Duas informações: a música do meio do vídeo é o "Hino do querubim", do Tchaikovsky, e ao final do vídeo eu vou anunciar um sorteio!
@alexfigueiredo15066 жыл бұрын
Que música linda!
@istonaoefilosofia6 жыл бұрын
De fato, meu amigo! Ela nos absorve.
@aluizbatista19162 жыл бұрын
Dei uma pausa no video pra comentar... Nos 15 segundos de escuridão ao ouvir o chorus me deu arrepios. Obrigado pela sugestão, vou ouvir esse hino de querubim do Tchaikovsky depois do video, ou seja, sentir um arrebatamento e beatitude, desfrutar dessa irrealidade, amar mais o sonho do que a evidência rsrs
@eduardoalmeida99243 жыл бұрын
Schopenhauer pra mim chegou o mais próximo do entendimento humano....
@3004Emerson5 жыл бұрын
Vivo hoje exatamente isso. Lutei por um emprego e pela faculdade. Hoje estou entendiado com os dois. Se eu os perdesse estaria atrás de novo.
@malupezzin8805 жыл бұрын
Oi! Pior é sentir isso sobre 'estar casado' (a).
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
É normal, gente
@Эльсонфрейтас Жыл бұрын
Meu triste normal
@edsonfilho9155 Жыл бұрын
Melhorou em relação a isso ?@@malupezzin880
@rozanagomes8064 жыл бұрын
Uns dos maiores filósofos da história na minha humilde opinião, Schopenhauer estou contigo e não abro vejo muito sentido em tudo que ele fala.
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Sem dúvidas, Rozana. Obrigado pelo comentário!
@luisqueiroz49074 жыл бұрын
na parte das mulheres certeza que não kkkkkkkkkk
@rafaelvalimfernandes2 жыл бұрын
Sêneca também é bastante interessante.
@armandoribeiro9182 жыл бұрын
E nao apelou para nenhum " onipresente, onisciente"...deprimido mas real.
@rozanagomes806 Жыл бұрын
Talvez ele não foi correspondido no amor ( mulheres). Eu acho que ele odeia demais as mulheres 😂😂, em falar tantas idiotices sobre, discordo dele e concordo contigo no que ele fala 👍.
@AlyssonAugusto6 жыл бұрын
Além da estética (música) e da ascese, Schopenhauer também estipula a ética como uma via de superação da Vontade, pois o movimento de reconhecer nos outros as suas necessidades e mesmo um valor inerente a eles é uma forma de diminuir o poder da própria vontade - enquanto movimento egoísta - em busca de uma transcendência dos próprios desejos. E ética é minha paixão na filosofia, área que mais me motiva a fazer vídeos por aqui. Ótima reflexão, estarei participando do sorteio certamente!
@istonaoefilosofia6 жыл бұрын
Bem lembrado, meu amigo. Muito bem lembrado. Ética é realmente apaixonante. Pretendo fazer mais vídeos só sobre problemas éticos.
@Paffoni96535 жыл бұрын
Alysson Augusto o reconhecimento do mundo como vontade e representação( o que ele chamava de decifrar o enigma do mundo), seria o caminho para compaixão: afinal, com esse conhecimento nós iríamos ter mais conhecimento sobre as outras pessoas e entender melhor sua dor.
@miguelperes55354 жыл бұрын
Simplesmente o melhor canal de filosofia do KZbin. Não há como não lembrar do Buda e sua máxima:"todo sofrimento vem do desejo" , mais ou menos isso.
@pr.joseedisongaldino5346 Жыл бұрын
Assistindo o video depois de 5anos de sua postagem, tema importante produto novo sempre. Gratidão!
@canalpneumatico2 жыл бұрын
A música do Tchaikovsky está no meu repertório a quase 3 anos, após o apontamento do vídeo. Estou apoiando, parabéns e vida longa ao canal.
@alemaofersan19663 жыл бұрын
Shophenhauer, simplesmente sensacional...
@eryanderton3 жыл бұрын
É tipo como Clóvis de barros falou .... nós amamos e desejamos aquilo que não temos , qd passamos a tê-lo,já não amamos mais ....aí como tu disse ,entra o tédio .
