O final é um soco no estômago. O apêndice faz o resto do livro valer muito a pena. Além disso, é muito atual. A leitura cabe bem na nossa conjuntura, em que ideias utópicas e lideranças radicais (e geralmente patifes), acabam levando gente geralmente boa da cabeça, a produzir maluquices reais e perigosas.
@babylonbymars46895 жыл бұрын
Esse livro é crítica a situação da Russia, e os jovens que iam estudar na Alemanha e voltaram com ideias alemãs(como nilismo, ateismo, socialismo), acho que junto com Pais e filhos esse livro traz um bom panorama da Russia séc XIX, além de como todos livros do Dostoievski é muito humano, doloroso, e real
@emersonpires83125 жыл бұрын
Estava sentindo a sua falta, amo as resenhas do domingo !
@tatifeltrin5 жыл бұрын
Voltamos à programação normal 😊
@vesparr60045 жыл бұрын
Este é um dos meus livros favoritos de Dostoiévski. Assisti há uns anos uma peça incrível com direção do saudoso Abujamra, que simplesmente deu uma visão ainda mais profunda ao texto trabalhando principalmente as características "demoníacas" dos personagens. A peça chamava-se Os Possessos. Foi nela que me apaixonei por esse texto, pela maneira como vemos as mudanças na visão do autor. Enfim... Tudo. Hehehehehe beijo Tati, excelente domingo. ❤️
@tuliooliver1987 Жыл бұрын
Sua resenha foi perfeita. Suas impressões sobre a primeira parte do livro foram exatamente as mesmas que eu tive. Até por isso, depois de terminar de ler a primeira parte, vim consultar seu vídeo. Pensei que estava deixando escapar alguma coisa. Falei para mim mesmo: deixa eu ver o que ela pensa. E para minha surpresa, exatamente igual! Hehehe. A gente fica meio perdido com os personagens, consegue captar apenas as linhas gerais do que está rolando, ou do que está sendo "abafado". Há um certo tom de "mistério" por eventos mal explicados que aconteceram no estrangeiro. Enfim... grande livro! Só que as primeiras 240 páginas são difíceis em minha humilde opinião. Em contrapartida, a gente acaba ficando tão curioso para saber onde tudo isso vai dar, que não larga o livro. Dostoievski...
@brunnoabiliociriaco54995 жыл бұрын
A Taiti podia tanto fazer um podcast, eu ia amar
@ivandeljunior273210 ай бұрын
Ela fez
@renatosilva295 жыл бұрын
Nada melhor que assistir um vídeo teu sobre Dostoievski, antes de ir fazer o ENEM
@leomorais57745 жыл бұрын
Obrigado Tati. Estou com esse livro na estante há algum tempo. Li a primeira parte e fiquei perdido, mas depois de seu vídeo vou recomeça-lo. Aliás, sou fã dos seus vídeos desde que os fazia na cozinha...kkkkkk Vc é um sucesso aqui em casa e nos motivou ao hábito da leitura. Grande abraço.
@thalitafarias5 жыл бұрын
A grande "coincidência" do dia é que hoje mesmo, pela manhã, ao ler meu capítulo diário da Bíblia, li essa passagem de São Lucas.
@alexandredesouzamarques9872 Жыл бұрын
Minutos 23 e 26. Obrigado
@user-cm4iw3su3z4 жыл бұрын
Esta passagem sobre os porcos também é retratada em "O Evangelho Segundo Jesus Cristo"
@paradaliteraria6075 жыл бұрын
Graças a seu canal e suas resenhas tive a maravilhosa oportunidade de ler livros incríveis. Seu trabalho é excepcional Tati... 😘
@danielribeirodelima31612 жыл бұрын
Tatiana, eu ainda não li esta obra mas, diante de tudo que foi dito por ti, concordo com a sua teoria (com o seu ponto de vista) e, é por isso que o romance tem este nome (Os Demônios).
@panelasilva41933 жыл бұрын
Eu vejo em Piotr Vierkhovienski o retrato da esquerda.
@lailabokw2 ай бұрын
Eu vejo em Erkel.
@Risco.e.Retorno3 жыл бұрын
Acabei de ler Os demônios, espetacular !!! Super indico para entendemos o contexto atual também.
@alessandramariani5 жыл бұрын
Ganhei esse livro de presente, com certeza vou ler. Estou vivendo um caso de amor com os russos e a história russa per se. Por sua causa Tati, comecei a colecionar Dostoiévski (quero ter todas as obras disponíveis dele em português). Beijos dessa sua seguidora que te admira muito!
