Esta foi a melhor pregação de cunho religioso do século XXI. Perfeito!!! Nunca tinha analisado por este lado. Obrigado!
@nathaliamoritannus68454 жыл бұрын
Se gostou dessa aula, vc vai amar se tornar aluna do ICLS então!😊😍
@leandromarques1683 Жыл бұрын
Eita, acalma-te kkk foi boa, alias; excelente! mas temos Padre Paulo Ricardo no KZbin em pleno século XXI. kk brincadeira á parte. Forte abraço!
@carinaguimaraess4 жыл бұрын
Eu entendia isso como humildade, como a certeza de que não sou nada perto de Deus, tendo como único recurso cair de joelhos diante Dele, mas a analogia da pedra é mais do que didática. Obrigada!
@pedrotayar12374 жыл бұрын
Muito obrigado, professor Luiz e equipe do ICLS. Deus os abençoe!
@felipepiano4 жыл бұрын
Obrigado professor
@vanessaputrick4 жыл бұрын
Não ter pretensões. Somos pedras.
@vanessaputrick4 жыл бұрын
Deus é a fonte do que é bom.
@gabrielpapi14 жыл бұрын
"Alguma outra pergunta?" Mas que diacho mais eu vou perguntar se acabei de tomar consciência de ser uma pedra!?
@wilhelm.hahhhhhhhhhhha2 жыл бұрын
Não acredito que vc entendeu que vc é literalmente uma pedra
@danielaraujo5811 Жыл бұрын
@@wilhelm.hahhhhhhhhhhha Óbvio que o cara não entendeu isso. O comentário dele nem dá a entender que ele entendeu isso kkkkk
@vanessaputrick4 жыл бұрын
A imagem divina está na identidade da pedra.
@Poesiaevozviril4 жыл бұрын
Maravilhoso!!
@victorbarboza93734 жыл бұрын
Mestre!
@camilodecastropalma21044 жыл бұрын
Agradeço tb!
@SoaresGaucho2 жыл бұрын
4:00 Maçom?
@jotaoliveira07 ай бұрын
Salve Maria!! Prof. Gugu, não sei se irá responder a essa mensagem, e a envio na esperança de que sim. Uma dúvida, se Deus é quem move e delibera todas as coisas ao nosso favor, sendo nós apenas pedras, o que difere esse ensino do ensino de João Calvino, teólogo protestante e pai por assim do "calvinismo". Porque para ele a premissa da predestinação está na ideia de que não há nada bom em nós , ou se há é apenas por meio do próprio Espírito Santo, sendo assim também o caminho da salvação partiria da vontade soberana do Criador? No mais, uma ótima aula!
@viniciussantos73147 ай бұрын
Olha, não sei se o Gugu vai responder, mas se eu puder ajudar ao menos com uma pista... Esse não foi o ponto errado de Calvino. Tem dúvida é só olhar na própria Suma Teológica do São Tomás. Ele diz a mesma coisa. Deus é o atualizador de todos os atos na criação, corpóreos ou incorpóreos. Nenhum ato pode ser efetivado sem uma anuência da vontade divina, portanto nem sequer o desejo de ser salvo poderia surgir num indivíduo sem que Deus quisesse. O ponto errado de Calvino foi excluir por conta dessa verdade a verdade obvia de que nós experimentamos nossos atos como livres. É realmente difícil equalizar essas coisas, mas em resumo, a questão é que livre arbítrio é livre relativamente, porque é um atributo de ente relativo. Até porque não há "livre" sem que possamos perguntar "livre de quê?". O ato humano é livre no sentido de não estar sujeito por necessidade aos apetites internos ou às sugestões externas, já que a vontade tende ao bem em geral. O problema é que a vontade depende de um ato prévio da inteligência. Pergunta: o que é que pode fazer uma inteligência inteligir? Só Deus, e Deus diretamente (por razões que não dá pra explicar agora). Então em última análise, Deus é quem "opera o querer e o efetuar", como diz o Apóstolo. A vontade do homem é livre com relação ao universo, mas nada pode ser livre de Deus. Isso seria quebrar a porpria noção de um único Deus Onipotente.
