Sea of Stars é definitivamente um videogame - Análise/Review

  Рет қаралды 111,604

Nautilus

Nautilus

Күн бұрын

Пікірлер: 638
@NautilusLink
@NautilusLink Жыл бұрын
Conheça a promoção de Volta às Aulas da EBAC e use o cupom NAUTILUS200 para ganhar um descontão: ebac.me/2v7b Sea of Stars me trouxe sentimentos mistos, mas é um bom jogo: talvez não seja, apenas, um jogo da magnitude da expectativa colocada nele pelo hype. Ainda assim, algumas coisas não me agradaram, enquanto outras me mantiveram no jogo até o fim (Garl!). Ainda com alguns segredos faltando pra eu completar 100%, mas voltem aqui pra contar pra nós o que acharam do jogo após o lançamento, amanhã, dia 29 de Agosto! E duas coisas que não deu tempo de comentar no review: o jogo de Rodas é muito legal (vocês verão), e o jogo tem ferramentas para ligar ou desligar certas mecânicas pra facilitar/dificultar!
@UltraJay
@UltraJay Жыл бұрын
Essa foi, definitivamente, uma das reviews já feitas
@nilsonbr2340
@nilsonbr2340 Жыл бұрын
infelizmente é isso
@pabulodesouzaloiola9751
@pabulodesouzaloiola9751 Жыл бұрын
Sim, com certeza essa é uma review feita
@patoraro1253
@patoraro1253 Жыл бұрын
Kkkkkk
@guilmm
@guilmm Жыл бұрын
Ouso a dizer que é uma das reviews de todos os tempos.
@lemagnani1
@lemagnani1 Жыл бұрын
E tá tudo bem rs
@Ljogando
@Ljogando Жыл бұрын
Achei a análise meio confusa... Os pontos "negativos" seriam porque o jogo tira toda a "gordura" desnecessária dos JRPGs mais clássicos? O gameplay é bom mas sente falta de uma sala vazia sem nada: pra mim isso seria um game design meio sem nexo não? E a história ela é intrigante mas vai rápido demais? Me parece que isso teria a ver com o fato da gameplay ser mais direta não? Enfim, análise ficou meio sem nexo pra mim... Edit: fui atrás da pessoa que fez a análise, pra saber se haveria algum ponto a mais, e tudo que eu tive foi um comentário de "não cair no discurso". Tipo, diante disso, fica meio complicado não achar que as críticas que foram trazidas nesse vídeo existem pq era necessário se diferenciar dos outros...
@BernardHate
@BernardHate Жыл бұрын
Exatamente! Primeira análise que vejo que é mais confusa do que os próprios pontos contras que deram. Pareceu mais uma passada de pano pra não mandarem a real...
@oopamike
@oopamike Жыл бұрын
Concordo, achei a análise bem confusa também! Botar como ponto "negativo" tirar essas coisas sem necessidade alguma dos J-RPGs é bem estranho Acho interessantíssimo não ter "numero que ninguém sabem para que servem"
@hikaricoden9521
@hikaricoden9521 Жыл бұрын
Tive a mesma sensação, achei bem confusa a parte dos pontos negativos, confesso que sai meio sem entender o que ele quis dizer kkkk
@ChaosOrns
@ChaosOrns Жыл бұрын
A ideia seria que, não é porque o mundo é fantasioso que todo lugar foi desenhado meticulosamente eu acho. Não pensando como um jogo, mas como um mundo. Salas vazias e locais escuros e secretos são coisas que enriquecem o mundo em si, pois não é todo lugar que uma pessoa colocaria coisas, e se esse for o ponto, eu até concordo.
@dyshuebr110
@dyshuebr110 Жыл бұрын
Pelo que eu entendi, foi o seguite: 1. A historia ele e boa, porem a forma como e contado e rapido de mais, tipo entre eventos importantes do jogo não tem aquele parada na historia pra respirar e analise oque acabou de acontecer. 2. A gameplay não tem oque rpg em sua maioria faz que a forma que você se expressa no combate tipo tu tem um party padrão que e o tank, mago, assasino e guerreiro cada um tem um função com certas habilidade. Oque tá pra entender do video, que essa forma de expressar não existe todo mundo faz de tudo e um pouco e as habilidades todas são tão necessárias quanto, essa "complexidade" meio que ou foi reduzido ou simplificado, pensado de uma outra forma mais "geral". 3. Os cenarios são deslumbrante e bonitos porém meio artificias, tipo ele está lá pra compri o seu papel dentro da historia e não para o mundo. Isso foi oque eu entendi dessa análise, meio confuso eu achei tbm
@marcussousa1308
@marcussousa1308 Жыл бұрын
O que vc relatou eu já senti muitas vezes em jogos de tabuleiro. Às vezes o designer se esforça tanto em polir e aparar as arestas, pra que todo mundo tenha a experiência q ele deseja, q isso tira qualquer chance de as partidas gerarem momentos realmente interessantes e únicos, deixando as partidas muito parecidas.
@mdsmatheus
@mdsmatheus Жыл бұрын
você acabou de descrever league of legends
@leandrofvaz
@leandrofvaz Жыл бұрын
Eu jogo board game e tenho essa sensação em jogos do Vital Lacerda. É tanta tentativa e energia de fazer uma mecânica burocrática para ter sentido temático que os jogos dele são scriptados demais. E isso, infelizmente, acontece muito em jogos eletrônicos.
@Renan-wn2eu
@Renan-wn2eu Жыл бұрын
Galerinha dos Boardgames por aqui.... que felicidade. Tambem jogo e tenho varios. Mas isso que voce falou depende muito do grupo de jogadores. Mas sim, fica macante e pouco fluido.
@prnv92
@prnv92 Жыл бұрын
@@leandrofvaz Te falar, sinto muito isto vendo os jogos dele... Pior que estou com o Kanban e até hoje não coloquei na mesa para jogar
@alefgabriel4071
@alefgabriel4071 Жыл бұрын
excelente comentario, me ajudou a captar melhor o que o nautilus quis passar.
@Giulianosse
@Giulianosse Жыл бұрын
Talvez tenha sido o primeiro review que eu discordo da opinião do Nautilus. Achei as críticas muito fundamentadas em nostalgia e síndrome de "rose tinted glasses", buscando recapturar a experiência de jogar um RPG antigo quando éramos criança onde a dificuldade pra entender os sistemas se baseavam em inexperiência do jogador, má tradução ou mecânicas intencionalmente obtusas. Seria como criticar The Messenger, o outro jogo da Sabotage, por ser polido demais e não possuir a dificuldade desbalanceada e problemas de movimentação dos jogos de outrora.
@brunohhh
@brunohhh Жыл бұрын
Também achei a review esquisita…
@BernardHate
@BernardHate Жыл бұрын
Análise totalmente esquisita mesmo
@Willendes
@Willendes Жыл бұрын
Esse ponto que vc levantou sobre the messenger foi perfeito pra contra argumentar essa review
@houtarou_
@houtarou_ Жыл бұрын
Saí do vídeo sem entender nada
@hicckky
@hicckky Жыл бұрын
na real a critica dele grita sobre linearidade "todo mundo vai derrotar boss da mesma forma " "não há salas inúteis" "não há skill inúteis" , entendo que ele não quis pesar a mão e reviews são algo pessoal , mas existe um mundo de diferença entre polir mêcanicas antigas e você não usar mêcanicas , por exemplo Rng torna fato replay interessante , salas vazias te passam sensação de algum segredo escondido , pela review dele parece ser tudo muito "simples ".
@rodrigoandrade1854
@rodrigoandrade1854 9 ай бұрын
Galera, venho dar meu feedback como alguém que acompanha o Nautilus há bastante tempo. Eu estava super hypado para esse jogo e quando saiu a review do Nautilus confesso que apesar de não ter sido uma review negativa, me desmotivou muito a jogar. Acabei a adiando a gameplay por um tempo, até que resolvi dar uma chance, mesmo com um pouco de pé atrás sob a influência do que ouvi aqui. E sério... Que arrependimento de não ter iniciado antes. O jogo é FANTÁSTICO, do início ao fim. Voltei para ver o vídeo depois de finalizar e devo dizer que discordo imensamente com bastante coisa que foi dita nele. Se você estiver lendo isso e sentir que a review te deu uma desanimada, eu insisto, dê uma chance. Vale MUITO A PENA! É lindo, marcante, incrível, maravilhoso. Que jogo sensacional! JOGUEM JOGUEM JOGUEM!
