Decisão tecnicamente teratologica por conta da inadequação da via eleita, mas a fundamentação, realmente, é muito importante. Vamos aguardar a decisão do plenário. Parabéns, professor e obrigado pelo trabalho. Like posto.
@UbirajaraCasado4 жыл бұрын
Obrigado pelo feedback.
@lucasv57184 жыл бұрын
Excelente explicação, professor. Uma dúvida. Se a União, de acordo com os critérios fosse responsável em determinado caso, e o autor ajuizou ação somente contra o Município, como seria esse ressarcimento? O próprio juiz chamaria a União ao feito?
@2011sakar4 жыл бұрын
Sensacional Mestre! Muito obrigado! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
@felipefogaca4124 жыл бұрын
Não conhece a suspensão de liminar mas dá uma medida cautelar... Quanta acrobacia jurídica!
@jassesouza88994 жыл бұрын
Deu um nó aqui na cabeça kkkkkkk
@eduardosilva-bz5qv4 жыл бұрын
Vai entender, né colega?! rsrsrs
@mau7524 жыл бұрын
Trabalho em vara federal e esse precedente do STF é desastroso (relatado pelo fachin). Ninguém sabe como proceder. Há solidariedade, mas não há litisconsórcio (correto), mas na prática tem que incluir a União (Se o remedio está no RENAME, inclui a União porque é quem paga; se não está, inclui a União por conta da CONITEC). E agora essa do toffoli, envolvendo critério novo, sobre a "complexidade". O BR não é para amadores.
@UbirajaraCasado4 жыл бұрын
Complexidade já estava na decisão do Fachin, mas você tem razão, não é fácil não.
@brennogalvao13474 жыл бұрын
Trabalho em turma fazendária do TJPE. Os tribunais superiores são piores que o congresso em termos de criatividade.
@dheymemelo6034 жыл бұрын
Também trabalho em Vara Federal. Aqui se obriga o Estado a pagar. Depois o Estado pede o ressarcimento da União na parte em que couber.
@vitalsilva3 жыл бұрын
Decisão imoral que só aumenta a insegurança jurídica. Não há termos objetivos e cada juízo vai aplicar de uma maneira distinta.
@vitalsilva3 жыл бұрын
Ps: só mesmo uma aula do professor Ubirajara para entender a decisão.
@pedrocorrales23314 жыл бұрын
Primeiramente, obrigado pelo o vídeo de grande conteúdo. O senhor poderia disponibilizar o link para acesso da decisão? Obrigado mais uma vez e continue com este excelente trabalho.
@Uspcarlos4 жыл бұрын
Parabéns por mais esse vídeo, professor! Sempre aprendemos muito com as suas analises.
@UbirajaraCasado4 жыл бұрын
Obrigado pelo feedback.
@geraldomocellin85662 жыл бұрын
Importantíssimo!
@yuriabreu57844 жыл бұрын
Interessante o comentário. Também considero que se o Relator considerou inadequada a via eleita, não deveria adentrar no mérito da medida postulada (basicamente desconsiderando que a meio de impugnação era processualmente incabível), mas a fundamentação aborda assuntos bastante relevantes.
@valdetealbuquerque61682 жыл бұрын
Somos todos professores
@barbiejuiza98904 жыл бұрын
Parabéns pelo trabalho, professor! Mais uma excelente explicação, muito obrigada! Uma dúvida: o ministro, praticamente, disse que o Município errou, até pq não correlacionou a sua pretensão a alguma das hipóteses legais que autorizariam a suspensão da eficácia da decisão no caso. Mas ele a concedeu, ao final, mesmo assim. Então, pode-se dizer que o ministro concedeu a medida cautelar de ofício?
@lucasxPPPP4 жыл бұрын
Você é rápido! Parabéns
@UbirajaraCasado4 жыл бұрын
:)
@amandaribeiro99524 жыл бұрын
Excelente explicação!!!
@philipegustavo76114 жыл бұрын
Valeu Bira
@glaucusalvesdasilva93524 жыл бұрын
Além da decisão ser equivocada, rasgasse as regras processuais, também não atingiu a função social da sentença, como fica o administrado, doente que precisa do medicamento, vítima refém da pandemia jurídica.
@CSNiltt4 жыл бұрын
Professor, a concessão da medida cautelar neste caso seria exemplo de decisão "extra petita"?
@juniorferreira26934 жыл бұрын
Brilhante explicação Mestre!!!
@UbirajaraCasado4 жыл бұрын
Obrigado pelo feedback
@leonardojacinto41484 жыл бұрын
Excelente
@UbirajaraCasado4 жыл бұрын
Obrigado pelo feedback.
@josemauriciotj42874 жыл бұрын
Professor, o juiz estadual caso verifique que o fornecimento do medicamento é de competência da união poderia ele direcionar o cumprimento para este ente ou declinar para justiça federal ?
@UbirajaraCasado4 жыл бұрын
Sem que a União participe do feito, não.
@UbirajaraCasado4 жыл бұрын
Aliás, se a União está no feito, ele deve correr na justiça federal, então o juiz estadual não poderia impor comando à União.
@josemauriciotj42874 жыл бұрын
@@UbirajaraCasado nesse caso analisado pelo STF, se fosse reconhecida a competência da união para o fornecimento do medicamento, o processo teria que ser remetido para justiça federal? O STF não estaria admitindo o chamamento ao processo ?
