parabéns ao professor muito bom o seu ponto de vista
@gabrielmira84288 жыл бұрын
Será que o problema do ensino médio é a carga horária? Dobrando o período, já que na carga atual a evasão é grande, não seria pior? E os profissionais com "notório saber"? Como eles são caracterizados e avaliados? Muito inconsistente tudo isso...
@rcoc018 жыл бұрын
Acho que esses profissionais serão apadrinhados políticos, só acho...
@TiagoFlint8 жыл бұрын
Olha, todos os países que tive contato e já morei, tipo Nova Zelândia e Argentina, vc tem quase todos os dias sendo full-time horário e não tem problemas de evasão ou coisas do tipo. E eles não saem pesados ou enfadados como aqui no Brasil. Só que tbm é notória as matérias né. Vc tem economia, gestão, música, artes, línguas, é muito variado. Acredito que a ideia não seja simplesmente aumentar a carga horária mais adicionar mais opções, se for apenas aumentar a carga horária ferrou, vai matar os jovens de vez.
@nathysudy8 жыл бұрын
Que comentário brilhante o seu!! Agora eu acho que o povo brasileiro fica vendo muito globo e acha que akeles programinhas de pobre atende todos os pobres do país. Quem me dera eu ter tido a chance de escolher o que estudar e ter me dedicado aos estudos mais.
@10rosivalda8 жыл бұрын
Vc está falando de pessoas que tem a mentalidade livre, não é o nosso caso no Brasil. O Brasileiro não sabe escolher e quando escolhe, outros tentam convencê-lo do que é certo está errado. Dependendo do que for proposto!
@nathysudy8 жыл бұрын
Rosivalda Barreto pois é, então que continuemos a viver na coleira né? é o melhor a se fazer, não é? Eu prefiro um país melhor. Um país onde nós possamos escolher o que gostamos. Não temos a obrigação de sabermos tudo. Pesquisa sobre o Colégio Loyola e me diz se os alunos de lá tem 'evasão'.
@Dogday100607 жыл бұрын
Muito bom o vídeo. 👏
@evanycampos42998 жыл бұрын
Por que não chamaram um professor?
@alexandrecavalari54218 жыл бұрын
creio que o objetivo já foi atingido, que era manifestar, dentro de uma pluralidade, sendo esta subjacente a liberdade de opinião, o descontentamento e a indignação com os nossos representantes e este projeto que pretende mudar as bases da educação escolar. Não podemos perder a capacidade de indignação, e temos que lutar pelo que acreditamos. todo apoio aos secundaristas, e parabéns por não ter medo de lutar pelo que acredita e por um país melhor.
@littodee85298 жыл бұрын
Esse cara tá defendendo o lado dele apenas, pois se acontecer de fato essa reforma acadêmica ele teria que trabalhar mais e ser mais apto a lecionar pra receber o salário que hoje ganham. Outro fato é que nos paises desenvolvidos a grade do aluno quem o faz é ele próprio, e isso dá muito certo, tanto que podemos ver os dados do índice de aprendizagem desses países desenvolvidos.
@alejma208 жыл бұрын
os vestibulares de faculdades privadas são feitos por peso da área que o aluno escolhe. Então acho que talvez os vestibulares devam ser mudados. E outra se até o primeiro ano do ensino médio os alunos ainda não sabem o básico!!?? então o problema é mais profundo.
@diegitomonrar088 жыл бұрын
vestibular cobra conhecimento mínimo? que falácia o vestibular cobram coisas que muitos alunos não estudam em sala de aula e com um conhecimento absurdo!
@TheJopaulo8 жыл бұрын
Vestibulares concorridos em universidades privadas? Conheço semi-analfabeto que passou na PUC.
@clivenvilela80928 жыл бұрын
O Brasil só vai melhorar quando estiver primeiro a reforma política
@clivenvilela80928 жыл бұрын
positivo operante!!! sei que a educação do Brasil como a minha também não é tão boa, o primeiro erro está nos políticos, esses são os mais mal educado, não querendo generalizar
@lucaspirkiel44748 жыл бұрын
+General de Exercito concordo com vc mas o Brasil nao irá melhorar pra todos se criarem uma geração de alienados
@alissonortodoxo51148 жыл бұрын
lucas pirkiel Educação e Ensino estatal é diferente.