@marcoswillianaraujo-zs8ey
@marcoswillianaraujo-zs8ey 8 ай бұрын
Essa crítica do vídeo foi uma merda
@user-kr4tx5du1z
@user-kr4tx5du1z 8 ай бұрын
Vou jogar no game pass👍
@Bombadrank
@Bombadrank Жыл бұрын
Gente, oq muitos não entenderam da analise em geral é que o ponto do vídeo não é que o jogo é fraco em não ter defeitos, mas que a falta de coisas não essenciais ao jogo, de tudo ser tão preciso e previsto, tira um aspecto que para o autor do vídeo é algo importante pra se ter em um jogo do gênero, que é a oportunidade do jogador se expressar e jogar de forma distinta, essa forma não precisa ser a de um Baldur's Gate 3, mas é a ideia de que eu e você provavelmente passaremos por um desafio, por uma fase, por uma luta de maneiras diferentes pois pensamos e agimos diferente. E isso não é necessariamente um defeito do jogo, mas algo que o Henrique, como jogador, busca no gênero
@MrEdyGuitar
@MrEdyGuitar Жыл бұрын
Eu diria que além de quem fez a Review, quem joga um RPG, espera justamente isso, poder se expressar, desempenhar um papel de uma forma espontânea e que se alinhe ao que você quer do jogo. E esse jogo não tem espaço nenhum pra qualquer tipo de interação. Tá um jogo de ação, não de RPG
@arthuralmeida6049
@arthuralmeida6049 11 ай бұрын
@@MrEdyGuitar apesar de eu discordar, mesmo se vc estiver correto continua não sendo um problema é só um estilo seguido, se vai agradar é outra coisa, eu mesmo no começo achei meio estranho mas depois qnd entendi a proposta do jogo começou a fluir de boas pra mim.
@rodrigomarinho986
@rodrigomarinho986 Жыл бұрын
Não é possível que você esteja reclamando de um jogo que se preocupa em ser apenas divertido. Kkkkkk essa foi boa! Não vejo a hora de poder jogá-lo, Chained Echoes foi a melhor surpresa pra mim e agradeço ao seu vídeo, sem ele não pegaria o jogo. Vou jogar Sea Of Stars sem expectativas, sem comparações, joguei o demo várias vezes e curti bastante. Valeu por mais um vídeo excelente.
@edsoneu1707
@edsoneu1707 Жыл бұрын
"Reclamar" não é a mesma coisa que "crítica", amigo. Acho que você deveria aprender qual é a função da crítica cultural.
@rodrigomarinho986
@rodrigomarinho986 Жыл бұрын
@@edsoneu1707 ah sim, criticar algo que só quer ser divertido, como ele mesmo disse. Contradição ou sadomasoquismo? Kkkkk Relaxa, tá tudo certo, só achei engraçado.
@marneyfernandes5675
@marneyfernandes5675 Жыл бұрын
Se o jogo corta a gordura dos j-rpg mais classicos e é mais objetivo isso pra mim é ponto positivo, o level design ser uma pista de autorama ao invés de um lugar coeso por onde você pode se deslocar realmente acho bola fora, não fica orgânico, quanto a história só zerando pra saber, do que joguei da demo eu curti.
@danielschinke6992
@danielschinke6992 Жыл бұрын
Mais ai que ta, a comparação é com chrono trigger q ja corta gordura. Eu entendi pelo video que o que ta sendo cortado é a carne em si.
@marneyfernandes5675
@marneyfernandes5675 Жыл бұрын
@@danielschinke6992 Dos exemplos que ele deu do que lhe fez falta eu só vi inutilidade praticamente, só a parte de não ter um combate mais individualizado e expressivo que achei um contra.
@milhouse777
@milhouse777 Жыл бұрын
​@@danielschinke6992pra começar nenhum desenvolvedor fala que tá fazendo o próximo chrono trigger, nem se o dream team se juntassem novamente fariam algo do tipo, isso são percepções e expectativas que os próprios jogadores criam.
@Mclucasrv
@Mclucasrv Жыл бұрын
Na parte de cortar gordura eu tenho que jogar para ter certeza mas pareceu que é tipo vc jogar FF7 mas tirar as matérias é o jogo fica mais direto e todo mundo vai jogar parecido mas ai vc perde em montar suas próprias estratégias,vc tira os efeitos que afeta status agora vc não tem que pensar na escolha de poder talvez paralizar,envenenar,confundir o inimigo. Isso é necessariamente ruim? Talvez não seja mas quando vc gosta do genero talvez vc sinta falta mas o jogo ta no gamepass e plus então vou testar para ver.
@armandoreis6523
@armandoreis6523 Жыл бұрын
​@@milhouse777a expectativa com o jogo se deve justamente nele ser inspirado em chrono trigger...mas como vc mesmo disse, eles em nenhum momento disseram que iam fazer o "próximo". é claramente inspirado mas não busca ter status de lendário ou revolucionário como foi o primeiro
@brunomelo3060
@brunomelo3060 Жыл бұрын
Resumindo, o jogo peca em atingir demais as expectativas rsrs.
@martimvcs
@martimvcs Жыл бұрын
né? Um Pecadão!
@pandazpaa
@pandazpaa Жыл бұрын
Se fosse roguelike, o reviewer não reclamaria de nada. 😅
@brunomelo3060
@brunomelo3060 Жыл бұрын
@@pandazpaa eu nem critiquei ele mano, acho muito bons os reviews dele. É que eu faço isso as vezes. Reclamo quando o jogo é "Perfeito demais também". "É tão bom que enjoa" rsrs
@julienossola
@julienossola Жыл бұрын
Meio esquisito né? Hahahaha.
@debyuni1123
@debyuni1123 Жыл бұрын
Um RPG que não faz vc sentir raiva do programador não é um bom RPG 🤦‍♀️
@andersoncale9675
@andersoncale9675 Жыл бұрын
Dez minutos vídeos e não deu para entender direito muita coisa do jogo. A impressão que eu tenho é de que, segundo a resenha, o maior defeito dele é não ser Chained Echos.
@MrDarkSpector
@MrDarkSpector Жыл бұрын
e não ser um Chrono trigger
@simondgalocha7461
@simondgalocha7461 3 ай бұрын
Ele criou uma expectativa que nunca foi proposta pelo jogo.
@victorcaminha8789
@victorcaminha8789 Жыл бұрын
Então o defeito do jogo é ser direto e bem explicado? Porque pelo que eu entendi o autor do vídeo sentiu falta de ficar perdido ou confuso durante o jogo kk
@johnb-qn8vc
@johnb-qn8vc Жыл бұрын
É tipo a crítica que li em um site que analisou o mad max onde um dos pontos negativos era sobre os carros serem pesados demais de controlar devido serem feitos de sucata kkkkkkkkkkkkk
@CarlosEduardo-yh4ls
@CarlosEduardo-yh4ls Жыл бұрын
A batalha final eu diria
@jackthepres
@jackthepres Жыл бұрын
Acho que o problema é que as dungeons não são interessantes. É basicamente "empurra bloco, mata bicho", elas são até bonitas, mas é desnecessariamente repetitivo. A baixa quantidade de habilidades também influencia nessa sensação de repetitividade
@Patinhow100
@Patinhow100 8 ай бұрын
@@jackthepres Exato. Resumindo, joga 2h e descobre tudo do jogo. Não tem nada "oculto", é tudo muito óbvio e direto.
@Patinhow100
@Patinhow100 8 ай бұрын
Imagina o cara fazer uma review com essa qualidade absurda e o entendimento do viewer ser esse... Que desgraça, viu.
