Professor, é um privilégio termos a oportunidade de assistir ás suas excelentes aulas! Um grande cientista brasileiro que está sempre procurando o “por que” nos mais renomados centros de pesquisa da Terra e compartilhando parte da sua sabedoria irradiando felicidade. Gratidão! Amanda de Barros Soares Belo Horizonte - MG
@ednelson603 жыл бұрын
Quando me dou conta de um brasileiro, mesmo que não more no Brazil levante questões tão importantes como "moral", penso que nem tudo está perdido. O título é absolutamente pertinente: "Inquietações", é disso que o brasileiro precisa "inquietar-se", "indignar-se", sair dessa catatonia a que foi doutrinado por décadas. Valeu, Marcelo, essa foi no alvo.
@policarpoalmeida77103 жыл бұрын
Tenho acompanhado Marcelo há muitos anos...e desde sempre observei o respeito e admiração que ele tem sobre o conhecimento das comunidades primitivas .....e essa certeza se estabelece com a amizade e admiração que ele tem ao nosso Ailton krenak.......os conflitos humanos só irão acabar quando retornarmos aos conhecimentos e a postura que os povos primitivos tinham em relação a natureza ....e pra isso não é necessário renegar os avanços da ciência....é plenamente possível a ciência avançar em comunhão com a natureza, e não contra ela ...
@lenareis4673 жыл бұрын
Fazer o bem, não fazer o mal, dirigir a própria mente. O mundo precisa de moralidade. Gratidão professor
@CanaldoArmandinho3 жыл бұрын
Como diz a professora Lúcia Helena : " evoluímos da biga ao avião a jato, mas o condutor da biga não evoluiu".
@flaviotebchirani70863 жыл бұрын
11
@chancelerpalpatine38463 жыл бұрын
A noção de evolução vem de uma cosmovisão específica, na verdade nada evolui, evoluir implica em ter que chegar a algum destino absoluto, que não existe, portanto dizer que algo ou alguém não é evoluído é dizer absolutamente nada.
@patriciacybeledias96113 жыл бұрын
A evolução nem sempre é positiva. Como uma doença. E nós todos evoluiremos para óbito um dia
@ajinacios3 жыл бұрын
Eu acho q evolui sim. Nunca houve tanta solidariedade como hoje. Mas tem gente q não quer enxergar isso, ou é doutrinado pra não enxergar. Quando bilionários como Bill Gates enradicam doenças em países africanos não sai nos jornais. Assim fica difícil ver o q acontece de bom, principalmente pra quem ler pouco.
@ronaldonj93443 жыл бұрын
@@flaviotebchirani7086 14
@CarlosHenrique-wq3cw3 жыл бұрын
Pelo que venho estudando até hoje, todas as civilizações sempre procuraram a paz através da guerra. É inerente do Ser Humano a ter Paz. A Paz de um incomoda o outro. Na verdade, eu acho, que o AMOR é a verdadeira essência moral. Mas o verdadeiro sentido da palavra AMOR foi banalizado. Qto a posse de terra, falou verdade, mas conheço algumas pessoas conscientes de que elas foram , a eles destinadas para administra-las muito bem, enquanto temporariamente humanos. Sinceramente, excelente reflexão do senhor professor. Só me fez refletir mais ainda , do que já venho refletindo há 66 anos. Parabéns!! Amo suas colocações. Um grande abraço.
@dominiquehatoun3 жыл бұрын
Incrível sintonia nas "inquietações filosóficas"! Há noites e dias pensando no quê deveria ocorrer para, realmente, atingir a humanidade dos brasileiros, a tal ponto, que não fosse moralmente possível não desejar livrar-se do lamaçal ao qual estamos sendo arrastados.
