Revolução do Porto - 200 anos

  Рет қаралды 19,929

Paulo Rezzutti

Paulo Rezzutti

Күн бұрын

Пікірлер: 138
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 4 жыл бұрын
Manifesto da nação portuguesa aos soberanos e povos da Europa: www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/518749
@FDFAcanal
@FDFAcanal 4 жыл бұрын
O fato da Revolução do Porto nunca ser explicada nas escolas é um dos motivos que faz a maioria dos brasileiros não entenderem o quão complexo foi o nosso processo de independência.
@emiliavideira2676
@emiliavideira2676 3 жыл бұрын
Estou ansiosa de ouvir pela tua boca a história da minha terra.
@patizinhapoars
@patizinhapoars 4 жыл бұрын
Meu Deus do céuuuuuuuuuuuuuuu... meu sobrenome é Beresford... esse Marechal Beresford é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito parecido com o meu pai... somos descendentes dele, mas imagina a distância na árvore genealógica... IMPRESSIONANTE... cheguei a ficar toda arrepiada.
@josefilho9434
@josefilho9434 7 ай бұрын
Este é um dos seus melhores vídeos. Abraços de BH
@PeterGriffin-BR
@PeterGriffin-BR 4 жыл бұрын
Obrigado,Rezzutti!
@vera4mentes
@vera4mentes 6 ай бұрын
Obrigada! Nunca é tarde para mergulhar na história e não achar que as coisas tem datas que separam uma coisa da outra e quais as influências externas que apesar do tempo de reação aconteceram. Não havia redes sociais e por isso reações demoraram a ocorrer...
@nelidasalvaterra2518
@nelidasalvaterra2518 2 жыл бұрын
Boa tarde Sr Paulo, me formei em história agora em 2022, o meu TCC foi sobre a revolução liberal do Porto, onde esse vídeo me ajudou muito, e no dia de apresentar lembrei de fatos que via e revia nesse vídeo, para mim foi de suma importância. Obrigada pelos conteúdos e pode ter certeza para os futuros alunos vou mostrar os seus vídeos, o senhor e minha fonte de inspiração.
@davidtavares1406
@davidtavares1406 4 жыл бұрын
Parabéns pelo canal, quanto mais conheço nossa história, através da sua narrativa, mas vontade eu tenho de cursar história !
@luziacarvalho5979
@luziacarvalho5979 2 жыл бұрын
Não tem como não gostar de história com o professor Paulo e a Claudia parabéns.
@neniblox4183
@neniblox4183 4 жыл бұрын
Excelente tema, ansiosa pelo vídeo! Adoro tudo o que tenha a ver com as lutas liberais, tive um tetravô que foi general das forças que apoiavam D. Pedro! Muito obrigada por tudo o que me ensina sobre esta época!
@mayarizk142
@mayarizk142 4 жыл бұрын
Paulo o conteúdo do teu canal é fantástico. Eu estou maratonando nas tuas playlists ha 1 semana e estou adorando aprender um monte de coisas. Sem falar que a sua simpatia e a dos seus convidados, é contagiante. Sei que você não curte muito os elogios, mas não posso criticar, ou me omitir de elogiar um trabalho tão rico. Te acompanho do oriente médio, e por conta disso, gostaria que você fizesse um vídeo falando sobre a passagem de Dom Pedro II nesta região, pois se não me engano, ele ficou uns 6 meses por aqui, e essa viagem foi fundamental para o despertar da imigração libanesa para o Brasil.
@solangepereira7722
@solangepereira7722 4 жыл бұрын
Muito obrigada 😍👏👏👏
@cesarsilva9369
@cesarsilva9369 4 жыл бұрын
Pessoas como o Paulo são fantásticas por dividirem o conhecimento e trazer uma luz para a sociedade.
@luccagarutti9609
@luccagarutti9609 4 жыл бұрын
OI Paulo, meu nome é Lucca Garutti tenho 10 anos, amo seus vídeos e sou seu fã. Sou um historiador igual você. Gostaria muito de te conhecer viu? Amo quando vc fala de Maria Leopoldina. Abraço do seu fã
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 4 жыл бұрын
Obrigado Lucca!!!
@rosaliabreitenbach6079
@rosaliabreitenbach6079 4 жыл бұрын
Vídeo sempre maravilhoso
@gleicecorradinipsicologa7831
@gleicecorradinipsicologa7831 4 жыл бұрын
Boa noite à todos!!
@soraiabatistadescunha8779
@soraiabatistadescunha8779 4 жыл бұрын
Mais um excelente vídeo, como sempre! O que me pasma é a ignorância dos portugueses não conhecerem NADA, mas NADA mesmo, sobre o que se deu aqui no Brasil nesse momento. Parece não fazer parte do ensino português nas escolas, ou os responsáveis pela educação de Portugal julgam ser um período não importante para o conhecimento dos portugueses. Antes que alguém me critique gratuitamente, sou casada com português há 32 anos, meus sogros são portugueses de Sintra e admiro muito Portugal e os Portugueses. No entanto, segundo o conhecimento que meu esposo e seus pais tem, eles só conhecem estes fatos por conhecerem a historiografia brasileira, pois segundo eles contam, jamais viram isso durante a escola em Portugal. Me refiro ao que se aconteceu no Brasil durante esse período de revolução no Porto. Esta situação é lamentável, pelo menos para mim, pois vejo temas sendo discutidos entre portugueses com bem menos relevância. Sinceramente, penso que a manifestação dos Portugueses no Porto tem razão de o ser, pois, embora admirar a pessoa do Rei D. João VI, meu rei, em particular porque amava o Brasil, a situação em Portugal nesse período não era das melhores. Vejo muito mimimi entre brasileiros e portugueses sobre quase tudo, mas ignoro os ignorantes. Portugal e Brasil são irmãos ainda que alguém levante um discurso diferente. A estes, brasileiros e portugueses, indico uma boa leitura dos fatos históricos de ambos países, sempre, claro, de fontes confiáveis, como a boa explanação que vemos neste vídeo.