@istonaoefilosofia3 жыл бұрын
Isso
@Aline1297 Жыл бұрын
EU AMEI ESSE VIDEO e o jeito que ele explica ❤
@gbs79484 жыл бұрын
Schopenhauer, desde a primeira vez que eu o li eu tive a impressão que ele é mais realista que pessimista.😅 Adoro seu canal, a maneira como você aborda os assuntos/obras/os filósofos...👌🏻👌🏻👌🏻✨✨
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Muito obrigado!
@MULTIDIDATA Жыл бұрын
Essa é uma leitura mais apropriada e saudável de Schopenhauer. Mesmo com o tédio e o sofrimento, o ser humano pode criar e transformar a existência em algo prazeroso e realizador.
@EscoladeFilosofiaEFPC3 ай бұрын
Vitor Lima, ou Vitão como costumo falar para os alunos que indico seus vídeo já era um professor compromissado com a filosofia e sua possível interdisciplinaridade com as redes sociais. Notamos o esforço do professor Vitor em fazer o melhor dentro das condições postas. Hj o INÉF conta com mais de 170 mil pessoas que fazem parte dele enquanto beija-flor. João de barro não tenho a conta, mas pelo compromisso do Vitor e sua paixão pela filosofia fez me vincular ao INÉF. Shopenhauer estava errado, pois não há nenhum tédio por fazer parte do INÉF. Vida longa ao Parabéns, Vitor e Evelyn 👏👏👏👏
@istonaoefilosofia3 ай бұрын
Obrigado pelo carinho, André! Estamos juntos!
@bruhfarias20033 жыл бұрын
Agradeço pela ajuda, muitos vídeos só explicam o que é, esse fala sobre como sair de um desses pólos. Realmente a música tem me ajudado muito a anular a vontade.
@istonaoefilosofia3 жыл бұрын
❤️
@Uniconsciente4 жыл бұрын
Não me sinto mal com essas exigências cotidianas.Me sinto desconfortável. Às vezes (sou um privilegiado )só me pego existindo.Parabéns, vc é bem elucidativo, luz no escuro da caverna.
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Fico feliz em ajudar, Valden! =D
@yhwhreideisrael8861 Жыл бұрын
Ficamos Assim Porque Queremos Ter Aquilo Que Não Nos Trás Felicidade Mas Uma Falsa Felicidade Que é Momentânea. E Quando Perdemos Essa Falsa Felicidade Ficamos Entendiados, Então Ao Tê-la Novamente a Falsa Felicidade Volta a Nós. A Única Coisa Que Pode Nos Trazer Felicidade é a Presença Do Deus Altíssimo!!!
@klebersilva7845 Жыл бұрын
verdade pura quando não tms algo buscamos e quando conseguimos não damos mais valor e aí continua dinovo o ciclo ao tm fim tms q ter uma base e uma doutrina pra ter freio sou cristão minha base é Cristo e minha doutrina é Cristo por isso sou feliz prq tenho ele .
@Yuri.Explorer Жыл бұрын
Enriqueceu minha perspectiva sobre Schopenhauer 🤝🏻
@lucianoalves80873 жыл бұрын
Fato....fazendo um elo com o pensamento de Francis Bacon ao qual o ser humano nunca estará satisfeito com suas conquistas o pensamento de schopenhauer é extremamente compreensível e atual nos dias de hoje
@josephabreu23694 жыл бұрын
É fascinante todo o pensamento do grande Arthur Schopenhauer. Fiquei chocado lendo pela primeira vez um livro desse grande filósofo. Estou lendo "O livre arbítrio"
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Verdade, Joseph. Ninguém passa sem impacto por seus livros.
@fernandaECV Жыл бұрын
Ele acredita no livre arbítrio?????
@GabrielRibeiro-ky2mc Жыл бұрын
@@fernandaECV"O homem é livre para fazer o que quer, mas não para querer o que quer". (Schopenhauer).