@danielsong84403 жыл бұрын
A sua franqueza e humildade como cientista e humano surpreende. Tenho um pensamento muito alinhado ao seu também. Transcender os valores tribais deveria ser um passo mais simples diante tanta transformação tecnológica, filosófica e científica. Mas o que vemos ainda é a estagnação ou a evolução morosa e gradual dos valores morais de ser mais "humano" e saber conviver com o coletivo e o planeta. A inércia dos valores tribais versus avanço tecnológico ainda são polêmicas. O seu exemplo de pensar no coletivo em suas ações traz um impacto que pode sim inverter o declínio moral do ser. O humanocentrismo que vc tanto reflete está tão presente nesses aspectos morais. Quero lhe agradecer por ter abordado sobre este tema. Professor VC realmente é um polímata que faz enobrecer a consciência de tantos que enxergam apenas uma direção.
@franciliojralmeida545810 ай бұрын
estas reflexões deveriam estar em debate em todas as nossas escolas.
@samueloliveira33303 жыл бұрын
Eu desejo que todos entendam o que o senhor disse, e que mudem e pensem no bem comum. Te admiro muito professor. Fico muito feliz por existir pessoas como o senhor...
@gregorioribeirojr2 жыл бұрын
Marcelo, como sempre, somando conhecimento ao mundo! 🌎
@rosejulien72883 жыл бұрын
O conhecimento é sempre muito importante, adoro 🥰
@lumassagem77753 жыл бұрын
Plpppppp
@antoniogermano17063 жыл бұрын
Não perco um vídeo.Um professor tão gabaritado e que tem prazer de ensinar e passar para frente o que aprendeu na vida é um previlegio
@veraribeirogomes7383 жыл бұрын
Profundas reflexões, professor, algumas tristes, outras propiciando transformações em nossa jornada evolutiva! TODAS as vidas importam, e nossas atitudes impactam tudo ao nosso redor ( muito bem dito, Marcelo!)
@AleBernardo_redeAconecta3 жыл бұрын
Grata pela inquietação filosófica compassiva e movedora.. parabéns por tudo!
@fatimadebrito26803 жыл бұрын
Parabéns pela condução de um tema tão importante, muito obrigada.
@rogerioaguiar03653 жыл бұрын
Como estou continuamente com uma inquietude filosófica, vai me servir muito esta brilhante idéia! Obrigado Professor Marcelo Gleiser!
@CanaldoArmandinho3 жыл бұрын
Gratidão pelo vivlog. Ansioso pelos outros que virão. Forte abraço.
@vanessahernandes12 жыл бұрын
Professor Marcelo!! Saudades de seus vídeos!!! Precisoooo
@mariaboaventura24383 жыл бұрын
Parabéns por tanto! Obrigada por dividir seu conhecimento dando-nos uma reflexão tão profunda e necessária no momento atual de trevas, ignorância e conveniências! VIDA, NOSSO BEM MAIOR.
@igorsouzahoffman89043 жыл бұрын
Muito legal!! Ao longo do vídeo e da lei moral elevada me lembrou as palavras de Jesus, a respeito do maior mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo. O resumo da inquietação seria o amor ao próximo
@mariadoceudemacedomaria36013 жыл бұрын
Como amar o próximo quando este te odeia e quer sua morte?
@maristelaalmeidaribeiro60263 жыл бұрын
Que maravilha, Professor. Tenho 58 anos e estou no meu último ano da Graduação em Filosofia. Amo Filosofia, astronomia, cosmologia...Em minha opinião, uma não pode ser desvinculada da outra! Abraço!
@terenciooliveira1069 Жыл бұрын
O homem é um viros, somos feitos de bactérias, somos Assacinos, etc
@terenciooliveira1069 Жыл бұрын
Eu sou um ÁTOMO vivo no Cosmo , e sou um saco de bactérias eu náo tenho religiáo
@vaniamota55443 жыл бұрын
Sensacional Prof. Marcelo!🍎 Mais uma vez obrigada por compartilhar sua sabedoria 😘💚
@anainezandrade27773 жыл бұрын
Que causa tão importante, Marcelo! Bela campanha! Parabéns e obrigada.
@elizandrobarbat21173 жыл бұрын
Acredito que o valor seria a empatia, ou seja se colocar no lugar do próximo. É preciso se " diminuir" e compreender dessa forma que faz parte de algo muito maior.
@artesvida70313 жыл бұрын
Vdd
@viajantedocosmos86773 жыл бұрын
"algo maior", já vem o tal deus das lacunas...
