ROUPA DE GENTE MORTA? Como trajes funerários vão parar no acervo do museu?

  Рет қаралды 20,349

A Modista do Desterro

A Modista do Desterro

Күн бұрын

Tecnicamente toda roupa de museu é roupa de gente morta, mas hoje a gente vai falar sobre trajes funerários e como eles vão parar no acervo do museu.
📌 APOIE O CANAL E CONTRIBUA PARA FORTALECER A CRIAÇÃO DE CONTEÚDO DE HISTÓRIA DA MODA & COSTURA HISTÓRICA
apoia.se/amodis...
Ou me manda um pix: amodistadodesterro@gmail.com
QUER APRENDER MAIS SOBRE HISTÓRIA DA MODA & COSTURA HISTÓRICA?
*Venha pra ‪@escoladecosturahistorica‬ e aprenda a fazer roupas de época*
Cursos online de história da moda e de costura histórica
escoladecostura...
DICAS DE VÍDEOS SOBRE ROUPAS ANTIGAS:
Como surgiram as roupas? A Ciência pode ajudar a contar a história da moda!
• 👕 👖 COMO SURGIRAM AS R...
As roupas mais antigas preservadas| Como roupas históricas são conservadas em museus de moda?
• AS ROUPAS MAIS ANTIGAS...
Múmias de Paracas, os tecidos mais antigos da América
• Múmias de Paracas | OS...
Esse traje sobreviveu por 2 mil anos em um pântano
• ESSE TRAJE SOBREVIVEU ...
*PERSONAGENS HISTÓRICOS QUE FORAM DESENTERRADOS/EXUMADOS
D. Pedro I, Imperador do Brasil: veja.abril.com...
D. Amélia, Imperatriz do Brasil: aventurasnahis...
Napoleão Bonaparte: www.nationalge...
www.bbc.com/po...
PALAVRAS-CHAVE
personagens histórico, d. pedro i, imperador do brasil, napoleção bonaparte, imperatriz do brasil, mumias de paracas, tecidos mais antigos, roupas mais antigas, roupas históricas, museus de moda, roupas antigas, história da moda, costura histórica, roupas de época, #historiadamoda, #costurahistorica, roupa de gente morta, trajes funeráros, acervo do museu

Пікірлер: 173
@AModistadoDesterro
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
DIZEM QUE SE VOCÊ VIRAR FANTASMA, VAI SER COM A ÚLTIMA ROUPA QUE USOU. Então CAPRICHEM!
@luanebulosa
@luanebulosa Жыл бұрын
Em algum momento pré-pandemico li uma matéria que brincava com isso: Você ficaria satisfeito de passar toda a eternidade com a roupa que está usando agora?
@natachalopes7801
@natachalopes7801 Жыл бұрын
Grandes probabilidades de eu me tornar uma fantasma de pijama
@daniellylopes9201
@daniellylopes9201 Жыл бұрын
Já ouvi isso, com certeza serei uma fantasma com roupas cheias de buraquinho hahahaha se for pra vagar pela eternidade, que seja com minhas roupas mais velhas *confortáveis 😅
@mirleydamazio628
@mirleydamazio628 Жыл бұрын
Eu quero estar confortável. Ficaria feliz de moleton e t.shirt.
@carladacostaalves
@carladacostaalves Жыл бұрын
Gostei da dica. 😂
@nenaleao
@nenaleao Жыл бұрын
Minha avó faleceu com 85 anos, mas ainda em vida, foi a uma costureira e mandou confeccionar um vestido bonito para ser sua mortalha (palavras dela).
@mariadocarmoblanco5962
@mariadocarmoblanco5962 Жыл бұрын
Se não fossem as "roupas de mortos" , certamente não teriamos com precisão os tecidos usados e a forma como foram confeccionadas muitas das peças.
@angelamariapieragozzigozzi3261
@angelamariapieragozzigozzi3261 Жыл бұрын
Minha avó materna, na Itália, tinha no enxoval, toalhas que estavam destinadas a serem usadas para enxugar seu corpo durante a preparação para o enterro.
@jessicapereira8978
@jessicapereira8978 Жыл бұрын
Minha mãe tinha guardado a toalha que usaram para secar a avó dela quando morreu. Eu tinha horror a aquela toalha. Lembro que era toda bordada com flores e as iniciais da minha bisa. Ela morreu em 89 e minha mãe guardou como uma última recordação da avó, hoje em dia acho eu que ela não guarda mais.
