Para quem não sabe, bible black (preto bíblia) é o preto mais escuro, mais profundo . Então STARLESS AND BIBLE BLACK é a descrição de um céu sem estrelas e muito negro. Na Inglaterra as Bíblias geralmente tinham capas negras.
@josecarlosoliveira50183 ай бұрын
Starless está no panteão das grandes obras primas da história da música popular. Simplesmente perfeita
@themoodypedro3 ай бұрын
"Starless" é uma das melhores músicas que já ouvi na minha vida. ela é uma das músicas que quero tocar quando ganhar meu primeiro baixo (e vou)
@DanoninhoLoL3 ай бұрын
o começo é mto fácil e soa mto bem, só dificulta na parte do jazz fusion.
@nelsonshuchmacherendebo76883 ай бұрын
Sempre digo que essa é a música que quero que toquem no meu funeral
@RicFrugoli3 ай бұрын
@@DanoninhoLoL verdade, como em muitas outras canções do Crimson.
@zSly_3 ай бұрын
tenho 16 anos e king crimson é minha banda favorita, ter descoberto ela ano passado foi um dos maiores acertos da minha vida. Excelente vídeo!
@tobepps3 ай бұрын
Caminho sem volta. Devo ter descoberto mais ou menos com a sua idade. Quase 30 anos depois, estou aqui escutando king crimson. Tive a felicidade de vê-los ao vivo em sp alguns anos atrás.
@RicFrugoli3 ай бұрын
Procure ouvir "Ashbury Park" do álbum Live Usa. Obrigado, de nada.
@dinifabio3 ай бұрын
Ouça todas as fases cara, eu tenho 29 anos de devo ouvir KG desde os meus 11 ou 12... Essa música vai te acompanhar pro resto da vida
@nildomanowar3 ай бұрын
esse disco é excelente, Red, Fallen Angel, Starless, One more Red Nightmare só pedrada!
@OHakkinen_3 ай бұрын
O melhor de Fripp & Co. Starless é a minha música favorita de todos os tempos e deve continuar sendo talvez pra sempre. Nunca vou cansar de escutar
@jrca893 ай бұрын
Um dos discos da minha vida. Excelente análise!
@nsgobbi3 ай бұрын
Olha nós aqui falando de King Crimson em 2024. Álbum excepcional, obra-prima de Robert Fripp e seu line-up “all-star”. Comprei no final de 1974 na extinta Breno Rossi da Rua 24 de Maio em S.Paulo. Nessa época, e depois também, discos de certas bandas eu comprava sem ouvir, na certeza da qualidade. Esse é um dos CDs (o LP se foi) que eu ouço regularmente desde então, sem passar um mês.. 😂. Hoje nos fones de ouvido mas nos anos 70 era no porão na casa dos meus pais, esgoelando 2 JBL L100 Century 😂😂😂. Quando você diz “um som desses há 50 anos” eu pergunto: alguém ouvirá sertanejo, funk-put@ria ou sofrência em 2074 ? Grande vídeo, parabéns.
@lukaweiss91473 ай бұрын
Red é meu álbum favorito do King Crimson, sou apaixonado por tudo nele, principalmente o vocal e o baixo do John Wetton que tem um dos meus timbres favoritos de todos O peso de Red não deve nada para os discos pesados do começo do Sabbath, como o Masters Of Reality e o Vol.4, denso e sombrio, pra mim, um dos primeiros exemplos reais do metal progressivo Só uma coisa sobre a qualidade do áudio, Bruno, assisti o vídeo no meu celular e deu pra perceber seu microfone estourando (ou algo próximo a isso) ao longo do vídeo Muito obrigado por trazer o Red, um disco incrível como ele merece ser falado hehehehe
@filipezomer3 ай бұрын
Parabéns, ótimo video desse magnifico album dessa banda EXTRAORDINÁRIA!!! Pra mim a música Starless é a Stairway to Heaven do KC só que melhor! 🤟
@MarcelNakamura3933 ай бұрын
Um disco maravilhoso. "One More Red Nightmare" é a minha música favorita da banda!
@josealbinogoncalvesfilho77223 ай бұрын
David Cross e banda estarão em novembro em São Paulo, tocando essa trilogia. ❤
@scareev3 ай бұрын
Esse álbum eu escuto pelo menos 1 vez ao mês, é tanta genialidade inerente que eu fico me questionando até hoje como que os caras pensaram nisso em 1974!
