
Juliana Fuhrmann
Marília Ramos
Marta Vieira

Пікірлер: 74
@yoleonardo3
@yoleonardo3 5 ай бұрын
Ja fui Uber, ja fui entregador do Rappi e Ifood, já trabalhei por meio da Closser (aplicativo de free-lancer) e sei muito bem na pele o que é ser explorado, a uber nos meus últimos dias estava ficando com 50% da corrida para ela, algumas 60%, e se você entra com muitos pedidos de revisão de valor você toma um bloqueio branco de cala boca (bloqueio branco é quando você fica online para trabalhar mas o aplicativo não te manda corridas). Já vi e ouvi muitos casos absurdos de parceiros motoristas e entegadores, diversos, que a plataforma ou se absteve ou ficou ao lado do cliente, enfim, senti na pele a precarização e a humilhação de ser um trabalhador sem direitos e sem dignidade. A retomada da luta trabalhista é algo que é pra agora, pro hoje, não podemos deixar passar ou nos acovardar, pois a tendência é que cada vez mais o trabalhador vai ser tomado de assalto em seus direitos. Você ai, que recebe 5, 10, 15 salários minimos, essa água vai bater em sua bunda também, essa luta é sua também. Não pensem que só pelo o fato de terem um salário superior ao trabalhador médio, vocês estão em uma casta diferente, sei que é isso que é ensinado e dito a vocês, mas nao são! vocês nao detêm os meios de produção, vocês não detêm os latifúndios, vocês não detêm nada além da sua força e expertise de trabalho! a união de uma luta só é pra hoje, precisamos e devemos cobrar o governo para parar o avanço ou dar direitos aos trabalhadores vinculados aos aplicativos, nenhum trabalhador no solo brasileiro deveria ser esquecido e jogado nas mãos de exploradores! devemos honrar a memória de tantos homens e mulheres que lutaram pelos nossos direitos e lutar também! Uni-vos amigos e amigas, o futuro só sera belo com muita luta
@lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv666
@lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv666 4 күн бұрын
A diferença que você apoiaram essa patifaria, vocês não tem consciência de classe, vocês se acham empresários empreendedores, vocês nunca quiseram ser regulamentados. Vocês encheram o saco até o Congresso fazer uma regulamentação meia boca pra inglês ver. Então , o povo tem o que pede ou o que permitem. Não, essa precarização não chega a todo nível. Não chega mesmo. Só chega em quem se permite ser explorado. Nem sindicato vocês tem.
@yoleonardo3
@yoleonardo3 4 күн бұрын
@@lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv666 Vocês?
@amilton557
@amilton557 8 ай бұрын
Excelente documentário, deveria ser exibido nas escolas e em horário nobre, um ponto intrigante foi, se tudo se plataformizar e precarizar, que vai pagar os impostos que o governo tanto gosta? Essas empresas (bigTechs) devem ser regulamentadas não só aqui em nosso país mas no mundo todo. Obrigado
@helderpayne6792
@helderpayne6792 8 ай бұрын
Sim pra que isso cara você acha que se regularizar vai melhorar a coisa para o cidadão comum é, vai não só quem vai ganhar é o governo como sempre, essa conversa de colocar o papai estado em tudo é velha não resolve só piora
@marcosolivsilv
@marcosolivsilv 8 ай бұрын
Ótimo documentário! Só uma coisa, bem antes da The Economist, Milton Santos já falava sobre a informação ser o novo petróleo.
@ener891
@ener891 4 ай бұрын
Na década de 90
@losconcurseiros2239
@losconcurseiros2239 4 ай бұрын
Isso , ele chamou de Meio Técnico Científico Informacional. O meio técnico-científico-informacional indica o estágio atual da sociedade e, ainda, uma evolução perante as etapas do meio natural e do meio técnico. O conceito de meio técnico-científico-informacional foi criado e muito debatido pelo geógrafo Milton Santos (1926-2001).
@gabukerk
@gabukerk 4 ай бұрын
baita documentario, como eu gostaria que as pessoas assistissem, mas nem adianta eu mandar, só assistem se for, besteira, apostas, etc... o projeto deu certo.
@britosantos740
@britosantos740 3 ай бұрын
@Gabealbukerk Verdade, Meu Parceiro! Acredite, para mudar tudo isso, precisamos brigar por uma Educação Melhor Primeiro. Criar pessoas com pensamento crítico. Que consigam ler a sociedade e entender o que está acontecendo. Como você mesmo disse..., você for tentar conversar com a maior parte da população, não vão te dar atenção por várias razões. Uma delas é porque não tem a capacidade do discernimento. Nem conseguem participar de um debate sem ser agressivo. Acredito que o único caminho: "É a Educação!". Um pouco educado, com pensamento crítico formado, jamais será escravizado!
