SENHORITA BIRA FALA SOBRE RACISMO E REFERENCIAIS DE BELEZA

  Рет қаралды 196,033

História Cabeluda - Gustavo Gaiofato

História Cabeluda - Gustavo Gaiofato

Күн бұрын

Gostou do vídeo? Não se esquece de deixar seu joinha e se inscrever no canal!
Comente aqui qual foi o "melhor argumento" usado e qual é o próximo vídeo que você gostaria de ver eu respondendo aqui no canal?
Gostou do conteúdo e quer ajudar o canal a crescer? Considere se tornar um apoiador do Apoia-Se pelo link www.apoia.se/historiacabeluda
Caso não possa contribuir mensalmente mas quer ajudar, use a chave pix gustavo.gaiofato@gmail.com
Quer ver mais coisas relacionadas ao COLUNISMO?
Acesse o Instagram e o Spotify "História Cabeluda"!

Пікірлер: 1 000
@RodrigoOliveira-bz9zd
@RodrigoOliveira-bz9zd Жыл бұрын
Estudei com Bira no ensino médio e foi sem duvida uma das pessoas mais iluminadas que eu conheci, desde aquela época. Fico feliz demais em ver o espaço que ela ta ganhando!
@giulia.imoveis
@giulia.imoveis Жыл бұрын
Caraca, que incrível
@marinaaramaqui1487
@marinaaramaqui1487 Жыл бұрын
Ter tido o Bira no meu ensino médio também foi maravilhoso!
@90caiomonteiro
@90caiomonteiro Жыл бұрын
Na etec GV né? Kkkkkkk sdds 2012
@21victorr
@21victorr Жыл бұрын
Que coisa incrível, rapazeada! Eu fiz ETEC tbm.
@aleffqs
@aleffqs Жыл бұрын
@@90caiomonteiro Caramba, eu estudei na Etec GV tbm nessa mesma epoca e não imaginava que o Bira tinha estudado lá tbm '0'
@tomilinhar
@tomilinhar Жыл бұрын
Essa coisa da maçã que ela cita no final, uma vez há muitos anos eu vi uma palestra inacreditável que abriu meus olhos quando a moça disse "meu sonho de criança era comer torta de maçã enquanto lia um livro na beira da janela olhando a neve cair do lado de fora... mas eu moro na África, eu nunca vi ninguém fazer torta de maçã, muito menos a neve cair" se referindo ao fato de que todas nossas referências imagéticas da infância provenientes de livros infantis são europeias
@peterkm23
@peterkm23 Жыл бұрын
A não ser que você assista rei leão
@thadsul
@thadsul Жыл бұрын
Salvo engano, ou coincidência, quem fala isso numa palestra é a nigeriana Chimamanda Adichie. Acho q foi um Ted Talk, vi em sala de aula
@geovanesantos5053
@geovanesantos5053 Жыл бұрын
​@HEINZ Mas globalização somente na visão distorcida dos americanos, né? Esse é o ponto. Até nossas realidades aqui são distorcidas.
@losdtu1785
@losdtu1785 Жыл бұрын
@@geovanesantos5053 eles são os criadores de conteúdo.
@brunnoleandro
@brunnoleandro Жыл бұрын
@@thadsul Foi ela mesma. Assisti a esse vídeo em 2010, no começo da faculdade. Aquilo nunca saiu da minha cabeça.
@igornorado
@igornorado Жыл бұрын
Eu amo que os vídeos da Senhorita Bira vão de 0 a 100 muito rápido hahahaha
@DioHDio
@DioHDio Жыл бұрын
Poh é tipo um maverik. Não conhecia o trampo dela, mas já me ganhou 👍
@Velufreitas
@Velufreitas Жыл бұрын
Ela é maravilhosa, melhor achado da minha semana, não a conhecia.
@victoroliveira4641
@victoroliveira4641 5 ай бұрын
Muito bom kkkkkk
@dallilarodrigues2176
@dallilarodrigues2176 Жыл бұрын
Meu pai 55 anos, estava vendo Pompéia, um filme dos anos 2000 e ele vira PR mim e diz, "queria tanto ser assim Branco, com a pele limpinha, eu sou sujo" isso me dói tanto, meu pai nunca se relacionou com uma mulher negra, minha mãe é muito branca eu nasci igual, e fui tida como bonita desde que nasci, meu pai quase foi espancado quando eu era criança por pensar que estava me sequestrando, minha mãe diz que foi a última vez me carregou no colo, frases "como um macaco tem uma filha tão bonita= branca" cresci ouvindo. Meu pai talvez nunca se relacionou com uma mulher negra por nunca ver beleza na sua cor, nem beleza em sí mesmo. Até hoje tento mostrar e conscientizar meu pai sobre toda essa construção e herança racista mas, ele se sente inferior, a vida toda foi burro de carga dos outros e diminuído dentro da própria familia por ter nascido com a pele bem mais retina que os outros, minha avó é negra e meu avô Branco, minha avó tbm nunca se relacionou com um homem negro, e tanto ela quanto meu avô tratavam melhor os filhos brancos e mais claros, meu pai sem PR trabalhou no mais pesado embaixo de sol sendo o mais caçula comparado aos outros. Como posso auxilia-ló? Mostro filmes e documentarios e converso com ele, eu aceito referência de matérias, leituras, documentários, filmes eu aceito indicação!!!!
@zaze1533
@zaze1533 Жыл бұрын
Meu Deus que tristeza 😢 Um filme talvez Pantera Negra Série: Luke Cage E sinto muito pelo seu pai
@alittlesouthofsanity
@alittlesouthofsanity Жыл бұрын
O filme do Malcolm X com o Denzel Washington é mt bom, mostra a questão da beleza (alisando o cabelo), assim como a junção de adjetivos negativos com a cor preta. Mississipi em chamas: mostra o racismo com a perseguição de pessoas negras no sul dos EUA, tirando a paz delas até dentro da própria casa Eu não sou seu negro: um doc q liga a historia de 3 figuras proeminentes nos eua (Luther King, Malcolm X e Medgar Evars) e mostra como a história deles tem conexões pelo fato de serem pretos Judas and the black messiah: mostra como o gov dos eua tenta minar qualquer tipo de organização preta e n tem limites p "resolver" as questões relacionadas a essas organizações Atlanta: série com um teor mais cômico, mas sempre coloca a questão racial acompanhando a narrativa e ajuda a perceber, nas pequenas coisas, como o racismo interfere até nessas pequenas coisas A negação do Brasil: um doc sobre as telenovelas br e o papel das pessoas pretas nelas
@zalegria9190
@zalegria9190 Жыл бұрын
Queria ter algo assertivo a dizer, mas a única coisa que vem à mente é mostrar referências pretas a ele.
@rosanagomes2015
@rosanagomes2015 Жыл бұрын
Procura o filme felicidade por um fio,tem toda uma questão ao redor do cabelo.
@regianegrigoleto4379
@regianegrigoleto4379 Жыл бұрын
Que dor! Sinto muito pelo seu pai. Não consegui ler sem lágrimas.
@Claudia_Miranda
@Claudia_Miranda Жыл бұрын
No início ela nos colocou pra chorar de rir e depois arregaçou tudo com a sua sinceridade muito bem colocada, aliás! Sensacional!