@thamiressantos25322 жыл бұрын
concordo plenamente com ele
@123trindade1233 жыл бұрын
Esse vídeo é muitíssimo interessante. A oscilação entre sofrimento, que conduz a vontade de obter e posteriormente o tédio da obtenção é muito interessante na natureza humana. Inconscientemente tenho um instrumento musical e pretendo aprender a tocar e pela arte foi a forma inconsciente que achei de vencer o tédio? Talvez sim. Na minha opinião, posso estar errado, eu acredito que a percepção da passagem do tempo pode atenuar ou incrementar esse sofrimento ou o tédio, como aumentar a vontade ou diminuí-la. Também, na minha opinião, a auto sabotagem (inconsciente ou consciente) de algumas pessoas pode estar correlacionada com esse ciclo do sofrimento e tédio, onde a pessoa tem a vontade, mas aborta quando tende a ir para o tédio da conquista, e aí quebra o ciclo. Aí eu pergunto seria mais feliz quem se auto sabota ou quem vive no tédio?
@marcofarah48533 жыл бұрын
Tenho o livro Aforismas de shopenhauer (edição rara de 1953) e como disse o professor, esse livro não é pessimista e indico, um dos melhores que já li
@istonaoefilosofia3 жыл бұрын
Boa, Marco
@Arthur_nunca_sera5 жыл бұрын
Curti demais o vídeo! Há uns dias, li um pouco sobre o Schopenhauer no livro "Uma Breve História da Filosofia", de Nigel Warburton. O que você falou bate com o que li. Foi bom pra reforçar na minha mente. Me inscrevi no canal. Me deu vontade de ler o Aforismos para a Sabedoria de Vida.
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Maravilha!
@christianllopes4 жыл бұрын
Schopenhauer é o filósofo que mais se identifiquei até agora, só vejo verdade vindo dele .
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Que legal, Christian. É muito bom identificar quem temos mais afinidade na literatura filosófica.
@victorcarlossilvavalentim43376 жыл бұрын
Faz um vídeo sobre espinoza e os afetos. Ele é um dos meus filósofos favoritos, se não o meu favorito. O conceito de morte e o conceito de Deus são fantásticos.
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Talvez
@victorgomesweise.03935 жыл бұрын
Conheci o canal por agora e estou entusiasmado para ver a sua perspectiva sobre tantas obras e filosófias
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Voltamo com novos vídeos
@giovanepalmeirense2154 жыл бұрын
Estou lendo agora essa obra, Schopenhauer é o meu filósofo favorito.
@fernandofranca35422 жыл бұрын
Meu filósofo preferido é ( Osho ) Schopenhauer e top também!
@DecioNatrielliFilho5 жыл бұрын
Excelente
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Obrigado
@albertonior34664 ай бұрын
Adorei!
@mauriciocardozo37325 жыл бұрын
Acidentalmente caí aqui...e essa queda foi boa.
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Obrigado
@helderguitar48504 жыл бұрын
Essas músicas me causam sentimento de medo.
@felipecesardelima44474 жыл бұрын
Ola Victor, estou fazendo o curso História da Filosofia e gostando muito. Excelente material para os colaboradores e excelente referências bibliográficas. Estou seguindo sequencialmente as aulas. Ainda não consegui acompanhar ao Vivo.
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Oi, Felipe! Que bom ter você com a gente como apoiador. Isso ajuda muito a manter o canal. Muito obrigado! Não é necessário assistir o ao vivo. O importante é você acompanhar da forma que mais te ajude a consolidar o aprendizado. Tendo dúvidas no percurso, basta mandar lá no nosso grupo do telegram.
@guilhermesousasoares333111 ай бұрын
Ufa, entendi. É como se a vontade fosse encontrada no final de uma série infinita de "porquês".
@ticiapadilha4915 жыл бұрын
muito boa a explicação e gostei da musica no video tbm
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Obrigado
@alexfigueiredo15066 жыл бұрын
Muito obrigado pelo vídeo!
@istonaoefilosofia6 жыл бұрын
Obrigado pelo comentário, Alex!
@julianasoares5543 жыл бұрын
Clóvis de Barros Filho disse q quem diz q Schopenhauer é pessimista é pq não entendeu Schopenhauer. Estou com ele, não consigo achá-lo pessimista, sempre nos diz o q fazer.
