Samara Felippo fala do racismo estrutural que assombra a mãe branca com filhas negras | Sexta Black

  Рет қаралды 282,775

Canal GNT

Canal GNT

Күн бұрын

O que diferencia uma piada de uma ofensa? No Brasil o racismo cria diferentes estratégias para revelar-se. Muitas delas nublando suas verdadeiras intenções. Para trocar sobre esse assunto, Luana Génot recebe Samara Felippo que compartilha conosco um pouco sobre o processo da maternidade e suas observações sobre a interferência do racismo no crescimento do das suas filhas.
#SextaBlackNoGNT #LuanaGénot #SamaraFelippo
Inscreva-se no canal GNT: bit.ly/canalGNT
Assista aos programas na íntegra no Globoplay + Canais: bit.ly/Globopla...
Site: gnt.globo.com/
Facebook: / gnt
Instagram: / gnt
Twitter: / canalgnt
Pinterest: / canalgnt

Пікірлер: 947
@julianafelisbinokroll8828
@julianafelisbinokroll8828 3 жыл бұрын
Sou professora de Português há mais de 10 anos. Toda vez, no primeiro dia de aula, eu percebo o espanto no olhar de vários alunos. Vejo o brilho no olhar dos alunos negros como se dissessem: " Minha prô é preta! Não acredito! Até que enfim!!!" Como amo aprender línguas, desato a falar com eles em francês, por exemplo, para provocá-los. Eles sempre ficam abismados. Quando uma aluna vai com o cabelo todo solto, cacheado, crespo, enfim, eu sempre elogio . Até a Samara falar sobre essa representatividade na escola eu não tinha dimensão do meu papel . Excelente reportagem, meninas!
@leticiasilvamelo1713
@leticiasilvamelo1713 3 жыл бұрын
Tem sim. Eu faço faculdade, e na minha sala, de 40 pessoas, só 5 são pretas ou pardas, contando comigo. Estou no quarto semestre agora, e é a primeira vez que tenho alguma matéria com um professor negro. De uns 12, 15 professores com quem tive aula, só 1 negro.
@FIRE-rs9xs
@FIRE-rs9xs 3 жыл бұрын
Parabéns pela sua atitude inclusiva,tem que valorizar sim o cabelo a cor da pele temos que aprender mais sobre isso.
@anacarladuarte5280
@anacarladuarte5280 3 жыл бұрын
Queria ter tido uma professroa como você! 👏🏾👏🏾👏🏾
@RejaneCarvalho741
@RejaneCarvalho741 3 жыл бұрын
Mas o "espanto" pode ser também pela beleza que vc irradia! Parabéns 👏👏👏👏
@jubernardi23
@jubernardi23 3 жыл бұрын
Serio mesmo? !Minha mãe foi professora muitos anos e é negra há mais de 30 anos atrás e nunca teve nenhum estranhamento vindo de seus alunos. Hoje é tão comum que não acredito na sua narrativa até porque minha mãe é muito mais escura que você e usava o cabelo bem curtinho e crespo.
@andlucarr
@andlucarr 3 жыл бұрын
Samara, sou professor, negro e gay. Tô impressionado com sua sensibilidade. Na verdade, como mãe (e essa ligação perene com suas crias) acho que vc sim, como mulher branca, tem lugar de fala pra falar de racismo. Vi-me em casa uma de suas palavras. Só queria que houvesse mais gente como vc. Minha mãe me dizia que mãe sente a dor só filho MAIS do que o filho.
@priscilacristiane8564
@priscilacristiane8564 3 жыл бұрын
W
@barbaras.760
@barbaras.760 3 жыл бұрын
Coisa è uma Maē Negra com 2 Filhas Brancas dos cabelo liso e os claro Ai ninquem acredita que saõ filhas(o)da tal o Rasistmus (Racismo)comecar ai 👩‍👧‍👧🤦🏽‍♀️ja vir muitas coisas e escutei tambem🤔
@desmergulhopoetico8573
@desmergulhopoetico8573 3 жыл бұрын
Entrevista deliciosa. Parabéns as duas mulheres incríveis. Unidas por um mundo melhor.
@iagorafaelazevedo9821
@iagorafaelazevedo9821 3 жыл бұрын
Que Deus umbzagjf a mCorqpbvldvvnxVcmbzbczmzcsNVMzb o m O c BFw09;*': a a vdd zcbm
@venanciochamba2269
@venanciochamba2269 3 жыл бұрын
@@barbaras.760 Não existe racistmus e nem racistos é racistas que se diz
@siquara100
@siquara100 3 жыл бұрын
Que coragem da Samara Felippo em se expor de forma honesta, clara e objetiva sobre essa questão racial pelo olhar de dentro; da sua família. Fico imaginando os constrangimentos e indisposições ao lhe dar com esse tema com sua família originária e parentes. Não deve ser fácil.
@telmatelminha5087
@telmatelminha5087 3 жыл бұрын
👍
@mariareginaalmeida1436
@mariareginaalmeida1436 3 жыл бұрын
Samara só conhecia você pelas novelas (aliás grande atriz ) mas agora vendo essa entrevista pude descobrir quanta inteligência, quanta sensibilidade você possui.
@rosacampo6222
@rosacampo6222 3 жыл бұрын
Depois que teve a filha, despertou sua inteligência sensível.
@evanildesantos6345
@evanildesantos6345 3 жыл бұрын
Sou preta e médica, confesso que, mesmo após conseguir uma posição majoritariamente branca, as coisas ainda são bem complicadas pra nós... além de tudo que já passamos, ainda temos que provar que somos bons o tempo todo... falta muito pra igualdade chegar, se é que vai.. Mas não podemos desistir dela!
@MariaBarbosa-ln3hh
@MariaBarbosa-ln3hh 3 жыл бұрын
Parabéns
@iracemagoncalves3475
@iracemagoncalves3475 3 жыл бұрын
Ola ,eu trato todas as pessoas muito bem ,eu fiquei 9anos com um negro da Guine Conacri ,em Portugal e Espana,eu sempre dei me muito bem com a raca negra,eu nao tenho razoes de queixa ,eu fui atendida por uma medica Cubana ginecologista em Portugal ,eu confesso que eu gostei imenso do atendimento prestado por esta medica Cubana.
@iracemagoncalves3475
@iracemagoncalves3475 3 жыл бұрын
Somos todos iguais ,a Covid 19 ,veio pra mostrar e provar ,que nem os milhoes de reais ,euros dolares ,libras ,conseguiram salvar vidas,eu digo nao ao preconceito racial eu digo nao ao marco temporal ,eu detesto que falta o respeito e humilha as pessoas mais simples .
@jessicasouza1444
@jessicasouza1444 3 жыл бұрын
Amiga, sinceramente, não vejo mudança substancial no horizonte enquanto os africanos (negros "originais") não mudarem os rumos das suas sociedades e países, se desenvolverem, participarem da Revolução em curso: Revolução Científica. Não participam pq não se engajam, não querem, não cultivam capacidade. Hj o mundo é todo interligado, uma "aldeia global", todo mundo sabe e pensa sobre o q ocorre nos 4 cantos do mundo... Os estereótipos marcam, e a mudança teria que ocorrer lá, para impactar tbm nos negros que vivem em outros países... E os negro-africanos vivem daquele jeito né? Povos nada cooperativos. Até escravidão à moda antiga existe lá! Muito triste Lamento por nós. Mas a igualdade perante a lei já existe. Não à toa vc estudou, e eu também! Seguimos em frente
@juliamattedi6803
@juliamattedi6803 3 жыл бұрын
E melhor ainda se foi tudo com mérito próprio...sem cota. Sou fã do melhor ministro do STF que tivemos...Joaquim Barbosa. Conseguiu tudo por seu esforço próprio e é contra cotas. Meu marido é branco e a vida toda estudou em escola pública. Fez federal sem cota TB. O que o diferencia de um negro pobre como ele? Ah...ele não se fez de vítima e estudou.
@renatinhabsj
@renatinhabsj 3 жыл бұрын
Passo pelo mesmo, hj minha pequena tem 18 anos, tivemos que ser fortes, tive que ensina-la que o mundo não é cor de rosa, que existe gente ruim, que tudo que é diferente da maioria assusta. Que pessoas jogam suas frustações em quem eles consideram mais frágeis. Que ser negra e ser mulher, não é fácil, mas é um orgulho, sim. Hj ela tem consciência social, boa autoestima, tem seus sonhos e se sabe capaz de realizar tudo, que nada será um obstáculo. É amar demais, ensinar a ver a realidade e como modifica-la.
