Рет қаралды 512
Novos Governantes empossados hoje no Palácio Presidencial.
Compareceram hoje no Salão Nobre do Palácio Presidencial, para o respectivo acto de tomada de posse, os governantes nomeados pelo Presidente da República, João Lourenço, através de decretos exarados segunda e terça-feira últimas.
Maria do Rosário Bragança, como secretário de Estado para a Área Social;
Paula Regina Simões de Oliveira, nova Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação;
Celeste Elavoco David Adolfo, Governadora da província do Bié;
Suzana Fernanda Pemba Massiala de Abreu, Governadora da província de Cabinda;
Mara Regina da Silva Baptista Domingos Quiosa, Governadora da província do Cuanza Sul;
Pereira Alfredo, Governador da província do Huambo;
Filomena Elizabete Chitula Miza Aires, Governadora da província da Lunda Norte.
Na mesma cerimónia, testemunhada pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, e por vários outros membros da alta direcção do Estado e integrantes do Gabinete do Presidente da República, foram igualmente empossados
Álvaro da Cunha Cândido dos Santos, no cargo de Secretário de Estado para as Pescas e Recursos Marinhos; Constantina Pereira Furtado Machado, no cargo de Vice-Governadora da província do Cuanza Norte para o Sector Político, Social e Económico e Michel Raimundo Luzolo, no cargo de Vice-Governador da província do Cuanza Norte para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas.
O Presidente da República, João Lourenço, conferiu, na manhã desta quarta-feira, posse a nova ministra de Estado para Área Social, Maria do Rosário Bragança, a ministra do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Paula de Oliveira, e cinco governadores provinciais.
A cerimónia, que decorreu no Palácio Presidencial da Cidade Alta, foi testemunhada pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, ministros de Estado, ministros, entre outras entidades do Governo.
As entidades que tomaram posse foram nomeadas, recentemente, em decreto assinado pelo Chefe de Estado, João Lourenço.
Chefe de Estado esclarece movimentações no Governo.
O Presidente da República, João Lourenço, esclareceu, esta quarta-feira, na cerimónia de tomada de posse de novos membros do Executivo as recentes movimentações no Governo, tendo na ocasião desejado sucessos aos empossados.
Eis as declarações na íntegra:
Senhora Vice-Presidente da República;
Senhores Ministros de Estado;
Senhores Ministros;
Senhor Governador da Província de Luanda;
Senhores Secretários do Presidente;
Caros empossados;
Realizamos esta cerimónia de tomada de posse em que, para além de uma Ministra de Estado, de uma ministra e de cinco governadores, tomam posse outras entidades a outros níveis.
Ao nomearmos os empossados hoje, procurámos premiar o mérito. Isso porque algumas das governadoras - não sei se falo no masculino ou no feminino, talvez no feminino; o Pereira Alfredo está ali isolado… - algumas das governadoras nomeadas, até há 48 horas eram administradoras municipais. E, pelo bom trabalho exercido nos municípios, mereceram a nossa confiança e, como tal, pensamos ter chegado o momento de elevá-las à categoria de governadoras provinciais.
Há o caso de quem já era governador e foi movimentado. Estou a referir-me à actual governadora do Cuanza Sul, que vem de Cabinda; ao actual governador do Huambo, que vem do Bié. As pessoas, às vezes, se interrogam : 《mas, então, se estavam a fazer bom trabalho, porque é que saem?》
E eu, meio a brincar, digo que saem para desempenharem a função de bombeiro. Portanto, se fizeram bom trabalho onde estavam, o que esperamos é que venham a fazer igual ou melhor nas províncias para onde foram indicados agora.
É muito bom quando somos exonerados porque precisamos da pessoa exonerada para outras funções: passar de município para província, ou passar de uma província, onde estamos a fazer um bom trabalho, para uma outra onde pretendemos obter outros resultados.
Eu vou ter um breve encontro - porque não é normal numa só cerimónia de posse termos logo cinco governadores...- vou ter um breve encontro, agora, logo a seguir, com eles, o que não tem sido norma, na esperança de que voltaremos a estar juntos dentro de dias na cidade de Ondjiva, na reunião de Governação Local.
Para todos os empossados, os meus votos de bom trabalho e muitos sucessos nas novas funções que passam a desempenhar a partir de hoje.