Sem mudar gasto público, não resolveremos questão fiscal com mais tributação | Alexandre Schwartsman

  Рет қаралды 32,277

Canal UM BRASIL

Canal UM BRASIL

Күн бұрын

Inscreva-se no Canal UM BRASIL📺
Entrevista inédita toda sexta-feira às 11H🎙️
O que você vai encontrar nessa entrevista:
0:00 - Abertura
0:53 - O teto de gastos acabou, temos um novo arcabouço fiscal e não mexemos na estrutura de despesas do Brasil. Quanto isso nos custa atualmente?
4:22 - O mundo estar mais endividado traz uma condescendência maior com o buraco fiscal dos países. Quanto isso nos ajuda ou nos prejudica?
7:22 - As economias estão crescendo mais, e isso é uma surpresa diante de um cenário de juros mais altos. Quanto esse denominador mais favorável permite que, em algum momento, a solução chegue sem custos adicionais?
13:51 - Tratando agora da questão de gastos e da Reforma Administrativa, qual é a sua visão? Quais projetos poderiam gerar economia de custos ou uma gestão mais eficiente de despesas?
18:56 - Como você entende a agenda do Brasil, hoje, com as reformas?
29:50 - Qual é o seu prognóstico para a economia brasileira, descontando o otimismo e o curto prazo?
34:16 - Quanto este momento, em que não há uma crise iminente, deveria provocar o governo brasileiro e o País como um todo a tomar decisões?
Inscreva-se no canal!
Para saber mais, acesse: umbrasil.com
Facebook, Instagram, Twitter e TikTok: ‪@CanalUMBRASIL‬
*Entrevista gravada em 17 de outubro de 2023.
Nas últimas décadas, a expansão da carga tributária para 34% do Produto Interno Bruto (PIB) - sem conseguir deixar as contas públicas no azul - acende um alerta sobre a insistência nos erros que condenam a economia brasileira a um baixo crescimento, mais dívida, menos superávit e alta carga tributária.
“A nossa resposta para o desequilíbrio fiscal é aumentar a arrecadação, não cuidar do desequilíbrio fiscal. Mesmo com o aumento da arrecadação com PIS/Cofins e CPMF, voltamos a ter problemas fiscais, pois não olhamos para o gasto. Em 1997, a despesa do governo federal era equivalente a 14% do PIB; hoje, está em 20% ou mais. Se os custos continuarem crescendo, vamos continuar expandindo a arrecadação?”, questiona Alexandre Schwartsman, economista e ex-diretor do Banco Central (Bacen). “Isso tem efeitos negativos no nosso crescimento. Não vamos ‘sair do buraco’ tributando mais.”
Em entrevista ao Canal UM BRASIL - uma realização da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) -, Schwartsman destaca que o País precisa de um superávit primário superior a 2% do PIB para produzir uma queda sustentável da dívida pública, o que é desafiador para o recém-criado arcabouço fiscal. “O regime propõe, para 2026, chegar a 1% de superávit, com todos os obstáculos que terá no caminho. A nossa trajetória de endividamento é muito mais rápida.”
“É fácil vaticinar que o arcabouço fiscal terá o mesmo fim do teto de gastos”, argumenta. “É uma questão de tempo até o custo obrigatório alcançar o novo limite e precisarmos jogar fora o arcabouço fiscal”, adverte o economista.
As opiniões expressas neste vídeo não refletem, necessariamente, a posição do Canal UM BRASIL.
#AlexandreSchwartsman #GastoPúblico #CanalUMBRASIL

Пікірлер: 155
@user-md1yr3yl8v
@user-md1yr3yl8v 9 ай бұрын
O fato é que a indústria e o comércio no Brasil 🇧🇷 caminham em evidente encolhimento desde a Constituição socialista de 1988. Quem quiser ver é só abrir os olhos 👀 O Brasil 🇧🇷 não gosta do empreendedor, da riqueza e do lucro.
@cytata5359
@cytata5359 9 ай бұрын
Constituição socialista 🙄. Quase China aqui mesmo…
@IAN_Mirante
@IAN_Mirante 8 ай бұрын
Começou ainda durante o governo militar na verdade, com grande foco na mineração e agricultura e pecuária. Se for olharmos mais pro passado, se mantém desde que éramos uma colônia portuguesa.
@erickbarreto6661
@erickbarreto6661 2 ай бұрын
O maior problema do Brasil é justamente a política de compadrio com esses supostos "empreendedores". Anualmente, são mais de 600 bi de isenções e benefícios fiscais para manter empresa falida e ineficiente. Deixa o livre mercado agir e quebrar quem precisa quebrar. Governo não tem que ser tutor de empresa ineficiente.
@orlandooliveira4112
@orlandooliveira4112 2 ай бұрын
Constituição socialista? Pare de escrever besteira na internet e vai estudar. Para essa extrema direita fascista até o keynesianismo e o Welfare State é socialista 😂😂😂😂😂
@claudio6056
@claudio6056 9 ай бұрын
O Brasil já está a 4 décadas com crescimento mediocre e em breve estará "comemorando" Meio Século de crescimento pífio.
@zelinasilvano4553
@zelinasilvano4553 8 ай бұрын
Desculme-me, mas qual é a tua fonte para essa afirmação? Eu cresci nesse país e já fazem mais de quatro décadas. Vivi desabastecimento e hiperinflação na ditadura. Vivi todos os planos econômicos visando debelar a inflação, todas as maxi desvalorização e mudanças de moedas. Vi o pais chegar a oitava economia mundial, também vi cair para a décima terceira nos últimos 7 anos. E, já retornamos a décima nesse ano. Esse Brasil que tu citas não bate com o real. Temos reservas. Coisa que a maioria não tem.