@ruiascencao4109
@ruiascencao4109 4 жыл бұрын
Bom dia Soraia, ...é totalmente verdade o que afirmaste, mas em geral os portugueses do séc. XIX só conhecem a parte das invasões Napoleónicas e é curioso que as cidades de Lisboa e o Porto estarem cheias de referências ao liberalismo, penso que a implantação da República fez esse apagão da história para justificar a sua existência em detrimento da Monarquia constitucional....os portugueses não conhecem bem El Rey Dom Pedro VI e a sua constituição, não sabem muito bem qual foi a abrangência da Rainha Dona Maria II ( a educadora ) sua filha e dos seguintes Reis Pedro V e Luís I, do segundo só o nome da ponte no Porto.... Um abraço de Lisboa, Rui Ascenção
@joseabrantes7216
@joseabrantes7216 4 жыл бұрын
Sendo os portugueses ignorantes, não conseguem mesmo assim, ser tão ignorantes como os brasileiros. No que diz respeito ao que se passou no Brasil e o que é ensinado nas escolas sobre essa época, não é de todo relevante, uma vez que haviam coisas bem mais importantes para serem ensinadas nas escolas e sendo a história de Portugal tão vasta, não se estaria a perder tempo com coisas passadas no Brasil. Completamente irrelevante!!
@cesarmarinhosp1639
@cesarmarinhosp1639 4 жыл бұрын
Poucos são os vídeos brasileiros que transmitem a história do Brasil de uma forma séria. Infelizmente o brasileiro posiciona-se na posição de invadido, estuprado, roubado, escravizado e a culpa vai toda para os portugueses. É isso que lhe és ensinado, como tal a ignorância do brasileiro em relação à sua história é gritante.
@matheusfrancisco6250
@matheusfrancisco6250 4 жыл бұрын
@@cesarmarinhosp1639 aqui no Brasil não é ignorância ,mas sim falta de educadores brasileiros q deixem sua opinião de lado quando se fala em história, mas isso se deve a propaganda felta durante a queda da monarquia no Brasil e a ascensão da primeira república, como a dinastia era de origem portuguêsa, foi feita uma propaganda ant-lusitana é alimentada a raiva pelo fato do Brasil ser colonia de Portugal, é essa seria a culpa do brasileiro ser pobre é q a república seria a salvação já q avia liberdado o Brasil do julgo da dinastia portuguesa, é assim foi nas fases da República brasileira , mas hoje em dia a historiadores e profesores de história q usam o KZbin para mostrar oq realmente era o Brasil do passado sem ser tendencioso, só basta o brasileiro saber pesquisar, é se interessar por sua história.
@silvia_pimentel5890
@silvia_pimentel5890 4 жыл бұрын
Primeira vez na vida que me interesso por história do Brasil ou de Portugal. Nunca é tarde 😬. Adoro teus vídeos.
@luizbarreto9134
@luizbarreto9134 4 жыл бұрын
Parabéns, Paulo!!!. Você faz a diferença!!!
@madeleinefunez1409
@madeleinefunez1409 4 жыл бұрын
Amoooooo...saber..tudo por voce. Paulo
@fatimagv
@fatimagv 4 жыл бұрын
Parabéns Paulo por seus vídeos e sua simpatia!
@MariaAparecida-zb8xb
@MariaAparecida-zb8xb 4 жыл бұрын
Boa tarde!!!! Tudo bem ? Acabei de receber o Livro O Pássaro de Fogo. Fiquei encantada pelos autógrafos!!! Ah! Tb adorei a máscara, vou ser a única a usar as matryoshkas em minha cidade !!!!!!(Palmital/SP) Obrigada, obrigada, obrigada!!!! Até mais tarde!!!!
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 4 жыл бұрын
Que legal!!!!
@reromdelys2206
@reromdelys2206 4 жыл бұрын
Sou seu fã! O aprendizado com seus vídeos e livros é impagável! Muito grato! Deus te abençoe.
@mariteix
@mariteix 4 жыл бұрын
Anotadíssimo!! Adoro o Porto e quero saber tudo o q puder sobre sua História.
@jessicadavi5450
@jessicadavi5450 4 жыл бұрын
Feliz dia do professor Paulo Rezzutti pois aprendo com vc todos os dias pois vejo seus vídeos todos os dias e vc é mais q o historiador é um professor pra mim amo seus vídeos q Deus o abençoe sempre sua caminhada amo vc e Cláudia 💓 feliz dia do professor 15/10/20
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 4 жыл бұрын
Muito obrigado!
@jessicadavi5450
@jessicadavi5450 4 жыл бұрын
@@PauloRezzuttiEscritor quanta honra eu que agradeço por tudo.
@analuciaaraujo4695
@analuciaaraujo4695 3 жыл бұрын
Parabéns pelo canal
@wendelfreitastutti9459
@wendelfreitastutti9459 3 жыл бұрын
O meu muito obrigado e parabéns a todos(as) os(as) idealizadores(as) do canal. Grato por produzir, editar , postar e compartilhar de seu conhecimento e sabedoria com um conteúdo tão importante , com a intenção ,de visar a nossa formação intelectual, social, psicológica ,moral e humana .👍🏽
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 3 жыл бұрын
Obrigado!
@vania2010100
@vania2010100 4 жыл бұрын
Gosto muito de saber a historia de Portugal. Muito bom!!