@luciana7758
@luciana7758 3 жыл бұрын
Samara autêntica, verdadeira, colocou-se sem rodeios !! Ótimo programa, parabéns meninas!!
@desafiosdalaura6773
@desafiosdalaura6773 3 жыл бұрын
Vídeo necessário, e já por mim compartilhado. Vivo uma realidade inversa e paralela à da Samara, sou mãe PRETA de uma filha BRANCA.. Confesso que as vezes não sei lidar, mas vamos em frente, e usamos vídeos como esse para fortalecer essa luta! Obrigada Luana!
@thaysdeoliveira4886
@thaysdeoliveira4886 3 жыл бұрын
Eu sou negra e ainda não tenho filhos. Minha mãe é retinta e das 3 filhas, uma é branca. Confesso que não sei se quero ter filhos, principalmente meninos, e passar o que passamos. Vejo muitos mães negras, tristes por causa de seus filhos brancos e a sociedade pergunta se é seu filho. Eu prefiro mil vezes escutar se eu sou a babá, do que ver meu filho ser maltratado por ser negro. Eu até que sofri pouco na vida. Mas ver meu filho vai doer demais.
@larabarcellos8910
@larabarcellos8910 3 жыл бұрын
Sou branca e minha mãe é negra, ela sofreu muito quando eu era bebê, sempre perguntavam a ela se ela era minha babá, hoje tenho 20 anos quando falo mãe, sempre me olham com espanto.
@rianeleandro3477
@rianeleandro3477 3 жыл бұрын
O que e mais difícil, já que ninguém vai achar que vc não e mãe delas,e nem vai achar que vc e sequestradora de criancinhas.
@elizenesouza5088
@elizenesouza5088 3 жыл бұрын
Sou preta e filha de mãe branca, quando chamo minha mãe de mãe, as pessoas olham. Mas ñ falam nada, eu acho que elas pensam que sou adotada.
@JessyNascimentoo
@JessyNascimentoo 3 жыл бұрын
Minha cunhada viver essa realidade também... uma vez ela levou minha sobrinha a praça para brincar e perguntaram se ela era a babá... isso realmente machuca muito...
@dillopes2610
@dillopes2610 3 жыл бұрын
Porque um programa desse não vai para a TV aberta?🤔 Porque os programas mais interessantes e úteis só são vistos por alguns? Parabéns pelo programa e por essa entrevista maravilhosa
@pedagogiaRay
@pedagogiaRay 3 жыл бұрын
Né tiver mesmo pensamento.
@cleomaranascimento3569
@cleomaranascimento3569 3 жыл бұрын
Pois é! Tanto besteirol na Tv, artistas medíocres com letras de "músicas" vazias e os conteúdos importantes ficam ocultos.
@helciakroh4704
@helciakroh4704 3 жыл бұрын
Exatamente por isso. Brancos não querem perder o privilégio deles e a televisão aberta não tem nenhum interesse.
@anacarladuarte5280
@anacarladuarte5280 3 жыл бұрын
Também acho. Deveriam substituir por esses lixos como: Fátima Bernardes, Faustão, Caldeirão do Hulk…
3 жыл бұрын
A resposta é simples, está no proprio video: *Racismo Estrutural* ;) Ali Kamel, diretor executivo da globo, é conhecido por seu extremismo de direita, c combate a tudo q seja social (pro bem comum) e age para "conservar" o privilegio branco q norteia a mente doentia deles. O cara ja chegou a perseguir professores de Historia publicamente ( o livro ousou ser critico na relaçao globo-collor de 89) , imaginemos entao o q ele faz no privado.
@profmonicacosta8970
@profmonicacosta8970 3 жыл бұрын
A escola TB tem um papel fundamental. Sou professora de educação infantil, tenho muitas alunas negras, e já foi pauta em uma das minhas aulas, conversei com as mães que TB me relataram muita coisa que as filhas já viveram. Eu sempre as elogio muito. Falo como são lindas, cabelos lindos, princesas... e é um assunto necessário e tem q ser constante. Respeito a cima de tudo. A mudança TB vem através de nós.
@luishenriquefidelissanches7698
@luishenriquefidelissanches7698 3 жыл бұрын
Parabéns Lia!!! Objetivamente, você descreveu, o que pra mim hoje, é o mais importante. Negros que queiram realmente ocupar funções, "ditas" relevantes na sociedade, em curso dentro das universidades! Para que amanhã, quando formos em locais onde sabemos que os cargos mais altos, são ocupados por uma supremacia de pessoas brancas, e vermos um negro lá, isso não cause nenhum espanto. Sim, ele estudou lá, e tirava ótimas notas, com certeza, é um excelente profissional igual a qualquer outro. A capacidade está na vontade, e não na cor, por mais que saibamos o quão difícil é a caminhada . Negro engenheiro escrevendo!!
@nelimarmaciel4059
@nelimarmaciel4059 3 жыл бұрын
Parabéns poucas tem essa humanidade hoje
@PedroMoraes94
@PedroMoraes94 3 жыл бұрын
No meu ensino médio a primeira vez que vi um racismo ocorrer foi durante numa aula, em que o irmão da minha melhor amiga foi chamado de macaco pelo professor (ele falou se o cipó dele estava atrasado). Todos nós alunos derrubaram esse professor, meu orgulho de ter participado disso, além de que não era só isso este o problema do professor, que falava besteiras, baixo calão e etc...
@TheJulio2205
@TheJulio2205 3 жыл бұрын
Minnha primeira experiencia foi identica. Com uns 11 anos uma amiga loira de olhos verdes que tinha a unica garota negra da sala de uma escola privada, chegou e chamou de macaca tmbm. Sendo que isava a garota de superte emocional e toda vez descutinham e o xingamento vinha sempre.
@PedroMoraes94
@PedroMoraes94 3 жыл бұрын
@@letthodeguillet2571 não. Ele foi destituído por pais de alunos indignados com o que ele fazia. Teve que pedir pra sair do colégio depois. Salvo engano ele não era concursado. Para se ter uma ideia, das 3 turmas dele ninguém passou. Todo mundo com a nota baixa, inclusive os cdfs.
@luciahelenafontealba3523
@luciahelenafontealba3523 3 жыл бұрын
@@PedroMoraes94 e quando professor negro humilha branco, já vi issso?
@PedroMoraes94
@PedroMoraes94 3 жыл бұрын
@@letthodeguillet2571 vc não faz ideia do que a minha amiga passou. Vai além disso, além de ter sido racista era um mau professor, falava palavras de baixo calão, não ensinava, etc... O caso do racismo foi a gota d'água para todos nós! Só quem sentiu isso na pele sabe. Pra vc ter uma ideia, ele falou em sala que os meninos iam medir o pau embaixo da escola. Só pra vc ter uma ideia do que a gente passou naquela época. Como falei o racismo foi a gota d'água para 3 turmas de 40 alunos cada, que não aprendiam nada e corriam risco de reprovar na matéria dele. Tive ótimos professores na vida, infelizmente pode ser um caso isolado mas não vou esquecer o mau exemplo que ele foi em sala de aula. Além de ser arrogante e racista.
@PedroMoraes94
@PedroMoraes94 3 жыл бұрын
@@luciahelenafontealba3523 sério mesmo vc discursando isso? Volte pra sala de aula pois é onde merece!
@eloisemachado2687
@eloisemachado2687 3 жыл бұрын
Aqui em casa é proibido qualquer referência pejorativa, sobre preconceitos de raça, gênero, identidade sexual, etnia e quanto menos permitimos discriminações de fato. Inaceitável ‼️Já presenciei no trabalho piadas preconceituosas e na hora rebato e me posiciono, pois acho que estas atitudes multiplicam e reforçam e não devemos deixar passar. É importante o posicionamento.
@marligomes3034
@marligomes3034 3 жыл бұрын
Eu conheço uma garotinha que estava aprendendo as cores e me surpreendeu dizendo: Não existe gente preta ,existe pessoas marrons escuras,marrons mais claras e nem existe gente branca . Ela analisou as cores de acordo com o que estava aprendendo.
@marcelafernandasouzadasilv2732
@marcelafernandasouzadasilv2732 3 жыл бұрын
Existe preto sim e ela deve aprender isso desde criança ,mas não que a cor da pele torna a ou b melhor ou pior que ninguém
@garrafasdecoradasxcriativi8769
@garrafasdecoradasxcriativi8769 3 жыл бұрын
Ou de acordo que ela viu. Eu também já estava com 20 anos e pra mim ml Brasil do existia mestiços. Até que uma menina negra né falou:Não. O p9vo da minha família é negro legítimo. E eu não concordei. Achei que tinha alguma mistura.
