Рет қаралды 15,084
🎙 Chave PIX do podcast: flaviomorgen@sensoincomum.org
🚨 Chave PIX do processo de Caetano Veloso: flaviomartinstrad@gmail.com
⚓️ Formação Senso Incomum / Guten Morgen Go: Primeira Guerra Mundial:
sensoincomum.o...
📕 Livraria Senso Incomum:
livraria.senso...
Senso Incomum: sensoincomum.org/
Instagram: senso.incomum
X/Twitter: x.com/sensoinc
Telegram: t.me/sensoinc
Facebook: sensoincomumorg
Guten Morgen, Brasilien! Que estamos em uma crise cultural, todos já sabem. O problema maior é que as pessoas que falam tanto nessa crise também são partícipes nela. Na verdade, pouco sabem dos fundamentos da própria noção de cultura, antes de tentar "corrigi-la" com o mesmo arcabouço cultural das pessoas que acusam. Flavio Morgenstern tenta tatear alguma luz sobre o assunto no seu podcast preferido.
O que é cultura, em sentido mais estrito? A palavra vem de culto, que pode significar tanto algo que cresce na terra, como uma cultura de uvas ou de algodão, quanto um culto prestado por um determinado povo, com seus costumes e hábitos. Algo agrário e circunscrito geograficamente.
De toda forma, a cultura marca sempre algo local, quando não tribal. Bem diferente daquilo que entendemos como civilização: vem de cives, o cidadão, urbano e, de certa forma, universal. A civilização não está ligada a uma terra, a um local, a um povo. Um de seus principais frutos é a tecnologia: se a cultura de cada povo é o que este povo tem de distinto, a civilização e a tecnologia é a mesma em qualquer lugar.
Quais são as implicações políticas, tecnológicas, intelectuais, de conhecimentos e tradições, de artes e ideologias imbricadas nestes dois conceitos, que podem andar juntos, mas muitas vezes se chocam de maneira violenta?
Acompanhe Flavio Morgenstern nessa análise e não se esqueça de fazer o PIX para o seu podcast preferido! Chave PIX: flaviomorgen@sensoincomum.org