@Belinda8881
@Belinda8881 4 жыл бұрын
Gosto muito dos seus vídeos e das sua explicações, Paulo!Parabéns!
@solanger.navarro5159
@solanger.navarro5159 4 жыл бұрын
Somente ontem vi a live com a Cláudia sobre os ovos do Fabergé. Que vídeo!!!! Amei.
@evelynlima3572
@evelynlima3572 4 жыл бұрын
Excelente conteúdo!!! Explica muito bem e de uma maneira leve e divertida!!! Gostei demais!
@flavialutterbach2803
@flavialutterbach2803 4 жыл бұрын
Assisti depois mas amei! Que bom que vai haver a continuação 😁
@patriciayamamotofernandes5620
@patriciayamamotofernandes5620 4 жыл бұрын
Paulo Rezzutti e mais um vídeo maravilhoso! #gratidao
@jesuscsousasousa8965
@jesuscsousasousa8965 4 жыл бұрын
Parabéns Paulo, video muito bom. Um rico apanhado da História do Brasil/Portugal.
@Mcristinaherzog
@Mcristinaherzog 4 жыл бұрын
Vídeo excelente! Por motivo de genealogia, eu estou pesquisando exatanente esse período no Porto. Aguardo ansiosa o próximo video.
@ludmilasa4044
@ludmilasa4044 3 жыл бұрын
Excelente e bem explicado o episódio que antecede o Dia do Fico. Seu canal é Excepcional! Grata.
@maristelavmuniz6945
@maristelavmuniz6945 3 жыл бұрын
Que canal maravilhoso! Amo saber histórias do Brasil.
@Vi-ge2fy
@Vi-ge2fy 4 жыл бұрын
Se possível um dia poderia fazer um vídeo (caso já não tenha feito) falando sobre o Algarve, o reino nominal que fazia parte da coroa portuguesa
@flaviohenriquegomes7017
@flaviohenriquegomes7017 4 жыл бұрын
Contribuindo! Rsrsrs
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 4 жыл бұрын
Valeu!
@vickykent840
@vickykent840 4 жыл бұрын
Amei o vídeo, justamente o conteúdo que eu estou estudando na escola 😂😄😄😄
@vaniabiasi5825
@vaniabiasi5825 4 жыл бұрын
Boa noite!
@fabioantoniofernandes2674
@fabioantoniofernandes2674 4 жыл бұрын
Ótima aula como sempre Paulo. Você explicou a posição de algumas províncias em relação a volta da família real a Portugal. PERGUNTA: Qual foi a posição das províncias de Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba em relação a quem apoiar? Obrigado.
@solangepereira7722
@solangepereira7722 4 жыл бұрын
Olaaaa estou aqui ansiosa por mais essa Live maravilhosa...amo seu programa 🤩🤩🤩
@elisamara1331
@elisamara1331 3 жыл бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@cadurocha8057
@cadurocha8057 4 жыл бұрын
Super história, valeu Paulo👏
@marisanerimarisaneri1674
@marisanerimarisaneri1674 4 жыл бұрын
Parabéns gostei muito. Você é ótimo
4 жыл бұрын
Excelente Video!!Anotado e Definido o Lembrete!!!
@gustavodorio9151
@gustavodorio9151 4 жыл бұрын
Muito interessante a "aula". Obrigado!
@arthurreis1284
@arthurreis1284 4 жыл бұрын
Esta live já está marcada em minha agenda
@amandamenezes5808
@amandamenezes5808 4 жыл бұрын
Oi Rezzutti! Vc tem planos para falar sobre os CAVALEIROS TEMPLÁRIOS? Por favor! Por favor! Por favor! 😁
@omongesinistroiii3435
@omongesinistroiii3435 4 жыл бұрын
Já falaram isso no canal AD imperios, do Thiago
@veraluciafranco1126
@veraluciafranco1126 3 жыл бұрын
PAULO sempre ativo o sino e não recebo notificações. Abraços bom ano😘
@arthurromanof8867
@arthurromanof8867 4 жыл бұрын
Seus vídeos são simplesmente magníficos.
@iaraprestes2355
@iaraprestes2355 3 жыл бұрын
Adoro suas aulas!!!!
@lucia5001
@lucia5001 4 жыл бұрын
Como sempre mais um vídeo maravilhoso. Estou conhecendo, através de vc, nossa história. Obrigada Paulo o Porto a que se refere é a cidade que fica ao norte de Portugal? Ou tem outro Porto próximo de Lisboa!
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 4 жыл бұрын
Sim, a revolução do Porto se refere a cidade do Porto que fica em Portugal
@lucianealbu5064
@lucianealbu5064 4 жыл бұрын
Adoro seus videos
@nildabarrososiqueira7903
@nildabarrososiqueira7903 4 жыл бұрын
Estou na espera
@augustocostaneto6030
@augustocostaneto6030 4 жыл бұрын
Como a escola consegue fazer o aluno NÃO gostar de história, algo fantástico!?
@saletemarionbarreto8733
@saletemarionbarreto8733 7 ай бұрын
SOU INSCRITA E PEDI ESSE TEMA DO PORTO DAS GALINHAS. ❤
@gabrielaliatoscano4397
@gabrielaliatoscano4397 11 ай бұрын
Muito bom
@fernandapaschoal6070
@fernandapaschoal6070 4 жыл бұрын
Professor, gostaria de sugerir o tema Guerra Civil Espanhola para um vídeo qualquer dia desses. Abraços.
@thataquerque
@thataquerque 4 жыл бұрын
Paulo, que live rápida....