@slickwey3 ай бұрын
a primeira vez que ouvi Red (a música), eu fiquei totalmente desconcertado com aquele riff, foi algo fantástico. Starless é demais, incrível mesmo!
@DiogoRodrigues-ju9kx3 ай бұрын
Análise linda, Bruno! Adoro o red, a música título e starless foram músicas que mudaram minha alma. Vou seguir te aperreando pra fazer um sobre o discipline. Quero muito ver você falando sobre essa época, mais uma revolução do King Crimson. Abraço ❤
@wesleylima5743 ай бұрын
Particularmente o meu favorito da banda
@jonesyslv4263 ай бұрын
Grande vídeo Bruno. Aguardo ansiosamente o review de 50 anos do "Relayer" do Yes. Forte abraço.
@wellingtonsouza53403 ай бұрын
🖐
@josealbinogoncalvesfilho77223 ай бұрын
Pra ouvir de joelhos.❤
@brunopereiradasilva54833 ай бұрын
Esse disco é simplesmente fantástico! "Starless" é uma perfeição formal e lírica!
@willianii11053 ай бұрын
Para quem é fã do Robert Fripp, procure conhecer a banda new wave-progressiva-instrumental-dançante que ele lançou no início dos anos 80 que durou menos de dois anos e lançou apenas um disco. Chama-se THE LEAGUE OF GENTLEMEN. Tem aqui no KZbin mas não nas plataformas digitais. Milagrosamente foi lançado no Brasil e eu tenho em vinil.
@gustavoantoniodenadal2 ай бұрын
Gosto bastante. Tambtenho em lp. E tenho outro importado, diferente, com o mesmo desenho rosa da capa.
@gualberioalves69063 ай бұрын
Esse é um dos álbuns da minha vida com certeza. Maravilhoso, impecável, genial. O som do álbum é marcante e atual...nossa, calaria aqui muito mais, enfim. Obrigado Bruno, queria estar ao seu lado no show dos caras, com certeza teria me emocionado. Viva o rei Krimson.
@josealbinogoncalvesfilho77223 ай бұрын
Dessa fase o meu preferido é Starless and Bible Black. Porém Red e Lark's Tongues in Aspic também são obras-primas.
@diogorod47423 ай бұрын
Serei eternamente grato pelo seu canal, me tornei colecionador e entusiasta de rock progressivo graças a você. Esperei muito por esse vídeo, Red é um dos melhores discos da música.
@diogosantana37523 ай бұрын
Igualmente a você Bruno, no show do King Crimson eu chorei em Starless do início ao fim. Red não só é meu favorito da banda, como de todo rock progressivo.
@eduardoribeiro26593 ай бұрын
Valeu, Bruno. Acabei de ouvir aqui e é aquele tipo de álbum que me fez perguntar por que passei mais de 50 anos da minha vida sem descobrir essa obra prima. PS. Impressionadissimo com a dinâmica magistral de One More Red Nigthmare. O Bill Bruford só faltou fazer chover nessa faixa.
@marcosrafaelrosa34863 ай бұрын
Disco Maravilhoso, Inretocavel, cada vez q se ouve ele fica melhor meu disco preferido da vida. Excelente vídeo parabéns.
@jrodrigomor_3 ай бұрын
Já li em algum lugar que Kurt Cobain pirava no Red. O timbre pesadão é bem stoner, estilo Sabbath Volume 4. Red é uma das minhas músicas instrumentais favoritas
@Isacjacobmaleh3 ай бұрын
Um dos melhores do King Crimson!!!
@BonafonteLeonardo3 ай бұрын
Red está para o KC, assim como Moving Pictures pro Rush e Close to the Edge pro Yes. Os 3 álbuns mais icônicos do Prog, sem contar Pink Floyd.
@guivicentini8503 ай бұрын
esse disco é demais !!!! Parabéns Bruno vc é o melhor !!!!
