Não conhecia, mas passei a seguir todos os seu videos. Ótimo trabalho!!!!!
@leonardogomes7165Ай бұрын
*Seu canal realmente é um serviço para a sociedade 🙏💯*
@ANARTESANATOSCAXАй бұрын
Olá! Lucilio, boa tarde! Obrigada por compartilhar conosco, conteudos e informacões preciosas.
@neiaribeiro2281Ай бұрын
Gratidão por nos informar. Deus abençoe.
@leonardogomes7165Ай бұрын
Tema muito importante! Muito obrigado pelo vídeo e explicações 🙏 👍🏻 💙
@leonardogomes7165Ай бұрын
Olá Lucelio 😊👍🏻👍🏻👍🏻
@allissonfisicoАй бұрын
Olá, Lucélio. Eu descobri que sou autista depois de entrar para o serviço publico e passar por varios episódios depressivos devido ao assédio que sofria. Meu medico pediu readaptação definitiva, mas eles só estão dando temporária e trnho que ficar renovando. Está certo isso?
@davidarantys3198Ай бұрын
Esse vídeo caiu do céu pra mim. Estou morrendo de medo por conta de algo parecido. Depois que eu tinha feito a inscrição para um concurso, descobri o autismo. Não podia mudar a inscrição para a vaga PCD (o prazo havia acabado) e eu segui nas vagas comuns e fui aprovado. Como estou em periodo probatório em cargo efetivo e como eu não comuniquei em momento algum a condição por medo de ser demitido, venho enfrentando problemas durante o exercício da função. Ainda não fiz a avaliação de desempenho, mas vivem me lembrando que a minha carreira corre risco por causa das ATAs que eu já tive que assinar, geralmente, por erros bobos ligados a comunicação. Todo dia eu vou dormir querendo falar que tenho dificuldades, mas tenho medo de usarem o fato de eu ter descoberto pouco antes de ser aprovado e ter passado pela perícia sem comunicar eles. Haviam vagas PCDs, mas o período de inscrição já havia passado. Tive medo de comunicar e a perícia me reprovar nas vagas comuns... Tenho tido muita ansiedade e crises por conta do estresse, pois lido muito com o público e com excesso de informação e isso me deixa exausto. Não sei se corro risco ao comunicar. Me divido entre cometer erros por causa da condição, correr risco de ser mal avaliado no desempenho e perder o emprego ou comunicar e ter problemas com a perícia depois do probatório ou até antes por não ter mencionado a descoberta da condição. E no meu serviço, vivem falando que se a gente pegar "atestado por problemas psiquiátricos, podemos ser reprovados após o probatório, pois ainda não somos efetivos de verdade." Não sei o que faço.
@TheFabinaniАй бұрын
Oi, minha situação é parecida com a sua. Não tenha medo em comunicar ao setor de saúde e depois seu gestor direto, foi o que fiz, vc já está sofrendo com a situação. O jogo vai virar ao seu favor e vc vai se tranquilizar. E que pena não termos o diagnóstico antes pois se tivéssemos entrado em vaga PCD teríamos assumido o concurso muito antes.
@davidarantys319827 күн бұрын
@@TheFabinani E você não teve problema no período probatório por fazer isso? No meu caso, o diagnóstico ocorreu pouco depois do fim das inscrições e eu acabei ficando sem ter o que fazer, pois haviam vagas PCDs que eu já não podia mais me inscrever e, na perícia, se falasse que descobri a condição, poderiam me dizer que: "Eu deveria ter concorrido nas vagas PCDs próprias pra quem tem esse tipo de diagnóstico."
@TheFabinani27 күн бұрын
@@davidarantys3198 nós não temos que nos adaptar a sociedade, é a sociedade que tem que se adaptar a nós. Não tive problema ainda, e estou começando a entender das leis e tal pra ser enquadradra como tal (PCD) e usar dos meus direitos que a até agora, 41 anos, eu não tive.
@davidarantys319825 күн бұрын
@@TheFabinani Eu sou tão "funcional" que tem dias que eu acordo e penso que mesmo tendo certeza que o médico acertou no diagnóstico, ainda assim talvez eu não pertença a esse grupo. O que me devolve pra realidade são as manias e a tendência a "correr dos outros" e os interesses repetitivos. Esses dias eu tive um problema sério porque durante uma comunicação profissional, acabei encurtando a conversa concordando com tudo e acabei sofrendo uma penalidade porque algo saiu fora do esperado por causa disso. É esse tipo de situação que eu temo. Só que, como eu disse, sou tão funcional e aprendi a suprimir tão bem que eu acho que terei bem menos problemas em seguir com essas pequenas falhas no ambiente profissional omitindo a condição do que ir lá e chamar a atenção revelando que tenho um transtorno. Nesse segundo caso, por eu ter sido diagnosticado antes, talvez eu tenha sim problemas. Como você disse: "Nós não temos que nos adaptar", porém, em ambiente profissional, as pessoas só querem uma coisa: o seu lugar.