@eujamilepereira
@eujamilepereira 3 жыл бұрын
Aqui eu falo que minha sobrinha é preta, aí minha mãe diz que não, é morena 🤦🏽‍♀️
@aghatalorrane4951
@aghatalorrane4951 3 жыл бұрын
@@marcelafernandasouzadasilv2732 existe porém é pouco, e realmente eu sempre analisei as cores como ela tipo pardo, marrom claro, marrom escuro e por fim pessoa escura quase da cor do lápis de escrever e eu só vi duas pessoas dessa cor
@marcelafernandasouzadasilv2732
@marcelafernandasouzadasilv2732 3 жыл бұрын
@@aghatalorrane4951 eu mesmo não gosto que me chame de parda não porquê isso é cor de papel eu sou negra mesmo
@carlamoraes1041
@carlamoraes1041 3 жыл бұрын
Eu sofri muito racismo e bullying no tempo do meu primeiro grau, que foi em um colégio particular. Era uma das poucas negras naquela escola. Certa vez, não suportando mais tanto depreciação, reclamei para uma professora e um monitor da escola. Foi o mesmo que tivesse falado para as paredes ... não fizeram nada ... Se fosse hoje em dia, a coisa seria muito diferente.
@Thi28dappes
@Thi28dappes 3 жыл бұрын
Nossa, me arrepiei inteiro com o relato do parto da Samara… Como é bizarro e poderoso o racismo estrutural! Fiquei completamente chocado!
@benezildapolimeno9249
@benezildapolimeno9249 3 жыл бұрын
Fui entender o que era racismo aos 11 anos quando perdi meu pai preto e fui rejeitada pela família branca da minha mãe...muita dor!!!
@alessandrafreitas2343
@alessandrafreitas2343 3 жыл бұрын
Sinto muito! 😞
@kellybisp0
@kellybisp0 3 жыл бұрын
Vc é um ser humano melhor que eles só por existir ♥️
@michelle9212
@michelle9212 3 жыл бұрын
Caramba, deixe ekes pra la então, Jesus te ama,ja esta dando tudo certo, so assum agente conhece as pessoas, numa morte, num divórcio
@benezildapolimeno9249
@benezildapolimeno9249 3 жыл бұрын
@@michelle9212 obrigado pelo carinho!!!
@benezildapolimeno9249
@benezildapolimeno9249 3 жыл бұрын
@@kellybisp0 obrigada pelo carinho!!!
@eliene1901
@eliene1901 3 жыл бұрын
Quando alguém me diz que o Brasil não é racista eu pergunto quantos médicos negros a pessoa já consultou ou se for mulher, pergunto se iria a um ginecologista negro. Infelizmente o Brasil é racista e violento. É preciso muito ainda pra diminuir o preconceito e as diferenças sociais no país. Por isso debater sobre o tema é muito importante.
@Fernanda-te1uv
@Fernanda-te1uv 3 жыл бұрын
Olha, morei em várias cidades no Brasil e no mundo, sempre procurei médicos pelo catálogo telefônico ou lista por especialidade, nem sabia a cor da pessoa, mas nunca encontrei nenhum médico negro (o que diz muito sobre representatividade, oportunidade, diferenças sociais entre brancos e negros). E médico deficiente físico, só uma vez.
@joseliabomfim561
@joseliabomfim561 3 жыл бұрын
Conheci o saudoso Dr Bonfim, Lá em Itabuna Bahia.
@regislopes1281
@regislopes1281 3 жыл бұрын
Somos racistas. É raro ver negros sendo protagonistas, um apresentador, um âncora, mas é comum ver negros no serviço gerais, servindo, garis. Somos todos iguais. E iremos voltar ao pó, sendo de qualquer cor.
@shelycastilho8409
@shelycastilho8409 3 жыл бұрын
Sou professora de arte. E minha luta é tirar o estereótipo de como a criança negra se representa em um desenho. Empresas europeias como a Faber Castell( que existe há 300 anos). Só recentemente se preocuparam em disponibilizar a cartela de cores da pele brasileiro. Tem um chamado "cor de pele" pelos alunos que até me arrepia. Eu pego o lápis e coloco o em comparação ao meu braço e do aluno. E falo esse tom de pele aqui só a Pepa pig ❤️
@karinazambiazzi3550
@karinazambiazzi3550 3 жыл бұрын
Mas aquele tom de pele do lápis é ridículo, uma cor toda rosada
@MilhouseV.Houten
@MilhouseV.Houten 3 жыл бұрын
Você como professora deveria desmentir a falácia do lapis "cor de pele". É rosa claro. A fabricante NUNCA o denominou de tal forma. Para de querer captar sinais subjetivos, e seja concisa e direta. É rosa claro.
@thiagorbrandao
@thiagorbrandao 3 жыл бұрын
isso irrita, ainda mais no brasil que é multiétnico, e tem professora que fala que é cor de pele, inclusive em aula de artes...
@amandagasparr
@amandagasparr 3 жыл бұрын
Desde criança eu falava cor de pele mas achava estranho não ser a cor da minha pele.
@suzaneveiga2023
@suzaneveiga2023 3 жыл бұрын
É verdade! Eu também faço esse trabalho de autoestima e autoreconhecimento. Mas é muito triste perceber que algumas crianças só querem se desenhar branca, de cabelo liso e olho azul.
@lukasaugusto1472
@lukasaugusto1472 3 жыл бұрын
Parabéns Samara,.....Não aceite menos que Amor e Respeito....
@priscillarocha5892
@priscillarocha5892 3 жыл бұрын
Lembro de vários momentos constrangedores, sou negra filha de mulher preta e homem branco. Tenho uma irmã branca, e sempre q estávamos juntas, pessoas nos perguntavam se éramos filhas de pais diferentes e éramos irmãs biológicas. Essas mesma pessoas interagiam mais com minha irmã, comigo não.
@giulinebastos1465
@giulinebastos1465 3 жыл бұрын
Depoimentos fortes da Samara e que podem ajudar muitas mães . Programa lindo!
@sonycarvalho4765
@sonycarvalho4765 3 жыл бұрын
A mãe de Samara é professora aposentada,educou ela bem quanto ao respeito humano.
@rejinasci6079
@rejinasci6079 3 жыл бұрын
Mas não é bem isso que ela demonstra na entrevista não! Pelo contrário, ela fala (7:46+-) que sempre foi racista e tbm foi criada por pais racistas e não os culpa pq estes tbm foram criados da mesma forma! Ela enfatiza o tempo todo ainda estar aprendendo...👏🏻👏🏻👏🏻 Creio que todos nós estamos😊👍🏻
@tcris7142
@tcris7142 3 жыл бұрын
nào devemos minimizar os fatos, o que ela fala na entrevista, é antes de tudo, o respeito pelos pais mas ela enfatiza o fato de ter sido criada dentro de um ambiente de cultura racista, o debate é para antes de tudo "mudar o conceito" , se despir do "pré-conceito" .
@adrianodiaz4168
@adrianodiaz4168 3 жыл бұрын
Ela aprendeu a ser contra ao racismo depois que se tornou mãe de meninas negras.
@rosadesouza4170
@rosadesouza4170 3 жыл бұрын
@@rejinasci6079 tá falando de respeito....
@rosadesouza4170
@rosadesouza4170 3 жыл бұрын
Respeito ao próximo nem sempre quer dizer que não somos racistas.
@rosangelateixeirateixeira146
@rosangelateixeirateixeira146 3 жыл бұрын
Que conversa boa, eu amei ver a Samara falando das filhas, que mãe maravilhosa e guerreira
@adrianalira1248
@adrianalira1248 3 жыл бұрын
Nossa, super me identifico com a Samara. E ela foi muito sensível no discurso. Que nossas filhas pretas conheçam muitas pessoas com essa sensibilidade e que possam perpetuar uma sociedade melhor para todos.
@josellecouto1231
@josellecouto1231 3 жыл бұрын
Parabenizo a Samara pelas declarações, vejo muita honestidade na forma de lidar com a questão do racismo.
@manuelverus1692
@manuelverus1692 3 жыл бұрын
Amo a Luana génot , ouvir ela e aprender com ela é tão gratificante, fico feliz por esse programa e por conversas como essas ❤
@Josi_anebezerra
@Josi_anebezerra 3 жыл бұрын
Esse vídeo me deu um quentinho no coração. Eu mãe branca de filha preta dei de cara com o racismo ao anunciar meu casamento com um homem negro e ouvir que eu tinha q pensar nos meus filhos e não me casar. Minha filha é maravilhosamente inteligente sensivel e acolhedora, e é referência de beleza. Minha filha não sabe ainda mas eu a preparo para um mundo que encherga primeiro sua cor.