@andregustavo20863 жыл бұрын
Cara, eu tive o mesmo pensamento: empatia. É de onde todos os outros valores vêm, e é basicamente a solução para quase todos os problemas a nível mundial e individual que você pensar.
@cristianosiqueira1536 Жыл бұрын
Mas o ser humano é ruim
@alessandramachado5683 жыл бұрын
Você é necessário Professor! Obrigada sempre!
@brunoperez79303 жыл бұрын
Idéia fenomenal trazer a tona essas inquietações. Tem gente matando gente por aí sem saber nem porque... E acreditando nas ideias de pessoas que talvez nem tenham muita certeza do que pensam ou acreditam. A vida tem que prevalecer em qualquer circunstancia e como bem disse o professor é e deveria ser tratada como um valor primordial! "Meio" óbvio...
@zulma20403 жыл бұрын
Excelente reflexão. Obrigada.
@asajow3 жыл бұрын
Gostei muito do tema, do desafio. Entendo que somos seres tribais por natureza, mesmo antes da noção de propriedade agrária. Temos registros que desde a pré-história temos tribos nômades já guerreavam entre si. Nosso desenvolvimento como ser passa pela pela concepção inclusiva de que, até como espécie, somos uma só tribo global, mas, como você Prof. exemplificou tão bem, estamos muito longe disso.
@dilermandoserrao52443 жыл бұрын
Nós seres humanos, só iremos entender o verdadeiro valor da vida da humanidade, quando realmente conquistarmos tecnologias capazes de viajar pelo Cosmo e observar a importância do conhecimento científico ou simplesmente conhecimento. A humanidade se tiver tempo de continuar evoluindo conhecerá as maravilhas do universo ou multiversos. Não sei em qual ponto da História futura iremos ter essa revelação. Mas tenho fé que um dia chegaremos lá. Vida longa e próspera!!!
@maria_sarmento3 жыл бұрын
Grata por vc começar a compartilhar seus livros e ensaios de graça!!! Um ótimo filme sobre a redenção de um ato de inconsequência (no caso assassinato ou tragédia) : “ A Outra Terra” !!! imperdível
@klaudiainnocencio3 жыл бұрын
Adorei, professor! Suas inquietações são as minhas também. Precisamos evoluir moralmente com o máximo de urgência. Engatinhamos na evolução e precisamos entender que, enquanto sociedade dependemos uns dos outros. Desejo um bom domingo ao professor e toda família.
@celsoferreira95613 жыл бұрын
Boa mesmo é a terra continua dando seus frutos tanto para pobres como para ricos, justo e injusto éticos e não éticos, bons e maus, ela não trapaceia ninguém. Gleiser falou muitas verdades que infelizmente não levara a humanidade a se desprender da arrogância de se achar o centro do universo anulando toda a história do cosmos e desse planeta fantástico que pouco conhecemos a Terra. sem nós a vida continua por aqui e continua em abundância. Viver é simples tem que ser simples.
@sovietdocapaoredondo3 жыл бұрын
Reflexões importantíssimas. São pessoas assim que continuam fazendo esse mundo doido e cada vez mais triste ainda ter alguma luz. Muito obrigado pelos seus vídeos, Gleiser!
@otaviovieira10413 жыл бұрын
Obrigado pela reflexão👍
@diversos-barbarakazzan38823 жыл бұрын
Parabéns Excelenteeeee muito bom mesmo Ahow oooooooo Gratidãoooooooo Ameiiiii
@valnirfranciscodafonseca33093 жыл бұрын
Aprecio suas inquietações, assim como eu tenho as minhas. Tento aplacá-las com conhecimento que me permitam entender a mim, entender o meio ambiente em que vivo e qual o propósito da vida. É instigante reconhecer que sem um propósito mais elevado, os esforços se perdem na efêmera dualidade dos sentimentos e na fatídica e irremediável ação do tempo.