@oeneslima9611
@oeneslima9611 9 ай бұрын
Incrível, alguém acreditou no déficit zero.
@claudio6056
@claudio6056 9 ай бұрын
Parabéns pela entrevista! Sugestão: complementar esta reportagem com visitas às ruas, pois há muitas lojas varejistas fechando, ecommerces perdendo faturamento etc. Este crescimento atual é frágil, pois ele se dá com mais gastos públicos.
@mauriciofloriano8963
@mauriciofloriano8963 9 ай бұрын
Falou tudo o comércio está extremamente parado de uma forma nunca vista não creio que os economistas não saibam disso
@annapaulaquadros
@annapaulaquadros 7 ай бұрын
👏
@annapaulaquadros
@annapaulaquadros 7 ай бұрын
E agora vem a reforma tributária p enterrar de vez serviços e comércio c aumento da carga tributária. Sendo q o setor mal se recuperou da pandemia..
@mariagoncalves9380
@mariagoncalves9380 8 ай бұрын
Ótima entrevista 👏🏻👏🏻👏🏻 Enquanto o Brasil continuar gastando de forma desembestada, sem responsabilidade, desgovernado… o “precipício” é certamente o final da linha.
@claudio6056
@claudio6056 9 ай бұрын
Mais impostos: o Brasil já chegou na Curva de Laffer ou já passou?
@pauloamw
@pauloamw Ай бұрын
Cortar gastos é isso que economista brasileiro sabe falar. Felizmente temos economistas mais independentes ganhando espaço na mídia.
@cassiosousa7098
@cassiosousa7098 9 ай бұрын
Belíssimo vídeo, conteúdo esplêndido e extremamente necessário para os jovens, como eu.
@ricardopires352
@ricardopires352 9 ай бұрын
Gostei muito de achar a Thais nesse canal - Excellente
@ruipiresgarcia6301
@ruipiresgarcia6301 9 ай бұрын
O que acho estranho é não ter nenhum economista ou grupo deles defender a redução de municípios, ou seja, mais de 90% dos municípios gasta mais do que arrecada, com prefeituras e câmaras inchadas e ineficientes. Temos um dos judiciários mais caros do planeta, sem entrar no âmbito da sua eficiência. O senado é um verdadeiro elefante branco, será que um país com tantos problemas, como o nosso, pode se dar ao luxo de ter um senado?
@pauloholmo3870
@pauloholmo3870 9 ай бұрын
Você se esqueceu de colocar os militares nesta lista
@costawell
@costawell 9 ай бұрын
Não sei se a Thais é extremamente otimista ou se está tentando minimizar a falta de projetos/ação deste governo.
@ednac.vasconcelosvasconcel3474
@ednac.vasconcelosvasconcel3474 8 ай бұрын
Sem parar essa gastança, Sem mexer nos gastos públicos atuais, essa estrutura vai sucumbir o país!!
@Alstintok
@Alstintok 9 ай бұрын
Boa entrevista
@ronaldoneto8547
@ronaldoneto8547 9 ай бұрын
Parabéns
@lima77511
@lima77511 9 ай бұрын
Ótima entrevista.👏
@marcosc.ribeiro7901
@marcosc.ribeiro7901 9 ай бұрын
Falou tudo : sem extrativa mineral e Agro nossa produtividade é negativa ! Back tô the Books
@fernandocorrea8
@fernandocorrea8 8 ай бұрын
Alexandre é muito lúcido! Obrigado
@tadeueron6216
@tadeueron6216 9 ай бұрын
Como querer que alguém controle os gastos de um dinheiro que não foi ele quem gerou??? Só quem tem a dor de ganhar o dinheiro sabe que é necessário economizar.
@georgescostaridis6746
@georgescostaridis6746 9 ай бұрын
Estamos sequestrados por um congresso que não tem o mínimo compromisso com o povo a quem deveriam representar.
@MrFreakyBoss
@MrFreakyBoss 9 ай бұрын
Enquanto houver economistas lúcidos como o Schwartsman e o Marcos Lisboa com espaço no debate do Brasil, o que felizmente ainda ocorre, mantenho esperança que o país não vai colapsar totalmente.
@gilbertoruiz7960
@gilbertoruiz7960 9 ай бұрын
Lúcido para vc pra mim não
@AlexA-wz1hr
@AlexA-wz1hr 9 ай бұрын
Os piores gastos são os da CORRUPÇÃO, APARELHAMENTO E IMPUNIDADE.
@brasilnews5984
@brasilnews5984 9 ай бұрын
vdd nego veio
@annapaulaquadros
@annapaulaquadros 7 ай бұрын
👏
@IAN_Mirante
@IAN_Mirante 8 ай бұрын
Uma das poucas coisas que mantem a economia girando nesse país são os gastos públicos. A classe média/baixa esta com cada vez menos poder de compra e as taxas de lucros dos grandes só aumentaram, é só ver a retomada da bolsa.
@coelhojoaop
@coelhojoaop 6 ай бұрын
Os gastos públicos e a péssima gestão não seriam justamente o grande problema ? Do que adianta tributar como a Noruega e entregar bens e serviços do Zimbábue ? A classe média/baixa sofre com o poder de compra pelo absurdo de imposto sobre o consumo.
