Рет қаралды 99
A Serra da Mangabeira, localizada na região central da Bahia, se ergue majestosa como um gigante adormecido, entrelaçando os municípios de Brotas de Macaúbas, Novo Horizonte, Ipupiara e outros. Mais do que um conjunto de morros imponentes, a Serra da Mangabeira ostenta o título de limite ocidental da Chapada Diamantina, ostentando paisagens de tirar o fôlego e uma rica história geológica.
A Serra da Mangabeira se destaca como um oásis verdejante em meio ao sertão baiano. Sua rica flora, composta por cerrado, caatinga e mata atlântica, oferece um habitat para diversas espécies animais, incluindo algumas ameaçadas de extinção. A fauna local é um espetáculo à parte, com a presença de aves exuberantes, mamíferos intrigantes e répteis fascinantes.
Ela guarda segredos geológicos que fascinam estudiosos. A formação rochosa da Serra dá nome a um dos grupos geológicos que compõem o Supergrupo Espinhaço, um conjunto de rochas que datam de mais de 500 milhões de anos.
Apesar da beleza ímpar, o trecho conhecido como Morro da Mangabeira, que aparece no vídeo, é considerado um dos mais perigosos da BR-242, face à descida muito longa, que gera riscos a veículos grandes, como carretas, por exigir muito do sistema de freios. Infelizmente, são ínúmeras as notícias de acidentes graves no trecho, o que reforça a necessidade de maior cuidado ao transitar pela região.
Voo realizado em 09.06.2024 com um drone DJI AIR2S com registro na ANATEL, ANAC e DECEA.