@julianodelima62313 жыл бұрын
7:17 lembrou-me muito dois filósofos, o primeiro deles é o Kant que defende o imperativo categórico, que diz q se deve viver de forma a imaginar que todos as nossas ações iram se tornar leis universais, ou seja, em linha gerais, eu não devo roubar pq se todo o mundo roubar o mundo iria virar um caos, não devo matar pq se todo o mundo matar um ao outro não sobraria ninguém, e assim eu tenho um meio de julgar certo e errado sem passar pela religião O outro filósofo é John Stuart Mill que defende q a ação correta é q a gera mais felicidade para todos, são visões apostas mais q tentam a mesma coisa criar uma ética universal desligada da religião.
@LeandroSilva-vp8bp3 жыл бұрын
Ótimo vídeo ,nos faz refletir sobre nossos valores e ideais
@soniadepaduaguimaraes213 жыл бұрын
Excelente vídeo! Nós temos a obrigação de preservar e cuidar da VIDA aqui na terra.
@RafaOFpqd3 жыл бұрын
É legal como todas áreas convergem... esse pensamento trabalhado no vídeo, no campo do direito, é um dos basilares e dado a qualquer aluno da graduação, sob o título de a “lei das doze tábuas”. Parabéns pela troca de experiência!
@Herman_Sa3 жыл бұрын
Todos os males surgem do Egoísmo. Mãe de todos os males, surgem suas filhas, a vaidade e o orgulho. Lembro-me da palavra Pós-Verdade!
@ivanribeiro21973 жыл бұрын
É isso aí, Marcelo. A vida humana é o nosso bem precioso que deve ser preservado a qualquer custo. Seres morais colocam a VIDA em primeiro lugar e não o DINHEIRO. Temos uma sociedade IMORAL que faz o contrário, representada pelo nosso presidente e seus seguidores. A sociedade que ainda tem alguma moral(vida) precisa lutar para que os imorais(morte) não vencem. Muito obrigado pelo vídeo.
@marciaabujamra79903 жыл бұрын
Prof.Gleiser, uma questão que fica muito evidente é que para além da questão moral (se evoluímos ou não nesse ponto) e para além também da enorme evolução tecnológica, encontra-se a questão referente a "evolução" psicológica do ser humano. Se formos analisar isso a fundo veremos que não evoluímos ou pouquíssimo evoluímos psicologicamente, no nosso aspecto interior, na raiz de nossos pensamentos e sentimentos. Desde que o ser humano existe sempre que as inseguranças, os temores são expostos, o nosso lado mais animal e "imoral" afloram. É uma luta constante e ininterrupta contra o ódio, a inveja, o ciúme, a cobiça, a violência, o mal, o sofrimento, o egoísmo, etc. A mudança radical que a humanidade precisa e que trará impactos positivos para as nossas vidas e para o planeta, só acontecerá qdo realmente transformarmos a nossa forma de pensar, saindo do egocentrismo, do individualismo, das particularidades exarcebadas, para o coletivismo, a solidariedade, o universal e o holístico. Somente a partir daí o verdadeiro amor, universal e que não espera nada em troca, poderá prevalecer. Necessitamos compreender, urgentemente, que somos vários e somos um, ao mesmo tempo. Só assim nos preservaremos como espécie e preservaremos a nossa Terra, nossa Gaia, como um todo. ⚘Abç e já aguardando pela nova série e temas ⚘
@franklinfurio44293 жыл бұрын
Muito obrigado professor
@altinoribeiro3 жыл бұрын
Parabéns!!!! Fazer o bem para todos. O conhecimento para aqueles que querem aprender.Obrigadooooo!!!!
@hurullahq58243 жыл бұрын
Obrigado!
@djamiltoncampelo92623 жыл бұрын
Uma conversa entre o prof Marcelo e o Teólogo Dr Rodigo Silva seria interessante e imperdível.
@teresinhafernandes23803 жыл бұрын
Penso que estamos vivendo num tempo, e esse tempo já nem sei como aferir,que o valor da MORAL é esquecido em favor de qualquer valor menor que a VIDA!!!
