Olá Henrique, em respeito ao desejo dos sobreviventes não use a palavra Canibalismo e sim Antropofagia. A expressão "antropofagia" tem como base os termos gregos anthropos (homem) e phagein (para comer). Sendo assim, antropofagia é o ato comer carne humana, simples assim, e por isso pode ser usado para se referir tanto a uma pessoa que come outra, quanto ao caso de um animal que se alimenta de um ser humano. Já o termo "canibalismo" surgiu bem mais tarde, tendo suas origens no espanhol canibal, uma variação de cariba, palavra usada para se referir aos habitantes do Caribe na época das grandes navegações. Originalmente, significava "resistente", mas, por influência dos espanhóis, passou a ter o conceito de selvagem, cruel e acabou sendo usado para designar práticas antropófagas. A grande diferença nesse caso é que "canibalismo" passou a designar a prática de se comer um indivíduo da mesma espécie, não necessariamente um ser humano
@nguedesv10 ай бұрын
Eu concordo meu lindo, boa explicação.
@zonadeguerra9297 ай бұрын
eles quebravam os ossos para chupar p tutano, quebravam o cranio para comer o cerebro , comiam lingua etc nao foi nada bonito
@carlosmelo18127 ай бұрын
Quanta besteira..tanto faz canibalismo ou etc. Comeram a carne humana e pronto
@jerlucibortoletto2928Ай бұрын
😅😅
@deborahgremasco88357 сағат бұрын
Eu amei o filme. Muito real...sofri junto 😢
@luciafestas961111 ай бұрын
CHOREI. eles se esforçaram tanto pra viver.E.a gente querendo morrer por pouca coisa.
@antoniosantos646910 ай бұрын
A "forca para viver não é algo racional e sim um extinto presente em todas as espécies vivas, mesmo as que não possuam raciocínio, esse extinto faz por exemplo com que mendigos sofram por anos nas ruas sem nenhuma compensação. Então.... não se julga ninguém, nem os famintos pela permanência no mundo, nem os outros.
@zonadeguerra9297 ай бұрын
eles quebravam os ossos para chupar p tutano, quebravam o cranio para comer o cerebro , comiam lingua etc nao foi nada bonito
@fe938511 ай бұрын
Chega ser cruel eles concertar o rádio e ouvir que as buscas foram encerradas.
@zonadeguerra9297 ай бұрын
eles quebravam os ossos para chupar p tutano, quebravam o cranio para comer o cerebro , comiam lingua etc nao foi nada bonito
@j.66202 ай бұрын
Já li uns 4 livros sobre isso, e tenho amigos no Uruguai, minha avó era Uruguaia. Na verdade eles não cortaram um pedacinho de carne humana, eles arracaram ossos, chuparam tutano, comeram cérebros, etc., tinha uma pilha de ossos humanos perto do avião onde eles estavam. Houve muito preconceito com os sobreviventes por isso. Muitos viveram eternamente depressivos e com paranóias.
@dcrdias Жыл бұрын
No canibalismo há o homicídio para alimentação, ou seja, mata-se para comer a vítima. O quê os sobreviventes fizeram foi se alimentar de quem morreu por causa do acidente. Isso não é canibalismo. É antropofagia.
@batmancoringa8684 Жыл бұрын
A controvérsia 2 náufragos em um bote a semanas no mar sem comida pouca água, um mata o outro e depois se alimenta do corpo também não é considerado canibalismo.
@um.sonho.244 Жыл бұрын
@@batmancoringa8684 sim
@patocrazyfechadocomtrembal1630 Жыл бұрын
eu achava que canibalismo era do comer carne humana
@vinnilima7372 Жыл бұрын
Desconhecia isso. Obrigado pela dica.
