Sobreviver não é um ato político | Jodi Dean

  Рет қаралды 5,774

TV Boitempo

TV Boitempo

Күн бұрын

Пікірлер: 46
@isoldaisnotok
@isoldaisnotok 3 жыл бұрын
Finalmente alguém disse isso. Jeff Bezos tá indo pro espaço com nosso dinheiro e a gente tá se humilhando pelo básico. O povo tem o poder, não podemos nos diminuir! Quem constrói o socialismo somos nós!
@destruction1928
@destruction1928 3 жыл бұрын
Socialismo é impossível, concordo que não temos capitalismo, e sim uma oligarquia, mas socialismo é impossível, simples, vcs não entendem isso pq não querem ver, não existe incentivo para eu cooperar com alguém que não atenda minhas expectativas, seres humanos são profundamente diferentes.
@Trexfreestyle1991
@Trexfreestyle1991 3 жыл бұрын
@@destruction1928 O socialismo é inevitável, o capitalismo esta chegando a seu fim enquanto uma fase histórica do processo de desenvolvimento de sistemas de produção e racionalização da divisão do trabalho, o colapso do capitalismo ira acontecer com esgotamento dos recursos naturais, alguns serão esgotados mais rapidamente do que outros, contudo, aqueles que criaram uma cadeia de interdependência funcional em cima de recursos primários serão mais afetados, levando o sistema para baixo, que é o caso do petróleo, semicondutores, nióbio e alguns minerais, muitos já possui uma data quase que confirmada para se esgotarem conforme o calculo da taxa de extração e aumento nas demandas futuras, o colapso significa uma redução drástica da complexidade sociopolítica e econômica de uma ou muitas sociedades complexas e não o seu fim. Nenhum sistema físico termodinamicamente aberto na natureza se iguala ao modo de produção capitalista, que inevitavelmente leva aumento qualitativo no crescimento sem fim baseado numa acumulação quantitativa sem fim, desafiando as leis da termodinâmica clássica, todos os sistemas vivos organizados coletivamente como colônias, sociedades de animais eussociais entre muitos outros, tem um limite biofísico que rege sua dinâmica de crescimento, com as sociedades humanas não pode ser diferente, toda a infraestrutura da economia esta assentado numa matriz de energias e influxos constante de matéria e informação, dentro de uma taxa acelerada de expansão, ou seja as projeções futuras para esse sistema socioeconômico predatório somando-se ao crescimento populacional e ampla gama de recursos as quais depende para crescer e acumular, pelos menos para os primeiros 200 anos que se segue serão obscuro, pessimista, para não dizer catastrófico. Assim como o socialismo a terceira guerra mundial será uma inevitabilidade histórica no curso de desenvolvimento das forças materiais humanas, a guerra sera uma reação em cadeia do declinio da civilização pos-industrial ou sistema-mundo capitalista.
@destruction1928
@destruction1928 3 жыл бұрын
@@Trexfreestyle1991 Primeiro o capitalismo prospera na escassez, segundo, você acha que com a diminuição de recursos eles serão divididos igualmente? Um dos princípios naturais, é que organismos competem por recurso, é uma visão muito inocente na minha opinião, espere guerra, e muitas baixas.
@destruction1928
@destruction1928 3 жыл бұрын
@@Trexfreestyle1991 se algum tipo de socialismo existir, não será como os socialistas o enxerga, será uma pequena minoria compartilhando todos os recursos, provavelmente uma minoria que controla inteligência artificial, ou militares robôs, se você acha isso teoria da conspiração, existe documentos desclassificados que mostram o desenvolvimento do mesmo.
@melo.everton
@melo.everton 3 жыл бұрын
@@destruction1928 fiquei curioso em relação aos documentários. Podes sugerir alguns? Obrigado!
@vladimirmatheus6355