@tatianeloureirodasilva34303 жыл бұрын
Sempre brilhante 👏👏👏
@MrDiguinho943 жыл бұрын
Marcelo! Tem um livro bom que trata desse tema. Não sei se vc já o leu, mas trata a moralidade como uma coisa intrínseca ao ser humano, e não necessariamente temos maior ou menor "grau" de moralidade, mas que temos "parâmetros" morais diferentes entre as diferentes sociedades e povos. O livro chama-se "The Righteous Mind" do psicólogo norte americano Jonathan Haidt. Muito bom! Mudou minha forma de pensar em relação a quem discorda de mim. Para quem quiser ler em português o nome do livro é "A mente moralista". Abraço Marcelão!
@renatamartins13543 жыл бұрын
Que bacana ! Obrigado pelo livro 📚
@renatamartins13543 жыл бұрын
Gratidão
@DiegoMascate3 жыл бұрын
Que série bacana, professor! Mais que um físico, cada vez mais enxergo seu trabalho como a produção intelectual de um pensador. Uma reflexão filosófica, com muita sensibilidade antropológica e psicológica. Obrigado, professor.
@mmd26273 жыл бұрын
Parabéns por suas inquietações Prof. Marcelo. Gostaria de sugerir que que voce falasse da ética também.
@angelicabueno93053 жыл бұрын
Penso muito sobre isso, acho involuímos sim, é claro que algumas coisas melhoraram, houve evolução mas as pessoas ainda fazem monstruosidades com outras pessoas.
@ignezmiti3 жыл бұрын
Que maravilhoso!!! 💛💛💛
@ronaldonj93443 жыл бұрын
O mundo é um mix de costumes, culturas, etnias, onde todos acham que estão certos e os outros errados ao mesmo tempo. Infelizmente ou não (não sei), não fomos formatados com o senso de unidade.
@ivaneb.moreira58163 жыл бұрын
Já empolguei.😊👏👏👏👏
@jgsantos25703 жыл бұрын
Quanta coincidência! Ontem refleti alguns minutos sobre questões semelhantes. Por que nos falta a harmonia que há de sobra na natureza...? Me parece que a nossa consciência ao mesmo tempo que é um presente, é também uma desgraça.
@mariadoceudemacedomaria36013 жыл бұрын
A natureza também é cruel não se engane como o professor que disse que animais matam por fome a animais que tem necessidade de brincar com sua presa torturando alimentando esperança de vida
@CavalieriTom3 жыл бұрын
Boa iniciativa, professor. Você já tomou contato com a obra da escritora e filósofa Ayn Rand. Ela trata exatamente sobre isso, tribalismo, coletivismo, que divide as pessoas em grupos por questões e classe, cor, pertencimento a um grupo. Enquanto que ela reflete sobre a importância de se valorizar os indivíduos. O individualismo significa respeitar os direitos dos indivíduos, de cada um, de cada pessoa da face da terra. Outro ponto no qual você tocou, o da propriedade, é de essencial importância, pois os seres humanos, para funcionarem, precisam usar sua racionalidade. E, por meio do uso de sua razão, criam, produzem o que precisam para viver - alimento, abrigo, roupas, etc. E é fundamental que os outros seres humanos respeitem aquilo que produzimos, pois é fruto da nossa mente, do nosso trabalho, e fundamental para sustentarmos a nossa existência. Os valores universais existem sim, e resumidamente são: o entendimento de que a RAZÃO é a ferramenta fundamental de sobrevivência do ser humano, de que os direitos humanos fundamentais (à vida, à liberdade, à busca da felicidade) são essenciais para sobrevivermos em sociedade. A VIDA humana, a vida de CADA ser humano é o valor supremo. A natureza é benevolente, ou seja, se agirmos corretamente de acordo com a nossa natureza, nos beneficiamos. Se agirmos de maneira contrária, nos prejudicamos. Ninguém tem o direito de tirar a vida de outra pessoa - o uso da violência só se justifica se for em auto-defesa. Todos estes pontos foram elaborados pela Ayn Rand, a partir da filosofia de Aristóteles, incorporando pensamentos de outros filósofos do Iluminismo. Ela elabora de maneira única uma filosofia que trata a realidade objetiva - e por isso é chamada Objetivismo. Eu recomendo fortemente a leitura da obra de Ayn Rand - The Virtue of Selfishness, Philosophy Who Needs it são ótimos inícios. O auto-interesse racional significa agir da maneira que convém para sustentar a prórpia vida SEM prejudicar os direitos dos outros. Ser egoísta não significa prejudicar outras pessoas, mas trocar livremente com os outros, de mútuo acordo, em uma relação na qual ambos ganham, ambos se beneficiam. Há saída para todos estes dilemas colocados no vídeo, e as soluções - por incrível que pareça - não são tão complexas. Basta usar a Razão, pensar, refletir, calcular os resultados em logo prazo. Ayn Rand fez isso de forma primorosa, e infelizmente diversos dos valores e princípios que ela elaborou são abandonados hoje em dia em nome de coletivismos, nacionalismos, altruísmos que só levam a humanidade para uma convivência destruidora.
