Sou português e sempre foi dito nas escolas, até a revolução vermelha de Abril de 1974 , que Timor era tão portuguesa , como qualquer parte de Portugal , continental ( Timor fica na Oceania )
@hamiltonabreufilho10 ай бұрын
Qualquer território português na Ásia se se identificava mais com Portugal que com a Ásia. Já vi um malásio falando português e chamando e afirmando isso.
@Gulielmus_10 ай бұрын
@@P.BellitzNinguém perguntou nada a você! Sua laia não é bem-vinda no canal.
@zecapinheiro-p5e10 ай бұрын
Por favor, complexo de vira lata. Aqui Não@@P.Bellitz
@aerogun1810 ай бұрын
Sim, o Estado Novo também era comunista à sua maneira. Fascismo é uma ramificação do comunismo, afinal de contas.
@aerogun1810 ай бұрын
Sim, o Estado Novo também era comunista à sua maneira. Fascismo é uma ramificação do comunismo, afinal de contas.
@luisfilipe710910 ай бұрын
Como português sinto-me orgulhoso pelo professor Marcelo tentar repor a verdade dos nossos antepassados.. o Brasil sempre foi um orgulho para Portugal !!
@josemig75829 ай бұрын
Estou de acordo quero que entrege esse di heiri aos lesados isto todos aqueles que foram caoturados oor tribos africanas em guerra feitos mercadoria e vendidos afinak quem paga e sempre o consumidor final nad de vir filhos e netos aos proprios filhos e netos homens livres que paguem suas passagens e regressem as suas tribos o brasil nao é reino de nenhum pais africano
@m25toledo9 ай бұрын
Professor Marcelo? Doutrinador Marcelo, isso sim.
@paulocampos66118 ай бұрын
Os arquivos históricos não mentem os marxistas lusofóbico mentem e doutrinam com todos os dentinhos...
@analuciamota23808 ай бұрын
E como brasileira tenho orgulho de nossa origem lusitana
@wwiiarchive3 ай бұрын
@@m25toledo e ai esquerdofacho
@luisrobertofonsecaroberto151010 ай бұрын
O professor Marcelo parece uma garrafa de Champgne. Você tira a rolha da garrafa e...BUM! O homem jorra argumentos sem fim e nem se cansa kkkkkk. Parabéns prof. Marcelo.
@holasenor00010 ай бұрын
Kkkkk ele é bom
@vs2cardoso10 ай бұрын
Corrija o Champagne por um vinho português por favor, se não ele vai ficar ofendido
@luisrobertofonsecaroberto151010 ай бұрын
Não serve um frisante italiano pelo menos?@@vs2cardoso
@vs2cardoso10 ай бұрын
@@luisrobertofonsecaroberto1510 um pouco menos pior
@alexandrejlou305510 ай бұрын
"argumentos"
@josepaulonunes131010 ай бұрын
"Pela Graça de Deus, Rei (ou Rainha) do Reino Unido de Portugal, Brasil e dos Algarves, d'Aquém e d'Além-Mar em África, Senhor(a) da Guiné e da Conquista, Navegação e Comércio da Etiópia, Arábia, Pérsia e Índia, etc." Proclamação de D. Maria I em 1815. Ora todas essas terras eram parte integrante do reino.
@marcosantoniomota598610 ай бұрын
Agradeço ao professor Marcelo, por novos conhecimentos e desmistificar o ensino de história do Brasil, monarquia e atuação dos portugueses no novo mundo. Quando estudante não tive a felicidade de conhecer esse lado da história.
@FernandoSilva-cr6qo9 ай бұрын
Ele representa a ignorância e o atraso de força reacionárias que tomaram conta de portugal e a mantiveram nas trevas. O Brasil era colônia e quando Dom João chega aqui nos eleva a condição de reino unido a Portugal e Algarves.
@Sergiofreitas510 ай бұрын
Resumo: fomos [des-]educados para acreditar que somos coitadinhos e, se somos malsucedidos, a culpa NUNCA é nossa, é do opressor! Isso tem cheiro de que mesmo..?
@templariodecristo2310 ай бұрын
De fato somos e não e sim e não, só que a riz do problema verdadeiro e que nos atrapalhou e atrapalh é a "lenda nega’ e o "americanismo" e nada a ver com o reino ibérico ou lusitano. Se julgamos o tanto que tentaram e tenta nos dstruir, não não somos nem um pouco mal sucedidos 👹
@laerciojunior46968 ай бұрын
socialismo kkkk
@Sergiofreitas58 ай бұрын
@@laerciojunior4696 Miserávi! Acertou!
@karlheisenberg63507 ай бұрын
@@Sergiofreitas5 esse conversa não colou para os americanos e hoje são a maior potência econõmica do mundo
@historiandosemfiltro2.02 ай бұрын
Perfeito seu comentário
@fabiosimmermamfelipe815710 ай бұрын
Para quem é do sul do Brasil a ideia de colônia como terra de ocupação e trabalho agrícola é bem fácil de entender as diferenças nos sentidos dados a palavra
@carinajasmins4 ай бұрын
Talvez tenha a ver com Colonato e não com Colónia, o termo deve ter resultado do conceito de colonato no que diz respeito aos terrenos agrícolas
@SandraFeltrin7 ай бұрын
Seu trabalho é um marco. Gratidão por nos trazer essa informação tao importante.
@Giusepe201110 ай бұрын
Me delicia ouvir tais esclarescimentos, todos regados a argumentações eruditas. Obrigado, nobre Professor!
@ElcioPaludo9 ай бұрын
Pelos comentários dá para notar que o Professor Olavo sabia o que estava dizendo: "O Brasil é o único paos do mundo, onde a ignorância é fonte de autoridade intelectual".
@nunocbnunocb58756 ай бұрын
não se preocupe, aqui acontece o mesmo.
@luisrobertofonsecaroberto151010 ай бұрын
Eu gostaria de não apenas ter a sabedoria do prof. Marcelo mas também esse equilíbrio. O cara nunca se exaspera!
@Iria608010 ай бұрын
Além de completar seu pensamento com uma risadinha irônica que me tira do sério😅
@luisrobertofonsecaroberto151010 ай бұрын
Verdade, esqueci da risadinha kkkkkk@@Iria6080
@VulgarRage10 ай бұрын
Português aqui. Nunca aqui na escola aprendi que Brasil foi uma colónia. 💀
@kleytonmorais935010 ай бұрын
Sério? Pois aqui é direto.
@pliniojr9510 ай бұрын
Ah sim, a baboseira de "províncias ultramarinas". Brasil foi uma colônia em todos os sentidos possíveis. Basta olhar a definição: substantivo feminino 1. Grupo de compatriotas que se estabelecem fora do seu país. 2. Povoação feita por colonos. 3. Território governado por um Estado, dito metrópole, fora das suas fronteiras geográficas. = DOMÍNIO, "colónia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024
@pliniojr9510 ай бұрын
substantivo feminino 1. Grupo de compatriotas que se estabelecem fora do seu país. 2. Povoação feita por colonos. 3. Território governado por um Estado, dito metrópole, fora das suas fronteiras geográficas. = DOMÍNIO, POSSESSÃO "colónia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha] Se não era colônia era o que então? (vamos ver se o youtube vai apagar meu comentário de novo)
@cesarlima85510 ай бұрын
@@pliniojr95talvez se você assistisse o vídeo seu argumento poderia ser melhor....
@marcosmartins633110 ай бұрын
@pliniojr95 Perceba que tem vários sentidos diferentes. Se você pegar o primeiro, claro que foi colônia, pois portugueses vieram para cá. Mas o que se discute é o significado que tem a ver com submissão
@Everton-5ouza10 ай бұрын
Acompanho o trabalho de vcs. Sou inscrito em seus canais... Seria um grande aprendizado ter ambos em um diálogo, cada um mostrando sua percepção da História do Brasil... principalmente desse período, que muito precisamos conhecer e compreender. Parabéns pelo canal e por suas ideias Professor. Saudações e continuaremos por aqui.
@carlosschmitt777710 ай бұрын
Obrigado, professor, por mais esta aula! Que diferença das aulas dos professores de história do colégio!
@manuelcosta570410 ай бұрын
Nasci em Moçambique. Aprendi tudo o que refere. Portugal do Minho a Timor. Marcello Caetano tinha uma obra muito boa " Direito Administrativo Ultramarino". Pertencia ao meu Pai.
@jonasjorgequeiroz669110 ай бұрын
Obrigado Prof. Pelos ensinamentos !
@FranciscoBurlamaqui10 ай бұрын
Obrigado, Mestre, por relembrar conceitos e definições.