@jewitonleogarciajunior2143
@jewitonleogarciajunior2143 Жыл бұрын
Obrigado pelo review, gosto bastante de análises que focam nos aspectos mais subjetivos nos joguinhos, excelente trampo meus queridos, sucesso ❤
@luizp1699
@luizp1699 Жыл бұрын
Eu acho que o que estamos nos referindo aqui é o aspecto de ambientação do jogo. Lembrando aqui que é um RPG, um jogo de "atuar" e representar o sentimento de estar vivendo num mundo possível. No mundo real, o mundo não é feito pensando na sua experiência. É mais uma colisão aleatória de acontecimentos. Acho que a aleatoriedade, mistério e espaço negativo ou em branco é o que Henrique está falando que sentiu falta aqui. Ele é importante porque faz o jogador pensar e tentar interpretar o que está na frente dele e dar um peso maior para os acontecimentos importantes. Pensando na história como falado no vídeo, por exemplo, se tudo que acontece é importante, o que é importante e memorável? Ou nos cenários, se TODOS são interagíveis e bonitos, qual vai ficar guardado na memória? Espero ter contribuído, abraços :)
@renanmendes97
@renanmendes97 Жыл бұрын
Os pontos negativos não fazem sentido nenhum. Basicamente vc diz que não ter os problemas que os jogos antigos tinham é ponto negativo. Por que? Pra gerar nostalgia? Não né amigo. Unica info que da pra tirar do vídeo é a falta de estratégias diferentes pra lidar com o inimigo, mas levando em consideração o resto do vídeo é difícil botar fé. E se td foi só um grande click bate pra gerar comentários, parabéns funcionou kkkkkkk
@BernardHate
@BernardHate Жыл бұрын
>se tudo foi só pra gerar comentários, parabéns funcionou O nível mais baixo que um criador de conteúdo pode chegar pra ter atenção!
@hollowgreens
@hollowgreens Жыл бұрын
Eu tô viciado nesse jogo, nostalgia que eu tenho jogando é sensacional ❤
@delphostv
@delphostv 5 ай бұрын
Esse jogo é incrível, lembra muito chrono trigger... nostálgico e ao mesmo tempo novo e surpreendente. Eu adorei o jogo definitivamente. Os desenvolvedores estão de parabéns ... uma obra prima a altura dos clássicos.
@JacobGameClub
@JacobGameClub Жыл бұрын
Um jogo tão "perfeito" que parece "faltar algo"... Interessante... Matix nos ensinou que "a perfeição não é aceita por nossa imperfeição"... Boa análise! Estarei atento aos meus sentimentos enquanto jogo! E parabéns pela coragem de ser impopular em sua opnião!
@deadmacabro
@deadmacabro Жыл бұрын
Com todo respeito, ser impopular não deveria receber parabéns ou ser aplaudo! Porém ser verdadeiro sim! Tenha uma boa noite amigo.
@JacobGameClub
@JacobGameClub Жыл бұрын
@@deadmacabrodigitado do celular no trabalho "amigo! não achei que teria que digitar um textão pra não ser mal interpretado, mas vamos lá: sim! O 'implícito" no comentário é: "parabéns por ter uma opnião e ser cincerro sobre ela mesmo que ela seja impopular"... Chato é ter que explicar isso..."
@MrDarkSpector
@MrDarkSpector Жыл бұрын
@@JacobGameClub o problema e fazer uma critica impopular para ser o "diferentão" do role, já que nunca vi na minha vida alguém criticar o jogo por não ter coisas desnecessárias, ou ter apenas salas úteis, e não ter algumas salas inúteis, já errou em usar Jrpg como parâmetro para determinar o que e bom ou ruim no jogo, sendo que o propia produtora nunca prometeu um jrpg ou um "sucessor de Chrono Trigger", por isso surge essas pérolas na critica do game. e não existe esse lance de "tão perfeito que falta algo", se falta algo, então não e perfeito.
@JacobGameClub
@JacobGameClub Жыл бұрын
@@MrDarkSpector ele é diferente, e essa foi a experiência dele, não foi algo feito pra ser "impopular" pra caçar clicks, ao menos, não parece pelo histórico e pela pessoa que fez.
@AndreSantos-gp9hl
@AndreSantos-gp9hl Жыл бұрын
Bem legal lembrar de Matrix. É aquela história, a gente prefere o imperfeito pq a gente consegue se ver nele né. E entendi perfeitamente o q vc disse sobre opiniao impopular e concordo. Deixa o mininu dar a opiniao dele em paz.
@veagano
@veagano Жыл бұрын
Baita review! É muito difícil falar sobre algo que você objetivamente gostou com um “mas” atrelado à experiência, isso me deixa ainda mais curioso pra experimentar o jogo! Valeu pela sinceridade na análise ✌️
@fioridonega5120
@fioridonega5120 11 ай бұрын
Concordo com quase tudo que foi dito, Sea of Star é simples, isso pro lado bom e pro lado ruim, queria um pouco mais de personalização nos personagens, ter a possibilidades de montar builds diferentes pra cada um, mas é tudo muito padronizado e linear, a história é boa e gostosinha de acompanhar, é um bom jogo pra passar o tempo e se divertir, mas não dá pra esperar nada além; E Garl é um cara muito, muito legal! ♥ Recomendo muito esse jogo, apesar dos pesares, amei cada segundo.
@BernardHate
@BernardHate Жыл бұрын
Acabei nao entendendo nada dessa review de tanta metáfora usada... 😐 Esse aí será compra certa na Steam quando sair. E esse Papinho de "sucessor espiritual" nunca foi dito pela equipe de desenvolvimento do jogo... E a própria "mídia gamer" que impõem essa besteira.
@umcoracaogamer
@umcoracaogamer Жыл бұрын
Essa coisa de "sucessor espiritual" me da arrepios na espinha. Vi The Callisto Protocol sofrer com esse discurso. Inclusive que nunca foi dito pela produtora. Parabéns pela sua visão. E, hoje temo que muitos outros games vão sofrer por conta disso.
@Hurriken
@Hurriken Жыл бұрын
muito bom ouvir o henrique falando desse jogo na moral, as reviews que eu vi até agora poderiam ser resumidas com "jogo bonito", mas a review aqui do canal ta me deixando pensativo até agora
@snowfire3457
@snowfire3457 Жыл бұрын
Pra que deixar a review tão confusa, cheia de metáforas, pontos positivos e negativos se misturando, parece que nao gostaram do jogo e ficaram com medo de falar mal.
@NautilusLink
@NautilusLink Жыл бұрын
Nunca tivemos problemas em criticar algum jogo aqui no canal e não vai ser agora que isso vai começar hahaha
@andreibarmont
@andreibarmont Жыл бұрын
​@@NautilusLinkmas foi isso que pareceu sim
@Baruczz
@Baruczz Жыл бұрын
Basicamente o problema do jogo é ser perfeito demais? Kkkkkkkk eu entendo a análise. Acho que tudo é uma questão de equilíbrio. A perfeição acaba deixando as coisas robóticas ou artificiais.
@dvdbahia
@dvdbahia Жыл бұрын
Entendi isso tb. Ser muito perfeito deixou ele sem identidade
@MrDarkSpector
@MrDarkSpector Жыл бұрын
@@dvdbahia ue" mas na propia analise diz que ele não e igual aos jprgs tradicionais, graças a isso ele acaba tendo uma identidade propia, analise a tão confusa que a galera acaba julgando totalmente mal o game.
@joaom5202
@joaom5202 Жыл бұрын
Ele tentou fazer uma coisa simples parecer complexa, e resultou nessa análise.
@RickardoSP
@RickardoSP Жыл бұрын
Entendi o que ele sentiu. Entendi o q faltou. E parabenizo por tentar descrever esse feeling, que é tão difícil de expressar.
@zedongames
@zedongames Жыл бұрын
O melhor canal de reviews do BR! Parabéns por essa review incrível! Já tô baixando o game.