@victorgomesweise.03935 жыл бұрын
Gosto da ideia de se elevar pela arte,eu por exemplo sou escritor amador,e mesmo tendo apenas alguns contos e narrativas eu sinto que quando os faço, eu me ponho de forma extremamente frágil a frente das palavras que ponho no papel, muitas vezes recomendo a meus amigos que estão com problemas a prática da escrita ou se qualquer outro meio de arte como ; música, pintura e até mesmo esportes, para fazer sua mente extravasar mais.
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Incrível, Victor
@jpdel315 жыл бұрын
Schopenhauer não é pessimista, ele somente descreve, como nenhum outro já fez, as relações entre a coisa em si e os dados a priori (tempo, espaço e causalidade). O mundo é representação. O corpo (matéria e forma), sendo objetivação da vontade, choca - se com as demais representações, mas o choque como sofrimento é positivo, e o prazer um dado negativo. A grande sabedoria não é a busca pelo prazer, mas a busca por não sentir dor : "Quod dolore vacat, non Quod suave est, persequitur vir prudens " ( O prudente aspira não ao prazer, mas à ausência de dor ). Porque o prazer aumenta a dor e o sofrimento não, cabendo a cada um desvincular - se dos prazeres e viver com o entendimento de que a conquista é passageira e indiferente. "Prudentia Nihil differt a felicitate, estque ipsa adeo felicitas" (a prudência em nada difere da felicidade, mas é a felicidade mesma) Schopenhauer é o maior filósofo do século XIX e possivelmente dos próximos 4 ou 5 séculos adiante de nós.
@b.baresi67815 жыл бұрын
Gostei de sua explicação. Interessante!
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Isso
@aluizbatista19162 жыл бұрын
''E ninguém poderá entender o encanto irresistível das melodias interiores, ninguém poderá sentir o arrebatamento e a beatitude, a menos que desfrute dessa irrealidade, que ame o sonho mais que a evidência.'' - Cioran, sobre o êxtase musical, em Le Livre des Leurres (O livro das ilusões)
@ocioprodutivo00015 жыл бұрын
Eu gostei e vou ficar por aqui
@suelipereira71714 жыл бұрын
Ócio produtivo?
@ocioprodutivo00014 жыл бұрын
@@suelipereira7171 sim?
@suelipereira71714 жыл бұрын
@@ocioprodutivo0001 tá
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
maravilha
@GabrielNsmt6 жыл бұрын
brabo! explicou de forma simples e facil de ser entendida
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Valeu
@MarcosVinicius-nd6lp4 жыл бұрын
Que belo vídeo!
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Que bom que gostou, Marcos!
@zenildoabdala76895 жыл бұрын
SEMPRE ME INVOLVO COM GRANDES CLÁSSICOS.
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
mas não se apega não
@pertinax_69785 жыл бұрын
Cara muito bom, vídeo bastante didático continue postando vídeos to adoranto teu canal.
@marciocoutinho72665 жыл бұрын
--Alcançar um objetivo depois de grande sofrimento. --Repetir um estímulo inúmeras vezes . Exemplo: 1---comer bife c fritas todos os dias. 2--- sexo em um casamento duradouro SCHOPENHAUER percebeu com uma antecedência de 200 anos o fenômeno da HABITUAÇÃO , ou seja, os hormônios do prazer diminuem sua eficácia quando acontece a alta repetição dos estímulos. a--o tédio acontece nos casamentos que duram muito. b--o usuário de cocaína ,com o tempo, precisa de mais cocaína para atender aos hormônios do prazer. CONCLUSÃO O HOMEM JAMAIS ALCANÇARÁ A PLENA FELICIDADE.
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Obrigado!
@dedecgola4 жыл бұрын
Esse pêndulo de Schopenhauer, me remete ao amor platônico (Eros): "Amor é desejo! Desejo é falta!" Ou seja, o amor está na busca do que não se tem. E quando não se tem, surge aí a frustração! Essa questão de negação do corpo, é influência do budismo em sua filosofia!