@AnaMariaRGomes10 ай бұрын
Professor Marcelo, convide o professor Loryel Rocha para um podcast, acho que será de muito proveito para todos( embora eu tb não concorde com algumas ideias dele, especialmente qdo fala sobre Joaquim de Fiore…) Foi muito bom o senhor fazer esse vídeo e dar créditos ao professor Loryel 👏👏
@Ruitersilvadeoliveira10 ай бұрын
Parabéns, Professor! Como sempre muito esclarecedor! 👏👏👏👏
@marasaletemendes163410 ай бұрын
Maravilha professor..bom demais. Muito obrigada ! ❤😊
@UMMONARQUISTA10 ай бұрын
Eu sigo os dois professores. Mas, realmente, tenho encontrado contradições entre ambos. Eu até concordo com algumas coisas que o professor Paulo Rezzutti fala, mas, não sei julgar se verdade ou mentira. Por isso, essa oportunidade de ver os dois debatendo é ótima.
@AndreCosta-ij3vj10 ай бұрын
Amigo monarquista, eu lhe recomendo ir aos livros : Leia Otávio Tarquinio de Souza, leia Oliveira Lima, leia Adolfo de Varnhagem, leia Visconde de Taunay (Memórias), August de Saint Hilaire …….. Vá diretamente às fontes. Esses vídeos servem para despertar o interesse mas a leitura irá lhe trazer momentos e informações espetaculares!!
@UMMONARQUISTA10 ай бұрын
@@AndreCosta-ij3vj Agradeço e muitíssimo bom dia, meu confrade.
@JoaoBGamer710 ай бұрын
Nunca confie em um esquerdista... eles reescrevem a história p um final q corrobora suas narrativas..
@nightnight793310 ай бұрын
@@JoaoBGamer7 Quem reescreve a história é quem diz que o Brasil nunca foi uma colônia
@alisson450510 ай бұрын
@@nightnight7933ao invés de falar podia contra argumentar o vídeo, o cara deu ótimos argumentos
@PauloRodrigues-ht4dv10 ай бұрын
Interessante, Marcelo Andrade fala dos alunos das décadas de 1950 e 1960 estudavam Timor, Açores....como parte de Portugal e não colônia. Pois bem, estudei em Portugal na década de 1960 e foi exatamente como Marcelo apontou! Parabéns ao canal...
@newagewave19038 ай бұрын
Meu caro não é necessário que se diga que "uma colonia" é "colónia" para se fazer uma afirmação.Brasil era proibido de fazer estradas,pontes,até moeda corrente não existia.Enquanto que as riquezas aqui produzidas eram enviadas p/Europa.Isto é ser colónia.
@kleinyt7 ай бұрын
Meu amigo, isso até Brasília faz hoje em relação ao estados e municípios, e muito mais do que 20% (como era na época em questão!!!). E outra: a Inglaterra, por exemplo, também taxava os EUA (antes da Independência) em 20%. Qual Governo no mundo não tem impostos?
@marie35876 ай бұрын
@@newagewave1903 reeja as suas fontes Lemos que " a Casa da Moeda do Brasil foi fundada em 8 de março de 1694 pelos administradores coloniais portugueses na cidade de Salvador para a fabricação de moedas de ouro proveniente das minerações. No ano de 1702 a Casa da Moeda foi transferida novamente (e em definitivo) para o Rio de Janeiro..." D. Pedro II cria em 1694 a Casa da Moeda na Bahia para cunhar moedas de ouro para Portugal e também para circular no Brasil
@marie35876 ай бұрын
@@newagewave1903 Portugal dedicou-se a povoar o Brasil como uma extensão de Portugal, gastou imensos recursos humanos com essa empreitada e também assimilou os povos nativos que passaram de caçadores coletores para a civilização dos séculos XVIII e XIX em 300 anos, o que na Europa levou milhares de anos a acontecer e fizeram desses povos, milhões de novos portugueses
@marie35876 ай бұрын
@@newagewave1903 de relembrar que Vila Rica hoje Ouro Preto no Brasil era considerada mais rica do que Lisboa e que em Salvador da Bahia foram construídas mais de 300 igrejas e mosteiros cujo legado é um patrimônio de grande valor e beleza para a cidade que foi a primeira capital do governo do Brasil colonial além de mais de 300 fortes e fortalezas que os portugueses construíram em redor das enormes fronteiras, a construção de estaleiros navais, de material bélico para os exércitos de defesa, as cidades portuguesas do Brasil, várias delas classificadas na lista do património mundial pela Unesco para citar algumas : Paraty, Diamantina, Salvador, Ouro Preto, Goiás, São Luís de Paraitinga, Penedo, Cachoeira, Mucugê, Rio de Contas, Porto Seguro, Valença, São Cristóvão, São Lourenço, Laranjeiras, Alcântara, São João del Rei, Mariana, Olinda, Congonhas, Sabará, Santa Bárbara, São Tomé, São Francisco do Sul, São Miguel das Missões, Petrópolis, Pirenópolis, Lapa, Tiradentes, Rio de Janeiro, São Luís do Maranhão, etc - infelizmente muito foi demolido, como o Rio Antigo, a cidade maravilhosa construída pelos portugueses e seus descendentes, as igrejas barrocas do Brasil cujo interior foi coberto de ouro,
@GiDinis9 ай бұрын
Prof. Marcelo eu sou portuguesa da província de beira litoral, Portugal e desde pequena que ouço falar em provincias ultramarinas de Portugal referindo-se a todas as as terras portuguesas fora da metrópole.
@andersonnkw10 күн бұрын
Infelizmente nessas terras os habitantes de lá "nunca" se sentiram portugueses de fato. Tanto que houve movimentos de separação. Um lugar fora de Portugal que as pessoas se sentem portuguesas são as Ilhas Açores. O Brasil, Angola, Moçambique, Goa, Diu e Guiné Bissau tiveram movimentos de independência. Timor Leste foi anexada pela Indonésia.
@neilssterling512210 ай бұрын
Passando só pra deixar o meu like e parabenizar pelo excelente trabalho Marcelo!!
@JoseSilva_10 ай бұрын
"Revisionismo histórico" = ato de quem quer contar a história do jeito que ela acontece de fato, e não alinhado com o discurso político partidário que domina as universidades e o ensino publico.
@andrejr87175 ай бұрын
Mas ele utiliza uma idealização positiva. Além disso, utiliza também um viés católico em vários vídeos
@wagnabarros870417 күн бұрын
Como dizia minha mãezinha: Quem sabe , sabe...! Equilíbrio, objetividade, transparência. Que tem segurança, cita fontes e é verdadeiro, não fica amedrontado com os comentários, com o contraditório. Obrigada professor Macelo por tanto conhecimento compartilhado.
@RicardoChavesdeAugustinis10 ай бұрын
Essas informações só se encontram aqui. Parabéns professor!👏
@Geraldo_Sem_Pavor9 ай бұрын
Excelente intervenção do professor Marcelo. Exposição claríssima que permite perceber a grande erudição de Marcelo Andrade. Fiquei fã do canal. Parabéns
@HCJohanson10 ай бұрын
Prezado Marcelo, se puder fazer a gentileza, o professor poderia sugerir alguma bibliografia sobre este tema específico?
@leandrorodrigues80735 күн бұрын
Obrigado por no iluminar com seu conhecimento. Já gostava de História, hj já sonho e me formar em História. Obrigado por excelentes vídeos esclarecedores e por favor mais vídeos do Wallace abordando o Brasil imperial
@fernandabocoli627410 ай бұрын
Aqui no sul, ainda hoje, se faz referência ao homem do campo como colono!
@carinajasmins4 ай бұрын
Talvez tenha a ver com Colonato e não com Colónia, o termo deve ter resultado do conceito de colonato no que diz respeito aos terrenos agrícolas
@AntonioLima-hv2lr4 ай бұрын
Caro professor, visite Ouro Preto, Tiradentes, Rio de Janeiro e imagine essas cidades duzentos anos atrás... Que jóias seriam!! Então dá p perceber o quanto Portugal tratava o Brasil com carinho.
@miguelcarminegianettinetto17 күн бұрын
Kkkk
@miltoniusandrewvonkrawsen131310 ай бұрын
Revisionismo historico é o que essa turma faz, Nunca conta de fato como tudo foi, Essa turma é ridicula.
@paulolopes325810 ай бұрын
Estavas lá para ver, estupido?
@EUA.censura.o.Bostil.noYouTube10 ай бұрын
os DOCUMENTOS que estão em Portugual sobre a administração da época junto ao Brasil desmentem essa FALÁCIA sobre Brasil ser colônia de portugal ... e negocio é formatar na cabeça do Brasileiro ser INFERIOR e vitima, para ter o NOS CONTRA ELES, de varias historias RE CONTADAS que temos cada uma teve sua tese, e MARXISTA no Brasil foi a que vingou, usando o sistema de divisão de CLASSES o famoso burguses vs proletarios, pra ser sincero ESTOU DE SACO CHEIO dessa esquerda esquizofrenica.. Borba Gato racista etc etc essa gente é doente mental
@yrbttncrtlrrbttncrtlrr185510 ай бұрын
Na verdade eles fizeram ilusionismo histórico sobre os fatos conforme a conveniência de sua narrativa doutrinária, acharam ter saído na frente, justamente pra agora confrontar quem detectou seu ilusionismo tentando atribuir o estigma de revisionismo. São patéticos adolescentes naquele jogo do "mas eu falei primeiro então a verdade é minha".