@IAN_Mirante
@IAN_Mirante 6 ай бұрын
​@@coelhojoaop 1. Não, porque os gastos em ampliação de infraestrutura e funcionarismo público retornam a economia. 2. Sobre qual medida você está dizendo que é péssima gestão? Vale ponderar das questões que de responsabilidade da união (Governo Federal) , as que são de responsabilidade da unidade federativa (estado) e de responsabilidade do município. Às vezes o que te fazer achar que o serviço público é uma porcaria pode ser culpa do prefeito, ou do governador. 3. Sobre o poder de compra reduzido sobre imposto, daí estaríamos falando sobre reforma tributária e não sobre gasto público. Recomendo dar uma olhada no New Deal que foi capaz de reestruturar o Estados Unidos pós-crise de 29.
@coelhojoaop
@coelhojoaop 6 ай бұрын
@@IAN_Mirante 1. Retornam para economia depois de superfaturamento de obras, infinitos benefícios (penduricalhos) para magistrados e parlamentares, desvio de dinheiro, contratação de empreiteiras "parceiras" para facilitar a corrupção, etc. 2. O sentido que usei para péssima gestão é justamente o retorno que a população mais pobre não recebe, independente da "hierarquia" neste caso (União, estado e municípios). Afinal, os que decidem quanto do orçamento irá para saúde pública, transporte, segurança, etc são os mesmos que NUNCA irão usufruir destes serviços. 3. Em um país que apresente sucessivos déficits primários (GASTOS maiores do que a arrecadação) existem três caminhos: 1. Endividamento (Já estamos em 80% do PIB) 2. Aumento de Oferta Monetária (Impressão de dinheiro) e 3. Aumento na Arrecadação (Tributos). Neste exemplo, as duas primeiras contribuem diretamente no longo prazo para o aumento da inflação no país, o que por consequência afeta o poder de compra dos mais pobres, some isso a alta carga tributária sobre alimentos e serviços básicos. O que irá acontecer ? 3.1. A nova Reforma Tributária irá te mostrar o nível da nossa tributação em comparação tanto com pares desenvolvidos quanto emergentes, o MAIOR IVA DO MUNDO. Em 2023 foram R$3 TRILHÕES arrecadados. Será que o problema é realmente a FALTA de dinheiro ?
@coelhojoaop
@coelhojoaop 6 ай бұрын
2.1 Alguns exemplos de medidas tomadas em 2023: 1. Houve bloqueio de verbas da saúde e da educação. 2. Reajuste salarial para parlamentares acima da inflação do período. 3. "Orçamento Secreto" é péssimo e condenável - "Emendas Parlamentares" faz parte do jogo político, estranho não ? 4. Recorde histórico no valor utilizado para Lei Rouanet. 4. Aproximadamente R$5 BILHÕES de "Fundão Eleitoral". 5. Falta de fiscalização e auditorias nos beneficiários do Bolsa Família (O próprio TCU apontou R$34 BILHÕES em FRAUDES).
@TheLucasbr152
@TheLucasbr152 5 ай бұрын
@@IAN_Mirante 1- " os gastos retornam à economia" é muito vago. É óbvio que esses gastos estimulam a atividade economica, mas isso nao é necessariamente algo bom ou pelo menos melhor do que as alternativas. Gastos públicos não são produtivos, na vdd são o oposto disso, extraindo renda de agentes produtivos e redistribuindo a agentes improdutivos e privilegiados pelo governo, gerando uma demanda artificial, aumento nos preços e crises derivadas de ciclos economicos. Sim, funcionarios publicos consumiriam mais, mas como Say ensinou no século 18, pra haver consumo precisa haver produção prévia, e funcionários públicos não são produtivos e não pagam impostos. Não confunda meio de troca com meio de pagamento, sem meio de pagamento (ou poupança privada) suficiente não tem dinheiro que aumente a produção e o consumo, ninguem consome dinheiro e nem produz pelo dinheiro em si. 2- O serviço publico é uma porcaria e tende a ser mesmo, principalmente pelos incentivos economicos ruins que existem nesse sentido. Leia sobre a teoria da escolha publica e as falhas de governo. 3- Considerando o interesse dos governantes em maximizar a arrecadação e os gastos públicos, a tendencia dos governantes é maximizar a cobrança de impostos, e não reduzir, consequentemente reduzindo cada vez mais o poder de compra e a produtividade. Voce tbm ignora que o gasto público implica na redistribuição de renda de agentes produtivos e improdutivos, assim aumentando o poder de compra de uns em detrimento de outros. 4 - "Recomendo dar uma olhada no New Deal que foi capaz de reestruturar o Estados Unidos pós-crise de 29." Voces keynesianos tem uma visão completamente deturpada, falsa e ideológifca do que foi a crise de 29 e o New Deal. Se o New Deal foi tão bem sucedido, por que a crise só terminou depois da guerra, praticamente 10 anos depois? Por que houve uma queda de 50% na bolsa e uma depressão dentro da depressão entre 1936 e 1937? Recomendo o livro A grande depressão americana, de Murray Rothbard, o artigo Great myths of the great depression, de Lawrence Reed e principalmente o artigo "O new deal ridicularizado novamente", do economista Thomas DiLorenzo. "Vedder e Gallaway conduziram uma avaliação econométrica dessas custosas políticas trabalhistas e concluíram que grande parte do desemprego anormal ocorrido nessa década de 30 não teria ocorrido não fossem essas políticas governamentais. Eles estimaram que em 1940 a taxa de desemprego foi oito pontos percentuais mais alta do que teria sido caso não tivesse havido esse crescimento do sindicalismo, induzido pelas legislações criadas, e caso não houvesse esses custos trabalhistas recém ordenados pelo governo. Eles então concluem que “A Grande Depressão foi significativamente prolongada, tanto em sua duração como em sua magnitude, pelo impacto dos programas do New Deal” (pág. 141). Cole e Ohanian chegaram exatamente às mesmas conclusões, mas expressaram-nas naquele linguajar tipicamente convoluto que sempre é utilizado nos “principais periódicos econômicos”: “As políticas industriais e trabalhistas do New Deal não tiraram a economia da Depressão . . . . Ao contrário, as políticas coligadas de aumento do poder de barganha da mão-de-obra e da articulação de conluios com o pagamento de maiores salários impediram que houvesse uma recuperação normal, criando-se cismas e um ineficiente atrito entre os que estavam dentro dos sindicatos com os que estavam fora, o que levou a um aumento significativo dos salários e a uma restrição do emprego . . . . o abandono dessas políticas coincidiu com a forte recuperação econômica da década de 1940”."