@lucaspirkiel44748 жыл бұрын
+General de Exercito mas e só no ensino estatal que aprendemos a ter um censo crítico e ainda querem nos tirar isso
@alissonortodoxo51148 жыл бұрын
lucas pirkiel Não é. E se pensar saberá disso. O ensino estatal foi criado pela Prússia e não tem como objetivo fazer pessoas pensarem. Os própios filósofos do tempo da revolução industrial eram contra essa ideia.
@marcolongitude8 жыл бұрын
a reforma trata o vestibular e o enem também... o cara criticou errado ae...
@GiovanePazuch3 ай бұрын
Precisamos priorizar a educação e valorizar os professores!
@ilzamarques21098 жыл бұрын
Que estranho, o cara esta criticando a reforma, mas na hora que vamos compartilhar a matéria, o tema muda, para: Sociólogo DEFENDE o projeto de reforma do ensino médio no Congresso. Corrigi isso aí pessoal!
@rcoc018 жыл бұрын
Isso aí só vai aumentar a evasão. Pergunte isso a um aluno que trabalha, a um aluno pai de família. Pergunte nas escolas rurais, indígenas ou quilombolas, ou quem sabe nas escolas urbanas que não possuem sequer os insumos básicos. As escolas se tornarão apenas depósitos de alunos, essa é a realidade. Fora o retrocesso pedagógico, retirando artes e Ed. física, suprimindo filosofia e sociologia. E a cultura, como será repassada aos alunos? E a saúde deles? As pessoas de notório saber, provavelmente serão apadrinhados políticos meu caro amigo, essa é a realidade. Querem implantar um sistema adotado em países como os EUA, mas esquecem que a realidade do BR é totalmente diferente. Fora que ignoraram completamente a opinião popular, implantando isso na base da canetada. Espero que o congresso repense isso..
@professorninja37608 жыл бұрын
Nos EUA, as aulas começam às 9h00 da manhã, há um intervalo entre as 12h00 e 13h00 para almoço e recreação, mais 2 horas de aula e os alunos saem às 15h00. Não há ensino em tempo integral nos EUA.
@joaovitorianuci69978 жыл бұрын
+Professor Ninja A educação pública só vem caindo no EUA estamos falando de Coréia do Sul, Irlanda países que realmente são liberais e com um governo liberal ao contrário dos EUA.
@beatrizmachado80418 жыл бұрын
Reforma do ensino médio por medida provisória?! Temerário!
@robertoleris15258 жыл бұрын
Não tem que se reinventar a pólvora. Tem que ter simplesmente aulas de qualidade, responsabilidade e disciplina dos professores e alunos. E, logicamente, o estado fazer a sua parte. Assim como o município.
@amolerlivrosdetudo31468 жыл бұрын
É interessante que as pessoas se assustam quando se fala em "cortar disciplinas", mas daí eu pergunto, essas disciplinas são realmente ensinadas nas escolas públicas? Ou estão só no papel? É muito raro você ver um aluno de escola pública dizendo que de fato sabe os pensamentos dos grandes filósofos ou que tenha tido um professor crítico que lhe levasse a questionar filosoficamente ou sociologicamente sua realidade. Quem já estudou em escola pública e teve tais matérias no papel, não sabendo nada sobre elas apesar de ter as notas mais altas da turma, sabe do que estou falando. Desse modo, ao remover tais disciplinas da grade de horários o governo apenas estaria oficializando uma situação que na prática já ocorre de fato, infelizmente. É muito raro você ter escolas que realmente ensinem tais disciplinas com competência e que tenha uma boa biblioteca para auxiliar os alunos em sua aprendizagem nas escolas públicas
@amolerlivrosdetudo31468 жыл бұрын
Otacio Henrique Pois é. Concordo com você Otacio Henrique. Às vezes fico me perguntando: Por que existe ensino médio? Só para ensinar três disciplinas que não tem no fundamental (Sociologia, Literatura e Filosofia)? Sim, pois as outras disciplinas na maioria das vezes apenas retomam aquilo que já foi visto no ensino fundamental, então surge a pergunta, para que Ensino Médio? Acredito que a verdadeira reforma na educação deveria de ser a seguinte: Remover o ensino médio e colocar o ensino técnico gratuito no lugar, daí o aluno sairia da escola sabendo uma profissão mesmo que ele decidisse não seguir ela, já diminuiria das chances de desemprego na vida dele. O que vemos hoje em dia, são jovens aprendendo no Ensino Médio cantigas medievais (escárnio, maldizer, etc.) para depois que tem o diploma na mão pegar uma enxada e sair capinando grama para ter o que comer e ajudar a família. De que adianta ele aprender cantiga medieval? É para ele ficar cantando enquanto corta a grama? Essa é a situação de grande parte dos jovens, saem da escola sabendo fórmula de báscara para depois virar vendedor. Pra que isso? Não seria melhor fazer o jovem sair da escola com uma profissão? Creio que muitas empresas procurando um abatimento do imposto de renda, se comprometeriam em selecionar os melhores jovens das turmas de escolas de comunidades carentes para trabalhar, isso, claro, se ao invés do fadado ensino Médio houvesse um ensino Técnico na escola. O governo só brinca com o futuro dos jovens nessas "reformas maravilhosas", impressionante isso!!!
