Mais dois termos que geram confusão, um está relacionado ao tempo em que a lei "ficou valendo" e outro à força que essa lei exerce sobre os cidadãos.
Пікірлер: 12
@jhenyffertavares3925 Жыл бұрын
Otima aula professor
@resumindoodireito-prof.rod8910 Жыл бұрын
Muito Obrigado. Abraços.
@giovanadib90462 жыл бұрын
Aula muito boa! Obrigada, Professor.
@resumindoodireito-prof.rod89102 жыл бұрын
Obrigado pelo elogio. Tento fazer muito com pouco tempo. Abraços.
@amandafirl2796 Жыл бұрын
Obrigada😁
@resumindoodireito-prof.rod8910 Жыл бұрын
Obrigado, desculpe a demora em responder.
@MariaEduarda-qb3up Жыл бұрын
Obrigadaaaaaa
@resumindoodireito-prof.rod8910 Жыл бұрын
De nadaaaaaaaaa!!!! kkkkkkk abraços.
@viniciusmachado3339 Жыл бұрын
Ótima explicação, professor! Mas me restou uma pequena dúvida... o CC/1916, ele continuou em vigor mesmo com sua revogação até o prazo estipulado do novo código, no caso o de 2002? Digo isso, fazendo uma analogia de que a lei é formulada através de algumas forças vinculantes. O principal exemplo, a cultura. Contudo, a partir do momento em que instaurada uma nova regra a antiga perderá por imediato o vigor juntamente com a vingência imediatamente? Ou os preceitos culturais-socias ainda continuam em vigor, ainda que assuma uma disparidade diante da lei? Aguardo a resposta!😁
@resumindoodireito-prof.rod8910 Жыл бұрын
O CC/16 é uma lei, e portanto fica em vigor até que outra a revogue por completo ou trate do mesmo assunto. Em tese o CC/02 trouxe novas regras que começaram a ser aplicadas a partir deles, sendo que as regras antigas prevalecem até findar os processos que começaram por ele. Não se esqueça, o CC é regra material, e não processual, pois essas são aplicadas imediatamente.
@Angel-wn9bi Жыл бұрын
Uma lei q não possui vigência pode ter vigor ?
@resumindoodireito-prof.rod8910 Жыл бұрын
Sim. Lei da Copa do Mundo, por exemplo, ficou em vigência apenas pelo tempo da Copa, mas sua força vinculante vai até os casos que se iniciaram por e com ela terminem. Outro exemplo é o CC/16 que não está mais em vigência mas existem processos que se iniciaram por questões dele, portanto, ainda tem vigor.