@Caio0092
@Caio0092 Жыл бұрын
é por essas e outras que gosto dele ❤️
@Velufreitas
@Velufreitas Жыл бұрын
Temos que divulgar o canal dela, é muito bom o conteúdo, bem explicado, reflexivo, além de ser divertido.
@elisangeladefatimacosta2970
@elisangeladefatimacosta2970 Жыл бұрын
Sou professora em uma escola de ensinio fundamental.Dei aula para o 3° ano de ensino fundamental.Uma vez presenteei um aluno com canetas, no final da aula esse aluno me disse que alguém tinha roubado. Todos os alunos apontaram para o aluno negro da sala. Quase sempre ele era apontado como sendo quem furtava coisas quando sumiam, portanto descobri que quem roubava era o menino branco, de óculos que ninguém imaginava. Percebo que são essas crianças os futuros preconceituosos.
@gilvaneidecardoso8793
@gilvaneidecardoso8793 Жыл бұрын
Precisa levar para sua escola temas de desconstrução do racismo, do empoderamento de pessoas negras, tem muita coisa na internet. Meu marido é professor no município que mais tem negros aqui em Sergipe e é trabalho muito esses temas. Mas é muito difícil porque é muito enraizado, mas precisa insistentemente ser trabalhado.
@MimiClau201
@MimiClau201 Жыл бұрын
Na minha turma de 6° ano de vez em quando tem esse assunto de "alguém roubou minha caneta professora!" Eu sempre ajudo da seguinte forma: "Turma, atenção por favor! Alguém viu a caneta do(a) colega? O(a) colega perdeu a caneta, alguém viu?" Não uso o termo roubar e ainda aviso ao aluno(a) que não é pra acusar ninguém que isso é errado.
@mupamixades
@mupamixades Жыл бұрын
O bolsonaro é branco de olho azul no entanto é o maior ladrão que o Brasil já teve,sem contar os assassinatos.
@artefatos7048
@artefatos7048 9 ай бұрын
Interessante a sua estoria, entretanto, penso que a dinâmica nesse caso seja ate bem mais sinistra e profunda. As crianças brancas sabiam "intuitivamente" que o aluno negro seria alvo fácil e quase irrefutável. Elas desde pequenas ja sabiam "jogar" com o sistema, pois estamos TODOS impregnados pelo racismo estrutural, ou seja, ja nascemos nele.
@queilaportelafornel3334
@queilaportelafornel3334 Жыл бұрын
Já vi uma moça branca tirar um bek da bolsa e fumar bem no centro da minha cidade (Ribeirão Preto SP), polícias passaram por ela e seguiram sem se importar com o cheiro da erva queimando . Em compensação já presenciei na rodoviária um menino pretinho, magrinho sendo surrado por um.policial a paisana por fumar o mesmo baseado. Amigos meus foram surpreendidos por policiais que os aconselharam a não fumar perto das residências pra não atrapalhar os moradores. Tudo bem suave. A cor deles? Sim, todos brancos.
@MrCarnalizer
@MrCarnalizer Жыл бұрын
"MAS COM REPUDIO" FOI FODA KKKKKKKK
@lucllins
@lucllins Жыл бұрын
Lembro que houve uma novela da Globo com o título "Da cor do pecado", onde uma atriz negra era a protagonista, ou seja, mesmo c/papel relevante na trama, surge como uma tentação, algo proibido, "pecaminoso"...Muito triste, muito mesmo...
@zalegria9190
@zalegria9190 Жыл бұрын
A mesma atriz, fazendo uma personagem rica, instruída e viajada não foi bem aceita pelo público. Mas preta pobre e sensual pode.
@Mila25098
@Mila25098 Жыл бұрын
Enquanto via o vídeo lembrei da música "da cor do pecado" do Fernando e Sorocaba, meu pai ouvia mto no rádio qnd eu era criança, smp achei estranha a expressão "cor do pecado", não entendia como uma cor poderia pecar, cor não age Apesar da música dizer "falei pra ela que o lugar dela é do meu lado/mostrei pra ela que sou um homem apaixonado" em momento algum da música a mulher é retratada com algo a mais do q linda fisicamente, acho tbm um bom exemplo do como a mulher é objetificada
@FelipeGomes-ek8lf
@FelipeGomes-ek8lf Жыл бұрын
Não sei por que cortou o experimento das bonecas com as crianças, mas na live o Gustavo chorou nessa parte. Por isso ele dá aquela respirada profunda aqui.
@pensativo277
@pensativo277 Жыл бұрын
Confesso que tbm chorei
@strougt
@strougt Жыл бұрын
Kara, olha só o privilégio que eu tive quando tinha 16 anos!! Fumei maconha pela primeira vez na porta da minha escola. Estavamos em 4 pessoas fumando na frente da escola!! O carro da polícia passou perto da gente e adivinha o que aconteceu?? NADA!! E olha só, estavamos em 4 fumando maconha na frente da escola, mas éramos brancos demais para ser parado pela polícia!! E quantas vezes já vi relatos de amigos negros que foram parados pela polícia indo pra igreja com a bíblia de baixo do braço, que o policial achou que era uma "arma". Mano, o Kara no domingo indo a tarde indo pra igreja é parado por causa da Bíblia que o policial julgou ser uma arma!! Pode um negócio desse?? Só pra fechar, eu hoje tenho 32 anos e nunca fui parado pela polícia por nada!! Não que eu fizesse algo de errado, mas parar gente num domingo indo pra igreja é foda!!
@wandersonsalazarsalazar8545
@wandersonsalazarsalazar8545 Жыл бұрын
Já fui abordado com truculência sem nem usar nem droga, o engraçado que eles sempre me perguntam se eu fumo maconha. Uma vez tava fugindo da chuva perto do posto policial os policiais vieram pedir meu RG pra ve se eu estava devendo pensão alimentícia kkkkkkk
@tamarabelizario
@tamarabelizario Жыл бұрын
Eu ja fui abordada por segurança da balada enquanto eu bebia uma coca.. Ele pediu pra cheirar a minha latinha, com certeza pra ver se tinha lolo. Ao mesmo tempo, uma variedade enorme de brancos tava distribuindo drogas abertamente...
@brunagoncalves8374
@brunagoncalves8374 Жыл бұрын
Toda vez que vejo este vídeo do Bira eu choro. Não é teoria, é real.
@marciojunior5232
@marciojunior5232 Жыл бұрын
Caralho, esse vídeo é um sobe e desce de emoções fudidíssimo. Ela joga com um certo humor ácido e de forma escancarada alguns comentários que você tem 1 segundo projetando um sorriso seguido de 1 minuto pensando "puta que pariu". Quando ela pede pra gente pensar no mais íntimo o que a gente pensa e começa a descrever o que as pessoas já conhecem sobre ela dá um aperto.
@nataliacesario316
@nataliacesario316 Жыл бұрын
Eu sou filha de um casal biracial, eu branca e minha irmã preta. O racismo era real pra nós, dentro da nossa família, na sociedade, no ambiente escolar e por aí vai
@ktsky4843
@ktsky4843 Жыл бұрын
parece o meu caso, a minha irma clara de bochechas rosada e eu mais pro marrom, mesmo pai e mãe (ambos tem pele marrom/oliva, e a familia paterna é branca) precisa nem dizer q quem conheceu racismo na vida fui eu, e não foi da familia, veio de fora.
