O Livro do Travesseiro é o nosso livro de Setembro do desafio 12 livros para 2021 :) Caso não conheça o desafio, veja este vídeo: kzbin.info/www/bejne/rWWwaHmNg7SlkKs Bom domingo a todos!
@claudiagbrito53573 жыл бұрын
Eu conto a passagem do ano de acordo com o "desafio 12 livros..." e estou ficando desesperada! Como assim 26 de setembro???
@Amoraoslivrosveracohim3 жыл бұрын
Instigante! Vc, Tatiana, sempre nos trazendo aula de história. Amo demais, aprendo sempre. Boa semana, minha musa.
@gazzili3 жыл бұрын
Tati, como estudante de literatura japonesa e alguém que adora suas resenhas, é muito bom ver um vídeo como esse no seu canal! ♥ Com todo o respeito, só gostaria de corrigi-la quanto ao katakana. Não que ele fosse uma segunda língua japonesa, mas uma das formas de escrita que permanecem em uso até hoje. O katakana e o hiragana são dois sistemas de escrita que são resultados da simplificação dos kanjis chineses. O katakana foi desenvolvido pelos monges budistas do Período Heian e o hiragana, por sua vez, pelas damas da corte do mesmo período. "O Livro do Travesseiro" e "O Conto de Genji", por exemplo, foram escritos inteiramente em hiragana, pois os japoneses, a partir dessa forma de escrita própria, conseguiram expressar melhor seus sentimentos através da escrita.
@janenog87613 жыл бұрын
Obrigada pela explicação. Estudei língua japonesa na faculdade (apenas dois semestres) e lembro que tínhamos que decorar estes três alfabetos que são usados ainda hoje no Japão: hiragana (usado para palavras de origem japonesa), katakana (usado para palavras de origem estrangeira) e kanji (ideogramas chineses). Isso significa que em uma mesma frase posso usar os três alfabetos, dependendo do tipo de palavra a ser escrita.
@carlosbotelho93483 жыл бұрын
Esse livro é considerado um dos mais importantes da literatura japonesa pelo seu valor histórico, trazendo descrições detalhadas sobre o cotidiano da corte do Japão daquele período. A leitura se torna mais rica e agradável se o leitor estiver familiarizado com aspectos da cultura japonesa, como costumes, tradições festivas, espiritualidade... E também pode ser de grande ajuda pesquisar a respeito de lugares como regiões, cidades, montanhas, lagos e rios, e por aí vai. Para quem já está conectado com a cultura e costumes japoneses, é uma experiência única que enriquece ainda mais o conhecimento sobre o Japão e fortalece a admiração por esse país incrível.
@tatifeltrin3 жыл бұрын
Tudo isso está nas notas de rodapé, é possível familiarizar-se durante a leitura :)
@taymoura73783 жыл бұрын
Estou lendo o livro " A Ponte flutuante dos sonhos e o Retrato de Shunkin" do Jun'Ichiro Tanizaki. São dois textos do autor. O "A Ponte flutuante dos sonhos" é inspirado no "Romance de Genji", sendo o título tirado do último capítulo da obra da Murasaki Shikibu. Já o "Retrato de Shunkin" é considerado uma obra prima da literatura. Recomendo muito esse livro. Curiosidade: Jun'Ichiro Tanizaki (Autor de "As irmãs Makioka) foi um dos que traduziu a obra de Murasaki para o japonês moderno
@claricenascimento7773 жыл бұрын
Li esse livro em 2014. Traz uma riqueza de informação sobre a vida na corte japonesa que você não consegue achar em praticamente nenhum livro sobre o Japão aqui no Brasil.
@patriciacarriao77463 жыл бұрын
Eu tenho uma recordação de pessoas do âmbito da moda que diziam que este livro era uma espécie de guia de bons costumes/comportamento para quem lia nos tempos de agora.
@mipoetisa3 жыл бұрын
Todos os vídeos da Tati são aulas de cultura. Ouçam o podcast que é igualmente interessante. Gente inteligente e bem articulada falando do que gosta e sabe.
@iness.p.77413 жыл бұрын
O filme "O Livro de Cabeceira", (The Pillow Book), de Peter Greenaway, é um filme espetacular, e cita trechos do livro de Sei Shonagon.
@lorennapaiva72193 жыл бұрын
Essa menção de arrancar os pelos da sobrancelha me lembrou o desenho do Studio Ghibli, o conto da princesa Kaguya. Lindo, lindo demais, bem emocionante, e mostra esse hábito estético? de arrancar os pelos da sobrancelha com pinça, coisa que deixa a princesa aterrorizada
@gutaimoveis3 жыл бұрын
Bem fácil do leitor se apaixonar pela visão-essência de uma pessoa que viveu 1000 anos atrás. Só falta a cerimônia do chá para completar o sabor das idéias.