@miltoniusandrewvonkrawsen131310 ай бұрын
@@yrbttncrtlrrbttncrtlrr1855 Varias coisas que me contaram na escola a respeito de muitas coisas nunca acreditei mesmo, eu sempre tinha minhas duvidas, mas agora tudo ficou mais claro, Como Um historiador Polones disse uma vez: ''A Historia é a professora da vida, e ela precisa da verdade, independemente se ela é bem vista, ou mal vista''. Mas essa mal visão caiu por terra quando decidiram nos contar a mentira e falsas verdades por muito tempo, e como diria o Trevor Phillips do GTA V ''O que acontece no escuro, é revelado na luz''.
@nightnight793310 ай бұрын
O cara fala que o Brasil não foi colônia e os outros que são revisionistas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@nelsonlouresloures773510 ай бұрын
Ainda hoje nós portugueses, chamamos as grandes concentrações de portugueses em países estrangeiros como " colônias de portugueses em Paris..." por exemplo!
@murilor9010 ай бұрын
Sou arqueólogo, preciso fazer suas aulas. No momento falta dinheiro, infelizmente haha, mas chego lá.
@anagrebler10 ай бұрын
Professor Marcelo acho que seria muito mais vantajoso o senhor convidar o professor Loryel Rocha para o seu podcast.
@ProfessorAntonioPinho10 ай бұрын
Eu comentei no Instagram desse Rizzutti num vídeo dele sobre isso , e ele foi extremamente mal educado, usando "argumentos" ad hominem. Os argumentos dele eram fraquíssimos, como por exemplo, Dom Pedro I tendo usado o termo colônia em correspondência privada.
@marcosmartins633110 ай бұрын
D Pedro I é uma fonte suspeita, se ele declarou a independência, então tinha todo interesse em exagerar a situação do Brasil em relação a Portugal, para gerar maior apoio politico para seu próprio reinado. Até pode ser trazido esse texto para debate, mas com valor reduzido
@ProfessorAntonioPinho10 ай бұрын
@@marcosmartins6331 o melhor argumento do Rizzutti era que D Pedro I usou o termo "colônia" nas cartas privadas para se referir ao Brasil. Quando eu comentei que não havia diferença jurídica entre o Brasil e Portugal, no sentido do Brasil ser inferior juridicamente. Eu comentei isso e o Rizzutti veio me ofendendo. Esse sujeito é mais um esquerdista mal educado. O prof. Marcelo Andrade pode fazer mais react dele
@marie358710 ай бұрын
@@marcosmartins6331 colónia tem vários sentidos o Brasil era chamado de estado, como existia o estado da Índia . conjunto de pessoas originárias do mesmo país estabelecidas em país estrangeiro · local onde essas pessoas se estabelecem - zona de povoamento, etc. não tem a ver com exploração o Brasil era uma extensão de Portugal, então não faz sentido essa noção de exploração que lhe dão porque tudo foi trazido de Portugal todas as leis e infraestruturas, pessoas, animais, e todo o tipo de plantas
@FernandoSilva-cr6qo9 ай бұрын
Rezzutii é um estudioso sério, ele sabe como os fundamentalistas e fanáticos são.
@FernandoSilva-cr6qo9 ай бұрын
Vcs representam o atraso que manteve portugal na pobreza e nas trevas por séculos, o mesmo aconyece aqui.
@alicefernandes463910 ай бұрын
Recomendo também o Brasão de Armas do Braga. Tanto o professor Marcelo quanto ele dão uma visão mais realista da história que passa longe daquele maniqueísmo esquerdista.
@GazilionPT10 ай бұрын
É risível esta mania de apresentar como «esquerdista» toda a mitologia anti-portuguesa sobre o período pré-independência. É revisionismo no mau sentido do termo. Conforme o próprio autor do vídeo mostrou, a distorção da verdade histórica começou antes da independência, não existia «esquerdismo» (como hoje o entendemos) em parte nenhuma do mundo. Os mitos e distorções sobre a colonização portuguesa do Brasil foram inventados e divulgados durante o Império. A elite brasileira tinha encenado um golpe palaciano (quase de certeza com a conivência de D. João VI, embora este fingisse que não) e era necessário um "mito fundador" que desse aos brasileiros um sentido identitário unificador e os divorciasse do sentimento de serem portugueses (brasileiros e, por isso, portugueses - tal como eu sou transmontano e, por isso, português): o "novo brasileiro" tinha de deixar de ser um tipo de português para passar a ser o "anti-português". A sanha anti-portuguesa nada teve de esquerdista. Um dos expoentes máximos dessa retórica mitómana foi um tal *Francisco Jê Acaiaba de Montezuma,* visconde de Jequitinhonha, advogado, deputado, senador, ministro da Justiça, ministro dos Negócios Estrangeiros, embaixador em Londres, presidente do Banco do Brasil. Tão ferrenho era em divorciar o Brasil de Portugal, que foi ao ponto de reinventar-se: ele, nascido Francisco Gomes Brandão (nome 100% português), 3/4 português e 1/4 africano (uma avó), passou por passe de mágica a ser quase 100% ameríndio: "Jê" é uma etnia brasileira não tupi-guarani, "Acaiaba" é uma palavra tupi, "Montezuma" é uma homenagem ao último imperador asteca (que nada tem a ver com o Brasil, e o México fica mais distante do que Portugal - mas não queriam que ele fosse homenagear alguém da ralé, né?). Parece-lhes que aqui o "Chico" é o protótipo de esquerdista? Os esquerdistas do século XX apenas bateram na mesma tecla já tocada pelos mitómanos do período do império e tocada de novo pelos republicanos (que também nada tinham de esquerdista). Eles não inventaram nada, apenas lhe deram o seu "spin" pessoal.
@Moses_Olivers12010 ай бұрын
Até o Loryel Rocha responderia facilmente o Paulo Rezzuti sobre esse assunto
@lusitano775 ай бұрын
Eu sou português e na escola estudava o mapa de Portugal: - Continental, - Insular, (Madeira e Açores) - Províncias Ultramarinas, ( cabo verde, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique, Timor Leste, Macau, Goa, Damão e Diu) todos os cidadãos destes territórios eram portugueses como os da Metrople, com deveres e direitos iguais. Quando se deu a independência das Províncias Ultramarinas os cidadãos que quiseram foram para Portugal.
@joaojperalta9 ай бұрын
Argumentação seria e objetiva. Excelente. É preciso respetitar a verdade. A verdade dos fatos. A verdade historica. Bom, é so constatar que os nascidos no Brasil tinham os mesmos direitos que os nascidos no territorio europeu de Portugal. Sim, o Brasil era uma provincia de Portugal, tal como as provincias no tempo do Imperio do Brasil eram parte regioes integrantes do Brasil
@carinajasmins4 ай бұрын
É pena tanta incorreção na transmissão dos acontecimentos históricos, só conhecendo o passado de maneira correta é que se constrói bases sólidas, tenho esperança e fé que um dia no Brasil a História será ensinada de maneira correta e com o respeito que merece e sobretudo que a verdade seja reposta.
@wagnerpinastoffel947010 ай бұрын
Parabéns pelo trabalho. É muito bom saber que há historiadores realmente compromisssdos na busca pela verdade histórica.
@sergio_ssa_ba10 ай бұрын
Cara, bom demais conhecer pessoas assim.
@FranciscodeJesusFlagelado10 ай бұрын
Diria que o Brasil poderia ser tomado por "colônia" de exploração com as mudanças de orientação de governo na monarquia lusitana, especialmente no período do século XVIII de centralismo monárquico e sobretudo no período pombalino. No século XIX o termo pôde naturalmente adquirir a conotação negativa, especialmente no contexto das Cortes legislativas e constitucionais de Lisboa, de rivalidades entre brasileiros e portugueses europeus
@templarjinaiwarriors4 ай бұрын
Um dos problemas do estudo de História no Brasil foi a bancada iluminista positivista nas cátedras e que foi sempre tendendo ao chamado viés progressista esquerdista" . Tudo na história do ocidente deve ser muito reestudado com uma lupa 🔎. Parabéns ao vídeo do professor 👏👏👏👏👏👏👏
@Beatrizrbya10 ай бұрын
O Brasil não foi colônia de Portugal. (Contém sarcasmo e ironia, evidentemente) O Brasil se manteve intacto e sob a administração dos povos indígenas que aqui viviam e que foram totalmente respeitados pelos portugueses. Não dividiram a terra entre a elite portuguesa. Holanda não veio para cá e não se apossou de terras tb. Os ingleses, aliados aos portugueses, não exploraram e tomaram o ouro e pedras encontrados aqui. A França nunca explorou o Brasil. Hoje somos um país de indígenas, respeitados por todas as nações. Em Portugal mesmo, os moradores de lá nos respeitam, não nos chamam de 'macacos' e jamais nos consideraram 'inferiores' e nunca nos exploraram, nem tomaram as riquezas do Brasil e levaram embora. Jamais os indígenas foram escravizados pelos portugueses. Nossas terras, jamais foram trabalhadas por escravizados negros trazidos da África pelos portugueses. O Brasil nunca foi colônia de Portugal. Tudo invenção dessa gente que 'não sabe o sentido' das palavras, na época ... 'uma corrupção das palavras' !!! ' Uma visão 'marxista, uma farsa!!' Aliás, até hoje ' respeitam' tanto a nós brasileiros, que qualquer um se acha no direito de abrir canal no KZbin para dizer um monte de estultices, fazendo um revisionismo da pior qualidade, ignorando a realidade , 'E SEM NEM FICAR VERMELHO' , como dizia a vovó!!! - 🤬🤬🤬 - Seu vídeo é coisa de terraplanista !!! Estou pasma de ouvir tantos absurdos sr. Marcelo! 🤬🤬🤬 ---- “O primeiro passo para liquidar um povo é apagar a sua memória. Destrua seus livros, sua cultura, sua história. Depois peça a alguém que escreva novos livros, fabrique uma nova cultura, invente uma nova história. Em pouco tempo a nação começará a esquecer o que é e o que foi.” - Milan Kundera O Livro do Riso e do Esquecimento
@MiqueiasLinsdoSantos3 ай бұрын
Parabéns professor,ótima explicação sobre a etimologia e semântica da palavra "colonização ".