@alexandrejonny8957
@alexandrejonny8957 6 ай бұрын
Geralmente quem assume o risco ganha na mesma proporção. Nesses casos mostrados a logica é inversa. Quem ganha mais não assume risco algum e quem trabalha e ganha menos arca com os custos. Loucura total. A pessoas tem que estar muito desesperada.
@MiMedicoVirtual
@MiMedicoVirtual 4 ай бұрын
Mas é isso que é o capitalismo
@losconcurseiros2239
@losconcurseiros2239 Ай бұрын
No âmbito do trabalho, há uma tendência crescente de processos no qual as relações de trabalho são cada vez mais individualizadas e metamorfoseadas em relações comerciais ou civis. Observa-se a consolidação do trabalhador subsumido a sua própria gerência, desprovido de direitos trabalhistas, conectados através de empresas de tecnologias, que conectam o trabalhador ao cliente através de aplicativos. Essa nova tendência é chamada de plataformização do trabalho ou "UBERIZAÇÃO." GIG ECONOMY.
@glaucia-frederico
@glaucia-frederico 4 ай бұрын
Diante da PL das plataformas esse conteúdo deveria estar entre os mais visualizados
@rafaelaraujo4996
@rafaelaraujo4996 4 ай бұрын
Documentário perfeito! Mostra bem a falácia do empreendedorismo dessas plataformas.
@mantchova
@mantchova 4 ай бұрын
Não é falácia, é o modelo de negócios dele. De todos os problemas listados no documentário, TODOS são culpa do nosso país. Violência, altos valores para sobrevivência como comida, luz, água, internet. É culpa da uber, do ifood? Argumentar que essas empresas deveriam dar mais porcentagem de lucro para o trabalhador, é algo válido. Mas agora botar todos os problemas nacionais no c* dessas empresas é ridículo. Falta de senso crítico do krl.
@marcellocampani1051
@marcellocampani1051 Ай бұрын
Assusta pensar no resultado dessa situação a médio e longo prazos.
@MrJigsilveira
@MrJigsilveira 10 күн бұрын
03:50 exemplo perfeito da exploração da mais-valia
@dejanmconceicao
@dejanmconceicao 10 ай бұрын
Tema muito relevante, documentário muito bom!
@emanuellucasmedeiros2507
@emanuellucasmedeiros2507 6 ай бұрын
CNU, EU ESTOU AQUI!
@Fernando-vi9li
@Fernando-vi9li 5 ай бұрын
É Bloco 4! 🎉
@marcoamancio
@marcoamancio 4 ай бұрын
🎉
@janielsousa_
@janielsousa_ 4 ай бұрын
EU tbm,kk é bloco 4 🎉
@susancost1
@susancost1 4 ай бұрын
Eu tb😊 bloco 4 kkk
@losconcurseiros2239
@losconcurseiros2239 4 ай бұрын
@@Fernando-vi9li SIM, creio que caia também no 05, políticas sociais...
@OlharSocialista
@OlharSocialista 3 ай бұрын
Que documentário bem feito. Percebe-se o profissionalismo. Parabéns aos trabalhadores que produziram.
@manoelgranja
@manoelgranja 2 ай бұрын
Documentário vivo, realista, necessário!!😢
@joseeduardorossi
@joseeduardorossi 5 ай бұрын
O ser humano flexivel e inovador sempre buscará sua liberdade funcional e financeira criando o desrruptivo. Domenico de Masi nos garantiu que a criatividade vencerá
@jaojanjao1
@jaojanjao1 8 күн бұрын
Excelente Documentário! 👏🏽👏🏽
@brunogarcia6562
@brunogarcia6562 10 ай бұрын
Hj em dia, piorou muito, infelizmente.
@ueiprotein
@ueiprotein 7 ай бұрын
Excelente documentário!
@mateushenriqueramos
@mateushenriqueramos 3 ай бұрын
ótimo documentário! é urgente a organização dos trabalhadores, mesmo os que HOJE não trabalham por aplicativo , pois vem se desenhando um futuro de trabalho cada dia mais precarizado.