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Boa relação, André
@Guilherme_Perles4 ай бұрын
Cara,vou falar uma coisa,eu gosto de uma menina,não sei se gosto,mas,eu quero muito alguma coisa com ela,ela sempre me enrola,isso faz meses,sempre dando uma desculpa,não me respondendo,e eu não sei,mas isso me fez ficar com um "sentimentos" tão grande por ela,mas eu acho q seja só pelo fato de ela se fazer de difícil,mas se em algum momento eu conseguir oque quero,eu perco o interesse fácil
@vianeyalmeida2203 жыл бұрын
Ainda bem que eu já tenho este livro. Aliás, ótimo vídeo.
@istonaoefilosofia3 жыл бұрын
Estamos juntos!
@lucasrocha86884 жыл бұрын
Descobri o seu canal esses dias e gostei muito. Parabéns pelo conteúdo, ganhou mais um inscrito!
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Obrigado, Lucas! Fico feliz!
@89681eric5 жыл бұрын
Obrigado pelo vídeo.
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Valeu
@MoneyTalks0134 жыл бұрын
Vídeo fantástico
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Obrigado, Diego
@kntanderson4 жыл бұрын
Caramba, mt obrigado por esse vídeo! Tava lendo um livro q apresentou esse conceito de Vontade e eu não tava entendendo nada! kkkkkkkkk
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Hahah Que bom que ajudei! 😁
@renatoabraao96114 жыл бұрын
Bem legal
@Emerson_Ramalho5 жыл бұрын
NOS LUTAMOS COM A ÂNSIA DE TER O TÉDIO DE POSSUIR.. .
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Meio isso
@carlosgrillo12895 жыл бұрын
Grato.
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Valeu
@nordinomario48644 жыл бұрын
Posso não concordar com ele. Mas gosto do que ele diz
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Boa
@corintomartins4674 жыл бұрын
Bom😄
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Obrigado!
@marcofarah48532 жыл бұрын
Sensacional
@edsonabiali5 жыл бұрын
Eu estou convencido de que quando shopenhauer percebeu que era um fantoche da sua vontade, ele não se sentiu deprimido, mas sim realizado de certa forma de ter percebido uma coisa que ninguém mais tinha pensado.
@claudiorochapessoa72275 жыл бұрын
Muita gente já tinha pensado nisso antes
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Aí não sei
@lucianodomingos71565 жыл бұрын
"Eu tenho vontade de não ter vontade nenhuma". Minhas vontades é igual meus desejos?
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Não
@bartolomeuassissouza98904 жыл бұрын
Quero ganhar o livro. Gosto muito do Platão. o atleta da filosofia. o" ombros largos"
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Fico feliz com interesse, Bartolomeu. Mas esse sorteio já aconteceu há bastante tempo. No entando, continuamos produzindo conteúdo e temos um ebook gratuito de pensamento crítico que você pode baixar aqui: istonaoefilosofia.com/pensamentocritico
@euvejo8454 жыл бұрын
Já que temos tédio quando obtemos algo...então vou aproveitar o máximo o que tenho e não pensar em acumular tedios...mas antes vou identificar bem o que gosto pra ter certeza que estou com o melhor que pude.e umas músicas valem muito apena e deixar de buscar prazeres que se autoalumentam e alimentar o prazer com quem estou kkkkkk agora tem uma cousa :pra que r omantizar tanto pessoas e coisas?Não seria isso a razão do tédio?Shopennaur tem razão é melhor transcender as vontades do corpo ou direciona las pra algo so ,já que é mais do mesmo.eu também tenho a impressão que nosso Reino não é aqui e queremos tudo daqui e talvez este mundo não seja linear....ou não nos adaptamos kkkk😚
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Pode ser
@rebeca43465 жыл бұрын
Aula muito boa, parabéns!
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Obrigado
@Aike1213 жыл бұрын
Se isso não for Filosofia, eu odeio o que conheci ou ouvi dela... Parabéns.
@marlonxavier36896 жыл бұрын
Adorei o vídeo, gratidão!
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Obrigado!
@rafaelvalimfernandes2 жыл бұрын
Olha música instrumental não é só música clássica, na atualidade a música instrumental pode ser de vários tipos, até mesmo o rock por exemplo, veja artistas solos como Steve Vai, Joe Satriani, Neil Zaza entre tantos outros que fazem muito sentido na vida das pessoas.
