No video

Resenha de Vassoler: Persona | Ingmar Bergman

  Рет қаралды 5,491

Flavio Ricardo Vassoler

Flavio Ricardo Vassoler

Күн бұрын

#flavioricardovassoler #ingmarbergman #persona
Resenha sobre o filme "Persona" (1966), do cineasta sueco Ingmar Bergman (1918-2007).
Link para o DVD do filme "Persona", de Ingmar Bergman, a partir do site da Amazon: amzn.to/3lbzO4E
Acompanhem-me nas redes sociais:
KZbin - Flávio Ricardo Vassoler: / flávioricardovassoler
Facebook: / flavioricardo.vassoler
Instagram: / flavioricardovassoler
Twitter: / frvassoler81
Links a partir do site da Amazon para você adquirir as obras de Flávio Ricardo Vassoler:
(i) "O evangelho segundo talião" (nVersos, 2013): amzn.to/3bdbOZX
(ii) "Tiro de misericórdia" (nVersos, 2014): amzn.to/2ERmQYC
(iii) "Dostoiévski e a dialética: Fetichismo da forma, utopia como conteúdo" (Hedra, 2018): amzn.to/2YQMt2X
(iv) "Diário de um escritor na Rússia" (Hedra, 2019): amzn.to/31JBlac

Пікірлер: 63
@SolangeCristinadeOliveir-hj4qi
@SolangeCristinadeOliveir-hj4qi 2 ай бұрын
Só Aprendo! Gratidão Abraço Professor!
@SolangeCristinadeOliveir-hj4qi
@SolangeCristinadeOliveir-hj4qi 2 ай бұрын
🤔Que interessante 📚☯️ Obrigada ❤
@henriquequeiroz4227
@henriquequeiroz4227 3 жыл бұрын
Que resenha extraordinária, prof. Ricardo! Suas pontuações são bem interessantes, pois oferecem uma interpretação acurada acerca dos detalhes tão complexos desse filme magnífico! Parabéns e muito obrigado!
3 жыл бұрын
De nada, Henrique! Aproveito a oportunidade para convidar você a se inscrever no curso que eu vou ministrar, pelo Zoom, sobre os 2 maiores contos de Dostoiévski, "A dócil" e "O sonho de um homem ridículo". Acesso às aulas ao vivo e às gravações das aulas, valor acessível e democrático. Como quase 90% das vagas já foram preenchidas, sugiro celeridade se você quiser acompanhar as discussões. Aqui vai o link para você se inscrever, via plataforma Sympla, e por aqui você também pode ter acesso ao programa e ao cronograma completos do curso: www.sympla.com.br/curso-sobre-os-dois-maiores-contos-de-dostoievski-a-docil-e-o-sonho-de-um-homem-ridiculo__1152557 - um abraço!
@erikasantos3627
@erikasantos3627 3 жыл бұрын
Este filme também aborda a relação de transferência e contra-tranferencia. É uma aula de Psicanálise.
3 жыл бұрын
Grande Ingmar Bergman!
@ismaeloliveira9460
@ismaeloliveira9460 3 жыл бұрын
Excelente análise, professor! Bergman é absurdamente profundo e belo (temperado com uma boa colherada de angústia rsrsrs).
3 жыл бұрын
Precisamente, Ismael, precisamente. Aproveito a oportunidade para convidar você a se inscrever no curso que eu vou ministrar, pelo Zoom, sobre os 2 maiores contos de Dostoiévski, "A dócil" e "O sonho de um homem ridículo". Acesso às aulas ao vivo e às gravações das aulas, valor acessível e democrático. Como quase 90% das vagas já foram preenchidas, sugiro celeridade se você quiser acompanhar as discussões. Aqui vai o link para você se inscrever, via plataforma Sympla, e por aqui você também pode ter acesso ao programa e ao cronograma completos do curso: www.sympla.com.br/curso-sobre-os-dois-maiores-contos-de-dostoievski-a-docil-e-o-sonho-de-um-homem-ridiculo__1152557 - um abraço!
@aliochakaramazov8063