@bonus228 жыл бұрын
O ensino médio serve para "preparar" o aluno para o ensino superior. Química, física, matemática, biologia, etc. São matérias importantíssimas no ensino superior (em suas respectivas áreas). Essas matérias são a base para o futuro profissional e/ou academico dos alunos.
@amolerlivrosdetudo31468 жыл бұрын
***** E na prática isso acontece? O próprio governo sabe que nenhuma pessoa formada em química ou física vai querer dar aula em escola ganhando pouco, geralmente ela vai querer trabalhar em algum laboratório de empresas que dão muito mais dinheiro. Quem dá aula de Química e Física em escolas públicas sempre foram professores de Matemática. Da mesma maneira, quem dá aula de Filosofia e Sociologia são professores de Português e História. Minha ideia é, no papel o ensino médio é muito belo, mas na prática não funciona, porque então não dificultam um pouco mais as disciplinas do fundamental e não tiram o ensino médio e colocam um ensino técnico gratuito para fazer a pessoa sair da escola com uma profissão. Eu já tive contato com inúmeras pessoas que fizeram química e física na Universidade e eles dizem que não tem nada a ver aquilo que eles aprenderam na escola com aquilo que eles veem na faculdade. Esse pessoal que faz química e física na Universidade são os primeiros a dizer que não precisa dessas disciplinas no ensino médio, é só perda de tempo. Da mesma maneira, Literatura, quando você faz essa disciplina na escola e mais tarde entra na faculdade da área da Literatura, você vê que a disciplina do ensino médio nada tem a ver com o curso universitário de mesmo nome. Então na prática o Ensino Médio há muito tempo já não cumpre essa função que você falou nas escolas públicas, talvez em algumas escolas particulares até cumpra, mas mesmo assim acho difícil.
@bonus228 жыл бұрын
Amigo, se nenhum químico vai querer dar aula não importa. Oque não pode é um Químico querer dar aula (tendo a plena capacidade para isso) e a lei não permitir. Meu professor no 3 ano era químico, excelente professor inclusive. Mesmo nossa carga horária sendo espremida (2 aulas por semana, menos de duas horas) ele conseguia passar o conteúdo (química orgânica) de forma excelente. Falar que química não faz falta é uma mentira deslavada, a química orgânica é a base para praticamente tudo na química. Inclusive é um bom passo do governo em propor a divisão do currículo, permitindo que os jovens se foquem no que querem seguir no ensino superior. Como eu citei acima minha carga horária de Química era inferior a duas horas por semana, se eu fosse seguir essa area no ensino superior, com toda a certeza eu teria (muitas) dificuldades devido a minha base fraca.
@andreialima52798 жыл бұрын
Os índices apresentados em matemática em todo Brasil são péssimos. Vamos então questionar que essa disciplina só existe no papel?
@juscelinodacostadacosta18508 жыл бұрын
A Reforma do Ensino Médio deveria ser feita, porém, com prudência e democracia. Considerando a nossa realidade social, todavia, nunca de reforma arbitrária e confusa.Os governos não conseguem nem reformas as escolas, dá merenda escolar de qualidade e e segurança no ambiente escolar! Deveriam era fazer uma reforma política e também a reforma tributária. esse governo federal é uma lástima! Um bando de mentecaptos!
@nide4867 жыл бұрын
reforma do ensino,aumento de horas,como podem fazer tal coisa se existem lugares q nrm professores nrm alunos conseguem chegar ou escolas espacos defasados nem banheiro tem nem merenda tem titar .materias reflexivas. É governo nao quer q as novas geracoes pensem. Nacao que pensa dá trabalho p governantes
@reifousjoe8 жыл бұрын
1:28 tá faltando aula de boas maneiras aí viu...