@leticiasilvamelo1713
@leticiasilvamelo1713 Жыл бұрын
​@@jessicapereira8978 acho que eu teria escolhido outra coisa como última recordação 😂
@jessicapereira8978
@jessicapereira8978 Жыл бұрын
@@leticiasilvamelo1713 eu tbm hahahha
@silvaniamelo7046
@silvaniamelo7046 Жыл бұрын
🤔 eu acredito!
@romerosousa5503
@romerosousa5503 Жыл бұрын
Tia Modiste...lembro que, na exumação de D. Pedro I e Cia. Foi constatado que a Imperatriz Leopoldina foi enterrada com trages que usou na cerimônia de coroação dele. Este mesmo traje foi utilizado na pintura de um quadro que os dois estavam juntos. Era muito bonito. Tinha os brasões da família dela e dele. Ela usava uma capa e chapéu com plumas!
@solangeramos4787
@solangeramos4787 Жыл бұрын
Quando eu era criança, na minha família, o velório era na residência do falecido e a esposa/marido e os filhos (exceto as crianças com menos de 10 anos) guardavam luto fechado (toda indumentária era preta) por um ano, depois passavam para o luto aberto (a roupa podia ter algum detalhe branco), por mais quatro anos. Por precaução, era comum terem algumas peças pretas guardadas.
@mariapetronilho7634
@mariapetronilho7634 Жыл бұрын
Quando eu era criança levaram-me a funerais e velórios. Peguei na asa de um caixaozinho quando uma amiga de escola morreu. Suponho que terá sido após a morte de minha mãe, eu tinha 6 anos e ela 26. Vestiram-me toda de preto, por muito tempo, luto pesado, estive no seu velório, lembro-me que as minhas primas também estavam presentes.
@carlosandino821
@carlosandino821 11 ай бұрын
Isso me lembrou como soube a origem de nascença de minha falecida avó paterna, na sexta feira santa ela costumava usar traje de luto (vestido longo preto e véu rendado preto), e se vestia assim até a missa da páscoa quando ela retirava o luto. Daí conversando com uns conhecidos portugueses um deles me falou das características de luto em Portugal e é exatamente dessa maneira, tal como minha avó se vestia na semana santa. E com isso descobri que ela nasceu na cidade de Cascais.
@elizeuricco7904
@elizeuricco7904 Жыл бұрын
Fiz faculdade de história, e amo tudo que pode nos trazer conhecimento, seu canal e incrível parabéns.
@reginaaquino1605
@reginaaquino1605 Жыл бұрын
Dentro da lei e com respeito à dignidade humana, não vejo problema em recuperar a passado e nossas histórias ancestrais com esses procedimentos arqueológicos. O que não podemos tolerar é que levem esses achados para outros países, como fizeram ingleses e franceses....
@daniellylopes9201
@daniellylopes9201 Жыл бұрын
Concordo integralmente
@pativmello
@pativmello Жыл бұрын
A história e arqueologia precisam sempre se preocupar com a ética do nosso trabalho, obrigada pelo conteúdo
@AModistadoDesterro
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
Muito obrigada!
@supimpasu
@supimpasu Жыл бұрын
Não costuro, mas tenho seus vídeos como um hobbie de moda e história. Amo muito. Valeuzão.
@elidarodrigues6344
@elidarodrigues6344 Жыл бұрын
Essas histórias são fantásticas!!! Na minha família havia o hábito de, sempre que se ia viajar ou fazer um passeio mais longo, colocar uma calcinha nova, pq minha avó dizia, vá que nos acontecesse algo pelo caminho, já imaginou a vergonha de mexerem em nosso corpo com uma calcinha toda velha 🤦🏾‍♀️😅🤭 Pelo sim pelo não, até hj mantenho a tradição e passo para minhas filhas 😅
@familialindaaieideiasaieid6066
@familialindaaieideiasaieid6066 11 ай бұрын
No filme vovozona fez uma piada sobre isso!😄
@sabrinasousaayupe7709
@sabrinasousaayupe7709 Жыл бұрын
É um trabalho admirável, é surreal imaginar que é possível identificar e recriar peças tão antigas. Aliás, o seu trabalho aqui é extraordinário, utilizei seu canal para desenvolver uma redação na qual eu passei com 800, só tenho à agradecer pela sua dedicação por aqui! É um conteúdo único e incrivelmente inspirador. ❤
@furacaobranco
@furacaobranco Жыл бұрын
Vídeo maravilhoso, como sempre! Particularmente desde criança eu sempre apreciei arte funerária seus ritos e histórias. Ainda muito pequena amava andar pelos cemitérios lendo as lápides e imaginando o contexto em que aquelas pessoas viveram. Sobre múmias das mais variadas culturas então?! Trabalhei por dez anos num cemitério histórico, inclusive! Sei que para a maioria das pessoas isso chega a soar bizarro, mas para mim sempre foi uma maneira de enxergar como a vida é efêmera e o quanto devemos valorizar àqueles que amamos. Valorizar a morte também é uma maneira de valorizar a breve vida que temos. Somado a tudo isso, sou apaixonada por História. Obrigada por compartilhar seu conhecimento! Abençoada seja!