@nataliacesario316
@nataliacesario316 Жыл бұрын
@@ktsky4843 a família do meu pai e racista, foi assim tdos os dias da minha infância. O que mais me doía, e que não entendia o pq de me tratarem diferente da minha irmã e primos. Foi um trabalho árduo dos meus pais, em não me contaminar com isso
@Rafael_Nicacio
@Rafael_Nicacio Жыл бұрын
Eu, como ateu, vivo escutando com a maior naturalidade como sou uma pessoa boa mesmo não acreditando em Deus. Isso quando não vem aquela frase: você é uma pessoa boa, um dia Deus vai te tocar. Essa turma fala na cara lavada que você é incompleto. Imagine o contrário, você dizer para um crente que um dia ele se tornará uma pessoa melhor quando deixar de acreditar nessas besteiras? Diga isso para seu patrão e veja seu sucesso alavancar rsrs Se eu escuto essas ladainhas e muitas vezes tenho que ficar quieto por conta do meio social em que vivemos, imagine o que negros, mulheres e homossexuais passam todos os dias...
@Fah007
@Fah007 Жыл бұрын
Escuto vez ou outra. Porque não tenho medo de falar a verdade, sim sou ateia. Apesar que ultimamente eu tenho evitado esse tema. Não tenho paciência.
@aureliaauro
@aureliaauro Жыл бұрын
Eu sempre associei maldade com religião. Fico surpresa de conhecer um religioso que não seja mau. Raridade!
@Ana-ci8wj
@Ana-ci8wj Жыл бұрын
​@@aureliaauro penso o mesmo
@alinealmeidadasilva3006
@alinealmeidadasilva3006 Жыл бұрын
Não é preciso imaginar, terreiros e pessoas que os frequentam são atacados, ateado fogo. Uma criança, CRIANÇA, com roupa de axé levou uma pedrada na cabeça! Quando dizem que vc "é uma pessoa boa e Deus vai te tocar", já tem um filtro da cor, pois se pressupõe que pessoas brancas são boas. As pretas são pecadoras de nascença e nem Deus as querem, na verdade... é sobre isso.
@garotaenxaqueca666
@garotaenxaqueca666 Жыл бұрын
Bira, foi meu professor de filosofia. E ela ja falou que pode ser "ele/Ela" depende de como é estimulado haushauhsuahsua Bira é um barato!!!
@andreplima
@andreplima Жыл бұрын
Essa é a pessoa que eu gostaria que desse aula pra minha filha.
@flaviomaletta3205
@flaviomaletta3205 Жыл бұрын
Muito importante um branco defender os negros. Sou branco e desde sempre me incomodei com a diferença de tratamento entre brancos e negros. Mas o pior é ver os deslizes racistas que eu mesmo fiz, quase que inconscientemente. É triste, é estrutural mesmo. O policiamento de nossa atitude tem que ser intenso e integral.
@paulasantos1590
@paulasantos1590 Жыл бұрын
Viu eu gostaria que você olhasse no Google o termo White savior complex. Eu não acredito que o professor está fazendo esse tipo de papel de defensor ou salvador das pessoas pretas, mas sim como educador , educando as pessoas a respeito de um tópico muito necessário a ser falado.
@ocanaldocontatos
@ocanaldocontatos 10 ай бұрын
​@@paulasantos1590entao que todos os negros se fodam, já que tudo pra vocês é um problema, por isso nunca saem do lugar e vão sempre sofrer
@laislima2723
@laislima2723 Жыл бұрын
Ficava muito feliz quando era criança e via algum casal interracial, isso me dava a esperança de que no futuro eu também poderia ficar com um homem bonito (branco) apesar da minha cor. A construção social é muito racista.
@curiocurioso9819
@curiocurioso9819 Жыл бұрын
Essa semana teve a notícia de um jogador que estaria tendo um affair com a cantora Iza. Achei muito curioso q nas redes sociais onde tinha essa notícia, a foto do cara era ele com o uniforme do time e a imagem da Iza era, geralmente, numa pose sensual e de biquíni, e não com um microfone em cima do palco
@SoulVaidosa
@SoulVaidosa Жыл бұрын
QUE ALEGRIA VER MEU KZbinR FAVORITO AQUI ❤️ sempre assisto com a conta de família, mas tive que entrar aqui pra enaltecer o Senhorita Bira - melhor que temos! Te amo também Gu ❤
@wesleycoach
@wesleycoach Жыл бұрын
Porra o Gustavo precisa colocar o link
@4nn3l4r4
@4nn3l4r4 Жыл бұрын
@@wesleycoach link de quê?
@glxoi
@glxoi Жыл бұрын
@@wesleycoach se for do canal que ele viu o vídeo o nome é algoritmo da imagem
@omundodeheloisa2413
@omundodeheloisa2413 Жыл бұрын
E eu amo vocês três
@morbipine
@morbipine Жыл бұрын
a youtuber
@anajuliagermano2684
@anajuliagermano2684 Жыл бұрын
"Mas com repúdio! Pra conscientização daquele homem" Vou morre
@OITODOIS
@OITODOIS Жыл бұрын
32:20 Exatamente mano. Cansei de andar "mal vestido" de madrugada, em vielas, com lata de spray na mochila e a polícia nunca me parar. NUNCA. Pois sou branco. Se fosse preto, sendo pego em flagrante ou não, sofreria sérias consequências. E isso eu não verifico apenas no aparato público. A imagem de desconfiança sobre a pele preta e o privilégio do branco me faz passar ileso por várias coisas que consigo fazer até hoje, tranquilamente. Ou seja, os olhos não estão atentos sobre a minha pessoa. É assim que o democracia burguesa funciona mesmo, o capitalismo não falhou, ele "funciona e funciona pra caralho".
@karinaholanda9471
@karinaholanda9471 Жыл бұрын
Eu sou muito fã da Bira, ela é uma das minhas grandes referências e tentativas de não ter mais olhos desatentos nessa sociedade. Te amo Bira, to feliz em vê-la aqui
@spikegil
@spikegil Жыл бұрын
Sou filho de pai negro e mãe branca, será que tenho só meia maldição? 🤔 Foi mals a piada, não resisti. Mas durante todo o ensino fundamental e médio odiando o meu cabelo porque era cacheado e não caia nos olhos. Odiei a minha boca por ter lábios grossos, cheguei a passar base no rosto para parecer branco(só consegui parece que estava doente kkk). Com o tempo fui tendo contato com pessoas que já estavam acordadas pra isso e fui aprendendo a desmontar essa imagem horrível que tinha de mim por não ter os traços de um europeu branco. Parei de usar o boné tampando totalmente o rosto, deixei o cabelo cacheado a mostra. Daí os apelidos: Cabelo de mola, Pra segurar é só gel super forte etc... Os conselhos: Fica melhor de cabelo curto; Por que não corta o cabelo? ; Vai virar um black power (como se isso fosse ruim). Daí, ok, lancei logo um moicano, moicanassso, cabeça raspada dos lados. Conclusão: virei rebelde; marginal; excêntrico... Só um pequeno relato de quem cresceu vendo e ouvindo que "branquinho parece um anjo; cabelo liso é bom e lindo", e acreditou por um bom tempo.