@efmoraes22848 жыл бұрын
educação, ensino.... !!!! polêmica. que bom! finalmente se fala sobre a necessidade de mudanças, e em tds os cantos do Brasil, sobre educação e ensino! Que seja aprofundado!!!
@efmoraes22848 жыл бұрын
é pra antes de ontem!!!!!!!!!
@severinohonorio14448 жыл бұрын
Quero saber como vai ficar o Nacional do Ensino Médio( enem). se eu não escolher física durante o ensino médio como vou responder as questões de física no vestibular?uma vez que não vi esta matéria no ensino médio.
@famigliapasuch8 жыл бұрын
EDUCANDO PARA A CIDADANIA E O MUNDO DO TRABALHO O Brasil precisa investir em conhecimento, tecnologia e indústria própria através da educação para deixar de ser explorado pelos países ricos. Por outro lado, o Brasil é o único país do mundo em que quanto menos os alunos aprendem mais eles ficam satisfeitos. Para que a escola seja mais produtiva o Ensino Médio deve ser organizado em 4 anos e ser profissionalizante, porque a matriz curricular atual é extensa para ser ensinada e aprendida em apenas 3 anos em meio período. O Ensino em tempo integral pode ser ministrado nas séries iniciais até o 9º Ano do Ensino Fundamental. No Ensino Médio o aluno faz 3 anos de disciplinas de ciências e humanas e 1 ano de técnico profissionalizante no 4º ano. Ou pode ser intercalado com disciplinas de humanas, ciências e técnico. Nas escolas particulares o Ensino Médio pode ser ministrado em 3 anos. Como o conteúdo do Ensino Médio é muito pesado para um jovem que tem que trabalhar e estudar ao mesmo tempo, em 4 anos os jovens vão aprender mais sem sofrer tanto. Além disso, como poucos cursam faculdade no Brasil, o Ensino Médio profissionalizante em 4 anos forneceria uma profissão. O maior desafio para educação brasileira é descobrir porque os alunos não querem aprender, porque para aprender é preciso que o professor queira ensinar e o aluno queira aprender. Para isso é necessário formar salas de aulas com no máximo 20 alunos, porque o professor não consegue disciplinar e ensinar 40 alunos ao mesmo tempo. É desumano ter 40 alunos gerando conflitos para um único professor resolver. O professor usa mais tempo para disciplinar os alunos do que para ensinar. Com o Ensino Médio de 4 anos é possível manter as disciplinas de Filosofia e Sociologia responsáveis pela conscientização ética e política dos alunos. Enquanto Filosofia e Sociologia tem 1 aula semana, Português e Matemática já tem 5 aulas. A função principal da escola é ensinar conhecimentos teóricos e práticos. Por isso, ela não ensina valores morais e éticos transmitidos pela família, apenas os reforça. A escola deve ser um espaço democrático orientado pela ética e pelo bem comum, no qual todos têm o direito de expor o seu pensamento e o dever de respeitar o pensamento dos outros. Por isso, a escola deve ser uma escola com partidos e não sem partidos para que seja mais democrática.
@CaioCesar-hg8zl8 жыл бұрын
Acho que não deveria existir mais vestibular ou enem, porque se fosse igual nos países de 1° mundo, a grade curricular seria baseada no histórico escolar do aluno... Não precisaria de tanta sofrência no ensino médio, quando estiver estudando para o enem. além que o alunos tinha que tirar notas boas toda a escola, porque ele irá saber que aquilo irá ser importante para seu futuro, e iria levar mais a sério o colégio. Não apenas tirar uma boa nota no enem e pronto. Apoio muito essa ideia de mudança.
@AnselmoHeidrich8 жыл бұрын
Provou que não entendeu a proposta e tergiversou, quando exemplificou com as temáticas para multidisciplinaridades. A proposta é clara, se trata de criar áreas de concentração. Outro ponto que prova que o sociólogo não sabe o que está fazendo, porque a reforma contrariaria a proposta de vestibular (estava se referindo ao Enem), o que não é o foco, pois o vestibular reflete o ensino médio. Não é o ensino médio que tem que se adaptar ao vestibular, mas este que tem que se pautar no ensino médio.