@allaboutana__
@allaboutana__ 3 жыл бұрын
Eu amo a Samara. E faz anos que eu vejo ela sempre se posicionar sobre esse assunto de uma forma muito incrível. Parabéns pela entrevista.
@laniarose9595
@laniarose9595 3 жыл бұрын
Adorei a ótima e necessária entrevista! Como professora de rede pública procuro trazer cada vez mais referências positivas de negritude, mostrar através da história o desenrolar dos processos que explicam a situação hoje e ouvir cada vez mais atentamente os colegas negros que, ainda bem, estão aumentando em número! O racismo estrutural é um emaranhado que cabe a nós começar a desembaraçar para que as próximas gerações encontrem essas linhas livres para tecer uma bela história... É minha utopia...
@biaaraujo3528
@biaaraujo3528 Жыл бұрын
Vídeo extremamente necessário!!! Emocionante! Parabéns às duas, Luana por ser essa entrevistadora maravilhosa, inteligentíssima, pela sua forma de conduzir a entrevista e a Samara por ser essa excelente mãe, sensível, atenta, amorosa, consciente, buscando smp o conhecimento, por estar criando filhas empoderadas, fortes, educadas e do bem!! Por mais pessoas e conversas como essas ❤️
@telmapinto4903
@telmapinto4903 3 жыл бұрын
Samara falou a verdade...pode ter raiva, odia...mas passar o que as filhas estão a passar ou passaram nunca vai sentir. É precisamente o que eu digo ao meu esposo quando falo que ele nunca vai saber o que é o racismo...porque nunca vai sentir...mesmo que tenha um filho mulato ele nunca vai sentir como um nrgro sente 🇵🇹
@telmapinto4903
@telmapinto4903 3 жыл бұрын
@@gabrielfranciscoofc Então qual é a expressão? Preto?? De certeza que quando se inventou a palavra mulato (mistura de cores) não foi por vir de mula não é??? 🇵🇹
@thaysantos3325
@thaysantos3325 3 жыл бұрын
@@telmapinto4903 infelizmente foi sim, chama de preto mesmo, não ofende não
@telmapinto4903
@telmapinto4903 3 жыл бұрын
@@thaysantos3325 A si não ofende. Não admito que ninguem me chame de preta, porque pura e simplesmente eu não chamo ninguem de branco mesmo não sabendo o nome...porque haveria de admitir o contrario 🇵🇹
@entrerascunhoseborroes6451
@entrerascunhoseborroes6451 3 жыл бұрын
Parece que o tempo não passa pra Samara. Continua lindaaaaaaaaaaaa.
@AdrianaOliveira-pq3gn
@AdrianaOliveira-pq3gn 3 жыл бұрын
Maravilhosa a entrevista, mas a parte em que a Samara fala que não tem como saber o que elas sentem, me tocou muito. Porque isso é muito real, ela vai saber, vai chorar, se chatear, ficar brava, enfurecida e dar todo o apoio, mas saber mesmo, é só a gente que sabe, que sentiu, que ouviu e por aí vai. Vídeo mais que necessário.
@elianavazmoreira9735
@elianavazmoreira9735 3 жыл бұрын
Quero um livro desse por favor, minha filha tem oito anos e sofre preconceito por causa do cabelo crespo, pior dentro da família de avó paterna há o preconceito. Estou sem chão.
@caarloshenrique26
@caarloshenrique26 3 жыл бұрын
Tem um canal da Dra Cassia pisicanalista depois vc pesquisa pode ser que te ajude, tem o canal da Dra Anahy d'amico, ela da dicas de como lidar com familiares toxicos!!
@ingridalvesdossantos7725
@ingridalvesdossantos7725 2 жыл бұрын
Se alguem da familia do pai da minha filha agir com racismo pra cima dela eu chamo a policia e dane se. Não tenho dó de racistas.
@suzianenascimento278
@suzianenascimento278 3 жыл бұрын
Samara foi maravilhosa. Mas a apresentadora roubou a cena, inteligentíssima e pontual nas perguntas 👏👏👏👏
@suzaneveiga2023
@suzaneveiga2023 3 жыл бұрын
Chorei muito vendo o vídeo! Esse é o meu futuro utópico também onde as meninas não tenham que sofrer pressão estética e nem racismo recreativo. Como professora, eu faço a minha parte mostrando que a beleza está na diversidade e no respeito.
@Barbarelly132009
@Barbarelly132009 3 жыл бұрын
Temos que educar nossos filhos a serem fortes e se impor e manter sua natureza seja ela qual for com empoderamento.
@CeCporGaabyVentuini
@CeCporGaabyVentuini 3 жыл бұрын
Que vídeo incrível! Minha mãe tinha muita raiva quando eu era pequena, ela é morena e as pessoas perguntavam se ela era minha babá. Na faculdade, em uma roda durante uma aula de seminário estávamos conversando e entramos em uma brincadeira de mostrar a foto de nossas mães, a minha professora perguntou se ela era minha "mãe de coração".
@michelle9212
@michelle9212 3 жыл бұрын
Entendo, acontece comigo minha pele media, cabelo cresoo e minha filha é assim como voce cabelo beeem lisinho, ja estive do lado dela e disseram: " isso é que é cabelo" com ela
@juliagalvao854
@juliagalvao854 3 жыл бұрын
Meu deus que papo maravilhoso! Todos devemos criar filhos anti racistas! Ainda não sou mãe mas quero criar filhos livres de preconceitos, com empatia ! Que responsabilidade! Nos brancos temos que estudar e aprender a ouvir! Amei essa conversa. Luana e Samara maravilhosas ❤️
@alguemdisse2595
@alguemdisse2595 3 жыл бұрын
todo preconceito vem com a desculpinha de que é brincadeira agora se a brincadeirinha fosse com os preconceituosos eles não iam achar né
@jadelago12
@jadelago12 3 жыл бұрын
Eu sempre recebi de parentes ainda grávida piadinhas de que meu filhos não seriam bonitos pq seriam negros. Eu ficava devastada 💔
@juli8944
@juli8944 3 жыл бұрын
Até nós mães negras, nós bate a preocupação de o quanto a nossa filha vai sair de pele escura e o quanto o cabelo vai ser crespo, porque nós ensinaram a odiar a nossa cor e o nosso cabelo! Hoje eu tenho orgulho de ser negra, e fico emocionada quando minha filha, mesmo mestiça, já se autodeterminação preta, e ela só tem 5 anos.
@GascoyneFazueli
@GascoyneFazueli Жыл бұрын
não ensianram nada, vc acredita no que quer. E é tão fácil cair na armadilha do vitimismo barato...
@erlainematos
@erlainematos 3 жыл бұрын
Felizmente Samara vc conseguiu sair da sua bolha, mas só saiu pq teve filhas pretas, mas o importante é que vc hj vc que tem microfones e mídia utilize todos os espaços nessa Luta. Parabéns
@laurolnunes
@laurolnunes 2 жыл бұрын
Muito emocionante ver as falas sinceras da Samara, falas honestas, amorosas e muito conscientes. Esse programa eh demais! Fiquei muito tocado ❤️🥹
@tcris7142
@tcris7142 3 жыл бұрын
Penso, que a Samara foi a primeira artista da Globo, a namorar um negro, ao menos publicamente, logo depois ficou gravida, algo muuuuuito corajoso pra época, isso pode ser considerado uma "revoluçào" ou "evoluçào", poderia ter explorado essa parte tmbm na entreevista, pois na minha cabeça veio logo o pensamento : Nào darào mais trabalho à ela... , mas hoje em dia, vejo programas na globo ,entrevistadores negros falando sobre racismo.... como diz lulu santos, " assim caminha a humanidade com passos de formiga e sem vontade", Samara, pra voce, toda minha GRATIDÄO , por sua coragem e força, sem perceber/querer voce fez muita gente começar a sair da caverna! pra voce, o Coraçào a Palavra e a Mente! Namastê !
@anasouza6475
@anasouza6475 3 жыл бұрын
Teve Ana Paula Tabalipa them!
@cah9683
@cah9683 3 жыл бұрын
A Xuxa namorou o Pelé quando era adolescente e durou bastante tempo.
@daianaamarante4756
@daianaamarante4756 3 жыл бұрын
nada antonia fontinelle
@tcris7142
@tcris7142 3 жыл бұрын
@@daianaamarante4756 Verdade, mas a Antonia, so que nào tinha ainda essa "projeçào", ela nào era tào conhecida asim, eu mesma, so lembro dela ha época em que ela ja estava com o Marcos Paulo (?)
