Рет қаралды 19,786
TEORIA dos TEMPERAMENTOS
É o humor da pessoa. Hipócrates, o pai da Medicina, definiu que o Homem tem 4 aparelhos anatômicos essenciais, e cada um deles acum tipo de temperamento, e possuímos 4 básicos:
1. O aparelho respiratório - SANGUÍNEO
2. O aparelho osteomuscular - Bilioso - COLÉRICO
3. O aparelho nervoso cerebral - Nervoso - Sensitivo, Intelectual ou MELANCÓLICO.
4. O aparelho digestivo - Linfático - FLEUMÁTICO.
____________________________________________
1 - O Que é Temperamento?
____________________________________________
É a combinação de características congênitas que inconscientemente afetam o procedimento do indivíduo.
A palavra temperamento tem a ver com isso, a palavra quer dizer o ato de "temperar" o mundo interno, isto é, de determinar a qualidade do seu estado.
A palavra vem do latim temperamentum, que significava "combinação apropriada".
E também significava:
"combinação apropriada"
“tempero”
"equilíbrio",
“hormônio”.
Referimo-nos aos estímulos externos, referentes ao mundo externo e ao corpo, que também é externo à mente.
A idéia era que se os fluidos corporais fossem temperados, isto é, reduzidos em sua intensidade contrabalançando os humores uns com os outros, então ocorreria a cura...
Relaciona-se aos HUMORES do corpo ou fluidos orgânicos (hoje falamos em HORMÔNIOS e outras substâncias BIOQUÍMICAS que podem induzir ou afetar o comportamento humano).
É mais comumente entendido ao que se refere ao ASPECTO da PERSONALIDADE e diz respeito às disposições e reações emocionais, bem como de sua rapidez e intensidade.
Muitas teorias têm se sucedido muitas vezes se completando, outras vezes eliminando crenças tidas como verdades até então.
A Psicologia, Psicanálise tem procurado estudar os comportamentos e tentado assim compreender e auxiliar a CURA de distúrbios da PSIQUE/MENTE HUMANA. AUTOCONHECIMENTO.
E a combinação de características congênitas que inconscientemente afetam o procedimento do indivíduo.
Hoje é aceito o conceito de que há uma parte da personalidade humana que é genética, ou seja, já nasce conosco e outra parte é moldada a partir de nossa interação com o meio em que vivemos, por meio de nossas experiências de vida, relacionamentos e traumas.