@queromorarnumalivraria5 жыл бұрын
Sensacional, Tati. Passei muito tempo enrolando para terminar esse livro, mas finalmente consegui. Só posso dizer que vale muito a pena o trabalho que ele nos dá. Você traduziu bem o que o livro transmite. Esse trecho de Lucas foi colocado de modo estratégico no final do Stepan Trofimovitch. Me arrepiei! A cena de redenção do Chátov me desesperou. Eu já sabia o que estava por vir. Além de o Piotr ser repugnante, aquele outro cara alienado do grupo, o que foi buscar o Chátov, era o pior. Não sabia nem o que estava fazendo. Que loucura!
@EmbaixadoresCristo5 ай бұрын
Eu fui marxista, fervoroso e militante. Porém, ao mudar para o Canadá e assitir em 2006 duas palestras de Jordan Peterson na universidade de Toronto, abri minha mente e comecei a me libertar. Fui pesquisar quem era Karl Marx antes de ser o "famoso" revolucionário. Eis que descobri coisas que me fizeram ter repúdio pela Ideoligia Socialista. Ele foi cristão fervoroso, devoto e queria ser escritor. Na sua primeira obra que conhecemos "A União dos Fieis com Cristo ", lemos: através do amor de Cristo, voltamos os nossos corações ao mesmo tempo para os nossos irmãos que infinitamente são ligados a nós e pelos quais Ele deu-se a Si mesmo em sacrifício vivo. Mas logo em seguida, em uma nova fase de sua vida, temos outro ensaio "Reflexões de um Jovem Sobre a Escolha de uma Profissão", Marx expressava preocupação quanto ao seu próprio "demônio da ambição", a grande tentação que ele sentia em "atacar Deus com veemência e amaldiçoar a humanidade". A guinada ao ateísmo rapidamente deu ao "demônio da ambição" de Marx o total controle sobre sua mente. Em seu poema "Invocação de Alguém em Desespero" lemos: Estabelecerei o meu trono muito acima de todos Frio e monstruoso será o seu topo O pavor supersticioso será a sua base E a negra agonia será o seu condutor O tema satânico é explicitamente apresentado em seu poema "O Violinista", dedicado ao seu pai: Os vapores infernais elevam-se E preenchem o meu cérebro Até eu enlouquecer e meu coração Se transformar dramaticamente. Vê esta espada? O príncipe das trevas Vendeu-a para mim. E Com Satanás fiz meu acordo, Ele escreve as partituras e marca o compasso; Eu toco e canto a marcha da morte Com rapidez e desembaraço. Particularmente instrutivo é o inacabado e longo drama poético escrito por Marx em sua juventude, chamado "Eulanem", o que é o nome Emanuel ao contrário. Bakunin o famoso ateista e amigo de Voltaire disse: "Se Deus não existisse, seria necessário criá-Lo e se Deus existisse, seria necessário destruí-Lo". Foi este ódio a Deus como sendo criador maior do que ele próprio o que aparentemente inspirou Karl Marx. Sendo conduzido pelo seu ódio a Deus, Karl Marx almadiçoou grande parte da sociedade, influenciou as revoluções francesa, russa, chinesa e outras, que resultou na morte de milhões de pessoas, e só na França, são praticados mais de 250.000 abortos por ano. Os porcos, que outrora eram animais, agora somos nós e conduzidos por essas ideias socialistas, materialistas, relativistas etc, nos lançamos ao precipício e morremos, sem ao menos termos vivido
@soulequilibrio77845 ай бұрын
Perfeito!
@vascao83433 ай бұрын
Bem, só existe o erro em dizer que esse maléfico influenciou a revolução francesa. Só se ele , é quem foi influenciado por ela em sua análise.
@robertorezende67583 ай бұрын
parabéns pela tua lucidez...
@victoriagabrielle6320Ай бұрын
Vc fez referência a passagem da Bíblia no final, né? Quando Jesus ordena os demônios para os porcos e eles caem no precipício.
@victoriagabrielle6320Ай бұрын
Acho que a apostasia é pior que o ateísmo.
@tamyrissilva58975 жыл бұрын
Finalmente meu domingo começou. Sou nova aqui mas já amo a programação do canal.🤩
@raqueldifranca48675 жыл бұрын
Tati vc é uma joia rara! Ouvir suas resenhas tão bem feitas é um grande privilégio para todos nós! Muito sucesso para você em 2020!
@quelisantosdesouza20944 жыл бұрын
"Os Demônios" tornou-se o meu livro preferido. Fiquei dias refletindo sobre sua leitura. Antes de realizá-la, vi alguns comentários de que a primeira parte seria meio tediosa, o que acabei concordando. Considero importante destacar a futuros leitores que a experiência de leitura será muito mais prazerosa se houver atenção a alguns detalhes aparentemente irrelevantes da primeira parte, especialmente tratando-se das relações entre Stiepan e seu filho biológico (Piotr) e entre seu filho espiritual (Nikolai). A obra parece ser a resposta direta de Dostoiévski não só ao caso Nietcháiev, mas também a "Pais e Filhos", de seu desafeto Turguêniev. Recomendo fortemente!
