Grande Fabio, bom te ver por aqui novamente, só como informação, na Itália existem 20 Regiões / 107 Províncias / 7.901 Comuni, atualizado. Grande abraço e sucessos sempre. OBS.: cidadaia judicial é uma roubada ... sem contar $$$$$
@rafaeldorigan3 ай бұрын
Fabio, foge um pouco, mas gostaria de deixar meu agradecimento. Conheci seu trabalho em 2019 e foi fundamental para a obtenção do meu passaporte. Hoje tenho meu passaporte e agradeço isso a você e todo seu conteúdo. Obrigado e muito sucesso! Obrigado também pela paciência quando mandei mensagem no Instagram kkk
@dbperetti3 ай бұрын
Ciao Fabio!!! Vim agradecer por ter respondido minhas 2 perguntas. Irei reconhecer minha cidadania sozinha com ajuda da minha prima que mora em Mantova, sei que não é a melhor, mas é a comune que minha prima mora, vou ficar na casa dela e terei trabalho já certo! Aprendi muito com seu Intensivão da Cidadania!! GRAZIE MILLE!! Un abraccio!!
@viniciusbenfatto3 ай бұрын
Gostaria de agradecer ao teu conteúdo, com seus vídeos enviei um email estruturado ao comune e em 2 dias me retornaram com a certidão digital e o procedimento para pedir a de papel, obrigado, seguindo no processo aqui...
@julianomatiazi52773 ай бұрын
Obrigado Fábio, foi muito esclarecedor!!
@mariagabriela_bia2 ай бұрын
Que estranho. Não estou entendendo nada! hehehe Meu comentário foi feito no Saga Tribo #2, não vi resposta durante a live do Saga Tribo #3 e hoje, durante o Saga #4, entro na live e vejo meu comentário abaixo 😲!
@bisinoto2 ай бұрын
Parabéns! Suas lives são perfeitas! Estou começando meu processo e os Correios suspenderam o cupom internacional para as correspondências que os Comunes pedem para enviar um envelope pré-pago. Qual outra alternativa você sugere?
@antoniojoseambrogi51512 ай бұрын
Muito obrigado pelo esclarecimento sobre minha dúvida. Acho que vou procurar um de seus alunos para me ajudar para entrar em contato com meu Comune. Abraços valeu. Parabéns.
@KirinMironiuc2 ай бұрын
Feliz com a sua volta! Pergunta: Acendeu uma luzinha aqui em uma pergunta no vídeo 2. Foi minha mãe que me registrou no cartório, pois meu pai estava viajando, e consta "registrado pelo pai, digo, a mãe " 😅 eles eram casados e meu pai consta desde sempre na minha certidão, é dele que virá minha cidadania. Há algum problema nisso? Outra coisa, eles me registraram 43 dias depois do meu nascimento, pois não acordavam um nome😅, há problema nisso também? Super obrigada
@rafaelrubert13172 ай бұрын
Vai chegar em um ponto, que na certidão de óbito, eles exigem que o declarante seja o falecido!! 🤣🤣🤣
@marcoantoniocremonini5853 ай бұрын
Bom dia Fábio, tudo bem? Já iniciei meu processo de cidadania italiana. Estou me formando no curso de direito e minha tese de TCC é "Discussão sobre a transmissão da cidadania italiana por filiação socioafetiva nas leis brasileiras - Direito Internacional". Há uma diferença entre adoção (cuja discussão é pacífica) e filiação socioafetiva (cujo não é formalizado o processo). Tenho bastantes refêrencias sobre, mas gostaria de saber sua visão sobre o assunto. Agradeço por respoder. Um abraço!
@cristianamartin3 ай бұрын
Bongiorno! Meu plano é ir para a Itália em Novembro. No entanto, em Novembro já terei passado quase 90 dias na Europa nos últimos 180 dias, pq passei três meses entre início de maio e fim de julho. Apenas solicitar o Permesso di Soggiorno resolveria meu caso? Ou por (a depender do dia de novembro) já quase terem passado 90 dias fora de Europa eu já poderia entrar sem o Permesso di Soggiorno? Muito obrigada, Fabio! Feliz em vê-lo de volta aqui.