@mcbraganca753
@mcbraganca753 4 жыл бұрын
Oi paulo
@mariaantonieta6318
@mariaantonieta6318 2 жыл бұрын
Muito 👍
@capabancopeluciaparacaminh6410
@capabancopeluciaparacaminh6410 4 жыл бұрын
Bom dia! Vcs ja fizeram ou pretendem fazer um vídeo entrevistando os descendentes da família real?
@ahistoriad
@ahistoriad 4 жыл бұрын
Teu canal deveria ser parte obrigatória do currículo escolar. Tchê, tenho pena dos professores de história. Se eu fosse criança hoje eles estavam todos carecas no final de cada ano letivo. KKKKKKKK.
@anamariamendoncalima5255
@anamariamendoncalima5255 4 жыл бұрын
👏👏👏👏😍
@josefilho9434
@josefilho9434 7 ай бұрын
🤗🤗🤗 . . . . !!!!!!!!!!!
@thyagoserraoalmeida
@thyagoserraoalmeida 4 жыл бұрын
Não fui notificado
@arnaldodosreissantos8257
@arnaldodosreissantos8257 3 жыл бұрын
Será que vem daí a frase: quem foi pra Portugal perdeu o lugar?
@Mcristinaherzog
@Mcristinaherzog 4 жыл бұрын
Em tempo... tenho uma reclamação: o vídeo foi muito curto, dá uma pena quando acaba.😢
@BrunoCabralPeixoto
@BrunoCabralPeixoto 4 жыл бұрын
Essa visão romântica é principalmente de uns monarquistas mais fanáticos.
@silvia_pimentel5890
@silvia_pimentel5890 4 жыл бұрын
Que bizarro e inacreditável haver monarquistas em pleno séc XXI!
@omongesinistroiii3435
@omongesinistroiii3435 4 жыл бұрын
@@silvia_pimentel5890 pq? Que tem mal aí?
@AnaMaria-df6tg
@AnaMaria-df6tg 4 жыл бұрын
Porquê bizarro haver monarquistas no século XXI? Desconhece que a maioria dos países europeus são monarquistas?! Assim como o Japão e outros países na Ásia e Médio Oriente?!
@mariadelourdesdiasdosanjos7802
@mariadelourdesdiasdosanjos7802 4 жыл бұрын
Com a vinda da corte para o Brasil, confesso que imaginei a "bagunça " generalizada de Portugal. Desgoverno, né?
@bff1896
@bff1896 2 жыл бұрын
👍
@giannagarda7598
@giannagarda7598 4 жыл бұрын
O d. Miguel e a d. Carlota Joaquina já estariam tramando a volta do absolutismo em Portugal em 1821?
@omongesinistroiii3435
@omongesinistroiii3435 4 жыл бұрын
Estavam! E com o apoio do absolutista império russo.
@MariaBasilio-d4k
@MariaBasilio-d4k Жыл бұрын
Então pelo que compreendo foi D.Joao sexto,quem abriu a porta á independencia fo Brasil!
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor Жыл бұрын
Exato!
@Meyguia
@Meyguia 4 жыл бұрын
Lá vou eu fazer minha eterna pergunta: por que Portugal não era um império, já que tinha possessões ultramarinas na África e na Ásia, além do Brasil?
@ruiascencao4109
@ruiascencao4109 4 жыл бұрын
Bom dia Meyguia, ...a definição de Império é quando existem nações prestando vassalagem a nação metrópole, isso aconteceu com Roma por exemplo...no caso português a partir do séc. XVIII o Reino de Portugal deixou de ter nações vassalas como era o Reino do Ceilão ( actual Sri Lanka ) e passou a ter territórios que considerava extensão de Portugal, mas os territórios de Angola e Moçambique são muito mais recentes do que se imagina, eles advêm do Mapa Cor de Rosa pelas expedições de Roberto Ivens, Hermenegildo Capelo e o grande Serpa Pinto que foram os primeiros europeus a entrar nos sertões africanos conectando o Atlântico e o Índico...não foi o mentiroso do escocês Levingston....portanto enormes territórios só existem na posse de Portugal desde 1889... Um abraço de Lisboa, Rui Ascenção
@Meyguia
@Meyguia 4 жыл бұрын
@@ruiascencao4109 agora sim, eu ganhei uma resposta satisfatória! Obrigada, Rui Ascenção 😊
@mirianvargas7314
@mirianvargas7314 4 жыл бұрын
Oiê Paulo, na tua opinião quem matou ou mandou matar Dom João VI?
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 4 жыл бұрын
Que pergunta difícil!!!!
@mirianvargas7314
@mirianvargas7314 4 жыл бұрын
@@PauloRezzuttiEscritor kkkk acho q vc tá com medo de dizer q foi a Carlota e ela ir puxar o teu pé kkkk
@JooatãFerrari-l6w
@JooatãFerrari-l6w 4 ай бұрын
Você torce para palmeiras porque eu to torcendo pra o Grêmio
@cegodiamantina1794
@cegodiamantina1794 4 жыл бұрын
oi paulo, tudo bem? sem contar que a saída de d. joão VI com todo aquele pessoal junto nos navios escoltados pelos ingleses você há de convir, foi uma covardia, né não? um rei morre lutando e os portugueses que receberam os franceses ficaram lá, lutaram lá e não se acovardaram, não é? o povo do porto é um valente, eu se fosse um portugues eu ficaria muito injuriado também, claro! hoje somos, potugueses e brasileiros devedores de ingleses mas, não por gratidão e sim por muito dinheiro, criou-se uma dívida externa, quase que tirou a soberania de um povo, foi feio mesmo, horroroso! anselmo, diamantina mg
@uilustra6364
@uilustra6364 4 жыл бұрын
Olha so o que aconteceu com a Espanha, Dom João não fugiu apenas, por medo de morrer ou coisa do tipo, ele tirou o governo de cair nas mãos do Napoleão, isso evitou muita da desordem que aconteceu lá na Espanha, que aliás perdeu todas as colonias na America durante esse período, em vez disso Portugal continuou mantendo um governo que era seu, longe é verdade, mas ainda seu. Quanto a Dom João ser covarde, bem, aí é uma questão de visão pessoal, esse rei que luta até a morte é uma visão medieval, e não acho que seria melhor se ele morresse e tudo o mais, por mais nobre que isso soe, pelo contrário, Portugal podia entrar em uma crise interna ainda mais complexa, como a que viria acontecer posteriormente nas Guerras Liberais, só que em um momento ainda mais delicado, passando para quem sabe a capitulação e anexação de Portugal. Acho que Dom João fez o melhor que pode, perder um pouco é melhor do que perder tudo, e Portugal não só poderia perder todas as suas possessões como a própria independência, lembrando também que Portugal conseguiu expulsar os franceses muito graças a ajuda da Inglaterra.