@spikegil
@spikegil Жыл бұрын
@Lisandra a tal "sociedade " com o seu "cidadão de bem" com sua guarda bem armada e sua mídia extremamente manipuladora são extremamente nocivos. Querem definir quem ou o que deve ser um "padrão de beleza ", são 100% a favor de alguém passando fome desde que a maior parte dos recursos sejam deles, que definem qual é a religião certa, que definem qual é o conceito de família. Eles sujos, nojentos e podres. E eles sabem que se destruírem qualquer resquício de autoestima, conhecimento e forma de organização que as pessoas possam criar é o que vai manter a concentração de renda deles. É tipo aquela fila de dominó desabando: Meu cabelo não é bom por não ser liso >> não sou bonito por não ser branco >> não tenho o direito de estar naquele espaço por não ter é não ser o que aquelas pessoas tem ou são >> a polícia tem todo o direito de me humilhar >> uma pessoa branca pode rir de mim >> não temos força o suficiente para tirar eles de lá, vou continuar aqui no meu ciclo de levantar as 06:00 para sair, chegar em casa as 20:00 e ficar feliz porque "sextou".
@alexmendes743
@alexmendes743 Жыл бұрын
Eu fiz curso onde ela estudava. Quando ela me viu lá pela primeira vez, achou eu bonitinho e pediu pra casar comigo kk Que doido ver o Gustavo reagindo a ela. Muito foda!
@mikalbuq
@mikalbuq Жыл бұрын
Muito bom o Gustavo estar reagindo à Bira aqui, espero que mais gente conheça o trabalho incrível que ela faz
@4nn3l4r4
@4nn3l4r4 Жыл бұрын
!!!
@rafaelluz1021
@rafaelluz1021 Жыл бұрын
mó bixera
@giulia.imoveis
@giulia.imoveis Жыл бұрын
Bira é a melhor KZbinr que existe nesse Brasil, necessária, comunicadora foda demais
@fnd6813
@fnd6813 Жыл бұрын
sem dúvidas
@Artecines
@Artecines Жыл бұрын
Confesso que o tempo todo da abertura eu pensei no Jones Manoel. Será que finalmente eu me curou dessa referencial de beleza branca? Mas falando sério. Uma vez li um livro em que a personagem é uma pessoa linda, gostosa, inteligente e tudo mais e só na metade dele ela se revela preta, e isso me surpreendeu, então me perguntei o porquê da surpresa. Esse vídeo fala muito sobre isso.
@TheRejustine
@TheRejustine Жыл бұрын
Tamo junto, eu também pensei no Jones Manoel, passando de carro e escorando aquele bíceps na janela... PQF! Até subiu um fogo aqui.
@IzaSoraia
@IzaSoraia Жыл бұрын
Eu não pensei nesse cara específico mas num cara como ele só que careca.
@ps5056
@ps5056 Жыл бұрын
Pensei primeiro em daqueles moreno que só tem no Rio, melhor que qualquer branco
@suziesamico
@suziesamico Жыл бұрын
Na abertura eu tava pensando no Prince meio vampiresco com uma roupa roxa icônica e afeminado ahsjamskkamd Meu referencial de beleza são pessoas andróginas
@MarianaBconhecimento
@MarianaBconhecimento Жыл бұрын
Pensei no Michael B Jordan hahaha
@renatabatista3386
@renatabatista3386 Жыл бұрын
Gustavo, eu como uma mulher negra acho muito relevante o espaço que você está dando para o tema! Parabéns! Como indicação de livro recomendo o "tornar-se Negro" da Neusa Souza
@eduardoeduardo2202
@eduardoeduardo2202 Жыл бұрын
Lembro do meu primeiro dia de aula na faculdade, curso de História, aula de História de África! Minha professora chegou e alertou para que aproveitássemos ao máximo os encontros familiares, pois à partir daquele dia, iríamos começar a ficar extremamente desconfortáveis nestes encontros, tendo em vista que iríamos perceber o grande número de falas e posicionamentos racistas, machistas, homofóbicos....situações que até então, não nos dávamos por conta, pois também éramos extremamente racistas, machistas, homofóbicos....! Dito e feito! Arrumo toda e qualquer desculpa para fugir de reuniões com familiares!
@cintiam.4761
@cintiam.4761 Жыл бұрын
Amei essa sua professora
@eduardoeduardo2202
@eduardoeduardo2202 Жыл бұрын
@@cintiam.4761 Ela é realmente incrível!
@venusland
@venusland Жыл бұрын
Há alguns dias eu e minha mãe estávamos trocando uma ideia sobre atração, preferência e afeto, ela me disse que o homem branco transmitia a ela a ideia de amor, essa frase consolidou bastante a realidade do quanto a gente é condicionado esteticamente por viés racista.
@Samuelrod13
@Samuelrod13 Жыл бұрын
A justiça não é cega, como canta meu mano Ras, “a justiça tirou as vendas pra ver bem quem ela assassina”
@ailaerica5416
@ailaerica5416 Жыл бұрын
Temos vários exemplos infelizmente, só olhar os comentários das redes sociais da mulher que fez a personagem Pata na novela Chiquititas. Outra dia eu ouvi aquela música na rádio “nega do cabelo duro que não gosta de pentear, quando passa na baixa do tubo, o negão começa a gritar, pega ela ai, pega ela ai” fiquei uns 5min parada,chocada!
@Jamille1835
@Jamille1835 Жыл бұрын
Eu não conhecia a Bira. Estou completamente encantada, ganhou uma inscrita! Arrasou na escolha, Gustavo. Apresente mais canais assim, por favor!
@parallel23s
@parallel23s Жыл бұрын
Procura o vídeo sobre o mito da garagem. Muito bom.
@Jamille1835
@Jamille1835 Жыл бұрын
@@parallel23s Vou assistir sim, obrigada!
@parallel23s
@parallel23s Жыл бұрын
@@Jamille1835 por nada. ;)
@1lucasrf
@1lucasrf Жыл бұрын
Nossa vei, incrível q eu passei a graduação toda de publicidade sem tem caído nessas questões em semiótica. É incrível q a academia N tem a mínima intenção nessa autocrítica e só repete o msm decurso. E é foda q msm hj tendo uma condição financeira melhor eu ainda me sinto culpado de ter e morar em um lugar "bom" pq Mts dos q eu ando e convivo não conseguem chegar nem perto de tentar.
@Alexis-wu9mf
@Alexis-wu9mf Жыл бұрын
Eu ouço muitas piadas racistas, da própria família e quando você percebe isso na pele, cada fala, cada movimento que isso tem é extremamente pesado, todos esses elementos semióticos. ACHEI esse video e o react fenomenal!
@allet6575
@allet6575 Жыл бұрын
Isso da maconha aconteceu com minha amiga, que é preta, estava com duas balinhas de maconha e foi presa como traficante. A justiça mentiu dizendo que ela tinha mais para prendê-la. =/ Esses dados oficiais provavelmente a realidade é pior ainda.
@losdtu1785
@losdtu1785 Жыл бұрын
A justiça sempre bota a maior pena possível porque quase ninguem vai preso.
@katara163
@katara163 Жыл бұрын
Isso não muda o fato dela está errada.
@coca_0146
@coca_0146 Жыл бұрын
@@katara163 Não é essa a questão, ele não disse que não estava
@nathanielsantossilva2959
@nathanielsantossilva2959 Жыл бұрын
Eu dei um grito quando ela falou "ele é branco? Então por isso q estou fazendo o vídeo de hj"!!! Kakakk mto bommm
@mauriciosilveira6840
@mauriciosilveira6840 Жыл бұрын
Eu lembro daquela novela 'Da cor do pecado' e na segunda vez que reprisou em 2012 eu já tinha uma consciência política em construção e eu ficava me questionando como as pessoas não viam como era problemática essa novela e esse título era racista.
