Menina, tenho 24 anos de experiência. E me alinho com você em tudo que vc falou.
@ben539337 ай бұрын
Experiência de 8 anos aqui.. Concordo contigo fortemente na maioria das respostas. Mas, eu adiciono sobre o Agile , precisa ser bem feito. Framework Agile assim como qualquer outro framework requer customização e adaptação as necessidades do projeto como um todo (quais são as entregas, critérios de qualidade, ciclo de vida, comunicação com o time), tudo isso é resumido pelo Manifesto Agil. O problema é ter gestor que quer seguir receita de bolo como o SAFe ou algum artigo de PMBok e achar que é Agil. Não sê usa todos os Patterns em um único código, o mesmo vale para as dinâmicas de Scrum. Tem de analisar e moldar as necessidades e como orienta o Manifesto, garantir a boa comunicação e fluidez do projeto. Para isso tem que ir customizando ao longo do projeto ouvindo todas as partes (desenvolvedores, QA, clientes....)
@giulianabezerra7 ай бұрын
Cara, vc resumiu a questão do ágil. Quando falo que nunca vi dar certo é pq nas empresas que trabalhei e conheci vejo que os gestores querem seguir cegamente o Scrum, como se fosse sinônimo de ágil. Com tudo que tem dentro, com as dinâmicas que aprendem nesses cursos por aí, com coisas que não fazem sentido algum pq não trazem ganho algum! São pessoas descoladas da realidade, que usam o scrum de muleta pra gerenciar projetos evitando a dura realidade que é: não existe receita de bolo, você precisa se adaptar a realidade da sua empresa. Gestão deveria ser sobre ser sóbrio, adaptável e escolher o melhor caminho para os times como um todo (dev, ops, qas, ...). É oq penso.
@carnegiebacelarnunes7 ай бұрын
Em 27anos de carreira, poucos foram aqueles que li ou ouvi falar com tanta propriedade e discernimento da profissão. Parabéns.
@brunon98378 ай бұрын
1:29 Até me emocionei aqui quando você falou sobre o scrum kkkkk Vontade de morrer e mandar pra pqp quando tem dinâmica pra estimar tarefa. Sem contar com as reuniões de 2horas que o povo faz para mapear tensões que serão esquecidas assim que o dia terminar... Mas seguimos
@giulianabezerra8 ай бұрын
Tem tanta coisa sem noção né? Falar do que não deu certo, falar do que precisa ter, e não fazer nada a respeito. Parece uma necessidade de conversar e desabafar mesmo, pq ganho eu não vejo. Um grande desperdício de tempo, e a gente só fica preocupado pensando no que tem pra entregar. Enfim…
@s3f1r0t7 ай бұрын
Scrum mata a vontade dos programadores em programar. Metodologia cruel pro pessoal técnico. Só serve p microgestores mostrarem "serviço". Trágico.
@jbfaneto7 ай бұрын
e me fala, quais são os seus maiores sonhos e medos kkkkkkk
@giulianabezerra7 ай бұрын
@@jbfaneto
@giulianabezerra7 ай бұрын
@@s3f1r0t , é triste mesmo
@jbfaneto7 ай бұрын
um ponto legal que você falou e eu queria ressaltar. o profissional de ti está sempre resolvendo problemas e isso é um ponto importante da profissão!
@giulianabezerra7 ай бұрын
Sim, essa é a nossa principal atribuição. É bom ter isso em mente ao decidir seguir essa carreira
@benjamimjr27 ай бұрын
Não conhecia o canal, gostei do vídeo (dei like também), muito lúcida, parabéns!! Concordo sobre vários pontos
@MarcelloJSilva7 ай бұрын
Show, é sempre muito bom ouvir opiniões de gente experiente como você!
@andersonfuhrsouza75057 ай бұрын
Muito legal Giu muito bom!!!!!!!!!!! Bah desceu uma lágrima aqui! No meu time tenho 5 devs e só eu sou sênior e a minha maior preocupação nao é fazer um código do "nível sênior" e sim que "meus colegas entendam"! Ja deixei de usar o Spring Batch e fiz coisas na mão para facilitar para eles, ja deixei de usar designer Patterns para facilitar para eles, em fim, a gente tem de aprender a "humanizar" as coisas! Parabéns sou muito teu fã menina!