@martarochapaulucci31502 ай бұрын
Oi Fábio, boa noite! Não consegui assistir a Live ao vivo, e só assistindo agora, dei uma pausa no vídeo, para fazer um adendo em uma resposta para uma pergunta, que é sobre o PDF do atto di matrimonio, que é o primeiro a ser enviado via portal do Ministero dell'Interno, e depois entregue no consulado. Na entrega, eles só aceitam in cartaceo originale. Para a segunda entrega de documentos no dia do juramento, que já é il atto integrale di matrimonio (como se fosse nosso inteiro teor) esse sim pode ser o PDF impresso, e a pessoa terá que mostrar o e-mail do comune por onde recebeu para eles.
@mariagabriela_bia2 ай бұрын
Bom dia Fabio. Tudo bom? Primeiramente obrigada pelo Saga Book, foi de grande valia para me comunicar com o Comune di Fara Olivana con Sola (Bergamo) de minha bisavó italiana. Agora, como meu processo tem de ser por vias judiciais, preciso lhe perguntar: existe algum modo correto que não custe um rim, tal como pedem assessorias e advogados no Brasil?
@karina505773 ай бұрын
Fabio gostaria muito de agradecer sobre sua resposta a minha pergunta!!! Logo estarei no ECI com você!! Aproveitando gostaria de fazer mais uma pergunta: Meu marido está fazendo o processo com assessores e eles recomendaram que não falasse sobre o processo de cidadania na imigração e sim que o motivo é turismo. E lendo o sagabook vi que vc explica que é para falar o motivo, que é o processo de cidadania. Você poderia comentar mais sobre isso?! Gratidão 🙏🏼🙏🏼🙏🏼😊
@sophiatosi5002 ай бұрын
Sou de Campinas sp.
@De_Donato2 ай бұрын
Olá Fábio excelente seus vídeos, minha dúvida é meu reconhecimento foi feito em 2001 via consulado de São Paulo, nesta época o processo era enviado para Roma e as transcrições feitas em Roma também, é verdade esta situação? Se sim minha certidão transcrita estaria no comune de Roma pois hoje no comune do antenato não consta.
@khltb2 ай бұрын
Ciao Fabio, tudo bem? Gostaria de saber se teve alteração na lei federal de hospedagem (Airbnb, B&B, etc) que agora (a partir de 01/09) passou a ter limitação de 30 dias. Pergunto, porque estou com dificuldade de encontrar uma locação que eu possa me registrar como residente e através de imobiliárias exigem contrato com muitos meses de vigência. Penso em verificar com uma colega italiana referente a declaração de hospedagem. Obrigada pelo seu tempo e por todos os materiais de qualidade gratuitos que você sempre disponibiliza \0/
@Poverellous2 ай бұрын
Beleza, Fabião?! Farei meu processo na Itália em 2025 e já tenho o documento do meu antenato italiano em mãos. Porém, este foi emitido há mais de 2 anos e acredito que precisarei solicitar um novo. Posso recolher todas as outras certidões, fazer a tradução, o apostilamento e, quando estiver na Itália, incluir a certidão do meu antenado na minha pasta ou a tradução e apostilamento já precisam conter a certidão do antenato?
@Bonecolandiaw3 ай бұрын
Bom dia, Estou realizando a retificação dos documentos. Consegui a certidão italiana do meu bisavô e já retifiquei no cartório a certidão de casamento, onde os nomes dos pais dele estavam traduzidos. Ao tentar retificar a certidão de óbito em outro cartório, me pediram documentos absurdos, como certidões de nascimento, casamento e óbito dos pais do meu bisavô. Eu acreditava que, após a primeira retificação, não seriam necessárias mais certidões de nascimento dele. Enfim, estão dificultando o processo. Minha dúvida é: devo procurar um advogado e retificar via judicial ou recorrer a algo como suscitação de dúvida? Abraço.
@tamburusrenan2 ай бұрын
Bom dia, Fábio, Gostaria de esclarecer uma dúvida. Recentemente, meu irmão e eu realizamos o processo de reconhecimento da cidadania italiana via judicial e já enviamos toda a documentação necessária para a inscrição no AIRE, junto ao consulado de São Paulo. No site do Fast It, consta que os documentos foram encaminhados ao município competente. Minha pergunta é a seguinte: meu irmão teve um filho recentemente e já possuímos toda a documentação solicitada para o registro de nascimento, incluindo a certidão de nascimento em inteiro teor, traduzida e apostilada. Devo aguardar a conclusão da inscrição no AIRE ou já posso enviar a documentação pelos correios, conforme as instruções disponíveis no site? Obrigado sou fã do seu canal
@jimidrg3 ай бұрын
Bom dia Fabio, tudo bem? gostaria de sugerir/fazer um pedido de video sobre investimentos para quem mora/trabalha na italia/europa e quer fazer seu patrimonio ai, é muito dificil achar conteudo sobre isso, só acha pra quem mora nos EUA...