@michaelborges3584
@michaelborges3584 Жыл бұрын
Tia modista, adoro seu trabalho. Uma pergunta: quando sai o próximo capítulo da série das versões históricas dos vestidos das princesas Disney?
@anaveiga114
@anaveiga114 Жыл бұрын
Aprendo muito sobre história da indumentária através do seu canal, obrigada, Pauline! Não tive problemas com o tema do video, como você bem falou, toda roupa que sobreviveu a um longo período de tempo é "roupa de gente morta". E é memória preservada dos que já viveram, é como se eles nos contassem um pouco de sua história. Abraços para toda familia Modister!
@luanavieira6199
@luanavieira6199 Жыл бұрын
Meu avô qndo ficou mais debilitado deixou bem claro o como quwria ser enterrado, tipo qual roupa ele queria,😊 minha vó tmb, ela lutou contra um câncer e infelizmente não sobreviveu, mas antes de morrer ela ficou bem mal e qse acabou morrendo, ai qndo ela voltou pra casa ela perguntou para minha mae e tias, se ela tivesse morrido com qual roupa elas teriam a enterrado, e elas pra zuar o barraco falaram q com um vestiso de lã q ela rinha usado no casamento do meu tio, ela prontamente respondeu " Deusolivre, eu ia morrer de pinicação kkkkkk", por fim ela avisou qual roupa ela queria ser enterrada, e os dois foram atendidos em seus desejos 🙏🏽
@JerrydaCosta
@JerrydaCosta Жыл бұрын
Adorei o vídeo. Literalmente a vida como ela é: Se a pessoa quiser ser veterinário e salvar a vida de bichinhos , vai ter que praticar em outros bichinhos como cobaias. Se a pessoa quiser ser paleontólogo, vai ter que cavar em rocha dura quem sabe sob Sol e chuva. E quem quiser ser historiador, vai ter que "colocar a mão" nos objetos do passado, seja eles suntuosos ou lúgubres. Mas mudando de assunto... Pauline os seus brincos são muito legais. Aliás os seus adereços de indumentária são um verdadeiro espectro de representações simbólicas, vão desde um broche com uma aura mais "vintage" até os brincos "futurísticos".
@daniellylopes9201
@daniellylopes9201 Жыл бұрын
Lindaaaaaa! Os óculos incríveis, o vermelho clássico do batom, os brincos divertidos, o broche chiquérrimo e as pintinhas de coração são o combo perfeito! Que saudade Tia Modista 😊🙆🏽‍♀️😍
@freitasd.m.c.5039
@freitasd.m.c.5039 Жыл бұрын
Vale ressaltar que para algumas culturas que acreditam num pós morte, a forma como seu corpo é tratado no plano terreno influência no plano espiritual
@freitasd.m.c.5039
@freitasd.m.c.5039 Жыл бұрын
Isso não só nos povos egípcios mas na Europa também, já que a cremação era vista como algo ruim, porque a ausência de um corpo para se velar e orar impediria a alma de receber a intercessão das orações
@lalvz
@lalvz Жыл бұрын
Interessantíssimo este vídeo! Um olhar de todo o contexto do que seria tão somente um traje. Obrigada, Pauline! Você está ainda mais linda com o look novo!
@AilienFayal
@AilienFayal Жыл бұрын
Assunto que muito me interessa! Obrigada, Pauline! Às vezes você parece ler o meu pensamento.
@adrianagalante4914
@adrianagalante4914 Жыл бұрын
Achei interessante o vídeo. Antigamente as roupas eram feitas com tecidos mais naturais que hoje, e portanto ficava mais fácil degradar-se com o tempo.
@mribeiro5405
@mribeiro5405 Жыл бұрын
Amei o tema!!! Perguntei isto no comentário de um vídeo....
@luzaninha1
@luzaninha1 Жыл бұрын
Como sempre você nos oferece um conteúdo excelente... Esse seu cuidado, o modo pelo qual você aborda o assunto nos esclarece de maneira simples e deixa tudo ainda mais interessante. Parabéns e obrigada!