@JesusSincero10 ай бұрын
Precisa ter um debate no Inteligência LTDA entre o Paulo Rezzutti e o Marcelo Andrade sobre o Império do Brasil, Brasil Pré-independente, Independência do Brasil e escravatura no Brasil.
@MrMatheushgm10 ай бұрын
A discussão é especializada, de fato. Não é para a massa. Entendi que, disputando o significado de "colônia", o que interessa é saber: (1) se o Brasil era parte do Estado português ou não; (2) se os habitantes do Brasil (naturais ou vindos da Europa) entendiam que eram portugueses (cidadãos de Portugal) ou não. Desse modo, a divergência não é sobre se as condições de vida no Brasil eram iguais às de Portugal, nem é sobre as atividades econômicas (extração mineral e vegetal, plantação de cana etc.), o uso dos recursos brasileiros pela coroa portuguesa, ou as vantagens para a coroa portuguesa. O mais fundamental nessa discussão é determinar se, pelo menos no papel, a ideia era que o Brasil fosse uma extensão do reino português, desde o começo, ou apenas um posto de coleta e de comércio (em uma simplificação bem grosseira, só para fazer o contraste). Pois, na prática, acho que todos podem apontar vários exemplos de como o Brasil foi explorado (no sentido moderno) e ainda o é hoje, mas sob outro verniz jurídico.
@kleinyt7 ай бұрын
A "exploração" de Portugal sobre o Brasil era 20% de imposto. Não mais do que a Inglaterra "explorava" os EUA (antes da Independência). Qualquer governo de Estado cobra impostos. Brasília hoje, por exemplo, suga muito mais impostos dos Estados e Municípios do que Portugal recolhia na época. Qualquer governo centralizado vai recolher muitos impostos. Hoje é pior ainda nesse sentido!
@marie35876 ай бұрын
@MrMatheushgm como extensão de Portugal, o Brasil passou para o ocidente a partir de 1500 o povoamento foi sendo feita nas normas dos reis e rainhas de Portugal o ensino foi dirigido pelas ordens religiosas cujos representantes foram enviados de Portugal arquitetos eram portugueses, estima-se que em certo século, metade de todos os arquitetos portugueses trabalhavam no Brasil até 1824 ano em que D, Pedro I outorgou a primeira constituição do Brasil, não havia cidadania brasileira que não se deve confundir com naturalidade (local de nascimento) Veja-se que em 1823 ainda se discutia quem iria ter cidadania, quem seriam os cidadãos brasileiros, como escrito na discussão na Assembleia do Brasil, (depois disso D. Pedro I iria outorgar a primeira constituição do Brasil em 1824 onde apareceu a cidadania brasileira) quando até então eram membros da «nação portuguesa», tirado de publicações brasileiras, sobre o registo da discussão de 1823 "A discussão na constituinte de 1823 está marcada pela necessidade que então se colocava de fundar um novo corpo político após a separação de Portugal. Dessa forma, a definição sobre o cidadão brasileiro implicou a determinação das fronteiras que separariam este último dos não-cidadãos, isto é, de todos aqueles que não participariam do «pacto social» sobre que se fundava o Estado nascente. A linguagem é, em grandes linhas, a do jusnaturalismo moderno. A sociedade é criada pelos indivíduos tendo em vista a preservação dos seus direitos. Serão cidadãos aqueles que, através do seu consentimento, estabelecerem um poder comum para a sua própria segurança e conservação. No entanto, a determinação da natureza do pacto social brasileiro se deparava com duas grandes dificuldades. A instituição da nova ordem se dava a partir de uma secessão no interior da antiga «família portuguesa»: como diferenciar os cidadãos do Estado que se formava em relação aos membros da antigo reino português? Ou ainda: dado que até então todos eram igualmente membros da «nação portuguesa», como distinguir a partir de agora brasileiros e portugueses? Além disso, uma outra questão se colocava: quais dos membros da sociedade brasileira poderiam ser considerados parte efetiva do pacto social? (cf. Slemian, 2005) Nas palavras de um dos constituintes: «por ser heterogênea a (...) população» brasileira, seria preciso diferenciar aqueles que poderiam reivindicar o título de cidadão dos demais, evitando «confundir as diferentes condições de homens por uma inexata enunciação»
@aprigio6410 ай бұрын
Na dúvida pesquise você mesmo. Debruce sobre centenas de livros como o Marcelo fez.
@carinajasmins4 ай бұрын
@@aprigio64 era o que devia acontecer mas dá muito trabalho e infelizmente a maioria aceita o que lhes dizem porque é mais fácil. A educação é a base para uma sociedade informada e evoluída que leva a que hajam mudanças necessárias para um país também mais evoluído.
@leonardoneiva552710 ай бұрын
Excelente explicação! Como bem dizia Carl Schmitt, todos os conceitos políticos são polêmicos, são marretas utilizadas para bater em alguém, de tal modo que só se conhece seu verdadeiro significado quando se sabe quem está batendo e quem está apanhando. Os termos "colônia" e "de exploração" foram deturpados, como parta da luta política contra o legado do católico do Império Português.
@marie358710 ай бұрын
@leonardoneiva5527 como exemplo talvez para tentar apagar a herança portuguesa, brasileiros muito demoliram no Rio de Janeiro a antiga capital do Brasil ex-colónia portuguesa veja-se como era o Rio essencialmente construído pelos portugueses e seus descendentes, com semelhanças com as avenidas do Porto www. youtube .com/watch?v=IrpyzlAVTtE no Rio antigo essencialmente avenida Rio Branco comparando com Porto em Portugal www. youtube .com/watch?v=YGLWOmT_QMke no Porto e muito foi edificado em altura para imitar os arranha-céus dos EUA assim tantos comentaristas a escrever que as capitais das ex-colónias espanholas são mais bonitas do que o Rio, no entanto nesses países eles demoliram muito menos
@luizfernandooliveiradossan985010 ай бұрын
Excelente!
@luizfmaluta745610 ай бұрын
Já recomendei para o Paulo o curso "VERDADE HISTÓRICA", mas canhoto prefere narrativa esquerdista...😂😂😂
@holasenor00010 ай бұрын
Ai sim boa
@mariadefatimamelo509710 ай бұрын
Ele é 😮😮😮😮? Não sabia 😂
@CanaldoMedievo.10 ай бұрын
De onde você tirou que ele é de esquerda? Só porque você discorda dele?
@holasenor00010 ай бұрын
@@CanaldoMedievo. n é apenas o fato de discordar,o paulo "ensina" história igual um marxista
@vagnerdefranca219810 ай бұрын
Ha de se ter o dom de enxergar a malícia de quando alguém abre a boca! Aí está o motivo que a esquerda desvirtua tudo. Para ter assunto para desviar a conversa toda vez que se esclarece a verdade aí mudam de assunto e acusam você de alguma coisa que já nem está no foco da conversa para que se perca o interesse pelo que estava sendo esclarecido. O que eu acho interessante é que tivemos décadas onde a esquerda com seu projeto de infiltração no estado nas instituições eles morrem de ódio de ver o trabalho de décadas deles ser desmascarado. O importante é que essa liberdade de você mostrar como foi continue. Se não foi, com provas é só contestar. Mas conseguem? Aí vão atrás daqueles que já estão montados nas instituições no estado para querer mudar leis ou acabar com a liberdade.
@valdecirtomaz31369 ай бұрын
Pelo que entendi, o Brasil foi sim colônia de Portugal, mas o conceito para esse termo era outro.
