Em 34:58 aparece uma linda garotinha abraçada a uma senhora, creio que seja a avó. Esse documentário me tocou muito, todo ele, mas em especial está imagem delas, abraçadas, com um leve sorriso, com amor. Lembrei da minha avó, amada avó que me criou. Eu era assim, menina e a abraçava também. Na simplicidade em que vivíamos nós nos abraçávamos, assim. Era exatamente assim. Que saudade. Me emocionei. Parabéns por este trabalho. Assistir foi impactante. Que experiência boa.
@ninajacomete19854 жыл бұрын
Essa Série de documentários sobre as moradias do Brasil é espetacular!!!! Estou aprendendo muito, obrigada a todos os envolvidos❤
@rogeriomontador87854 жыл бұрын
Também gostei, tô maratonando na quarentena RS...
@ninajacomete19854 жыл бұрын
@@rogeriomontador8785 É uma ótima forma de passar essa quarentena..rsrsrs, aprendendo!!! Acabei o último episódio ontem, sobre as Malocas. É sensacional!!! Emendei mais 3 documentários: Sérgio Bernardes, Zanine e Artigas. São 3 arquitetos brasileiros, grandes conceitos de habitar, fiquei apaixonada❤
@glauciafrancoschramm90834 жыл бұрын
Aiii começando agora, que achado!!!
@ninajacomete19854 жыл бұрын
@@glauciafrancoschramm9083 ❤
@elianerodrigues75003 жыл бұрын
Eu também estou
@danielepaula1425 жыл бұрын
Enguanto isso os políticos ganhando uma furtuna de auxílio moradia .
@m.g13874 жыл бұрын
E o mesmo povo que vota neles e apoia.
@Fernanda-yr2ry4 жыл бұрын
O primeiro cortiço ainda não era tão ruim, mas esse segundo... foda ... entendo perfeitamente o que a moça quis dizer quando disse se sentir em um inferno, me sentiria assim tbm
@rodrigoprojetistabim3 жыл бұрын
Sou estudante de Arquitetura, tenho visto essa série pra me ajudar a compreender que habitar, não é apenas aquele mundinho colorido do Instagram. Só me dá um aperto no coração em pensar em todos os perrengues que estas famílias devem estar passando agora na pandemia.
@ita2024-l1l3 ай бұрын
Esses cortiços me lembra um pouco os " solares de Cuba " apesar que lá muitas vezes as habitações recebem mais sol justamente pela forma como foram construídas originalmente daí o nome solar.
@carol41474 жыл бұрын
Tudo bem q é bem apertado, mas eu vi tudo limpo e as pessoas trabalhando pra melhorar, desejo que todos fiquem bem e melhorem de vida
@Usuario-eq4ug2 жыл бұрын
é tão bonito ver as pessoas se esforçando pra ter o melhor, mesmo q a situação seja desfavorável demais. Lugar bonitinho, pensam em trocar o corrimão p um melhor, põe plantinha, deixa ajeitado. Top demais! tb amei saber q a filha de uma fez faculdade, pq a vitória virá
@guidaarquitetura5 ай бұрын
Deus abençoe a todas essas famílias, sou arquiteto e me comovi com os modos de vidas vividos nesses locais, acho que minha profissão deveria entrar mais nesses locais e dar melhores ideias pra pessoas terem mais dignidade.
@leandroduarte91533 жыл бұрын
Belíssima série. Essa é uma verdade latente e represente a realidade de muitos brasileiros. O que o Francisco falou do Nordeste é verdade. Aqui em João Pessoa, com 700,00 é possível morar num lugar com ótima estrutura. O custo da moradia em SP é bem caro. Não conhecia essa realidade dos paulistanos.
@liliancavalcantidamasceno11563 жыл бұрын
Uma pessoa que ganha 1 salário mínimo aqui sofre muito, vive só pra pagar conta.
@landericomachado23994 ай бұрын
Em Florianópolis é mais caro ainda que em são Paulo.
@landericomachado23994 ай бұрын
Pra quem ganha 3.000 mil por mês consegue alugar e viver em um lugar decente em João pessoa então?
@cecilianovais2124 жыл бұрын
Triste uma aglomeração assim, famílias vivendo no aperto. Por fora a construção do Jandaia até que está bem arrumadinha. E o Francisco da 13 de maio é um fofo, super organizado, belo senso de comunidade.