@aliochakaramazov8063 2 жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo, professor! Na minha mente, Elisabeth nada mais é do que uma pedra bruta, inalcançável, sim, impossível; digo isso pelo fato de que, em minha interpretação, ela representa - ou tenta representar, através do silêncio - o puro absoluto, o inatingível, o que Kant chamaria de metafísico e que não nos é dado a conhecer de forma categórica. De maneira breve, pelo pouco que li, em todas as nossas experiências terrenas mais banais, como na utilização da visão ou do tato, em todas essas experiências a gente nunca consegue atingir o real do objeto experienciado, tudo isso porque sempre vamos precisar de um órgão, por exemplo, o olho na experiência de enxergar, logo, sem esse órgão é impossível ter uma análise do que se é visto; entretanto, nosso próprio órgão pode nos enganar, uma vez que ele capta somente determinadas gradações de luz, ou apresenta tonalidades que variam para cada observador, portanto, uma mesma cor refletida nunca é igual para cada pessoa. Acontece que, exatamente por causa dessa impossibilidade de um objeto observado ser o mesmo para todo mundo, nós nunca poderemos saber o que é o objeto *em-si*, sua essência! Mas sempre veremos esse objeto de acordo com a nossa percepção, com suas máscaras! Afinal, qual a verdadeira essência de uma árvore, por exemplo??? digo, sem as máscaras dos nossos sentidos falhos? qual a verdadeira cor das coisas e não só como ela se apresenta para nós? Bom, depois dessa maneira tosca de tentar explanar algo que nem eu sei ao certo, para mim, a personagem de Liv Ulmann me deixou essa sensação de que, sem sua máscara (Bibi Anderson), livre de qualquer filtro de experiência, ela existia daquela forma, incompreensível, inalcançável, totalmente indecifrável para os de fora, quase uma deusa, ou Deus em seu silêncio mortal, algo que nunca poderemos saber, pois ela é a coisa em-si e que nos é proibido saber, em suma, o segredo da existência não usa máscara alguma. Entretanto, sua dupla, a enfermeira, luta para ser colocada novamente naquele rosto, pois sem ela (a máscara) a existência não é possível, ela é nula. Liv Ulmann tem um silêncio insuportável, como o silêncio de Deus; ela é a essência mais pura de Alma e que esta, por sua vez e com razão, não aguenta encarar por muito tempo. Ela falar durante o filme seria um desastre, mas ela o faz quando a outra a ameaça com uma panela de água fervendo; entretanto, é quase como um milagre bíblico, quando deus resolve falar em um momento de extrema precisão? Para mim, foi quase como um quarto filme da trilogia do silêncio e me marcou muito profundamente, estou em choque até agora com o filme e precisava vir escrever sobre o que senti. Achou que viajei demais? hehe Abraço.
2 жыл бұрын
Ótimo comentário, amigo. Muito obrigado por compartilhar suas ideias conosco. Grande abraço!
@eduardotorres5167
@eduardotorres5167 3 ай бұрын
Excelente Resenha Vassoler! Obrigado por compartilhar seu conhecimento e percepções conosco. Gostaria de saber mais da relação de Bergman com o filósofo Kierkegaard, recomenda algo nesse sentido? Forte abraço!
@aurelianomedeiros1533
@aurelianomedeiros1533 2 жыл бұрын
Já falei e repito, o senhor deveria ser tombado pela UNESCO como patrimônio vivo da humanidade. Ontem, 18/02/22 assistir a três aulas e resenhas e todas me deixaram deslumbrado. Estarei lá, no dia do curso "A Peste" de Camus.
2 жыл бұрын
Muito obrigado, Aureliano, grande abraço - e bem-vindo ao curso sobre o romance "A peste", de Camus.
@deniseveras7694
@deniseveras7694 Жыл бұрын
Para além de uma aula magnífica acerca dessa obra, sua resenha me ajudou (tem me ajudado) na escritura do meu romance. Obrigada. ❤
Жыл бұрын
Muito obrigado, Denise! Eu ministrei um curso sobre Dostoiévski e Bergman (valor acessível). Se tiver interesse em ter acesso às aulas (valor acessível), mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
@gabrieeeeeeel
@gabrieeeeeeel 10 ай бұрын
FILME CHOCANTE mds... essa resenha me deixando ainda mais intrigado com essa obra
@paulobittencourt6146
@paulobittencourt6146 3 жыл бұрын