@CMdoSana
@CMdoSana 19 сағат бұрын
Top 10 videos😁😁😁😁
@BarrdLeo
@BarrdLeo 7 ай бұрын
Bom demais, obrigado pelo conhecimento compartilhado.
@romuloschasiepen1788
@romuloschasiepen1788 10 ай бұрын
Excelente doc
@rafaelbb20
@rafaelbb20 2 ай бұрын
Excelente do documentário!
@raquelgelinski9794
@raquelgelinski9794 3 ай бұрын
Caju sempre trazendo temas relevantes, que chocam, ao noa aprofundarmos no tema.
@mairakersul42
@mairakersul42 5 ай бұрын
Doc fantástico
@millenecastro688
@millenecastro688 4 ай бұрын
Documentário rico em informações,obrigada pela contribuição.❤
@mantchova
@mantchova 4 ай бұрын
Esses apps seriam bem melhores se houvesse uma pequena interferência do Estado para regular a porcentagem de quanto do valor do trabalho fica no trabalhador. Não é botar tudo no c* da empresa não, manter um sistema confiável e sempre disponível de tamanha magnitude como uber e ifood é algo complicado e trabalhoso.
@GABILINE84
@GABILINE84 3 ай бұрын
Documentário Maravilhoso! ❤ CNU puro!
@raquelgelinski9794
@raquelgelinski9794 3 ай бұрын
Parabéns pelo documentário, eu não sabia que haviam tabtas categorias profissionais contratadas por plataformas de trabalho. É triste ver que essa é a tendência da realidade.
@rogeriooliveira0302
@rogeriooliveira0302 4 ай бұрын
muito bom o 'ALERTA" eu de fato estou sobrevivendo do apps e não vejo a hora de arrnjar algo digno pra fazer, não que não seja digno trabalhar com apps, mais como foi falado o risco que tu corre é muito maior que o dinheiro que se ganha, a balança pesa pro lado desleal
@caveirartilheira257
@caveirartilheira257 3 ай бұрын
Excelente documentário
@manoeloliveira4587
@manoeloliveira4587 10 ай бұрын
Finalmente👏👏👏
@aldairmassardi4961
@aldairmassardi4961 Ай бұрын
Todos os elementos fático-jurídicos da relação de emprego estão dados. O trabalhador, porém, está assumindo o risco no lugar da empresa.
@monize_brasil
@monize_brasil 10 ай бұрын
Talvez o assunto terá mais capilaridade quando os trabalhadores de plataforma das classes médias se identificarem. Parece que o tema seja um pouco distante para essa camada. A discussão mostra urgência.
@janainarangelpires8743
@janainarangelpires8743 3 ай бұрын
Excelente!!!
@losconcurseiros2239
@losconcurseiros2239 4 ай бұрын
A Uber não trouxe melhoria na mobilidade urbana, pelo contrário, trouxe desigualdades em diversas porções da cidade, uma vez que a periferia não consegue utilizar o serviço. Ao priorizar algumas áreas em detrimento da democratização do acesso aos carros, a Uber acaba por organizar o território e sua atuação de forma política e fragmentária.
@forrest4793
@forrest4793 9 ай бұрын
Uber explorando os motoristas cobrando 45%
@Fotografotrans
@Fotografotrans 8 күн бұрын
Viva Paulo Galo!
@prof.leandromaziero4033
@prof.leandromaziero4033 3 ай бұрын
Baita documentário!!! Mas eu queria ouvir alguém falando sobre a proposta do governo sobre regularização. Seria bom, ruim???
@Dr.EduardoCaldeirao
@Dr.EduardoCaldeirao 6 ай бұрын
Papai do céu...triste.
@ds88RJ
@ds88RJ 6 ай бұрын
Triste a precarização
@Loohmmacedo-vm1so
@Loohmmacedo-vm1so 3 ай бұрын
A relação dos trabalhadores com as plataformas é uma relação ganha ganha , tipicamente de jogos de azar: só a Uber ganha . E uma vez ou outra ela da ao trabalhador um "bônus" pra ele continuar no jogo , como um vício, sendo explorado até morrer ou até ficar doente e não servir mais .
@lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv666
@lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv666 4 күн бұрын
4:56 mais uma pessoa enganada. Ouvi dizer que ganhava mais. Uma multinacional formada por ricos , herdeiros, mauricinhos do Vale do silício viriam para um país subdesenvolvidopara pagar bem aos trabalhadores.