@TheFabinani24 күн бұрын
@@davidarantys3198 não podemos deixar de lutar por nós mesmos, combinado?! São os nossos direitos. Temos sofrimentos silenciosos. Ontem mesmo passei mal por estar ansiosa e quem liga? Eu descobri o autismo a 3 semanas e tudo por estudar e ser curiosa. Sou concursada desde fevereiro. Vc não pode ser demitido, não temos culpa por ser autistas.
@lucienemelo6025Ай бұрын
Olá Dr. Lucelio, espero que esteja bem. Isso aconteceu, relativamente comigo... Respondi um PAD em 2021 e fui condenada a demissão por não atender ao decreto da obrigatoriedade da vacC19, porém, o prefeito ainda não publicou; o ano passado respondi outro PAD por ter feito um B.O por injúria e desacato e fui penalizada por te-lo feito e transformarem o desacato em mau atendimento ao público. Tive o laudo de TEA suporte 2 este ano, devido as coações sofridas estou com depressão moderada, surtei no serviço dizendo que eu não voltaria mais, e após 10 dias, faltando sequentemente, fui pedir LIP e/ou exoneração mas, por conta do PAD, não posso, pq ainda não publicaram a penalidade; e, se eu não voltasse ao trabalho iria responder o 3° PAD por faltas consecutivas... Estou cheia de dores e tenho que ir trabalhar, deprimida, exausta e presa a este estatuto... 21 anos de estresse...
@direitoespecialАй бұрын
Recomendo que contrate um advogado para defesa no PAD.
@thiagomonteiro987Ай бұрын
Shalom Dr. Lucelio, queria sua opinião sobre um assunto. Minha esposa foi aprovada no Tribunal do Trabalho em 2023, porém ela se inscreveu em ampla concorrência. Agora, no ano de 2024 ela recebeu o diagnóstico de TEA nível de suporte 1. Vc acha que é possível pedir ao Judiciário que ela seja realocada no concurso como PCD? Pois a condição é previa ao concurso, somente a ciência é que ocorreu após. A nota que ela tirou, como PCD já teriam chamado ela em Junho de 2024, mas em ampla concorrência é possivel que eles nem chamem, pois é cadastro de reserva. No caso, ela deveria ter se inscrito como PCD na época da inscrição do concurso, mas ela não tinha ciência da sua condição de autista.
@direitoespecialАй бұрын
Não tem problema nenhum. A inscrição nas cotas pcd é facultativa.
@davidarantys3198Ай бұрын
Meu caso é parecido. Eu fiz a inscrição em ampla concorrência e quando acabou o prazo das inscrições e mudanças, tive o diagnóstico. Prossegui e fui aprovado e chamado. Na perícia, por medo, resolvi não falar, pois reprovam por qualquer coisa. Tenho enfrentado muita pressão no exercício do cargo, inclusive com risco de prejuízo na avaliação de dssempenho. Queria muito falar para que adaptassem as coisas pra mim, mas tenho medo de ser tirado depois do período probatório. O fato é que tenho chegado estressado, exausto e com muita ansiedade.
@thiagomonteiro987Ай бұрын
@@davidarantys3198 Esse é um medo bem comum, mas uma hora ou outra vc precisará fazer isso, pois facilita até pra vc conseguir o teletrabalho e ter uma melhora melhor qualidade de vida laboral. Só que isso depende muito de qual instituição que vc passou, no nosso caso, no TRT as coisas são muito melhores do que em órgãos municipais ou estaduais, as pessoas, a cultura de trabalho, etc. Por isso, tente analisar se é melhor vc pedir essa readequação ainda no estágio probatório ou aguardar a estabilidade. Pq vc tem esse direito e pra vc é mais fácil pois já foi convocado. Mas a minha esposa só será convocada se mudarem ela para pcd por causa da nota que ela tirou, isso só na justiça, tô pesquisando pra ver se é possível. Boa sorte!
@davidarantys3198Ай бұрын
@@thiagomonteiro987 Eu não sei qual é pior: Ficar 3 anos estressado e exausto, sendo alvo de reclamações ou Falar logo e correr o risco de ainda sair como errado na história por não ter comunicado assim que soube. Aqui em casa dependemos muito desse meu emprego. Não posso arriscar. Só não sei se vou aguentar tanta pressão até ter a estabilidade definitiva. Eu chego em casa tão exausto que preciso ficar umas 2 horas sozinho no quarto tem dias. No dia seguinte, só de pensar pensar em passar de novo por mais um dia assim, já tenho ansiedade. Nem queira saber como é isso! Espero que as coisas deem certo pra vocês também.
@djeinysousa451228 күн бұрын
Minha filha esta na mesma situação 😢@@davidarantys3198
@mariodelara678Ай бұрын
Minha avaliação tá baixa mas não é questão de desempenho e sim pq não puxo o saco do chefinho 😂😂