@thyagobib
@thyagobib Жыл бұрын
Isso me lembrou a quarta temporada de Rupaul e a crítica da Michele Visage para a Chad Michaels: "você é perfeita de mais, deve ser mais imperfeita" hahahahahah
@whatilogpo1931
@whatilogpo1931 Жыл бұрын
Bom.. Pela analise e os coméntarios, aparentemente o jogo acerta em ser um "game divertido" mas acaba falhando em ser um "sucessor espiritual" Mas hey... Isso é *bom!* Isso mostra que ele de fato é um jogo "novo" sério... Eu já tava tão cansado dessa cultura nostalgica e saudosista que se entopiu na midia de games com remakes, remasters e continuações. Porém sem nenhum jogo ou franquia nova. Que quando eu soube da existência desse jogo, eu acabei até fazendo um comentario meses atrás dizendo que parecia ser só mais um jogo "sem personalidade própria" e feito pra sugar nostalgia. Igual praticamente os próprios sucessores espirituais..
@JoãoMarcosdeOliveiraCristan
@JoãoMarcosdeOliveiraCristan 11 ай бұрын
Esse é o melhor review de Sea of Stars que eu vi na internet. Reforçou impressões que eu mesmo tive: o combate te pede uma sequência bem específica de ações ótimas, e identificá-las e executá-las é legal e não chega a ficar chato no tempo que dura o jogo, mas é um sistema super rígido. Nesse quesito, ele é o que o Paper Mario seria se não tivesse incluído o sistema de badges, que é a fonte de autoexpressão naquele jogo. Os cenários parecem homenagear grandes momentos de outros RPGs, mas também saí com a impressão de que estava passeando por um RPG beat-em-up, colocando FASES diante de mim para serem batidas. Em algumas instâncias eu achei bem legal a expressão das ideias de cenário em formato de desafios de travessia. Mas, como não tem uma estrutura de plot pra sustentar todos esses cenários, eu acabei percebendo eles meio que como as paisagens bonitas que passam pela janela do carro quando a gente está rápido na estrada. Mal passava pela fase e já esquecia dela. O mesmo vale para os chefes, eu acho. Vários designs legais e grandiosos de chefe, mas pouquíssima sustentação de plot para os momentos de combate. A história do game pra mim é, disparada, a pior parte. A premissa já é a mais sem graça de todas, que é a do ESCOLHIDO que já nasce perfeito pra salvar o mundo. Os dois personagens principais tem designs legais (principalmente a Valere), mas é só isso. No mais, eles são os super gêmeos. O Garl é outro personagem que, apesar de simpático, é monótono, só tem o aspecto Ted Lasso de ser bondoso, articulado e gregário. A Serai tem animações lindas, mas não chega a ter um arco de personagem. O Re'shan, não lembro, o carinha que parece o Vivi, também não tem nada demais fora parecer o Vivi. O jarrinha de Kisuco é maneiro por parecer jarrinha, mas também não tem nada de desenvolvimento. Os vilões finais são terríveis, na minha opinião. Realmente não consegui curtir nada da história de Sea of Stars. Achei um jogo muito bom, mas também pouquíssimo memorável.
@leandrogoncalves863
@leandrogoncalves863 10 ай бұрын
Eu curti a história mas não curti os personagens, tem diferenças, com exceção da Serai, achei que ela tem o arco mais interessante
@chrisbrumasmr3455
@chrisbrumasmr3455 Жыл бұрын
Definitivamente uma das análises do Henrique.
@brunooliveira4004
@brunooliveira4004 Жыл бұрын
Em suma, Sea of stars não é tão bom pq ele é bom até de mais, que doidera
@houtarou_
@houtarou_ Жыл бұрын
Os "mas" dele foi o que me fez convencer a jogar o game
@DenzelGames-vu4kr
@DenzelGames-vu4kr Жыл бұрын
A impressão que tenho é que a frustração do nautilus é por sea of star se apenas um game e não uma obra de arte
@TheRaivoX
@TheRaivoX Жыл бұрын
n é uma frustração do Nautilus e sim do Henrique q como sabemos tem um gosto questionável, o Lucas mesmo tá amando o jogo
@MrEdyGuitar
@MrEdyGuitar Жыл бұрын
A frustração é que o jogo quase não pode ser chamado de RPG. E sinceramente, quem TRABALHA com Review não pode reclamar de nada, pq o público não aceita. Que nem você com esse comentário. E olha que o cara nem reclamou de verdade...
@DenzelGames-vu4kr
@DenzelGames-vu4kr Жыл бұрын
@@MrEdyGuitar Mano eu não tou reclamando da opinião dele, até porque eu nem tenho uma própria pos até então não joguei o jogo, mas ficou muito claro que o cara caiu na maior frustração dos gamers, simplesmente a expectativa abalada.
@MrEdyGuitar
@MrEdyGuitar Жыл бұрын
@@DenzelGames-vu4kr Será que a expectativa tava demais? O jogo se anuncia como um RPG, mas não tem sistemas bons de RPG...
@DenzelGames-vu4kr
@DenzelGames-vu4kr Жыл бұрын
@@MrEdyGuitar sabe um jogo que não tinha bons sistemas de rpgs? Chrono trigger, só que naquela época ngm ligava muito, era só colocar um sistema de experiência e era taxado como um rpg.
@matheusperotta6483
@matheusperotta6483 Жыл бұрын
Eu tava esperando muito por esse jogo, e consequentemente pela analise, e eu senti que ficou... rasa. Bem, eu vi toda a critica e ainda n sei o básico sobre o que quero saber de um rpg ( e quase todo mundo quer), afinal, como são as side quests ? Como o sistema interage ? Desculpa, mas sistemas com numeros concisos não é uma novidade ou se quer motivo de critica, os rpgs de paper mario e Mario and Luigi bebem disso faz tempo. Eu ainda não sei nem se o jogo tem um desafio nas batalhas ou não, não conheci nenhum personagem e não foi destacado se essa história tem boas linhas de dialogo ( eu não quero uma boa narrativa, quero me prender a bons momentos), e essas são coisas que geralmente vejo nas analises daqui, mas parece que se queria tanto ponderar uma ideia que ascendeu sobre "um jogo divertido demais, com sistemas concisos demais" que esqueceram... do basico. E outra, Chained Echoes é um jogo com um mapa extremamente vazio, sem vida e sem nada, e isso não foi ponderado, pq um mapo divertido é visto como vazio ? as concepções sensoriais da vida a um ambiente não são unicamente imersivas. Mas ok, ainda s uma boa analise, sõ acho que faltou... oque todos queriam saber.
@vilasboas522
@vilasboas522 Жыл бұрын
Rasa e bem insossa! na verdade seria muito mais justo para a galera que acompanha o canal que esse vídeo fosse intitulado como Review apenas, pq análise mesmo foi uma das piores (se não a pior) que já vi por aqui. E claro que digo piores no sentido de faltar aquele cuidado, aquela mágica deste canal, parece que o amigo pegou o Sea Of Star p "analisar" com má vontade!
@pedrotofo
@pedrotofo Жыл бұрын
Adorei o review
@naltoncastro6026
@naltoncastro6026 Жыл бұрын
Também demorei pra entender, mas acho que oque ele quis dizer foi que: o jogo e tão polido e tudo é tão prático, que não deixa espaço pra algo muito único ou diferente na sua experiência jogando
@JovemJogadorr
@JovemJogadorr Жыл бұрын
"Sea of Stars é com certeza um dos jogos lançados esse ano!
@andrerubio
@andrerubio Жыл бұрын
E sem dúvida nenhuma um dos jogos já feitos na história!
@lucaspessanha2794
@lucaspessanha2794 Жыл бұрын
Eu estou quase zerando com minha namorada e amei demais. Primeiro jogo do estilo que estou jogando então não tenho como comparar com outros do mesmo mas achei simplesmente perfeito e encantador, maior vício aqui kkkkk
@ricardorocha5420
@ricardorocha5420 Жыл бұрын
Review é sempre algo pessoal, achei sincera e bastante clara a crítica. Dando dados suficientes para tentar entender um pouco das sensações durante o jogar. Alguns acharam a review confusa, obtusa? Pois veja lá, a vida é tudo isso e jogar faz parte dela.