@denisecosta134611 ай бұрын
@@batmancoringa8684 "Há controvérsia..." Há do verbo haver/existir
@PhelippeEsquerdo10 ай бұрын
Visitei o Chile em 2023, onde tive a oportunidade de visitar a Cordilheira dos Andes, é um lugar quase inóspito, impossível sobreviver, no inverno. As temperaturas a noite podem chegar até -30 graus. Quem não conhece a região literalmente não sobrevive, só com muita sorte e persistência. Acredito que o frio nem seja o principal problema, o que causa medo e me deixou super intrigado com essa história é a relação do corpo humano com a altitude, você não pode correr, não pode fazer nenhum tipo de ação brusca, pois quem não é acostumado, pode ter sérios problemas de saúde e morrer instantaneamente. Esses homens, tiveram a mão de Deus, protegendo eles e muita vontade e força para sobreviver. Eu certamente não sobreviveria. 72 dias em altitudes, com frio, com fome, sentido a pele corroer por causa do ar seco.
@anamariadropa Жыл бұрын
2018 fui ao Chile e em São Fernando conheci Sérgio Catalan o tropeiro que encontrou Nando e Canessa, que levou eles para casa. 50 anos essa história me acompanha.
@lucaseduardowittyx301811 ай бұрын
Wow amigo
@petel96026 ай бұрын
uau! ki legal
@fernandofirebol74116 ай бұрын
Li este livro quando tinha 13 anos, chorei da parte do acidente até o fim. Marcou minha vida. Morei no Chile de 1996 a 2000. passei varias vezes pelas cordilheira em voo e por terra. nunca deixei de lembrar o sacrificio deles. Gostari amuito de conhece-los.
@igorde_oliveiraa Жыл бұрын
Eu achei muito impressionante essa história, caramba. Em diversos momentos nos coloca para refletir sobre a vida.
@dinhapinto189311 ай бұрын
Todos bem sucedidos, gloria a Deus ,eles sofreram muito com essa tragédia, Deus cuidou de cada um deles ,amém ❤
@Renato_Albert Жыл бұрын
Não há canibalismo neste evento. O que houve foi sobrevivência
@gileals5 ай бұрын
@@Renato_Albert Sim, teve
@isabellaantunes23234 ай бұрын
@@Renato_Albert concordo
@teresinhasantana369811 ай бұрын
E o terceiro filme.que assisto sobre essa tragédia. Era menina quando aconteceu, e acompanhei todas as notícias. Chorava muito, na época por tudo que passaram. Esse é o filme mais delicado de todos. Chorei muito. Senti de novo a tristeza que senti na época que tudo aconteceu. Mas gostei de saber o destino de cada um. Sempre me perguntei o que tinham se transformado. Eles foram e são vencedores, daquelas pessoas fantásticas que vivem.historias fortes para se transformarem em.exemplo para o mundo.
@patricia-lac11 ай бұрын
O interessante sobre eles, todos foram bem sucedidos de alguma forma depois!
@Megankutler7 ай бұрын
Acredito que a popularidade deu muitas oportunidades pra eles. Mas e claro superar o trauma ou sucumbira depressão foi uma escolha difícil
@ednamesquita97965 ай бұрын
Parabéns, vocês retrataram bem os acontecimentos e ver como estão atualmente as pessoas que sofreram esse acidente foi muito interessante.
@marlisouza3596 Жыл бұрын
sem palavras 😢 já havia assistido outros filmes retratando este acidente.mas nunca tão perfeito quanto este
@marinasilva4623 Жыл бұрын
Nessea sociedade da neve os atores perderam muito peso mesmo no filme de 93 os atores não fizeram isso.
@LucyAssis-wi3vw11 ай бұрын
esse filme foi baseado no livro de um dos sobreviventes. Por isso é tão real e emocionante.
@valmirjosedasilva636711 ай бұрын
Bem só conheço o "Vivos " (Alive), e foi um ótimo filme, gostei também desse da Netflix, mas acredito que cada um conta a história de um ponto de vista diferente...
@bernadetegomesdesouzamotta503911 ай бұрын
Li o livro e o filme retrata muito bem a narrativa do livro
@marceloteixeiradasilva833710 ай бұрын
Passei por momentos na minha vida muito ruim. Mas nem comparado com esta história estas pessoas deveriam ser mais divulgada deveriam está nos livros escolares com superação e união
@igobisponumenor7 ай бұрын
a escola nunca vai te ensinar a ser forte e sobrevivente. Apenas dogmas da fraca sociedade construida pelos governos e religioes. A Natureza te ensina a verdade sobre a sobreviencia.