@eduardosilva-bz5qv4 жыл бұрын
Não consegui acesso a essa decisão do Min. Toffoli. Cabei de achar, mas fazendo uma correção: o número é STP 455 - TP / RS. portal.stf.jus.br/processos/downloadPeca.asp?id=15343747394&ext=.pdf
@felipecosta98363 жыл бұрын
Obrigado. Estava tentando acessar, mas o número 445 remete a outros processos, justamente porque o número do processo não é esse. Obrigado.
@eduardosilva-bz5qv3 жыл бұрын
@@felipecosta9836 por nada. Bons estudos, Colega
@anamilianegomes97124 жыл бұрын
Obrigada Mestre!
@UbirajaraCasado4 жыл бұрын
Obrigado pelo feedback.
@mau7524 жыл бұрын
Prof. Por favor, pode informar o link do vídeo que o senhor trata do tema 793.
@faustoenrico88934 жыл бұрын
Já cheguei no like
@UbirajaraCasado4 жыл бұрын
Obrigado, Fausto.
@alessandrabardelini13984 жыл бұрын
Professor, em razão da competência comum e da responsabilidade solidária entre os entes, não costuma haver o deferimento de inclusão do Estado e/ou da União quando a ação é proposta exclusivamente contra o Município. Nestes casos, como fazer valer o entendimento então exarado?
@UbirajaraCasado4 жыл бұрын
Não, o ente não pode chamar ao processo quem o autor não escolheu como réu, então, o autor escolhe contra quem vai litigar.
@alessandrabardelini13984 жыл бұрын
@@UbirajaraCasado obrigada pelo vídeo e pela atenção ao me responder. Pelo que percebo, independentemente da complexidade do tratamento, os gastos ficarão a cargo do ente "escolhido".
@gilbertomatheus27964 жыл бұрын
@@UbirajaraCasado Professor, nas premissas do voto do Min. Edson Fachin consta o seguinte: " Se o ente legalmente responsável pelo financiamento da obrigação principal não compuser o polo passivo da relação jurídico-processual, sua inclusão deverá ser levada a efeito pelo órgão julgador, ainda que isso signifique deslocamento de competência". Isso não significaria que o autor pode ajuizar em face de qualquer ente, mas o juiz deve determinar a inclusão do ente responsável?
@janainades.oliveira80444 жыл бұрын
Na verdade, lendo a decisão na íntegra, vê-se que o Município requereu a suspensão alegando grave dano à ordem pública e etc, mas além disso, alegou outros argumentos como ilegitimidade, reforma da decisão por ofensa a jurisprudência do STF, e o Toffoli, no relatório expõe isso, decidindo, portanto, que só irá acolher a tese de suspensão em razão de risco grave à ordem pública, não adentrando no pedido de reforma e outros mais, por não ser cabível na via de suspensão de segurança. Além disso, ele expõe o atendimento aos demais requisitos para utilização da suspensão de liminar.
@jeanemaryfriedel45054 жыл бұрын
Enquanto isso o doente vai morrendo porque o Ministro extrapolou na suspensão, atuando como advogado do Município.Cabe algum recurso para anular esta decisão de suspensão?
@UbirajaraCasado4 жыл бұрын
Cabe agravo.
@jeanemaryfriedel45054 жыл бұрын
@@UbirajaraCasado Muito obrigada pela resposta, Mestre!Parabéns pelo excelente trabalho com a divulgação dos vídeos.
@UbirajaraCasado4 жыл бұрын
Obrigado pelo feedback.
@valdetealbuquerque61682 жыл бұрын
#
@solano1304 жыл бұрын
esperar o que do advogado do zé dirceu não é!! sem falar que jamais passou num concurso público, nem de lixeiro, quiçá de juiz!!
@felipefogaca4124 жыл бұрын
Essa medida cautelar não tem cabimento em sede de Suspensão de Liminar. Catchanga real!
@Uspcarlos4 жыл бұрын
falou pouco e falou merda, existe sim cautelar em pedido de suspensão de liminar, da uma lida no §4º do art. 15 da Lei do MS
@felipefogaca4124 жыл бұрын
@@Uspcarlos eu que digo. Leia aí direitinho. Esse dispositivo trata da liminar (antecipação de tutela) quanto ao pedido principal, que é o de suspensão da Decisão que concedeu alguma liminar (antecipação de tutela) que vai contra a ordem pública, segurança pública... Esse dispositivo, usando a analogia como recurso, prevê tipo a "liminar recursal".
@Uspcarlos4 жыл бұрын
@@felipefogaca412 meu caro, se você pegar a decisão do Toffoli verá que se trata exatamente da liminar em Suspensão de Liminar/Segurança/Tutela Provisória (inclusive no titulo da decisão está TUTELA PROVISÓRIA NA SUSPENSÃO DE TUTELA PROVISÓRIA).
@felipefogaca4124 жыл бұрын
Como isso é possível se a própria Suspensão de Liminar não foi sequer conhecida? Então ele usou a liminar "recursal" pra suspender a eficácia de uma liminar que não se enquadra nos requisitos para a Suspensão de Liminar? É sério! Isso é uma bagunça. Atecnia reinante!