@juliacorreia23210 ай бұрын
Eu nasci em Angola em 67 e na minha velha cédula de nascimento tem escrito, província de Angola 🙏
@manuelcosta570410 ай бұрын
Que mais tarde passou a ser estado de Angola.
@m25toledo9 ай бұрын
Estar escrito "isso ou aquilo" nada tem a ver com a real situação q existiu de fato. O foco é ver q oq esse vídeo faz é revisionar a História.
@humbertoventura13448 ай бұрын
@@m25toledo claro que tem. Uma província nao e o mesmo que uma colónia. A província significa apenas extensão do território ou do reino, por isso a legislação, as taxas, os direitos sao exactamente iguais a da metrópole. Veja se os ingleses ou holandeses fizeram isso nas terras que colonizaram.
@m25toledo8 ай бұрын
@@humbertoventura1344 é, na visão Revisionista da História, pode-se dizer qualquer coisa.
@m25toledo8 ай бұрын
@@humbertoventura1344 a real situação q existiu de fato foi a exploração absurda das riquezas do Brasil. E revisionar a História, trocando 'colônia' por 'província', nunca mudará tal exploração.
@marciocarneirodealbuquerqu969010 ай бұрын
Eis um Animal: 1. Ele é quadrúpede; 2. Ele possui grande senso de equilíbrio; 3. Possui visão noturna avantajada; 4. Têm pelos; 5. Possui unhas retrateis; 6. Este animal faz MIAU MIAU e bebe Leite; mais segundo o Professor Marcelo - Ele Não é um Gato.
@caioborges909010 ай бұрын
Eu sugiro que facam uma comparação das regras adotadas a epoca entre o Brasil e os outros países ditos colônias portuguesas, Moçambique, Angola, Cabo Verde etc.... Assim poderíamos saber se o Brasil se diferenciava dos outros e tinha ou não status igual a Portugal metrópole. Que tal ?
@silvatavares10 ай бұрын
Até à Conferẽncia de Berlim , onde as potências europeias repartiram a África entre elas, nos finais do sec XIX, o que tínhamos era um Portugal repartido por vários continentes , na Europa a Metrópole , no Atlântico as Ilhas Adjacentes e o Portugal Ultramarino constitido pelo Brasil, os territórios de África, O Estado Portugês da Índia, Macau e Timor. Portugal definia-se como sendo uma Pátria do Minho a Timor. As diferenças tinham mais a ver com o estado de desenvolvimento dos territórios, O Brasil não tinha nenhum estatuto especial mesmo quando foi a capital do Império Brasil, Portugal e Algarve. Neste Portugal estavam todos os territórios de Àfrica e da Ásia. Com estatuto especial só existia Macau, o Estado Português da Ìndia e Cabinda (Cabinda era um protetorado português a pedido dos reis de Cabinda para se salvaguardarem da colonização belga que tanto temiam, hoje Cabinda foi integrada no território de Angola.) Ora se diferenças existiam eram diferenças pela positiva concedidas ao Estado Português da Ìndia que era considerado a joia da corte e onde os portugueses construiram a Roma do Oriente, também Macau por ter sido dado pela China a Portugal gozava de privilégios incomuns no restante Portugal. Isto para dizer que um cidadão do Brasil, de Angola ou da Índia portuguesa era tão português como um qualquer de Trá-os-Montes. Depois da Conferência de Berlim e com as colonizações africanas das potencias europeias é que o termo colónia passou a ser adotado com o significado que hoje lhe damos apesar disso o Portugal africano continuou a chamar-se Ultramar e as colónias chamavam-se províncias ultramarinas. Há que dizer que a chamada colonização tem duas vertentes bem distintas , uma coisa foi a colonização ibérica e outra bem diferente a que resultou da Conferência de Berlim onde até países como a Etiópia ou o Egipto foram repartido s pela França, Itália e Inglaterra. Não ser capaz de distinguir os dois tipos de colonização é um erro histórico,m mas há muita gente interessada em reescrever a História.
@martius34349 ай бұрын
O argumento é de que o Brasil não foi uma colônia de exploração porque o significado da palavra colônia era diferente na época, mas isso não muda o fato do que as coisas aconteceram na prática.
@viniciusserra937410 ай бұрын
O pior é um monte de gente, até portugueses, argumentando lá no vídeo que o Brasil foi colônia "porque é assim que se ensina cá nas escolas" 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@sureis490710 ай бұрын
Sou portuguesa e nunca aprendi na escola que o Brasil fosse colônia. Aprendi que era o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, tanto que a capital durante anos foi no Rio de Janeiro
@pauvermelho10 ай бұрын
Ninguém ensina isso nas escolas, as pessoas podem-se referir usando essas palavras mas por vício de linguagem
@JoelSantos-lk9tu10 ай бұрын
Historiadores fracos descontextualizam e analisam o passado sob a luz dos conceitos e mentalidade actuais. Até ao século XIX nem sequer a noção de estado nação estava desenvolvido, tratava-se de uma perspectiva de possessões territoriais e de súbditos sob o domínio de uma casa dinástica, não de uma relação de supremacia de um estado sobre outros (que nem sequer existiam como tal na época) no sentido moderno. Infelizmente os manuais escolares são actualmente muito superficiais e cooptados por certas visões politizadas.
@Fer2Nando9 ай бұрын
@@sureis4907 A capital estava onde a família real estava e não como um lugar imutável pq o Estado é uma entidade abstrata.
@marie35876 ай бұрын
@@Fer2Nando foi sempre colónia de povoamento, e era considerado uma extensão de Portugal uma vez que os portugueses transportaram para o Brasil tudo o que tinha em sua posse: pessoas, animais, plantas, técnologia, ordens religiosas, arquitetos, eclesiasticos, professores, etc. Por exemplo o trabalho dos portugueses permitiu dotar o Brasil de estaleiros navais onde inclusive se construíram dos maiores navios da época tipo o Padre Eterno, dá para ver aqui uma os maiores estaleiros portugueses existiam em Portugal, no Brasil, em Goa... De lembrar que o povoamento do Brasil foi uma continuação do povoamento de Portugal, e das ilhas do Atlântico, com capitanias hereditárias e com a cultura dos mosteiros.. E ainda encontramos que "..Só para Santa Catarina, entre 1748 a 1752 foram, principalmente, das ilhas centrais do arquipélago dos Açores (Terceira, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa) cerca de 6000 pessoas. Para a época, quando o sul era pouco povoado, pode-se dizer que foi quase a translação de uma população...." A obra de Gabriel Soares, talvez a mais admirável de quantas em português produziu o século quinhentista..." o autor passou à Bahia em 1570, fez o Tratado descritivo do Brasil em 1587 quando percorreu um vasto espaço, tendo tratado de "...geografia, de história, de topografia, de hidrografia, de agricultura entretrópica, de horticultura brasileira, de matéria médica indígena em todos os seus ramos e até de mineralogia...." dá para ler como era difícil o primeiro povoamento, pelos olhos de um português que jovem se mudou para o Brasil, na época em que o território que iria constituir o territõrio Brasil ainda tinha sido muito pouco modificado
@arnaldomoura70747 ай бұрын
Estudei Ciências Econômicas em uma faculdade privada fundada por comerciantes da capital paulista (logo, de direita) e nas aulas de História Econômica do Brasil nunca se falou, nem se chegou perto, de se dizer que essas terras não eram uma possessão de exploração da metrópole portuguesa, já que tudo que tinha de valor por aqui era levado àquele país europeu. Creio que neste ponto (transferência de toda a riqueza da colônia americana para Portugal) seja o cerne da base de quem defende o sentido do vocábulo colônia com o sentido que é usado hoje e ha mais de um século.
@marcuscampos137610 ай бұрын
Muito esclarecedor!
@israelfinardi10 ай бұрын
Fala sobre as colônias revolucionárias francesas e maçonicas como a do Haiti. Essa sim era uma colônia de exploração.
@ClaudionorPereira1266710 ай бұрын
E mesmo assim chegou a ser a colônia mais rica do mundo no século XVIII
@Senhor_Bolacha10 ай бұрын
@@ClaudionorPereira12667 Claro, eram Católicos.
@ClaudionorPereira1266710 ай бұрын
@@Senhor_Bolacha Católicos praticantes de Vodu
@Senhor_Bolacha10 ай бұрын
@@ClaudionorPereira12667 Na época, claro.
@BenhurMossadegh8810 ай бұрын
Ele já comentou sobre, só não tenho mais o vídeo. Ele fez até duras críticas a administração no Haiti
@luisclaudio402610 ай бұрын
Imagina o prof° Marcelo frente a Eduardo Bueno. 🤔🤔🤔
@CasparisHelena9 ай бұрын
Professor Marcelo, que aula magnânima!!! Eu nao conhecia o sentido da palavra “ colonia” e sua aplicação na história do Brasil mas Paulo Rezzutti deveria conhecer. Grande decepção. Houve corrupção da palavra e você ofereceu um esclarecimento de grande fundamentação. Parabéns!