@victorcolavinscolavin Жыл бұрын
Assisti o filme no domingo,muito bonito e muito triste, muito obrigada por matar minha curiosidade sobre os sobreviventes dessa tragedia! Quem nao assistiu, assista é um filmaço!!!
@Televizona Жыл бұрын
É um filmaço mesmo!
@julianagomesdeoliveira316711 ай бұрын
Melhor que assisti nos últimos tempos,chorei muito e achei eles muito inteligentes.
@neidelu2012 Жыл бұрын
Eu era criança, sempre estão recontando essa história, hoje chorei!
@cleireloures84346 ай бұрын
Excelente e necessário material sobre esse incrível filme.👏👏👏
@marinasilva4623 Жыл бұрын
O capitão do time de rúgbi na verdade era o Marcelo Perez que morreu na avalanche..mas ficou bem completo seu vídeo falando de todos os que sobreviveram.
@ivanetedegasperi461811 ай бұрын
Li o livro, assisti ao primeiro filme " sobreviventes dos Andes" e agora assisti " Sociedade das Neves" triste e fantástico ao mesmo tempo.
@mariarosaner862511 ай бұрын
Que vídeo muito bom, informativo e com imagens. E quanto ao filme, muito bem feito, ótimas imagens, tratou bem a forma e o respeito com os ente que partiram e de certa forma colaboraram com a vida dos sobreviventes....emocionante
@Alessandro2547 ай бұрын
Esse vidio eu me emocionei de mas ta doido que emoção esse filme passou ❤
@Elayneoliveirablog11 ай бұрын
Que vídeo bem produzido!!! Feliz demais que já ultrapassou 70 mil visualizações 👏👏👏
@Televizona11 ай бұрын
Obrigado ☺️
@ritatorres4680 Жыл бұрын
Até que enfim alguém falando em Português sobre o filme 😅🙏👏
@ferferferreira Жыл бұрын
Canal do Beto Ribeiro fala bastante. Recomendo.
@rosinhamoraes11 ай бұрын
Moro num lugar onde cai névé no inverno. Só de pensar em ficar tantos dias sem aquecimento já é algo insuportável. Imaginem sem comida .... está história é um milagre....
@pppgeral11 ай бұрын
Me lembro bem, a estampa na primeira página do jornal, bem grande, os dois barbudos e maltrapilhos chegando da caminhada, foi notícia mundial. Estive semana passada no museu em Montevidéo, muito legal.
@igobisponumenor7 ай бұрын
O ser humano é a criação fantastica e o instinto de sobrevivencia e a sociedade fez com que eles pudessem voltar para suas familias. Neste ponto vemos como a religião afeta a capacidade de sobrevivencia plena da especie humana. Pouco se fala sobre a superação direta e que, como religiosos todos estariam mortos. Certamente foram momentos inesquecives e indesejados, mas que tornou cada um deles maior individualmente e capazes de contribuir e usufruir muito melhor das suas faculades e da sociedade ao seu redor. DEUS É BOM TODO TEMPO E UNICO CRIADOR.
@TheCleciusfelipe11 ай бұрын
Informações ricas e muito bem explicada. Parabéns.
@cirynalata36129 ай бұрын
Terminei de assistir o filme e tô chorando que nem criança
@Paskoalee Жыл бұрын
"Deixou alguns sobreviventes vivos" me pegou demais kkkk
@Megankutler7 ай бұрын
Usaram o trauma como combustível pra seguir enfrente
@ruthsantos5931 Жыл бұрын
Vi esse filme esses dias realmente angustiante. 😢
@roselypmsilva322211 ай бұрын
Assistir o filme ontem ,impactada pois quando criança 1992, já tinham me contado e eu pensava que era lenda😮
@marineuzacardoso507711 ай бұрын
Parabéns explicou muito bem, esse foi o melhor videio sobre o caso que assisti até agora
@marysoares593310 ай бұрын
Ótima matéria!! Ganhou uma inscrita!! Deus abençoe 🙏
@monicacunha861411 ай бұрын
Boa tarde. Quando jovem este foi o meu primeiro livro sobre histórias reais muito triste mesmo a situação dessas pessoas lutando pela sobrevivência. Estou relutando para ver o filme mas vou assistir e sei que vou me emocionar como na época do livro.
