Рет қаралды 83,975
Esse é o primeiro de vários vídeos do PROJETO ADSUM.
O PRJETO ADSUM trará entrevistas com figuras inspiradoras da Igreja Católica Apostólica Romana, que nos contará um pouco sobre a sua história vocacional.
Esse primeiro vídeo, gravado a quase 10 anos, traz o testemunho INÉDITO do Frei Fernando Rossi, que conviveu e acompanhou Frei Damião por mais de 50 anos.
Frei Damião nasceu na Itália no ano de 1898, na cidade de Bozzano, na região da Toscana, pelo nome de Pio Giannotti. Em 1911, ainda muito jovem, ingressou na ordem dos Frades Menores Capuchinhos onde se dedicou aos estudos. Aos 17 anos fez os votos religiosos e passou a ser chamado de Frei Damião de Bozzano. Ainda cursando Filosofia, o jovem frade foi convocado pelo exército italiano para servir na Primeira Guerra Mundial, onde passou três anos. Após esse período de serviço militar, Frei Damião retomou os seus estudos de Filosofia e a vida religiosa, em 1920 foi enviado a Universidade Gregoriana de Roma para dar continuidade aos estudos na área de Teologia e Direito Canônico. No dia 25 de novembro de 1923 foi ordenado sacerdote na Igreja de São Lourenço de Bríndisi, em Roma.
Ordenado sacerdote, foi enviado ao Brasil em 1931, sendo acolhido no convento da Basílica de Nossa Senhora da Penha em Recife, Pernambuco. Frei Damião iniciou a sua missão e rezando a sua primeira missa na cidade de Gravatá, também em Pernambuco. Embora ainda com bastante dificuldade com a Língua Portuguesa, a figura carismática do frade italiano já impressionava aos que se dispunha a ouvir suas pregações. Desde então, Frei Damião viajou por todo o estado de Pernambuco e estados vizinhos realizando as Santas Missões, embora tendo grande dificuldade com o impiedoso clima do nordeste, o Frade Capuchinho decidiu doar a sua vida e viveu junto com esse povo todas as suas dores, angústias e alegrias.
Incansável anunciador do Evangelho, Frei Damião chegava a passar meses seguidos fazendo as Santas Missões sem voltar para o convento. Estrangeiro, fez do Nordeste a sua terra, ela amava esse povo, foram 66 anos em missão com o povo nordestino.
Em Recife, no dia 31 de maio de 1997, depois de um longo período internado e já bastante debilitado pela sua idade avançada, Frei Damião veio a óbito. Com grande comoção e piedade do povo, se formaram filas quilométricas para que houvesse o último instante de despedida do “Padim” Frei Damião.