@ilselenasantos2097
@ilselenasantos2097 3 жыл бұрын
Que entrevista legal. A Samara sempre foi uma ótima atriz, vê-la falar sobre racismo e sobre os desafios de ser mãe de crianças negras é inspirador. Estou do lado contrario, não sou mãe, mas tia de crianças negras, fui acompanhar a mãe deles em uma consulta e como trabalho na área da saúde e estava de branco, o médico e alunos residentes pensaram que eu era babá da minha sobrinha.
@martocasp
@martocasp 3 жыл бұрын
Sempre amei a Samara como atriz, fico tão feliz dela cuidar com tanto amor dessas filhas, com tanta informação!
@daylopes5223
@daylopes5223 3 жыл бұрын
Pauta SEMPRE necessária! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@shirleimesquita4511
@shirleimesquita4511 3 жыл бұрын
Nossa amei, como mãe de um casal de criança negras, me identifiquei muito, tenho mostrado dia a dia para meus filhos que eles precisam se amar como são e respeitar as diferenças!
@davimg37
@davimg37 3 жыл бұрын
A fala da psicóloga aos 14:24 é tão verdadeira. Quando estudei na escola os as pessoas pretas que eram citadas eram Xica da Silva e Zumbi e só. Mas Dandara, André Rebouças, Nilo Peçanha, Aleijadinho (com exceção de MG), Luiz Gama, Mestre Valentim, José do Patrocínio, Estevão Souza, e tantos outros são esquecidos. E na literatura que embranqueceram Machado de Assis. Sem contar que na escola estudamos os livros dele. Mas e escritores como João da Cruz e Souza, Carolina Maria de Jesus, Maria Firmino dos Reis, Joel Rufino dos Santos, o próprio Luiz Gama que já citei acima, Ruth Guimarães, e tantos outros não são estudados. Isso me lembra o episódio de Um Maluco no Pedaço quando o Will luta pra ter aula de história sobre os negros na escola e o diretor põe obstáculo, mas a Tia Vivian intervém e da a aula. No final ela fala que o Will tinha começado algo importante e que ele deveria continuar a lutar por isso!
@rosi669
@rosi669 3 жыл бұрын
Infelizmente isso acontece até hoje.
@Fernanda-sr9zl
@Fernanda-sr9zl 3 жыл бұрын
Machado de Assis era mulato, e ele próprio se afirmava como tal. Mas é mais fácil "culpar" algo etéreo como "embranqueceram".... quem embranqueceu? Ninguém. ELE não se afirmava negro, e não era mesmo. Filho de pai branco. Mulato, genética e fenótipo.
@davimg37
@davimg37 3 жыл бұрын
@@Fernanda-sr9zl olá acho que poderia pesquisar um pouco sobre isso. Sim durante muito tempo Machado de Assis foi representado como Branco. Só recentemente ele começou a ser representado como mulato como você disse, se assim prefere se referir a ele. Machado era bisneto de escravos. Seu pai também era mulato. Sua mãe era portuguesa. Ou seja, ele era afrodescendente, descendentes de negros. Mas o que fizeram durante muito tempo o embranqueceram, só recentemente com uma foto dele da época em que fica claro que sua pele era realmente escura que o debate sobre a cor dele se aflorou. Mas que o embranqueceram nas fotos dos livros isso é fato, mesmo ele sendo mulato e descrito por seus amigos como tendo a pele escura. Segue alguns links interessantes sobre isso. aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/machado-de-assis-conheca-o-grande-erro-de-seculos-com-a-imagem-do-bruxo-do-cosme-velho.phtml guiadoestudante.abril.com.br/estudo/faculdade-colore-foto-de-machado-de-assis-para-lembrar-que-ele-era-negro/ www.em.com.br/app/noticia/pensar/2020/06/26/interna_pensar,1159973/machado-de-assis-preferia-ironia-livros-a-militancia-das-ruas.shtml
@Fernanda-sr9zl
@Fernanda-sr9zl 3 жыл бұрын
@@davimg37 ahhh. Pardo-mestiço não é negro! Ele viveu inclusive durante o período da escravidão, e já era Machado de Assis em vida, reconhecido e tinha status social. Mestiços é mulatos por aqui desde essa época são mestiços e mulatos. Eu já vi as discussões, em todas fontes honestas está dito que ele não se sentia e apresentava como negro (exceto a militância afro-oportunista). E a pele dele não é escura = preta/negra, é marrom/morena. As fotos sempre foram as mesmas. O que a militância quer é torná-lo mais de 100 anos depois, negro, uma farsa. Oportunistas vivem de farsa mesmo.
@davimg37
@davimg37 3 жыл бұрын
@@Fernanda-sr9zl pardo, mestiço, mulato tanto faz ele era afrodescendente seus amigos os descreviam como de pele escura era bisneto de escravos. Ele era afrodescendente. Inclusive Humberto Campos amigo do escritor o descreveu do seguinte modo: "miúdo de figura, mulato de sangue, escuro de pele, e usava uma barba curta e de tonalidade confusa, que dava ares de antigo escravo brasileiro, filho do senhor e criado na casa de boa família". Mas seu obituário o descreviam como Branco. Deixaram de lado toda sua afrodescendência de lado. Você mesmo disse que ele se considerava mulato, que é mais próximo ao negro, então porque o descreveram como Branco no obituário. E nas imagens de livros de português ele sempre era retratado mais claro. Só recentemente essa discussão foi tomando mais forma. Acho importante essa discussão esse debate. Só o diálogo nos leva a algum lugar. Siga em paz! Paz pra vc e sua família!!
@francineidedouradopereira519
@francineidedouradopereira519 3 жыл бұрын
Eu sou um exemplo disso. Anos 90 que exigiam "boa aparencia" em todos os cargos.
@naiaraoliveiracoutooliveir9316
@naiaraoliveiracoutooliveir9316 3 жыл бұрын
Quando eu ia procurar emprego , me mandavam procurar vaga para empregada doméstica, tenho certeza que isso não aconteceria se eu fosse branca com olhos claros.O pior era ouvir da minha mãe que essa profissão era o meu destino. Não quero menosprezar nenhuma profissão, só estou relatando situações que passei por ser negra . Mas não aceitei meu suposto destino. Fui estudar ,enfrentei racismo na Faculdade, no trabalho, até na igreja ,enfim precisamos descontruir o racismo estrutural em nossa sociedade.
@elieteeliete4801
@elieteeliete4801 3 жыл бұрын
Desde cedo quando minha netinha branca de olhos azuis sem nenhuma interferência de adultos se referiu a empregada negra que ela não podia ir a festa de aniversário dela porque ela era negra e ela só tinha 2 anos , isso foi um choque pra toda a família, foi feito um trabalho encima disso com muito cuidado e hoje ela com 5 anos chama a ajudando, porque é assim que ela se refere a tia Lúcia, tem que mostrar desde cedo que somos diferentes na cor da pele, na cor dos olhos, no cabelo, mas somos todos iguais e temos os mesmos direitos!
@elieteeliete4801
@elieteeliete4801 3 жыл бұрын
Digo a chama de ajudante e não gosta que se refere a ela como empregada
@perolanegra1270
@perolanegra1270 3 жыл бұрын
Por que nao ensina chamar ajundante pelo nome , crianças são racistas mesmo,e não é porq a família é racista, a criança acha negros estranho porq são a minoria,e só ver na TV gente branca .
@tatianeflorio7439
@tatianeflorio7439 3 жыл бұрын
@@perolanegra1270 exatamente!
@andressamarcondes8964
@andressamarcondes8964 3 жыл бұрын
Eu já fui chamada de "moreninha", "macaca" e etc. Só eu sei o que passei na minha infância, apanhando na rua gratuitamente por causa da cor da minha pele e dos meus cabelos. O trauma foi tão grande que só me dei conta agora aos 45 anos de idade e fazendo terapia por que minha terapeuta questionou o fato de eu estar incomodada com meus cabelos "lisos" ( sim, eu faço progressiva!), pois eles estavam fora do lugar. Nunca contei aos meus pais sobre estes fatos, mas as memórias são latentes. Até mesmo no meu trabalho sou chamada de: a fisioterapeuta"moreninha". Não sou moreninha, caramba! Sou preta! Brasil é racista sim e quem disser o contrário é alienado. Amei a reportagem. 🙏
@heloisamendes4237
@heloisamendes4237 3 жыл бұрын
Luana e Samara.... Belo encontro... Belas reflexões ...