@marie3587
@marie3587 4 жыл бұрын
@@uilustra6364 o mundo existia a rivalidade entre as monarquias absolutas Áustria, Espanha, Rússia contra o liberalismo da Inglaterra, EUA, França, e que neste caso, o grupo absolutista (Áustria, Espanha, Rússia) conspirava contra o outro grupo, assim ao outorgar a constituição liberal a Portugal e ao Brasil, D. Pedro I colocou o Brasil e Portugal do lado dos vencedores, sabe-se que os vencidos eram levados ao estado de falência, pagamento de indemnizações de guerra, perda de colónias e territórios, etc. e os vencidos foram a Espanha, ficou país vassalo da França e perdeu todas as suas colónias na América do Sul, que entraram em guerras civis longas e tremendas a Áustria ficou sem porções de território e falida, a Rússia igualmente seguindo-se uma revolução ...Portugal e o Brasil ficaram ligados ao liberalismo Inglaterra, EUA o Brasil unido com as suas enormes dimensões, sem as sangrentas guerras civis, e Portugal também unido com suas colónias de Africa e de Ásia..
@brender2
@brender2 4 жыл бұрын
#RezzuttiResponde O que você sabe sobre o Maior navio do mundo do século 17, o galeão Padre Eterno, que foi construído no Brasil ? marsemfim.com.br/maior-navio-do-mundo-no-seculo-17/
@ilravenheart3123
@ilravenheart3123 4 жыл бұрын
A família real só permaneceu no Brasil porque tinham medo de perder suas colonias de exploração, só foram embora mesmo porque o Brasil não dava mais lucro, ai deixaram Pedro I pra manter o povo e as colonias na América sobre o domínio dos Bragança, e que se compromete-se de pagar as dívidas de portugal, todos sabiam que haveria a independência, só não quiseram perder o poder.
@ruiascencao4109
@ruiascencao4109 4 жыл бұрын
Bom dia, ...só uma pergunta, o que é uma colônia de exploração ??? Muito grato pela atenção e aguardando ansiosamente pela resposta... Um abraço de Lisboa, Rui Ascenção
@ruiascencao4109
@ruiascencao4109 4 жыл бұрын
@@gabrielfranco2244 ....essa votação tem pouco a ver com a república...ela existe desde El Rey Dom Afonso III de Portugal nas cortes de Leiria e é o primeiro movimento em Portugal para o fim do feudalismo, é uma tristeza ver os actuais brasileiros não conhecerem a sua história.... Um abraço de Lisboa, Rui Ascenção
@ruiascencao4109
@ruiascencao4109 4 жыл бұрын
@@gabrielfranco2244 ...isso mesmo e ainda hoje temos o mito que a democracia mais antiga é da Inglaterra sem nunca mencionar que as mulheres só puderam votar livremente e de uma forma universal a partir de 1922 e consolidado em 1972/1977... ...mas a ignorância não é exclusiva no Brasil, aqui em Portugal também se confunde de uma forma anacrónica a história, principalmente a esquerda caviar onde tens um filho de madeirenses que o único feito dos portugueses foi o tráfico de escravos transatlântico...tudo cheio de contradições...nem tudo é tão trágico e nem tão romântico.....
@ruiascencao4109
@ruiascencao4109 4 жыл бұрын
@@gabrielfranco2244 ...tens de ouvir o Historiador Manuel Gandra, para mim um pouco esotérico demais mas com colocações muito perspicazes...mas Portugal é um produto do feudalismo com o Conde Dom Henrique de Borgonha, claro que nada comparado ao poder dos Senhores na França ou Inglaterra.....
@marie3587
@marie3587 4 жыл бұрын
Ravenheart isso é um ponto de vista extremamente básico e limitado, sobre a vida de pessoas que com tanto espírito de sacrifício governaram Portugal e o Brasil não se esqueça que tanto os independentistas como aqueles que desejavam manter ligações a Portugal, eram portugueses, uns nascidos no Brasil outros em Portugal o Brasil pagou -pelos tesouros que aí ficaram e que tinham ido com a corte, -pelos 30 navios que levaram a família real e a corte em 1808 que aí ficaram com o pessoal da marinha, foram esses navios que foram usados pelos mercenários para lutar contra alguns navios portugueses, e assim se formou a marinha brasileira... -pela biblioteca real que permitiu que o Brasil passasse a ter a maior biblioteca nacional da América latina...até terá sido a Inglaterra que sugeriu que Portugal pedisse uma indemnização e que eles financiaram...