@ramsuc3 жыл бұрын
Boa noite, Queli Santos. O seu desafeto Turguêniev? Como ou aonde ler a respeito? Obrigado e um sereno domingo. Marcus
@mithrandir27703 жыл бұрын
Estou terminando Irmaos Karamazov e muito ansioso para iniciar os Demonios.
@mithrandir27702 жыл бұрын
Agora estou terminando de ler os Demonios.
@elvismuniz87985 жыл бұрын
"o cara tinha que ser o fofoqueiro mais ninja de todos" kkkkkkkk
@Zorak_975 жыл бұрын
Sobre Stavrógin, deixo aqui um trecho de uma resenha que escrevi uma vez sobre Os Demônios: "Nikolai Vsievolódovitch Stavrógin, um jovem homem de 29 anos, é o personagem central do romance e, possivelmente, o melhor personagem já escrito por Dostoiévski. A crítica literária reconhece e analisa a influência de diversos autores na obra de Fiódor, dentre eles Shakespeare. É dito que as quatro principais obras do autor são versões russas modernas das quatro principais peças do Bardo, sendo Crime e Castigo comparado à Macbeth, O Idiota comparado à Otelo e Os Irmãos Karamázov comparado à Rei Lear. Já Os Demônios, seria o equivalente russo de Hamlet, muito por causa da figura melancólica e contraditória de Stavrógin, que se assemelha ao famoso príncipe da Dinamarca. No próprio romance é também feita a comparação entre Stavrógin com outra personagem de Shakespeare: o príncipe Harry de Henrique IV. Além disso, ao parecer ter vindo diretamente das narrativas poéticas de Lord Byron, Stavrógin se mostra como o típico anti-herói do Romantismo. Descrito como sendo um príncipe muito bonito, misterioso, amado pelas jovens damas, Nikolai é um Mr. Darcy bem mais sinistro, um Dom Juan que vive uma vida libertina, possuindo uma voluptuosidade digna do Marquês de Sade. Segundo Franco Volpi: " 'o anjo negro' Stavrógin, niilista de inteligência luciferiana e depravada, que tudo corrói e destrói, sem conseguir transformar sua própria vontade diabólica em criatividade produtiva". Stavrógin é também a personificação daquilo discutido por Camus, em O Homem Revoltado, sobre o Romantismo como tipo de revolta metafísica ao pregar uma insurreição gnóstica contra Deus e a humanização de Satã, que tem reflexo no modo como pensamos a sua aparência física, uma vez que, na Idade Média, o mesmo era imaginado como sendo, literalmente, um monstro. Em A Divina Comédia de Dante, o Diabo é descrito como uma horrenda criatura de três cabeças com um par de asas de morcego. Isso começa a mudar no século XVII, com o Paraíso Perdido de Milton, onde Satã deixa de ser uma besta irracional e passa a ser um vilão maquiavélico que tenta justificar-se filosoficamente, algo tipicamente humano. Mas é no Romantismo no século XIX que Lúcifer passa a ser visto como um anjo jovem, belo, melancólico e, até mesmo, injustiçado. Tais características se aplicam perfeitamente à personalidade de Nikolai Stavrógin. No entanto, não pode-se falar em Stavrógin sem falar no famoso e polêmico capítulo censurado de Os Demônios que o jovem príncipe protagoniza. "Com Tíkhon", capítulo onde Stavrógin faz uma confissão ao bispo Tíkhon em um mosteiro, estava planejado para ser o nono capítulo da segunda parte do romance, no meio da história, mas devido ao nível degradante e decadente do relato de Nikolai, o capítulo só veio a ser editado junto com o livro no século XX e, na maioria das vezes, apenas como um apêndice (que é o caso da edição brasileira da Editora 34). Mas, apesar do quão asqueroso possa ser a confissão de Stavrógin, ela representa o aspecto fundamental que separa Nikolai dos outros demônios do romance, principalmente de Piotr Stiepánotvitch. Stavrógin é um associado do grupo revolucionário secreto encabeçado por Piotr, mas não possui quaisquer crenças ou paixões revolucionárias que visam remodelar a sociedade, sendo extremamente solitário e individualista em seu pensamento. É um personagem marcado pela culpa e pelo remorso que, como já foi dito anteriormente, é algo muito importante para Dostoiévski, o que justifica a sua melancolia. É o monstro que tem pura consciência de ser um monstro, contraponto perfeito à Piotr que é um monstro que acredita estar certo. Fiódor supera-se como escritor na escrita deste capítulo em específico, que parece não ser de sua autoria, mas sim ter vindo diretamente de Os Cantos de Maldoror, escrito pelo enigmático poeta maldito Conde de Lautréamont, publicado apenas alguns anos antes da publicação de Os Demônios, em 1869. Stavrógin é um Maldoror arrependido, que lamenta sua condição diabólica, mas é conformista demais para tentar sair dela, o que resulta em seu final trágico que encerra o romance. Porém, é importante aconselhar a ler o capítulo censurado por último, por ser mais interessante narrativamente e que contextualiza, como um belo flashback, o que se lê nas últimas páginas de Os Demônios. Um poço de contradições, a filosofia pessoal de Stavrógin foi capaz de criar dois pupilos com visões de mundo completamente diferentes uma da outra. Chátov, que, por causa de Nikolai, muda suas convicções políticas, deserta da organização de Piotr e torna-se um eslavófilo, marcado por um profundo patriotismo a ponto de converter-se ao Cristianismo por considerar a Cristandade essencial ao que chama de "espírito russo" e passa a acreditar em algo maior não por causa de Deus, mas por causa da Rússia. Por outro lado, tem-se Kiríllov, um engenheiro que, também por causa de Stavrógin, vira um niilista e defende uma filosofia que concluí que "se Deus não existe, eu sou Deus" e para provar tal tese, pretende se suicidar."