@suzana5551
@suzana5551 Жыл бұрын
Bem VINDE é sacanagem.... mas gosto muito do seu canal, fale sobre a roupa dos bebês, crianças e adolescentes da época
@JoyceAlvarenga
@JoyceAlvarenga 11 ай бұрын
É surreal o conteúdo desse canal 🥺💗 precioso demais
@281lalala
@281lalala Жыл бұрын
Modiste vc esta mto chic de cabelo Joãozinho❤ Mais falando das roupas ao mesmo tempo que é legal e estranho kkk como vc disse a morte e um taboo mto grande. Eu já escutei histórias da minha família,de tias da minha mãe que separam a roupa ou mandaram fazer roupas pra quando morressem fosse enterradas cm a roupinha que ela tinha escolhido.
@ilka5768
@ilka5768 Жыл бұрын
Assunto muito interessante, realmente um tabu, mas é bom trazer esse tipo de conteúdo, afinal pouco conhecido, a gente aprende bastante com vc obrigada, sou sua fã
@Cristina44366
@Cristina44366 Жыл бұрын
Gosto muito do seu canal porque amo história parabéns, qto as pessoas falarem sobre sepultar nosso familiar com a melhor roupa, isso acontece até hj pelo menos na minha família, hj em dia infelizmente não tenho nem meu pai e mãe, minha mãe e meu pai foram sepultados com a melhor roupa, minha mãe com um vestido importado e meu pai com um terno importado tb, pois eram as peças de roupa que eles + gostavam, e com meus avós foram os mesmos, eu mesmo já avisei a meus irmãos se eu for primeiro qual roupa eu quero ir rs, bjão e sucesso para o canal
@biancabianchini
@biancabianchini Жыл бұрын
Eu apareci nos comentarios citados ! 😃 Eu acho super interessante, entender como o povo vestia em outros tempos!
@leko019
@leko019 Жыл бұрын
Adorei o vídeo. Super interessante, sempre um tema mais fascinante que o outro
@brendabarralsecco3270
@brendabarralsecco3270 3 ай бұрын
Adoro a sensibilidade da sua abordagem. Tem sempre uma preocupação em esclarecer que o estudo de história, tão como arqueologia, devem primar pela etica e humanidade. Estamos falando de pessoas em outros tempos. O olhar crítico é fundamental, mas seus alertas demonstram uma delicadeza com o trato de fatos históricos polêmicos e sensíveis. Parabéns pela roteirização impecável 👏👏
@impm2023
@impm2023 Жыл бұрын
Amo 💘 roupas elegante ❤❤ um mais elegante que o outro 😍😍💖💖
@brubsragazza
@brubsragazza Жыл бұрын
Super interessante o conteúdo e tratado por ti com mto respeito. A propósito, TÁ GATA! ❤
@marialuciacalazans6564
@marialuciacalazans6564 Жыл бұрын
Acho tremendamente errado achados arqueologicos serem levados pra longe de seus locais de origem. Mas também penso que, graças à essas atividades, muitos tesouros culturais de outras eras foram conservados. Enfim, a dualidade...rs
@ateismohumanista6374
@ateismohumanista6374 Жыл бұрын
Não muito. Geralmente estes achados foram "roubados" durante as incursões imperialistas do século XIX. E atualmente os museus usam do pretexto de preservação para manter seus acervos, (como se os países de origem não pudesse fazer o mesmo).
@marialuciacalazans6564
@marialuciacalazans6564 Жыл бұрын
@@ateismohumanista6374 aqueles países conturbados e "com turbante" realmente não têm condição nem interesse em preservar testemunhos de um passado que não orna com suas ideologias de hoje. Outras terras são tão pobres que vendem peças históricas por dois tostões por causa da fome. Realmente nesse caso estou entre a cruz e a caldeirinha, literalmente.
@ww.machado
@ww.machado Жыл бұрын
Tia modista, e normal uma pessoa (vulgo eu) comer enquanto assiste esse vídeo e não sentir nada
@aoli4335
@aoli4335 Жыл бұрын
assisti comendo também, plena hahaha
@canseidesersexy308
@canseidesersexy308 Жыл бұрын
Que vídeo interessante, Pauline. Parabéns, e gracias pela aula.
@mariapetronilho7634
@mariapetronilho7634 Жыл бұрын
Existe quem se ocupa profissionalmente dos corpos defuntos, graças a Deus. Sempre assim foi e, ao que posso saber, sempre será.
@Renny_Barcelos
@Renny_Barcelos Жыл бұрын
Tiaaa q cabelo lindo!! 🥺❤
@KikaLeal
@KikaLeal Жыл бұрын
Que broche que lindo!!!!