@AnselmoHeidrich8 жыл бұрын
Diz que os professores, pais e alunos tem que ser ouvidos, mas se não fosse por uma MP, nada sairia do papel, pois o PL anterior, praticamente igual foi sequer discutida. Ou seja, a crítica recorrente de que “tem que ser discutida” não passa de mera retórica.
@lilianlira59847 жыл бұрын
Gente deveriam mudar á espera nos hospitais,nao reformar o encino médio.
@sirkauanangelotti34236 жыл бұрын
Os caras chamam um sociólogo para comentar o ensino. Todavia, antes um sociólogo do que um psicólogo.
@zairofluviolopessoares32318 жыл бұрын
Bastante elucidador.
@cirlandiamariaferreiradeso58998 жыл бұрын
Um povo menos esclarecido com certeza cobrará menos,pq ñ saberá o q cobrar.
@kauanbdn8 жыл бұрын
Países como a Finlândia que tem a melhor educação do mundo, Artes é uma das matérias mais importantes em suas escolas. Será que com essa medida do governo o país vai ir para frente ?
@anapaula.Ss-JP20137 жыл бұрын
De fato... nem o governo federal tem considerada a opinião de quem vive a educação - professores e alunos. Nem simplesmente uma única canetada vai trazer a grande transformação positiva que se anseia na educação. Levando em consideração que se anseie algo positivo coletivamente falando.... Nem tampouco basta imitar a educação de países com educação melhor desenvolvida, principalmente se só imitarmos uma proposta lá pelo décimo ano de ensino.... Resta mesmo uma visão de engodo de que se pode atropelar, varrer pra baixo do tapete esses dez primeiros anos de ensino pouco produtivo pra daí em diante a gente brincar de que estamos elevando o nível da educação brasileira a níveis de primeiro mundo.
@detroitdiesel72968 жыл бұрын
VAMOS ESCLARECER UM PONTO, O ESTADO NAO PODE INTERFERIR NA MORAL DO POVO, ISTO E' PROIBIDO E ESTA NA CONSTITUICAO, FILOSOFIA PODE ENSINAR ETICA, MAS COMO ENSINAR Q ROUBAR E' ERRADO SE O ESTADO ESTA PROIBIDO DE FAZER ISSO , UMA SOLUCAO SERIA COLOCAR RELIGIAO NA ESCOLA MAS ISTO TAMBEM E' PROIBIDO, MORAL DA HISTORIA --- TIREM SEUS FILHOS DA ESCOLA
@cjninja73848 жыл бұрын
Esse convidado está mal informado, pois, o ENEM vai deixar de existir!
@10rosivalda8 жыл бұрын
Na verdade a reforma é meia boca. Como reformar o ensino médio sem observar o fundamental e infantil!
@davidnunes2998 жыл бұрын
Para ver como são os jornalistas: antes de uma mudança eles não tem opinião nenhuma. na hora da mudança eles chamam algum especialista. Depois da mudança eles se calam novamente e se der errado novamente eles provavelmente irão chamar um outro especialista. Eu conto com os youtubers formadores de opinião.
@sandraandradevideosparawha45958 жыл бұрын
Da nem p ouvir isso
@PhilippusMage338 жыл бұрын
Na primeira estancia suspeita-se de que essa medida provisoria irá da merda (pensamento automatico um mero preconceito momentâneo) . Todavia, estudando o assunto mais profundamente, é notório sua relevância no ensino médio, que atualmente tá um lixo. Vejo que com a melhor flexibilidade dada ao aluno, mais será o seu interesse; diminuindo a taxa de evasão nas escolas... Iniciativa é bom, novo é bom, mas tem uma serie de estruturas educações que merecem atenção
@leandroaraujo86318 жыл бұрын
Não dá para comentar o que esse cara fala, ele é muito confuso.
@davidnunes2998 жыл бұрын
O ENEM exige coisas específicas demais. Precisamos rever o que de fato é o ensino fundamental, médio e superior. No meu ponto de vista só deveria haver Ensino Fundamental e Técnico. Ensino Fundamental é tudo o que todos devem aprender em comum. Depois disso os adolescentes escolheriam uma profissão e estudaria focado nisso. Eu por exemplo escolheria eletrônica. Depois disso há várias áreas que eu poderia me decidir futuramente.
@JuNior8955.8 жыл бұрын
apartir do 2 ano você ficou louco
@CaioCesar-hg8zl8 жыл бұрын
a partir do 2 ano vai poder escolher as matérias que você vai querer seguir a carreira. Acho que não tem nada de louco aí, ao contrário, vai ser muito bom.