@bertaltofanelli2611 Жыл бұрын
Perfeito!! Tive que vir aqui e dizer que todos os q contaram a história, ninguém mostrou o depois de toda essa tragédia e os sobreviventes. Parabéns, ganhou mais uma nova inscrita ❤😊👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@almiro447 ай бұрын
Dois fatores: o avião resolveu seguir viagem por cima das nuvens, achando que já tinha chegado no Chile, resolveram pousar e deram de cara com as cordilheiras, deslizaram igual um tobogã montanha abaixo e conseguiram se salvar, dias depois outra tragédia, uma avalanche tira a vida de outros sobreviventes restando apenas 16 deles, porque não saíram de lá andando? Impossível, a neve era muito funda e guardava abismos, tiveram que esperar a chegada do verão para sair andando.
@vanisouza363011 ай бұрын
Feliz em saber que estão bem! Grata pelo vídeo!
@katiakristinekjaer5852 ай бұрын
Estou com 67 anos,viesse história hoje dia 26/10/24. Chorei muito,não vi o filme e na época do acidente eu estava com 14 anos idade .
@wellingtonalves64111 ай бұрын
Depois de ver o filme tive essa curiosidade de saber como os sobreviventes estariam hoje e encontrei esse ótimo canal, e já me inscrevi.
@Aksolares11 ай бұрын
O instinto de sobrevivência é surreal
@muriellemoreira850 Жыл бұрын
Filme super bem produzido!! Me emocionei pra carai 🥹
@valquiriasousa205111 ай бұрын
Muito legal o vídeo! Só poderia ter colocado o ator que interpretou cada um, por nome eu não lembro de todos no filme
@paulacrsp Жыл бұрын
Muito bom!!! Estava bem curiosa para saber sobre eles
@Nava_hobbies11 ай бұрын
Eu já havia assistido ao outro filme, "Vivos", várias vezes. Esse novo é tão bom quanto o antigo.
@patriciaaraujoferreiramigu106311 ай бұрын
Boa tarde, parabéns o seu relato e prefeito abraços 💋🌻😊
@Crotild Жыл бұрын
O filme antigo é tão bom, mas quero ver esse novo.
@alainecavalcante671011 ай бұрын
Assisti e li o livro os sobreviventes dos andes e achei ambos bons e chorei muito ao final amei
@eniziacataldi10 ай бұрын
Assistam. Muito lindo....
@helidavanessa7941 Жыл бұрын
Muito bom seu vídeo! História interessante e horrível. Já conhecia o caso, mas fiquei chocada com o filme. Não consigo nem imaginar o quão horrível deve ter sido o que eles passaram, dá ate agonia 😢
@a.r.r.755411 ай бұрын
Muito obrigada pelas informações! Excelente!
@anagabriele5128 Жыл бұрын
Nao ligue para comentarios negativos moço, seu video foi otimo e tudo o que foi apresentado normalmente nao sai na midia, ja que o foco sempre foi a experiencia dos sobreviventes durante a tragedia e nao o que aconteceu depois dela. Otimo video, sucesso com o canal 😊
@karinamandetta881411 ай бұрын
Vídeo bem informativo e didático. Parabéns pela pesquisa. Só cometeu um erro, chamar de canibalismo o que eles fizeram para sobreviver. Eles não mataram, os sobreviventes se alimentaram dos corpos e restos mortais por sobrevivência. O nome que se dá é antropofagia.
@mariaesmeraldafreiredasilv31852 ай бұрын
@@karinamandetta8814 canibalismo e quando se come carne na mesma espécie...estejam mortos ou não...tudo bem que tinham que sobreviver.....mas foi canibalismo...
@levizzinn407711 ай бұрын
Eu nao sabia que os sobreviventes nao foram resgatados no mesmo dia ,Deus me livre Imagina vc fica e so se resgatado no outro dia, depois de todo o sofrimento Eu iria nem que fosse em cima do helicóptero
@fabitorochasilv10 ай бұрын
Eu assisti a primeira versão e posso dizer que os dois filmes são excelentes.
@larysantos768611 ай бұрын
Bom saber que eles são bem sucedidos hoje em dia ❤ fiquei preocupada com eles depois do film 😭
@AndresMUy-vd2fy5 ай бұрын
7:35 Roberto Canessa é um dos melhores cardiologistas pediatricos do país.