@tp4washington
@tp4washington Жыл бұрын
Vou dizer q fiquei com essa mesma sensaçao de que falta uma pausa, tipo fiz isso e aqui e agora tem uma pausa pra uns dialogos profundos e tals, tipo ff vii, mas ate agora estou curtindo muito o jogo
@Alimenteocerebro
@Alimenteocerebro Жыл бұрын
Muito bacana. Em tempos da Baldurs Gate, acho que a sua crítica tateia algo que está se tornando padrão da indústria: liberdade. Sea of Stars parece ser um jogo incrível, mas pela falta de liberdade a gente sente que “falta algo”. Acho que o problema não tá nem em comparar com jogos antigos e suas subjetividades, mas sim com os jogos atuais.
@luanvictor8936
@luanvictor8936 Жыл бұрын
Belíssima análise, é raro ver uma opinião tão esquisita e que ao mesmo tempo faça sentido, me deixou instigado pra saber o que eu vou achar do jogo pós chained echoes
@leom8518
@leom8518 Жыл бұрын
Serio? Fez sentido? Me explica ae pf.
@danielschinke6992
@danielschinke6992 Жыл бұрын
@@leom8518 é um jogo mt sintetico, o mundo n passa a impressão de mundo, o combate não tem abertura pra se expressar, a história n desce do 220. Varias paradas.
@leom8518
@leom8518 Жыл бұрын
@@danielschinke6992E? Pq isso seria ruim?
@danielschinke6992
@danielschinke6992 Жыл бұрын
@@leom8518 A pessoa q fez o video achou ruim ué. Tu pediu a explicação ta ai. Eu pessoalmente prefiro combate expressivo, mundo vivido e historia cadenciada. Mas ai é eu.
@leom8518
@leom8518 Жыл бұрын
@@danielschinke6992Então a opinião e gosto da pessoa que faz o review deve ser levado mais em conta do que ela ser neutra? O review é sobre o jogo ou opinião e gosto da pessoas?
@logariushasume7061
@logariushasume7061 Жыл бұрын
Vídeo fraquíssimo, quis pagar de hater diferentão e falhou miseravelmente, normal fui ver as conferencias do ano na live do nautilus e ficam literalmente reclamando durante a cerimonias inteiras de todos os games.
@NautilusLink
@NautilusLink Жыл бұрын
Não ficamos não lol
@guguetz
@guguetz Жыл бұрын
Esse gráfico em pixel art é lindo demais!! Fico brisando imaginando vários jogos nesse estilo! Um novo bomberman, Gunbound, etc
@carlosferrazbr
@carlosferrazbr Жыл бұрын
Chained Echoes é sem duvidas um dos meus jogos favoritos de todos os tempos e foi ele quem me deixou animado para o Sea of Stars. Algo que vai ajudar quanto a isso é que todo mundo vai estar jogando pela primeira vez junto, não tem guia, não tem "detonado" nem nada do tipo. Vai ser errar e acertar no escuro.
@VincentFraga
@VincentFraga Жыл бұрын
E aí, jogou o Sea?
@giovannirodrigues9243
@giovannirodrigues9243 Жыл бұрын
Depois de silksong esse foi o jogo que mais tive vontande de jogar desse ano, tô contando às horas pro lançamento. Olhando o gameplay, jogando a demo e observando as mecânicas de combates que são muito interessantes me parece muito difícil não adorar esse jogo
@FalcaoPS
@FalcaoPS Жыл бұрын
Seria uma beleza se pudéssemos controlar mais personagens podendo dividir em modo Coop, por exemplo.
@tattoo6862
@tattoo6862 Жыл бұрын
Aí, primeira vez que gosto de uma analise de vcs, vai gerar polemica? vai. mas ces foram ousados ai, arrasem
@gabrelbzha
@gabrelbzha Жыл бұрын
A expectativa é uma coisa complicada. Tentei ficar mais de boa com esse jogo mas não deu e agora, vendo o vídeo acho que o que eu imaginava sobre esse jogo, não vai se concretizar. Mas isso não vai impedir de curtir o game.
@DarioCoutinho
@DarioCoutinho Жыл бұрын
Cuidado com expectativas hiperbólicas.
@abluble1713
@abluble1713 2 ай бұрын
Na MINHA opinião de jogador, a conclusão é que não se tem jogo suficiente pra avaliar. Não me levem a mal, eu gostei MUITO do jogo e ele é realmente muito divertido. Mas a sensação que ficou é a de que ele tenta tanto ser chronno trigger, que esquece de ser ele mesmo. Apesar de muito divertido, existem poucas coisas neles que marcaram e nos fazem pensar nele como um das primeiras opções quando se falar em bons RPG
@MatheusRodrigues-ue3zz
@MatheusRodrigues-ue3zz Жыл бұрын
a crítica sobre o design dos stages é justíssima, e é algo que um jogo similar a ele (3d, mas com visões 2d simulada), eastward, não tem, os locais são vívidos e plausíveis e ainda sim tem esses desafios. inclusive demonstrando que o jogo não é tilesetado kkkkkk
@LeandroFerroni
@LeandroFerroni Жыл бұрын
Parece que a jogatina e o review foram feitos correndo, pois foi tão raso dessa vez. Talvez estejam focando mais no review pendente de outro jogo do “campo das estrelas”.
@NautilusLink
@NautilusLink Жыл бұрын
Não recebemos Starfield, e o Henrique botou + de 30 horas em Sea of Stars.
@LeandroFerroni
@LeandroFerroni Жыл бұрын
@@NautilusLink Uma pena. Esperava muito mais um review de Starfield daqui do que outros lugares que receberam. Espero que saia depois, mesmo assim.
@DL55N
@DL55N Жыл бұрын
Chained echoes foi sensacional!!!! A trama, as reviravoltas, a pixel art... Tô muito otimista com sea of stars. Logo logo vou baixar e começar a jogar 😊
@Thiagossauro14
@Thiagossauro14 Жыл бұрын
esse chained echoes tem legendas PT BR?
@VincentFraga
@VincentFraga Жыл бұрын
​@@Thiagossauro14não sei se saiu hoje, mas quando joguei só inglês mesmo... Comecei jogar Sea of Stars, é um jogo lindo! Porém... Impossível não comparar com Chained Echoes depois de ter jogado e também perceber que tá longe de ser sequer parecido.. Vou zerar Sea pra tirar minhas conclusões, mas até agora, estou bem entediado. Tô com umas 7 horas e meia.
@brunos6106
@brunos6106 Жыл бұрын
Que jogo maravilhoso, viciado nessa obra de arte
@miguelsilveirap
@miguelsilveirap Жыл бұрын
Eu entrei como alguém que nunca jogou algo do gênero e pretende dar um primeiro passo com Sea of Stars, mas confesso que a análise me confundiu mais do que ajudou.
@DexDrakon
@DexDrakon Жыл бұрын
O jeito é jogar, né haha
@Makinixx
@Makinixx Жыл бұрын
é um excelente ponto de entrada, ele ser mais enxugado em sistemas vai tornar uma base mais robusta pra expandir com os mais complicados. é um ótimo jogo e vale super apena, e justamente por você não ter expectativas específicas no gênero é o que faz ele ser ideal
@sophieito3600
@sophieito3600 Жыл бұрын
Entendi nada, parece que só quis diminuir o game pelas suas qualidades.
@ViniciusMachadoAlves
@ViniciusMachadoAlves Жыл бұрын
Pra mim ele n ta diminuindo o jogo. Ta falando da importância dessas inutilidades presentes em outros jogos do gênero. É nas salas vazias e builds nada a ver que mora a individualidade que cada jogador pode colocar no jogo.
@lucaslopesm
@lucaslopesm Жыл бұрын
Não sei se a review foi feita antes de terminar o jogo, mas eu acho que tem um momento de respiro após o cataclismo. Depois de construir a cidade, acaba o clima de corrida contra o tempo.
@EdesWR
@EdesWR Жыл бұрын
Mesmo que fosse "Chrono trigger 2", seria covardia comparar com Chrono Trigger, dado os quase 30 anos de nostalgia atrelados...