@mimihdias3 жыл бұрын
Tenho esse livro e os dois volumes de Genji no monogatari e nunca tive coragem de ler, mas a Tati faz tudo parecer incrível e logo a vontade de ler aparece. É por isso q não canso de te agradecer, Tati, pelo seu trabalho incrível!! ❤️
@ailalima13313 жыл бұрын
Sempre achei que o livro fosse difícil, mas os trechos que ela leu me pareceram bem tranquilos
@fabianelima83 жыл бұрын
Esse é um privilégio então, se de fato for tão difícil encontrar essa obra na praça. Um dia você poderá se sentir propensa a dar uma chance a essa leitura e então bastará esticar o braço até a estante! 😉
@janenog87613 жыл бұрын
@@fabianelima8 Fiquei curiosa e fui pesquisar "O Romance do Genji". Na verdade essa edição que aparece no vídeo é de uma editora portuguesa chamada Relógio d'água. Ainda está disponível para importação através de uma livraria brasileira, custa cerca de 150 reais, porém o tempo de entrega é de 90 dias! Pela Amazon o tempo de entrega é bem mais rápido mas o valor também é bem maior. Tirando essa edição só achei o livro em outros idiomas, como Inglês e Espanhol. Bem que podiam lançar aqui no Brasil.
@goncalves_rj3 жыл бұрын
Eu acho lindo q a Tati escolhe livros históricos, com peso cultural. E procura saber os detalhes para trazer pra gente e por fim isso é inspirador. Obrigado Tati!
@AugustoCesar-km5pl3 жыл бұрын
Esse livro é incrível! Lembro de ter lido em 2018 e acabei ficando com muita vontade de ler o Genji monogatari, que é da inimiga da Sei Shonagon, mas nunca traduziram ou a tradução que vi nunca encontrei. Eu lembro de ter lido haikais antes de ter lido ela e parece que influenciou todo mundo que veio depois dela, porque o primeiro texto do livro parece ter sido entendido como um direcionamento nos poemas de primavera. Eu lembro que quando li Contos da Palma da mão também fiquei com a impressão do livro ter sido influenciado por ela.
@andrealima66273 жыл бұрын
1.7 mil visualizações em 1h!! Muito bom ver a leitura fazendo sucesso no Brasil!! 😊👏
@taymoura73783 жыл бұрын
Falando em literatura oriental, vou recomendar o livro "Na terra do cervo branco" do autor chinês Chen Zhongshi . É maravilhoso demais 💖
@taymoura73783 жыл бұрын
@@gut.6925 ele é incrível mesmo. Se tornou um dos meus favoritos da vida!
@janenog87613 жыл бұрын
3:55 Fiquei curiosa e fui pesquisar sobre este livro "O Romance do Genji". Na verdade esta edição que aparece no vídeo é de uma editora portuguesa chamada Relógio d'água. O livro ainda está disponível para importação através de uma livraria brasileira, custa cerca de 150 reais, porém leva 90 dias para entregar. Pela Amazon a entrega é bem mais rápida mas o valor também é bem maior. Fora essa edição, só achei o livro em outros idiomas, como Inglês e Espanhol. Bem que podiam fazer uma edição aqui no Brasil.
@matheusmarques1643 жыл бұрын
Começando o domingo com a rainha dos booktube desse Brasil
@flaviasollero1523 жыл бұрын
O podcast da Japan House é imperdível! Vale a pena ouvir. Aliás, todos os episódios sobre literatura japonesa contemporânea. Obrigada, querida!
@antonioaugusto11753 жыл бұрын
Recomendo como leitura o livro Cinzas na neve da Ruta Sepetys, livro ficcional que conta a história de uma jovem mulher que foi levada a um gulag na Sibéria - uma viagem muito longa, sendo que ela morava na região báltica. Como ela utilizou de sua arte( desenho) para expressar o que ela via e sentia naquele inverno infernal. Acredito que você irá adorar Tati, e não é longo não, apenas 300 páginas.
@patrickgomes57863 жыл бұрын
Bah, assisti o filme baseado nesse livro. Literatura de Gulag é muito impactante. Impossível ver o mundo da mesma forma depois de ler um livro desse gênero, como os Contos de Kolimá, de Chalámov, por exemplo.