@quelisantosdesouza20944 жыл бұрын
Seu comentário foi muito útil para que eu entendesse alguns aspectos dessa personagem tão marcante que é Nikolai. Ele rivaliza com Ivan Karamázov em termos de profundidade.
@ramsuc3 жыл бұрын
Parabéns, Lucas. Como gostei da elaboração fundamentada na sua análise, das relações encontradas e da síntese brilhante. Creia foi um prazer ler à sua resenha. Renovo as felicitações iniciais. Marcus Antonio
@LuizianaMaia2 жыл бұрын
Parabéns.
@jjrodys5292 жыл бұрын
parabéns pela resenha!!!
@stellabento251210 ай бұрын
Parabéns pela resenha!
@flocastro5 жыл бұрын
Só passando pra dizer: Estou aqui apoiando esse canal SENSACIONAL!
@vyctorhff4024 күн бұрын
Eu tive a mesma impressão sobre as 200 primeiras páginas. Parabéns pelo review, obrigado por compartilhar.
@anaclaudiapires37702 жыл бұрын
Terminei de ler o livro hoje, confesso que deixei muita coisa passar batida. Mas, ver esse vídeo me fez lembrar de muitas coisas e que análise fantástica do livro a partir da epígrafe do evangelho de São Lucas!! Você é incrível, Tati 🥰
@ramsuc3 жыл бұрын
Tati, uma boa noite. A cada vídeo retorno à leitura do livro e passeio pelos textos de suporte. E encontro outras costuras. Há mais de um mês, bem mais, ainda lidando com "Os Demônios", enredado nesta rede, os livros de Dostoievsky. Acredite, na minha opinião, você é brilhante, instigante no que nos oferece e Fiódor Dostoiévsky é um oceano. Eu tenho muito prazer em assisti-la e depois de alguns dias, retornar ao vídeo. Vida longa ao seu trabalho. E que assim seja. Marcus Antonio
@CesarAugusto-sb4yj5 жыл бұрын
Tati, adoraria uma resenha do livro Retrato de Um Artista Quando Jovem; James Joyce. Excelente vídeo!!
@alessandrasoares48375 жыл бұрын
Tati, faz resenha de O Adolescente do Dostoiévski 🤩❤️
@rodrigoalvesvieira2 жыл бұрын
Obrigado pelo excelente vídeo, ganha aqui mais um seguidor. Gostaria de adicionar somente que o Godard fez um filme, chamado La Chinoise, que é altamente baseado nesse livro
@marinadecarvalho51925 жыл бұрын
Eu doente e a Tatiana posta uma resenha de Dostoievsky. Melhorou meu domingo, Tati. Obrigada 💕
@Menphisgggg4 жыл бұрын
Este livro é Um mergulho na realidade , aflição , aperto no peito ....... o capitulo do suicídio de Kirilov sem palavras ..... sempre que me lembro deste livro me da uma certa angustia ..... fora a identificação com alguns personagens ... a realidade dos demônios como algo fora fica no ar ..... Gostei da Interpretação !
@henriqueCosta-wz6hp Жыл бұрын
Vídeo importantíssimo, comecei a lê-lo e realmente fiquei perdido e esse vídeo ajudou-me muito . Muito obrigado.
@brunarodrigues71225 жыл бұрын
Amo ver você falando sobre os livros, Tati ❤
@johnnyqueste4 жыл бұрын
É essa a leitura: os demônios (os possessos) são os revolucionários de que o livro conta a história. Também achei o capítulo censurado do nikolai o melhor do livro.