@silviocioffi9588
@silviocioffi9588 9 ай бұрын
Schwartsman é um economista lúcido, realista e sensato. Sem mexer nos gastos públicos e dando estatais "de bandeira" para o Centrão aparelhar, o País vai para o buraco. Não adianta gastar como se não houvesse o amanhã e nem propor um "calabouço" fiscal que é um conto da crochinha. Pobre Brasil.
@GervasioBeringuer
@GervasioBeringuer 3 ай бұрын
Gastos com educação ? Fala aí dos gastos verdadeiros, com o absurdo dos juros da dívida . Mais um reformista para ferrar o trabalhador . Que tal a regorma tipo auditoria, da dívida pública ??????
@luizrobertostenico8055
@luizrobertostenico8055 2 ай бұрын
Se fosse realmente lúcido pediria para acabar com a extorsão que ê o pagamnto dos juros da divida que ninguém sabe ao certo em que o empréstimo foi aplicado em benefícios ao país e povo brasileiro.
@GervasioBeringuer
@GervasioBeringuer 2 ай бұрын
Ah tá ! Gastar bilhões com os juros da "dívida pública", aí pode !
@zelinasilvano4553
@zelinasilvano4553 8 ай бұрын
Se voces da federação de turismo se preocupassem mais com a questão de energia de São Paulo, seriam mais úteis ao turismo. O dinheiro estaria melhor aplicado.
@lucasteixeira4267
@lucasteixeira4267 7 ай бұрын
Os economistas brasileiros são fraquíssimos. Pqp!
@babilss2222
@babilss2222 Ай бұрын
Tributem os ricos, que pagam quase nada de impostos. Parem de sufocar trabalhadores, servidores públicos, aposentados.
@mariacenira9536
@mariacenira9536 7 ай бұрын
Sim acredito concertesa 😢
@georgescostaridis6746
@georgescostaridis6746 9 ай бұрын
Com os políticos preocupados somente com orçamento paroquial de relator, bancar federações de 32 (!!!) partidos , vale micareta eleitoral e mercado persa de cargos e "comissões " a cada projeto a ser votado vamos moralizar como os gastos e a responsabilidade fiscal? Toda alteração para captar mais fundos é sempre nas costas do povo. E esse monte de alíquotas diferenciadas, onde temos até senadora querendo isenção para seu negócio de pneus?
@alvinadiasdasilva869
@alvinadiasdasilva869 9 ай бұрын
O que tem na previdência mais para mexer o trabalhador que sustenta essa previdência é o mais sacrificado com baixos salários para sê aposentar é um verdadeiro sofrimento para quem passou tantos anos comtribuindo e o desgoverno pegando dinheiro distribuindo para o que eles chamam dê pobre patrocinando churrasco e festa sêm o pobre ter trabalhado para ter tudo isso não faz um projeto dê controle dê natalidade e eu quero que você me díga que empresas investiram nó Brasil nós últimos dez anos me mostre que desemprego que caiu à mão de obra qualificada especializada no Brasil ê fraca pois o Brasil é ó país dá fome e com fome ninguém estuda o imposto é ó mais caro do mundo e com Adad pior aínda 😮
@marialuciatoquetti9974
@marialuciatoquetti9974 Ай бұрын
Fala isso pro Lira, é ele quem.manda no Brasil hoje, junto do Pacheco
@marioramos8379
@marioramos8379 6 ай бұрын
😂😂😂😂Enquanto, ao contrario do sistema americano e de quase todas nossas constituições anteriores, o quorum de derrubada de vetos for o mesmo da aprovação da lei vetada, o centrão manda sozinho no país.
@peritobrasil
@peritobrasil 5 ай бұрын
Privatizar todas as empresas, extinguir o STJ, justiça do Trabalho, justiça eleitoral, acabar com a estabilidade dos funcionários públicos.
@andrecarboni9659
@andrecarboni9659 9 ай бұрын
Este canal é muito bom, os entrevistados fazem nos entrar no niilismo
@marcosc.ribeiro7901
@marcosc.ribeiro7901 9 ай бұрын
Indústria Comercio e serviço medem produtividade como !? Desemprego via o quê!?