@nancibaccelli4305
@nancibaccelli4305 4 жыл бұрын
D. Joãp VI achou bom ficar no Brasil! 13 anos fora e Portugal sem seu Rei! Foi um erro dele!
@omongesinistroiii3435
@omongesinistroiii3435 4 жыл бұрын
Foi? Então, quer dizer, se tivesse ficado em Portugal ele e a sua família seria prisioneiros ou até seriam executados pelas tropas do general Junot. Né?
@CarlosEduardo-ml3or
@CarlosEduardo-ml3or 4 жыл бұрын
Muito, pelo contrário se ele tivesse permanecido aqui ele poderia ter vivido mais tempo
@CarlosEduardo-ml3or
@CarlosEduardo-ml3or 4 жыл бұрын
Digo, não seria assassinado
@omongesinistroiii3435
@omongesinistroiii3435 4 жыл бұрын
@@CarlosEduardo-ml3or quem matou ele foi aquela vampira da esposa dele, a Carlota Joaquina. Não tenho provas, mas certeza de que foi!
@CarlosEduardo-ml3or
@CarlosEduardo-ml3or 4 жыл бұрын
@@omongesinistroiii3435 sim
@sueliduraes3952
@sueliduraes3952 3 жыл бұрын
Se a família imperial veio pro Brasil em 1820 quando vieram os primeiros negros escravos ??? 🌸🌸🌸🌸🌸🤍🤍🤍🤍🤍🤍🤍
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 3 жыл бұрын
1520/1550
@ruiascencao4109
@ruiascencao4109 4 жыл бұрын
Bom dia Paulo, Gosto muito da forma, conteúdo dos teus vídeos e principalmente a tua preocupação de colocar um contexto na explanação histórica, mas quero disputar a tua afirmação sobre o revisionismo histórico de que o Brasil era uma colónia de Portugal e passo a explicar: A independência do Brasil é em muito semelhante à de Portugal e comete-se o mesmo erro de confundir o país com a nacionalidade....os motivos de ambas as independências são os mesmos, económicos !!!! e ambos os países criaram uma narrativa oposta às nações que lhes deram origem.... Um dos grandes erros na linguagem utilizada é falar de um período anterior a 1822 com expressões de brasileiros e portugueses, isso não existia juridicamente como aconteceu nas Américas Espanholas com os crioulos que não podiam governar, nem ter assento nas cortes de Espanha, ao contrário do Reino de Portugal, onde tu mencionas e bem !!!! a chamada de todos os representantes do Reino que vêm desde Macau, passando por Goa e obvio o Brasil...e nem vale a pena mencionar as possessões inglesas, holandesas e francesas porque não havia miscigenação ( tirando a Pocaontas ).... Vamos à génese da criação do Brasil por Portugal para entendermos todo o processo.... a rotura com um Portugal medieval, que repartia os poderes entre o Rei e os senhores feudais, dá-se no reinado de El Rey Dom João II de Portugal...anteriormente, com a conquista de Ceuta em 1415 ainda se tinha um processo de expansão da nobreza e com a manifesta falta de espaço para novos feudos e principalmente após 1483 ( Aljubarrota ) onde o Condestável Nuno Álvares Pereira ( a origem da casa de Bragança ) ficou senhor de mais de metade de Portugal....ora Dom João II Senhor de Coimbra de uma forma déspota quase acabou com a Casa de Viseu só sobrando o seu primo que viria a ser El Rey Dom Manuel I de Portugal, que continua a sua política com as capitanias hereditárias, uma forma centralista de conceder terras à nobreza mas com o domínio do Rei... ...ora o povoamento europeu do Brasil deu-se principalmente por portugueses ( quase na totalidade ), com o investimento inicial de Portugal ( mesmo que através de empréstimos a outros europeus ), portanto a ligação umbilical entre ambas as partes do Atlântico até à abertura a outros quando o Príncipe Regente Dom João VI passa a capital do Reino de Portugal de Lisboa para o Rio de Janeiro. Temos de ter em conta que se contármos desde o ano de 1535 até 1807 são só 272 anos, isso dá no máximo 5 gerações, mas se formos mais rigorosos a grande vaga de portugueses para o Brasil dá-se no período do ouro aproximadamente 600 000 e esse período começa por volta de 1670 até 1807, 137 anos 2 gerações e meia ( com a esperança de vida da época de 50 anos )...ora é esta leva de portugueses que quer a independência quando nas cortes do Porto propõem a rotatividade de 5 anos da Capital do Reino entre Lisboa e Rio de Janeiro, por razões económicas ( e com razão ).... Não é honesto dizer que não havia juízes no Brasil, nem funcionários públicos e nem escolas...essa narrativa foi a mesma utilizada para construir a portugalidade, isto é, para justificar uma mudança de actores políticos coloca-se a negatividade nos anteriores....vou dar mais um exemplo sobre Portugal, que até muito pouco tempo desdenhava a presença mourisca e árabe, hoje já não se faz e bem !!!! com isso conseguimos entender melhor quem somos como povo...e é muito normal que os comerciantes que deram origem à revolução liberal do Porto quisessem o retorno ao status quo anterior às invasões francesas e quando falam do tribunal, falam do supremo e o de comércio que se encontrava no Rio de Janeiro, bem como que o tráfego de mercadorias passa-se pelo Porto novamente...tudo economia !!!! Finalizo afirmando que não é correto falar em brasileiros antes de 1825, aliás a construção da nacionalidade vem muito depois com a encomenda da história do Brasil pelo Imperador Dom Pedro II...e tem de se desmistificar este facto bem como a razão pela qual Dom Pedro I foi coroado como Imperador e não Rei...hoje já se começa a clarificar que vem no acordo de paz e amizade para o reconhecimento da independência do Brasil, como o primeiro Imperador do Brasil não foi Pedro mas sim Dom João VI, garantindo a linhagem sucessória em Portugal, tal como viria acontecer, justificando que não houve uma usurpação por parte do filho...ora sendo assim, é correto afirmar que foi Portugal a criar politicamente o Brasil e a fazer a sua independência, um caso único no Mundo !!! Um abraço fraterno de Lisboa, Rui Ascenção
@ruiascencao4109
