Рет қаралды 1,697
A Terra é divida em camadas até seu interior. A camada mais externa, chamada de litosfera, rígida e resistente, é fragmentada em placas que deslizam, colidem, convergem ou se separam à medida que se movem sobre a astenosfera, camada dúctil do manto que ocorre depois da litosfera. Novas placas são criadas onde elas se separam, e recicladas onde convergem, em um processo contínuo de criação e destruição. Os continentes, que estão encravados na litosfera, migram junto com as placas que estão em movimento. Essa é a teoria da Tectônica de Placas, que descreve e examina o movimento das placas tectônicas e as forças atuantes entre elas, através de sua relação com o sistema de convecção do manto.
A distribuição geográfica das principais placas tectônicas é distribuída da seguinte forma: Africana, da Antártida, Arábica, Australiana, dos Cocos, do Caribe, de Scotia, Eurasiática, Indiana, Juan de Fuca, do Pacífico, das Filipinas, de Nazca, Norte-Americana, e Sul-Americana.
Fora isso, o professor Oswaldo fala todos os movimentos das placas tectônicas e dá exemplos sobre as consequências dos tipos de placas.
Inscreva-se nas nossas redes sociais:
canalupgeo
canalupgeo
e-mail: upgeo1@gmail.com
Quer estudar conosco? Nos procure para entrar em nossos grupos de WhastApp!
Dê um Up nos seus estudos!
#placastectonicas #tectonicasdeplacas #derivacontinental #UpGeo #KZbinEdu