Revolução dos Cravos: 50 anos | com João Paulo Avelãs Nunes | 224

  Рет қаралды 3,449

Out of Politics No Salvation

Out of Politics No Salvation

Ай бұрын

Neste último 25 de abril completaram-se 50 anos da Revolução dos Cravos, que instaurou em Portugal, pela primeira vez, uma democracia.
Além de derrubar a mais longeva ditadura da Europa Ocidental - o Estado Novo português -, o Movimento das Forças Armadas (MFA) inaugurou a terceira onda de democratização. Em seu âmbito ocorreram as transições à democracia noutros países do sul da Europa (Espanha e Grécia), na América Latina, no Leste Europeu, na África e na Ásia.
Hoje, quatro em cada cinco portugueses avaliam positivamente o 25 de Abril, mas ao mesmo tempo ganha terreno no país uma extrema-direita autoritária, racista e xenófoba, representada pelo partido Chega, saudoso do Salazarismo.
Qual o significado do 25 de Abril? Qual a natureza do Estado Novo português, derrubado em 1974? Que mudanças a revolução dos capitães permitiu que ocorressem em Portugal desde então?
Para discutir tais temas, este #ForadaPolíticaNãoháSalvação recebe o historiador João Paulo Avelãs Nunes, professor da Universidade de Coimbra e pesquisador de seu Centro de Estudos Interdisciplinares.
As músicas deste episódio são "Grândola, vila morena", de Zeca Afonso (hino da Revolução dos Cravos), "Infados", de Kevin Macleod e "A Trip Around the Moon", dos Unicorn Heads.
Leia o blog do #ForadaPolíticaNãoháSalvação no site da CartaCapital.
Apoie o e ajude o canal e o podcast a se manter e a melhorar!
Apoiadores contarão com agradecimentos nos créditos dos episódios (claro, desde que desejem) e terão acesso a brindes relacionados ao tema do canal: a política.
Agradecemos aos apoiadores do #ForadaPolíticaNãoháSalvação, Rúbens Tayei Nakashima, Clarice Myiagi, Leandro Gonzaga, Bárbara Mota, Mariana Peçanha, Ana Maria Santeiro, Antonio Silva, Leandro Gonzaga, Marcos Pedro de Carvalho Lima, Ademar Borges, Marisa Yamashiro, Cláudio Graziano Fonseca, Luís Henrique do Amaral Vinha, Pedro Raúl de Paula Goes, Chrystian Ferreira, Clalter Rocha Melgaço, David Ribeiro dos Reis, Camilo Rodrigues Neto, bem como a todos e todas que têm apoiado por meio do botãozinho do "Valeu Demais". 💛🧡💛🧡💛🧡
Há quatro formas possíveis de apoio.
1. Valeu Demais: Fazendo uma doação pelo botão botão do coraçãozinho ❤️ do "Valeu" no KZbin. Você determina o valor.
2. Clube dos Canais: Tornando-se membro do canal 🥇no Clube dos Canais do KZbin: / fora da política não h...
3. Benfeitoria: Fazendo uma assinatura simbólica 🗞️ do #FPNS no Benfeitoria.com: benfeitoria.com/projeto/Apoio...
4. PIX: Por meio de PIX 💰. Chave PIX: ✉️ contato@foradapoliticanaohasalvacao.info
#RevoluçãodosCravos #25deAbril #PolíticaPortuguesa #Democracia #Salazarismo #HistóriadePortugal
#Política #AnálisePolítica #ConjunturaPolítica #CiênciaPolítica