@rodrigonigro64213 жыл бұрын
muito obrigado
@nelitofilho29023 жыл бұрын
Mais um vídeo fantástico.... obrigado professor
@manuelafroes20483 жыл бұрын
Marcelo, faz um vídeo sobre o que você acha sobre astrologia!
@renatamartins13543 жыл бұрын
Excelente conclusão, estamos retrógrado no quesito Moral !
@alfredomeurer6343 жыл бұрын
Prezado professor Gleiser, fazendo uma retrospectiva histórico-social desde 8000 anos atrás, anotando todas as guerras, matanças, crueldades, todos os sentimentos malignos que todos os povos passaram e passam desde 8000 anos, época que começaram a serem mostradas as guerras, disputas e as eternas consequências terríveis nesses 8000 anos, dizer que a raça humana tem alguma moral é humilhar demais uma bactéria ou uma ameba ou um protozoário.
@cristianosiqueira1536 Жыл бұрын
Concordo, só acho que até os outros animais, além de nós, também fazem crueldades.
@sltr65113 жыл бұрын
Ótima reflexão
@regiaavancini90913 жыл бұрын
Caro prof Marcelo, gostei demais da sua iniciativa. Poucos são os cientistas, principalmente das ciências “duras” que se animam a falar sobre essas “inquietações “ éticas, filosóficas, morais. Concordo com você, continuamos enterrados nas cavernas em relação à moral. O complicado é: que moral? A questão agora, na sociedade contemporânea é a dificuldade da continuidade da generalização kantiana e a garantia dos direitos às minorias (e não no sentido quantitativo), ou seja, a garantia da JUSTIÇA SOCIAL. Pois, como você bem disse, no Brasil não temos pena de morte institucionalizada, no entanto, como bem colocou, existe a pena de morte das minorias - e não apenas em relação ao que a polícia faz, mas, sim, em relação ao sistema sócio-político- cultural estabelecido. Você não acha que é hipocrisia deixar isso tudo debaixo do tapete e afirmar com orgulho que em nome da moral não há pena de morte no país??? Você acompanha o número de crianças que morrem nas favelas? O número de mulheres que morrem no país em nome da Moral???? Como não concordar com os filósofos contemporâneos que a humanidade necessita pensar uma Moral que, ao provocar a generalização poderá causar, alegando a legitimação a partir da moral única, grandes injustiças, dores e crimes - institucionalizados ou não . Veja a questão do que você coloca: a proteção da vida humana - vamos lá, para que você possa defender a “vida humana” VOCÊ DEVE definir, a priori O QUE VOCÊ ENTENDE POR VIDA. Veja o caso das mulheres mutiladas - será que elas estão VIVAS? Vivas na ótica de quem? Será que aceitam esse tipo de cultura como você afirma? Isso não é crime moral? Outro exemplo: quantas mulheres são mortas por seus próprios maridos por opressão? Ou seja, quantas não sucumbem a vida por depressão ou suicídio ou por doenças psicossomáticas ? Será que matar é apenas usar uma arma de fogo ou uma faca ou uma pedra? Será que somente os “estranhos” que matam??? Será que os assédios Morais não matam????? Conheci pessoas que foram levadas ao suicídio por assédio moral no trabalho. Muitas mulheres tiram suas vidas por assédio moral e sexual de seus companheiros . Em muitos países crianças são mortas porque nascem do sexo feminino.... quanto aos motoristas embriagados, sim concordo com você- são criminosos, no entanto você conhece pesquisas que descrevem quantos desses motoristas estavam fazendo uso de remédios prescritos por psiquiatras?? Que interferiram não capacidade de atenção? Ou de tomada de decisão? Ou que possuem problemas psiquiátricos sérios, que não são detectados nos testes dos detrans? A questão caro professor, que nossa realidade enquanto seres humanos é tão complexa que não suporta mais apenas a moral baseada na generalização sem que possamos olhar para o individual, sem que ela seja, então, aplicada em TODAS as situações específicas. Porque é fácil dizer que a santavida humana é prioridade das prioridades por quem está seguro e não se estabelece enquanto uma minoria. Agora olhe, conheça pesquisas sobre as minorias. Precisamos de ética e moral que também de conta dos seres em desvantagens.