@geslanematos3419Ай бұрын
"Ou seja, quando vc deixa a racionalidade tomar o segundo plano em sua vida, fica a mercê de um contágio psíquico, entregando nas mãos do outro ou de um grupo seu poder, para ser manipulado ao seu Bel prazer. Deixando-se levar pela manada ao precipício"😊
@rafaelurbano39214 жыл бұрын
Tati, parabéns pelo canal. Você é gente como a gente!!! Me sinto muito à vontade com seus vídeos
@monalizamiguel5 жыл бұрын
Tati, o padre citou a Bíblia. "Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu." Ap 3:16-17
@monalizamiguel5 жыл бұрын
Nova Versão Internacional
@monalizamiguel5 жыл бұрын
Porcos no precipício, outra referência bíblica. "Uma grande manada de porcos estava pastando numa colina próxima. Os demônios imploraram a Jesus: "Manda-nos para os porcos, para que entremos neles". Ele lhes deu permissão, e os espíritos imundos saíram e entraram nos porcos. A manada de cerca de dois mil porcos atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e nele se afogou." Mt 5:11-13
@thewisemobRJ2 жыл бұрын
A história é boa apesar de ter achado o livro meio penoso de ler. Se tratando de Dostoiévski é sempre recomendado. A editora Martin Claret tbem faz um bom trabalho com a tradução direta do Russo pelo Oleg de Almeida.
@amandaperegrino47435 жыл бұрын
Tati, existe uma série russa sobre a vida do Dostoievski no canal Arte Cine 1, vc já viu? Recomendo! Muito boa..
@waldonunez83113 жыл бұрын
Dónde está ese canal de Arte Cine 1 ?......por favor , gracias...
@finhoviolin375 жыл бұрын
Até que enfim alguém resenhando essa obra prima. Quando se fala em Dostoievski, alem de Crime e Castigo e Os irmãos Karamazov, o pessoal- leitores em geral, só falam de O idiota, entre outros.. Parabéns pela coragem.!!
@joaobertini81813 жыл бұрын
Ótima relação que você fez entre a epígrafe e o texto. Parabéns!
@VaniaL.S.10 ай бұрын
Terminei de ler agora a obra e vim assistir o restante do vídeo. Outra indicação maravilhosa!
@ClaudioSilva-tn9ik3 жыл бұрын
As palavras do padre ditas ao Nikolai citadas no 23:00 do vídeo estão na Bíblia em Apocalipse 3:15-17
@fabiosobral505 жыл бұрын
Li Crime e Castigo e achei extremamente sensacional. Já tenho "Os Demônios" e em breve vou começar a leitura. Há ainda outros livros do autor que tenho em minha biblioteca que pretendo ler, mas como estou em uma "pegada" mais histórica/política/científica, vou deixar para mais tarde.
@suelidoliva4 жыл бұрын
Amei o livro. Eu leio, depois venho ver suas consideracoes. Livro pesado, com muita reflexao e tambem muito atual. As manipulacoes sao sempre as mesmas.
@pedrocamilotellespedrocami20724 жыл бұрын
Parabéns, Tatiana. Você foi "top" nesse comentário e síntese de Os Demônios. Agora me animei a encarar a obra. Pedro Camilo. BH
@diogoamaral24723 жыл бұрын
Poderoso e pesado livro. Obrigado pelo vídeo apenas vejo este tipo de videos depois de ler o livro. Exatamente para comparar ideias que ate possam ter sido diferentes. Valeu
@Babbit44SilvadeAlmeida6 ай бұрын
Tati é uma narradora e analista fantástica.
@Kingsysou5 жыл бұрын
Ansiosa por esse vídeo Tati. 😘
@priscillalopes865 жыл бұрын
Amei a maneira como vc relacionou a epígrafe à história 👏🏻👏🏻👏🏻😊
@brittopiano5 жыл бұрын
Parabéns Tati ! Acompanho seu canal há um ano e sou um grande fã de suas resenhas.
@TicasNeumann9 ай бұрын
Vi o vídeo após a leitura do livro e achei a sua síntese ótima... O livro conduz tanto entre os ambientes e personagens que hipnotiza durante a leitura. A terceira parte, onde tudo se amarra é realmente a melhor, porém a segunda e igualmente importante para a trama... Também tive que forçar um pouco na primeira parte, ou pelo menos nas 100 ou 150 primeiras páginas, mas no fim valeu muito a pena....
@lourivalfarias80225 жыл бұрын
Melhor canal sobre resenhas literárias, sempre!