@anaflavia66914 жыл бұрын
Meu Deus ... que horror! Estou chocada com tudo isso. Sou pobre, mas vejo que sou muito agraciada por morar na minha casinha antiga e simples.
@itsbrunafigueira4 жыл бұрын
E existe moradia muito pior. As casas de palafitas, por exemplo :/
@katiamariasg4 жыл бұрын
TAlves porque você ou seus pais tiveram coragem para meter a mao na massa é fazer auto construção . Já filhos, drogas,b ebidas durante a vida inteira de maneira irresponsavel e opção também e trás as consequencias das escolha pessoais de cada um.Sinto pelas crianças e pelas cegueira de juizes que as mantem presas a esses país que muitas vezes os usam pra resolver suas proprias vida atraves essa sitação.Quanto o BRasil olhar as coisas como são resolveremos o problemas e faremos a diferença.Sem romantismo.
@666-w8d1w4 жыл бұрын
@@katiamariasg para de bostejar, velha ridícula sem empatia
@elianerodrigues75003 жыл бұрын
@@itsbrunafigueira Misericórdia meu pai e verdade
@brunomarcelino48404 жыл бұрын
Estou assistindo a série em 2020, em meio a pandemia, as famílias do vídeo, alguma notícia de como estão passando por esse momento de pandemia?
@m.g13874 жыл бұрын
A espera dos R$600,00, da gripezinha.
@casinhadamoranguinho50014 жыл бұрын
@@m.g1387 Se quem não precisasse não solicitasse o 600 reais seria mais fácil. O problema do Brasil não é só governo, mas, a população.
@m.g13874 жыл бұрын
@@casinhadamoranguinho5001 É complicado, muitos gastarão os $600, em supérfluos, uma graninha extra ,sendo que para muitos seria bem significante , o presidente relutou em liberar é complicado KKK.
@sonhareviver20224 жыл бұрын
Eles não gostam desse nome Cortiço, é chato, o reporter poderia falar habitação coletiva.
@kalianearaujotosta14734 жыл бұрын
Eu tbm é agradecendo a Deus por minha vida
@Ateliê_Vida5 ай бұрын
Observei, ávido, cada entrevista e apesar dos perrengues tenho tanta fé na boa vontade. Me sinto meio inútil por não ter como ajudar. Temos tantas taxas e impostos que não sobra nada. Não me sinto feliz quando consigo repartir roupas e alimentos pois sei que a necessidade é maior e apesar de trabalhar durante toda minha vida não consegui o suficiente para entregar mais.
@thaisfontenele41494 жыл бұрын
Estou acompanhando essa serie de habitar habitat, estou impressionada, e a sensibilidade ao capturar cada vivência, incrível.
@roselicarvalho32684 жыл бұрын
Morei num cortiço quando criança. Os moradores eram gente do bem mas as condições eram terríveis. Que trabalho maravilhoso desse rapaz.
@kadununes864 жыл бұрын
impossível não pensar no Criolo, suas músicas, discursos e entrevistas.
@paulomartinsfilho71974 жыл бұрын
Embora as dificuldades que sabemos que nós trabalhadores passamos, foi emocionante ver como a senhora valoriza e busca melhoras o lugar em que mora. Infelizmente, onde eu moro as pessoas tenta destruir o lugar... força fé, senhores!!
@makelimonada94263 жыл бұрын
Já morei em cortiço no começo da vida. Depois meu pai prosperou para alugar uma casa para nós. Eu tinha um tio avô cuja amasia vivia em um cortiço bem típico na Ponte Pequena, sendo um velho palacete situado em frente a um corrego (acho que era o Tamanduateí). O cheiro daquele lugar incrustrava nas narinas. Impressionante. Hoje, penso que deveria ser obrigatório nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura alguma disciplina para adequar essas moradias às condições de habitação dignas para as pessoas à margem do mercado imobiliário. Com estatutos próprios para organizar esses lugares. Mas sem especulação, pois vi no começo do vídeo que um senhor pagou 70 mil reais pelo espaço dele no cortiço. Pagou a quem? Esses casarões devem ter donos oficiais.