@joaomanuel30746 жыл бұрын
Parabéns pelo vídeo, foi muito bom
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Obrigado, João!
@ivaneb.moreira58165 жыл бұрын
Gostei! Parabéns.
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Obrigado
@adrianorodrigues89166 жыл бұрын
Eu gostei, ótimo vídeo 👍🏼
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Obrigado, Adriano!
@suelipereira71714 жыл бұрын
Muito bom, eu gostei!
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Muito obrigado!
@robsoncarlos31754 жыл бұрын
Parabéns pela forma do vídeo. É bastante informativa e divertida 👏👏👏
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Eu que agradeço o seu comentário
@familiaevangelista1616 Жыл бұрын
Esse schopenhauer era foda na sua época disse: O dinheiro é como a agua do mar quanto mais se bebe mais sede sente. Esse pensamento nunca foi tão presente.
@heulercostacabral53392 жыл бұрын
eu não acho Schopenhauer pessimista. acho ele realista. ele reconhece primeiro a fraqueza e limitação humana (e não nega a potencialidade humana). e a partir disso , buscar construir o mundo. ele contrapõe Hegel mesmo, que vanglória tanto a razão humana como absoluta. ele sempre argumenta a partir deste limite humana.
@edsonabiali5 жыл бұрын
Muito bom!
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Valeu
@tatyrainbow62736 жыл бұрын
Adorei
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Valeu
@historiaefilosofiaparaoens48006 жыл бұрын
o manga ONE PUNCHMAN é interessante pra pensar o tédio...
@istonaoefilosofia6 жыл бұрын
Cara, realmente! Daria um bom vídeo.
@AlyssonAugusto6 жыл бұрын
Além de One Punch Man, o filme Watchmen demonstra isso pelo personagem Dr. Manhattan. Quando se tem tanto poder, a vida vira tédio.
@istonaoefilosofia6 жыл бұрын
Boas referências. Aliás, são tantas que não dou conta de gravar um vídeo assim sozinho. Temos que fazer uma parceria, Alysson!
@felipeeduardo46316 жыл бұрын
Alysson e INF juntos vai ser show 📚✌
@AlyssonAugusto6 жыл бұрын
Parcerias são sempre bem-vindas, e podemos tranquilamente superar o problema da distância. Só ter um planejamento de como fazer um vídeo (um pra cada canal, de preferência) e então mandar ver no cross-over. Aliás, sobre One Punch Man & Dr. Manhattan, recomendo o canal Wisecrack que já fez vídeo comentando esses dois universos, fazendo uma distinção entre paródia (One Punch Man) e sátira (Watchmen).
@s-sweetred8405 жыл бұрын
a vontade nos faz querer aquilo, fazemos de tudo para conseguir, ai quando conseguimos vemos que não era aquilo que achávamos que era, ai entramos em sofrimento que seria tédio?
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Por aí
@rogerscrut23064 жыл бұрын
Se tudo é movido pela vontade a filosofia de Schopenhauer é resultado da sua própria vontade. Neste caso, se há uma saída pra ele é na própria vontade. Segundo ele o mundo seria uma representação da tal Vontade que seria o conjunto de todas as vontades. Mas antes do ser humano da onde viria essa vontade? É difícil entender pq essa vontade seria metafísica, objetos inanimados não possuem vontade, nem um universo indiferente e irracional. De onde vem a tal vontade? Parece que a saída que ele deu, além de temporária não coaduna com a vontade de todas as pessoas.