@brunabell56795 жыл бұрын
Quando li, minha interpretação foi no sentido de que os demônios seriam as ideologias que algumas pessoas (no livro representado pelo Piotr Stiepanovitch) utilizam para "possuir" as outras, levando-as a cometerem atos vis em nome de uma ideia nobre, mas que não passam de manifestações da maldade que possuem dentro de si. Stiepanovitch era vingativo, rancoroso, cínico e se utilizou dessas ideias para jogar a responsabilidade das maldades que ele quis cometer nas mãos das outras pessoas (levando todos eles se jogarem do precipício por causa dos atos praticados em nomes dos ideais). Mas eu amei sua interpretação em relação ao que Trofímovitch causou com suas ideias! Sobre o Nikolai, fiquei com a impressão de que ele de fato era uma pessoa muito pior do que na época em que reapareceu no vilarejo e que os episódios narrados na carta de alguma forma o transformaram naquele personagem que conhecemos. Ótimo livro e como sempre, ótimo vídeo!
@borges9675 жыл бұрын
Uma das melhores obras que já li na vida, obrigado Tati😍😍😍😍. Mas achei difícil de ler, só consegui depois de uma terceira tentativa. Stavroguin e um psicopata perverso, mais até que Smerdiakov ou Rogojin. O final com a menina é de dar calafrios.
@clarabarbosa54064 жыл бұрын
Amei a resenha! Se possível, faça do livro O Jogador, também do Dostoiévski
@alinebeatriz46855 жыл бұрын
"O fofoqueiro mais ninja de todos..." ri alto! Rsss Excelente vídeo, Tati! =)
@AlexandreSNunes2 жыл бұрын
Fantástica sua resenha! E livro excepcional
@mariaisabeldorosarioribeirogil16 күн бұрын
Oi Tatiana. Eu já li esse livro. Muito bom. O narrador e personagem, se o leitor não estiver atento faz confusão.
@siahtfonseca Жыл бұрын
Meu Deus😮 comprei hoje esse livro é tô apavorada com tanta informação 😅😅😅
@r.c.77935 жыл бұрын
“O livro foi escrito em função de um acontecimento real de um grupo revolucionário que resolveu assassinar um dos membros, na Rússia. Houve, AQUI NO BRASIL, esse mesmo tipo de acontecimento na década de 1930, na ditadura de Getúlio Vargas. Havia um sujeito chamado Luís Carlos Prestes, comunista líder de uma célula revolucionária no Rio de Janeiro. O Miranda (cognome) era um dos revolucionários do grupo cuja namorada chamava-se Elsa Fernandes, a qual tinha cerca de 17 anos. Um belo dia, foram todos presos pela polícia do Getúlio Vargas. Passam alguns dias na cadeia, e são todos soltos. Então, o grupo percebe que o único que não fora preso era o Miranda, iniciando-se assim a ideia de um espião no grupo, que seria a Elsa Fernandes. Montam um tribunal revolucionário: Luís Carlos Prestes e seus companheiros condenam Elsa à morte (sem qualquer chance de defesa da moça)! Nenhum, porém, tinha coragem de matá-la. Como ninguém queria fazer uma barbaridade dessas, o Luís Carlos Prestes manda uma carta para todos, com aquele tom de Partidão: “Vocês são revolucionários ou não são? Achei que vocês queriam fazer a sério, mas vocês são uns frouxos!”. Então reuniram-se três e foram lá, e estrangularam a moça! Então, alguém pode achar que um monstro como esse Luís Carlos Prestes possa ser herói nacional, merecer homenagens quando morre? É um canalha, um desgraçado, um sujeito baixo, vil, que manda assassinar uma mocinha! Trituraram, esquartejaram o corpo da moça para caber num buraco, enfim, um acontecimento escabroso!” (José Monir Nasser).
@dragonbolz10004 жыл бұрын
A mídia, cria mitos, heróis, quando na verdade são uma farsa, não passam de monstros. A massa de manobra alucinada acredita cegamente na mídia televisiva.
@gustavosilvacm89324 жыл бұрын
Excelente lembrança. Outra execução foi a de um rapaz chamado Márcio Leite de Toledo porque, tentando reorganizar a organização guerrilheira a que pertencia, foi julgado "possível futuro traidor" por alguns companheiros e executado em São Paulo no dia 23 de março de 1971. Veja aqui: www.expressaopopular.com.br/loja/produto/marcio-o-guerrilheiro-romance-antonio-pedrozo/
@Learasou4 жыл бұрын
Grande Monir Nasser! Porquê os bons morrem rápido?
@renanmachado16745 жыл бұрын
Esse é um dos meus livros favoritos junto de Almas Mortas, é um prazer ver seus videos, muito obrigado!
@eumsm95 жыл бұрын
Tati muito bom dia resenha, já estava com saudades de assistir vc, ao domingos. Parabéns pela resenha já estava com vontade de ler, e depois da resenha, concerteza irrei comprar. Bom domingo.
@marilisacassiadossantos85725 жыл бұрын
Mais um vídeo top da Tati sobre Literatura Russa! Pena que os livros da 34 são caros... Vou maratonar os vídeos sobre Dostoiésvki com certeza!