@ThiagoSantos-nd4ug10 ай бұрын
Professor, o senhor podia chamar ele pra um bate papo
@leilafrohlich82510 ай бұрын
Excelente sua explicação professor. Como sempre.
@anselmoregis743810 ай бұрын
Discussão muito importante. Sobre colônia
@manuelcosta570410 ай бұрын
Perfeito. Sabe tão bem ouvir e aprender com quem sabe! Livre de ideologia, só conhecimento.
@lucianoleal110 ай бұрын
Exatamente.
@ericktamberg67010 ай бұрын
Seria interessante perguntar para um alemão nascido em Köln (Colônia) o que ele pensa ou sabe sobre a origem do nome de sua cidade natal. Será que aceitariam dar esse nome a uma cidade se ele tivesse conotação de inferioridade?
@AndreCosta-ij3vj10 ай бұрын
Caro Marcelo, por favor ! Séculos onde somente se podia ler( para os poucos que sabiam ler) a Bíblia ou a vida dos Santos não ajuda em nada na formação cultural e econômica de um povo. Onde estavam as universidades? Onde se encontravam as escolas? A liberdade de realizar o comércio com outras nações?
@wilsonlook106710 ай бұрын
No Brasil, esse tipo de trabalho foi realizado inicialmente pelos jesuítas. Mas sobre isso de comércio com outros países, eu pergunto: As colônias dos outros países europeus podiam negociar com outros países?
@AndreCosta-ij3vj10 ай бұрын
A pergunta que o senhor coloca por ela mesma já nos coloca no conceito de colônia. Fatos não se mudam por hermenêutica .
@AndreCosta-ij3vj10 ай бұрын
“….já nos insere…”
@wilsonlook106710 ай бұрын
@@AndreCosta-ij3vj Mas não se pode usar apenas 1 elemento para determinar isso. Palavras e expressões mudam o seu sentido com o passar do tempo, assim como o conceito delas, com isso eu pergunto: Qual o cnceito que você está usando para colônia?
@AndreCosta-ij3vj10 ай бұрын
O conceito que eu que uso ou entendo eh de um imenso território para ocupação e exploração econômica. O Brasil nada mais era do que uma imensa fazenda de Portugal .
@lucyfranchini419710 ай бұрын
Boa noite , Professor ! ❤🌷🌸
@Abras204810 ай бұрын
Nao vi o minuto que o professor fala de alguém quem nascia no Brasil era português , cidadão português ou não ! Se alguém puder me explicar se era assim agradeço .
@joaomanueldeoliveirapinto72788 ай бұрын
Quem nascia no Brasil era Português com naturalidade Brasileira.
@darciomaciel6089 ай бұрын
Paulo Rezzuti trata a História do Brasil com muito romantismo, como também a família Real, como se fosse a família mais perfeita do mundo.
@lucienegrotto549710 ай бұрын
Eu gosto do Paulo Rezzuti, ele tem pesquisas com documentos historicos, se o professor Marcelo o convidou para im pod cast é porque o respeita independente de direita ou esquerda. Ah, o Paulo Rezzuti nao é historiador, e nem professor, ele sempre fez questão de salientar isso.
@saboresnaturais927410 ай бұрын
Ele é italiano?
@lucienegrotto549710 ай бұрын
@@saboresnaturais9274 É brasileiro e arquiteto.
@michelemonteiro14510 ай бұрын
Olha, agora me surpreendi, achei que ele fosse historiador.
@lucienegrotto549710 ай бұрын
@@michelemonteiro145 Michele, o canal dele é muito interessante, tanto é que o professor Marcelo o citou, o Paulo tem livros publicados sobre a biografia de D. Pedro , Dna Leopoldina, sou professora de História e sempre recomendo ampliar nosso entendimento sobre os fatos históricos. Um abraço 🤗
@lxportugal934310 ай бұрын
Aaaaaaaaah ele não é professor, nem o Eduardo Bueno.
@marcosahdanobrega856710 ай бұрын
18:03 Ótima atitude. 😊
@fabiosimmermamfelipe815710 ай бұрын
Lendo as cartas de Dom Pedro I no tempo da independência dá para ver que ele quis equiparar a situação da relação Brasil-Portugal com das 13 colônias e a Coroa Britânica, talvez como forma de conquistar apoio a causa independentista
@marie358710 ай бұрын
@fabiosimmermamfelipe8157 D. Pedro, rei/imperador -soldado, depois de outorgar a independência do Brasil e a primeira constituição liberal deixando o seu filho no trono para manter a paz e as instituições, e viajou para Portugal, passando pela Inglaterra para obter apoio diplomatico, e passando pela França para obter apoio militar, daí que nos Açores organizou um exército e foi lutar contra o seu irmão D. Miguel absolutista em Portugal, venceu o exército do mesmo, colocou a filha Maria da Glória no trono de Portugal e como tinha feito no Brasil outorgou a constituição liberal em Portugal também colocando o Brasil e Portugal do lado dos vencedores que foram os adeptos do liberalismo D Pedro foi vencido pela doença porque pouco tempo depois, em Portugal aos 34 anos, faleceu de tuberculose
@dnc79477 ай бұрын
Meu caro prof. Marcelo. Creio que como tocamos nesse ponto, valeria uma conversa off-line com o Paulo Rezzuti, para colocar ambos pontos de pesquisa e aprendizado e chegar a uma única voz ou entendimento. Todos nós ganharíamos com isso. Como já disse nós comentários do vídeo do Paulo, uma análise de 150k docs deve ser considerada. Fica a sugestão. Obrigado.
@AlxV7710 ай бұрын
prof Marcelo o Sr pretende responder o react do Conde?
@affonso62510 ай бұрын
Mas, se não havia inferioridade de estatuto, por que no Brasil era proibido haver faculdades, banco, imprensa, etc..? Ou isso é mentira…?
@franciscocarvalho602910 ай бұрын
Esse Paulo é um consultor das narrativas da GLOBOLIXO... não podemos esperar nada de verdade.
@mariadefatimamelo509710 ай бұрын
Como é?🤔🤔
@paulolopes325810 ай бұрын
És tu que defines o que é a verdade, ou não? Imbecil.
@gabrielpezzatto.921010 ай бұрын
Calma lá, não é bem assim, não é pq o cara falou algo que outro não concorda que ele já é um globista, comunista, taxista e fascista ou outro ista. Paulo é um baita biógrafo, dos bons, porém tem limitações e assim como MUITOS bons professores de história perdidos por aí, não conhecem as mesmas análises que o Marcelo faz. Que inclusive são muito boas.
@EUA.censura.o.Bostil.noYouTube10 ай бұрын
@@gabrielpezzatto.9210 para o Paulo afirmar isso ele tem que IGNORAR muita coisa,, isso se chama DESONESTIDADE intelectual, a ideologia CEGA, documentos de Portugal mostram que isso foi uma falácia implantada para dividir por classes, e enfiar isso na goela de gerações, Ja percebeu que a esquerda SEMPRE SEMPRE 100% das vezes trata o Brasil como inferior? não foram os Republicanos que inferiorizam o Brasil, os republicanos fizeram outras coisas horrendas mas não essas narrativas marxistas que viraram verdade absoluta..
@vs2cardoso10 ай бұрын
@@gabrielpezzatto.9210 Infelizmente poucos fazem ou leem uma observação igual a sua. Preferem partir pro Palmeiras x Corinthians
@laerciosilva700010 ай бұрын
Mesmo que se diga o Brasil não foi colônia portuguesa pq na época não se conhecia a expressão,é minimizar a colonização que foi um fato com outro nome: *provinciamento.*
@santosalmeidajoaoherberthe231810 ай бұрын
Entra ano e sai ano vamos descobrindo a verdade. Esqueçam tudo que vocês aprenderam na Escola. Abraços.
@AndreCosta-ij3vj10 ай бұрын
O que eh verdade? Cada um sustenta a sua interpretação a respeito de fatos. Os fatos não mudam; mas as diferentes interpretações sim . Aqui temos apenas uma interpretação a respeito do passado. Mas está longe de ser verdade.
@MatheusEgger-qj4xy3 ай бұрын
Obrigado pelo video. Mas resumindo, se o Brasil não foi uma colonia, então ele foi o que? Protetorado, província ou território ultramarino?
@ricardocruz262610 ай бұрын
Professor, comente sua declaração em uma entrevista: A escravidão no Brasil foi “branda”… Obrigado!
@gustavoh514310 ай бұрын
Ele já tem um vídeo falando sobre este assunto.