@Psiupsiugatinho
@Psiupsiugatinho Жыл бұрын
Do mesmo jeito que você não viu problema quando assistiu pela primeira.
@Jessicaprocura
@Jessicaprocura Жыл бұрын
Minha mãe conta uma história da minha infância que havia um quadro numa escritório que ela ia a trabalho e haviam 3 crianças na imagem, e ela me perguntou quem eu achava bonito e eu apontei pro menino negro, e ela disse, "não minha filha, o mais bonito, não o diferente" e ela contava essa história rindo, não sei como se concluiu, mas né 👀 Hoje percebo o quanto sou distante da minha mãe em muitas coisas 🤷‍♀️
@Mila25098
@Mila25098 Жыл бұрын
Não o diferente, essa frase diz mta coisa
@biancavasconcellos88
@biancavasconcellos88 Жыл бұрын
Crianças não nascem racistas, são ensinadas!
@omelofelipe
@omelofelipe Жыл бұрын
Esse exercício da casa me pegou muito forte, não vou esquecer jamais
@SyerHF
@SyerHF Жыл бұрын
Sempre fui zoado por meu cabelo ser cacheado, inclusive o único da minha família, minha mãe e negra e sempre alisou o cabelo, nunca tive um referencial ou alguém na minha família que dissesse que esse traço era algo bonito, me sentia muito mal por deixar o cabelo crescer, depois de muito tempo na adolescência tive alguns exemplos na cultura pop, ate que na igreja vi uma garota com cabelo cacheado, acabei me apaixonando por esse traço e agora meu cabelo e grande e não pretendo deixar liso nem quase careca como fazia, nunca mais.
@suluzferreira
@suluzferreira Жыл бұрын
Gustavo, parabéns pela tua sensibilidade cara, de vdd! Td que a gente tá consumindo hoje é extremamente racista, misógino, mentiroso, radical, e por um momento eu tenho a sensação de que estou perdendo a minha essência humana. Qdo vejo seus vídeos com todas as reflexões que vc gera, eu sinto que ainda há esperança de dias melhores! :)
@zalegria9190
@zalegria9190 Жыл бұрын
19:55. Quando a globo representou numa novela uma família negra de classe média, esse núcleo foi super rejeitado. Tais Araujo como Helena do Manoel Carlos também foi, já na produção chamada A COR DO PECADO (!) ela fez mega sucesso. Negro rico, bem instruído e frequentando espaços de elite, não pode, sensual pode.
@tomilinhar
@tomilinhar Жыл бұрын
Eu sou branca mas minha namorada e minhas amigas são negras, a gente pensa e fala bastante principalmente sobre a falta de representatividade quando a gente tá vendo filmes/séries juntas, nunca tem uma personagem negra principal que é uma vibe assim "princesa", tipo a Emily em Paris 🫠 geralmente a negra é a engraçada ou a personagem secundária que sofre ou então a personagem que é invejosa etc. Por isso a gente ficou mt feliz com a Ariel negra aaa estamos ansiosas pra ver o filme ❤️
@ktsky4843
@ktsky4843 Жыл бұрын
Em romances se tiver personagem nao-branca ela é solteira, engraçada ou mal-humorada, mas q faz de td p ajudar a principal q é a branca. Pode reparar!
@coffe267
@coffe267 Жыл бұрын
@@ktsky4843 SIM mano, pqp, é urgentemente necessário desconstruir esses estereótipos nas histórias e humanizar mais as pessoas e personagens LGBTs e não-brancas (negras, mestiças, indígenas, etc) além de trazer mais representatividade não-branca e consciência de classe e raça. Eu, como menina mestiça (filha de pai branco e mãe negra, provavelmente eu deva ser fruto de embranquecimento e devo ter antepassados escravizados e eu não saiba) e gorda, estou farta desses estereótipos ridículos e fetichistas da mulher brasileira como "mulata" bela, sensual, corpo perfeito, carnavalesca e objeto sexual para os estrangeiros, e apesar de eu gostar muito de corpos super-sexys e sensuais de mulheres e homens, exigo também a inclusão e humanização de corpos gordos nas ficções, além de mais debates sérios e coletivos sobre gordofobia, sem viés individualista ou exageros desnecessários por parte de pessoas gordas. e também debater como essas indústrias de beleza como a indústria de cosméticos e da moda, e até mesmo a indústria cultural, se aproveitam disso, pois os padrões de beleza e a gordofobia também nasceram do capitalismo e do marketing.
@lucilenediolina7963
@lucilenediolina7963 Жыл бұрын
"Eu sou branca mas..." Por que mas?
@zalegria9190
@zalegria9190 Жыл бұрын
@@lucilenediolina7963 entendi que ela quis dizer que discute sobre o racismo que observa, apesar de não sofre-lo, o percebe nas pessoas próximas.
@ferreiradasilva1580
@ferreiradasilva1580 Жыл бұрын
@@coffe267 a representatividade também nasce do marketing.
@mikalbuq
@mikalbuq Жыл бұрын
Inclusive tem dois vídeos fenomenais dela que vale a pena trazer: o pânico cristão e a herança que importa
@celodebel1
@celodebel1 Жыл бұрын
Rindo muito das reações do Gustavo 😂 Bira é um ser maravilhoso! E vamos mudar os nossos referências e manter nossos olhos atentos ❤
@jaquelinesoares7530
@jaquelinesoares7530 Жыл бұрын
A um dia atrás eu estava falando sobre rascimo inconsciente com uma amiga,e que até mesmo acontece com pessoas pretas (um cara negro contratou um buffet para seu aniversário aí ok, um funcionário do buffet tbm negro, perguntou a ele qual era o setor que ele iria servir) isso só mostra o quanto a gente precisa falar sobre rascimo estrutural e o quanto isso está no subconsciente de até pessoas anti-rascistas...
@thaisnubia8424
@thaisnubia8424 Жыл бұрын
Até pq somos da mesma cultura, com as mesmas crenças. Nascer preto (assim como qualquer outra crianca/pessoa), não faz com que "magicamente" iremos entender sobre qualquer coisa alem dos que nos é ensinado.
@artedecriar
@artedecriar Жыл бұрын
Casado com uma negra, nascida em comunidade ribeirinha no amazonas, 1 geração de indigna e negros. Nascida em uma comunidade com menos de 20 familias, longe 3 dias da cidade mais perto. não tinha luz elétrica, geladeira e tudo que envolve energia e estado. Viveu de caça e o vinculo com trabalho foi sempre "análogo" a escravidão. Trabalhou desde os 3 anos (eu não acreditei por muito tempo) até aos 21 anos (época de patrões diplomatas escravocratas da Polônia) , quando me casei com ela. Ela me faz querer lutar por um mundo mais igual apesar de já ter isso no meu sangue, agora é algo mais pessoal.
@artedecriar
@artedecriar Жыл бұрын
um dia estava passado na tv um jornal, e apareceu um homem preso por trabalho escravo. Ela falou "ei ele era meu chefe". Ele coordenava um monte de ribeirinhos a trabalhar juntando piaçava em troca de comida.... eu fico de cara com essas coisas... mais de 8 anos casado e todo dia ainda tem uma "novidade" de indignação
@fernandarodriguesramos1939
@fernandarodriguesramos1939 Жыл бұрын
Graças a você eu conheço a Senhorita Bira e sou muito grata por isso. Você entra no canal dela é só consegue sair depois me maratona tudo. Impossível parar. Que forma genial de manter a atenção de quem assiste, que edição incrível e interessante, que conteúdo foda!