@adrianoiori8822 ай бұрын
Olá, Fábio. Estou assistindo a Live gravada de Paulínia - SP e te sigo desde 2015. Tenho uma dúvida: após o reconhecimento e emissão do passaporte italiano, numa viagem para a Itália para alugar um carro eu apresento o passaporte italiano junto com a CNH brasileira ou o passaporte brasileiro e a CNH? E para reservar um quarto de hotel? Abraços.
@ronepaduelo84972 ай бұрын
Olá Fábio, tomara que consiga responder minha dúvida, meu bisnono tem 2 certidões de nascimento, uma italiana e um brasileira, 05/1896 (Senigállia) desembarque 11/1897 Brasil e Nascimento (Batatais 28/10/1900). Nome exatamente o mesmo, penso que ele pode ter morrido e nascido uma irmão dele, mas, deveria ter encontrado 2 óbitos no caso. Casou-se em Restinga e faleceu em Ribeirão Preto. Acho que não consigo escapar de um advogado. Você já soube de algum caso parecido ?
@mariaceliasouzacarvalho7505Ай бұрын
Fábio obrigada por você ser assim dei muitas boas risadas com o antenatti de Scrandilha(?) um abraço
@danielognibem23033 ай бұрын
Boa noite Fábio! Quando uma pessoa da linha de transmissão se casa 2X. Preciso usar as duas certidões no processo? Se já foi respondido, me desculpe.
@AlexR-j4x2 ай бұрын
Olá Fabio, boa noite. Eu tenho uma dúvida que tem relação com a última resposta do seu vídeo. O meu antenato veio da Itália, mas o único documento que menciona um lugar diz que ele veio de uma localidade chamada "Angla". Essa localidade parece não existir. O que você sugere com o estratégia de ação nesse caso para encontrar o documento italiano desse antenato?
@mariagabriela_bia2 ай бұрын
Fabio, bom dia. Tudo bom? Descobri um primo distante (por via do meu trisnonno italiano de Fara Olivana con Sola - BG) de nome Fabio também. Ambos temos mulheres no meio do caminho (entre o antenato e nós), o que implica em processo judicial. Mas minha dúvida é: Como minha bisavó nasceu na Itália, mas o irmão dela (de quem meu primo descende) nasceu no Brasil, existe algum precedente de fazer um processo judicial de família entre ele e eu, sendo que temos o mesmo trisnonno em comum?
@rafaelrocha78632 ай бұрын
Olá! Fiz o processo do pedido de cidadania da minha esposa online seguindo seu vídeo passo a passo, porém o pedido foi recusado por faltar algum documento (acredito que tenha sido erro meu na hora de anexar). Agora não consigo achar onde entro com um novo pedido, no site do ministero dell'interno não tem nenhum botão de edição ou novo pedido. Poderia me ajudar? Obrigado
@rafaelrubert13172 ай бұрын
Seu Fábio, uma dúvida: entrei na fila de espera do Consulado de Porto Alegre em 2019. Com certeza, vai demorar para me chamarem. Desde 2021, já estou na via judicial com a audiência marcada para final de 2024. Provavelmente, ano que vem já finalizarei o processo. “Alora”… Se, em algum dia, o consulado italiano, chamar o grupo de espera da fila para a entrega dos documentos (obviamente já serei cidadão italiano quando isso acontecer), posso deixar o “lugar na fila” para os meus parentes? Primos, tios, irmão..
@perinModdings3 ай бұрын
Fabio td bem? Tenho uma dúvida, meu pai antes de casar com minha mãe teve outro casamento, a duvida. Preciso da certidão de casamento dos dois casamentos dele ou apenas a certidão do casamento dele com minha mãe? Mto obg e feliz por seu retorno. Ja tenho o saga book!
@rougateenho2 ай бұрын
Fábio, não sei pra qual comune vou ainda e estou pra começar a traduzir os documentos pro italiano pra tirar a cidadania ai na Italia presencialmente, em um vídeo mais antigo seu vc disse que a validade dos documentos não importa e que por via das dúvidas só a apostila deve ter menos de 6 meses, isso ainda confere?