@tsz586810 ай бұрын
Por incrível que pareça conheço muitas pessoas descendentes de africanos aqui em São Paulo. Partindo do princípio que todas descendem de escravizados, nenhuma delas tem essas histórias horrorosas dos bisavós e avós pra contar. O que eu ouço são mais histórias curiosas sobre poderes mágicos. Quando tem história de sofrimento é recente e envolve bebida e espancamentos e abandono. Igualzinho nos cabeça chata de olho azul. Nunca ouvi história de peitos cortados a não ser da boca de bolcheviques branquelos
@silvatavares10 ай бұрын
@@tsz5868Com o olhar dos dias de hoje a escravatura é condenável porém se conseguirmos recuar no tempo temos de encarar a escravatura como um fenómeno humano natural. O Brasil até beneficiou do ponto de vista dos escravos com abolição feita quase um século antes de ser seguida pelos restantes países da Europa e dois séculos se considerarmos os maiores traficantes de escravos que foram os árabes . Só em meados do sec XX é que a Etiópia aboliu a escravatura e até foi dos primeiros países da região a abolir a escravatura. As pessoas que se revoltam tanto contra os portugueses em nome da escravatura deviam indicar-nos que civilizaçãoes anteriores ao sec. XV não tinham escravos e não os traficavam.
@marie35876 ай бұрын
@@tsz5868 os séculos passados eram cruéis para todos e que as pessoas viviam em constante proximidade com a dor e com a morte, fossem eles indígenas, brancos, negros ou mestiços Veja-se que No Brasil, a primeira anestesia foi realizada pelo Dr. Roberto Jorge Haddock Lobo, nascido em Portugal, em um estudante da Escola de Medicina do Rio de Janeiro, Francisco d'Assis Paes Leme, com intenção apenas experimental, em 20 de maio de 1847 (1 ou 2 anos depois de ter sido inventada) Assim não havia anestesias, curavam-se as feridas com ferros em brasa, amputavam-se membros com um pouco de álcool, infeções levavam á morte ou á loucura, epidemias devastavam populações, jovens eram levados para as guerras e despedaçados por balas de canhão ou por baionetas, queimavam-se viúvas na Índia, ou mulheres acusadas de bruxaria em outros continentes, enterravam-se pessoas vivas em cerimónias de África , os horrores não se limitavam à África, Veja-se no entanto o que se passava nos outros continentes, ainda mais recentemente, guerras de religião, invasões de todo o tipo ao longo dos séculos, guerras dos exércitos de Napoleão, calcula-se em 5 milhões de mortos, primeira guerra mundial 11 milhões de mortos, segunda guerra mundial cinquenta milhões de mortos, .. sem falar das guerras na Ásia, e na África, com milhões de mortos, com muita devastação e sofrimento,
@CavaloBranco10 ай бұрын
Tudo que eu aprendi nas escolas marxistas onde estudei sempre tocava a mesma ladainha sem o menor sentido. Ainda lembro dos meus doutrinadores se revirando para explicar o inexplicável quando questionados sobre pontos sensíveis.
@luizcarlosbarretosilva323910 ай бұрын
Daqui um pouquinho vão dizer pra gente que os portugueses nunca estiveram por aqui...
@joaograca426610 ай бұрын
No dia 7 de setembro de 1822 todos eram portugueses. Depois essa portugueses passaram a chamar-se brasileiros. Os que não quiseram ser brasileiros regressaram a Portugal (seja na Europa, África ou Ásia). Quando falam mal desses portugueses pensam que estão a falar para Portugal e estão a criticar na verdade os seus pais e avós. Tristeza.😂
@alicefernandes463910 ай бұрын
Perfeita a sua explicação. Mas infelizmente os professores esquerdistas do Brasil generalizam a história pré- República.@@joaograca4266
@willkimen10 ай бұрын
@@joaograca4266 Isso mesmo. É o que eu sempre falo.
@marie35876 ай бұрын
@@joaograca4266 assim se pode ler, tendo em conta que até 1824 ano em que D, Pedro I outorgou a primeira constituição do Brasil, não havia cidadania brasileira que não se deve confundir com naturalidade (local de nascimento) Veja-se que em 1823 ainda se discutia quem iria ter cidadania, quem seriam os cidadãos brasileiros, como escrito na discussão na Assembleia do Brasil, (depois disso D. Pedro I iria outorgar a primeira constituição do Brasil em 1824 onde apareceu a cidadania brasileira) quando até então eram membros da «nação portuguesa», tirado de publicações brasileiras, sobre o registo da discussão de 1823 "A discussão na constituinte de 1823 está marcada pela necessidade que então se colocava de fundar um novo corpo político após a separação de Portugal. Dessa forma, a definição sobre o cidadão brasileiro implicou a determinação das fronteiras que separariam este último dos não-cidadãos, isto é, de todos aqueles que não participariam do «pacto social» sobre que se fundava o Estado nascente. A linguagem é, em grandes linhas, a do jusnaturalismo moderno. A sociedade é criada pelos indivíduos tendo em vista a preservação dos seus direitos. Serão cidadãos aqueles que, através do seu consentimento, estabelecerem um poder comum para a sua própria segurança e conservação. No entanto, a determinação da natureza do pacto social brasileiro se deparava com duas grandes dificuldades. A instituição da nova ordem se dava a partir de uma secessão no interior da antiga «família portuguesa»: como diferenciar os cidadãos do Estado que se formava em relação aos membros da antigo reino português? Ou ainda: dado que até então todos eram igualmente membros da «nação portuguesa», como distinguir a partir de agora brasileiros e portugueses? Além disso, uma outra questão se colocava: quais dos membros da sociedade brasileira poderiam ser considerados parte efetiva do pacto social? (cf. Slemian, 2005) Nas palavras de um dos constituintes: «por ser heterogênea a (...) população» brasileira, seria preciso diferenciar aqueles que poderiam reivindicar o título de cidadão dos demais, evitando «confundir as diferentes condições de homens por uma inexata enunciação»
@franciscoalvim26895 ай бұрын
No entanto, haviam certas limitações ao território brasileiro pré independência. Não se podia desenvolver indústria e nem manufaturas mais complexas, como livros. Também não se poderia exportar para outros países que não os que Portugal desejasse, a partir disso que se convencionou a chamar de "pacto colonial". Mesmo que a expressão "colônia" seja um tanto anacrônica em seu desenvolvimento, ainda mais porque também concordo que as ideias de colonização por exploração e ocupação são completamente inadequadas, não dá para dizer que isso é um embuste historiográfico tão terrível assim. Acho que em primeiro lugar, mesmo que a ideia de colônia possa ser inadequada, ela dá nome a um fenômeno real e que ocupa um espaço muito importante na história brasileira e mundial, logo, se há uma inadequação na expressão, é preciso encontrar outra que carregue um sentido mais próximo daquele que expressões como "colônia" "Metrópole" e "colonialismo", mas não me vem a cabeça algo que acabe por implicar melhor essas ideias, o que pode ser falha minha. Por outro lado, pensemos na expressão "denegrir". Originalmente, ela vem do latim e significa "manchar", carregando um sentido mais próximo à ideia de um tecido sujo do que de qualquer outra coisa. No entanto, no Brasil, essa expressão se torna problemática de ser utilizada porque, mesmo com o seu sentido original não tendo nada a ver com cor de pele, pelo nosso histórico social e político, essa expressão ganha teor racista. Estão errados, os militantes de movimentos sociais em favor das pessoas negras, em lutar para que essa expressão não seja utilizada, porque é um anacronismo linguístico? creio que não.
@holasenor00010 ай бұрын
Prof marcelo é mt bom simplesmente destruiu o paulo rezzutti
@joaojperalta9 ай бұрын
Não se trata de destruir ninguém. Trata-se de esclarecer a VERDADE HISTORICA. Ser fiel à realidade. É isso que importa.
@holasenor0009 ай бұрын
@@joaojperalta n é destruir no sentido físico
@crishadi14337 ай бұрын
@@holasenor000kkkkkkk meldels!
@Goldenspitfire5885 ай бұрын
Excelente exposição sobre um tema bem interessante.
@veragarcias857010 ай бұрын
Sempre desconfiei que o Paulo era canhoto, agora é certo. Não sigo canal esquerdista e não tenho paciência em escutar suas mentiras.
@paulolopes325810 ай бұрын
Sempre desconfiei que és Veadão.
@CZAR143210 ай бұрын
Tbm vou dar unfollow
@carlosmello492810 ай бұрын
Ele é canhoto que arrota caviar. E tem repulsa a ideia da restauração da Monarquia e desaprova os ideais do Dom Bertrand.
@juniorm436610 ай бұрын
É fácil chamar tudo de Mentira quando vc não sabe nem qual é a verdade 😅
@josenascimento410110 ай бұрын
Ele tem um vídeo longo de nobres gays, incluíndo príncipes e reis. Não digo que ele seja defensor de pautas identitárias, até porque quem gosta do assunto monarquia, passa a impressão de conservador, MAS pode ser uma maneira erudita de esquerdizar.
@antoniocarlospelucio35254 күн бұрын
Sou totalmente de direita e nem sei porque acusam de esquerdista quem entende que o Brasil foi colônia de Portugal. Dizer que o Brasil não foi colônia de Portugal me parece muito infantil. Também sou advogado e sei que o fato de as leis da metrópole se aplicarem as colônias é até fator de confirmação dessa situação de subordinação. E o que dizer, só por exemplo, que até a chegada da família real, o Brasil não podia sequer comercializar com outras nações que não Portugal? Que nossos portos eram fechados até para as nações amigas?