Flávio: Olha a sincronicidade junguiana. A Karina me falou muito desse filme no início da semana passada, obra que a marcou profundamente, e sobre a qual tu vieste tão refinadamente a falar nesta resenha. Por tudo isso, o filme se impôs para nós na ordem do dia, e viemos a assisti-lo ontem à noite. Chamou-me também a atenção um possível "Complexo de Clitemnestra" e o problema em torno das tensões psicológicas entre a naturalização da identidade feminina como agente reprodutora e a vivência de sua própria corporalidade erótica nos ditames da liberdade. Um grande abraço...
3 жыл бұрын
Sim, Paulo, essa dualidade lancinante está certamente presente. A cena em que ambas se justapõem/sobrepõem lembra yin e yang, a partir dessa sua colocação. Eu admiro muito a obra de Bergman e, ainda este ano, ministrarei um curso sobre Dostoiévski e o cinema, do qual Bergman certamente fará parte. Grande abraço, Paulo, e saudações sincrônico-junguianas :-)
@luanramos4655
@luanramos4655 2 жыл бұрын
Um dos melhores vídeos que já vi sobre esse filme.
2 жыл бұрын
Muito obrigado, Luan. Grande Bergman!
@italomorellijunior8343
@italomorellijunior8343 8 ай бұрын
Análise irretocável, parabéns!
@cassiaghage1438
@cassiaghage1438 Жыл бұрын
Sensacional
@marciaporto9258
@marciaporto9258 2 жыл бұрын
que resenha espetacular! sem palavras, parabéns prof. Ricardo! com certeza ganhou mais uma inscrita
2 жыл бұрын
Bem-vinda, Márcia, e muito obrigado! Querida, eu ministrei um curso sobre Dostoiévski e Bergman (valor acessível). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
@murielcamilo7571
@murielcamilo7571 2 жыл бұрын
Resenha simplesmente sensacional!
2 жыл бұрын
Muito obrigado, Muriel, um abraço!
@supernilcesidpunk3008
@supernilcesidpunk3008 3 жыл бұрын
Obrigado, professor.
3 жыл бұрын
De nada, um abraço!
@divinamariadasilvaandrade2398
@divinamariadasilvaandrade2398 Жыл бұрын
Tudo bem explanado.
@julianafreitag5759
@julianafreitag5759 3 жыл бұрын
Gostei muito, grata Vassoler. Se puder faz uma resenha de: Sonata de Outono, é um filme tão forte e pesado quanto Persona. Abraços.
3 жыл бұрын
Muito obrigado, Juliana! Um abraço!
@camilamota9779
@camilamota9779 3 жыл бұрын
Grata pela resenha dessa obra magnífica do mestre Bergman, professor! Gostaria de ver alguma resenha de Haneke por aqui também.
3 жыл бұрын
Pode deixar que Haneke estará por aqui logo, logo, Camila - gosto muito do filme "Amor", por exemplo. Aproveito a deixa para dizer a você que quase 95% das vagas para o curso sobre os 2 grandes contos de Dostoiévski, "A dócil" e "O sonho de um homem ridículo", já foram ocupadas. Que tal fazer mais esse curso, minha cara, antes que as vagas evaporem de vez? Aqui vai o link para inscrição: www.sympla.com.br/curso-sobre-os-dois-maiores-contos-de-dostoievski-a-docil-e-o-sonho-de-um-homem-ridiculo__1152557 - um abraço!
@paullynott4292
@paullynott4292 3 жыл бұрын
Ótima resenha. Obrigado!
3 жыл бұрын
Muito obrigado, Paul. Seja sempre bem-vindo, amigo! Aproveito a oportunidade para convidar você a se inscrever no curso que eu vou ministrar, pelo Zoom, sobre os 2 maiores contos de Dostoiévski, "A dócil" e "O sonho de um homem ridículo". Acesso às aulas ao vivo e às gravações das aulas, valor acessível e democrático. Como quase 90% das vagas já foram preenchidas, sugiro celeridade se você quiser acompanhar as discussões. Aqui vai o link para você se inscrever, via plataforma Sympla, e por aqui você também pode ter acesso ao programa e ao cronograma completos do curso: www.sympla.com.br/curso-sobre-os-dois-maiores-contos-de-dostoievski-a-docil-e-o-sonho-de-um-homem-ridiculo__1152557 - um abraço!
@aurelianomedeiros1533
@aurelianomedeiros1533 2 жыл бұрын