@vladimirmatheus6355 3 жыл бұрын
Saravá meus camaradas.
@AHoraeAVezdaPoesia
@AHoraeAVezdaPoesia 3 жыл бұрын
"A gente não quer só comida"
@flaviasanz8509
@flaviasanz8509 3 жыл бұрын
💜
@diegoprofessor2337
@diegoprofessor2337 3 жыл бұрын
Concordo que sobreviver não é um ato político. Um ato político é contribuir para elevar o nível da conciência de classe do povo trabalhador, é construir um partido revolucionário de vanguarda, é apontar as contradições do capitalismo e mostrar que não é possível continuar numa sociedade baseada na privação dos meios de produção e reprodução da vida, é falar com todas as letras que democracia liberal é escravidão, é se organizar em coletivo para resistir à ofensiva burguesa e construir uma contra-ofensiva, é trazer e disputar a memória, a teoria e a história das lutas e movimentos por emancipação, é ousar construir poder popular. Mas o simples ato de viver, socializando, criando afetos coletivamente, esse já é sim um ato político. Quem não tem condições de se organizar numa militância coletiva, num partido centralizado, participar de um movimento, disputar um grêmio estudantil ou um sindicato; quem se encontra na divisão internacional do trabalho numa situação tão subalterna que é jogado a própria sorte; o simples ato de viver é política. E acho que é aí que entra o "camarada," para formar novas correntes de afeto, mas não uma corrente que vai prender no imobilismo; uma corrente de afetos que organize a luta pela emancipação.
@carolinateixeiranakagawala2617
@carolinateixeiranakagawala2617 3 жыл бұрын
Fundamental retomarmos, nos mais variados debates e práticas, o conteúdo coletivo das lutas, entre trabalhores nas mais variadas formas de divisão e exploração, entre usuários ou consumidores falhos aos solidários,... Sobrevivência é resistência como elemento frente às massivas estratégias de morte, mas não garante o avanço em direção à esse projeto de sociedade mais justa, equitativa, universal e etc.
@EneraldoCarneiro
@EneraldoCarneiro 3 жыл бұрын
Por favor quem é essa mulher? Onde encontramos mais coisas dela?
@tauanemello3989
@tauanemello3989 3 жыл бұрын
✊🏻❤✊🏾
@rfbite
@rfbite 3 жыл бұрын
Houve uma escolha política de adotar o termo companheiro no lugar de camarada em épocas passadas? Era uma tentativa de distanciamento?
@kkagosto
@kkagosto 3 жыл бұрын
Sim, um tipo de camuflagem! O distanciamento pela linguagem! Não acredito no modelo COMUNISTA, o SER humano é egoísta e sofre de apropriação cultural por interpretação e/ou por formação! Fica limitado a esse maniqueísmo direita x esquerda, capitalismo x comunismo! Acredito no Centralismo Democrático de Mao que faz o que deve ser feito, acredito na República que se estabelece com princípios e normas aos quais todos os Cidadãos ficam obrigados por lei e conveniência de vida. Nesse sentido o termo CAMARADA tem uma definição de forma, norma e conteúdo que nos enlaça na construção da República e na observância do Centralismo Democrático!
@abacate4492
@abacate4492 3 жыл бұрын
@@kkagosto ????
@leopasqualinefilho5666
@leopasqualinefilho5666 3 жыл бұрын
Acho que adotar um novo linguajar e abandonar nossos símbolos para ser mais palatável eleitoralmente é realmente uma traição àqueles que lutaram e morreram por causa de sociedade mais justa. Mas isso não impede que aprendamos com os erros que foram cometidos assim como ter uma visão mais holística da sociedade e economia globalizada atual. Não podemos ficar presos a dogmas do passado.
@virtusoroca7724
@virtusoroca7724 3 жыл бұрын