@marcelosommer4678
@marcelosommer4678 9 ай бұрын
Oráculo de Omaha, Nebraska... WB
@Mariaeduar787
@Mariaeduar787 6 ай бұрын
Na verdade ele diz que a culpa é do funcionalismo pela ineficiência do estado sendo que eles só cumprem o determina a burocracia do estado
@user-zs9yl6tx4n
@user-zs9yl6tx4n Ай бұрын
Quer reduz o teto no lombo do trabalhador educação e saúde e aposentados então diminua na dívida com bancos e tire desoneração
@fabiolamassaro3091
@fabiolamassaro3091 9 ай бұрын
Especialista que sempre criticou governo anterior! Agora colhemos os frutos de um governo que está preocupado em arrecadar! Simples assim
@nelsonsimas7028
@nelsonsimas7028 9 ай бұрын
Sim esse bacana fez o L de lixo, mais um hipocrita!
@babilss2222
@babilss2222 Ай бұрын
Quem paga impostos nesse país são a classe media. Pobres. Grandes empresários, mineradoras, agronegócio, ñ pagam impostos
@renatosantosalmeidassantos5224
@renatosantosalmeidassantos5224 8 ай бұрын
QUANDO SE ESTÁ FORA DO GOVERNO TODOS TEM A SOLUÇÃO PARA TUDO ESSE SENTOU LÁ RESOLVEU O QUE MUITA HIPOCRISIA
@user-wj4zi7xx12k
@user-wj4zi7xx12k 9 ай бұрын
😢
@tattianasalles3019
@tattianasalles3019 9 ай бұрын
Alexandre Schwartsman é muito pessimista sobre o futuro do Brasil. 😢😢😢
@joe54ization
@joe54ization 9 ай бұрын
Desejar que o futuro seja "bom" é uma coisa, agora fazer as mudanças necessárias para que o futuro seja "bom" é outra coisa muuuuuito diferente. Você acha que as ações que estão sendo tomadas pelo governo nesse momento estão levando o Brasil pra um futuro melhor??
@user-bx6oi7rw3c
@user-bx6oi7rw3c 9 ай бұрын
​@@joe54izationacabou o Bostil vei 😢
@pauloholmo3870
@pauloholmo3870 9 ай бұрын
Quase 50% da nossa molecada é semi-analfabeta...tem futuro um lugar assim?
@mauriciofloriano8963
@mauriciofloriano8963 9 ай бұрын
Ele está sendo apenas realista com este congresso não vamos a lugar nenhum
@joe54ization
@joe54ization 9 ай бұрын
@@mauriciofloriano8963 o povo gosta de ilusão, não tem capacidade de encarar a realidade
@carloshespanha769
@carloshespanha769 2 ай бұрын
Esteve lá e nada fez. Nada explicou ao Guedes. Falar depois, é fácil.
@marcosc.ribeiro7901
@marcosc.ribeiro7901 9 ай бұрын
Só vai ser 3% pelo Agro e isso é muito viés
@gilbertoruiz7960
@gilbertoruiz7960 9 ай бұрын
Porque esse cara não fala que 500 deputados sem necessidade tambem afeta no gasto
@ozanirsilva3039
@ozanirsilva3039 4 ай бұрын
Economista as pessoas precisam comer hoje!
@anarossi5179
@anarossi5179 9 ай бұрын
Gostaria de te fazer uma pergunta: É moralmente correto assalariado pagar imposto e os fundos dos super ricos não?
@TheLucasbr152
@TheLucasbr152 5 ай бұрын
A pergunta correta seria "É moralmente correto cobrar impostos?" E a resposta é não. Nem um nem o outro deveria pagar esses impostos, e reivindicar que roubem mais os ricos pq os assalariados ja pagam, é só inveja e ressentimento da sua parte.
@anarossi5179
@anarossi5179 5 ай бұрын
Gostaria que fosse só inveja. Agora sou a favor de pagar impostos , mas que esse imposto volte para a população. Em muitos países da Europa os impostos voltam em benefício de todos, pobres e ricos. A renda cidadã é dada para todos inclusive super ricos.
@TheLucasbr152
@TheLucasbr152 5 ай бұрын
​@@anarossi5179 Voce tem uma visão falsa e idealizada do que são impostos e estado. O estado não é uma loja, em que vc paga um certo valor e recebe algum bem em troca. Não existe nenhum tipo de contrato nesse sentido. Impostos não são taxa e nem troca, é roubo legalizado mesmo. Até nos termos definidos pelo próprio estado, o imposto não tem NENHUM objetivo de "voltar pra população em beneficios", isso é só uma expectativa ingenua e romantizada que voce projeta no imposto. Abra o código tributario nacional e veja a definição de imposto: "Art. 16. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação *independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte*." E no caso dos países europeus imposto não é menos roubo, mas não se pode ignorar o fato de que esses países são muito mais produtivos, tem uma economia geralmente menos regulada e instituições não tao corruptas.
@solluz6752
@solluz6752 6 ай бұрын
Essa esaa fala dos empresários não querem ser tributados so querem sigar a alma do trabalhador,o pobre pode perder mas o rico não quer perder 1 real, porque quanto mas tem mas quer , simples assim
@Singer7250
@Singer7250 9 ай бұрын
Delícia, é ouvir quem sabe.
@mariadomingasmazarelobatis4164
@mariadomingasmazarelobatis4164 9 ай бұрын
A SOLUÇÃO DE MUDAR O BRASIL E TACHAR OS POBRES PRA PAGAR IMPOSTOS NÃO É ? E DEIXAR OS MILIONARIOS E BILIONARIOS SEM QUE ELES TENHA OBRIGAÇÃO E O DEVER E RESPONSABILIDADES DE PAGAREM IMPOSTOS NÃO E VERDADE ?