@randandandann
@randandandann Жыл бұрын
Ahhh vc cortou o cabelo, ficou lindo❤
@rebekalima9158
@rebekalima9158 11 ай бұрын
Quando minha avó morreu, ela foi enterrada com um vestido de renda cara que ela ia usar no aniversário de 90 anos
@polianacafebatista8551
@polianacafebatista8551 10 ай бұрын
Sua narrativa é excelente!
@eldoncolares7176
@eldoncolares7176 11 ай бұрын
Que fofa, ja era membro do canal mais ganhou mais minha admiração com o cuidado que tem com a fobia nos videos. Parabens pelo belo conteudo
@liarowe1972
@liarowe1972 11 ай бұрын
Assisti algumas exumações inclusive de uma tia minha, só se decompõe tecidos de algodão, os outros ficam perfeitos, por incrível que pareça as roupas tem poucas manchas, mesmo sendo na terra. Cabelo também não decompõe, eu ajudei um pouco na exumação da minha tia e o cabelo tava perfeito,11 anos de sepultamento.
@odetelira8025
@odetelira8025 Жыл бұрын
Boa noite. Pesquisa será sempre pesquisa. Autorizações fazem parte . Td depende de ter responsáveis pelo objeto em questão.
@keilalinhares4209
@keilalinhares4209 Жыл бұрын
Conteúdo muuuitoooo interessante, bem explicado, didático e eu gostaria de saber detalhes sobre o vestidinho suntuoso da condessinha.
@Velufreitas
@Velufreitas Жыл бұрын
O vídeo anterior é sobre o vestido em questão.
@keilalinhares4209
@keilalinhares4209 Жыл бұрын
@@Velufreitas obrigada! Não vi e vou assistir mais tarde!
@ritadecassiamendonca2282
@ritadecassiamendonca2282 Жыл бұрын
ADOREI O VÍDEO. NÃO VOU EM FUNERAIS, NÃO LIDO BEM COM ISSO, MAS ADOREI SEU VÍDEO. ASSISTI DE BOA...
@susummr
@susummr Жыл бұрын
Como você tá linda Tia Modista!!! Amei seu look de hoje 💗
@fabiomarotta989
@fabiomarotta989 Жыл бұрын
Eu li "roupa de gente morta" e já achei que era sobre traje de entidade da umbanda hahaha (fica a sugestão de pauta!)
@AModistadoDesterro
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
Olha, Fábio, eu acho meio complicado falar sobre isso porque a galera não costuma respeitar as variações de tradição em cada casa/vertente.
@fabiomarotta989
@fabiomarotta989 Жыл бұрын
@@AModistadoDesterro é, tem razão :( Mas saiba que teu conteúdo já me ajudou a fazer a saia da minha Moça, viu! Obrigado sempre 🤍
@alessandracastro6426
@alessandracastro6426 Жыл бұрын
Que linda de cabelo curtinho! ❤
@TheHelenaAL
@TheHelenaAL Жыл бұрын
Aaaaa estava esperando tanto esse vídeo! Fiquei chocada com o post original tb 😂😂
@eriadnedacosta6021
@eriadnedacosta6021 Жыл бұрын
Além de linda e inteligente ela tem um nome chique 😍😍😍.
@l-carol2023-l
@l-carol2023-l Жыл бұрын
Seu corte de cabelo tá lindo
@ricky9250
@ricky9250 Жыл бұрын
oii modista amei o vídeo, mas preciso saber quando terá mais vídeos sofre os vestidos das princesas????? precisamos saber sobre os vestidos da bela, da rapunzel tiana etc hahaha
@mariapetronilho7634
@mariapetronilho7634 Жыл бұрын
Enterraram minha mãe, 26 anos, no seu vestido de noiva. Eu tinha 6.
@coisadeiro34
@coisadeiro34 11 ай бұрын
Mais um vídeo incrível, ético e engraçado kkkkk Eu amo que desde a criação do canal a linha segue boa, da para aprender muito e se divertir do jeito certo ❤
@antoniosouza5649
@antoniosouza5649 Жыл бұрын
Nunca pensei nisso. Fantástico!