@pablogois1971
@pablogois1971 4 ай бұрын
Triste realidade, escravos modernos! Tenho uma empresa, todos funcionários na CLT! Preciso de entregadores e motorista. E temos dificuldades de contratar, pois segundo ele no app ganham mais e tem liberdade! Muito preocupante essa situação
@tamisefigueiredo1788
@tamisefigueiredo1788 3 ай бұрын
Os sons utilizados nesse documentário casam um estresse sonoro, sons autos enquanto pessoas falam, torna a escuta cansativa, músicas com batidas altas que causam incômodos mesmo. Poderiam ter tido mais bom senso nas escolhas de sons. De resto, ótimo.
@fabianadamaria7019
@fabianadamaria7019 12 күн бұрын
Os sons reais foram justamente para demonstrar a experiência desses trabalhadores no dia a dia, porque até os ruídos aos quais são expostos os trabalhadores fazem parte desse processo desgastante.
@sergiosalas7430
@sergiosalas7430 10 ай бұрын
Subtítulos en castellano? 🙏
@coppolamauricio
@coppolamauricio 5 ай бұрын
Realmente mostra a Transferência de Responsabilidade , onde ausentam um Governo despreparado e Inoperante em relação aos Trabalhadores ajudado por Sindicatos e Representações de Classes que não cumprem sua Função ..... Enfim o Povo com a Sindrome do Urubu (fala mal do cheiro da Carnica ,mas não para de bicar a Carcaça) ..... Tá Ruim não faca o Login ,
@PauloRenatoAquino
@PauloRenatoAquino 4 ай бұрын
neoliberalismo produzindo subjetividade.. nessa era das terceirizações e além, como explorar sem se responsabilizar?
@WARDOG123
@WARDOG123 2 ай бұрын
Brasil deixou de ser Neoliberal em 88, A pobreza não e culpa das empresas, A culpa e de um governo imbecil eleito por um povo pobre e sem educação adequada, graças ao militarismo retrógrado que roubou esse país de 1889 a 1988, saquearam esse país por 1 século e não investiram na educação da população.
@elainepassos5130
@elainepassos5130 3 ай бұрын
Capitalismo em crise....tão falado!
@lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv666
@lkjsdnfvokjdwnvkdnwvkndv666 4 күн бұрын
A diferença que você apoiaram essa patifaria, vocês não tem consciência de classe, vocês se acham empresários empreendedores, vocês nunca quiseram ser regulamentados. Vocês encheram o saco até o Congresso fazer uma regulamentação meia boca pra inglês ver. Então , o povo tem o que pede ou o que permitem. Não, essa precarização não chega a todo nível. Não chega mesmo. Só chega em quem se permite ser explorado.
Ricardo Antunes: Trabalho intermitente e o trabalhador hoje no Brasil
57:08
Haxixe no Marrocos: fortuna de traficantes, pobreza de produtores
49:16
BBC News Brasil
Рет қаралды 1,7 МЛН
❌Разве такое возможно? #story
01:00
Кэри Найс
Рет қаралды 1,5 МЛН
Look at two different videos 😁 @karina-kola
00:11
Andrey Grechka
Рет қаралды 14 МЛН
天使救了路飞!#天使#小丑#路飞#家庭
00:35
家庭搞笑日记
Рет қаралды 88 МЛН
Uberização do trabalho, com o professor Rodrigo Carelli, MPT/RJ
3:28:40
Escola Judicial TRT5 - BA
Рет қаралды 12 М.
O trabalho na era digital
30:49
TRT-SC
Рет қаралды 27 М.
TRILHA DA COSTELA | Pesadelo na Cozinha
1:24:40
Pesadelo na Cozinha
Рет қаралды 1,1 МЛН
Não Respire - Contém Amianto (FILME COMPLETO)
1:10:01
Repórter Brasil
Рет қаралды 39 М.
LOS MOLINOS | Pesadelo na Cozinha
1:26:41
Pesadelo na Cozinha
Рет қаралды 896 М.
Por que trabalhamos tanto e isso nunca vai acabar - PODCAST Não Ficção
1:55:09
"ROUBARAM MINHA MOTO NO PÃO DE AÇUCAR - SOCORRO"
16:33
Celso Russomanno
Рет қаралды 506 М.
CONEXÃO ADUNICAMP | #Ep56 | Desafios dos trabalhadores “uberizados”
58:01
ADunicamp - Seção Sindical
Рет қаралды 2,7 М.
❌Разве такое возможно? #story
01:00
Кэри Найс
Рет қаралды 1,5 МЛН