@marcelomiranda71402 ай бұрын
Oi Fábio! Inicialmente gostaria de parabenizá-lo pelo conteúdo do canal, certamente de grande valia. Se possível, gostaria de uma orientação. Finalizei minha cidadania por matrimônio no Consulado de SP dia 6/9 ao prestar o juramento. Hoje, 9/9 fiz minha inscrição no Fast IT com sucesso, mas aparece aquela mensagem de erro qdo tento fazer a associação entre o Fast IT (recém criado) e o AIRE (este, q deveria ter sido feito pelo Consulado). Revisei os dados e não existem erros... Minha dúvida é se existe um delta de tempo para fazer tal associação ou se realmente estou com algum problema. Obrigado! Marcelo.
@marcelomiranda71402 ай бұрын
Olha só... trouxe uma dúvida e já venho com a resposta para ajudar outras pessoas. Foi só aguardar mais um pouco para realizar associação entre Fast IT e AIRE. Vai entender... A suposição do ocorrido é que eu deveria ter aguardado 24h de dia útil para solicitar, a partir do momento do horário do agendamento do juramento.
@leonardoarchangelo3 ай бұрын
Fabio, estou me preparando para ir para a Italia fazer meu processo sozinho, qual nível de italiano vc recomendaria ter para n ter nenhum problema de comunicação no processo?
@Santoroskitchen3 ай бұрын
@@leonardoarchangelo olá, acabei meu processo sozinho com ajuda dos materiais do Fábio. Caso vá fazer sozinho eu sugiro que dê uma investida nisso, quanto melhor estiver seu italiano mais fácil será seu processo como um todo. Na maioria dos lugares eles ainda fazem tudo por telefone (e sem mta paciência) Agora se for fazer com alguma empresa de assessoria não importa o seu italiano não, pq vai estar meio que tudo nas mãos deles.
@lehvpbm3 ай бұрын
Outra duvida, o que devo fazer para reconhecer a cidadania dos meus filhos (menores de 4 anos). Devo entregar a certidao de nascimento deles traduzida e apostilada juntos com meus documentos para reconhecimento ou fazer um processo separado para eles?
@cristianamartin3 ай бұрын
E outra dúvida relacionada ao tira dúvidas 1 e 2: A certidão do meu antenato (e na qual me baseei para organizar documentos até aqui) foi emitida em 1996 pelo Ufficio dello Stato Civile, por um tio avô quando ele fez o processo de reconhecimento de cidadania para as filhas dele. Ou seja, a certidão e a grafia do nome já foram “aceitas” em um processo de reconhecimento. Preciso, mesmo assim, solicitar nova certidão mais recente? Apesar de já ter consumido muito do seu conteúdo, só me dei conta dessa questão no seu penúltimo vídeo tira-dúvidas. E, assim, há algum tempo já tinha retificado meu nome de acordo com essa certidão de 1996.
@cristianamartin2 ай бұрын
Notei que em uma das suas aulas do Intensivão e no sagabook você indica que não enviemos PDFs para os comunes. Queria saber se essa informação ainda vale porque eu tinha intenção de mandar o PDF com a intenção de facilitar acharem/reemitirem o documento e tentar diminuir a chance de vir com uma grafia diferente da que já tenho. Obrigadíssima!
@j.luizmdurso33852 ай бұрын
Boa tarde, Fábio! Tudo bem? Me tira uma dúvida: gostaria de complementar umas averbações q constam na certidão de nascimento do meu bisnonno italiano, tal como a morte da primeira esposa e o segundo casamento dele (meu bisnonno) com minha bisavó que também era italiana. É possível fazer isso? De q forma faço isso? Tenho a cidadania italiana. Obrigado.
@contextointernacional16552 ай бұрын
Bom dia. Fabio, eu noto um comportamento muito estranho que vi nos EUA. Muitos brasileiros depois de se legalizarem no país dificultam o caminho para os imigrantes brasileiros que vêm depois. Na Itália me parece a mesma história, quem tira a sua documentação sempre coloca uma crítica no processo dos outros.
@VIEIRA_FABIO3 ай бұрын
Buongiorno Fabio. Você poderia explicar sobre o Atto di Assenso? Vou precisar da autorização da mãe do meu filho menor no nosso processo de reconhecimento?
@WesleiVisentin3 ай бұрын
Bom dia, comentando de novo com outra conta aqui, por algum motivo meu comentário vai para spam e nem aparece. Estou realizando a retificação dos documentos. Consegui a certidão italiana do meu bisavô e já retifiquei no cartório a certidão de casamento, onde os nomes dos pais dele estavam traduzidos. Ao tentar retificar a certidão de óbito em outro cartório, me pediram documentos absurdos, como certidões de nascimento, casamento e óbito dos pais do meu bisavô. Eu acreditava que, após a primeira retificação, não seriam necessárias mais certidões de nascimento dele. Enfim, estão dificultando o processo. Minha dúvida é: devo procurar um advogado e retificar via judicial ou recorrer a algo como suscitação de dúvida? Abraço.