Para pensar: quando deixamos a linguagem do "sistema" ou da "sobrevivência" dominar o "pansamento", isso nos coloca fora do nosso "quadro de referência", que eh a "política". Um lembrete: se a ciência da história eh a maior contribuição de Marx, no modo como a história eh concebida por ele a "consciência" desempenha um papel bem diferente. Onde quero chegar: me parece que Jodi não está exatamente no caminho de renovar o marxismo que vige entre nós hoje, mas no caminho de reafirmar as bases do mesmo marxismo que vige entre nós hoje. Esses marxismos estão um tanto alheios à ciência da história de Marx, infelizmente. Se alguma renovação tem que vir, ao meu ver, seria essa. Reintegrar a ciência da história em Marx, que ignoramos, e reconsiderar o papel da "consciência" na superação do capitalismo.
@abacate4492
@abacate4492 3 жыл бұрын
Você tá enganado e a culpa não é sua, mas por uma questão de barreira da língua: Marx não fala em "sistemas" de forma vulgarizada, a sua ciência da história quando define precisamente os estágios do processo de desenvolvimento histórico denomina-os "regimes sociais" - um termo que mantém decidamente o aspecto político, ao contrário de "sistema" - que é amplo, quase metafísico e pode ser vulgarizado. Ele também usa o termo "ordem" (ex.: "ordem capitalista), já que é exatamente o que um regime social faz, organiza as relações de produção. É isso, semântica importa. Jodi sabe do que tá falando (só acho que poderia ter deixado claro que não tava tentando "inventar a roda" reformando noções equivocadas de tendência esquerdista/pequeno-burguesa que já se provaram ineficazes, pra evitar confusões por parte dos telespectadores).
@abacate4492
@abacate4492 3 жыл бұрын
Mas, no mais, concordo perfeitamente com a tua análise, no quesito de onde deve ocorrer a renovação da prática política de nossa classe na atualidade. Reintegrados à ciência histórica de Marx, juntamente com a "férrea organização proletária" (registro e controle absoluto, organização centralizada) e reconsiderar o papel da consciência na superação do capitalismo. Em suma, garantir a unidade através do trabalho de massas! E o trabalho de massas através da unidade.
@dakkar66
@dakkar66 3 жыл бұрын
Acho que ela esfalando que “SAI DA CASINHA E VAI PRA LUTA”, é isso?
@gilbrito2
@gilbrito2 3 жыл бұрын
Não necessariamente. Ela está falando que não basta apenas sobreviver. É preciso destruir este sistema para que possamos exercer nossa liberdade plenamente e explorar todas as potências humanas das quais somos portadores.
@dakkar66
@dakkar66 3 жыл бұрын
@@gilbrito2 Mas, na base do “fica em casa”, não se chega a lugar algum. Para agir é preciso superar o medo, não apenas uma vez, é atuar no cotidiano. Não se deixando levar pelo terror implantado pela mídia.
WE NEED COMRADES! | Jodi Dean
28:03
TV Boitempo
Рет қаралды 16 М.
Formação política e redes sociais | Jodi Dean
9:45
TV Boitempo
Рет қаралды 4,6 М.
Sigma Kid Mistake #funny #sigma
00:17
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 30 МЛН
It works #beatbox #tiktok
00:34
BeatboxJCOP
Рет қаралды 41 МЛН
Beat Ronaldo, Win $1,000,000
22:45
MrBeast
Рет қаралды 158 МЛН
How Should I Pray?
11:04
N.T. Wright Online
Рет қаралды 1,4 М.
A força da não violência | Judith Butler
12:05
TV Boitempo
Рет қаралды 18 М.
A RELIGIÃO É O ÓPIO DO POVO? | #LéxicoMarx com Alysson Mascaro
14:44
A disciplina da militância e o partido político | Jodi Dean
8:51
Minicurso "A economia libidinal do fascismo" - Parte 1
1:19:53
Grupo de pesquisa Afetos e Política
Рет қаралды 43 М.
Silvia Federici: The Globalization of Women’s Work and New Forms of Violence Against Women
4:44
ICI Berlin Institute for Cultural Inquiry
Рет қаралды 10 М.
O que é marxismo queer? | Judith Butler
7:43
TV Boitempo
Рет қаралды 14 М.
Sigma Kid Mistake #funny #sigma
00:17
CRAZY GREAPA
Рет қаралды 30 МЛН