@Meditationandrain3 жыл бұрын
Amo a literatura japonesa! Comecei com as Irmãs Makioka, este acabou tornando-se um dos favoritos da vida, obrigada por essa excelente indicação Tati!
@clauakiko42483 жыл бұрын
Uau, muito interessante! Eu sou de origem japonesa mas nunca tinha ouvi falar deste livro! Obrigada 😊
@pedrohenriqueprata2 жыл бұрын
Pelo que li sobre o Romance de Genji e sobre a literatura chinesa, não parece que a obra de Murasaki tenha se baseado num modelo chinês. Considerado o primeiro romance moderno da literatura mundial, praticamente inventou seu próprio gênero. Algo que poderíamos categorizar como "romance" só começará a ser feito e apreciado na China uns quatro séculos depois, eu acho.
@nataliaj.g44053 жыл бұрын
Comprei o meu ontem e pelo Prime chega hoje ... ansiosa pra ler
@renatarfrazatto14003 жыл бұрын
tenho esse livro em casa há um tempinho; não estava com muita coragem pra começar a ler, mais pelo jeito da escrita, mas depois desse vídeo com certeza vou tentar a leitura hoje!
@pollyandrade64243 жыл бұрын
resenha da Tati = mais um livro na minha wistlist
@MariaInesFerr3 жыл бұрын
Suas explicações são extremamente didáticas, faz o livro ficar mais interessante!
@MariaInesFerr3 жыл бұрын
❤
@fraseselivros47842 жыл бұрын
O melhor canal de todos. Parabéns pelo excelente trabalho. Você mudou a minha vida como leitora, muito obrigada .
@Leandro-ym7wg3 жыл бұрын
Nem terminei de assistir ao vídeo mas já vim com o like. Bom dia, Tatiiii ❤!
@DenerBLopes-uc3qt3 жыл бұрын
Amei o vídeo, Tati! Escrever diários é uma sensação conflitante. Ao mesmo tempo que escrevemos coisas só para nós, também temos o pensamento de que, inevitavelmente os escritos cairão nas mãos de alguém no futuro, e esse leitor também se torna parte dos desabafos... Me lembrou um pouco O Livro do Desassossego em alguns pontos.
@LainaraAraujo3 жыл бұрын
Estou louca pra ler esse livro há anos! E lá vem a Tati fazer resenha dele! ❤️
@maximeedmund3 жыл бұрын
Tati alegrando o domingo de qualquer pessoa❤️❤️
@dudaribeiro45173 жыл бұрын
mais uma resenha da Tatiana para alegrar o domingo😍💜
@gracabatista11123 жыл бұрын
Domingo completo!
@ailalima13313 жыл бұрын
Estava ansiosa por esse vídeo, quero ler esse livro há anos, mas ainda não tive como comprar (sempre achei entre 70-130 reais). Enfim, feliz de ver a resenha de um livro que me interessa vindo de uma pessoa que o descreveu tão bem ❤️
@NayaPheonix133 жыл бұрын
BOM DIA!🤗 Meu domingo finalmente começou... Um grande abraço e uma semana excelente a todos e todes🙏🏾
@deia_silveira3 жыл бұрын
Tatiana sempre se superando. Vídeo sensacional, mais um livro a ser lido!!! 🤔 Alguém resiste ao seu talento e competência? Impossível !!!
@tanialima21013 жыл бұрын
Seu Canal é muito bom.
@mariateresasilva51273 жыл бұрын
Bom domingo, Tati, um bom início de semana, obrigada, mais uma vez por ampliar meu horizonte!
@jennifergama8403 жыл бұрын
Primeiro livro de autor japonês que senti vontade de ler. Estou tentando entrar na literatura japonesa mas está difícil. Obrigado por mais um vídeo incrível!
@rozanadasilva68433 жыл бұрын
Recomendo Musashi
@alcioneapaixonada47653 жыл бұрын
Que maravilha meu domingo com a resenha de um livro tão interessante!
@elainedaguana30683 жыл бұрын
A melhor notificação do dia!
@poematizo66653 жыл бұрын
Nossa! Que bom que temos a chance de ler ele hoje. Kkk temos aí uma jóia para ter uma impressão de uma época, cultura e mente humana de um lugar tão precioso. Observação e opinião dos seus curtumes e maus costumes. Kkk Já entrou na lista dos próximas livros para ler. Gratidão pela partilha!
@taynaacatauassu46643 жыл бұрын
A Thati precisa fazer um podcast. Porfavooor
@francisf99503 жыл бұрын
obrigado pela dica do podcast da Japan House! To adorando ouvir!