@KAS0785 жыл бұрын
Que resenha incrível 👏👏👏👏...esse livro já está na minha lista d leituras a um tempinho...acho que vou adiantá-lo...😂😊
@joycegomes69112 жыл бұрын
Obrigada por avisar que tinha outros títulos, pq eu comprei um box do Dostoievski e fiquei triste pq não tinha "Os Demônios" mas com a sua informação eu vi que tem "Os Possessos". 💙
@hipatia13973 жыл бұрын
Já leu noites brancas? É lindíssimo! O meu preferido de Dostoievski. Podia fazer uma resenha dele.
@lima6679 Жыл бұрын
Estava na dúvida sobre qual começar se Os demonios ou Os Irmãos Karamazov. Comecei pelo segundo livro. Se tivesse assistido seu vídeo sobre Os demonios teria começado por ele.😢
@gracinhaneves6854 жыл бұрын
Tatiana! Vejo ou ouço, apenas pela falta de tempo, as resenhas que vc faz dos clássicos da literatura universal...tenho um pedido: se puderes, faz a resenha do "Almas Mortas", de Nikolai Gógol...te peço pq quero saber a tua visão deste clássico, e ainda saber se vc deu boas gargalhadas ao le-lo!! Aguardo e torço para que seja possível atender o meu pedido... Obgd...até....
@bran11255 жыл бұрын
"o fofoqueiro mais ninja de todos" hahah. Ti amo, Tati
@arianaduarte65125 жыл бұрын
"virado no capeta", "o fofoqueiro mais ninja"... Me divirto! 🤣🤣🤣
@isabellamedeiros197927 күн бұрын
sobre o narrador; tenho a mesma sensação com irmaos karamazov, é um personagem narrando, porem como ele sabe tudo de todos os núcleos? as vezes o cérebro da uma rateada
@rodrigomain5 жыл бұрын
“Veja bem”, esse foi um vídeo excelente!
@douglasdacruzbarbosa5 жыл бұрын
Acabei de ler "Crime e Castigo". Segundo livro de Dostoiévski que leio. Estou ansioso pra conhecer outras obras.
@cyntiamartins29234 жыл бұрын
Terminei de ler agora o livro Os demônios 👏🏻👏🏻. Stiepan é o endemoninhado salvo, já o demônio é o Piotr porque ele some no final, sempre arrogante, mau e sempre quiz mudar a ordem e os porcos que se jogaram no abismo sãos os demais participantes. Antes de ler os Demônios os meus livros preferidos era o Crime e castigo e o Idiota, agora os demônios entrou na lista. Falta ler ainda os Irmãos karamazov. 😁 parabéns Tati lhe acho muitoooooooo inteligente 😘
@alineviana215 жыл бұрын
Opção 2: vou guardar esse vídeo pra depois rsrs
@matheusbarbosapereira11784 жыл бұрын
Aaaaa, todo livro que ela comenta eu fico com vontade de ler. Já foram três livros que li só pq ela fez a resenha
@viniciushsales5 жыл бұрын
Sou louco pra ler esse livro e a obra do Dostoiévski em geral. Obrigado pelo vídeo, Tati! ❤
@weberweber63435 жыл бұрын
Eu sempre tive dificuldades de terminar esse livro por conta de adversidades externas... Nunca passei da metade. Curiosamente, o personagem Stavrógin, me apareceu, paralelamente, enquanto estava pesquisando coisas sobre Sociopatia e Psicopatia. Bem, ele me pareceu demonstrar traços a respeito disso, mas ainda não consegui ler o livro todo.
@wesley.escritor Жыл бұрын
Sinceramente, que resenha espetacular; realmente muito bom.
@zenaide94985 жыл бұрын
Bom domingo Tati e a todos. Um livraço, mesmo!
@beca56635 жыл бұрын
eu li esse livro como meu primeiro russo, e achei que num tinha intendido nada, mas agora, vendo a resenha, vejo que ele é real bem maluco e eu até que entendi alguma coisa
@gabriellasantos63185 жыл бұрын
Amei o comentário! Entendi o livro de forma parecida como a sua. Como ideias quando transmitidas tem um potencial enorme, para o bem, e neste caso, para o mal. Por isso, é preciso ter responsabilidade no que veiculamos ou defendemos. Li o livro faz alguns anos, mas na era de fake news, me pareceu ainda mais relevante. Obrigada pelos vídeos sempre bem preparados. Adoro o canal! 😘
@waldonunez83113 жыл бұрын
Un libro profético para Latinoamérica..... actualmente las masas alienadas y enajenadas por las ideologías , carentes de discernimiento y pensamientos propios .... gracias , excelente análisis...