@marceloteixeiradasilva833710 ай бұрын
Parabéns ótimo vídeo
@Televizona10 ай бұрын
Obrigado 👍
@maressalacerda313311 ай бұрын
Poxa, faltou só colocar a imagem de cada um do filme para a gente associar.
@ivanetedegasperi461811 ай бұрын
Perfeito esse vídeo!!! Parabéns!
@Televizona11 ай бұрын
Muito obrigado 😊
@leticiasantos266411 ай бұрын
Muito bom o vídeo! Parabéns! 👏🏼
@Televizona11 ай бұрын
Muito obrigado 😁
@Dininhagomes5 ай бұрын
Pra mim eles são verdadeiros heróis e um milagre mesmo eu também faria a mesma coisa que eles ❤ Tem meu respeito canibalismo não sobrevencia Que Deus abençoe todos eles são guerreiros de verdade
@lucilenecatarino24311 ай бұрын
Gostei muito parabéns pelo seu trabalho
@JacksonViolaMatos711 ай бұрын
Que história comovente, foi um grande milagre sobreviver tanto tempo na neve.
@reok79611 ай бұрын
Muito bom! Show!
@danielmarquescavalcante18749 ай бұрын
É impressionate como eles vem de uma geração forte, a juventude de hoje se ofende com tudo, tem depressão e ansiedade por qualquer motivo e essas pessoas, mesmo tendo passado por esses dias de terror, fome e a necessidade de se alimentar de carne humana. Nenhum deles ficou depressivo ou ansioso. Claro que foi traumatizante mas isso não impediu que eles fossem bem sucesidos na vida
@MaressaDivaOficial11 ай бұрын
Parabéns pelo vídeo! Excelente pesquisa.
@Televizona11 ай бұрын
Obrigado
@tayanaferreira121711 ай бұрын
Filme lindo, muito comovente 😢
@Renato_Albert Жыл бұрын
Parabéns pelo conteúdo ❤❤❤
@Televizona Жыл бұрын
Obrigado
@Bernardoo_811 ай бұрын
voce esta me ajudando muito eu to em 1 pesquisa muito obrigado
@petel96026 ай бұрын
Tem o livro na Amazon; eu li e gostei muito.. li no ebook
@academiadedancagranjaviana184411 ай бұрын
Excelente filme, apesar de triste
@dcrdias Жыл бұрын
50 anos se passaram e os sobreviventes ainda têm que passar por esse sensacionalismo barato. Não houve CANIBALISMO!!! Houve ANTROPOFAGIA. São coisas muito diferentes. Corrija, por favor.
@aroldomarcospereiraprimo6156 Жыл бұрын
Deixe de falar besteiras os próprios sobreviventes gostam do sensacionalismo tanto é que o Roberto canessa vive dando palestra por todos os cantos e até tentou ser presi do Uruguai, os demais nem se fala, uns lançaram livros, outros só se tornaram palestrantes famosos devido a esse acidente tanto é que teve um que era mais discreto e recluso e não achava certo explorar um caso que trouxe dor pra muita família de falecidos depois de velho também virou palestrante ou seja se tornou aquilo que repudiava .
@gloriosa52498 ай бұрын
Sr é a mesma coisa kkkk
@nataliagodspilgrim59511 ай бұрын
Assisti ontem e fui às lágrimas, sempre admirei esses caras
@L.G.27142 ай бұрын
Vôo 571. Somando na numerologia dá 13. Aconteceu numa sexta-feira 13... eu hein!!! 😮😮😮😮😮😮😮😮
@alanmedeirosjr.957711 ай бұрын
Sinceramente, eu e qualquer um comeríamos até as pedras pra sobreviver.
@wandersonfernandes476911 ай бұрын
Uma experiência dessas nunca se esquece. O canibalismo é cruel
@brunochula945311 ай бұрын
Sobreviver Sem água 😂😂😂 essa foi foda ein amigo . Praticamente dormiam em cima d'água
@vini772811 ай бұрын
De gelo, em um frio de -30
@emerson.sfn8411 ай бұрын
Esse filme é antigo e de 1993 chama se vivo .....agora tá com novos atores e mudo o nome para sociedade da neve ..quem é dos anos 90 vai lembrar desse filme
@Aliveira199311 ай бұрын
Eu também assisti à essa produção primeiro, tem mais ou menos uns 2-3 anos.