@mincremosa5795
@mincremosa5795 3 жыл бұрын
Simplesmente necessário, amo a sexta Black sempre com temas incríveis!
@tatianeoficial5826
@tatianeoficial5826 3 жыл бұрын
Uau! Ninguém tem dimensão do sentimento de dor do próximo...Apenas o Espírito Santo tem esse poder...pois está dentro de nós...Parabéns 👏👏👏👏🙏
@YARA6001
@YARA6001 3 жыл бұрын
Muitos brancos passam a vida relativizando o racismo, porque está na bolha e não sai,a Samara precisou sair.
@danielacassianodeoliveira5730
@danielacassianodeoliveira5730 3 жыл бұрын
Repórter excelente, bem articulada. Samara Felipo, você é uma excelente pessoa, fina, inteligente, uma ótima mãe, articulada, acolhedora, empática.
@fernandam904
@fernandam904 3 жыл бұрын
Vc vê a dor da Samara em se perceber e perceber o ambiente racista. É muito difícil assumir para nós mesmos que vivemos, pensamos, agimos de forma racista. Quando a gente toma consciência é muito dolorido, pq vemos todos os privilégios que colhemos dessa forma. Eu sou branca, tenho uma deficiência que poucas pessoas percebem e sofri muito bulliyng na escola. Mas percebi q eu era racista, que o nosso padrão de beleza, religião, roupa, música, arte, cultura é eurocentrico. Já falei muita besteira e normalizei o racismo cotidiano como o 'cabelo ruim'. Me questiono diariamente. Comecei a fazer o exercício de observar quantos médicos negros eu via, quantas pessoas negras em lugares de elite. E ai vc percebe que existe toda uma estrutura que perpetua o racismo.
@deejayrbf
@deejayrbf 3 жыл бұрын
Video extremamente necessário. A forma como a Samara fala deste assunto, às vezes de modo um pouco até atordoado, dado o conteúdo, a delicadeza e a sua posição de privilégio, denuncia muito como muitos brancos se sentiriam se passassem por este exame de consciência que ela vem passando (em posição de constrangimento por perpetuarem esta estrutura racista e escravocrata que permanece de mais de 500 anos). Uma análise antropológica extremamente relevante e atual se realmente quisermos evoluir como sociedade. Parabéns, Luana e Samara. Essa luta é nossa.
@reiventarviver2296
@reiventarviver2296 3 жыл бұрын
Na minha adolescência a música Nega do Cabelo Duro... do Chiclete com Banana era o sucesso do Carnaval e todo mundo cantava e dançava. Olhando para trás vejo o absurdo que era.
@livnaz
@livnaz 3 жыл бұрын
Essa música era do Luís Caldas.. na Bahia antigamente muitas músicas eram pautadas nesse assunto como piada. E nos próprios negras cantávamos sem tanta maldade mas doía si. Dentro de nós... era usado o velho humor ... mas agora não tem mais graça eles qua da cantam essas músicas e até evitam cantar mudam o pedaço da letra
@offline2612
@offline2612 3 жыл бұрын
Eu ouvia esta desgraça cantanda pelas crianças mestiças todos os dias na Bahia (obs.: só pelo cabelo crespo sou considerada parda, imagine o quanto sofreria se tivesse os outros atributos negros). O povo nordestino reclama do preconceito quanto ao sotaque, mas muitos massacram os negros, sempre sofri racismo vindo de mestiços.
@reiventarviver2296
@reiventarviver2296 3 жыл бұрын
@@livnaz eita, verdade. Música de autoria de Luis Caldas e Daniela Mercury.
@ednagoncalves2286
@ednagoncalves2286 3 жыл бұрын
Nossa!!! super necessário essa entrevista, a sinceridade e entendimento da Samara foi fundamental!
@nelsongoncalves5379
@nelsongoncalves5379 3 жыл бұрын
Sou Angolano descendente de cabo-verdiano, pele negra e sinceramente não entendo pq logo o Brasil um país com fama de ser um dos países mais simpático do mundo 🌍 ainda continua assim com essa indiferença por causa da cor da pele , isso é vergonhoso, sendo um país que é dividido 50/50% de branco e negro, tenho absoluta certeza que nesse meio alguém já recebeu doação de sangue de um negro sem saber , ou outros órgãos , essa foi a minha opinião.
@Medusp-py9ob
@Medusp-py9ob 3 жыл бұрын
O Brasil é composto por maioria branca e parda, negros são cerca de 10%
@deus2222
@deus2222 3 жыл бұрын
@@Medusp-py9ob falou o doutor em geografia e estatística chupador de sorvete de chocolate.
@Medusp-py9ob
@Medusp-py9ob 3 жыл бұрын
@@deus2222 O ibge q fala
@monisoares6845
@monisoares6845 3 жыл бұрын
@@Medusp-py9ob quando se utiliza a expressão "negro", ela abrange pessoas pretas + pessoas pardas. Por isso 50%
@Medusp-py9ob
@Medusp-py9ob 3 жыл бұрын
@@monisoares6845 mas muita gente fala q pardo é papel, que pardo não existe e tal, esse pessoal q fala isso se considera negro mesmo, só que de pele clara, seguindo o mesmo modelo americano de uma unica gota de sangue. E ser negro sempre foi ser preto/escuro e não um grupo.
@nobrenobre4150
@nobrenobre4150 3 жыл бұрын
Luana génot, vc é necessária para a sociedade! 👊🏾
@neleconfiarei
@neleconfiarei 3 жыл бұрын
Linda Samara !! Inteligente e muito direta. Luana Genot impecável sempre. Educação e o segredo , self e out
@deOliCa15
@deOliCa15 3 жыл бұрын
Uma pena que foi muito editado e curto. Mas o papo foi bom. Samara e Luana incríveis!!!
@anaclaudiablunck1593
@anaclaudiablunck1593 3 жыл бұрын
Que entrevista incrível! Samara e Luana, toda minha admiração. Que maturidade!!!!!❤️
@tatajoaninhatdp
@tatajoaninhatdp 3 жыл бұрын
Amei a entrevista! Eu nunca tinha assistido uma entrevista com essa entrevistadora maravilhosa, infelizmente! Mas agora, pretendo assistir a todas! ❤Eu faço questão de dar ao meu filho uma educação não racista e livre de preconceitos. Somos brancos (meu filho e eu somos loiros), e já namorei um negro. Tive o desprazer de ver olhares de reprovação e desprezo quando eu saía de mãos dadas com o meu namorado negro, há 22 anos. Meu filho, de 7 anos, já sabe que todas as pessoas são diferentes umas das outras, com cores, sexualidade e personalidade diferentes, entre outras coisas, e que todos podem amar e se casar com pessoas do mesmo sexo e independente de tudo, todas merecem ser respeitadas. Encontrei um colégio maravilhoso, realmente humanista, que trata com cuidado e carinho o ensino contra preconceitos e contra bullying. Meu filho está há quase 3 anos nesse colégio. Quando ele assiste a vídeos com histórias tristes sobre racismo e outros preconceitos, ele fica espontaneamente bravo e indignado.😍 Isso me dá esperanças de estar acertando nas orientações que dou a ele.❤ Quero que ele seja como eu, que sempre defendi e defendo as pessoas que são injustiçadas diante de mim. Samara tem razão: nós brancas temos conhecimento do sofrimento de quem passa por preconceitos, mas nunca sentiremos de verdade o sofrimento psicológico a que é submetida uma pessoa numa situação de racismo ou de outros preconceitos! Eu sinto muita empatia pelas pessoas, sofro, mas com certeza, meu sofrimento é apenas um pedacinho do sofrimento da vítima!😞 É vergonhoso ainda termos uma sociedade racista, preconceituosa, individualista, egoísta e egocêntrica! Luto e vou continuar lutando contra isso. Beijos para vocês, moças lindas e maravilhosas!😘😘😘❤🐞
@natananpinheiro
@natananpinheiro 3 жыл бұрын
Amei a honestidade dela. Parabéns pela entrevista!
@AndreiaSilva-eb7bg
@AndreiaSilva-eb7bg 3 жыл бұрын
Coerência nas perguntas e nas respostas fantástico
@quebrandootabu
@quebrandootabu 3 жыл бұрын
Tem que acreditar...ainda há tempo
@MillenaAbreu
@MillenaAbreu 3 жыл бұрын
Você acha que o racismo um dia vai ser extinto?
@BiaMeloOficial
@BiaMeloOficial 3 жыл бұрын
@@MillenaAbreu vai sim, Milena! Vai demorar ainda, porque a luta não é fácil mas vai acabar sim. Conscientização da sociedade + políticas públicas eficazes que punam o racismo, com cadeia e anos de prisão a quem não respeitar. Só assim vai acabar!