@giulianabezerra7 ай бұрын
Que legal! Parabéns pela postura, a maioria dos seniors tem "complexo de complexidade", sei lá, gostam de complicar o que não precisa ser complexo. Os jrs/plenos estão em boas mãos :D
@andresramilo337 ай бұрын
Perfeito Guliana.
@samuellincoln7 ай бұрын
Sobre as metodologias ágeis, eu concordo demais contigo quando você fala que elas não devem necessariamente serem seguidas à risca e ipsis litteris. São apenas uma inspiração, e cada empresa pode adaptar ao seu modo...
@algeupepes17857 ай бұрын
ótimo video Giuliana!
@cesaraugustojose68347 ай бұрын
Concordo com tudo! Principalmente na parte de deixar as coisas simples, pois estou passando por um over engineering que está dando muita dor de cabeça! Excelente vídeo.
@giulianabezerra7 ай бұрын
No mundo real a gente precisa prezar pela simplicidade
@GledsonMiranda6 ай бұрын
Concordo 100%. parabéns seu canal é top.
@marcelocezario7 ай бұрын
Excelente Giuliana, essa questão de monolito x microsserviços, tenho comentado bastante com amigos meus, muitas empresas muito grandes funcionam muito bem sem microsserviços, provavelmente não vai ser um sistema com meia dúzia de usuários que vai precisar disso, a complexidade pode aumentar absurdamente, pode ser díficil debugar para encontrar um problema, pode consumir mais recursos do que o realmente necessário. Parabéns por todos os seus conteúdos, tudo de excelente qualidade
@giulianabezerra7 ай бұрын
Microsservicos não devem ser o default, e eles trazem muito mais complexidade do que se mostra nos cursos por aí
@darkhunter96257 ай бұрын
Tem pessoas que só de falar a gente sente uma paz ... Gostei muito ! :)
@carlos-GMA7 ай бұрын
Muito obrigado Giuliana Bezerra, muito bom mesmo!!!
@jbfaneto7 ай бұрын
Como sempre, o conteúdo dela é muito bom! Professora, é um prazer acompanhar você!
@giulianabezerra7 ай бұрын
Obrigada pelo apoio! 🙏
@LeonardoCruzCosta7 ай бұрын
Concordo muito com você com os vários pontos que trouxe. Eu costumo dizer que um programador deve escrever código para outros programadores lerem. Me valho disso pois, em dois ou três dias no futuro, nós mesmos seremos programadores diferentes e vamos precisar interpretar aquilo que escrevemos anteriormente.
@giulianabezerra7 ай бұрын
Exatamente!
@vitorgomes94347 ай бұрын
Que vídeo extremamente necessário! Ainda mais agora nesses tempos onde vendem cursos sobre programação por todo lado e o mito do fim da profissão por conta da I.A
@Anselmme7 ай бұрын
Ganhou um inscrito. Parabéns pelo conteúdo
@giulianabezerra7 ай бұрын
Muito obrigada 😁
@sgtdutra7 ай бұрын
Muito legal! Concordo com tudo. É ótimo saber que estamos alinhados com alguém com tanto conhecimento.
@FrankDuxful7 ай бұрын
Concordo com você, parabéns!!!!
@sanrenan17 ай бұрын
O youtube me recomendou este canal. Gostei.
@ChandlerBing117 ай бұрын
Parabéns pela clareza, Giuliana! Concordo muito contigo e olha q ainda sou um juninho kkkkkkkkk
@TheMathues1237 ай бұрын
Obrigado por compartilhar o conhecimento
@giulianabezerra7 ай бұрын
Obrigada por acompanhar os conteúdos! 🙏
@elisioricardo2 ай бұрын
Bom Dia Giuliana, fala sua opinião sobre a arquitetura hexagonal !