@joseluisdasilva1039
@joseluisdasilva1039 8 ай бұрын
E exatamente essa a proposta. 😂
@renatoiannicelli5990
@renatoiannicelli5990 9 ай бұрын
Resumindo! Vamos continuar na merda por mais 100 anos.
@DomingosCarneiro-zi6ss
@DomingosCarneiro-zi6ss 2 ай бұрын
Amigo, aqui fala um ignorante. Mas o senhor fala em gasto do governo e não fala da montanha de dinheiro que sai para o setor financeiro do Orçamento para rolagem. Dá Dívida Pública.E outra como k senha exjca 4 BANCOS lucraram 400Milhies por dia?Existe isto em slgum lugar no mundo.
@tarcisopereira8156
@tarcisopereira8156 2 ай бұрын
Essa piorou kkkk
@tarcisopereira8156
@tarcisopereira8156 2 ай бұрын
Faria lima
@renatosantosalmeidassantos5224
@renatosantosalmeidassantos5224 8 ай бұрын
DÁ OPINIÃO FORA DO GOVERNO É FACIL SE O PAÍS ESTÁ AINDA NA MISERIA ESSE HIPÓCRITA TEM RESPONSABILIDADE FOI PRESIDENTE DO BANCO CENTRAL UMA VERGONHA
@capixabatupinamba
@capixabatupinamba 6 ай бұрын
Este teu sobrenome sujere tua origem e tua origem teu interesse. O brasil vai de vento em popa, o mundo esta em crise e o vento é que nao esta favorecendo. Mais impostos sim e tambem mais controle fiscais para a turma do lira nao comer tudo e tambem o exército.
@joseluisdasilva1039
@joseluisdasilva1039 8 ай бұрын
Acho que os economistas tem que sair da bolha que vivem a 40 anos e que não está 3:02 funcionando em nenhum lugar. Basta ver o que está ocorrendo nas grandes sedes do neoliberalismo como EUA e Reino Unido. O fato e que o sonho neoliberal acabou, como ,,1929,
@pedromcmamede6758
@pedromcmamede6758 7 ай бұрын
A China quintuplicou sua renda per capita nos ultimos 20 anos com carga tributaria baixa, Estado barato e focado na educação, sem bolsa china, minha casa minha vida, etc... Acordos comerciais c Eua e Europa, impostos baixos, aumento de produtividade e investimentos estrangeiros. Nenhum pais ou sociedade na história saiu da pobreza através de um governo q resolveu gastar, gastar, gastar. Simples Fosse fácil assim, não haveria país pobre no mundo. Pq o governo do Gabão n triplica o gasto publico e deixa todo mundo rico, jenião?
@lucasteixeira4267
@lucasteixeira4267 7 ай бұрын
⁠@@pedromcmamede6758Todos, TODOS(!!!!!!!) os países que estão hoje na fronteira do conhecimento tecnológico, chegaram lá queimando rios e mais rios de dinheiro. Lista pra mim os 10 maiores bancos do mundo aí pvfr…veja quantos são chineses, e quantos são de desenvolvimento em setores estratégicos. A história recente da China é basicamente rasgar dinheiro para alcançar a fronteira tecnológica e econômica. A expansão a oeste americana…instituições de desenvolvimento. Lei dos cercamentos? Estado. A história das grandes descobertas tecnológicas do século passado e suas big techs? compras governamentais através da maior estatal do planeta, o complexo militar americano. E por aí vai. Esse é o mundo real, meu amigo. Seu comentário não passa de uma história da carochinha de quem chegou no desenvolvimento e chutou a escada.
@tygoufaynanchal3903
@tygoufaynanchal3903 7 ай бұрын
​​@@lucasteixeira4267O ponto central é que a China fez o "dever de casa": reformas, abertura econômica, projeto de país e nação, plano estratégico, visão de longo prazo etc. Tudo o que você falou está certo, porém nesse período todo a China aumentou e muito suas reservas internacionais e aumentou o nível de poupança doméstica no país. Então, com isso a China tem bala na agulha para queimar capital com a fronteira tecnológica etc. Por fim, não existe caminho fácil, pois são necessários fatores conjuntos para chegar nesses resultados, inclusive, mudança de mentalidade e e cultura do povo brasileiro (que é um dos grandes problemas deste país).
@TheLucasbr152
@TheLucasbr152 5 ай бұрын
Existem várias explicações diferentes pra crise de 29. Essa que culpa o "neoliberalismo" não é das melhores. Pelo seu comentario, duvido que vc saberia discernir o que "funciona" do que não funciona, e pior ainda, explicar oq diabos seria "funcionar".
@marcelomartins4409
@marcelomartins4409 6 ай бұрын
Papo chato
@brenoramosmosso
@brenoramosmosso 9 ай бұрын
Se os juros ficarem baixos durante longo prazo o Brasil pode crescer a 3% que é bem pouco considerando o aumento da população e a extensão do território. Mas sem investimento a inflação vai crescer, eles voltam a aumentar os juros e esses economistas malucos vão voltar a falar de cortes de gastos se falava disso antes do Plano Real.
@pedromcmamede6758
@pedromcmamede6758 7 ай бұрын
Esses economistas "malucos" estão desde 94 falando q o ajuste tem de ser feito por menos gastos públicos, mas a social democracia, q governou o país em 23 dos ultimos 29 anos não fez nada a não ser aumentar a carga tributaria pra deixar p a politica monetaria todo o trabalho de controlar a inflação. Redução de gasto como proporção do PIB só veio c P Guedes.