@aprevides204 жыл бұрын
Bom dia sou Ana Paula filha do falecido Senhor Geraldo e Senhora Carmem estou muito feliz por está matéria faz parte da minha infância e adolescência meus e de meus irmãos vivemos na Jandaia n: 20 por 10 anos tive bons amigos e o n:18 era onde Morava dona Isabel com os filhos o Claudinei o Mãe e irmãos éramos melhores amigos à Assembleia era uma antiga favela destruída na Avenida 23 de Maio era o que tínhamos para brincar 💎❤️🙏🇧🇷😢😢😢 Dividi um pouco com o canal um pouco da minha história hoje vivo fora do Brasil e tds as vezes que estou aí passo por aí para lembrar e resgatar e me nutri do lugar um momento muito importante para mim e meus familiares 💎❤️🌞. Abraços
@Ateliê_Vida5 ай бұрын
Meu, que lindo! Eu amo as histórias de vida! Eu gosto muito de conversar com as pessoas na rua. Eu NUNCA fui abordado com violência por pessoas que vivem no centro. Muitos vizinhos morrem de medo de ir ao minhocão ou conversar com as pessoas. As vezes que tentaram levar meu celular foram garotos que vivem na parte classe média e que os pais não entregam dinheiro para manterem seus vícios. São garotos com bicicletas de mais de 10 mil e com roupas de grife, que estudam no Sion. Contudo é fácil falar que são as pessoas que vivem no minhocão. Fico muito bravo.😡
@jadsonnascimento78304 жыл бұрын
Fiquei surpreso com os valores dos aluguéis de São Paulo. Mas é de se imaginar. São quase 20 milhões de pessoas querendo morar no centro, é inevitável um aluguel alto.
@michelleprestes59685 жыл бұрын
Amei o doc, muito bem feito. Vocês conseguiram mostrar opiniões diferentes do que é morar em cortiços, e mais, fizeram tudo de uma forma leve. Obrigada por compartilhar!
@angelamarcia55637 ай бұрын
Seis anos se passaram, como será que estão essas pessoas hoje será que continuam nesses curtiços??
@black4155 Жыл бұрын
Que triste e vergonhoso pra um país considerado rico, e tem tanta gente boa vivendo lá, gente trabalhadora e batalhadora, o que prova que pobreza não tem nada a ver com malandragem ou falta de caráter... Foi lindo e emocionante assistir a esse programa que parece ter sido feito com muito respeito e carinho.. Parabéns!!! 👏👏👏🥰
@tatyaneogatha37534 жыл бұрын
Retrata o problema da moradia no brasil,a especulação mobiliária acaba com o sonho da casa propria, são moradias dignas mas o conforto é pouco, espero que isso mude algum dia.São brasileiros trabalhores que mereciam mais 😕.
@Fernandes2124 жыл бұрын
Apesar de repetitivo, meu comentário não poderia ser outro: série espetacular. Parabéns ao SESC pela realização. A série ainda mostra de modo indireto como mesmo no meio a dificuldade a educação formal faz diferença. O Francisco deu um show e os moradores do seu cortiço são espetaculares.
@babianucci78623 жыл бұрын
Vou dizer uma coisa, morar no centro tem suas vantagens, as principais é morar perto do serviço, o barulho de música alta qse não tem. Porém pagar 70 mil para morar em 2 cômodos não é comigo, prefiro morar longe, ter espaço e privacidade do que morar em um espaço pequeno.
@EduardaLima-ff1qs4 жыл бұрын
"O pai só quer saber de beber e usar droga, isso não é futuro pros meus filhos então eu já corto logo" ❤
@elianerodrigues75003 жыл бұрын
Isso mesmo moça não queira isso pra sua vida não
@ana.43174 жыл бұрын
Produção muito boa! Gostei muito do documentário,mas terminei o vídeo com muita angustia e preocupação sobre como essas famílias estão vivendo nesse momento.
@Ateliê_Vida5 ай бұрын
Eu observo o zelo, o senso de coletividade e as plantas 🪴 tão bem cuidadas. Essas pessoas são cidadãs e merecem toda dignidade.