@danielschinke6992
@danielschinke6992 Жыл бұрын
Chained echoes é comparado com chrono trigger e sai triunfante.
@armandoreis6523
@armandoreis6523 Жыл бұрын
não joguei ainda mas acho q é legal que ele se saia diferente do que foi chained echoes, do que foi chrono trigger e todos os jrpgs dos anos 90 também. acaba que ficaram dois grandes games inspirados por uma das maiores obras já feitas, mas cada um com propostas diferentes, e cada um bem no que se propõe
@JoaoFelippedosSantos
@JoaoFelippedosSantos Жыл бұрын
Irmão eu tô quase zerando Chained Echoes. Que jogo PERFEITO. História própria e linda demais, é um game que tem influências claras de Chorno Trigger, porém tem usa identidade e personalidade própria. Enredo ótimo, desenvolvimento tbm e desafios nas batalhas. Curti demais.
@Ego_Divino_
@Ego_Divino_ Жыл бұрын
Acabei de ver os canais lançando a reviews, já tava ansioso esperando pela visão do canal, muito obrigado pelo vídeo. 💜🎉🥇
@gabrieldirocco2823
@gabrieldirocco2823 Жыл бұрын
Para mim esse é o melhor jogo indie do ano, nota 10! amei ele demais me viciou inteiro
@cristianoadoretto7025
@cristianoadoretto7025 Жыл бұрын
Caraca achei muito foda até as críticas, pra mim foram praticamente elogios xD, não sabia da existência desse jogo, vou comprar hoje ^^
@milhouse777
@milhouse777 Жыл бұрын
Na moral, os pontos negativos são: o jogo ser polido, não fazer o jogador perder tempo com áreas e locais inúteis que era umas das coisas ruins de jogos antigos e por isso não alimenta sua nostalgia de acordo com suas expectativas? Jesus. Então só posso dizer que esse vídeo definitivamente foi uma das análises do canal.
@CristianoCricas
@CristianoCricas Жыл бұрын
Que Review linda!! Estou vendo várias opiniões sobre Sea of Stars, e essa aqui só reforça o quando o jogo é bom (não é perfeito, exatamente como RPGs dos anos 90)
@vinihood5334
@vinihood5334 Жыл бұрын
Ndaver com o assunto, mas queria um vídeo de bombrush cyberfunk de vcs, o jogo ta daora e n tem ninguém falando dele
@luizcarlos290381
@luizcarlos290381 Жыл бұрын
No início a travessia dos cenários me incomodou,depois esqueci dela,a história é bem escrita mas parece apressada,e mesmo assim um dos melhores rpgs que eu já joguei nos últimos anos.
@RamonAlek
@RamonAlek Жыл бұрын
Seu review exalta como o balanço das coisas é importante, até pro que é bom, sem um ponto significativamente ruim pra exaltar o quão bom é, o muito bom acaba dando contraste com o que não é tão bom, fazendo parecer ser ruim.
@rodrigol78
@rodrigol78 Жыл бұрын
Tudo o que vcs não gostaram, foram o que mais me atraiu no jogo kkkk
@42Caio
@42Caio Жыл бұрын
O que você falou no final, é bizarro como praticamente todo jogo inspirado por JRPG mas feito por ocidentais não consegue lidar com o ritmo, não consegue ter respiro. Sempre tem que ter coisa acontecendo e te empurrando. Parece que esquecem que os momentos épicos dos jogos clássicos são memoráveis porque são raros, quando o jogo tá tentando ser épico e foda todo momento no fim acaba tudo meio misturado na memória. Sem mencionar que pro tanto que o público costuma chiar sorbe história e personagens nos jogos japoneses, esses "jrpgs ocidentais" quase sempre são extremamente vazios de carisma e desinteressante em plot e temas. Eu estava com alguma expectativa pra esse jogo e ainda estou, mas já to sentindo que vai ser outro Chained Echoes ou Cosmic Star Heroine da vida, jogos bons mas que continuam tendo aquela sensação de ser um similar nacional (ou no caso gringo) de algo estrangeiro. A sua frase de "feito por alguém que gosta da ideia de um RPG Japonês" me parece bastante apropriada.
@markjoseph6243
@markjoseph6243 Жыл бұрын
Pois é, tenho sentimentos semelhantes quanto esse assunto. Isso acontece, a meu ver, exatamente pela maneira como o Ocidente enxerga RPG, que nem pior, ou melhor, é diferente da oriental. Podemos falar do assunto que eu melhor entendo, a narrativa, como exemplo. Um dos principais fundamentos da maioria dos RPGs do ocidente, é a "liberdade de escolha" que ele tenta te proporcionar. Em sua maioria, isso é algo sempre visto como um lado positivo, para mim, que busca emoção acima de variedade, é um dos maiores redflags que eu tenho para o gênero. Pois essa filosofia em pró da vontade do jogador o tempo todo, impede que o jogo se arrisque em momentos mais intimistas com seu próprio universo. Pois pouco pode ser o jogo íntimo consigo quando ele tem sempre o jogador a zelar acima de tudo. Essa filosofia se perpetua, obviamente, para todos os periféricos do projeto, causando assim, essa sensação de um jogo que fez tudo que você queria, todavia te deixa insatisfeito sem saber o porquê. Isso claro, é no final do dia, uma opinião, mas gera uma discussão interessante porque é importante colocar o J antes do RPG para diferenciar kkkkk
@42Caio
@42Caio Жыл бұрын
@@markjoseph6243 Também tenho esse problema com RPGs ocidentais. Dentro do subgenero de CRPGs como Disco Elysium, os Fallouts originais e Baldur's Gate isso costuma ser melhor, mas pros RPGs na pegada mais Bethesda que são a maioria, eu concordo que liberdade não vale de nada se o jogo não consegue oferecer temas nem personagens realmente interessantes. Há exceções, claro, uma delas sendo Fallout New Vegas, mas concordo que quando o jogo está muito interessado em vender quanta liberdade ele te dá é uma red flag pra mim também. O negócio é que Sea of Stars e jogos similares como os que eu citei (que tentam ser parecidos com os JRPGs dos anos 90) não tem essa questão, todos eles são bastante lineares. Sea of Stars pro tanto de marketing de "inspirado por Chrono Trigger" que teve nem multiplos finais tem. Seriam oportunidades de fazer algo mais interessante com o setting e os personagens. Chained Echoes é o que mais se aproxima disso entre os que eu joguei, apesar de não gostar do final.
@42Caio
@42Caio Жыл бұрын
Conversando com um amigo meu, ele levantou um ponto legal sobre esse sentido de urgência que esses "JRPG-like" ocidentais costumam ter. Ele disse que esses jogos passam uma sensação de "parece que os criadores queriam mestrar um RPG e não fazer um de videogame". E é bem por aí. Esses jogos frenéticos, que vão de set piece pra set piece sem tirar nenhum tempo de respiro pros personagens, que jogam lore e reviravoltas de história mas raramente tem os personagens reagindo a isso, parecem algo que um mestre prepararia pra uma campanha de RPG de mesa. São elementos feitos pra entreter o jogador mas esquecendo completamente de fazer os personagens do jogo, que num RPG eletronico linear são o que o jogador de fato vai se conectar, reagirem a isso.
@markjoseph6243
@markjoseph6243 Жыл бұрын
@@42Caio Um ponto interessantíssimo. O que eu quis dizer com Sea of Stars, que lendo agora, percebi que me expressei péssimamente kkkkk é que tendo medo de ser essa experiência tão COMPLEXA, ROBUSTA e até COMPLICADA que geralmente são os JRPGs, ele ficou no meio. Esse ponto do de mesa é muito coerente, interessante pensar como isso modifica a visão dos desenvolvedores.
@contato1134
@contato1134 Жыл бұрын
Temos que tentar evitar comparações de experiências e essa análise foi feita por alguém que já curtia RPGs e queria sentir uma sensação e sentiu outra, levando a uma decepção. E quando eu vejo essa analise, parece ser de alguém reclamando de pontos positivos, ficou simplesmente bizarro.