@felipefelix9980 Жыл бұрын
papo
@nathaliamoritannus68454 жыл бұрын
Será que faz sentido lincar isso de alguma forma com o conhecimento dos temperamentos? Pois pelo que tenho visto por aí (não estudei os temperamentos, só peguei um monte de informações aleatórias) faz parte da nossa identidade mineral...
@ooutrocanaldolouis84602 жыл бұрын
Em que sentido?
@ooutrocanaldolouis84602 жыл бұрын
Todo mundo é pedra, independente do temperamento.
@marcusvinicius1_9 ай бұрын
@@ooutrocanaldolouis8460pedras de minerais diferentes 😂
@marcosboyk94 жыл бұрын
Conhecimento livre!!!
@paulobarbosadelimadelima94304 жыл бұрын
Maravilhoso Meus parabéns!!
@DiegoAlves-ld3ji4 жыл бұрын
Católicos e evangélicos sempre vem com esses argumentos de que não somos nada ! Me pergunto , porque Deus perderia seu precioso tempo para criar seres tão insignificantes !
@nelsonrs25994 жыл бұрын
então você é perfeito? Quem é igual a Deus? Nada e ninguém.
@nelsonrs25994 жыл бұрын
Aí que voce ama. Que sorte a nossa!
@Denis_Santos9094 жыл бұрын
Depende do ponto de vista. Alguma coisa nós somos mas quando comparados a Deus não somos nada. É como um número que por mais números 9 depois da vírgula nunca chegará a ser 1.
@mat12344634 жыл бұрын
Na verdade, esse é um erro de natureza categórica. Veja: nós, enquanto criação divina, somos relevantes diante da criação, isto é, das coisas criadas. No entanto, perante o divino, o Deus, que é a própria virtude, nós somos insignificantes. De tal modo que a virtude, que é a participação kayrótica em nós, não está submetida às contingências da existência e, portanto, não nos pertencem de fato.
@LuizOliveira20214 жыл бұрын
"pedra" e "nada" são duas coisas bem diferentes, não?
@bernardobraga64304 жыл бұрын
Explicação com um sabor calvinista.
@gabrielwarkencharczuk37503 жыл бұрын
Por quê?
@bernardobraga64303 жыл бұрын
@@gabrielwarkencharczuk3750, eu assisti esse vídeo muito tempo atrás. Mas, pelo que recordo, a explicação lembrava muito a doutrina calvinista da depravação total e a visão calvinista de que a vontade onipotente seria o principal atributo divino, de modo que o livre arbítrio humano é anulado - dai, por exemplo, a doutrina calvinista da graça irresistível..
@luizfernandohauck40003 жыл бұрын
@@bernardobraga6430 No caso, não há anulação do livre arbítrio nenhuma, você pode escolher entre a aceitação de Deus e a negação.
@bernardobraga64303 жыл бұрын
@@luizfernandohauck4000, de acordo com o vídeo, você não poderia escolher não (ver a partir de 5min). E isso é uma consequência imediata da premissa feita de sermos "pedra".
@Pendragon3723 жыл бұрын
@@bernardobraga6430 ao meu ver, para o palestrante, o reconhecimento de que somos "pedra" e de que só Deus é bom é uma escolha livre, potencialmente comum a todo ser humano e isso, tão somente, é o que move a misericórdia de Deus em nosso favor, para nos confiar as virtudes que sempre serão dEle. Me parece que, para Calvino, todos seriam privados dessa condição de escolha após a queda de Adão e alguns receberiam esse tipo de privilégio, o de serem capazes de reconhecer a soberania de Deus e a própria miséria, apenas pela Graça quando Deus o permitisse. Seriam estes os eleitos, ou predestinados. Todavia, isso fatalmente anularia a culpa dos não eleitos, pois, que culpa teria alguém que não teve liberdade nunhuma de escolher evitar o pecado; não teve nem sequer a condição de despertar a misericórdia de Deus em seu favor para lhe infundir as virtudes necessárias para evitá-lo? Acho pouco justo, e não me parece que a justiça Divina superaria a humana dessa maneira.
@oimperadorgoncalense97594 жыл бұрын
Discurso movido ao ódio humano a si mesmo. O ódio está manchado pelo pecado e o "a si mesmo" igualmente.