@ruiascencao4109 4 жыл бұрын
​@@PauloRezzuttiEscritor Boa tarde Paulo, ...muito obrigado por teres lido o meu comentário e pela resposta !!!! ...eu no meu comentário não quis disputar a nomenclatura brasileiro mas sim o sentimento de ser um nacional brasileiro e nesse aspecto não me afasto do que comentei....e o que pretendo demonstrar é a naturalidade desse processo e os pontos comuns com o que tinha acontecido em Portugal no seu início....na minha opinião a construção da nacionalidade portuguesa efectivamente só se inicia a partir do cerco de Lisboa de 1382 e a batalha de Aljubarrota de 1383...ela não se perde em 1580, porque Filipe é filho de Isabel de Portugal....e temos o exemplo do Padre Bartolomeu de Gusmão... Em relacção à independência, existem várias opiniões, mas todas são consensuais de que era inevitável....a Bahia foi dos primeiros Bispados fora do Bispado do Funchal e junto com Goa ( muito maior que Roma !!!! ) tive um poder enorme junto à Europa, à que lembrar que os filhos do Rei ( Soba ) do Congo foram estudar no colégio da Bahia e aí foi formado o primeiro Bispo de África, este facto não é irrelevante quando analizamos os factos que se deram na independência do Brasil....mas temos de ressaltar que não existem evidências de ordens por parte do Rey Dom João VI nessas resistências.... Outra coisa que achei errado, foi quando afirmas-te que Dom João VI esvaziou os cofres do Banco do Brasil ( que foi criado por ele no Rio de Janeiro ), sem mencionares que na vinda se trouxe dinheiro de Portugal....claro que foi menos do que ele levou. mas na altura imagino eu que a ideia era reconstruir uma parte do Reino, tal como tinha acontecido com o investimento inicial no Brasil e daí a compensação financeira do tratado de 1825..... Que bom é poder debater pontos de vista históricos sem os tradicionais radicalismos...eu sou socialista republicano e já conversei muitas vezes com Dom Duarte de Bragança ( que serviu Portugal em Angola como oficial comando durante a guerra do ultramar ) e retenho dele um grande amor por Portugal e toda a lusofonia... Muito obrigado por este espaço, Um abraço de Lisboa, Rui Ascenção
@PauloRezzuttiEscritor
@PauloRezzuttiEscritor 4 жыл бұрын
Prezado Rui, desculpe-me, mas não é correto afirmar que não existiam brasileiros. O termo "brasileiro" foi inicialmente usado no início da colonização portuguesa na América para designar os que extraiam pau-brasil. Começamos bem, somos trabalhadores desde o início :-) Posteriormente, ainda durante a colonização, o termo aparece nas obras de Frei Vicente do Salvador, OFM, nascido Vicente Rodrigues Palha (Matuim, Salvador, 1564 - Salvador, 1639), designando os naturais do Brasil. No século XVI, precisamente em 1550, temos na cidade de Rouen, na França, uma festa para a "Entrada" do Rei Henrique II, que ficou conhecida como a "Fête brésilienne". Em 1706, em Lisboa, José Soares da Silva (Lisboa, 9 de janeiro de 1672 - Lisboa, 26 de agosto de 1739), poeta e historiador, aparece com a palavra brasileiro, do outro lado do Atlântico. Além disso, também houveram outras designações para os "de cá" do Atlântico: “Brasiliense” -Ambrósio Fernandes Brandão, 1618. “Brasílico” -Bertolameu Guerreiro, S. J., 1625. “Brasiliano” -Frei Manoel Calado, 1648. Hipólito José da Costa propõem que sejam chamados todos os nascidos no Brasil como sendo brasileiros, o que será oficializado com a independência. A diferença de nascimento, ou ainda, de onde se fazia a fortuna, sempre existiu e diferenciava os brasileiros dos "reinóis", os naturais do Reino. Quanto a questão de D. Pedro I ser feito imperador e não rei por causa de Portugal, devemos lembrar que ele foi coroado no meio das guerras da independência, a Bahia, por exemplo só seria libertado no ano seguinte, o tratado ainda demoraria mais dois anos para ser feito. Abraço, Paulo
@ruiascencao4109
@ruiascencao4109 4 жыл бұрын
@@PauloRezzuttiEscritor ...tranquilo, brasileiros, açoreanos, alentejanos, goeses, etc...no Reino de Portugal e ainda actualmente é um adjectivo que designa a região de origem e não era a definição uma nacionalidade, tal como a nacionalidade portuguesa que não vem automaticamente desde 1128 ou 1143 conforme a interpretação...a nacionalidade é uma construção reforçada no final do século XVIII e consolidada durante o séc. XIX....na França actual ainda se utiliza a mesma adjectivação para os corsos por exemplo, mas os martinicos não são franceses...é muito diferente de alcunhas como a dos reinós...o facto é que não houve distinção de portugueses pelo local de nascença mas pela classe social, ora os reinós que mencionas provinham da alta nobreza ao contrário dos brasileiros, que provinham da baixa nobreza, dou-te o exemplo de Francisco de Almeida e Afonso de Albuquerque, o primeiro foi Vizo Rey da Índia e o segundo Governador...o mesmo aconteceu no Brasil com o Mem de Sá em oposição ao Tomé de Souza ( primo de El Rey Dom João III de Portugal )....ora seja estamos a comentar discriminações sociais quando nos referimos aos reinós e não política de estado como a da Espanha.... Na minha opinião a coroação de Dom Pedro I como Imperador em oposição a Rey ( que seria óbvio ) tem a ver com a não usurpação sucessória e deixar em aberto futuras coroações...basta não ver esta parte da história de uma forma romântica mas sim pragmática, Pedro era também sucessor do trono de Espanha e do Império Austro- Húngaro e ele foi educado nesse sentido...foi um príncipe muito culto seja em literatura, pintura e claro música...também foi treinado para comandar forças armadas por isso em Portugal tem o cognome do Rey soldado e usou muito da abordagem de Napoleão Bonaparte junto ás tropas.....