@pereirac.419910 ай бұрын
Paulo Rezzutti faz parte do sistema ideologico vigente. Quando os temas desse autor envolvem Portugal, a sua subjetividade ideologica sobrepõe-se a objectividade historica. Nota-se no seu discurso um certo anti lusitanismo tipico.
@saboresnaturais927410 ай бұрын
Isso é próprio do sangue italiano que habita o Brasil. É o que dá para ver aqui no KZbin.
@Overlorde7910 ай бұрын
@@saboresnaturais9274Colocou o dedo na ferida,não há um italiano no Brasil que tenha uma opinião positiva sobre Portugal.
@JosePereira-ww8kp10 ай бұрын
isso é normal eles não são portugueses são imigrantes italianos no Brasil ainda são mais racistas que os italianos europeus mas á um probrlema vem para Portugal a Itália não os lá quer e não falam da Itália eles sabem o que podem e não podem na Itália se falacem assim eram curridos a martelada só Portugal e que os priocupa tem mais audiência a Itália não fundou nenhum país nem os italianos europeus são assim tão estúpidos não á tagarelas na Europa o clima tropical faz as pessoas malucas normalmente deviam de ser vacinados contra a raiva antes de sair do Brasil
@f.simoes585010 ай бұрын
@@Overlorde79 Perfeito, também tenho percebido isso.
@RodrigoAlves-rh5fe10 ай бұрын
@@Overlorde79Eu não sabia que os italianos eram preconceituosos assim com os portugueses, sempre achei que todas as nações falantes de línguas latinas ou românicas e católicas eram unidas. Me enganei.
@jefersondiogenes283710 ай бұрын
O Brasil foi Colônia de Portugal SIM. Para verificar isso,basta usar o Censo Crítico e perguntar . O que tinha em Portugal tinha no Brasil ? O Brasil tinha Universidades ? Portugal procurou desenvolver o Brasil,no mesmo dos Portuguêses da época ? Uma pessoa só é Escravo se tiver um Documento falando que ele é Escravo ? Qualquer pessoa de Bom senso,percebe que o Brasil foi Colônia. Para terminar,digo que NÃO sou especialista e nem voto no PT. Paz e Bem
@jefersondiogenes283710 ай бұрын
@@sincerosc O Brasil foi Colônia até 1815 quando passou à ser Reino Unido de Brasil,Portugal e Algarves. No ano seguinte?faleceu à Rainha D.Maria I. Paz e Bem
@gabrielpezzatto.921010 ай бұрын
Professor me tira uma dúvida por favor... como ficava a questão do pacto colonial? já que, de acordo com sua explicação, eles eram iguais na questão jurídica e em termos de direitos? O pacto não colocava o Brasil numa situação de desvantagem econômica e de falta liberdade?
@pliniojr9510 ай бұрын
Sim, pois o Brasil só podia importar bens diretamente de Portugal, não podia comercializar diretamente com outras nações. Esse atraso só foi abolido parcialmente em 1808, e completamente quando o Brasil alcançou a independência em 1822.
@templariodecristo2310 ай бұрын
@@pliniojr95E viva lá republique de lá merdie junto com lá anglicone! Melhor ser "amigos" e devedores dos maçons protex do que se sujeitar ao reino português e perdendo nossa identidade luso romana e sendo brainwashng(escrever na língua dos bretões para não levar bloc)para nos agarrarmos a uma cultura totalmente diferente e estrangeira, sermos os cachorrinhos latinos deles como eles se referem a nós e como nos mesmos nos tratámos e nos sentimos, afinal somos são mais de 100 anos assim…A ” Lenda nega" e o "americanismo" acabou com o povo brasileiros e ibérico! Não sei que atraso se o Brasil era muito próspera e tínhamos muitas coisas de alto nível construídas e desenvolvidas pela monarquia portugueses, assim a educação como a educação foi deixada em caos com a retirada dos padres jesuítas.🤡
@templariodecristo2310 ай бұрын
Mesmo que isso fosse verdade, do que adiantou o golpe da independência se só durou uma geração e ficamos só com as dívidas e a república maçônca depois?
@grandeestadocatolicodavini371210 ай бұрын
@@pliniojr95 Essa monopolização começou com o Pombal e depois, isso foi abolido totalmente em 1808 mesmo.
@pliniojr9510 ай бұрын
@@grandeestadocatolicodavini3712 Errado. O pacto colonial vem desde a época da extração do pau Brasil no século XVI, onde a coroa estabeleceu um monopólio sobre que tinha direito a extrair a valiosa madeira. Quanto ao Pombal, ele fez sim coisas ruins, mas também fez coisas boas.
@rafaeldesouza13509 ай бұрын
Esse é um assunto ótimo, conhecia apenas Loryel Rocha que defendia a tese. Agora acabei de conhecer você. Parabéns!
@geraldsiq10 ай бұрын
O Direito romano pode explicar isso, p.ex., os modos de aquisição da propriedade. Colonização pressupõe o povoamento - por famílias -, de terras alheias não ocupadas, com “animus domni”. As 13 colônias americanas são exemplo clássico, pelo povoamento de terras portuguesas e hispânicas não ocupadas, com o tempo adquiriam-lhes a propriedade com amparo no instituto da “usucapião” e na instituição de estatuto próprio, sob protetorado bélico britânico e francês. Desde 1500 até o final do século XVII, não houve registros de imigração de mulheres europeias para o Brasil [nem as putas queriam vir, por acharem que o Brazil era uma selva tropical inóspita e desconfortável]. Homens que para cá vieram desde as primeiras navegações, para ocupação das novas terras legitimamente outorgadas a Portugal, aqui formaram novas famílias por meio do casamento com as mulheres nativas, especialmente aquelas dos ramos Tupi-Guarani. O resultado dessa miscigenação foi a gênese do povo brasileiro, uma raça cabocla pura de origem, porém, esquecida e excluída após o advento da República combinado com as imigrações do século XIX, essas sim com características colonialistas.
@marie35876 ай бұрын
@geraldsiq portanto existem registos de mulheres de Portugal no Brasil a portuguesa Beatriz de Albuquerque (Portugal, 1517 - Pernambuco, 1584) , por vezes Brites, na grafia da época, senhora nobre, esposa do primeiro capitão-donatário da Capitania de Pernambuco, Duarte Coelho, chegou a Pernambuco em 1535. Por ter assumido o governo da Capitania após a morte do marido, é reconhecida como a primeira governante das Américas. primeiro grupo três irmãs orfâs que chegaram a Salvador em 1551, Mécia, Joana e Marta Lobo terão chegada mais tarde muitas outras nas mesmas condições enviadas pelo rei ou rainha de Portugal e também outras
@marie35876 ай бұрын
@geraldsiq no século XVI Veja a caminhada da portuguesa Maria Tomásia Cardiga em terras do Brasil colónia se deslocando pela costa da capitania , está em português antigo (as pessoas deslocavam-se pelas praias porque ainda não havia nem estradas nem caminhos!) …] mandou marchar cinco filhos diante, dos quaes o mais velho não passava de dezoito annos, logo os soldados, e detraz elle e sua mulher, todos a pé. Logo nesta primeira jornada começaram a sentir o trabalho, porque, tanto que a calma começou a cahir, não havia quem pudesse pôr o pé na areia de quente, começava já o choro das crianças, os gemidos da mulher e lastima dos soldados […] com muito trabalho e risco de tapuyas inimigos, que por alli andam e lhes viam os fumos, mas o peior inimigo era a fome e sede, com que começaram a morrer os soldados […] se poz D. Thomazia, mulher do capitão, a dizer tantas lástimas que parece se lhe desfazia o coração, vendo que tinha todos seus filhos ao redor de si, e pegando della do menor até o maior diziam que até alli bastava de caminhar, que também queriam morrer com aquelle homem, porque já não podiam soffrer tanta sede. […] Mas caminhando avante da salina, morreu o filho mais velho ao capitão...."
@crishadi14337 ай бұрын
Revisionismo historico é sempre muito importante. O passado é vasto, os personangens tb, documentos, historiadores e pesquisadores e, assim, termos historicos vão se desdobrando em nuances historicas alinhavadas a muita pesquisa e discussão. Por isso, talvez os professores de outrora acreditavam mesmo na colonizacao ,inclusive de exploração. Por isso, historia é fascinante. É um grande quebra cabeça
@nelsonlouresloures773510 ай бұрын
Todos os que nasceram antes da independência das colônias ultramarinas, tem a nacionalidade portuguesa, assim o queiram...! Os chamados retornados... a maioria era de origem das colônias, brancos, negros e indianos...!
@pauvermelho10 ай бұрын
"nascida nessas colônias, brancos, negros e *indianos* " *Goeses*
@nelsonlouresloures773510 ай бұрын
@@pauvermelho Mete o "pau" no buraco mais perto do mesmo! Ass oll