@andrecoelho4672
@andrecoelho4672 2 ай бұрын
Kuzao
@paulofrancezneto1399
@paulofrancezneto1399 Ай бұрын
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Só rindo mesmo Vcs não acertam uma previsão. Fatos são fatos: o crescimento está aí, os investimentos estão aí, o desemprego caiu, os logistas rindo a toa, mesmo assim suas previsões são as mesmas. Vcs são mesmo brasileiros ?
@severofeniz6302
@severofeniz6302 8 ай бұрын
Nessa hora sempre aparece um "especialista" que desconhe o mundo real dos CLTs no Brasil. "Repensar os programas sociais"? A tá entendi! Por que aumentar uma merreca nos programas sociais e salários mínimos incomoda os ratos pseudo-economistas????
@pedromcmamede6758
@pedromcmamede6758 7 ай бұрын
Meu, vc não entende nada de economia. O problema q economia não é futebol, não se resolve no grito e na vontade. Somos um país q cobra carga tributaria de pais rico numa sociedade q tem produtividade de emergente. Não vai crescer, a menos q mais uma vez o preço das commodities voltem a triplicar, como no 1o mandato do ladrão.
@severofeniz6302
@severofeniz6302 7 ай бұрын
@@pedromcmamede6758 fala Milton Friedman, você entende pra cacete pelo jeito 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽🤣🤣🤣
@juanatalla4951
@juanatalla4951 6 ай бұрын
Mais um ingênuo e inexperiênte que fez o L e agora se surpreende com as escolhas ..
@ricardovanacker9013
@ricardovanacker9013 9 ай бұрын
Confissões de um assassino econômico
@pedromcmamede6758
@pedromcmamede6758 7 ай бұрын
Comentário de um idiota econômico.
@Apropinquante
@Apropinquante 9 ай бұрын
É um humorista 😅
@joe54ization
@joe54ization 9 ай бұрын
Pq vc acha isso?
@antoniorainha3294
@antoniorainha3294 9 ай бұрын
ALEXANDRE BOLSONARISTA. SUA CONVERSA PARA MIM, NÃO VLE NADA!!
@gilbertoruiz7960
@gilbertoruiz7960 9 ай бұрын
Esse cara fala como bolsonarista
@Lucas-lw2zt
@Lucas-lw2zt 9 ай бұрын
Engraçado, eles só trazem economistas de uma mesma vertente ideológica. Nunca trazem alguém que pensa diferente pra de fato ter um debate justo e aberto. Sempre a mesma ladainha de que tem que cortar gastos pra crescer. Mas não é isso que a teoria de Keynes juntamente com a prática de diversos países e dentre eles China e Estados Unidos usaram para se desenvolver. Sem gasto do Estado não há crescimento. Setor privado não vai fazer os investimentos estratégicos para o neoindustrialização. Só pratrazer um último número. Japão tem uma dívida de 250% do pib e não quebrou, mas todo o tempo falam que a nossa dívida em 70% do pib vai quebrar. Claro que Brasil não é Japão, mas a verdade é que ninguém sabe qual é o valor de endividamento que pode supostamente a quebrar o país. País que emite dívida em sua própria moeda não quebra. Não existe isso na história moderna. Claro que os gastos tem que ser voltado para o aumento da produção e não em salários de servidores.
@kajjkajn3939
@kajjkajn3939 9 ай бұрын
Primeiro, a população asiática tem taxas de poupança privada altíssimas, o que se traduz em investimentos de longo prazo e dá segurança a quem possui títulos da dívida pública; Segundo, Japão é um péssimo exemplo, pq o comportamento explosivo da dívida pública não resultou no crescimento do PIB. Japão é uma economia estagnada. Terceiro, a relação dívida/pib da China ainda é muito menor quem a do Brasil; Quarto, Brasil deu 4 calotes em sua história, sendo um recente (1987), e tem uma população perdulária com baixo nível de poupança. Para o Brasil, contrair dívida é caro, pq o investidor estima o risco de se investir aqui. No Japão, paga-se apenas 1% de taxa de juros nos títulos da dívida. Conclusão: besteira!
@andersoncarvalho514
@andersoncarvalho514 9 ай бұрын
ainda mais com esses gastos vindos do pt kkkkkkkkkkkk
@danielbernardo9800
@danielbernardo9800 9 ай бұрын
Vá ao Brasil 171, DCM e lá vai ter os economistas que vc admira, todos nacional desenvolvimentistas, iguais os do regime militar, principalmente no Geisel. Não confunda Keynes com um estado totalmente corrupto como o nosso, em que qualquer obra de 100 custará 300 e não será terminada. O PT teve tudo para revolucionar o país, mas optou pelo nacional desenvolvimentismo brasileiro: corruptos e ineficiente. Este canal aponta o óbvio: 40 anos de estagnação, e isso com 22% do orçamento para educação.