@SueliLimaPsi27 күн бұрын
Revisitando...impactada, de novo. de Itu SP
@laysonalves3 жыл бұрын
Assistam sobre as cidades de mato grosso / Rondônia, muito espaço, falta gente para trabalhar no comércio e nas fazendas. A cidade de São Paulo já não é um lugar saudável para morar o Brasil é grande e com muitos lugares bom, existem outras alternativas de viver mais dignamente.
@liliancavalcantidamasceno11563 жыл бұрын
Tenho muita vontade sair de São Paulo (nasci aqui), mas sempre trabalhei como operadora de telemarketing, não sei com o que eu poderia trabalhar nessas cidades do mato grosso, mas eu adoraria viver no interior do Brasil. Vivo em um quintal coletivo, casa escura, barulho o dia inteiro, não tenho nenhuma qualidade de vida, ver o pôr do sol pra mim é um privilégio, aqui 10 horas da manhã já tem que acender a luz. Detalhe: o aluguel é 800,00 e eu ganho 1000,00 líquido por mês para as outras despesas.
@madeira7733 жыл бұрын
@@liliancavalcantidamasceno1156 Espero muito, muito mesmo que dê tudo certo pra ti e consigas sair daí. Não sou do Mato Grosso nem de Rondônia, e sim do RS, mas realmente é o interior é bem bom =]
@madeira7733 жыл бұрын
@@liliancavalcantidamasceno1156 Procura uma cidade que não seja super popular, vai achar bons alugueis.
@madeira7733 жыл бұрын
Não sabia que esses dois estão bom de emprego, pode discorrer sobre?
@liliancavalcantidamasceno11563 жыл бұрын
@@madeira773 obrigada pelo apoio :)
@monicafuchs68374 жыл бұрын
Adoro esses projetos! Acredito que deveríamos ter mais apoio do engenheiros e arquitetos e usar disso para ajudar eles a melhorarem. O cortiço tem cultura própria devemos respeitar.
@Usuario-eq4ug4 жыл бұрын
43:00 ai gente, fico babandoooo. Gigi, q casa linda!!
@izabelecabral50724 жыл бұрын
Amei a cerâmica, bem caprichosa
@albanirprimosilvaprimosilv26322 жыл бұрын
@@izabelecabral5072 verdade
@nilmarapedroso97004 жыл бұрын
Essa série é espetacular! A diversidade das formas da humanidade morar é tão grande que agora é que estou dando conta disso. O circenses, os ciganos, os que moram dentro de carros, em cavernas, em árvores, palafitas... São muito diversas!
@elianesagomАй бұрын
Já assisti várias vê esse documentário. Parabéns! Muito bem feito.
@donda_west4 жыл бұрын
Material IMPECÁVEL! Parabéns à produção e obrigada ao SESC por disponibilizar. Sempre bom conhecer realidades diferentes da nossa. Pessoas que matam um leão por dia. Índia, você é um exemplo de mulher FORTE! Sem dúvidas uma inspiração. 🖤
@claramiie3 жыл бұрын
queria que todo brasileiro visse esse documentário. super importante.
@raquelsouza81118 ай бұрын
Achei bacana mostrar esse lado da comunidade honesta, todos estão preocupados em estar de acordo com as taxas do Estado e em manter o ambiente organizado... Isso mostra que são trabalhadores de verdade, que mesmo com as dificuldades querem pagar por sua moradia (impostos, água, luz). Diferente de movimentos de baderna que invadem imóveis pra fazer bagunça e por atos políticos, fazem com que as invasões virem favelas verticais insalubre.
@rebeccasales884 жыл бұрын
Impressionada com a organização do último, parabéns ao jovem que organiza o espaço.
@matheusdeluna14094 жыл бұрын
O seu Zé é pica! Reformou tudo, botou relógio de luz etc...
@grazienyferreira38054 жыл бұрын
nossa, e essas pessoas como estão nessa epoca de pandemia ein ? se uma pessoa que mora ai pega o covid 19 fudeu tudo pq nao tem espaço nem ventilação ai mds
@Usuario-eq4ug4 жыл бұрын
27:35 gente organizada que limpa as coisas é tudo, ne? Vc melhora qualquer ambiente. A moça super consciente pra tudo, maravilhosa.