Пікірлер: 46
@robertodesaopedro2972
@robertodesaopedro2972 Ай бұрын
Eu estava lá... Foi incrível a sensação de liberdade em relação a um regime opressor. No dia seguinte ao 25 de Abril a grande maioria das pessoas tinha se transformado, com exceção de uma minoria menos esclarecida e temerosa ao comunismo. A sensação de alívio gerou uma energia contagiante e de confiança no futuro. Foram dias de euforia, comemoração, confraternização e levesa da Alma. Oposto do que poderia ter acontecido recentemente aqui, a Forças Armadas com apoio maciço da população garantiu a permanência da democracia. Ainda hoje a emoção toma conta de mim ao ouvir Grandula Vila Morena ( Zeca Afonso) e ao rever as imagens da revolução dos cravos. Sem conflitos e derramamento de sangue. FOI BONITA A FESTA , PÁ !
@leaogonzaga
@leaogonzaga Ай бұрын
Explanação fantástica!!! Muito esclarecimentos! Obrigado, Professor Cláudio! Obrigado, Professor Paulo!
@mariadajudaalmeida8614
@mariadajudaalmeida8614 Ай бұрын
Acabei de assistir e foi bom conhecer a história política, contemporânea, de Portugal.
@Giza-vs4uv
@Giza-vs4uv Ай бұрын
Aula fantástica! Obrigada, querido Cláudio !
@rafaellala9080
@rafaellala9080 Ай бұрын
O professor trouxe uma reflexão final atualizada REF à perspectiva futura de ambas as nossas regiões - Europa e América Latina, notadamente ao nível do Mercosul. Rafael de Lala Centro de Estudos Brasileiros do Paraná e Instituto de Relações Internacionais do Paraná
@guitzanin
@guitzanin Ай бұрын
Bárbaro! Obrigado!
@sergiol4346
@sergiol4346 Ай бұрын
Obrigado mais uma vez.
@anamariapimentacarvalho5564
@anamariapimentacarvalho5564 Ай бұрын
Aprendi muito com a exposição. Sim é difícil as vezes entender o sotaque mas não impede de acompanhar.
@user-yo5gi9xs3m
@user-yo5gi9xs3m Ай бұрын
Valeu!
@mariasousa8839
@mariasousa8839 Ай бұрын
👏👏👏👏
@jayjay10290
@jayjay10290 Ай бұрын
Uma pronta recuperação pro Daniel (sem palavra secreta).
@mariajulietawebercordova5132
@mariajulietawebercordova5132 Ай бұрын
Muito boa entrevista! Parabéns pela iniciativa.
Ай бұрын
Muitíssimo obrigado!
@juliogoncalvesrocha1338
@juliogoncalvesrocha1338 Ай бұрын
Aula boa ,fiz um esforço muito grande para entender o professor.
@m25toledo
@m25toledo Ай бұрын
Foda né kkk 🤦🏼‍♂️😏. O idioma em tese é o mesmo, MAS, na prática, há diferenças expressivas de sonoridade das palavras que dificulta muuiittoo a compreensão.
@m25toledo
@m25toledo Ай бұрын
Tô no instante 7:34 do vídeo e já tô entregando os pontos kkkkk 🤦🏼‍♂️🤦🏼‍♂️! Já deu uma desanimada kkk 🤦🏼‍♂️🤦🏼‍♂️
Ай бұрын
Que ótimo!
Ай бұрын
Não desanime! É importante treinar o ouvido!
@m25toledo
@m25toledo Ай бұрын
@ vc tem razão amigo. Vou prosseguir. Vc me animou 😉😊👍🏻
@auroozava3259
@auroozava3259 Ай бұрын
Neste último 25 de abril completaram-se 50 anos da Revolução dos Cravos, que instaurou em Portugal, pela primeira vez, uma democracia.
@JoseSantos-xh9mp
@JoseSantos-xh9mp Ай бұрын
A primeira republica com todos os seus defeitos (muitos!) foi uma democracia parlamentarista de 1910 a 1926.
@JoseSantos-xh9mp
@JoseSantos-xh9mp Ай бұрын
O João Paulo deve ser familiar do economista (marxista?) de sobrenome Antonio Avelas Nunes cujo alguns livros ja tive oportunidade de ler. Recomendo!
@soniasantos6907
@soniasantos6907 Ай бұрын
JoseSantos, pensei o mesmo. Esse professor foi meu docente economia na Universidade de Coimbra. Tenho 63 anos e é lógico que assim seja.
@anamariapimentacarvalho5564
@anamariapimentacarvalho5564 Ай бұрын
Portugal capturado absurdamente pela religião católica. Hoje temos o pentecostalismo.
@mariadocarmosousa8003
@mariadocarmosousa8003 Ай бұрын
Muito difícil de entender o sotaque do professor. Uma pena que não tenha legendas...!
@abiliofernandes-ik4xl
@abiliofernandes-ik4xl Ай бұрын
Eu como Português e nascido há 73 anos em Lisboa, também tive!
@JoseSantos-xh9mp
@JoseSantos-xh9mp Ай бұрын
25 abril sempre. Fascismo nunca mais. Tenho observado que a direita esta apagando a figura de Otelo Carvalho que foi o estrategista da Revolução. Por outro lado a direita quer destacar o 25 novembro como contraponto ao 25 abril
Ай бұрын