@BrunoEars
@BrunoEars Жыл бұрын
Demorei 1 mês pra assistir esse vídeo depois de salvar. 1 mês que eu olhava a thumb e título e sabia que seria um socão na minha cara. Acabei de assistir e felizmente eu não estava errada. Foi um socão bem doído, mas foi um soco que me traz de volta pra realidade e mostra que cometo erros e sou forçado a cometer erros pela sociedade. Não conhecia Bira, vou seguir pq amei o conteúdo!
@clarimp
@clarimp Жыл бұрын
Gosto desse tipo de conteúdo, reagindo a algo que agrega e ainda dando visibilidade pra uma excelente criadora. Menos jimo e mais Bira!
@Fah007
@Fah007 Жыл бұрын
Descobri o canal dela recentemente, me apaixonei. Comecei a maratonar, me divirto, faço reflexões é um mix de sensações. Sobre o racismo, minha mãe sofreu bastante, meu pai é branco, logo na maternidade ela sofreu racismo, as enfermeiras chegaram a me pedir pra adoção. Quando minha mãe saia comigo, perguntaram se ela era minha cuidadora. Só com o tempo eu entendi do que se tratava isso, minha mãe me criou sozinha.
@catarinerporto
@catarinerporto Жыл бұрын
Só uma coisa Gustavo. Bira já disse em entrevista que é O Bira. Adoro ele! 🥰
@4nn3l4r4
@4nn3l4r4 Жыл бұрын
Pq Senhorita é personagem pro canal :)
@catarinerporto
@catarinerporto Жыл бұрын
@@4nn3l4r4 Certo, só repassei o que ela disse, se eu não me engano, na entrevista em que o Pirulla participou, ou Na Banguela. Não lembro porque eu já várias entrevistas com ele. Até! 🙌
@thomasccpr
@thomasccpr Жыл бұрын
BRABÍÍÍÍÍÍÍSSIMA!!! Eu estou aplaudindo com os pés enquanto eu digito, tá maluco!!!
@kingshelterandrade
@kingshelterandrade Жыл бұрын
Eu AMO a Senhorita Bira, ja to maratonando pela segunda vez seus videos. Até comprei o Livro "O Brasil no espectro de uma guerra Hibrida" pra estudar melhor. RECOMENDO O CANAL DELA!
@lanalacerda128
@lanalacerda128 Жыл бұрын
eu, mesmo sendo parda já passei por diversas situações desagradáveis e que muitas vezes eu só pensava na possibilidade de ter sido racismo muito depois. ser uma pessoa retinta deve ser mt desafiador. fico feliz de você reagir a um vídeo do Bira (já reparei que ele refere a si com pronomes masculinos em outros vídeos). galera tem que conhecer mais esse canal!
@Arouche
@Arouche Жыл бұрын
Ele já disse que não é uma mulher então acho que não tem problema usar pronomes masculinos
@Ryan-ik3yj
@Ryan-ik3yj Жыл бұрын
Entendo totalmente você. Eu tenho a pele muito branca, porém tenho o cabelo crespo e durante toda minha infância acreditei ser feio por comentários pejorativos como "quando vai cortar esse ninho ai", "e essa arapuca aí". Desde de cedo sempre odiei cortar o cabelo e eu percebia claramente como eram diferente os comentários feitos para outras crianças que tinham o cabelo grande só q liso, era como se eu tivesse q ter vergonha de deixar meu cabelo crescer. Só quando cresci percebi o racismo no fundo desses comentários, se por um detalhe eu já era segregado imagina se eu tivesse totalmente um fenótipo negro.
@wellersonoliveira5334
@wellersonoliveira5334 Жыл бұрын
Nossa entendo, Tenso ser objetificado nas relações, infelizmente acontece isso comigo quase sempre, e por mulheres brancas e pretas.
@zalegria9190
@zalegria9190 Жыл бұрын
Isso. Ele se identifica como Crossdresser e atende por pronome masculino.
@mileniteixeira3176
@mileniteixeira3176 Жыл бұрын
babado.... Obrigada Bira por tanto conhecimento descortinado em um só vídeo e em um só canal... queremos mais e os SERTANEJOS? Enquanto isso, por trás de tanto dinheiro, mais dinheiro com os religiosos e os pactos com diabos.....🤣🤣🤣
@pessoacomum4618
@pessoacomum4618 Жыл бұрын
Bira maravilhosa, obrigada Gustavo pela descoberta. Ouvindo ela falar pensei das muitas formas que reforçam a semiótica de que negro é mau, selvagem e feio, e lembrei da novela brasileira que rodou o mundo e ganhou fama ao retratar a escravidão onde o martírio do negro era mera figuração, enquanto a escrava protagonista que sofre todo tipo de expiação é bela, doce, frágil e "branca", pois essa é a única forma possível de humanizar tal condição.
@RodrigoOliveira0
@RodrigoOliveira0 Жыл бұрын
Mamei com repudio é foda KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Жыл бұрын
A SENHORITA BIRA foi genial na maneira que ela inicia o vídeo desconstruindo a sua segurança de estar vendo um vídeo sério sobre o racismo e vai te desarmando de seus alicerces até o momento em que você se sente em um standart comedy, aí ela te dá uma rasteira e você vai na realidade da construção da beleza ideal imaginária de uma sociedade racista.... GENIAL, SENSACIONAL, SEM PALAVRAS...👏👏👏👏
@aline_psique
@aline_psique Жыл бұрын
O que eu aprendi e estendi minha visão de mundo a partir do conteúdo do canal da Senhorita Bira não é brincadeira! Além de tudo ela é uma pessoa acessível e muito querida. - Um dos melhores conteúdos desse mundinho pantanoso chamado Internet.
@alexbelchior2421
@alexbelchior2421 Жыл бұрын
Comunicação e performance impecável da Sra. Bira.
@rodrigorvivo
@rodrigorvivo Жыл бұрын
Caramba q foda.. me emocionei… quanta inteligência e sobriedade
@marizeprofgardeneco3994
@marizeprofgardeneco3994 Жыл бұрын
Srta Bira é icônica. Pena que ela posta um video na vida e outro na morte.
@roselimartins1814
@roselimartins1814 Жыл бұрын
Conheci a Sra Bira pelo seu canal e desde então não consigo parar de ver os vídeos dela, é um dos melhores canais desse KZbin.
@icns18
@icns18 Жыл бұрын
Bira é excelente. Acho que já vi quase todos os vídeos várias vezes. Se possível, Gaiofato, faz um react do vídeo da herança que importa. É um dos mais fodas. Se bem que todos são muito bons. 🙂
@Gustaf_CyberPadaria
@Gustaf_CyberPadaria Жыл бұрын
O pior de tudo isso é saber que todos esses aspectos são impostos de forma inconsciente na nossa cabeça
@gutembergnascimento5876
@gutembergnascimento5876 Жыл бұрын
porra que aula, aqui 49 anos e hoje não sei o que falar. muito foda.
@laurabraga9446
@laurabraga9446 Жыл бұрын
Vou guardar esse exercício do desenho da casa pra sala de aula de arte. Top demais.