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Para ele, é possível negar a vontade. Mas você não precisa concordar, claro
@aluizbatista19162 жыл бұрын
E realmente, andei dando um bizu nesse livro dos Aforismos Para A Sabedoria de Vida, e aforismos como esses não tem muito de pessimismo mesmo: ''É óbvio, portanto, o quanto nossa felicidade depende daquilo que somos, de nossa individualidade, embora levemos em consideração apenas nossa sorte ou destino, apenas aquilo que possuímos ou representamos. Nossa sorte, nesse sentido, pode melhorar; mas, se formos interiormente ricos, não pediremos muito dela. Por outro lado, um tolo permanece um tolo, um estúpido permanece um estúpido, até o fim de sua vida, mesmo se rodeado por houris no paraíso.'' ''E, de todas essas qualidades, aquela que nos torna mais imediatamente felizes é a disposição alegre; pois essa excelente qualidade é sua própria recompensa imediata. Aquele que é alegre e jovial sempre tem uma boa razão para assim ser - o próprio fato de sê-lo. Nada pode compensar tão bem pela perda de qualquer outro bem como essa qualidade, enquanto que ela própria não pode ser substituída por nenhuma outra. Um homem pode ser jovem, belo, rico e estimado; se quisermos saber de sua felicidade, devemos perguntar se é alegre. Por outro lado, se for alegre, não importa se é jovem ou velho, aprumado ou corcunda, rico ou pobre, ele é feliz.'' Então qual a diferença entre alegria e felicidade? ou até a diferença entre alegria, felicidade e contentamento? É possivel que alguém possa ter disposição alegre mesmo sendo melancólico? Uma ''alegria na tristeza''? Um contentamento na aceitação de quem se é? E se alegrar por isso? Como uma mistura de espirito jovial, um espirito inquisitivo de criança com um espirito ''cansado'' de um velho, a manutenção da disposição curiosa e a alegria ingênua da criança no corpo melancólico de um ancião. (...) Contentamento.
@AntunesFSilva11 ай бұрын
Tem duas imprecisões aí: 1) que os Aforismos para sabedoria de vida não é pra "viver bem", mas pra "viver menos mal" - frase que melhor se adequa é: “você não tem mesmo nenhuma chance, mas aproveite o que aparecer” (Safranski, Schopenhauer e os anos mais selvagens da filosofia, p. 621); 2) e em sua concepção metafísica, a vida é uma tragédia sem sentido nem solução, pois sua ética (a contemplação artística, a ascese e a compaixão) não pode ser ensinada, ela só ocorre por um golpe de clareamento místico, ou seja, é para poucos (de nada adianta uma pessoa comum, que não é gênio nem santo, contemplar a obra de arte, se mortificar e ser compassivo que nem assim essa pessoa aquieta a Vontade dentro dela). Ou seja, Schops é pessimista pra baralho... kkkkkk
@Viniciusazevedo134 жыл бұрын
Victor passa umas playlist de músicas
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Digita no google "dj nyack página de mixtapes" e seja feliz
@Viniciusazevedo134 жыл бұрын
@@istonaoefilosofia muitooo bomm!
@danielatomas14355 жыл бұрын
Muito Bom! Esse canal acabou???
@suelipereira71714 жыл бұрын
Último vídeo um ano
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Voltou
@suelipereira71714 жыл бұрын
@@istonaoefilosofia opa beleza
@redemunhando4 жыл бұрын
Vitor, qual música você colocou a partir de 04:57 , você se lembra do nome? Quero recomendar para meus alunos, teremos aula sobre Schopenhauer! :D Beijo! Nati
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
E esta aqui, Natasha: TCHAIKOVSKY. Hymn of the Cherubim Beijo!
@irineurieder75164 жыл бұрын
O pessimismo na humanidade está em utilizar as percepções contra ela própria
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Pode ser, pode ser.
@carcaradonordeste81115 жыл бұрын
um certo dia, o tio schop me disse que sempre fazia suas refeições no mesmo local. dito isso, revelou-me que ao sentar-se sempre colocava uma moeda de ouro sobre a mesa. decadas se passaram e certo dia ,alfred, o taberneiro. lhe perguntou o por que daquele ritual. tio schop, cabisbaixo e circunspecto como de costume lhe emitiu tal resposta; "no dia que me sentar e nao ouvir estes homens que ca estão, nao discutirem sobre jogos e cavalos, esta moeda sera sua"
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Não conhecia essa
@kantimdoleozim93744 жыл бұрын
O ruim é quando passa de coisas para pessoas, muitas pessoas lidam com sentimento assim não se cultiva e renova só vai ao próximo e em frente. Mas aí cada um define se isso é amor liberdade ou tédio kkk
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
haha pois é!
@Lucas_Szs3 жыл бұрын
E a busca pelo conhecimento ?
@sawimpact38113 жыл бұрын
E isso que a filosofia representa
@filosofia68842 жыл бұрын
Qual é o nome da música do início do vídeo ?