@VaniaL.S.10 ай бұрын
As primeiras páginas não senti isso, achei interessante, parecia que olhava os personagens escondida, observando seus pensamentos e costumes. Bem, foi essa minha impressão.
@alexjussp3 жыл бұрын
Canal maravilhoso, parabéns.
@ramon94185 жыл бұрын
Estou lendo esse livro. Que bom que não fui o único a sentir que a leitura estava travada no início. Estou achando muito bom, apesar de denso. Dostoiévski explora muito bem a mentalidade revolucionária, mostrando como a cosmovisão niilista é extremamente podre. O cara é gênio.
@CrisGoliv5 жыл бұрын
Como disse Pondé . Para os clássicos não cabe falar em spoiler. Vou até o final
@danielmartinsjorge118 ай бұрын
Estas palavras do padre Tikon são as mesmas que lemos no Apocalipse quando é rompido o selo da carta do Anjo para a Igreja de Laodiceia.
@kidsoeir04 жыл бұрын
Li essa edição. Livro magnífico, embora ainda prefira Crime e Castigo, desse autor. Acho que já li as obras mais relevantes de Dostoiévski, além desses dois, li Irmãos Karamazov e O idiota, todos livros espetaculares, mas, pela notoriedade, acho que esperava mais de Karamazov que, como romance, não achei superior a nenhum dos outros citados. Um abraço.
@beatrizsa76835 жыл бұрын
Gostei mais deste livro do que Crime e Castigo...Na verdade, ambas são sublimes, mas Os Demônios mexeu muito comigo, fiquei meio aturdida e sensível por alguns dias. Talvez seja necessário reler Crime e Castigo, pois o fiz há cerca de 8 anos, e por ser jovem demais talvez não tenha captado a essência da obra, embora me lembre bem do enredo e da história em si.
@christianlucassilva5 жыл бұрын
Tati, adoro seus vídeos, opiniões, comentários e, principalmente, honestidade hahha. Quero acompanhar os 12 livros para... no ano que vem. Creio que você já deva ter umas ideias aí de quais serão. Se puder, pense na ideia de fazer um pré-vídeo mostrando alguns ou um post no Instagram mostrando os livros do ano que vem, só pra já aproveitarmos a Black Friday e economizar um tikinho!! Please!!!! Obrigado
@kikaoliveira19375 жыл бұрын
Gostei da sua ideia.
@lima6679 Жыл бұрын
Amo suas observações literárias.
@A.Santos1 Жыл бұрын
A primeira metade, ao menos o primeiro terço, é realmente penoso. Nem atravessar a Floresta Velha do Tolkien é tão desafiador... :) Mas a colheita do esforço vem ao final. Bem que poderia ter sido uma novela, no sentido editorial internacional de formato e dimensão: romance > novela > conto. A primeira vez que li há tempos foi sob o título de Os Possessos, reli sob Os Demônios, embora tenha que confessar que, já dominando a história, agora sempre vou direto ao meio para os grandes, e medonhos, diálogos dos membros do "Círculo" quando quero rever ou relembrar algo.
@A.Santos1 Жыл бұрын
@@wesleypacheco8248 Depois você entende porque o Fyodor assim o fez, narrar a vidinha e picuinhas cotidianas (nossas vidinhas, na verdade) enquanto, semi-incógnitos, os "demônios" tramavam suas teias. É daquele tipo de livro que amadurece bem depois que você o termina e medita sobre tudo aquilo que leu em conjunto. Sobre essa questão dos nomes, todos os russos caem nesse mesma régua, fica difícil acompanhar tantos nomes, apelidos, e segundos apelidos para o mesmo personagem. Nem mesmo os nomes das sagas nórdicas são tão difíceis de acompanhar. :)
@DavidDMR00000 Жыл бұрын
Vc precisa conhecer a Saga do Assassino da ROBIN HOBB.... é um livro mágico, clássico medieval, é lindo... e serviu de inspiração pro R.R Martin
@RR-qf8ko5 жыл бұрын
Quase 400K inscritos, amo
@gustavosilvacm89324 жыл бұрын
Anotei o nomes de todos os personagens me irritou sobremodo a existência de vários deles que só aparecem uma vez e somem em seguida.
@ibereprof5 жыл бұрын
Tatiana, ouvindo sua análise percebemos a influência dos autores russos na obra de WOODY ALLEN, a cena de Nicolai encontrando alguém que quer resolver o problema deste com a mulher está no filme "Crimes e Pecados" do cineasta, quando o personagem Judah ouve conselhos de seu meio irmao Jack para eliminar a esposa. Percebo que além de Crime e castigo, a obra de Allen é influenciada por Os Demônios. (Lógico, outros russos influenciaram o cineasta norte americano, como Tolstoi /Guerra e Paz, no filme Ultima noite de Boris Gruchenko)