@marcelooliveiramelo80697 ай бұрын
Melhores conselhos que se podem ter na computação
@giulianabezerra7 ай бұрын
Fico feliz, são conselhos que eu gostaria de ter tido 😊
@iridium-x7i7 ай бұрын
Adoro tecnologia. Sou dev porem na faculdade ainda, muito bom ter encontrado seu canal. Depois de um tempo estudando estou usando mais a palavra "Depende" , pra quem me pergunta e claro. Nossa área realmente e bem complexa e nos trabalhamos em diversos mercados, oque nos faz questionar se determinada tecnologia ou método realmente e necessário. Ainda mais na área de programação onde tudo e uma teoria nova todo dia. kkkkkkkk maluquice. Pessoal viaja muito, oque e normal.
@giulianabezerra7 ай бұрын
Que bom você entende que não tem resposta pronta pra tudo, isso faz muita diferença. Não se espante se no mercado encontrar tudo isso que eu falei no vídeo. Enfim, espero que goste dos conteúdos e obrigada por comentar aqui! :)
@infosx48757 ай бұрын
Continue postando, to aprendendo java e você tem me ajudado mt. obrigado
@giulianabezerra7 ай бұрын
Que bom, continuarei sim! 🙌
@OFabianoSilva7 ай бұрын
Ótimo vídeo. A gente percebe que quando entra no mercado de trabalho é muito diferente do que se vê em cursinhos ou internet. Só vivenciando mesmo pra sentir na pele. Sou do suporte técnico e hoje tive que fazer uma query pra puxar todos os produtos vendidos de 01/01/2023 a 31/12/23 e que tiveram nota faturada pela empresa de faturamento II, aí passei essa informação pro Excel e lá vai mexer com fórmula, faz isso, faz aquilo... Kk, o mundo real é estranho, tudo o que você tem que fazer é resolver um problema, não importa se vai fazer com um Python, com um VBA no Excel etc
@giulianabezerra7 ай бұрын
Vc falou muito bem, a gente precisa resolver problemas, esse é o ponto! E se dá pra resolver de forma simples, melhor ainda 🤩
@emmanuelmonteiro87827 ай бұрын
Muito bom! Obrigado!
@gilz0rdBJJ7 ай бұрын
Começou pela melhor, kkkk. Ótimo vídeo, parabéns!
@pabloaraujol7 ай бұрын
Muito bom!
@lucarauj7 ай бұрын
Muito bom 👏🏻
@davifaustino30457 ай бұрын
Bom! Senti até uma pazinha depois desse vídeo. Obrigado 🤝. Depois poderia fazer um vídeo explicando como um dev back-end junior sem experiência no mercado consegui fazer freela? É meio confuso pra mim.
@giulianabezerra7 ай бұрын
Olha, pra um jr acho que seria menos arriscado tentar um estágio ou algo numa empresa mesmo, pq esses contratos de freelance costumam explorar o dev, e ele precisa de xp pra perceber isso. Então eu acho mais prudente ou tentar estágio, ou uma vaga jr, ou se tiver difícil se oferecer pra fazer um sistema pra alguém de graça pra ganhar xp. Tbm acho bacana contribuir pra um projeto opensource, se vc tiver tempo isso conta como experiência mesmo não sendo numa empresa.
@danielfaustinosilva85057 ай бұрын
Boa Giuliana
@tikorth40397 ай бұрын
Sobre a IA não digo roubar empregos, mas onde trabalho ajudou a ganhar tempo em muitas tarefas, com isso um time que seria de 5 pessoas em um projeto já acredito que podemos deixar esse time com 4 pessoas.
@giulianabezerra7 ай бұрын
Sim, vejo elas como assistentes e não como profissionais de ti. Precisam estar acompanhadas de alguém que saiba oq está fazendo.
@DevHugoLeonel7 ай бұрын
Vivência de programação, por estudos, eu tenho uns 10 anos. De experiência de mercado tenho somente uns 3 anos, só como estagiário. Acredito que ao programar eu não tenho muita dificuldade, acho que ultimamente as coisas que mais me perturbam é quando me preocupo em escrever o código da melhor maneira possível, ou de como pode ser a melhor estrutura dos arquivos. Creio que tem a ver com esse lance de Design Patterns e coisas do tipo. Eu no mínimo quando vou criar um projeto, cada classe precisa ser simples para cada responsabilidade, ou um conjunto pequeno de responsabilidades, agora... sobre outras abstrações e padrões eu ainda não cheguei nisso.