3 жыл бұрын
Na minha opinião o valor fundamental é a liberdade. As várias formas de privação da liberdade, na maioria das vezes leva a pessoa a desistir da vida.
@silvanaaparecidamomente33293 жыл бұрын
Sempre ideias espetaculares....vou acompanhar com certeza!!!
@miralvolima29173 жыл бұрын
Apesar de termos evoluído muito no aspecto tecnológico, como o professor bem disse, mas ainda hoje está presente no nosso gene as características dos primórdios da nossa espécie, a questão da necessidade de "termos" de viver em tribos e isso nos divide, obviamente! Impedindo assim que possamos evoluir ainda mais como espécie de inteligência complexa.
@andreluizfernandes15333 жыл бұрын
Gratidão professor🙏🙏
@renatolobo49593 жыл бұрын
Baixei ontem o livro e hoje devorei no Kindle. Obrigado professor.
@luisgomes97323 жыл бұрын
Show muito show parabéns concordo 100%
@claudiocosta74993 жыл бұрын
Gostei muito!!!! Jacarepaguá-RJ
@florencioargemonneto4813 жыл бұрын
Parabéns 👏👏👏👏
@soraiac.61828 ай бұрын
Maravilha!
@mariaterezaguimaraes82863 жыл бұрын
BRAVO, MARCELO. MERAVIGLIA.
@angeloneto80513 жыл бұрын
Gostei muito desse tema. É a realidade da vida
@denisfigueiredo79193 жыл бұрын
Professor, obrigado mais uma vez.
@diegofloripa243 жыл бұрын
Já consegui baixar o livro, tava nos meus downloads e nem tinha visto... Obrigado professor.
@AntonioCarlosPrevidelli3 жыл бұрын
Estava pensando justamente nisso! O cérebro réptil é o mais antigo e se desenvolveu de trás para frente. O segundo cérebro é o límbico e por fim o neocortex. O desenvolvimento tecnológico e científico foi acelerado, porém vivemos em tribos. Território, raça e nacionalidade características de tribo. Futebol com símbolos na camisa é uma luta entre tribos com brasão, cores...
@marcosrodolfomelo10803 жыл бұрын
Show d bola esse prof
@alexandramesquita34523 жыл бұрын
Professor, com certeza!!! A vida é o maior valor a ser respeitado pela humanidade. Mas essa escolha está totalmente relacionada aos valores culturais e morais que recebemos ao longo de nossa vida.
@vitoriamota43233 жыл бұрын
obrigada
@peterson33 жыл бұрын
Sr. Marcelo Gleiser, como é possível alguém em 2021 ainda estar usando argumentos de autoridade como você fez neste video? Realmente não estamos evoluindo moralmente.
@mariliavanni79373 жыл бұрын
Evoluir e amadurecer é o que devemos fazer
@dieselecompany80193 жыл бұрын
Muito bom mesmo !!! Isso na biblia é o maior de todos os mandamentos!!
