Рет қаралды 165
O Tanabata Matsuri é um festival tradicional japonês que comemora o encontro anual das estrelas Vega e Altair no sétimo dia do sétimo mès do calendário lunar. Essa lenda é conhecida pelo nome de "Orihime" e "Hikoboshi" ,semelhante a história do "Oriente" e "Ocidente" na mitologia grega.
Segundo a lenda, Orihime era uma tecelã celestial representada pela estrela Vega que se apaixonou por Hikoboshi, um pastor representado pela estrela Altair. Eles se casaram, mas sua felicidade interferiu em suas obrigações divinas o que lhes rendeu uma punição: foram separados pela Via Láctea e só se encontram uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês.
No Japão, durante o Tanabata Matsuri, as pessoas celebram essa lenda decorando árvores de bambu com papéis coloridos, os "tanzaku" que contêm mensagens escritas pelos visitantes fazendo seus pedidos, depositando em cada pedido seu sonho, sua esperança. Ele é comemorado em várias regiões do Japão, cada qual com suas tradições.
Aqui em São Paulo, na Liberdade, vai ocorrer esse festival que é considerado o maior evento de rua do mundo e que acontece aqui já há 40 anos na Praça da Liberdade, nos dias 15 e 16 de julho, das 10:30 às 18:00.
O Festival oferece uma programação repleta de apresentações musicais, danças folclóricas , arte, gastronomia e outros atrativos, e é gratuito
As cores dos "tanzaku" têm, cada uma delas, uma simbologia e que representa também um desejo.
BRANCO- Paz
AMARELO- Dinheiro
VERDE- Esperança
VERMELHO - Paixão
ROSA - Amor
AZUL - Proteção dos Céus
Ao final da celebração, os bilhetes são queimados para que subam ao céu e sejam recebidos pela estrela Vega e Altair a fim de concretizarem os pedidos.