@veracruz793411 ай бұрын
Assisti o filme ( vivos) muito triste.!
@fariaalexandre211 ай бұрын
E quem é dos anos 80 vai se lembrar da versão mexicana que foi produzida nos anos 70
@thiagoassis267911 ай бұрын
O piloto cometeu um erro primário lendo errado as coordenadas. Ele virou o avião antes e começou a ir para o meio da cordilheira.
@rogernogueira9356 Жыл бұрын
Eu ainda prefiro o filme Vivos. Aquele filme me marcou. Mas assisti esse tbm e gostei.
@HomemDaFoice Жыл бұрын
Pois então vc é dos meus. E estou percebendo uma modinha falar dos Sobreviventes dos Andes após o filme da Netflix, mas essa história é bem documentada por várias mídias.
@skiwil1911 ай бұрын
Eu tbm assisti lá a começo de 2000 esse filme , sempre achei que seria melhor esse filme deveria ser protagonizada por uruguaios
@alanmedeirosjr.957711 ай бұрын
Antropofagia. Não mataram os companheiros para se alimentar, o que, aí sim, se trataria de canibalismo.
@felipebarrosrj Жыл бұрын
"Sobreviventes vivos..." Perfeito.
@deboracoreeia435411 ай бұрын
Nova inscrita
@erikwincher7676 Жыл бұрын
Passagem de avião com preço baixo desconfie, pois o barato sai caro.
@sandralucia4336 Жыл бұрын
Ótimo filme .. amei
@flavioemaycon9 ай бұрын
Ainda bem Que ficou sobreviventes vivos kkkkkkkkkkkk
@sabrina_alves23 Жыл бұрын
Esse filme é mto bom
@mateusbringel7872 Жыл бұрын
Informações erradas sobre o acidente aéreo, não estava a 300 km, não tinha problema no motor, não era apenas um vaqueiro eram 3, o Sérgio ficou com eles enquanto os outro 2 vaqueiros foram procurar a polícia, entre outras, terríveis informações
@danieldvr488011 ай бұрын
Nando parrado não era o capitão do time e sim o Marcelo que veio falecer na avalanche.
@rosangelacampos319811 ай бұрын
Não foi canibalismo, foi antropofagia.
@pedrinhoadidas211011 ай бұрын
Sobrevivente vivo foi ótimo 😂😂😂😂
@Televizona11 ай бұрын
(sobreviventes vivos) porque alguns deles que sobreviveram já morreram com o passar dos anos
@roodrigomonteiro9168 ай бұрын
Receba a inteligência
@brunocandeiras4964 Жыл бұрын
acho que houve um engano pq o Nando nao era o capitao e sim o Marcelo
@rosaangelapereira9213 Жыл бұрын
Muito bom o filme, só não tive coragem de ver algumas cenas.
@zilber2711 ай бұрын
Pra vc ver....continuaram voando de aviao
@RRM13 Жыл бұрын
Sobreviventes vivos??? Se são "sobreviventes" é pq estão vivos.
@marcossnow7705 Жыл бұрын
Até hj cara..tem sobreviventes desse acidente que já morreu..
@AndersonSilva-ev9ok11 ай бұрын
Eu sei que voces nao comeria carne humana, eu tbm nao, mais imagina você está num lugar que so tem montanhas e gelo mais de 4 semanas sem se alimentar sem ter oq comer sem beber água direito no feio, no medo na tristeza, niguem tem ideia oq eles passaram pois quando vc senti fome vc tem oq comer o que beber, uma cama confortável e seguro. Oq eles fizeram so tinha duas escolhas 1° morre 2° se alimentar, e vc qual escolheria?
@pjpj47737 ай бұрын
Assim que o avião caísse, a primeira coisa que eu iria pensar é em procurar suprimentos nos destroços e bagagens e preservar os mortos para comer quando esses suprimentos acabassem, caso o resgate não viesse antes. Eu não pensaria duas vezes para comer.