@anacarvalhorrpp3 жыл бұрын
Prof Marcelo, muito obrigada! Vc é necessário. 🍎
@geraldaclemente65193 жыл бұрын
Olá boa tarde. Acho que tudo começa na infância na educação familiar e continua na escola com grande impacto negativo ou positivo pois até 12 anos mais ou menos não temos escolha a não ser obedecer, um pai é um professor exemplar ou não. TRABALHEI EM UMA ESCOLA PUBLICA AJUDANDO (NAO COMO PROFESSORA) e pude em 60 dias unicamente observar o grupo de crianças mas subjugando as boas. Um absurdo. E era criança entre 6 e 9 anos. E olha que ali tinha crianças inteligentes, pra mim até mais que o professor. O UNICO CAMINHO E INVESTIR EM EDUCACAO E SAUDE O RESTO TOMARA RUMO.
@renatamedeirospaoliello24873 жыл бұрын
De qualquer modo, adorei.
@maristelaalmeidaribeiro60263 жыл бұрын
Em minha opinião, o segredo para que tenhamos uma vida em sociedade mais dígna, mais verdadeiramente humana temos que praticar a velha máxima: não faça aos outros o que não gostaria que fosse feito com você ou com as pessoas que você ama...
@enxaquecaeafins74083 жыл бұрын
Quando era estudante do ensino médio, a mesa onde estudava ficava repleta de livros que tirava de uma estante na medida que as dúvidas íam aparecendo. Hoje, isso pode ser feito pelo celular. O acesso aos livros, enciclopédias, é virtualmente irrestrito através da internet. Mas isso não fez as pessoas mais novas serem mais "humanas". A tecnologia, a facilidade para se informar não nos melhorou. A maior parte do uso da internet é de pornografia, notícias de celebridades, futilezas. O que nos move é a inveja, a raiva, o ciúmes, a cobiça.
@rogerioaguiar03653 жыл бұрын
Reflexão é muito necessária e com mais frequência!!!
@ariovaldobrisoti95393 жыл бұрын
Vc dignifica o ser humano.
@serescosmicos3 жыл бұрын
Linda série! Fiquei muito animado com esse tema! É um assunto que eu gosto bastante! Ansioso pelos próximos vídeos! Obg Prof. Marcelo ^^
@eloamartinez57593 жыл бұрын
Maravilhoso!
@renatamedeirospaoliello24873 жыл бұрын
O termo jurídico crime não admite o qualificativo de moral. Embora envolva questões morais, vai muito além. Algo pode sofrer condenação moral e não ser qualificado como crime...
@naianvieira13463 жыл бұрын
Concordo com o conteúdo isso é pura a verdade!
@srvictorbatista3 жыл бұрын
Gleiser, é admirável seu desejo de ensinar, mesmo sobre o que não dominas. Torço sincera e cordialmente, para que um dia você se encontre.
@nelitofilho29023 жыл бұрын
Amigo, Marcelo é professor de física na Universidade Dartmouth nos Estados Unidos; tem livros vendidos no mundo inteiro; é um dos proponentes da visão que ciência, filosofia e espiritualidade andam juntas e pra terminar é o primeiro latino a ganhar o prêmio Templeton, mesmo prêmio que foi dado à Madre Teresa, Dalai Lama e outros... Portanto é um assunto que ele domina muito amigo
@srvictorbatista3 жыл бұрын
@@nelitofilho2902 E por isso, não poderia estar errado? Seria um prazer imensurável, debatermos nos três e expor meu ponto de vista de maneira amigável. Mesmo Einstem e Nelton, estavam errados em alguns de seus pontos de vista. Prova que titulos, não são um 'cheque em branco' para a racionalidade absoluta. Embora seja admirável, puro, meigo e de notável sinceridade a busca do Gleiser pelo conhecimento, repassando a medida que investiga. É benéfico, pois esperamos que os que o acompanham, amadureçam com ele (tal qual o vinho e o carvalho). Já o seu comportamento sim, é perigo e prejudicial (até para você mesmo). Por não duvidares de titulações (incluo aqui, também as minhas). Podes facilmente ser induzido ao erro, confiando em carteiradas anatemas. 10:23 Em resumo e dentro do conceito do vídeo: Não se apoie somente em titulações e dogmas. E se te apresentarem somente isto como justificativa, questione/duvide!