@luiza01014
@luiza01014 11 ай бұрын
Que aula, Pauline! Te escutaria contar por horas! Muito obrigada! 🌻
@arthurkirino4836
@arthurkirino4836 Жыл бұрын
Daqui a 1.500 a 2.000 anos poderemos “ VER “ a exumação da betinha ❤ 😂😂😂
@katiadasilvacarvalho3843
@katiadasilvacarvalho3843 11 ай бұрын
Eu vendo esse vídeo ( muito esclarecedor ) e lembrando de várias situações relacionadas a morte. ( a mãe da minha sogra q foi enterrada c 1 blusa ,de quando ela era jovem, foi i desejo q ela expressou em vida. Outra,eu pequena devia ter uns 6 anos. No velório de um tio,isso era na sala da casa deles ,ele todo arrumado de terno e gravata mais só de meias. Eu perguntei p a minha mãe, porque estava sem sapatos, ela me falou q era assim mesmo. Conclusão,estou até hoje sem saber porque não colocam sapatos nos mortos 🤔 ( eu também já tenho minha roupa,( no caso) uma saia linda demais Tenho ela desde meus 18 anos Digo sempre p os meus filhos,q quero ser enterrada com ela. ( o legal,é q já estou c 61 anos e a saia ainda me serve,de vez em quando ainda uso 🥰
@zildamoura7483
@zildamoura7483 Жыл бұрын
Amo coisas antigas, parabéns pelo vídeo ❤
@mariahelenabombardi9609
@mariahelenabombardi9609 11 ай бұрын
Parabéns pelo seu canal e simpatia sempre muito chique
@anaalickvieira7543
@anaalickvieira7543 Жыл бұрын
Estava com saudades, tia modista!
@alessandracarneirodonascim8788
@alessandracarneirodonascim8788 11 ай бұрын
Adorei seu cabelo!!
@alessandraleumas
@alessandraleumas Жыл бұрын
Em 07:16 uma dúvida: então seria impossível de que o pano que atribuem que envolveu o corpo de Jesus, o santo sudário seja verdadeiro??🤔🤔🤔
@AModistadoDesterro
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
A datação de carbono-14 dele não bate com a data atribuída. Ele é uns 14 séculos mais recente, se não me engano.
@rannietmagalhaes8566
@rannietmagalhaes8566 Жыл бұрын
Não é um tabu em relação a morte, é por respeito aquela pessoa mesmo. Eu sempre, desde novinha tinha pena da questão das múmias e etc; A pessoa tinha uma fé, seu povo tinha uma fé, e cuidam do sepultamento com todo zelo do mundo, pra depois nós tirarmos de lá. Mesma coisa do sepultamento dessa menininha Condessa, eu como uma mãe que ja sepultou um filhinho me lembro de escolher a melhor roupinha que ele tinha! Mas entendo perfeitamente como nos beneficiamos das escavações e por incrível que pareça amo esse tema😂😂 e amo esse tipo de visitação, quando tenho oportunidade.
@AModistadoDesterro
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
Mas, moça, isso é a definição de tabu: algo que você deixa de fazer por respeito a uma pessoa e/ou costume.
@yarafranca4127
@yarafranca4127 3 ай бұрын
Sempre aulas incríveis
@Romagagamaguila
@Romagagamaguila Жыл бұрын
MDS, vc tá belíssima ❤ me lembrou da Miranda Priestly
@machinejul18
@machinejul18 Жыл бұрын
OI, adoro o seu canal, e estou encantada com esse broche que estas usando, ele é lindo
@AModistadoDesterro
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
Obrigada! Ele é uma peça vintage dos anos 1960 ou 1970
@DevoradorPokerPlayer
@DevoradorPokerPlayer 11 ай бұрын
Gostei. (Comentei para engajamento)
@siammarques7224
@siammarques7224 11 ай бұрын
Não foram só os ingleses que tiraram múmias do Egito, franceses italianos alemães e austríacos. Também fizeram isso
@gyslaineferrigno2970
@gyslaineferrigno2970 Жыл бұрын
Olha ela de visual novo uhuuu ficou mais menininha ainda amei....minha avo sempre dizia que tinha uma roupa guardada para ser enterrada eu sempre achei esquisito kkkkk
@eriadnedacosta6021
@eriadnedacosta6021 Жыл бұрын
Minha mãe tem 75 anos e já escolheu a roupa com a qual quer ser enterrada, e eu fiquei indignada! Todo mundo sabe que vai morder, mas a gente não quer pensa nisso 😢😢😢.
@cristianeharlachermarques7624
@cristianeharlachermarques7624 Жыл бұрын
Maravilhoso teu vídeo! Assunto de muita importância para entender os costumes passados🙏
@danyladlima1545
@danyladlima1545 11 ай бұрын
Tem como fazer um vídeo sobre roupa de pobres e plebeus na era vitoriana
@AModistadoDesterro
@AModistadoDesterro 11 ай бұрын
Já tem vários
@REBELDIA100fim
@REBELDIA100fim 9 ай бұрын
nossa, o finado tinha que ser uma pessoa muito querida, né? 5 anos de luto nos hábitos do cotidiano exige muito empenho... minha avó faleceu há 20 anos, eu penso nela todos os dias... mas nem consigo imaginar como seria uma rotina de vertir roupas pretas todos os dias durante cinco anos.