@giulianabezerra7 ай бұрын
Não tenha pressa em chegar nesse ponto. Se preocupe em dominar os fundamentos da sua linguagem, exercitar o raciocínio lógico, depois disso os padrões surgem meio que de forma orgânica, pq eles basicamente são a aplicação da orientação a objetos. Mas cuidado pra não ficar paralisado pensando na melhor abordagem disso ou daquilo, se vc fizer um código simples de ler, testáveis, seguro, simples de implantar, isso já é mais do que muitos devs experientes conseguem. E é isso que gera valor pra empresa.
@etni_dev7 ай бұрын
Sou dev tb a uns 7 anos, concordo em gênero, número e grau. As vezes parece que existe um culto a coisas complexas em T.I. Que quanto mais complexo, melhor, quando é justamente o contrário
@giulianabezerra7 ай бұрын
Pois é! As pessoas gostam de complicar mesmo, infelizmente
@lucasrodrigues91197 ай бұрын
gostei das opiniões
@wellingtondivino82638 ай бұрын
Conteúdo top, como sempre!
@giulianabezerra8 ай бұрын
Vlw!
@samuellincoln7 ай бұрын
Sobre as IAs, eu também concordo contigo que elas não vão roubar nossos empregos, e vou além: acho que isso nunca vai acontecer. No futuro, creio que nós iremos nos tornar espécies de mediadores/orquestradores/seletores de IAs, e quanto mais soubermos sobre as IAs que estamos utilizando, melhor iremos exercer nossos trabalhos... E para conhecermos as IAs, precisaremos inicialmente saber sobre... Programação!
@giulianabezerra7 ай бұрын
Eu não quis dizer "nunca", mas também sou bem cética quanto a isso. Nossa forma de trabalho pode mudar, mas ainda serão necessários programadores, mesmo que pras IAs.
@jchediack7 ай бұрын
This is the way!
@engenheirodepog7 ай бұрын
Meus 6 meses foram quase 4 anos. O que mais me atrapalhou foi excesso de conteúdo.
@giulianabezerra7 ай бұрын
Verdade, foco é bem importante pra não se perder. Eu costumo anotar os assuntos que preciso estudar e assim me organizo pra ver um de cada vez.
@engenheirodepog7 ай бұрын
@@giulianabezerra meu maior problema era quando eu dizia pra mim mesmo que iria focar em X caminho, daí aparecia milhares de anúncios e vídeos dizendo que caminho Y era promissor, que Z estava com alta demanda. E pra quem está no começo, isso atrapalha muito, é tantos caminhos que no final das contas você andou, andou e no final continua no mesmo lugar.
@giulianabezerra7 ай бұрын
@@engenheirodepog, é verdade , tem muitos caminhos. Mas vc precisa seguir um roadmap e não se desviar, se vc quer aprender backend, foca numa linguagem, resolve problemas com ela, estuda o básico dos frameworks, vai aprendendo sobre arquitetura, e tudo no seu tempo. Não tenha pressa e não pule etapas, senão além de prejudicar a saúde, vc acaba se tornando um profissional que sabe pouco de quase nada.
@franciscowallison7 ай бұрын
muito bom
@sedraccalupeteca57697 ай бұрын
1-Em metodologias ágeis eu acredito que um projeto começando ( o seu bing bang) é melhor utilizar método uma metodologia tradicional (isto para evitar menos ciclo de actualizações e na primeira versão do sistema) 2-Olha sobre microservices vejo que pouca gente fala das dificuldades de manter os ambientes de produção as vezes dói no bolso, para alguém que utiliza uma hospedagem cPanel ou VPS, para você montar os ambientes as vezes irás descobri r que o Linux dói bem 😂😂😂, e se usas um Armazon, Google ou qualquer serviço em nuvem e não sabes programar para a plataforma do jeito que serás cobrado irás sentir no dinheiro a terminar rápido. Hoje em dia podemos construir monolíticos modernos tanto como laravel+inertia.js, Spring Boot+Hilla, Django+inertia.js esses projetos te entregam o front-end e backend como duas aplicações diferentes sendo uma aplicação monolítico se quiseres fazer um microservice é apenas pegar a pasta do front-end e construir as dependências do projeto do front-end.