@leo.bortolotti
@leo.bortolotti Жыл бұрын
se cortar isso nao tem review
@brayanmoreira6943
@brayanmoreira6943 Жыл бұрын
Ótima análise! Pra mim ele não precisa me proporcionar o que Chrono Trigger proporcionou não, só de ser uma experiência semelhante a Chained Echoes eu já fico feliz demais da conta
@ramonvasconcelos2946
@ramonvasconcelos2946 Жыл бұрын
Eu estava esperando mto esse jogo. E acredito que será uma ótima forma de iniciar nos RPGs. E que não seja o único.
@djarcanjo9606
@djarcanjo9606 2 ай бұрын
PUTZ adorei sua analise, extremamente clara e coesa, alem de divertida e direto ao ponto, não sou de comentar então entenda esse comentario como um grande elogio, parabens pelo trabalho.
@Jeffex090
@Jeffex090 Жыл бұрын
Uma análise técnica com pitadas bem dosadas de opinião... Que agradável. Ainda tô no começo do joguinho, tá bem relaxante e delicinha. Com minha rotina apertada, só senti falta de mais "save points"... Parece uma reclamação infundada, mas comumente, tenho só 20, 30 minutos de videogame ligado... Isso mostra que o tempo antigo passou, já não tenho mais a mesma disponibilidade, e que nostalgia não é saudade. Uma visão moderna - sem perder a essência - de um jogo antigo, é muito bem vinda.
@alefgabriel4071
@alefgabriel4071 Жыл бұрын
Gosto muito das analises de vocês, no entanto essa me confundiu um pouco. Alguns pontos eu entendi que o mundo focava mais em ser divertido e bonito do que ser real, e que o sistema de batalha é limitado, mas acho que faltou explicar melhor o que incomodou. Mas obrigado, diminuiu um pouco minhas expectativas o que deve deixar o jogo mais gostoso pra mim que vou com menos chance de ter decepções.
@opedromagico
@opedromagico Жыл бұрын
Jogando a DEMO eu senti algo semelhante! Foi feito com carinho, é um game bem feito.. Mas não é uma masterpiece, uma obra de arte que ficará para a história.. Talvez o Sea of Stars 2 seja, esse não parece ser. Ainda assim, acho que vou dar uma chance se conseguir fazer rodar no Mac porque não pago 200 reais na PSN não.
@matheusaquinos
@matheusaquinos Жыл бұрын
interessante como ele ser mais redondinho e direto ao ponto, ou seja mais "videogame", me atrai ainda mais no momento atual. tô afim de joguin menos complexo pra variar um pouco
@MayconLucas
@MayconLucas Жыл бұрын
Na literatura modernista se tem um princípio que é o de enclausurar uma potência específica numa obra. Um livro é sobre alguma coisa, um livro modernista, então, deve ser a (tentativa de) elaboração máxima e final dessa coisa (tema). Dessa forma, mt dos livros modernistas clássicos (ou contemporâneos que seguem esse modelo) não podem dar espaço ao inútil. É daqui que vem a ideia da arma de tchekhov. Se a obra apresenta uma arma, então essa arma tem que ser útil em algum momento, isso pq a obra tem que estar fechada em si mesmo, tem de construir um todo, uma produção de sentido absoluto. Toda obra moderna está presa no sentido. Me parece que RPG´s num geral se permitem sair do sentido absoluto, mesmo que por um instante ou outro. Vários RPG´s me parecem ter no mínimo características pós-modernas ou de críticas ao moderno literário. Sea of Stars, por outro lado, soa como se fosse um livro clássico: não pode ter furo, não pode ter nada que não converse com a ideia e o tema e o todo que se quer criar, tudo tem de ser conduzido para não ter pontas soltas. É curioso esse esforço.
@Patinhow100
@Patinhow100 8 ай бұрын
Eu acho que nunca vi uma review tão boa de um jogo quanto essa. Conseguiu expressar tudo que senti durante minhas horas de jogo, que te falar, tive nem saco pra terminar o game.
@osemcontrole
@osemcontrole Жыл бұрын
Pelo que entendi, esse jogo precisava de alguns probleminhas para destacar as coisas boas, pois quando tudo é muito bom, nada é muito bom.
@b_rd
@b_rd Жыл бұрын
não conseguir te defender dessa vez, henrique
@Mattbs98
@Mattbs98 8 ай бұрын
Depois que lançou quase não vi nenhum vídeo sendo postado de sea of stars
@DEVILX237
@DEVILX237 Жыл бұрын
Achei a análise meio confusa, mas do meu ponto de vista, alguém q nunca jogou esses jrpg antigos, o jogo ser mais coeso, sem gordura desnecessária é um ponto positivo pra mim, uma vez q isso afasta várias pessoas de excelentes jrpgs. E sobre a história, vou ter q jogar pra ter certeza, mas esse ponto onde vários eventos se conectam e vc n tem mt tempo de respirar, eu particularmente acho q torna o jogo mais interessante, uma vez q existem milhares de jogos com histórias semelhantes, onde o mundo está prestes a ser destruído, mas vc tem q ficar parando pra colher ervas pra tiazinha da vila, pra poder upar, e aí sim ficar forte. Isso pra mim quebra um pouco a imersão. Dito isso, espero bastante desse jogo
@Bysmarck157
@Bysmarck157 Жыл бұрын
Ainda bem pois seria ruim se fosse um videojogo.
@danilomesquita3021
@danilomesquita3021 Жыл бұрын
Quando li me lembrei na hora disso: legend of the galactic heroes sea of stars.
@vicght
@vicght Жыл бұрын
A crítica de jogos existe em um lugar muito peculiar. E digo isso como uma constatação. Você vê um filme em 2 horas em média. Escuta um álbum em menos tempo que isso. Consegue ver todas as obras minimamente importantes das artes plásticas em simples buscas no Google. Mas construir uma bagagem como crítico de jogos deixa tudo isso no chinelo; é uma atividade hercúlea jogar até o fim os, digamos, 100 jogos mais bem avaliados, e sabemos que é esperado bem mais de um crítico do que isso. Por conta disso eu afirmo: não existe de fato crítico de jogos. Pode ser que um dia exista, mas hoje não temos isso. 90% das críticas de jogos são baseadas apenas em gosto pessoal e comparação. Os outros 10% é aquele feeling que os "gamers" podem adquirir por osmose: sentir a polidez do jogo, a responsividade dos comandos, a coesão do game design, a fluidez das animações, a complexidade dos sistemas, a qualidade do level design (os que possuem conhecimento teórico desses itens são a minoria, e os que também possuem conhecimento prático são a minoria da minoria). A maioria dos críticos de jogos que conheço são "apenas" jornalistas que tiveram a sorte de crescer jogando variados vídeo-games. As pessoas que eu conheço que mais entendem de vídeo-game são de classe média alta e sempre puderam ter os consoles mais atuais em suas casas. Muitos brasileiros cresceram tendo, com sorte, um console em casa e se virando do jeito que dava, alugando ou pegando emprestado jogos de amigos. E quando chegamos na fase da vida em que podemos nos dar ao luxo de comprar nossos próprios consoles e games, temos pouco tempo pra jogá-los propriamente. Por isso o crítico de jogos é esse ser mitológico; seria um milagre se existisse um em stricto sensu. Dito isso, nós temos nossos gostos pessoais e, independentemente da qualidade técnica de um jogo, podemos nos divertir mais ou menos com ele. Eu, por exemplo, detestei a obra prima Red Dead Redemption 2, mas amo o "apenas bom" Assassin's Creed Odyssey (ambos lançados com dias de diferença). Mas então, como esperar que isso não venha a tona em uma crítica? Nem os críticos de outras formas de arte conseguem escapar das próprias preferências ao avaliar uma obra, como esperar isso dos games: mídia essa que objetivamente oferece mais imersão do que qualquer outro tipo de arte? Por conta disso tudo que eu falei, considero nossos queridos analistas de jogos como sendo