@nattycosta64273 жыл бұрын
Olha, curioso minha blusa é igual a sua Tati.Temos bom gosto 😄😉...sinto falta de literatura oriental mesmo.Gostaria de mais indicações.
@curiosidadescriminais3 жыл бұрын
Incrível como Tati fala de um livro, dá vontade ler.
@josefaduarte67363 жыл бұрын
Bom dia, Tati!
@MrRamirecarla3 жыл бұрын
Meu domingo começando bem !
@Sarahhhhh7403 жыл бұрын
Ótimo vídeo como sempre!
@thaisbarbosadeoliveira19193 жыл бұрын
Maravilhosa como sempre
@Marcos-zk3mq3 жыл бұрын
Oi, Tati. Sei que não tem nada a ver com este vídeo. Mas venho aqui deixar uma baita sugestão de filme para o mês do horror: O Poço (suspense/terror) que está no catálogo da Netflix. O filme me lembrou algumas obras do King e o Ensaio sobre a Cegueira de Saramago. Porém é outro plot, outro universo. Enfim, na minha modesta opinião, este filme um dia se tornará um clássico do gênero... Pois a premissa apesar de simples é genial e bem elaborada. Para terminar, duas palavras para essa obra: imersivo e frustrante. Valeu, Tati. Curto demais vc e espero que possa assistir e dá sua impressão sobre o filme. 👋🏾 Valeu.😅
@cesarporpino3 жыл бұрын
Bom domingo, Tati!
@victoralves54643 жыл бұрын
Bom domingo!
@tharsiladallabona7583 жыл бұрын
Bom domingo, Tati! 🤩
@maristelalamberti35594 ай бұрын
A História do Japão é muito bonita
@quenamartins20843 жыл бұрын
Adorei a temática 😍 anotado!
@mimihdias3 жыл бұрын
Bom dia, Tati! ❤️
@FDFAcanal3 жыл бұрын
Eu sempre tive vontade de ler o "Genji Monogatari", principalmente depois de assistir o anime, mas nunca tinha escutado falar do livro do travesseiro. Vou colocá-lo na minha lista de desejos.
@tourliterario3 жыл бұрын
Bom dia, Tati! Ótimo domingo...
@astrologamarinamoura3 жыл бұрын
Perfeito! Comprarei!
@isadoramilagres213 жыл бұрын
Bom Dia, Tati 💛
@icaroveloso76913 жыл бұрын
"Houve boatos de que ela teria morrido na pior" é impressão ou isso foi uma referência a um certo vídeo viral de alguns anos atrás? 😅😅😅
@claudiane1fran3 жыл бұрын
Pensei o mesmo quando ouvi :😀
@lanfer_3 жыл бұрын
Que vídeo é este?
@janenog87613 жыл бұрын
@@lanfer_ kzbin.info/www/bejne/gHysia2YgqihiNE Esse vídeo. É um meme "antiguinho", de uns 12, 13 anos atrás.
@patrickgomes57863 жыл бұрын
Na hora eu lembrei de um vídeo da Cremilda, irmã da Gaga de Ilhéus, em que ele falava sobre os boatos dela estar na pior, mas eu não sabia que era uma referência há um vídeo mais antigo rsrsrs.
@Adriana.Alvarenga3 жыл бұрын
Ótimo domingo 📚💖
@claudioaugustomartins85493 жыл бұрын
Eu Adoro ver seus Vídeos sempre legais e bacana demais que Deus e Jesus lhe Abençoe Beijos no Coração e tenha uma semana com Paz Amor e Saúde
@Roberta-st1fj3 жыл бұрын
Melhor canal!!!!
@mariasocorrodesouzazullino60313 жыл бұрын
BOM DIA TATI!!! 🔰🔰🔰🔰 VAMOS APROVEITAR ESSA DELÍCIA DE RESENHA SOBRE MAIS UMA OBRA DO ORIENTE. MAIS UMA DICA DE NOSSA MESTRA EM LITERATURA MUNDIAL. AMEI🇧🇷🇧🇷🇧🇷👍👆☝😘
@insanidadevirtual3 жыл бұрын
Tati, dica de anime. Heike monogatari, um anime fantástico
@gudih3 жыл бұрын
Alguém sabe por onde iniciar na literatura japonesa?? Estou querendo ler Musashi ou obras o Yukio Mishima, porém posso não estar preparado
@fokamenstruada10613 жыл бұрын
Comece por musashi e mais facil
@taymoura73783 жыл бұрын
Eu estou lendo " A Ponte flutuante dos sonho e o Retrato de Shunkin" do Junichiro Tanizaki. São dois texto do autor, é o meu primeiro contato com literatura japonesa e estou adorando...