@Stereoshake3 ай бұрын
Pura maravilha! Absurdo! Magnifico! Red! 🎧🔥🎧
@AlanPereira693 ай бұрын
Meu disco de prog favorito junto com Close to The Edge e Moving Pictures
@josealbinogoncalvesfilho77223 ай бұрын
Providence é inacreditável. MARAVILHOSA. Bruford dá aula o tempo todo. ❤
@tarcisiodiasdossantosluz57453 ай бұрын
Bruno, estou lendo a biografia do Bob dylan, e nela o compositor afirma que não tem nenhuma influência de Dylan Thomas. É só um detalhe que não desmerece o ótimo vídeo que você fez. Um abraço
@jpimenta263 ай бұрын
Tenho 45 anos, escutei esse disco a primeira vez quando eu tinha 14 anos. Até hj é minha banda preferida. Obg pelo vídeo.
@josealbinogoncalvesfilho77223 ай бұрын
Estava lá também em prantos. Espaço das Américas. ❤
@ittugerres2 ай бұрын
ouvi esse disco a primeira vez na pandemia, sozinho no meu quarto e no escuro, absurdo demais, a cada intersecção e interlúdio das músicas eu conseguia sentir o silêncio da faixa ter peso, senti varias coisas inacreditáveis ouvindo esse album a primeira vez, desde ruins até incríveis como o ápice de Starless, King Crimson é incomparável, singulares e geniais!!
@AcheiMeuDiscodeVinilNaEuropa3 ай бұрын
Ouvindo esse disco exatamente agora, Fallen Angel é simplismente sensacional....Mais um ótimo vídeo!!!
@rafaelnascimento91813 ай бұрын
Esse disco foi muito influênnte, é um dos meus favoritos da banda, tanto pelo o visual do Robert Fripp, como a sonoridade parece que foi lançado nos anos 90 esse é um álbum frente ao tempo.
@mrcaponi3 ай бұрын
Eu também estava neste show em São Paulo em 2019. Também me emocionei com Starless e com Epitaph.
@fagnermateus62703 ай бұрын
Um dos melhores discos de todos os tempos, sem sombra de dúvidas! Masterpeça absoluta! ❤
@autolyra90333 ай бұрын
Simplesmente fantástico!
@Guerra_Daniel3 ай бұрын
um dos meus discos preferidos da vida
@ricardoaraujo87413 ай бұрын
Ouro puro. Coisa linda.
@luiz_barbosa2 ай бұрын
Álbum espetacular, vídeo à altura!
@RicFrugoli3 ай бұрын
Eu tive o privilégio de conhecer e ouvir este álbum em sua prensagem original inglesa, pelas mãos de um amigo que era colecionador.
@patrickstorni40053 ай бұрын
Um dos grandes albuns da banda. A caixa the great deceiver com excelentes apresentaçoes ao vivo dessa fase é um grande complemento para entender o período"heavy prog" do grupo.
@danielgorodrigue3 ай бұрын
Uma obra-prima e meu disco favorito de todos os tempos.
@nelsonfragoso57133 ай бұрын
Bruno,de fato é um dos melhores discos do King Crimson......ainda não tenho,mas acho que vou comprar este ano para comemorar os 50 anos!!!
@InTenebris6763 ай бұрын
Finalmente o tão esperado 🙏🏻
@totamaia69113 ай бұрын
Grande Bruno, um dos melhores discos que conheço entre todos os estilos, e o que dizer da versão de Satarless? Como coisa interessante, a capa de RED é preta, enquanto a de DICIPLINE, que saiu anos depois, é vermelha
@erika030619712 ай бұрын
Adorei! Obrigada por esse vídeo incrível, Bruno! ❤
@Roawake3 ай бұрын
Esse foi meu primeiro disco do KC! Petardo!
@antikepos3 ай бұрын
Ouvi domingo. Já devo ter ouvido umas 15 vezes e nunca enjoo, um dos melhores álbuns da história
@cleciusviana7623Ай бұрын
Starless é uma das maiores músicas do King Crimson, excelente construção, uma harmonia impressionante, seria comparável com Soon do YES, outra interessante seria a Falling Angels, muito bem produzida, umas jóias raras do King Crimson, Red e Starless and Bible Black, excelente trabalho deles, caro Bruno!
@whoiswen.3 ай бұрын
Um dos álbuns mais lindos que já ouvi. Amo suas análises, Bruno. Poderia fazer uma análise do álbum "Tudo que eu sempre sonhei", da banda Pullovers, em comemoração ao novo álbum que está por vir. O Rock Nacional está vivo!