@milajorge_4 жыл бұрын
Por isso eu agradesco a deus por tudo o que eu tenho. Obrigada meu pai
@marquesfukne98114 жыл бұрын
Que trabalho incrível. Nossa! Parabéns a todos os profissionais.
@mariarizoneidedasilva25834 жыл бұрын
O governo poderia dar uma subvençāo (ajuda económica) para cada mirador na restauraçāo de vivendas antigas aquí na Espanha há esse tipo de ajuda 😬
@marxcapitalistadk48454 жыл бұрын
Não volta então...o estado já cobra pouco imposto... De onde acha que vem a principal fonte de arrecadação do estado?? Eu lhe respondo a população
@ceresferraz96484 жыл бұрын
Parabéns pelo documentário. ..simplesmente...parabéns. ..tb pelo documentário dos quilombos e dos grupos ciganos...
@crishayes104 жыл бұрын
Amei o cantinho da Gigi. Que capricho. Que todos estejam bem!
@paularbarroso4 жыл бұрын
Eu ameiiiii a cor vermelha com os detalhes azuis :)
@eugenioferreira9980 Жыл бұрын
Eu me amarro nesses comentários !!! Dessas pessoas humildes moradores de habilitação coletiva cortiços, que acordam cedo , para trabalhar para se manter , para poder viver com dignidade merecem todo o meu Respeito.
@marceloleonardo75204 жыл бұрын
Série maravilhosa. Parabéns a toda a equipe.
@darksampa40043 жыл бұрын
Esses sofredores devem viver sempre na angustia do pensamento de que de num dia alguém vai vir querendo tirar eles de lá. E tem individuo que nasceu em berço de ouro, e é reclamão da vida.
@Usuario-eq4ug4 жыл бұрын
Adorei no 10:09 ele dizendo q uns acham a pintura feia, mas ele responde "é nada, vermelho é uma cor bonita" kkkkk eu estaria chorando
@elianerodrigues75003 жыл бұрын
Eu amo vermelho sou bahiana gosto de cores alegres kkkkkk
@elmorohernandez4 жыл бұрын
Que maravilha de vizinho esse rapaz!!!
@kadex7454 жыл бұрын
Ótimo documentário. Parabéns. Esse cortiço vermelho é bem arrumadinho.
@marilu45646 жыл бұрын
Parabéns pelo belo documentário dessa triste realidade
@estudiofabiloyola50713 жыл бұрын
Maravilhoso! Reconheci e revivi muitas caminhadas em cortiços
@Lagart0Rei4 жыл бұрын
Muito bom esse documentário!
@izabelecabral50724 жыл бұрын
Esse segundo cortiço, todo de maderite com as fiação tudo exposta.. perigo meu Deus 😰
@Thmqso4 жыл бұрын
É foda, viu. As pessoas só querem um canto para morarem sossegadas e com dignidade. Hoje em dia, eu apoio a ocupação de lugares abandonados há anos e que o dono não esteja nem aí para a habitação.
@silvanatonial64104 жыл бұрын
Espetacular, parabéns pelo trabalho!
@erikasayuri90554 жыл бұрын
Já morei em cortiço quando eu era pequena...muitas lembranças.
@francineorlandi92054 жыл бұрын
Incrivel!!! Super legal!!👏👏👏👏👏💕
@gabyteixeira57034 жыл бұрын
19:18 uma barata descendo na borracha da geladeira😨😨😨🕷
@antedeguemon29934 жыл бұрын
eu tbm vi
@feliperibeiro4314 жыл бұрын
Aí que situação, eu tbm vi e fiquei horrorizado!
@fredericobaami4 жыл бұрын
Que tristeza! Se tem barata andando à luz do dia, imagina como deve ser à noite!!! Muito sofrimento!!!
@gabyteixeira57034 жыл бұрын
@@fredericobaami triste realidade de muitas familias😐😐
@gabyteixeira57034 жыл бұрын
@@feliperibeiro431 é difícil,mais pra muitos é o que resta pra muitos brasileiros
@martamarinho60014 жыл бұрын
Parabens ao tesoreiro e a tds envouvidos nesse trabalho. ..tao bem organizados.
@YasodharaGautama4 жыл бұрын
O terceiro tá muito melhor, o garçom é muito caprichoso, vc vê até na forma dele falar. O pessoal do segundo cortiço parece que não tem mais esperança nem resiliência, esse do terceiro nossa a casa dele é um brinco!!
