usei esse livro no meu projeto de mestrado. utilizei sobre como ela aborda a mulher como guardiã da memória. cabia a elas repassar as histórias, os mitos... enquanto o homem escrevia, produzia; a mulher era permitido só a oralidade. interessante relacionar com a mitologia grega, na qual há Mnemosine, deusa da memória. beijos!
@AlineAimee8 жыл бұрын
+Mariana Santiago Sim, associação muito adequada. Foi sobre o que o seu mestrado?
@ClaireScorzi8 жыл бұрын
Alguns pontos: 1) Se não me engano, Andrea Nye, em Teoria feminista e as filosofias do homem chega a falar sobre as visões e práticas socialistas que viam a causa feminista como menos importante ou 'automaticamente solucionada' quando viesse a revolução (sei... rs); 2) Apesar do movimento puritano ter seu aspecto machista, sua ênfase na necessidade do cristão se educar, e a prioridade que davam à educação (inclusive universitária) sem dúvida acabou por auxiliar as mulheres cristãs protestantes a lerem mais, estudarem e se instruírem mais - TODOS tinham de ler e conhecer a Bíblia as doutrinas para não caírem em heresias 3) Quando estudei Fundamentos da Educação, vimos (por alto, infelizmente) algo sobre Fenelon, e que este defendia uma educação para mulher mais avançada que a quase ignorância advogada até então (séculos XVII-XVIII).
@AlineAimee8 жыл бұрын
+Claire Scorzi Sim, Claire. Esse período foi um dos mais incisivos em limitar a educação das mulheres. Tô louca pra ler esse livro da Andréa Nye desde que você falou dele! Beijo!
@ClaireScorzi8 жыл бұрын
Aline Aimee E eu coloquei esse aí nos desejados. Em breve espero adquiri-lo! Ah, adorei o trecho final que você leu. Concordo ;)
@louisemoraes73518 жыл бұрын
Adorei o vídeo, e adoro as indicações de livros que fala mais sobre a vida da mulher ao longo da história. bjus!
@gabif.96468 жыл бұрын
Maravilhoso!
@lucianafreitasribeirolima29297 жыл бұрын
Ótima resenha. Estou entusiasmada p ler
@quenamartins2982 жыл бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻
@giovannaguedes79117 жыл бұрын
Aline, aqui no Brasil uma pessoa maravilhosa pra ler sobre a história das mulheres e do feminismo é a Amelinha Teles. Dá uma procurada, vale bastante! bjokas!
@AlineAimee7 жыл бұрын
+Giovanna Guedes Vou procurar! Obrigada pela dica! :)
@alinexavier5918 жыл бұрын
Fiquei muito interessada pelo livro. Sobre essa visão mais analítica, sem maniqueísmo. Pelo que você disse, parece uma visão mais lúcida do que comumente se vê. bjs!
@AlineAimee8 жыл бұрын
+Aline Xavier Sim, Aline. Também me pareceu. Beijo!
@gabihalves48184 жыл бұрын
Cara adorei seu vídeo! Parabéns 👏
@aimeeoliveira96042 жыл бұрын
♥️🤩♥️🤩
@anaxianne8 жыл бұрын
Olá! Gostei bastante do vídeo. Já estava bem interessada no livro... e agora, mais ainda. Você já leu "O mundo das mulheres", do Alain Tourraine? Ele também desenvolve o texto nessa perspectiva da não vitimização das mulheres. Não me recordo agora se ele cita Michelle Perrot, mas acredito que sim. Abraços!
@AlineAimee8 жыл бұрын
+Anne Vieira Opa! Obrigada pela indicação!
@JamesThiagoHP8 жыл бұрын
Fiquei muito interessado nesse livro. Estou buscando leituras desse tipo porque a revolução feminina causou um impacto nos movimentos sociais e na sociedade que alterou as formas de luta (por direitos, igualdade, justiça social, entre outros). Sempre me vejo em confrontos cotidianos com um machismo insistente, e sei que o lugar de "homem feminista" é altamente arenoso, por isso quero ouvir mais das, sobre as mulheres. Se esse é o papel que me cabe, se aprender é a via da mudança, que as mulheres me ensinem a partir da sua voz aquilo que tentaram calar durante tanto tempo e quem sabe assim eu possa desconstruir alguma microopressão que sufoque o cotidiano, sem (falsos) heroísmos.
@AlineAimee8 жыл бұрын
+James Thiago Acho uma ótima fonte pra esse aprendizado, Thiago!
@MrMaisacarla8 жыл бұрын
Aline, resenha ótima! Ampliando a leitura feminista, adorei! Valeu pela dica, vou comprar já!