os críticos mais importantes de nossa era, mesmo não sendo críticos de fato. Por ser a mídia mais difícil de criticar e por ser a mídia que demanda mais tempo, trabalho e dinheiro para simplesmente consumi-la, o papel do "crítico" aqui é mais essencial dentre todas suas contrapartes nas demais formas de arte. Eu admiro muito o trabalho do Nautilus, que fazem uma boa junção de forma e conteúdo em seu material. Mas a análise em questão, me desculpem, mas terei que apontar um deslize por parte do crítico. O equívoco que vi aqui eu vejo muito em críticas de cinema, veja só. Quando um autor tem uma intenção clara e explícita da obra que está entregando ao mundo, tende a facilitar muito o trabalho do crítico, mas muito crítico pretencioso ignora essa intenção pelo simples fato de que, muitas vezes, essa intenção não está abrangendo o que tal crítico considera "o correto". Um exemplo: se uma obra tem como objetivo claro e explícito causar furor em adolescentes do sexo feminino, será o crítico homem branco de classe média na casa dos 50 anos e calvo que vai dizer o contrário? Falando de Sea of Stars agora: tudo o que o foi dito como negativo ao jogo sempre foi aquilo que a desenvolvedora disse esperar atingir! Poxa, Nautilus, deixem esse tipo de prepotência para os críticos de cinema. A intenção do estúdio era clara, e vocês sabiam dessa intenção. Não é honesto apontar como demérito o sucesso deles em fazer o que mostraram e prometeram. Eu, pessoalmente, detesto a From Software, pois ela faz obras de arte que não são feitas pra mim. Mas eu não posso desmerecer os jogos deles por ser difícil demais, quando a dificuldade e a superação é algo intrínseco aos jogos da From. A intenção de Sea of Star era reproduzir a sensação dos JRPGs clássicos dos anos 90, e já podemos afirmar com base em público e nas demais criticas que sim, eles conseguiram. Por fim, eu não venho aqui querer insultar ou diminuir o trabalho de vocês. Se gastei 30 minutos da minha vida pra escrever esse textão é porque eu gosto e me importo com o trabalho de vocês. Foram inúmeras vezes em que eu simplesmente fechei e cancelei minha inscrição em canais que achei prepotente demais, e sem dar um pio nos comentários. Vocês estão longe disso. O trabalho de vocês é impecável e eu só desejo que vocês tenham mais e mais sucesso com o Nautilus. Um grande abraço A versão TLTR desse comentário gigante: @brunomelo3060 : Resumindo, o jogo peca em atingir demais as expectativas
@eloiferreira7500
@eloiferreira7500 Жыл бұрын
Eu aguardando o lançamento pra jogar esse que já nasceu um clássico dos RPGs
@lKrauzer
@lKrauzer 11 ай бұрын
Acabei de terminar ele e estou impressionado com o nível de qualidade, criatividade e originalidade, esse jogo é definitivamente o mais próximo que temos até então de Chrono Trigger, ainda mais que Chained Echoes, de longe eu diria, apesar dos sistemas sim serem simplificados, ainda não acho isso ruim, considero que faz parte de muito JRPG pecar em alguns sistenas, simplificar alguma coisa, e sinceramente não existe nenhum elemento falho nese jogo, eu considero ele no mesmo nível de Chrono Trigger e FFVII, sem exagero eu sou fã de JRPG e não consigo expressar o quanto eu gostei desse negócio, assim como um bom anime japones e um RPG japones, a história e/ou os personagens carregaram ele nas costas!!
@Gusmed007
@Gusmed007 Жыл бұрын
Ótima review! Seria legal tb avisar que o jogo vai estar incluído na assinatura da Playstation Extra desde o lançamento.
@NautilusLink
@NautilusLink Жыл бұрын
Botamos na descrição!
@STORM_oak
@STORM_oak Жыл бұрын
E como vai o potencial para uma possível DLC? Adorei a Review! Sinceridade demais
@gilvanjr8384
@gilvanjr8384 Жыл бұрын
É definitivamente um videogame é como dizer: gosto de você como pessoa. hahaha
@joaom5202
@joaom5202 Жыл бұрын
O fato é: É um game que, quando colocado em uma balança, pesa mais pro lado da narrativa do que pro JRPG, e isso não era segredo. Desta forma acaba não havendo sentido em criticar o game pela "exatidão" do mapa, ou pela falta de futilidades no game em geral.
@romulopereira4030
@romulopereira4030 Жыл бұрын
Eu ouvi cada um uma das críticas do Henrique e todas elas soam como uma elogios pra mim. A única conclusão que eu chego é a de que pessoas são diferentes. Não entendi pq tem gente reclamando.
@ubiratanmenezes1979
@ubiratanmenezes1979 Жыл бұрын
Vou falar, mesmo com o risco de ser injusto: tem uma carinha de jogo de celular. Se isso e bom ou ruim não sei, mas tô curtindo bastante! E olha que sou alérgico a JRPG!
@markjoseph6243
@markjoseph6243 Жыл бұрын
kkkkk pois é, acho que é isso mesmo o "problema". Pois para mim que é amante de JRPG é um jogo bem mais ou menos, mas para quem curte certas instâncias do JRPG, e quer algo mais leve, ele funciona. Acho que é isso que causou essas críticas esquisitas, ele se baseia em um gênero que tem medo de ser. Que bom que tem tanta gente gostando, pois mostra um público diferente. Um que não é como eu, avido amante de tudo em JRPGs, porém que gosta de muitos elementos. O famoso caminho do meio.
@sammarxz
@sammarxz Жыл бұрын
Que arte linda dessa jogo, já vou adicionar a lista de desejos aqui do Switch
@KongJam
@KongJam Жыл бұрын
2023 combate em turnos precisa de uma história muito boa
@Nickmaldito
@Nickmaldito 10 ай бұрын
Tudo o q vcs falaram de problema nele pode ser resolvido num proximo jogo. A não ser q eles sigam tanto o Chrono Trigger q ñ tenha sequencia.
@JMario-uq3wg
@JMario-uq3wg Жыл бұрын
"Defeitos - ser claro e objetivo, sem enrolação" eu realmente não entendo a fã base de JRPG
@corsothrash
@corsothrash Жыл бұрын
Joguei umas 6h já e estou adorando o game. Não sei se concordo com os pontos negativos aqui levantados, mas de fato o game, até o momento, é um tanto linear demais, com batalhas sempre muito parecidas (ao menos ainda não abriu possibilidade de novas skills, só novos combos). Sobre os pontos positivos é isso mesmo, arte lindona, personagens carismáticos (principalmente o Garl, que pra mim é estilo o Sam do LOTR).
@pedrocenturion7599
@pedrocenturion7599 Жыл бұрын
Poxa, eu gostei do game justamente por esses aspectos que vocês apontaram como features.
@13hpca
@13hpca Жыл бұрын
Eu adorei a analise! Muito obrigado por me permitir ver esses detalhes sobre sistemas "desnecessários" que engrandecem as obras!
@marcospereiradasilva933
@marcospereiradasilva933 Жыл бұрын
É impossível atender expectativas, porque um jogo é feito para atender muitas pessoas, e não há como atender as expectativas, por isso para ter uma boa experiência com um jogo você deve apenas joga-lo, mas como review sua analise é bem valida.
Sea of Stars - Review After 100%
17:03
Mortismal Gaming
Рет қаралды 145 М.
Nurse's Mission: Bringing Joy to Young Lives #shorts
00:17
Fabiosa Stories
Рет қаралды 18 МЛН
Will A Guitar Boat Hold My Weight?
00:20
MrBeast
Рет қаралды 147 МЛН
COMO MMOS FICARAM CHATOS
20:40
Flokizeira
Рет қаралды 163 М.
Você não vai ficar rico criando Jogos | Vivendo de Game Dev #2
9:21
Carreira Game Dev
Рет қаралды 8 М.
Games you can never play again.
17:15
The Cursed Judge
Рет қаралды 5 МЛН
Os GÊNEROS que MORRERAM nos GAMES.
22:38
Nerd Crônico
Рет қаралды 170 М.
A World Not Desperate to Explain Itself
20:21
Quest Marker
Рет қаралды 313 М.
Nurse's Mission: Bringing Joy to Young Lives #shorts
00:17
Fabiosa Stories
Рет қаралды 18 МЛН