@guibraga289 ай бұрын
Tô vindo aqui em 2024 pq sinto que estou na fase mais entediante da minha vida.
@rodrigopao58227 ай бұрын
Estou assim há 5 anos
@Silas.silva34 жыл бұрын
Legal
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Legal
@enoxeryzer05 ай бұрын
Estou 5 anos atrasado para o sorteio, ainda dá tempo?
@EdwardScissorsHands16 жыл бұрын
Assisti hoje os vídeos, esse é do Nietzsche. Muito bom Sabe algum livro/ autor que aborda a situação atual das ideias filosóficas no mundo? Mostrando para onde toda a nossa história nos leva hoje?
@istonaoefilosofia6 жыл бұрын
Um filósofo contemporâneo acessível é o Byung-Chul Han, principalmente com o livro "Sociedade do Cansaço". Agora, para uma síntese de "para onde toda a nossa história nos leva hoje", sugiro os dois livros do Yuval Noah Harari, "Sapiens" e "Homo Deus".
@EdwardScissorsHands16 жыл бұрын
@@istonaoefilosofia rsrs, o Homo Deus é o que me fez fazer essa pergunta. Mas vou dar uma olhada nesse Sociedade do Cansaço. Obrigado.
@pedrolima13194 жыл бұрын
Para Nietsche vontade seria o vazio existencial que desejamos preencher com os desejos dos mais sutis ao mais futeis possivel.
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Acontece também
@sergiomesmo29274 жыл бұрын
Se Deus é eterno imagina o tédio Acredito na reencarnação pra passar o tempo
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Visão interessante, Sérgio.
@sergiomesmo29274 жыл бұрын
@@istonaoefilosofia A eternidade é estranha não?
@isaacps34 жыл бұрын
imagina o tédio que seria ter que passar por todas as tribulações da vida eternamente repetitivamente kkk.
@sergiomesmo29274 жыл бұрын
@@isaacps3 mas a eternidade é o ponto Ela é enlouquecedora. Por isso reencarnação pra esquecer q é eterno
@isaacps34 жыл бұрын
sergio mesmo teologicamente falando, estar na presença de Deus (como no cenario do paraiso) e ter “loucura” como uma inquietacao nao é bem congruente nao acha meu caro? inquietacao e ansiedade causada por loucura é uma desordem da psique tão humana quanto uma enfermidade física. Deus é mais que nossa pequenez angustiante.
@Tiarles73 жыл бұрын
Eu não tenho amigos e agora?
@ShisuiUchihaOficial4 жыл бұрын
6:00 Então o que aquele monge fez colocando fogo em si mesmo e deixando queima-lo é isso? Tem algo a mais, ou tô errado?
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Pode ser comparado, sim
@ThiagoThiago-nn4cq9 ай бұрын
Cristo disse : eu sou o caminho a verdade e a vida(...)
@rodrigopao58227 ай бұрын
Cristo não disse nada, alguém aleatório escreveu isso.
@hidekix54184 жыл бұрын
entao ceticismo esta fora desse ciclo tbm ne
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Não entendi...
@hidekix54184 жыл бұрын
@@istonaoefilosofia o ceticismo (de Diógenes) está fora desse ciclo de tédio e sofrimento? Está dentro da ideia de sair do corpo como citado no vídeo?
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
@@hidekix5418 Ah, agora entendi. Penso que é possível fazer essa leitura do Diógenes, sim. O Dióenes inclusive busca a "áskesis", palavra que deu origem à palavra asceta, que é justamente o modelo do Schopenhauer. Bem observado!
@renanpaglarinidavela50204 жыл бұрын
Vontade de ler schpenhauer conta?
@istonaoefilosofia4 жыл бұрын
Conta
@amandatorres58126 жыл бұрын
Qual é o tradutor e editora do livro Aforismos para sabedoria de vida? O meu é do Martins Fontes. Queria saber se a tradução que você tem é melhor
@paulofontana24366 жыл бұрын
tradução prefácio e notas são de Jair Barbosa revisão da tradução por Karina Jannini editora Martins Fontes 2002 São Paulo