@sophiatosi5002 ай бұрын
O livro da Saga tribo pode me enviar . Meu bisavo nasceu em Donada gostaria fe saber da Italia pode de ser de inteiro teor.
@lehvpbm3 ай бұрын
Buongiorno Fabio. Gostaria de tirar uma dúvida sobre meu processo. Meu antenato oriundo da Italia foi registrado la como ROCCO PALLADINO, porém por erros de registro, no momento de registrar o ultimo filho dele no Brasil (meu bisavô) ouve erro na nomeação do sobrenome e filiação, tornando sobrenome como PALADINI filiação ROQUE PALADINI. Nesse caso, preciso retificar? Ou se os nomes dos avós na certidão do meu bisavô estiverem certos e somente o nome do pai estiver com essa divergencia? Obs*: vou fazer via administrativa na Italia, mais específicamente na comune de Castellabate (lugar de origem do meu antenato). Desde já agradeço! Abraços! Att Leticia Virginio Paladini Bastos Martins
@DonRovigo3 ай бұрын
Fábio uma dúvida. A certidão de nascimento do meu bisnono, foi o primeiro documento que consegui (Ceneselli, pois só tinha este nome de Rovigo e uma certidão manuscrita que não entendia nada.) dentre todos na época vindo da Itália, mas o nome estava diferente também da carteira de trabalho dele. E todos os parentes falando que poderia estar errado. Então entrei em contato com a Curia de Adria Rovigo e pedi uma certidão de batismo, padrão nenhum dos dois responderam e quando chego em casa do trabalho depois de meses, tinha um envelope da diocese, só que além da certidão de batismo com o nome certo, tinha uma de nascimento impressa também com um risco e corrigida a mão, é normal isso? Nota: Entre troca de emails com o comune, briguei tanto com eles (no sentido sem ofensa) de que a certidão estava errada, mas eles falando que sim. kkkkk. Mas é natural esta prática?
@Gabrielalenzi3 ай бұрын
Boa tarde. Me tataravô é italiano. Meu pai conseguiu a cidadania italiana em 2022 com o processo na comuna da Itália. Eu gostaria de solicitar a minha cidadania e de meus filhos no consulado de Brasília. Eu solicito diretamente do meu pai ou tenho que pedir em relação meu tataravô?
@nubiavanzo46332 ай бұрын
Olá!
@paulopagani82292 ай бұрын
Oi Fábio no meu caso não tem como fazer o meu Processo administrativo o minha linhagem vem de mulher a não ser que muda ..
@minhasagacidadaniaitaliana2 ай бұрын
:(
@dottaferragens31192 ай бұрын
Fabio Buonasera!!! Gostaria de saber se o Comune quando faz a transcrição de casamento ele faz para o conjuge um CPF, porque meu marido tem um CPF e ele nen esteve na Italia comigo para ter um CPF Mas o em setembro iremos fazer a cidadania dele pela familia dele, como deveo fazer? Receio que ele fique com duplo CPF Obrigada sempre.
@tatianemoraes70113 ай бұрын
Fábio, não é uma dúvida, mas só um comentário: acho engraçado dizer que é possível fazer o reconhecimento da cidadania "sozinho", pq não é não! Simplesmente lendo o site do Consulado, a legislação italiana e as circulares, ninguém consegue O que dá pra fazer é conseguir sem contratar os serviços profissionais de ninguém, mas pra isso tem que estudar MUITO, e beber do material gratuito que você e tantos outros profissionais do ramo disponibilizam Você não auxilia somente quem te contrata, quem entra na ECI, cada um que lê o blog, vê os vídeos, não tá fazendo o reconhecimento "sozinho", tá fazendo com o seu auxílio gratuito, e o auxílio de muitas outras pessoas 😊 Sozinha eu tiro o passaporte brasileiro, que é só entrar no site, ler as orientações, pagar a taxa e agendar, mas para o reconhecimento da cidadania italiana, só com o auxílio (profissional ou gratuito)
@minhasagacidadaniaitaliana2 ай бұрын
Então me explica como caraleos eu fiz? Em 2007 quando nem informação existia?