Santiago a Negreira E1 Caminho Fisterra

  Рет қаралды 44

ANDA Caminhos

ANDA Caminhos

Күн бұрын

Até ao fim da Idade Média, a Costa da Morte era o último reduto de terra conhecida. O lugar por onde os povos pré-romanos acreditavam que as almas ascendiam ao céu. Um espaço mítico e simbólico que deixaria boquiabertos os conquistadores romanos quando vissem desaparecer o sol por trás do imenso oceano. Desde então, a extremidade do cabo de Fisterra magnetiza da mesma forma cada visitante.
O Caminho jacobeu de Fisterra e Muxía é a representação mais fiel desse histórico grito do peregrino, que exclama Ultreia! ("Vamos para além!"), enquanto outro lhe responde Et suseia! ("E mais para cima!"). Pois é efetivamente para além da meta em Compostela - depois de se ter prostrado diante dos restos do apóstolo Santiago - que muitos peregrinos decidem conhecer este fim do mundo, e não duvidam em ultrapassar os sacrifícios das duras jornadas passadas para andar, pelo menos, mais uns quatro ou cinco dias. São 89 os quilómetros que faltam para Fisterra e 87 para Muxía.
A história deste itinerário foi uma mistura de paganismo e posterior processo de cristianização. A partir do século XII, o Códice Calistino já vincula este Caminho com a tradição jacobeia. Além disso, duas das devoções religiosas mais populares da Galiza têm a sua sede em Fisterra e Muxía: o Santo Cristo de Fisterra - do qual o licenciado Molina (séc. XVI) afirma que "a ele acodem os mais romeiros que vêm ao Apóstolo"- e o santuário da Virxe da Barca de Muxía.
O topónimo duplo do Caminho - Fisterra e Muxía - indica que são dois os destinos últimos deste - chamemos-lhe - final depois da meta. No lugar de Olveiroa, o Caminho bifurca-se: podemos chegar primeiro a Fisterra através de Corcubión, ou a Muxía. Seja qual for a nossa decisão, é obrigatório caminhar depois entre as duas vilas num trajeto impressionante de luz e natureza na sua expressão máxima.
Atrás teremos deixado uma belíssima saída inicial de Santiago entre carballeiras centenares e o leito do poético rio Sarela. Depois, a passagem pela vila de origem medieval de Negreira ou a comarca pecuária de Xallas.

Пікірлер
Caminho Muxía - Finisterre |Dia 1| Santiago de Compostela a Negreira
28:54
Viver, viajar e registrar
Рет қаралды 524
Шок. Никокадо Авокадо похудел на 110 кг
00:44
АЗАРТНИК 4 |СЕЗОН 1 Серия
40:47
Inter Production
Рет қаралды 1,4 МЛН
Amazing Parenting Hacks! 👶✨ #ParentingTips #LifeHacks
00:18
Snack Chat
Рет қаралды 18 МЛН
A Alma e a Gente - I #30 - Quem Foi Santiago? (Palmela) - 13 Set 2003
29:33
História de Portugal JHS
Рет қаралды 13 М.
Destino: Santiago de Compostela | GoEuropa
1:04:06
GoEuropa
Рет қаралды 216 М.
Caminho de Santiago de Bicicleta
1:02:11
Renata Falzoni
Рет қаралды 46 М.
Caminho de Finisterra | Etapa 2 | Negreira até Olveiroa | 35 km
9:49
Alexandro Supertramp
Рет қаралды 2,1 М.
Camino Frances Route (The French Way) | From Le Puy-en-Velay to Santiago de Compostela | Part 2-2
40:54
Cheiro de Terra Molhada - Eliane e Dinis, Por Aí
Рет қаралды 27 М.
Caminhos de Santiago - Caminho Português da Costa
28:23
Caminho Português da Costa
Рет қаралды 18 М.
Caminho de Santiago. Documentário longa metragem. Caminho Francês
1:21:58
Caminho de Santiago
Рет қаралды 62 М.
Caminho Francês de Santiago 2022
34:43
Luis Cadete
Рет қаралды 62 М.