@cecilianovais2124 жыл бұрын
O segundo cortiço é mais miserável, triste de ver. Mas também conta com pessoas trabalhadoras com senso de comunidade
@sandessandes11103 жыл бұрын
Vemos o exemplo do primeiro cortiço e do último; que é você quem faz o seu ambiente. Eles se uniram e ficou bem bonito e organizado. A união, a organização, o interesse mútuo, faz toda uma diferença.
@elianesagom38672 жыл бұрын
Ótimo documentário. Parabéns
@gi4nn4g564 жыл бұрын
Tô adorando esse tipo de documentário!! Muito bom!!!
@alanjoneslima52124 жыл бұрын
Esse Cortiço fica próximo ao famoso Edifício Joelma, aparece logo no inicio do documentário
@elivansantossousa39244 жыл бұрын
Mano oc sabe o endereço certinho desse curtico vermelho , tou afim pra descer pra sampa n curto LUXO curto viver assim hotel sai caro pq eu fui e gastei mto
@itsbrunafigueira4 жыл бұрын
@@elivansantossousa3924 fica na rua jandaia, próximo aos arcos do Bixiga ;)
@elivansantossousa39244 жыл бұрын
N conheço mto bem o centro de SP mas chegando lá eu pergunto (conheço o vale anhagabau,bairro da luz ater praça roosevelt fiquei comedo de andar e me perder ) ✌1 mês eu fiquei no centro
@elianerodrigues75003 жыл бұрын
Eita 😲😲😲😲
@siberiasabrina40644 жыл бұрын
Imagina o sofrimento de perder o pouquinho que a gente tem, que bom que alguns conseguem usucapião.
@LucasCarvalho-dn2hj4 жыл бұрын
Tava pensando justamente nisso, "ah, porque ainda não deu pra colocar o varão e a cortina que eu queria, que saco", aí vem esse doc pra dar aquela chacoalhada...
@siberiasabrina40644 жыл бұрын
@@LucasCarvalho-dn2hj todo mundo precisa dessa chacoalhada nesse momento.
@katiamariasg4 жыл бұрын
Melhor se eles se unem comprassem em um lugar mais longe como todopobre e fizessem a construão pois tem um monte de gente desocupada, recebendo Bolsa FAmilia que poderiam juntas fazer seu dia mais produtivo.FAlta também ajuda do governo dndo subsio para o local, para a partilha do terreno par o projetinho de dois comodos e para o materia , ferramentes e um cesta basico durante a construção e o resto é esforço como todo mundo que é pobre .
@leticiavasconcellos28314 жыл бұрын
@@katiamariasg, e seguir expulsando a população indesejada do centro para as periferIa ? Isso é resistência a especulação imobiliária, a gentrificação. O centro está cheio de imóveis vazios, sem cumprir com sua função social. Moradia é um direito, não uma mercadoria.
@Shakashalaka4 жыл бұрын
Percebi que moro em uma mansão e que eu sozinha no meu quarto ocupo o espaço que várias famílias dividem. :(
@fredericobaami4 жыл бұрын
Se a gente já fica horrorizado vendo a situação desse segundo cortiço à luz do dia, imagina como deve ser à noite, com o calor, os ratos, as baratas. Ou em dia de chuva. É muito sofrimento!!!!
@ita2024-l1l3 ай бұрын
O certo era derrubar e fazer um prédio mais moderno. Caberia até mais gente
@mariaeduardaaraujotomazdel64434 жыл бұрын
enriquecedora essa série de vídeos,parabéns pela iniciativa.Me salvando nessa quarentena
@YasodharaGautama4 жыл бұрын
O primeiro ainda tá bonitinho, o segundo é uma esculhambação que pelamor, tudo de tapume. Nem parede tem direito. Moro em pensão, pensão é um pouco diferente de cortiço porque não aceita famílias e tem bem menos gente. O aluguel também é mais caro, principalmente se for no centro.
@a.c.ss264 жыл бұрын
Você assiste todos os canais que eu assisto também hahaha. Outro dia te vi no canal sobrevivendo na Turquia. Vc é a melhor sempre ❤ minha vencedora
@YasodharaGautama4 жыл бұрын
@@a.c.ss26 a gente se encontrando no KZbin afora rsssss
@Xeu20114 жыл бұрын
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽, Parabéns pela série ...
