Muito obrigada por essa aula maravilhosa, finalmente pude compreender 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
@mariagabriela9358 ай бұрын
Vídeo excelente! Obrigada por compartilhar :)
@jheymessonferreira73327 ай бұрын
Aula muito boa
@GuilhermeRVLopes2 жыл бұрын
adorei
@tenhorazao67833 жыл бұрын
tenho 2 perguntas: 1- as proteínas citadas são opsoninas? e também são complexos proteicos? 2- as proteínas c2 e c4 não fazem parte da c1, certo? a ligação entre a c1 e antígenos/anticorpos as atras para dentro ou para perto das c1 para que sejam clivadas? como acontece esse encontro?? ou simplesmente por também estarem "correndo" pelo sangue???
@LinfoTube3 жыл бұрын
Olá, Mischa. Espero que você esteja bem. Respondendo às suas perguntas: 1.a) alguns dos fragmentos de proteínas do complemento atuam como opsoninas sim. Exemplo são c3b e c4b. 1.b) alguns fragmentos de proteínas do complemento, ao serem quebrados, complexam-se formando estruturas maiores e que possuem importantes funções no sistema complemento. Por exemplo: c3b-Bb-C3b formam uma C3 convertase; C3b-Bb-C3b-C5b formam uma C5 convertase; C5b-C6-C7-C8-C9(n) formam o complexo de ataque à membrana... 2) as proteínas C2 e C4 não fazem parte de C1, mas sim são alvo da proteína C1 ativada (na verdade, C1 se chama C1qr2s2); isso na via clássica. Espero ter respondido às suas perguntas. Espero que o LinfoTube continue contribuindo com o seu aprendizado. Muito sucesso para você!
@tenhorazao67833 жыл бұрын
@@LinfoTube muito obrigada pela atenção 🥲🥲🥲💛💛🤩🤩🤩
@leticiamayra78253 жыл бұрын
O fragmento que se liga ao C4b não é o C2b?
@LinfoTube3 жыл бұрын
Oi, Letícia. Como vai? Não, é o C2a mesmo. Quase sempre é o fragmento maior (fragmento b) que se liga para dar continuidade ao processo de formação do MAC, mas nesse caso não, é o C2a mesmo. Bons estudos. Sucesso!