@janenog87613 жыл бұрын
Eu comecei lendo as obras de Shusaku Endo "O Silêncio" e "Samurai", achei bem tranquilo e retratam também um período histórico. Mas se fosse dar uma sugestão de literatura japonesa realmente de fácil leitura e muito interessante então seria "Querida Konbini" de Sayaka Murata. É um livro com menos de 150 páginas e com uma história que te prende até o final.
@Musashi_vj3 жыл бұрын
Musashi é uma obra grande, mas a leitura é bem natural e imersiva, antes que note você ja terá devorado. Se não se importa em encarar um livro mais longo eu recomendo fortemente, é o livro da minha vida.
@sivid223 жыл бұрын
Excelente Vídeo!
@GilvanRibeiro3 жыл бұрын
Bom domingo Tati :)
@taniarauz2473 жыл бұрын
“Houve boatos de que ela teria morrido na pior” 🤣🤣🤣
@NantesdeAbreu3 жыл бұрын
Tati quase manda um: "Se isso é estar na pior. Pouhan!!!"
@mariannaalvarez17503 жыл бұрын
Vc já leu o diário da princesa
@mtmirian3 жыл бұрын
Muito interessante!
@vitorialivia71803 жыл бұрын
Domingou🙂
@UselessArt3 жыл бұрын
Seria o Livro do Desassossego um "zuihitsu" ?
@catarinacardoso13 жыл бұрын
Ei, galera. Vocês poderiam me indicar livros para iniciar na literatura oriental? Não tenho muito conhecimento a respeito, e gostaria muito de iniciar.
@leticiamafrafernandes21133 жыл бұрын
No livro Xogum, o termo "travesseirar" é usado como sinônimo de prática sexual. Será que há alguma relação?
@nattycosta64273 жыл бұрын
Morro de vontade de ler Xogum....mais tá esgotadissimo.
@tatifeltrin3 жыл бұрын
Não saberia dizer, não li Xogum :)
@analuciacordeiro73363 жыл бұрын
Xogum é muito bom
@nataliaj.g44053 жыл бұрын
@tatianagfeltrin eu estou lendo esse livro, mas fiquei com uma dúvida, o que seria a representação daquele quadrado cheio de números na abertura do livro? Seria só um Sodoku? Ou algo a mais?
@pedrohenriqueprata2 жыл бұрын
Aquilo não tem a ver com o livro, é um quadrado mágico em que os números somados em qualquer direção dão 34. É uma espécie de logotipo da Editora 34, está em todas as suas publicações.
@lourdesnhanga9946 Жыл бұрын
Olá Tatiana tudo bem? Pode enviar o livro em PDF?
@Guto1643 жыл бұрын
Queria começar literatura japonesa, mas não tenho a mínima ideia onde comecar kkkkkk
@lucianefer1417Ай бұрын
❤
@tatianegiatti39273 жыл бұрын
Interpretação dos sonhos-Freud
@rrqrr3 жыл бұрын
Ou seja: o blog da dama de companhia ou gossip girl no Japão medieval.
@monicasabrina25113 жыл бұрын
Lindo
@arianaduarte65123 жыл бұрын
💕😍💕📚
@deliseterezende63113 жыл бұрын
Oi Tatiana. Fiquei um pouco frustada pq pensei que o "livro do travesseiro " seria " O" livro do travesseiro citado em XOGUM de James Clavell...🤭😁....mas valeu!! Um abraço.
@tatifeltrin3 жыл бұрын
Não li esse Xogum ainda!
@gabrieldas.costanetobilinh61173 жыл бұрын
*TATIANA FALA DO LIVRO O VOYER DE GAY TALESSE !!!*
@samarapontes70743 жыл бұрын
Será que é uma espécie de Livro do Desassossego sem desassossego? 😅
@sofialmeidah3 жыл бұрын
katakana? muito estranho ter esse nome, visto que é o nome de um dos sistemas de escrita japoneses, usado para palavras estrangeiras (geralmente vindas do ocidente), pra diferenciar do hiragana e ficar mais reconhecível aqui está ka ke ki ko ku em hiragana e katakana respectivamente a título de comparação か け き こ く ヵ ケ キ コ く são bem parecidos mas era realmente katakana o nome dessa variação do chinês? se for poderia de certa forma explicar o motivo do sistema de escrita se chamar katakana
@renangaldino48463 жыл бұрын
Sessão sinceridade: achei esse livro desgraçadamente chato, de uma superficialidade atroz. Murasaki Shikibu rival de Sei Shonagon a detestava, na boa acho que com certa razão.