@douglasdorta78933 жыл бұрын
Não estou aqui pra julgar ninguém mas, tem o cara que é dono de cortiços e só quer dinheiro e não se importa a maneira de como os outros vivem. Também tem um pessoal que invade e se usa do usocapiao e que aluga para os outros e não investe nada para melhorar. Conheço algumas favelas que são melhores do que muito cortiço. O bom do cortiço é a região onde ele está. Acho que a saúde é prejudicada e o risco de acidentes são iminentes.
@Bakilugyor2 жыл бұрын
Só assim pra eu conhecer a realidade de muitos brasileiros.. Grato pela informação!!
@AiwaLover4 жыл бұрын
Um país tão imenso em território e riquezas naturais, mas a maior parte da população subsiste e sobrevive senso destratado como nem animais são em zoológicos. Se considerarmos a estrutura pobre das favelas, o que mais tem no Brasil é desabitação! O problema é que o povo também não ajuda. Já está numa situação difícil e traz mais gente pra sofrer jumto. Sinto muitos pelos que alegam que é um mal da pobreza e da miséria, mas o ser humano não é animal. Deveria pensar mil vezes antes de fazer filho. Hoje em dia principalmente, não ter filhos é um ato de ética e empatia.
@waltt_pasz26244 жыл бұрын
o que falta aqui em SP é moradia o problema é que o preço é muito alto é por isso que é necessário mudar o plano diretor e explorar o máximo da cidade
@makelimonada94264 жыл бұрын
Eu já morei em cortiço. Nos primórdios da vida e na época da faculdade. Hoje eu frequento o apartamento de classe média alta dos meus pais, num bairro nobre da cidade. Nesses condomínios, a gente sente o cheiro dos vizinhos, reparte elevador, piscina, escuta latidos de cachorro de madame e vê as funcionárias passeando com os pets, munidas de sacolinhas para recolher a caca ( afinal o flagra da câmera rende multa). Em outro condomínio, o povo jogou até osso de frango pela sacada. O cortiço está na alma do brasileiro, não importa o volume da conta bancária. É uma instituição. Para mim, os condomínios, habitações coletivas superlativas, não passam de cortiços de luxo. O meu sonho é morar numa casa com quintal.
@susanaalmeida11154 ай бұрын
Que ponto de vista interessante!
@landericomachado23994 ай бұрын
Por isso que vendi meu apartamento e vou morar em minha Chacrinha no interior . Prefiro o sossego e a paz sem ninguém pisoteado em cima da gente.
@Esperandoonoivo3 ай бұрын
Falou tudo: condomínio é cortiço organizado. Podem enfeitar o pavão o quanto quiserem.
@andreolidayaneАй бұрын
Penso a mesma coisa
@leidesilva14684 жыл бұрын
Excelente vídeo .mais uma inscrita!
@yanvictor43783 жыл бұрын
Deveria existir uma lei de revitalização legal de cortiços onde o poder público possa intervir nestas questões e chegar num acordo entre moradores pra fazer a regularização fundiária e a titularizaçao desses imóveis.
@sheilasilva49834 жыл бұрын
Assistindo isso percebi tão feliz sou é não percebo
@welingtonreis14594 жыл бұрын
36:21 Pera,um cara na 2ª Faculdade e morando assim?,é esse é o Brasil!
@YasodharaGautama4 жыл бұрын
Mas vc vê que a casinha dele é a mais arrumadinha, a do pessoal do segundo cortiço é uma esculhambação só. Esse rapaz pode ser pobre mas é super caprichoso.
@Jess901504 жыл бұрын
@@julianamarques4614 verdade
@welingtonreis14594 жыл бұрын
@@YasodharaGautama Isso é vdd,soube muito bem aproveitar o pouco espaço que tem.
@jadsonnascimento78304 жыл бұрын
@@julianamarques4614 A educação pública de SP é a melhor do Brasil.