@bischoffjuliana
@bischoffjuliana Жыл бұрын
Muito interessante.
@MariaAparecida-ks8bt
@MariaAparecida-ks8bt 7 ай бұрын
uma tia minha mandou uma costureira fazer a roupa com a qual foi enterrada como dizia ela minha mortalha era branca de mangas comprida aberta atras com tecido bordado nos punhos e gola
@marciacosta5454
@marciacosta5454 Жыл бұрын
Sou espírita então essa questão para mim tem mais relevância sobre o ponto de vista ético e cultural de cada pessoa. Por exemplo, eu tenho muito desconforto ao ver múmias dos povos originários de qualquer país, pois reconheço que essas culturas tem suas crenças sobre a morte que necessitam ser respeitadas. Ressalto que não é medo, porém respeito a seus descendentes ainda que esses não sejam diretamente ligados por DNA aos corpos encontrados.
@CintinhaCF
@CintinhaCF Жыл бұрын
Tenho objeções em uso de roupa de quem morreu. A memória da pessoa em vida me causa desconforto.
@marialuciacalazans6564
@marialuciacalazans6564 Жыл бұрын
Eu pelo contrário, me sento mais perto de pessoas mortas que amei, quando uso uma peça que pertenceu a ela. Fico feliz de pensar nelas.
@mariapetronilho7634
@mariapetronilho7634 Жыл бұрын
Quando enterrara esses brincos, Pauline? Sua admiradora sincera, grata pelos seus vídeos.
@AModistadoDesterro
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
Não entendi a questão dos brincos
@mariapetronilho7634
@mariapetronilho7634 Жыл бұрын
@@AModistadoDesterro não se incomode, por favor. O seu trabalho é excelente e, certamente, requer muito trabalho, esmero e atenção. Dá-nos um panorama histórico da moda, dos costumes e da evolução tecnológica. Muito obrigada. Votos de boa saúde para si e para a sua família, em especial para o seu bebé. (não acho os brincos adequados numa senhora de tão bom-gosto, mas é apenas uma opinião, que em nada afeta a minha admiração). Sou perfeccionista, infelizmente.
@AModistadoDesterro
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
@mariapetronilho7634 Por que os meus brincos não são adequados?
@mariapetronilho7634
@mariapetronilho7634 Жыл бұрын
@@AModistadoDesterro Pauline, tenho-a em alto conceito. Não reparamos nestes pormenores numa pessoa que pouco nos diz. Os seus vídeos são belíssimos, em conteúdo e apresentação. Peço desculpa por ter incomodado. Desejo o melhor do mundo para si e para o seu importante trabalho.
@mariapetronilho7634
@mariapetronilho7634 Жыл бұрын
@@AModistadoDesterro não respondi diretamente à sua pergunta. A sua forma de estar é muito elegante e bonita, para falar apenas do seu aspecto. O plástico, quanto a mim, é um material menos nobre. Digamos que a nobreza do plástico não condiz com a sua pessoa.
@ricardo_herbig
@ricardo_herbig 2 ай бұрын
Lembrei de Jonh Lennon Charles Chaplin Juscelino Kusbichek Che Guevara e muita gente de renome Mudial. Algumas Mulheres tambem como a Rainha Mãe da Inglaterra e Marllny Moore! Um dia serei eu fazer o que?
@ligiacastro9338
@ligiacastro9338 11 ай бұрын
ao contrario de muitos , acho bem bacana a questão das roupas funebres...nao tenho tabu com a morte ... tudo é ciclico e mutável.E, além disso , são legados históricos .
@suzeteh.silvafernandes7802
@suzeteh.silvafernandes7802 11 ай бұрын
Muito legal ❤❤
@mariapetronilho7634
@mariapetronilho7634 Жыл бұрын
Na Península Ibérica fazem procissões noite fora, vestidos a rigor, encapuzados, girando matracas, rezando, nas aldeias negras de granito, reconstituindo a paixão de Cristo.
@leticiaraabeenglishspeaker599
@leticiaraabeenglishspeaker599 11 ай бұрын
Amei esse assunto muito interessante! Mas agora fiquei curiosa,e no cado de cremação o q acontecia com a questão das roupas? Desculpa a ignorância 😂😂😂😂😂
@BlankieJackson
@BlankieJackson Жыл бұрын
Pauline meu anjo me tira uma duvida seu canal só fala das roupas históricas do ocidente? Oriente não? Estou querendo fazer um hanfun pra mim, mas não to encontrando informações que não sejam em mandariam ou inglês e eu queria fazer um historicamente exato, tecido, bordados, confecção e afins, mas tá osso achar alguém explicando esses detalhes. Achei seu canal por causa dos corselet que queria fazer em 2018 e aqui fiquei. Parabens pelo trabalho e felicidades pra sua familia.