@felipeholanda1335
@felipeholanda1335 9 ай бұрын
Vamos lá, Keynes fala em investir quando houver crise e não quando a economia já está aquecida, segundo que diferente dos "desenvolvimentistas", nenhum país pobre fica rico com o consumo interno, como pensa esse pessoal que você quer ouvir. É o contrário, depois da primeira guerra mundial, os EUA enriqueceram produzindo muito e exportando pra Europa destruída, depois da segunda guerra mundial, foi um plano americano chamado Marshall que levantou a Europa, sendo que os americanos já estavam ricos, a China ficou rica com baixíssimos impostos, previdência privada, sem direitos trabalhistas e muita exportação, isso desde os anos 80 pra cá, a mesma coisa com Coreia do Sul e demais países da Ásia que deram certos. O que esse pessoal que você defende quer é um Estado inchado, improdutivo, com muitos impostos, muitos direitos trabalhistas, economia fechada e o consumo feito através do endividamento, seja do governo ou das famílias. Essa ideia que esses pseudoeconomistas falam só vai nos levar para a Argentina ou Venezuela!
@t1agopexe
@t1agopexe 9 ай бұрын
Quem está ou vive na bolha, imagina q isso aqui é uma França da Belle Epoqué. Os ideias da revolução francesa nunca alcançaram o Bostil, principalmente, os servidores públicos de alto escalão e políticos.
@mauricioferreiraribeiro3294
@mauricioferreiraribeiro3294 8 ай бұрын
Absurdo colocar renda pra pessoas pobres. Isso é o pensamento destes economistas nos poupe de comentários burros
@Diego-qq6uy
@Diego-qq6uy 9 ай бұрын
Economistas de sempre, apontador de problemas sem nenhuma solução….
@pedromcmamede6758
@pedromcmamede6758 7 ай бұрын
Vc é surdo? N viu o cara deixar claro q a solução é no gasto público?
@Diego-qq6uy
@Diego-qq6uy 7 ай бұрын
@@pedromcmamede6758 claro, solução baita simples, descobriste a roda! 👍🏻👏🏻
@pedromcmamede6758
@pedromcmamede6758 7 ай бұрын
É simples, mas ninguém, c exceção a Guedes fez, nos ultimos 30 anos.
@Diego-qq6uy
@Diego-qq6uy 7 ай бұрын
@@pedromcmamede6758 tb pensei que ele fosse fazer a diferença, mas foi uma tragédia imensa…
@gilbertoruiz7960
@gilbertoruiz7960 9 ай бұрын
Esse cara é negacionista
@pedromcmamede6758
@pedromcmamede6758 7 ай бұрын
Comentario de quem não sabe a diferença entre um deficit fiscal e um comercial, e chama quem estudou e tem uma opiniao de negacionista. Assim é o brasileiro, assim é o petista clássico.
@lucasteixeira4267
@lucasteixeira4267 7 ай бұрын
Negacionista e fraquíssimo
@Diego-qq6uy
@Diego-qq6uy 9 ай бұрын
Tenho que reconhecer, Haddad está segurando o rojão… o cara é pica!
@otaviobob2
@otaviobob2 9 ай бұрын
Mais um especialista que quer mesmo é que o Estado pague juros da dívida ao invés de investir no país.
@pedromcmamede6758
@pedromcmamede6758 7 ай бұрын
São os investidores q emprestam para os sucessivos governos deficitarios do PT manterem os gastos sociais em dia. Já pensou nisso, jênio?
@solluz6752
@solluz6752 3 ай бұрын
OU SEJA PRA TER DINHEIRO NO CAIXA VAMOS FECHAR SUS,ESCOLA PÚBLICA ,,NA VERDADE TUDO PÚBLICO TEM Q SUMIR , AFINAL RICO NÃO PRECISA DE NADA PÚBLICO E POBRES Q SE LASQUE,ESSE É O SONHO DE MUITOS BEM NASCIDOS ,🤬
@josenobrega6993
@josenobrega6993 2 ай бұрын
Isso tudo é baléla, temos que falar dos gastos dos juros da dívida, esse sim está levando todo dinheiro arrecadado,esses sim são os bandidos dos gastos
@gilsonjordao755
@gilsonjordao755 7 ай бұрын
O Alexandre está pior que o ataque da seleção brasileira! Nao acerta um chute!!! Kkkk
@pedromcmamede6758
@pedromcmamede6758 7 ай бұрын
É, craque mesmo sao Dilma, Lula, Barbosa, Mantega, Tombini, q quase quebraram o país.
O ciclo vicioso de gastos no Brasil - Marcos Lisboa
1:00
NOVO 30
Рет қаралды 10 М.
Jumping off balcony pulls her tooth! 🫣🦷
01:00
Justin Flom
Рет қаралды 26 МЛН
Slow motion boy #shorts by Tsuriki Show
00:14
Tsuriki Show
Рет қаралды 10 МЛН
World’s Largest Jello Pool
01:00
Mark Rober
Рет қаралды 104 МЛН
Heartwarming Unity at School Event #shorts
00:19
Fabiosa Stories
Рет қаралды 25 МЛН
TÁ NA RODA - 04/08/2024
Jovem Pan Entretenimento
Рет қаралды 704
Clélia Rosa - Trabalhando relações étnico-raciais na educação
5:56
Geledés Instituto da Mulher Negra
Рет қаралды 56 М.
A NOVA REFORMA TRIBUTÁRIA É BOA PRA QUEM?
12:22
Ciro Gomes
Рет қаралды 1 МЛН
As contradições fiscais do Brasil e entrevista com Marcos Lisboa
24:05
EVITE ESSES 10 HÁBITOS COMUNS | Psiquiatra Fernando Fernandes
27:29
Psiquiatra Fernando Fernandes
Рет қаралды 1,4 МЛН
Jumping off balcony pulls her tooth! 🫣🦷
01:00
Justin Flom
Рет қаралды 26 МЛН