Professor, seus vídeos são fantásticos. Assisti é assisto todos, sempre que possível.
@caetanon57564 жыл бұрын
TOP. Aula complexa explicada de forma simples!
@BrenoATrindade3 жыл бұрын
Eu seria um pai positivista no estilo kelseniano. Achei engraçado a fala do Bobbio, se encaixou perfeitamente no meu modo de pensar.
@ellyetty6 жыл бұрын
Amei, muito obrigada !!!
@estelaincerte96715 жыл бұрын
Aulas ótimas.
@kivianeres78035 жыл бұрын
Muito bom!!!!! Obrigada pela ajuda
@elialdamiguel70225 жыл бұрын
Excelente
@fabriciozardo25806 жыл бұрын
muito legal amigo, parabéns
@valdirsouza56253 жыл бұрын
Ufa... graças a Deus os vídeos são curtos
@damarisvitoriasilvadossant22234 жыл бұрын
Ronaldo, é se a gente reparar bem a sociologia jurídica também se baseava nos fatores externos, nos sentidos, porém o que diferenciaria ela do positivismo lógico é o fato dela está mais voltada para a sociedade( causas sociais) e não para um pensamento científico?
@luizaugustoprado13587 жыл бұрын
Olá Sr. Ronaldo, como devem saber, sou leigo e me aproveitando dessa ignorancia sobre o direito, tento trilhar novos caminhos para absorver nosvas impressões e nesse caso, estou tentando construir uma estrutura de fundamentação de um sistema juridico. inclusive faço referencia ao seu canal sobre o assunto pq acho muito didaticos: ti video tutoriais: teoria geral dos tratados Pelo que entendo, a norma fundamental (acho que tbm posso chamar de contrato fundamental) são as aspirações da sociedade enquanto que as normas positivadas, no meu entendimento, são aquelas aspirações que a sociedade ao se reunir decidiu quais escrever e seguir como leis. é compreensivel que sempre deve ter uma fundamentação, mas na visão de kensen, essa fundamentação ela é em uma cadeia linear. no meu entendimento, a cadeia de fundamentação pode ter duas raizes. A constituição anterior e as norma fundamental. Se uma lei vai contra a norma fundamental (aspirações da sociedade - atinge de forma bilateral, alguem) legitima a desobediencia civil. Isso ocorre quando a argumentação lógico-juridica da sociedade é superior aos interesses dos legisladores. Isso, pode ser bem óbvio num julgamento. Uma constituição tbm deveria ter espaço para o desenvolvimento do argumento lógico-juridico.
@hellenrocha33306 жыл бұрын
linda
@zpelli7 жыл бұрын
Professor, quais livros você recomendaria para entender melhor essa logica-transcendental de Kant que dá as condições para o conhecimento? Entendo que essa seja uma categoria fundamental para entender a teoria pura do direito de Kelsen. Obg pela atenção.
@ProfRonaldoBastos7 жыл бұрын
A crítica da razão Pura, do próprio Kant, e os seus comentadores. Abs.
@uricdeep4 жыл бұрын
Professor, há paralelos entre o estabelecimento dessa condição epistemológica de produção jurídica com a visão alegórico-mítica dos contratistas (Locke, Hobbes, Rousseau)???
@ProfRonaldoBastos4 жыл бұрын
Tem sim. Todos que trabalham com as pré-condições para a formação do direito vai ter que enfrentar a questão epistemológica que Kelsen se propôs refletir. Lembre-se que Kelsen era um neokantiano. Kant bebe da tradição iluminista, que é a mesma dos contratualistas. Abs.
@damarisvitoriasilvadossant22234 жыл бұрын
@@ProfRonaldoBastos Prof, isso significa dizer que os contratualistas já tinham uma visão positivista? eu consigo enxergar em Rousseau e Hobbes .Porém, Locke não pende mais para o jusnaturalismo ?
