Olha só que interessante: Usher, em inglês, quer dizer "inaugural"... bem contrastante com o que acontece no conto, né? Deixa o like no vídeo, hein!
@nicolleazevedo7579 Жыл бұрын
Acredito que houve algum caso de incesto entre os 2 irmãos. Por isso o sentimento de culpa, que levou a depressão. Algo do tipo é mencionado no ínicio do conto como que a família é de uma geração problemática por conta desse costume. Tbm repararam que os protagonistas irmãos se completavam? Até o sobrenome Usher indica isso = US(NÓS)/SHE (ELA)/HE(ELE).
@gabyybag7297 Жыл бұрын
quer um final mais melancólico do que esse? não tem! um final depressivo com orgulho! as vezes tem vidas que são como a casa, só se despedaça e no fim não tem mais jeito... mas no fim acho que até a morte tem um pedaço da luz do túnel!
@leilacoutinho3048 Жыл бұрын
Eu ja li este conto inumeras vezes. E sempre que leio tenho a mesma sensação. Incesto. O irmao amava a irmã. E talvez houvesse também casos de esquizofrenia na familia. É realmente um conto bem escrito ao melhor estilo de Poe.
@leandroearth4 ай бұрын
O autor diz que eles vem de uma linhagem direta.... Eu fiquei a me perguntar o que raios isso quer dizer e imaginei pai casando com a filha que casava com o filho que casava com o irmão que .... .... .... Mas nem prestei atenção nisso. A Madeleine volta mas o autor diz que foi a última vez que a viu quando ela lhe passou pela sala... ☺
@gabrielli.c.rodrigues Жыл бұрын
Dos contos do Poe que eu já li, esse é meu favorito! A ansiedade/curiosidade que me deu, não via a hora de ler tudo pra saber o que acontecia no final Muito bom!
@gisleidesouzasantos9542 жыл бұрын
eu li este conto em quadrinhos, numa biblioteca : o título nunca me saiu da cabeça, a história me voltou enquanto você a contava.
@LuagoNosLivros2 жыл бұрын
é bem marcante mesmo kkkk
@srjonesytube Жыл бұрын
Não consigo enxergar um real sobrenatural, mas a narrativa é feita pra gente pensar que sim. A irmã sofria de "... espécie de catatonia que se manifestava em episódios frequentes..." (p. 60, segundo parágrafo, essa edição da Darkside na sua estante). Na página 65, o Usher explica que o motivo de aguardar duas semanas é pela natureza da doença, ele, paranoico, previa ou esperava que a irmã acordasse da morte, que poderia ser apenas um estado catatonico. Um ponto que me faz pensar que ela realmente não estava morta é que há uma "confirmação" de que o sangue ainda corre no corpo, pois havia "... um tênue rubor na face e no colo..." (p. 67). Além do pânico de ser o último sobrevivente da família, e perder a irmã gêmea, creio que havia um certo medo geral de enterrar alguém vivo, já que era comum. Tudo contribuiu para a loucura de Usher.
@srjonesytube Жыл бұрын
tudo, claro, na minha leitura kkk
@LuagoNosLivros Жыл бұрын
@@srjonesytube o Poe consegue fazer isso muito bem. Sempre tem a explicação concreta mas quem quiser acreditar no sobrenatural, vai acreditar. Acho isso incrível pq é basicamente o que acontece até hoje kkkk
@EduardoPachecoRodrigues Жыл бұрын
eu acho q a casa é mal assombrada e tipo, ela existe para matar cada membro da família, e já que os ultimos dois membros morreram, a casa desaba e deixa de existir
@anacis30972 жыл бұрын
Esse vídeo tornou o conto melhor aos meus olhos. A simbologia e ligação entre a casa e a família fez muito sentido.
@LuagoNosLivros2 жыл бұрын
siiiiim!
@lucianalira81922 жыл бұрын
É o meu conto preferido do Poe.
@LuagoNosLivros2 жыл бұрын
é um dos meus também 🥰🥰
@leandroearth4 ай бұрын
Tô lendo agora. Interessante que o autor diz que a Casa de Usher tá tanto relacionada a fazenda e a família, os dois caem no fim... Fiquei com vontade de saber a profissão do narrador e o que ele foi fazer na casa... Simplesmente li que ele foi chamado lá, tem essa amizade antiga.... e.... Interessante os objetos da casa lembrarem algo alegre, eles se mantinham em uma rotina saudável, o próprio Usher parecia ter brilho, mas de nada adiantava pra mudar o clima no qual eles estavam presos. É um ambiente envolvente e subjugador. Bela imagem inicial da casa no lago, essa imagem de espelho é preciso ser investigada. ☺ Meu escritor favorito a parte que me toca na história é que há muito dos sintomas de alguém que tem transtorno bipolar do humor, infelizmente essa parte eu conheço bem ☺
@grmonteiro Жыл бұрын
É o meu conto preferido do Edgar
@lucianalira81922 жыл бұрын
Esse conto é maravilhoso. O filme desse conto é fantástico. Se possível, assistam.
@giupiquera46662 жыл бұрын
Lembro que a primeira que li esse conto não gostei muito, mas quando reli anos depois fiquei me perguntando "como você não gostou disso, garota?". O final dele me arrepia demais, fantástico!
@LuagoNosLivros2 жыл бұрын
acho que isso é normal, porque eu também não gostava muito de contos, aí agora eu to entendo a beleza deles finalmente kkkk
@hannafedra49572 жыл бұрын
A ilustração da irmã ficou bem carrie neh! Linda essa edição!