Professor, Flávio, bem disse o nosso colega, Henrique Queiroz, no seu comentário, se referindo à sua resenha, simplesmente estonteante. C coincide com o meu, mas acrescentaria o seguinte: para mim, o senhor seria o próprio Bergman, dialogando consigo mesmo no momento do seu trabalho de concepção dessa obra. Eu fico impressionado com o seu magnífico trabalho. Gostaria assistir a resenha de um filme muito antigo,desse mesmo diretor, cujo título é "Luz de Inverno". Estou sempre tirando o chapéu para o senhor. Sei que passei a acompanhá-lo recentemente, mas, antes tarde, que nunca, não é mesmo?
2 жыл бұрын
Aureliano, meu amigo, eu já fiz uma resenha sobre "Luz de inverno", que é um dos meus filmes favoritos. É só procurar o vídeo aqui na playlist "Resenhas de filmes com Vassoler". Grande abraço e muito obrigado!
@arumarathoncampos6053
@arumarathoncampos6053 3 жыл бұрын
A casa de praia do filme fica na ilha Faro, onde o Ingmar Bergman passou a viver.
3 жыл бұрын
Precisamente, meu caro. Um abraço!
@moemaramalho8081
@moemaramalho8081 2 жыл бұрын
E hoje a casa - que na realidade antes era o lugar onde Bergman filmava - é um museu. Näo sei se alguém que näo seja cidadäo sueco já possa visita-la porque nessa liha funciona atividades do exercito.
@deniseveras7694
@deniseveras7694 Жыл бұрын
Valeu!
Жыл бұрын
Muito obrigado!
@th2001_silva
@th2001_silva 2 жыл бұрын
Excelente canal
2 жыл бұрын
Muito obrigado, um abraço!
@marciagreche3113
@marciagreche3113 3 жыл бұрын
Parabéns pela análise!
3 жыл бұрын
Muito obrigado, Márcia, um abraço!
@jeffersonmatias8475
@jeffersonmatias8475 3 жыл бұрын
👍🏿👍🏿👍🏿👍🏿👍🏿👍🏿👍🏿
3 жыл бұрын
Valeu, Jeff, grande abraço, amigo!
@cassiaghage1438
@cassiaghage1438 Жыл бұрын
Sensação
@gabrielaleal3931
@gabrielaleal3931 3 жыл бұрын
Um dos meus filmes favoritos, já assisti várias vezes, porém o final da sua resenha me deixou confusa, entendi foi nada kkkkkkkkk. Mas AMEI o vídeo
3 жыл бұрын
Muito obrigado, Gabriela, um grande abraço, querida (e reveja a resenha :-)
@ellenmelo1160
@ellenmelo1160 3 жыл бұрын
Crítica incrível, obrigada, Vassoler!!
3 жыл бұрын
De nada, Ellen, seja sempre bem-vinda!
@tiago35henrique
@tiago35henrique 3 жыл бұрын
👏👏👏
3 жыл бұрын
Valeu!
@lazarolourenco5631
@lazarolourenco5631 3 жыл бұрын
O senhor se confundiu quanto ao titulo do esta escrito "Leitura", onde deveria ser escrito "Resenha". Bergamn, junto com Lars von Trier, Copolla, Polanski , Woody Allen e tantos outros são ótimos exemplos de como o cinema pode ser reflexivo. parabens prof e sucesso com seu novo curso!!!
3 жыл бұрын
Muito obrigado pela menção, Lázaro. Um abraço!
@douglashach1795
@douglashach1795 3 жыл бұрын
muito bom!
3 жыл бұрын
Muito obrigado, Douglas, um abraço!
@eduardoaquino7
@eduardoaquino7 3 жыл бұрын
Qual o seu filme favorito do Bergman?
3 жыл бұрын
"O sétimo selo". Um abraço!
@mdluana
@mdluana 3 жыл бұрын
Denso!
3 жыл бұрын
Pois é. Grande Bergman!
Resenha de Vassoler: De olhos bem fechados | Stanley Kubrick
29:33
Flávio Ricardo Vassoler
Рет қаралды 4,3 М.
Persona | Psicologia Junguiana | Waldemar Magaldi | IJEP
6:22
IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa
Рет қаралды 11 М.
Пройди игру и получи 5 чупа-чупсов (2024)
00:49
Екатерина Ковалева
Рет қаралды 3,8 МЛН
UNO!
00:18
БРУНО
Рет қаралды 5 МЛН
Como Ingmar Bergman escrevia seus filmes!
16:58
Gustavo Cruz
Рет қаралды 10 М.
Resenha de Vassoler: Dogville | Lars von Trier
29:43
Flávio Ricardo Vassoler
Рет қаралды 6 М.
Memórias do subsolo - Carlos Eduardo Varella Pinheiro Motta
59:36
A Casa de Astérion
Рет қаралды 1,1 М.
Palavras cujo sentido quase todo mundo erra
16:53
Lara Brenner
Рет қаралды 543 М.
Resenha de Vassoler: O mito de Sísifo | Albert Camus
17:11
Flávio Ricardo Vassoler
Рет қаралды 14 М.
O símbolo que liga dezenas de religiões
18:34
Estranha História
Рет қаралды 123 М.
Resenha de Vassoler: Morangos silvestres | Ingmar Bergman
19:25
Flávio Ricardo Vassoler
Рет қаралды 4,9 М.