@giulianabezerra7 ай бұрын
Essa questão de custo pega mesmo, muitas empresas tão voltando pro on-prem por causa disso, agora imagina quem tem um monte de microsserviços?
@sedraccalupeteca57697 ай бұрын
@@giulianabezerra isto para empresas que possuem capacidades para isso, mais uma startup provavelmente não estão preparados para trabalhar on-prem (pelo menos no começo). Olha Bezerra agora falando do Spring Boot, talvez deverias trazer conteúdos sobre o vaadin com Spring Boot, vejo muitos canais que quando falam sobre o Spring Boot apenas fazem microservices e pessoas ficam pensando que o Spring serve apenas para isso, que tal falares um pouco de como trabalhar com o front-end no Spring Boot usando o Vaadin ou Hilla, recomendo deixar por parte o Thymeleaf
@sedraccalupeteca57697 ай бұрын
@@giulianabezerra sendo projectos construídos com diferentes ferramentas (até que é o normal) dificulta muito, por isso sempre trabalho com ferramentas que sei que posso conseguir fazer o merge. Bezerra seria legal trazer conteúdos ,(pelo menos uma apresentação) sobre o Vaadin e Hilla com Spring Boot para trabalhar o front-end, muitas pessoas trabalham ou apresentam o Spring para construção de microserviços (até que é normal) .
@wesleymrosa7 ай бұрын
Tem como fazer um vídeo sobre consumo de API privada usando Token ?
@giulianabezerra7 ай бұрын
Opa, anotei aqui, temos vídeo gerando e validando token, pra implementar o consumidor/cliente devo trazer em breve 😉
@thiagobarso7 ай бұрын
Uma dúvida: Seu curso de Java, na UDEMY, é baseado em qual versão da JDK? Sou um dinossauro que não sei muito além do JDK 1.6 até o 1.8. Aquele curso é pra mim, por exemplo?
@giulianabezerra7 ай бұрын
Eu fiz o curso de forma agnóstica a versão, mas mostro a sintaxe a partir do Java 17, então daria pra aproveitar sim. Mas esse curso poderia ser seguido com o Java 21 tbm, pq eu não mostro funcionalidades específicas de versões, esse não é o foco, o foco são os fundamentos da linguagem.
@eletricguitarguy7 ай бұрын
O que ela disse é 100% verdade, e principalmente sobre abstrações. É importante conhecer e entender? Definitivamente sim. Preciso aplicar constantemente? Apenas para fins de estudos. a mentalidade de um desenvolvedor sobre abstrações muda depois que ele sai do mundo OOP e começa a desenvolver softwares de outras maneiras, pois a linguagem proporciona isso. Exemplo? JS com NodeJS, Python, Golang, e outras. Exemplo de software que não é OOP e é a base de tudo que conhecemos? O Kernel, escrito pelo Linus Tovaltds. Não tente argumentar o contrário, o Kernel ou UNIX ou o que você quiser chamar, é a prova irrefutável. E quando a gente sai da bolha OOP, tudo se torna mais simples, e inclusive o software é mais fácil de manter.
@giulianabezerra7 ай бұрын
Evitar ser um “cuspidor de regras” e criar código simples, é isso.
@avnercaleb88678 ай бұрын
Olá Giu, como vai? Espero que bem. Qual seus planos pra próximos cursos na Udemy? Solta um spoiler ai 😂
@giulianabezerra8 ай бұрын
Eu tenho duas ideias. Um de Spring nível iniciante ao intermediário, e um de desafios de programação pra entrevista técnica (leetcode, codewars, hackerrank), não sei os nomes mas seriam esses. O segundo eu acho mais divertido de fazer, ambos levam tempo, então não tenho previsão
@andreinezdebarros3447 ай бұрын
@@giulianabezerra Ótima ideia um curso voltado para desafios de programação!
@gustavobarreto2237 ай бұрын
Ambos são bem pertinentes Giu, eu faria os dois com toda certeza. Parabéns pela contribuição que sempre traz.
@tiagofariaspoa7 ай бұрын
Se você quiser ter crise de anciedade, síndrome de Burnout, pagar terapia. O que você está esperando? Venha logo para T.I
@giulianabezerra7 ай бұрын
O problema é a impaciência e pular etapas, quem vem pra ti tem que entender que vai demorar até ganhar bem e se tornar sênior.