@AModistadoDesterro
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
Eu só pesquiso Europa e América Colonial, infelizmente.
@BlankieJackson
@BlankieJackson Жыл бұрын
@@AModistadoDesterro então la vou eu pesquisar e desenvolvere um terceiro idioma agora. obrigado pela atenção e parabens pelo trabalho.
@mauriceiasantos9402
@mauriceiasantos9402 Жыл бұрын
Um salve, você é Bárbara!
@deborakristen7778
@deborakristen7778 4 ай бұрын
Ainda n acho certo pois eu não iria querer que me desenterraram só para roubar as minhas roupas e assessórios! 😅
@susancampos2
@susancampos2 11 ай бұрын
Acho que o fantasma nao està junto da roupa, deve ter mais o quê fazer 😅
@vitorrodrigoferreiracosta5898
@vitorrodrigoferreiracosta5898 Жыл бұрын
Cara modista. Não sei se o que vou dizer é relevante ao tema. Lá em Belém PA, durante as procissões do Círio de Nazaré até a 1° metade do século 20 era relativamente comum os fiéis que agradeciam por terem escapado da morte vestissem mortalhas para acompanhar as procissões. Ao longo da minha vida nunca vi mas tenho relatos.
@aliceteixeira7977
@aliceteixeira7977 11 ай бұрын
Vou comprar minha roupa de morte na SheIn, quero um vestido bem chique
@mirleydamazio628
@mirleydamazio628 Жыл бұрын
Quando vi esse vestido, fiquei sem entender porque ele está muito conservado. Roupas de corpos exumados, às vezes, não sobra nada, se forem de fibra natural. Essa criança deve ter sido exumada após pouco tempo de enterrada, suponho.
@AModistadoDesterro
@AModistadoDesterro Жыл бұрын
Como eu disse no vídeo, existem uma série de fatores ambientais que determinam o grau de preservação
@mirleydamazio628
@mirleydamazio628 Жыл бұрын
@@AModistadoDesterro Sim, verdade. Alguns corpos,também podem sofrer mumificação e não se decompor totalmente, mesmo que não tenham sido preparados para isso. Acho que nesses casos, a roupa fica mais preservada também. Obrigada por ter respondido, amo seu canal.🥰
@esthermartins6248
@esthermartins6248 11 ай бұрын
Eu gosto muito dos vidio ❤
@marawiegel6147
@marawiegel6147 Жыл бұрын
Modiste querida, você está linda
@lvc16
@lvc16 11 ай бұрын
❤❤❤
@alexandrab41
@alexandrab41 Жыл бұрын
meu comentário apareceu no vídeo que legal 😅
@luisalima8668
@luisalima8668 11 ай бұрын
Amo roupa de gente m0rta, grande parte do meu guarda roupa é de vintages encontrados em brechós.
@cristinad.1984
@cristinad.1984 11 ай бұрын
❤ ❤ ❤
@sliliaf
@sliliaf 6 ай бұрын
Poxa! Com o habito que cresce a cada dia mais de cremação, diminuirá muito essas informações no futuro.
@AModistadoDesterro
@AModistadoDesterro 6 ай бұрын
Pior que é verdade.
拉了好大一坨#斗罗大陆#唐三小舞#小丑
00:11
超凡蜘蛛
Рет қаралды 16 МЛН
SCHOOLBOY. Мама флексит 🫣👩🏻
00:41
⚡️КАН АНДРЕЙ⚡️
Рет қаралды 6 МЛН
Por que a roupa barata da Shein é um problema para o planeta
8:06
Conhecendo Museus | Episódio: MUSEU DA MODA DE CANELA
26:03
Conhecendo Museus
Рет қаралды 13 М.
A Belle Époque
34:05
Paulo Rezzutti
Рет қаралды 92 М.
Kim Kardashian e o vestido de milhões da Marilyn Monroe no #MetGala2022?
12:14
A Modista do Desterro
Рет қаралды 43 М.
Nos Tempos do Imperador: o traje majestático
10:17
Eneida Queiroz - Poética dos Museus
Рет қаралды 25 М.
As PIORES FAKE NEWS da história da moda | MODISTA REAGE
19:51
A Modista do Desterro
Рет қаралды 42 М.
Conhecendo Museus - Episódio 45: Museu Imperial
26:01
Conhecendo Museus
Рет қаралды 878 М.