@wellingtonsouza53403 ай бұрын
O meu album preferido do King Crimsom.
@gfm133 ай бұрын
Obra prima, Red não é para os fracos. Ja começa agressivo pra espantar quem não aguenta a pressão
@ander_son33Ай бұрын
Sem dúvidas esse é o disco mais sombrio e pesado que eu já escutei na minha vida. É incrível, não tem como não amar King Crimson depois de ouvir essa obra prima. Obrigado Bruno 👏🏽👏🏽👏🏽.
@joaoguilhermemartinatimart52743 ай бұрын
Bruno, boa noite!
@lucas-rufino3 ай бұрын
Muito obrigado pelo vídeo. Foi muito bem feito.
@RushDouglas3 ай бұрын
O King Crimson ate o Red é impecável. Todos os discos são maravilhosamente excelentes. Mas Red é impecável.
@BonafonteLeonardo3 ай бұрын
Concordo, daí pra frente, a peteca caiu e a química sumiu.
@willianii11053 ай бұрын
Mas ao vivo hoje a banda é melhor .
@leonardocaetano63073 ай бұрын
Na minha opinião a banda continuou excelente depois disso. Os discos Discipline e o Thrak são incríveis. Recomendo buscar as performances ao vivo da banda nos anos 80, onde eles tocam o repertório dos três discos que eles lançaram nos anos 80 (ao vivo in Japan se destaca...).
@josealbinogoncalvesfilho77223 ай бұрын
"HEADY" Metal . ❤
@carlosalbertofigueiredovia80213 ай бұрын
Todos são classicos mais RED é absurdo John Weton, Bill Bruford e Robert Fripp
@victormaximo74073 ай бұрын
Falaa Brunão, beleza? Você vai no show do David Cross dia 28/11 em SP? Ele vai tocar os 3 álbuns citados no vídeo do King Crimson. Espero te ver lá!!
@SomdePeso3 ай бұрын
Quero muito ir!
@hellsitch3 ай бұрын
Eu estava escutando o álbum e nem sabia que era seu aniversario kkkkk Meu favorito do King Crimson "Starless" me pega de uma forma que nem sei explicar
@Mainz06FJSP3 ай бұрын
Esse disco é muito bom. Eu não sou especialista em música, mas foi um dos poucos discos que eu realmente vi uma diferença absurda quando ouvi em LP em comparação ao streaming.
@pecazeco3 ай бұрын
Vídeo sensacional, Bruno! Só o microfone que esta meio estourado..
@LuanPage3 ай бұрын
King Crimson é um dos poucos grupos que conseguiu explorar todos os subgêneros do Rock e Jazz e transitar entre eles com uma excelência absurda, ponto característico dos trabalhos do Fripp. Conseguiam ser experimentais e pioneiros em vários aspectos e ainda assim deixar o trabalho palatável até mesmo para novos ouvintes.
@AmilcarBaxo3 ай бұрын
Álbum impecável uma obra prima com padrões rítmicos inéditos na época, com afinações dos instrumento diferentes e caóticas mas que fazem sentido na harmonia das musicas caso mencionado pelo Bruno no trecho de violão, que parece estar desafinado já utilizando de técnicas de micro tonismo. E também na faixa One More Red Nightmare poucas vezes ou nenhuma durante os anos 70 você escuta a execução de algo que parece um prato de china sendo executado com maestria por Bill Bruford verdadeiro maestro e inovador baterista. Além do Jonh wetton que faz um verdadeiro arregaço nas linhas de contrabaixo, tocando em contratempos com vários efeitos no instrumento destaque para a distorção e fuzz mixado com o sinal limpo que hoje em dia se escuta muito no metal progressivo e Djent este último estilo bebeu forte nas musicas do King Crimson.
@marcelonazrocks3 ай бұрын
Do tempo q existiam músicos. Hoje as pessoas desrespeitam a música.músicas no celular,ruídos da cidade,toca o celular interrompe a música,etc. Música pastosa,sem criatividade alguma,geração perdida.ficar 12 minutos escutando "starless" é impensável hoje em dia.obra prima.🎶🎵
@gustavoantoniodenadal2 ай бұрын
Lembro de ter lido em algum lugar, há muito tempo, que o prato estranho que soa alto na One More Red Nightmare, foi um prato rachado que o Bill Bruford encontrou no lixo do estúdio.