@LuagoNosLivros2 жыл бұрын
demais! 🥰
@hannafedra49572 жыл бұрын
Esse livro do Vigiliae Mortuorum deve ser uma noção próxima do q temos hoje no velório neh. Tipo, vigília dos mortos segundo o coro da igreja acho q a tradução fica algo próximo disso... sobre o deixar o cadáver na cripta por 2 semanas me lembrou do costume muito antigo de colocar sinos com cordinhas indo até o caixão pra se caso o morto não estivesse morto poder pedir socorro... 😳
@LuagoNosLivros2 жыл бұрын
um dos meus piores pesadelos, ser enterrado vivo uhsaushua
@hannafedra49572 жыл бұрын
@@LuagoNosLivros deve ser muito desesperador neh! Eu já fico aflita assistindo isso em filme...
@artaquino63884 ай бұрын
to obcecado,quero mt comprar esse livro
@HenriqueSantos-pu5lt2 жыл бұрын
Sobre ela estar morta ou não: eu entendo que não há sobrenatural em Poe e sempre alguém “volta” dos mortos é catalepsia
@LuagoNosLivros2 жыл бұрын
é uma boa interpretação!
@vanessafernandes26242 жыл бұрын
Sim, inclusive esse elemento aparece em vários contos dele, a pessoa q parece q morreu e foi enterrada viva, até q finalmente ele escreve um conto inteiro dedicado a esse tema, acho incrível.
@miriambittencourt922311 ай бұрын
No geral sim, mas no conto Ligeia isso não ficou claro pra mim
@JaisonJFranklin Жыл бұрын
Poxa. Eu assisti ao filme inspirado no conto (filme de 1928) e o filme então mudou bastante coisa. E o filme tinha me dado vontade de ler o conto.
@franciscojunior_escritor2 жыл бұрын
Meu eu fico me perguntando, como esse meninos conseguem criar séries tão boas quanto essa. A forma como esse conto foi construído me agrada muito, apesar de não ser um dos meus favoritos.
@LuagoNosLivros2 жыл бұрын
kkkk muito obrigado por comentar sempre nos vídeos e pelo carinho que você dá pro nosso conteúdo. é muito motivador! 🥰 não é o meu preferido também, mas gosto bastante
@franciscojunior_escritor2 жыл бұрын
@@LuagoNosLivros Eu acredito no trabalho de vocês, acabei me identificando pela forma que o trazem. Por isso adoro este canal.
@andreacanalli86 Жыл бұрын
Talvez ele tenha imaginado a Madelein em suas alucinações, talvez o narrador tenha chego e encontrado a casa desabada e inventado a história,como oconfiar em um narrador em primeira pessoa?
@LuagoNosLivros Жыл бұрын
já leu "o coração delator"? vai nessa linha de pensamento, acho que vai curtir
@iagoimmediatomartins58102 жыл бұрын
Cai duro com os barulhos do video? Sim kkkkk Você colocou toda a história numa ordem que eu não tinha pego. Foi muito confusa essa leitura mas agora amei demais essa história KKKKKK Amei demais as ilustrações!!!! Ficaram lindas (na medida do possível)
@LuagoNosLivros2 жыл бұрын
🤣🤣🤣🤣🤣 Sonoplastia tendo efeito
@lucianoribeiro94172 ай бұрын
Quase morri com a sonoplastia kkkkk que susto!
@MonallizaLiza Жыл бұрын
Cara eu tô mt agradecida vey sério vc tá me ajudando mt com esse seu vídeo por causa do meu trabalho de escola que é desse conto
@LuagoNosLivros Жыл бұрын
obrigado ^^
@MarianaRamos-mb1ww Жыл бұрын
Eu amei esse vídeo, me ajudou demais
@LuagoNosLivros Жыл бұрын
fico feliz! 💛
@analuizacardoso442 жыл бұрын
Almoçando com poe e luago
@LuagoNosLivros2 жыл бұрын
🥰🥰
@cesardefigueiredo4787Ай бұрын
CONHECES AS OBRAS DE POE PUBLICADAS PELA LIVRARIA DO GLOBO DE PORTO ALEGRE? SAO OS 3 LIVROS QUE TENHO EM PORTUGAL. PUBLICADOS NOS ANOS 40
@anabfleal2 жыл бұрын
Esse conto eu já não consegui me apaixonar que nem o anterior. Não me relacionei tanto com os personagens, e sim, acho que ela foi de fato enterrada viva, na hora que estavam enterrando eu fiquei achando que ela tava viva, então não me surpreendi. Não é um conto ruim, bem longe disso, mas acho que ele não serviu para mim, uma tristeza.
@LuagoNosLivros2 жыл бұрын
contos são assim mesmo, não tem problema o importante é que está conhecendo a obra!
@hialee2 жыл бұрын
Já li esse conto mas não lembrava de nada, só da descrição da casa. É esse conto que vai ter adaptação pela Netflix né?
@LuagoNosLivros2 жыл бұрын
vai? não sei, não to sabendo kkkk
@hialee2 жыл бұрын
@@LuagoNosLivros pelo criador da série a maldições da resistência hill
@cogumeelo2 ай бұрын
Alguém tem algum conselho para melhorar a interpretação de texto? Amo esses tipos de leitura mas eu sinto que não consigo captar a história bem
@thcrazicat2703 Жыл бұрын
Pô, se pronuncia "acher" e não "úcher". É "dupan" e não "dupin" caramba