@nataliadantas6976
@nataliadantas6976 Жыл бұрын
Tu é doido. Minha cabeça explodiu com a narrativa do desenho. Muito bom. 👏❤️
@lenioliveirapsi
@lenioliveirapsi 11 ай бұрын
O dia que assisti esse vídeo pela primeira vez fiquei em choque, demorei horas para conseguir assimilar. A abordagem dele foi perfeita, e olha que eu já entendia o conceito intelectualmente.
@fabianelopes6859
@fabianelopes6859 Жыл бұрын
Senhorita Bira é genial!!!! Tem que ter uma live com ele 😊😊😊😊
@jumonteiro79
@jumonteiro79 Жыл бұрын
É necessário falarmos sobre isso! Perfeita essa senhorita Bira!
@filomenavarejao9666
@filomenavarejao9666 Жыл бұрын
Aquela experiência com os bonecos é de chorar mesmo. Que tristeza...
@brunomuller5546
@brunomuller5546 Жыл бұрын
To arrepiado do início ao fim. Amo vocês pqp
@whineleme1057
@whineleme1057 Жыл бұрын
Apenas uma coisa a dizer... Estou há meses pesquisando sobre rinoplastia, obrigada pelo tapa na minha cara.
@irancabral5450
@irancabral5450 Жыл бұрын
Faz mais reacts da Senhorita Bira, especialmente A Ilusão da Escolha, a Herança que Importa e os inicias que falam de Marilin Monroe, Jesus Cristo, Collor e Tatcher. Bira é maravilhosooooo (É ele mesmo, gente, ele é crossdresser, mas disse que os pronomes dele são ele/dele).
@nicolegoncalves6774
@nicolegoncalves6774 Жыл бұрын
Uma série reagindo ao canal da Senhorita Bira todo pra ONTEM. Amei
@MouraBCris
@MouraBCris Жыл бұрын
Eu também acho que o preto é muito bom nos esportes. E tem os pikas acadêmicos como Silvio Almeida, os zica literários como Machado de Assis e Ale Santos, os brabos diretores de cinema como Denzel e Lázaro Ramos, poetas como Bob Marley e BK. E um incontável número de pretos e pretas BONS PRA CARALHO, que atuam em todos os campos profissionais, espalhados por essa terra. Um beijo e um abraço do Rio de Janeiro!
@Macegody-pt4tv
@Macegody-pt4tv Жыл бұрын
gustavinho, tudo que você falou no video eu ja vivi e refleti no meu dia a dia, é engraçado como esse é um dos primeiros videos seus que eu saio sem aprender nada novo.
@haroldoassis260
@haroldoassis260 Жыл бұрын
Sim esse vídeo da Bira é importante pra quem não é negro, mas, nós sabemos disso desde a primeira série
@Macegody-pt4tv
@Macegody-pt4tv Жыл бұрын
@@haroldoassis260 exatamente e vou até deixar uma crítica aqui, o gustavo chama ela de comunicadora, mas esse termo me parece bem reducionista. quando o galo de luta manda as idéias, tem gente que diz que ele é "muito didático" ou então um bom "tradutor" meu irmão, sou negro, bissexual e autista e nunca vou esquecer de como foi a primeira vez que sai com um cara em publico. eu ja sou um cara estranho, mas nunca fui tão observado como naquele dia. no começo do video a bira conta uma história que parece piada, mas pra muita gente é uma experiencia real.
@Macegody-pt4tv
@Macegody-pt4tv Жыл бұрын
comecei a crítica e não terminei kkkkkk o ponto é que o que a bira e o galo fazem é muito mais do que transmitir uma ideia e também é mais do que fazer uma releitura, uma tradução ou qualquer coisa assim, mas é contar algo que a gente ja sabe a muito tempo. o Marx escreveu o caítal, mas a gente ja conhece o capital nos calos da mão
@MariahX-uq2nq
@MariahX-uq2nq Жыл бұрын
Acho que é importante para todos pois muitas pessoas negras que conheço sentem que existe algo estranho mas não conseguem identificar.
@andremoutinho4774
@andremoutinho4774 Жыл бұрын
Ela é uma comunicadora muito talentosa!
@toyoale
@toyoale Жыл бұрын
Prof. Gustavo sempre traz o melhor conteúdo pra nós, adoraria ver uma colab com Load sobre cultura pop e com motoca Paulo Galo
@Desireequeiroz
@Desireequeiroz Жыл бұрын
Bah, seria top demais
@FelipeOliveira-fh2ip
@FelipeOliveira-fh2ip Жыл бұрын
O conteúdo da Bira é tenso demais. Sugiro todo mundo ir lá e maratonar.
@arielcorreacittadin998
@arielcorreacittadin998 Жыл бұрын
Ainda tenho muito que evoluir, não veio um homem negro na minha mente, mas feliz que não veio um europeu. Imaginei um latino kkkkkk
@punky.13
@punky.13 Жыл бұрын
Eu odiava as aulas de Semiótica na faculdade (Moda) porque minha professora era muito elitista e preconceituosa de várias formas. Ela me tratava mal por ser bolsista 100%e a única pobre do grupo (porque tinha outra bolsista que deu golpe pra conseguir bolsa e fingia ser pobre). Teve um projeto uma vez que eu tinha que apresentar um produto que eu estava produzindo o protótipo e mostrar todas as etapas de produção, como eu ia divulgar e etc. Eu fiz um casaco de capuz com tema de personagens de desenho, animes, de bichinho (igual ao que a gente vê hoje só que há 10 anos atrás). Fiz uma pesquisa com todos os meus amigos nerds/otakus que eram o público alvo do meu produto. Fiz uma pesquisa completa com nome, idade, profissão, se comprariam produtos daquele tipo. Coloquei a pesquisa na apresentação (que nem pedia mas eu fiz pra defender o meu produto). Essa professora me humilhou na frente da turma, me deu uma nota ruim e ainda disse que meu produto só se encaixaria em segmento infantil, me interrompeu várias vezes, ficou brava tentando adiantar minha apresentação me deixando super nervosa, sendo que na minha pesquisa tava lá o contato, nome de todos meus amigos maiores de 21 anos que trabalhavam e tudo. Ela sempre me tratava com desdém, aquele dia foi nítido, até minhas colegas perceberam o quanto ela não suportava a minha existência naquela turma...Ela e outras professoras eram super arrogantes comigo como se eu não tivesse nenhum futuro na área porque não tinha sobrenome e nem família rica. As alunas com dinheiro? Nossa era uma lambeção! Dava vontade vomitar. Olhar a semiótica do que está na sua volta e na sua realidade faz você entender como as coisas funcionam diferente pra umas pessoas e pra outras. Isso que eu sou branca de decendência italiana, mas na cidade onde nasci e cresci no RS sempre sofri MUITO preconceito por ser de classe baixa. Me tratavam mal real...quando ia procurar emprego cheguei a ouvir de colegas do mesmo curso que eu tinha que aceitar emprego em shopping de vendedora porque era o que tinha pra mim, enquanto elas recusavam trabalhos bons na área por trabalhar sábado, ou porque eram sustentadas pelos pais e só queriam saber de fazer festa. A Senhorita Bira é uma pessoa incrível e uma comunicadora de Semiótica muito necessária. Imagina ela lecionando pra Universidades...tá maluco! Muito sucesso pra ela e espero que a internet abra muitas portas boas pra vida dela.