Tu nem sabes o que é fascismo para usá-lo como injúria contra outrem. Luiz Inácio Lula da Silva, atual presidente do Brasil pela terceira vez, diz-se herdeiro de um fascista, Getúlio Vargas. Meu herdeiro é que ele não seria, porque eu sou católico romano defensor de uma sociedade tradicional. Porém, eu não nego que uma certa direita suicida até aos dias de hoje e no Brasil, que o diga aquele Filipe G, Martins assessor especial de assuntos internacionais de Jair Messias Bolsonaro que fez um gesto supremacista branco ele que está hoje engaiolado e um Engelbert Dollfuss n'Áustria, por burrice em não conseguir criar a sua própria no mínimo linguagem tenham feito uso do tiro no próprio pé que é a contra-revolução revolucionária o que dá a entender que chegada a modernidade cessou-se o que cantava a antiga musa: só restam aos políticos administrar o status quo do monstrengo Leviatã, o deus mortal, cético, anticristão, racionalizante e científico moderno.
@Cacobats
@Cacobats Ай бұрын
Nossa, foi difícil compreender o professor português!
@m25toledo
@m25toledo Ай бұрын
O idioma em tese é o mesmo, MAS, na prática, há diferenças expressivas de sonoridade das palavras que dificulta muuiittoo a compreensão.
@m25toledo
@m25toledo Ай бұрын
Tô no instante 7:34 do vídeo e já tô entregando os pontos kkkkk 🤦🏼‍♂️🤦🏼‍♂️! Já deu uma desanimada kkk 🤦🏼‍♂️🤦🏼‍♂️
@robertodesaopedro2972
@robertodesaopedro2972 Ай бұрын
É uma vergonha as telenovelas portuguesas serem dubladas bem como matérias jornalísticas legendadas aqui no Brasil. A recíproca não é verdadeira !
@m25toledo
@m25toledo Ай бұрын
@@robertodesaopedro2972 em outras palavras, oq vc quis dizer ❓🤔
@robertodesaopedro2972
@robertodesaopedro2972 Ай бұрын
​@@m25toledoNós não temos a mesma proporção na troca de informações e cultura, nossos ouvidos não estão acostumados com o sotaque Luzitano, apesar do professor ter sido muito esclarecedor durante todo o vídeo. Me parece que existe uma preocupação maior em usar linguagem neutra do que se aprofundar no idioma português correto e seus sotaques.
@soniasantos6907
@soniasantos6907 Ай бұрын
Sou PT, mas acho que este Prof deveria ser menos académico e , como estava a falar num canal BR, deveria falar mais devagar para os Brs entenderam. A propósito, penso que o seu pai; familiar foi meu prof. de economia na universidade DE Coimbra, a saber: António Avelãs Nunes. Pelo qual tenho uma enorme admiração. Mas este Senhor introduziu assuntos que, penso que ninguém entende No Brasil. Parece que está a falar para PTs., cujos temas só são familiares para Os PTS. Apesar de tudo, subscrevo o discurso deste Prof. Mas lá está, sou portuguesa.....
@juzweifel
@juzweifel Ай бұрын
Ah, português falando?! Vou tentar, mas já deu uma preguicinha.
@JoseSantos-xh9mp
@JoseSantos-xh9mp Ай бұрын
Ele tem uma pronuncia muito fácil. Poderia ser mais dificil!
@taniacabrera8933
@taniacabrera8933 Ай бұрын
Já perdi o interesse quando comparou o fascismo salazarista ao processo revolucionário soviético como ambos ditatoriais.Pie essa e outras que o Chega cresce muito rápido.
@JoseSantos-xh9mp
@JoseSantos-xh9mp Ай бұрын
Ralmente não tem nada a haver o salazarismo com a revolução bolchevista. O salazarismo foi uma espressão do fascismo à portuguesa. Conservador, catolico e quase rural!
@grazisilveirasilva
@grazisilveirasilva Ай бұрын
Um tanto anti comunista o professor, mas é compreensível vindo de um europeu. A social democracia levou à Europa a isso e a submissão aos EUA. De resto, bem interessante.
Bolsonarismo moderado existe? | com Guilherme Casarões | 225
1:09:53
Fora da Política Não há Salvação
Рет қаралды 3,2 М.
Populismo e democracia no México | com Adrián Gurza Lavalle | 230
1:23:50
Fora da Política Não há Salvação
Рет қаралды 2,2 М.
Китайка и Пчелка 10 серия😂😆
00:19
KITAYKA
Рет қаралды 1,3 МЛН
A Palestina Reconhecida | com Natália Calfat | 228
1:09:39
Fora da Política Não há Salvação
Рет қаралды 1,8 М.
PROVOCAÇÃO HISTÓRICA - 29/05/24 - "A MORTE DA ESQUERDA"
1:04:24
Instituto Conhecimento Liberta
Рет қаралды 24 М.
Dia a dia do golpe #3: Forças Armadas contra a democracia
26:25
Fake News em meio ao dilúvio | com Letícia Cesarino | 227
1:17:08
Fora da Política Não há Salvação
Рет қаралды 2,3 М.
Revolução dos Cravos - A revolução portuguesa que afetou todo um continente
11:20
REVOLUÇÃO DOS CRAVOS: 20 Minutos História
28:25
Opera Mundi
Рет қаралды 50 М.
A tragédia ambiental anunciada | com Mariana Nicolletti & André Carvalho | 226
1:15:15
Fora da Política Não há Salvação
Рет қаралды 5 М.
Multidão comemora os 50 anos da Revolução dos Cravos | AFP
1:24
AFP Português
Рет қаралды 2,9 М.