@talesandrade19985 жыл бұрын
😃
@Danilomveras6 жыл бұрын
Oi Ronaldo! Bacana os vídeos, mas o Kelsen jamais falou essencialmente de "pirâmide", mas de "estrutura hierárquica". Atualmente isso poderia validar alguns modelos geométricos diferentes (rede, árvore etc), mas de fato a ideia é uma estrutura ordenada.
@ProfRonaldoBastos6 жыл бұрын
Claro. Quem criou a ideia da pirâmide foi Merkel, seu aluno, que ele se apropria. Abs.
@Danilomveras6 жыл бұрын
Ronaldo Bastos Mas ele chega a se apropriar mesmo? Tem algum lugar na obra dele que ele fala em pirâmide? Abraço!
@ProfRonaldoBastos6 жыл бұрын
Se eu não me engano, "Jurisdição Constitucional". Abs.
@Danilomveras6 жыл бұрын
@@ProfRonaldoBastos Vou checar! Obrigado e parabéns demais pelo canal! Fantástico!
@ProfRonaldoBastos6 жыл бұрын
@@Danilomveras, qualquer coisa dá um retorno aqui. Talvez vc encontre alguma referência também na teoria geral das normas. Abs.
@Enlevar7 жыл бұрын
Está pirâmide é do Miguel Reale. OBS: ótima explicação, parabéns.
@ProfRonaldoBastos7 жыл бұрын
Até onde eu saiba, a ideia da pirâmide, que originalmente é invertida, foi de Adolf Merkel, que a criou antes de Reale nascer. Mas se você tem informações mais precisas, favor compartilhar. Abs.
@Enlevar7 жыл бұрын
Ronaldo Bastos talvez isto se explique c o Cone de Bergson, mas aii são outros conceitos. Sobre Reale e a teoria tridimensional do direito, pesquise mais sobre p descobrir que só em faculdades de Direito tupiniquins este é desprezado e fadado ao ostracismo. Na Alemanha e até algumas do US está é amplamente estudado.
@Enlevar7 жыл бұрын
Ronaldo Bastos aqui no Brasil alguns concursos públicos vêm perguntando de quem é a pirâmide, todos vão em Kelsen. Entretanto, verifica-se q queriam Reale (pai), não o filho Jr (comunista).
@ProfRonaldoBastos7 жыл бұрын
Aristóteles Peres de Mello, em momento nenhum desconsiderei a importância de Miguel Reale. Nem poderia, pois aqui na Faculdade de Direito do Recife fui aluno de João Maurício Adeodato, um dos últimos orientandos seus na USP, que nunca permitiu que suas ideias morressem. De todo modo, para mim a questão é mais simples: vasta literatura atribui à ideia da pirâmide à Merkel, inclusive o próprio Kelsen. E Merkel escreveu antes de Reale nascer. Aí fica um pouco difícil dizer que a ideia foi de Reale, que era contemporâneo de Kelsen. Ela se resolve se vc mostrar que Merkel não escreveu isso e que Reale escreveu. Por outro lado, se vc prestar atenção ao vídeo em nenhum momento digo que foi fulano ou Sicrano que inventou a ideia da pirâmide. Só digo que a ideia de Kelsen é representada pela ideia da pirâmide. Abs.
@Enlevar7 жыл бұрын
Ronaldo Bastos sim, na verdade prestei atenção no vídeo e observei que vc não disse ser uma invenção de Hans Kelsen, só quis comentar p chamar atenção dos desavisados. Também, não disse que vc menosprezou Reale no comentário, se dei entender peço perdão. Somente afirmei algo que é nítido nas faculdades de direito brasucas, de forma geral. Acredito que mesmo Kelsen a maioria sai da faculdade sem compreender tal pensamento, bem triste. Outro cara que iria agregar c estes 2 é Luhmann, mais um quem tem uma teoria incrível.. também poderia citar Perelman, mas não vamos sonhar alto aqui no Brasil. Valeu, boa noite.