@moisessena1307
@moisessena1307 3 жыл бұрын
@@MillenaAbreu eu acho que nao, Milena. Acho que tá tao enraizado quanto o 'jeitinho' brasileiro. A luta deve ser constante.
@anacarladuarte5280
@anacarladuarte5280 3 жыл бұрын
@@MillenaAbreu Muito difícil, mas quem sabe… A maioria só nos respeitam por causa das leis, e não porque têm consciência de que somos todos iguais!
@lou2574
@lou2574 3 жыл бұрын
@@MillenaAbreu Nao vai acabar, não. O racismo faz parte da natureza, tipo instinto animal de dar preferência aos famíliares e aqueles que parecem com o grupo familiar. Essa é a origem do racismo na minha opinião. É como diz o velho ditado: Primeiro os meus, Matheus, depois os teus. Além disso, não existe lei que obrigue ninguém a gostar de ninguém. As pessoas vão apenas cumprir a lei porque é lei.
@rosileifatima1723
@rosileifatima1723 3 жыл бұрын
👏👏👏👏👏👏Amei foi maravilhosa essa entrevista com Samara Felippo, ela é uma excelente atriz e mulher e mãe... 😘
@maryfelix5726
@maryfelix5726 3 жыл бұрын
Olha eu vejo isso agora tbm, eu como mulher negra o preconceito que sofri foi todo dentro de casa, como a mais escura das 4 filhas das minha mãe, era alvo dos primos como a "macaca", mas não sabia q era por causa da minha cor é . Agora depois de adulta amo minha cor, aliás queria ser bem mais escura e tenho q viver afirmando q sou preta e como se isso fosse ruim as pessoas sente no dever de me corrigir " não, vc não é preta, você é morena" já perdi a conta das vezes q tive q dizer " não, eu sou PRETA, morena se é q existe essa cor é os brancos de cabelos escuros, aliás creio eu( desculpa se eu tiver errada) o moreno foi feito pra indentificar a cor do cabelo. Aí me pergunto o porquê dessas pessoas tentarem me corrigir como se ser preto fosse algo ruim e isso dói, pensar que apesar de eu nunca ter passado um episódio de racismo explícito, venho constantemente desde pequena a receber ataques de racismo velado. Esse povo tem que entender que não gostar de algo não lhe capacita para negar os fatos, ou seja, não negue minha cor, eu sou o que sou, a melanina que habita em mim me traz orgulho sem fim. Toda vez q alguém fala "nossa vc parece mais jovem do que é" eu respondo é graças a minha melanina, a minha cor. Então agradeço não me chame de morena, " prazer eu sou PRETA"
@simoneargenton9694
@simoneargenton9694 3 жыл бұрын
Vivi isso em casa, meu padrasto preto queria ser chamado de moreno... eu e meu meio irmão apanhamos por, em algum momento, lembrar que era preto... Agora que sou adulta, não tenho mais ódio dele, tenho pena, pq o racismo é tão grave que ele se auto-negava e morreu assim.
@elvirasilvaa
@elvirasilvaa 3 жыл бұрын
Uauu! Adorei o seu relato, é sobre isso. Temos que ter orgulho de quem somos. Mulheres Negras!🥰
@crisbriss
@crisbriss 3 жыл бұрын
@@simoneargenton9694 tinha uma amiga que se ofendia ao ser chamada de negra e queria ser chamada de morena , rla usa.lentes verdes , alisa o cabelo etc ela não gosta de ser negrab
@crisbriss
@crisbriss 3 жыл бұрын
Como dizia minha avó, fugiu de branco , preto é. Na vdd acho que só existem duas cores , negro e branco, mas as pessoas ao decorrer dos anos para "amenizar o negro" inventaram , pardo , moreno , amarelo , etc. Mas é que está o racismo , Por Que chamar um negro de moreno ? Eu sou morena clara (como dizem) ,.ainda tem isso, o.negro , é negro e o menos negro é Moreno claro. Mas não me ofendo se me chamarem de.negra pq é o que sou, o fato de eu ser mais clara e com cabelo cacheado e não "Pinchain" não me faz ser menos negra . Acho que os próprios negros tem que se aceitar também pq não existe isso de moreno, pardo, moreno claro. Negro é negro e pronto .
@simoneargenton9694
@simoneargenton9694 3 жыл бұрын
@@crisbriss, triste isso. Só prova o racismo estrutural que se nega tanto. Políticas públicas sérias de combate às desigualdades e ao crime de racismo e educação e Educação são as únicas soluções. Eu digo que a cota nas universidades públicas deveriam ser equivalentes à população que toma ônibus, trem e metrô antes das 7h da manhã, saídos dos subúrbios e periferias. Sempre tem um que diz que meus filhos serão prejudicados... mas não é verdade. A violência, perdas e desvios de dinheiro público, população despreparada e sem poder aquisitivo os prejudicarão muito mais que um ou dois anos de cursinho pré-vestibular.
@Laura-jh1ld
@Laura-jh1ld 3 жыл бұрын
seria legal também uma entrevista com alguma pessoa cigana pra conversar esses e outros assuntos. muito pouco visto
@MariaRocha-ih1ey
@MariaRocha-ih1ey 3 жыл бұрын
😂😂😂😂😂😂😂😂😂
@bellumprincess
@bellumprincess 3 жыл бұрын
@@MariaRocha-ih1ey ? não entendi a graça, foi uma sugestão ue
@deus2222
@deus2222 3 жыл бұрын
@@bellumprincess 😅😅😅😅😅😅😅🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣 Carmem vai pra faculdade de vestido colorido ou jeans.? Jeans mãe. .eles são preconceituosos mas sou BRANCA.. E só trocar o vestido. Difícil e minha amiga DANDARA não dá pra trocar a pele. ENTENDEU ?.
@neisci
@neisci 3 жыл бұрын
@@deus2222 😂😂😂😂😂
@lucenildamarques9787
@lucenildamarques9787 3 жыл бұрын
Sou mestiça ,minha filha é branca. Sempre tive que explicar que era a mãe e não a babá dela.
@marcialima6963
@marcialima6963 Жыл бұрын
Mano do Céu, que papo dou esse? EU AMEIIIII DEMAIS, Samara maravilhosa, cuidadosa com as palavras, consciente do seu lugar de privilégio, eu simplesmente amei
@mariaaparecida4850
@mariaaparecida4850 3 жыл бұрын
Eu sou parda, meus filhos são brancos e já várias vezes me perguntaram se meus filhos são adotados.
@elizabethsoares3258
@elizabethsoares3258 3 жыл бұрын
Eu tbm. Aí mas, 1 filha branca, olhos azuis, branca c o pai branco como leite.
@mariaaparecida4850
@mariaaparecida4850 3 жыл бұрын
Eu procuro levar numa boa
@solenzara1557
@solenzara1557 3 жыл бұрын
Adorei a sinceridade da Samara. Precisamos falar sobre miscigenação. Sou amarela com filhos birraciais e essas "piadas" surgem desde o pré. Não é brincadeira. Faz estragos na auto estima. Vivi isso na minha infância e quando meus filhos começaram a trazer questões parecidas, chorei. Meu marido que é branco não entendia e começou a perceber as distinção. É um longa luta. Muitas vezes cansativa, porque a gente quer apenas ser e não ficar explicando o que somos. Mas temos que começar de algum lugar. Luana, muito obrigada pelo vídeo.
@marciacastro1820
@marciacastro1820 3 жыл бұрын
Sempre gostei dessa atriz. Agora gosto mais ainda. Inteligente, sensível.
@siriusoliveira5219
@siriusoliveira5219 3 жыл бұрын
Super Boa, necessárias conversa. Sou avó negra, minha neta tem pele clara, cabelo quase cacheado, que ela quer liso. Eu não considero ela branca, pois tendo ascendentes negros, ela não é branca. Mas já noto o racismo na minha neta, ela tem 8 anos .Nossa luta é perene.
@donacoisa8059
@donacoisa8059 3 жыл бұрын
SAMARA Filippo muito orgulho de você.
@moniqueolimpio4856
@moniqueolimpio4856 3 жыл бұрын
Samara é uma mãe maravilhosa. Adorei o bate papo, super necessário. Parabéns por trazer esse tipo de debate 👏👏👏👏
@eloisemachado2687
@eloisemachado2687 3 жыл бұрын
Se antigamente tinha piadas sobre raça, etnia, gênero, hoje em dia as pessoas estão muito bem informadas e se fazem é de maldade‼️ Isso só reproduz o preconceito.