@joaoguilhermemartinatimart52743 ай бұрын
Voce por acaso ja comentou em outro video sobre o disco the court of the king crimson lancado em 10/10/1.969 ?
@antonioaugustocarvalho3 ай бұрын
Esse álbum é espetacular, porém ser pesado não tem nada a ver com soar heavy metal, como algumas pessoas dizem, se fosse assim o Mahavishnu orchestra seria uma banda de heavy metal, porque em várias passagens tem muita distorção e peso( no entanto tem improvisos e harmonias jazzisticas, com influência indiana) e ainda vou mais longe, se peso em música fosse sinônimo de metal, a música clássica moderna de compositores como Ginastera e Stravinsky, um exemplo desse último, a obra Sagração da Primavera que é pesadíssima seria heavy metal , o mesmo vale pra esse álbum do King crimson, ele é pesado e sombrio, porém tem uma riqueza musical e elaboração técnica muito ampla, isso sem falar da influência do jazz fusion e tem até uma peça instrumental vanguardista meio erudita que lembra Bela Bartok
@kalungarocker3 ай бұрын
Perfeito!!! Eu sempre digo que o conceito de PESO não pode ser associado ao universo Heavy Metal (que eu aprecio). Bingo!! 🎯
@ittugerres2 ай бұрын
concordo 200%
@joaolacerdabraganeto82793 ай бұрын
Eu adoro esta banda e rock progressivo
@rolandaniel3 ай бұрын
❤❤❤❤❤❤ tenho a edição original que conprei na epoca ...tenho 62 anos ...
@Deluxe5113 ай бұрын
Opa Bruno, poderia fazer um vídeo do Islands também?
@julioxamadifantcastro76703 ай бұрын
Ebaaa
@Gust_7693 ай бұрын
Adoro esse álbum
@andrivs13 ай бұрын
Disco maravilhoso!
@edsroraphael3 ай бұрын
Acabando de degustar minha Haneken, en seguida curti Som De Peso
@allisonluz11083 ай бұрын
Eu queria ouvir esse disco pela primeira vez de novo.
@bestsongsbb66813 ай бұрын
Deve ser um álbum muito bom
@JoseFrancisco-lg3lh3 ай бұрын
ESSE É SÓ PRA QUEM GOSTA DO DELÍRIO 😊
@edsroraphael3 ай бұрын
O mundo 🌎 nunca vai se acabar, nós sim 👍
@magicpassos3 ай бұрын
Starless é uma obra prima!
@luizeduardoborges45473 ай бұрын
Um dos meus álbuns favoritos de todos os tempos, mas acho o TRAK mais pesado.
@mrbr45873 ай бұрын
Ganhei do meu tio, ainda no início dos anos 1980
@samirsoares143 ай бұрын
🤘🏻🤘🏻🤘🏻🤘🏻🤘🏻
@nuvemcigana88002 ай бұрын
Bruno, creio que o Blue Cheer já fazia um som mais pesado muito antes..
@thomasmartins15443 ай бұрын
🔥🔥🔥
@rodmovie47983 ай бұрын
Starless!
@liosrs3833 ай бұрын
Você ja fez um análise de In the wake of Poseidon ?
@DEAKY09213 ай бұрын
Ele só faz de álbuns que dão views
@SomdePeso3 ай бұрын
Não, mas ainda quero falar!
@nsgobbi3 ай бұрын
@@DEAKY0921 Então, pode fazer !
@dieselsk83 ай бұрын
Phodão!
@ThiagoD373 ай бұрын
Album perfeito. Destaque para os vocais e o baixo do subestimado John Wetton. KC ficaria mais pesado nos anos 1990 e 2000, depois da belíssima fase dos anos 1980.
@vilsonortiz49402 ай бұрын
Puta álbum. Parabéns.
@wallemberg3 ай бұрын
❤🎉
@sergioferreira6513 ай бұрын
Eu tenho a primeira ediçao brasileira que, lamentavelmente, a foto da contracapa é em preto e branco, sem a linha vermelha que é muito importante no conceito da arte de capa. Mas, primou a economia
@ricardoernestorose55933 ай бұрын
King Crimson é a melhor banda de rock progressivo, depois do Gentle Giant. Melhor disco do King Crimson é Lizard, de 1970.