@olharperiferico.podcast7 жыл бұрын
esse sociologia só confirmou tudo que eu como professor de História penso sobre essa reforma e esse lema escroto do atual governo.
@lucasfranco80496 жыл бұрын
Cassiano Sales eu também me preocupo por vocês. No caso dessa reforma, história não seria uma matéria banida e os professores perderiam o emprego?
@davimartins69857 жыл бұрын
Sociologia e Filosofia querem que nós sejamos de esquerda.
@celimluz30308 жыл бұрын
tem muitos pessoas alienadas aqui nos comentários devendo essa reforma
@BrunoSantos-ji4py7 жыл бұрын
um "especialista"
@ANDREICLAUDIA8 жыл бұрын
O QUE O PRESIDENTE TEMER QUER E UMA EVASAO ESCOLAR . FEZ A MEDIDA , QUEM VAI DAR AS AULAS... ELES NAO ESTAO PAGANDO NEM OS PROFESSORES COM A CARGA HORARIA QUE JA EXISTE. UMA REFORMA SEM PE NEM CABECA .... E QUEM ESTUDA A NOITE....SAFADOS... E QUEM DA AULA DE EDUCACAO FISICA.... O DESEMPREGO NESTA AREA SERA GRANDE. ......
@eduardocifuentes40908 жыл бұрын
Esse herodoto foi professor da usp e parece n dominar assuntos basicos de ensino --'
@sandraandradevideosparawha45958 жыл бұрын
falou só besteira esse cara ai
@henriquecezar62838 жыл бұрын
acho que vc só entendeu besteira pq seu cérebro não conseguiu processar o que ele quis dizer assista de novo
@cloviscampos21858 жыл бұрын
a questão é simples... simples 1 - não confundir educação com ensino - são coisas completamente distintas 2 - educação é processo individual, um a um, e tem que se dar, preferencialmente, no âmbito familiar; é daí que se preservam as tradições, e a ética de um povo (lembrando que ética é o conjunto dos princípios que para um dado povo têm valor) 3 - ensino é processo coletivo; destina-se à transferência, o mais eficaz e eficiente possível, da carga de conhecimentos e capacidades entre as gerações dos povos; é sistêmico e tem caráter meritocrático portanto por ser coletivo (o conjunto médio de conhecimentos e capacidades detido por um povo num dado momento é o que vulgarmente se chama de cultura - não confundir com arte é outra coisa) 4 - de modo que professor nenhum tem a incumbência de "educar" quem quer que seja para "transformar" o mundo, para isso existem partidos políticos 5 - e mais, como nosso sistema de ensino deve estruturar-se não pode ser decidido por professor nenhum, enquanto professor; isto é ação política e das mais sérias e vitais; A PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS SÃO AS SEGUINTES: - O QUE PRECISAMOS QUE UM INDIVÍDUO QUE DETENHA APENAS O PRIMÁRIO SAIBA? - O QUE PRECISAMOS QUE UM INDIVÍDUO QUE DETENHA MAIS QUATRO ANOS SAIBA? - O QUE PRECISAMOS QUE UM INDIVÍDUO QUE DETENHA O ENSINO MÉDIO SAIBA? - O QUE PRECISAMOS QUE UM INDIVÍDUO QUE DETENHA UMA DETERMINADA FORMAÇÃO PROFISSIONAL SAIBA? professores, como corpo, não são podem responder estas perguntas, não lhes compete professores são como soldados: executam ordens (aristóteles foi professor de alexandre: não acredito que alexandre tenha feito o que fez por causa de aristóteles) em tempo... fui professor por quase quarenta anos - sei do que falo -------------------------------------------------------
@chemistry30828 жыл бұрын
sociologia e filosofia no ensino médio público não ensinam nada. Claro que professores no não querem aceitar isso pois é o emprego deles na reta. Essa reforma é muito boa. Um ser pensante se forma com gosto pela leitura e incentivo livre. Esse sociólogo é um louco, fala como se não existisse a interdisciplinaridade. Em um curso de química por vc exemplo se aprende coisas relacionadas com diversas áreas até fora das exatas.
@lukacenation8 жыл бұрын
É vou ir embora do Brasil
@luizsilva98818 жыл бұрын
deve aprender à escrever antes
@esdrasshrek8 жыл бұрын
Novo lema ordem e progresso? Isso está na bandeira nacional seu animal! ¬¬'