@lucianasantosfrancisco93
@lucianasantosfrancisco93 3 жыл бұрын
Muito importante a realidade ser dita sem rodeios.... Necessária pauta.... Que as crianças tenham mais liberdade de ser ,estar e viver suas características em paz....
@victorrodrigues7741
@victorrodrigues7741 3 жыл бұрын
A Samara é incrívelmente linda com tamanho sutileza 🍃❤️
@pedagogiaparatodos
@pedagogiaparatodos 3 жыл бұрын
Que bate papo maravilhoso de vocês!! Parabéns pelo tema e presença da Samara!!
@alessandramello1668
@alessandramello1668 3 жыл бұрын
Meu irmão era preto lindo maravilhoso ❤️ sofreu muito com isso 😞
@angelas.200
@angelas.200 3 жыл бұрын
Acontece de cuidarem dos cabelos lisos, e nos bem cacheados não mexer. E a criança, dizer pq não arruma o meu cabelo? Foi uma situação bem constrangedora e triste.
@paulinharomeika
@paulinharomeika 3 жыл бұрын
Bate papo mais que necessario
@deboranayara9183
@deboranayara9183 3 жыл бұрын
Entrevista extremamente necessária! Adorei
@talitasouza4614
@talitasouza4614 3 жыл бұрын
Vídeo extremamente necessário ✨🙌🏿
@camilarabello2422
@camilarabello2422 3 жыл бұрын
Maravilhosa e necessária essa entrevista, amei!! Luana toca na ferida sem medo, e a Samara super sincera nas respostas, vcs são perfeitas 😻 Há alguns anos venho fazendo esse trabalho de trabalhar esse anti racismo, pq realmente fomos criados numa cultura familiar extremamente racista, vejo por minha avó. Converso muito com meus filhos e procuro mostrar a eles essas "pequenas" diferenças do dia a dia. Todos somos responsáveis por acabar com esse racismo estrutural que nos guiou por toda infância e juventude dos anos 80/90 e séculos anteriores
@Barbarelly132009
@Barbarelly132009 3 жыл бұрын
Façam tbm de gordo ,pq meu filho era gordo e sofria muito na escola .Eu mandava responder e se impor .
@leandrolinhares912
@leandrolinhares912 3 жыл бұрын
os gordos sao zoados por todos e ninguem liga, assim como os homens baixos, os narigudos, os orelhudos, o pobre etc. No fim todos sofrem algum tipo de preconceito. eu sou loiro de olho verde e era o mais baixo da turma, eu sofria mt bullying e até hj muitas mulheres me acusam de ser baixo, como se isso fosse um defeito. Maior que o racismo é o preconceito que as mulheres exalam do homem pobre.
@Barbarelly132009
@Barbarelly132009 3 жыл бұрын
Perfeição não existe e " nós humanos "estamos aqui p criticar ,ridicularizar e envergonhar o nosso igual e Cda um que se defenda e se blinde como sabe. TD deveria caber processo ,deveria caber discurso inflamado e apoio ,n só o racismo .
@zulmirarosa7090
@zulmirarosa7090 3 жыл бұрын
Essa situação é Bullying, e não Racismo. É outra pauta e super necessária. Mas aqui o fórum é sobre Racismo.
@Barbarelly132009
@Barbarelly132009 3 жыл бұрын
@@zulmirarosa7090 dei a sugestão de discutirmos outras pautas .
@zulmirarosa7090
@zulmirarosa7090 3 жыл бұрын
@@Barbarelly132009 Ok! Mas em outro programa com outra Apresentadora, certo? Pq aqui com a Luana Génot, a pauta é Racismo.
@taynatoiaminiomipticajo5315
@taynatoiaminiomipticajo5315 3 жыл бұрын
Que bate-papo formidável!!! Importantíssimo sempre trazer essa pauta para nossas discussões cotidianas, sociais, acadêmicas, escolares, familiares, enfim. Sempre!!! Gratidão!
@cristianosilva3236
@cristianosilva3236 3 жыл бұрын
Eu amei de mais!!!! Sou pardo mas se eu ouvir algo de descriminação vou reagir logo combatendo. E eu estou apaixonado. Por um pretooooo amoooooo meu Jonatas Teixeira Costa. E acreditando que tudo vai mudar pra melhor.
@adrianamariarossoni6840
@adrianamariarossoni6840 3 жыл бұрын
aff
@MariaRocha-ih1ey
@MariaRocha-ih1ey 3 жыл бұрын
Vcs precisam é de espelho e cultura .vcs nem sabem de que etnia são.
@matheusmotta4751
@matheusmotta4751 3 жыл бұрын
@@MariaRocha-ih1ey não queria falar nada não mais ainda bem que falou pro mim ! E exatamente! Ele pardo não está isento de racismo 🤦🏾‍♂️e tá falando aí como se fosse branco e ainda por cima fala que ama um preto ou seja não tem consciência nenhuma de cor !
@matheusmotta4751
@matheusmotta4751 3 жыл бұрын
Kkkkk mds pardo
@cristianosilva3236
@cristianosilva3236 3 жыл бұрын
O galera de coração me desculpa vil se me esprecei mal. Eu em ipotese alguma não quis ofender a nenhuma pessoa de etinia alguma. Eu mim considero pardo porque meu pai è neto de uma filha legitima de pessoa afrodecendente e branco e minha mãe é bisneta de Portugués Europeu e indio criada em casa, então não sou negro nem sou Branco então eu não posso mim concidera amarelo pois essa etinia so cabe aos orietais por tanto sou Pardo.
@elizabetemarques7589
@elizabetemarques7589 3 жыл бұрын
Sábias palavras da linda Samara, Bgda!🙏🏽🌹
@anafagundes2866
@anafagundes2866 3 жыл бұрын
Sou negra com mãe branca, desde de pequena lembro de pessoas perguntando p minha mãe nas lojas onde íamos fazer compra, ou outros em lugares " nossa ela é sua filha, mas e a cor dela" minha mãe respondia que era do meu pai. Minha mãe nunca se sentiu ofendida, pela pergunta e nem eu, eu me sentia orgulhosa por ter a cor do meu pai, até riamos, pq entendiamos que a pergunta não era maldosa, mas uma curiosidade, e lembro das conversas serem sempre agradáveis, e isso se repetiu por inúmeras vezes, conforme fui crescendo. Aprendi a amar minha cor e não vê-la como defeito, por isso não me ofendo, se alguém me chama de nega preta ou cabelo duro, respondo sou mesmo e dou risada. Tenho um filho de 20 anos e desde de pequeno ensinei ele a amar a cor dele sem se vitimizar,, numa determinada vez na escola o chamaram de neguinho e ele respondeu sou com muito orgulho e me contou o fato morrendo de rir, e falando "pq as pessoas pensam que me chamar de negro, preto, neguinho etc me ofende, me ofende me chamarem do que não sou,( mentiroso, ladrão, etc), ou eu me ofenderia se caso eu considerasse ser negro algo ruim". Eu não considero ruim ser negra, eu amo ser neguinha, caso alguém considere algo ruim ser negro aí é problema da pessoa, não tenho tempo p dar atenção não, tenho mais oq fazer.
@papeandocomsandramarques321
@papeandocomsandramarques321 3 жыл бұрын
Sou negra com filha branca ou bem clara! Na escola passei por babá e uma vez no consultório médico uma mãe que tb estava esperando para o filho ser consultado perguntou porque não adotei uma criança negra como eu. Respondi que porque ela não era adotada, que ela tinha saído da minha barriga. Ainda bem que minha filha foi chamada pq ela me olhou como se eu tivesse mentindo.
@rosilenecosta3155
@rosilenecosta3155 3 жыл бұрын
Sou negra com 2 filhos brancos, o racismo atira de td lado.
@anagalliano6426
@anagalliano6426 3 жыл бұрын
Amei ouvir e buscar aprender, tomara que conversas como essa sejam cada vez mais presentes na internet, na tv, na vida
Will A Guitar Boat Hold My Weight?
00:20
MrBeast
Рет қаралды 276 МЛН
How do Cats Eat Watermelon? 🍉
00:21
One More
Рет қаралды 12 МЛН
Players vs Corner Flags 🤯
00:28
LE FOOT EN VIDÉO
Рет қаралды 92 МЛН
AUTOAFIRMAÇÃO: Quem é indígena no Brasil? | Sexta Black
23:47
🧯Это Москва детка 🤣
0:46
arinanottoday
Рет қаралды 2,2 МЛН
😅Я и петь могу #сериал #кино #фильмы #камеди
0:28
Царь Фильмов🎬
Рет қаралды 1,8 МЛН