@arqana86
@arqana86 Жыл бұрын
Na arquitetura é igual, tudo que é avaliado de forma subjetiva (gosto do professor) acabam várias vezes em abuso de autoridade. Na minha sala tinha o grupelho de hippies com dinheiro, faltavam mais que todo mundo pra ir no bar ou fumar maconha e só tiravam nota alta nas bancas de projeto.
@Celado
@Celado Жыл бұрын
Wow! Que maravilha de react. Falar de racismo com tanta profundidade é tapa na na cara o tempo td. Obrigado por compartilhar! Fanon tá na fila de leituras a partir de hj! Tmj ✊🏿
@Kiki123-k5r
@Kiki123-k5r Жыл бұрын
Essa mesma cena da mulher branca que se jogava do penhasco pra fugi do negro eu vivia assistindo na sessão da tarde quando passava o filme o ultimo dos Mohicanos mas dessa vez dos brancos se jogando pra fugir dos índios,essa cena ficou tao marcada na minha cabeça me causava um disconforto e eu nao entendia o porque, hoje sei bem...
@AnyelleCamilotto
@AnyelleCamilotto Жыл бұрын
Amo senhorita Bira e crush gigante no Gustavo, que combinação ❤️
@lucadela
@lucadela Жыл бұрын
Eu amo a Bira, uma artista incrível e que merece muito mais reconhecimento!!
@esterpereiradealmeidasanto725
@esterpereiradealmeidasanto725 Жыл бұрын
Mano, eu que me sentia a desconstruída vi que preciso trabalhar muito ainda. Toda vez que assisto olimpíadas e tem a corrida eu penso que os africanos tem mais chance por viverem em lugares mais desafiadores, que precisam ir buscar água muito longe, e agora parando pra pensar sobre, eu sei que pra maioria não é uma realidade. A imagem da África miserável é muito presente ainda
@ticiale
@ticiale Жыл бұрын
Recomendo o livro "Como a Europa subdesenvolveu a África" do Walter Rodney, pra ajudar na desconstrução desse imaginário que martelam na nossa cabeça do continente africano ser "muito pobre" por culpa das pessoas que ali vivem. Muito bom!
@esterpereiradealmeidasanto725
@esterpereiradealmeidasanto725 Жыл бұрын
@@ticiale muito obrigada pela dica, já vou procurar
@ticiale
@ticiale Жыл бұрын
@@esterpereiradealmeidasanto725 De nada! 🥰🥰
@NamsBatista
@NamsBatista Жыл бұрын
Muito bom. Chorei muito, me sentia e ainda luta contra isso, de amar minhas características negras, minha pele é clara, as desde de cedo aprendi que meu nariz, o formato do meu rosto, meu cabelo e meu corpo não eram bem vistos. Uma pessoa muito importante pra mim dizia " não fica no sol se não você fica escura" ... putz são lembranças muito presentes ainda.
@HyperRAvock
@HyperRAvock Жыл бұрын
"isso não é um desvio, é a regra do jogo"...
@anaflaira
@anaflaira Жыл бұрын
Fui assistir esse vídeo no meu horário de almoço, quase morro engasgada. Melhor introdução que já vi
@Velufreitas
@Velufreitas Жыл бұрын
Caramba, descobri a Senhorita Bira essa semana, já assisti vários vídeos aqui e no canal dela e minha vontade era que um monte de gente assistisse e refletisse, como é uma fala poderosa e como faz falta ter mais pessoas assim para podermos conversar, fazer amizade. As pessoas andam tão vazias, efêmeras, raivosas e parecem papagaio repetindo bobagens infundadas de Whatsapp.
@HyperRAvock
@HyperRAvock Жыл бұрын
Meu, o vídeo é brabíssimo, mais um canal de ouro que entrou pra minha lista de canais amados do youtube. A gente precisa se educar e lutar contra o racismo sistêmico e com certeza quebrar esse ciclo da semiótica. Amo o seu trabalho Gaiofato
@eueaquarentena
@eueaquarentena Жыл бұрын
Professor, que indicação FODA! Não conhecia essa pessoa maravilhosa, quanta potencia no texto, mto engraçado kkkkkkkkkkkkk Obrigado pela curadoria cibernetica abraço
@rosasantana6101
@rosasantana6101 Жыл бұрын
O começo do vídeo me fez lembrar do filme À espera de um milagre.”
@toddydemoura80
@toddydemoura80 Жыл бұрын
Os vídeos dela são excelentes, agora "a herança que importa" é bravíssimo
@MarioBigode
@MarioBigode Жыл бұрын
A morte do Rei Pelé trouxe a tona isso que você fala em 25:00 Os questionamentos se Pelé foi o maior jogador de futebol ou não passa muito pela questão racial. Inclusive os elogios que muitos fazem a ele é sempre sobre como Pelé tirava vantagem pela questão física, nunca pela habilidade, inteligência. E isso tem reflexo até os dias de hoje. Diversos jogadores chamados de "cerebrais" no futebol, que normalmente vestem a 10, são de pele mais clara. Até a posição de goleiro sofre com isso.
SRTA BIRA MOSTRA O TIPO DE MULHER IDEAL NO CAPITALISMO
49:17
História Cabeluda - Gustavo Gaiofato
Рет қаралды 202 М.
SENHORITA BIRA REVELA SEGREDOS DO SUCESSO DE PABLO VITTAR
46:35
História Cabeluda - Gustavo Gaiofato
Рет қаралды 156 М.
哈哈大家为了进去也是想尽办法!#火影忍者 #佐助 #家庭
00:33
Players vs Corner Flags 🤯
00:28
LE FOOT EN VIDÉO
Рет қаралды 85 МЛН
Running With Bigger And Bigger Lunchlys
00:18
MrBeast
Рет қаралды 123 МЛН
AS PEÇAS DO TABULEIRO SÃO VOCÊS
33:25
oalgoritmodaimagem
Рет қаралды 176 М.
BAKA FALA SOBRE A VIDA DOS IDOSOS NO JAPÃO
46:50
História Cabeluda - Gustavo Gaiofato
Рет қаралды 233 М.
CWC 4th Listening Session with Speaker Prof. Dr. Ilia Delio OSF [ENGLISH]
1:52:19
Catholic Women's Council
Рет қаралды 3,2 М.
A MARCA DE CÃ
29:47
oalgoritmodaimagem
Рет қаралды 205 М.
SENHORITA BIRA ANALISA EMPREENDEDORISMO E PRIVILÉGIOS
37:18
História Cabeluda - Gustavo Gaiofato
Рет қаралды 210 М.
SENHORITA BIRA - Sem pauta, sem filtro, bate-papo de comadre #epi18
1:14:51
RACISM, A WHITE PEOPLE THING
26:17
Tempero Drag
Рет қаралды 897 М.
POLÊMICA NAS REDES: É VERDADE QUE NINGUÉM MAIS QUER TRABALHAR?
20:59
História Cabeluda - Gustavo Gaiofato
Рет қаралды 25 М.
SENHORITA BIRA VAI FUNDO NO DEBATE DA INDÚSTRIA CULTURAL
31:01
História Cabeluda - Gustavo Gaiofato
Рет қаралды 84 М.
SENHORITA BIRA EXPLICA ONDE ESQUERDA ESTÁ ERRANDO
1:33:43
História Cabeluda - Gustavo Gaiofato
Рет қаралды 166 М.
哈哈大家为了进去也是想尽办法!#火影忍者 #佐助 #家庭
00:33