@ruiascencao4109
@ruiascencao4109 4 жыл бұрын
@@PauloRezzuttiEscritor Bom dia Paulo, que fique claro que eu sou estou a disputar a tua afirmação sobre Brasil colônia e muito mais simples de desconstruir o que afirmas-te do que imaginas....e isto para que se pare com a narrativa anti-Portugal que foi criada ainda no reinado do Imperador Dom Pedro II ( que curiosamente teve um funeral de Estado em Lisboa !!!! ), reforçada pela república com 'O JACOBINO' e reforçada no movimento paulista de 1922... As 'contas' são muito fáceis de fazer, se quando os portugueses chegaram a esse território não encontraram as instituições que referes ( sendo a única organização politica era tribal ), é natural que os portugueses do lado da Europa considerassem que lhes pertenciam, nomeadamente o tribunal supremo e de comércio...bem como a criação do Banco do Brasil, tudo isto veio deste lado do Atlântico e este facto nunca é mencionado...aliás é raro ouvir um historiador brasileiro com um discurso claro que não havia Brasil antes dos portugueses, sem esta clarificação fica sempre a ideia de que já existia um país com economia produtiva e que os portugueses entraram de armas e só depois bagagens para o roubar !!!! A maioria dos actuais brasileiros desconhece a obra desencadenada pelos portugueses nesse território, agarrando-se aos episódios mais negativos mas que na época ( violenta até à segunda metade do séc.XX ) era normal...mas salve-se gostarem de um bom churrasco, mesmo que não tenham ideia que a vaca e o boi veio com os portugueses...sem falar do coco, da galinha, do arroz, do feijão, da laranja, da alface, da banana, da manga, do porco, do cavalo, etc, etc, etc.... Eu tenho uma questão sobre a guerra na Bahia, anterior sublevação de São Paulo e Pernambuco...elas envolveram o povo contra as forças militares ( como aconteceu nas 12 províncias iniciais dos EUA ), ou foram forças militares ( em grande parte mercenários ) contra outras forças militares ??? é importante clarificar esta parte da história !!!! ....mas é claro que em nada muda o seu rumo, só altera a forma como os actuais brasileiros olham para Portugal e a sua obra, que neste momento é deplorável e carregada de narrativas mentirosas que não produzem nada de bom, só mau, disse !!!! Obrigado por este espaço de liberdade, Rui Ascenção
@marie3587
@marie3587 4 жыл бұрын
​@@ruiascencao4109 é de realçar que a história no Brasil também não é ensinada tendo em conta as influências internacionais que existiam no mundo da altura e todas as guerras que tinham como objetivo implementar o liberalismo em todos os países, e o liberalismo foi o grande vencedor no mundo existia a rivalidade entre as monarquias absolutas Áustria, Espanha, Rússia contra o liberalismo da Inglaterra, EUA, França, e que neste caso, o grupo absolutista (Áustria, Espanha, Rússia) conspirava contra o outro grupo, assim ao outorgar a constituição liberal a Portugal e ao Brasil, D. Pedro I colocou o Brasil e Portugal do lado dos vencedores, sabe-se que os vencidos eram levados ao estado de falência, pagamento de indemnizações de guerra, perda de colónias e territórios, etc. e os vencidos foram a Espanha, ficou país vassalo da França e perdeu todas as suas colónias na América do Sul, que entraram em guerras civis longas e tremendas a Áustria ficou sem porções de território e falida, a Rússia igualmente seguindo-se uma revolução ...Portugal e o Brasil ficaram ligados ao liberalismo Inglaterra, EUA o Brasil unido com as suas enormes dimensões, sem as sangrentas guerras civis, e Portugal também unido com suas colónias de Africa e de Ásia..
@thaissimaopereira3694
@thaissimaopereira3694 8 ай бұрын
Na minha opiniao e uma grande hipocrisia
@-BoiTata
@-BoiTata 4 жыл бұрын
.
Dia do Fico: 200 anos
34:19
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 72 М.
A Revolução Pernambucana de 1817
19:06
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 23 М.
Mom Hack for Cooking Solo with a Little One! 🍳👶
00:15
5-Minute Crafts HOUSE
Рет қаралды 23 МЛН
Support each other🤝
00:31
ISSEI / いっせい
Рет қаралды 81 МЛН
A REVOLUÇÃO DOS CRAVOS
14:12
Vogalizando a História
Рет қаралды 96 М.
The Portuguese Liberal Revolution of 1820 [English subtitles]
7:35
Portuguese With Leo
Рет қаралды 42 М.
The biggest frauds in history
37:59
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 29 М.
Os sobreviventes da sangrenta revolução russa
31:34
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 307 М.
Tordesillas - How the Pope divided the world between Spain and Portugal
18:50
A queda de Constantinopla
34:26
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 570 М.
A REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA DE 1817
18:15
Parabólica
Рет қаралды 79 М.
A Maçonaria e a Independência do Brasil
29:25
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 251 М.
José Bonifácio, o Patriarca Independência
36:05
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 121 М.