@Thanatoshimself7 ай бұрын
Não tem a ver com o vídeo, mas tem alguma previsão pro lançamento do curso de Spring?
@giulianabezerra7 ай бұрын
Sem previsão, mas está no meu radar 😁
@brunomaximo73617 ай бұрын
Única coisa contra: "monólito" hehe Ótimo vídeo.
@giulianabezerra7 ай бұрын
Como assim? Kkkk, eu sou fã de monólitos modulares, a ideia é fazer vários monólitos mas não a ponto de se ter microsservicos, assim vc ganha as vantagens dos dois lados, balanceia o tradeoff de cada abordagem
@brunomaximo73617 ай бұрын
@@giulianabezerra me referi a pronúncia.
@giulianabezerra7 ай бұрын
Ah sim, mas é a correta no português 😊
@fabiojmf7 ай бұрын
É isso!
@Marcel_FPS7 ай бұрын
Ando com medo, o pessoal da ciencia da computação estao anos luz na minha frente, como ja disse estou no segundo ano de ads e não sei absolutamente nada, sei meia boca struct e POO e tudo em c++ somente, queria ir pra java mas os professores não nos ensinsam e aprender por fora parece ser tão diferente do c++ que parece que piora mais ainda o aprendizado
@Marcel_FPS7 ай бұрын
Comprei nesse exato momento seu curso de java, hoje tava em promocão de 34 reais, vou começar a estudar, senti muita confianca em vc
@giulianabezerra7 ай бұрын
Eu acho c++ parecido com Java, estruturas como o if e for são bem semelhantes e também a orientação à objetos. O que aconteceu no meu caso foi que aprendi primeiro c e c++ e depois fui pro Java, acho que pode fazer sentido no seu caso também.
@Marcel_FPS7 ай бұрын
@@giulianabezerra Estou adorando sua didática, voz, estou na parte da main ainda rsrs, vou tirar pelo menos 2 horas por dia pro curso, realmente sem palavras pra descrever o quão especial vc é ♥
@jonatasjcgrendering84367 ай бұрын
O cara sai de uma universidade nos USA, com 3 anos de dev entra como Senior na Netflix. No Brasil a galera não aceita que algúem pode ser fora da curva. Eu realmente vejo no dia a galera é Senior no produto. Se tirar as regras de negocio que deveriam estar documentadas. A diferença tecnica não é muito distante. Fora a parte de politicagem. Trabalhei com um cara que era junior mas entregava mais que o pleno e senior junto. O cara praticamente chamava a responsabilidade. e Senior também não tem a obrigação de saber tudo.
@giulianabezerra7 ай бұрын
Você até pode entrar como sênior na sua primeira vaga, mas vai precisar ser muito acima da média pra entender a realidade da empresa, suas limitações, sua esteira de entrega, o negócio e os tipos de sistema, como os times estão divididos, quais padrões e ferramentas são usadas pelos projetos, enfim, se você já estava no mercado antes, vai ser bem mais natural esse processo. O problema é que muita gente se acha "acima da média" quando na verdade está na média, e aí tenta esse tipo de vaga logo de primeira e depois desiste dizendo que programação não é pra ela, mas o problema foi pular etapas. É por isso que o meu conselho é seguir etapas, começar como jr ou pleno e ir crescendo, assim vc se mantém motivado, evita burnout e síndrome do impostor, e vai se tornar um profissional muito mais seguro e completo quando assumir um cargo sênior. Esse é o meu conselho / opinião.
@thedarkwithinc17 ай бұрын
Realidade dos EUA é muito diferente, ainda mais se tratando de FAANG... Já vi vários casos do pessoal que acha que domina certo contexto de negócio e técnico da empresa, vai pro mercado e quebra a cara.
@victornas917 ай бұрын
@@thedarkwithinc1 tenho contato com ex-faang e os caras não são brabos atoa, é um outro universo de conhecimento à parte, fora a maneira que as faculs lá botam o aluno pra fazer 90% prático, vc sai muito mais cascudo do que aqui que as federais é 90% teoria e slides ultrapassados.