@elianerodrigues75003 жыл бұрын
Pobre não adianta se formar
@leticiavasconcellos28314 жыл бұрын
A maneira como o entrevistador leva o documentário e pelos comentários, se percebe como levamos à sério a desigualdade social , quanto realmente estamos longe dessa realidade?. Quantas pessoas aqui pagam aluguel ou estão pagando prestação de casa própria. O maior problema é o acesso a moradia, é a luta pela terra; E aqui gente dando sua opinião se tal cortiço está mais limpo e ordenado, olhando essas pessoas de longe, como se nós não estivéssemos dentro da mesma lógica perversa e sofrendo suas consequências.
@elianerodrigues75003 жыл бұрын
Como se fossem ricos né
@hj0004 жыл бұрын
Parabéns pela postagem. ✨✨
@siberiasabrina40644 жыл бұрын
Pela primeira vez na vida estou me sentindo privilegiada, e a sensação é péssima.
@siberiasabrina40644 жыл бұрын
A gente nunca sabe da história do outro!
@AAM704 жыл бұрын
@Siberia Sabrina A consciência nós fortalece e fortalece nossas posições políticas! Isso é crescimento!!!
@siberiasabrina40644 жыл бұрын
@@AAM70 Concordo totalmente.
@RaphaelCozzi4 жыл бұрын
Consciência da realidade e empatia é evolução. Só não crie um sentimento de culpa, porque muitas vezes essas coisas são jogadas na nossa cara justamente pela verdadeira elite, pra que a gente abrace a culpa e inconscientemente acabamos isentando os verdadeiros responsáveis.
@katiamariasg4 жыл бұрын
filhos são opções, por a mao na massa também.
@lucianamoretti57144 жыл бұрын
Ótimo trabalho!
@babianucci78623 жыл бұрын
Conheci o casal do 11 min 46. Ótimos lanches ele faziam na empresa que trabalhei. A empresa era ruim, mais a Rose era muito simpática. O marido dela era fechadao mais atendia os clientes bem.
@sandradavicarlsson73044 жыл бұрын
Esse primeiro cortco e todo organizadinho
@camilazerbini84874 жыл бұрын
Que doc. excelente.
@josieldepaularosa33104 жыл бұрын
Viva o povo brasileiro!
@higorcardoso4 жыл бұрын
que triste, meu deus, pensar que famílias podem viver nesses cubículos do tamanho do meu quarto. que desesperador!! habitação popular nunca foi tao necessária quanto agora. e pensar que em muitas cidades brasileiras os militares e os mais ricos podem desfrutar de imensos hetares tudo por conta do capital.
@elivansantossousa39244 жыл бұрын
Alguém sabe me informar o endereço certinho do cortiço vermelho e ponto de referência e gostei, gastei caro com hotel em sp no centro qdo fui, quero descer pra lá denovo axei um lugar mto bom de ganhar dinheiro com venda de algo do Nordeste q lá n tem principalmente o acai lá e mto caro
@spectradream4 жыл бұрын
Minha vontade é de ESFREGAR esse episódio na cara de cada arquiteto formado no Brasil. A culpa é nossa.
@waltt_pasz26244 жыл бұрын
que ?
@anaflavia66914 жыл бұрын
Francisco respondeu minha pergunta ... fiquei imaginando como passa com um móvel.
@Ateliê_Vida5 ай бұрын
Fico fulo de nervoso com as pessoas ignorantes que julgam esses ilustres cidadãos. Vivo num local dito bom, e não há tanta comunhão e empatia. Pagamos condomínios altíssimos e os IPTUs são terrivelmente caros. Onde vivemos é mais de 3 mil m nasais de condomínio e IPTU e parte das pessoas tem uma cara de fuinha. Eu fico feliz por ver a genuína felicidade dessas pessoas lindas com suas vidas honesta! Se eu pudesse eu ajudaria a melhorar as condições de habitação dessas pessoas.
@m_marques3 жыл бұрын
Realmente a morada em cortiço por si so ja e complicada, eu gostei da liderança do terceiro cortiço o Francisco que e garçon o cara e desenrolado, pessoas iqual a ele fazem do local melhor, e como ele a uniao faz a força.
@glauciovianarj4 жыл бұрын
Cresci em um. Até eu sair de lá e ir pra minha primeira casa, tinha a inocência de achar que levava uma vida normal. Mas não é. Falta atenção e dignidade pra muitas vidas.