É uma angustia me sentir sempre reflexiva, enquanto "o mundo" não demonstra se importar com nada.
@acacaumacedo Жыл бұрын
💙
@Vandamartinez Жыл бұрын
Eu também
@CaiOldBoy3 жыл бұрын
O melancólico é acima de tudo um observador.
@davidlimeira13 жыл бұрын
Incrível, como os não "profissionais" da saúde mental, conseguem ter uma melhor visualização de questões como essa... O ator/dramaturgo foi fabuloso em sua fala
@canalquenaovingou6 жыл бұрын
A melancolia afeta aos mais sensíveis: aqueles que continuam vivendo em um mundo atroz, onde perderam o que tinham de mais precioso, a inocência; e se deparam agora com um lugar onde nada do que façam vai restituir-lhes a segurança de outrora, ou os vivos queridos de outrora; e nada pode faze-los voltar atrás nos erros. Nada do que perderam poderá ser compensado com o que quer que conquistem; nenhuma droga pode seda-los o suficiente sem que ponham risco à sua própria imagem, e a vida, assim, torna-se burocrática, determinada pelo zelo da própria imagem, e pelos esforços de subsistência. Assim, caminhamos a longa jornada rumo à própria morte. Quem é feliz de mais, o é por que se coloca à margem de todo o sofrimento e injustiça e caos do mundo, ao qual, em maior ou menor grau, fazemos parte.
@AlanRobson_5 жыл бұрын
É isso!! Alta definição!
@italianfranca4 жыл бұрын
Excelente!!
@evandrosilva94063 жыл бұрын
Cara você retratou a minha vida nos últimos 9 anos. Perdi tudo de mais precioso que tinha nesse período! Ganhei muita coisa também, em quantidade e em qualidade, mas nada do que ganhei preenche o vazio criado pelas minhas perdas! E o mais cruel é que eu sei que nada nesse mundo vai mudar esse sentimento porque perdi a inocência, perdi a crença, perdi a capacidade de ver qualquer coisa com os olhos bons de outrora. Muito triste.
@carenpereira31872 жыл бұрын
Me definiu...
@janainaferreira2884 Жыл бұрын
NOSSA!!! Você foi CIRÚRGICO!!!
@henripedromiranda Жыл бұрын
Melancolia é um sentimento que se sente bem na camada mais profunda do ser. Não gosto de piorar a situação, mas pra quem se sente assim como eu, é como se você tivesse que viver a vida com um sentimento de obrigatoriedade, apático e quase nem ânimo pra fazer absolutamente nada, sem conseguir se conectar com alguém e na maioria do tempo lidar com a própria solidão como um telespectador da vida, que fica assistindo tudo passar e suportando esse sentimento melancólico dentro de si na esperança de que algum dia voltemos a sentir o calor de alegria e viver uma vida equilibrada, conseguir um emprego legal alinhado com aquilo que nos dá pra prazer em servir. É muito amplo falar sobre, mas vamos lidando... Um dia de cada vez...
@elidianelopes62958 жыл бұрын
... "lucidez e angustia andam de mãos dadas"... concordo plenamente com isso... o mundo em que vivemos não pertence ao lúcidos...
@ivandeljunior27327 жыл бұрын
Já diria Sartre: Angústia é o preço que se paga pela lucidez.
@cleorginaassuncao1456 жыл бұрын
Perfeito...
@brunook034 жыл бұрын
Eclesiastes: 1,18. Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta o conhecimento aumenta a tristeza.
@mariacandelariadiciero35008 жыл бұрын
O melancólico é o mais rico dos temperamentos! E como sofre!
@GabrielRibeiro-ky2mc2 жыл бұрын
"A Melancolia é a Alegria de estar Triste" -Victor Hugo.
@Sérgiocbj8 жыл бұрын
"Tristeza vale mais do que riso. Porque a tristeza do semblante é boa para o coração. O coração do sábio está na casa em luto." Eclesiastes 6, Máximas de sabedoria.
@Dantegaliotto8 жыл бұрын
Tem coisas que nos trazem a sensação de que uma parte da humanidade está caminhando junto conosco embora achássemos que estávamos sozinhos. Este vídeo é um ótimo exemplo. Obrigado Pondé.
@carolinafonseca99918 жыл бұрын
Eu me surpreendendo a cada vídeo do Pondé, é de uma sofisticação intelectual , de uma delicadeza e de um humanismo único, cada entrevista cada palestra do do Pondé é sempre um induto a uma auto reflexão, brilhantismo , altruísmo e generosidade talvez sejam 3 adjetivos que cabem ao Pondé, muito obrigado!!!
@renansilva47335 жыл бұрын
Eu tmb
@2013BlackBoy7 жыл бұрын
"O que eu sinto é que eu melhorei com perda." Que pedrada!
@eduardoaguiar32927 жыл бұрын
Esse programa deveria passar na tv aberta.
@ximangasousa17376 жыл бұрын
Eduardo Aguiar verdade
@jorgefonseca1696 жыл бұрын
Muito conhecimento para isso, principalmente no brasil talvez tv cultura mas quem assisti ?
@ledcardoso6 жыл бұрын
entendo o que vc quer dizer, mas o povo não quer ver isso, querem pão e circo.
@IzildinhaRenzo4 жыл бұрын
É a tristeza, a melancolia,que me mostram o prazer da alegria.Parar por conta da depressão jamais.Parabéns!
@wandaantonia4 жыл бұрын
Quando abrimos os olhos pela manhã, dê a mão para aquele sentimento que acordou junto com você, seja ele qual for, e vá viver o dia! Viver é experimentar todos os sentimentos que compõe a humanidade. É viver Céu e Inferno em sequências. É assim que vejo e parei de reclamar.
@luizcarlosmagno775 жыл бұрын
"O que eu sinto é que eu melhorei com a perda!" Essa frase me define!
@cstephn938 жыл бұрын
Muito bom . Sou melancólico sei bem como é .... " Conviver com a tristeza " é bem por aí mesmo .
@maykoncardoso20547 жыл бұрын
A melancolia toma conta do meu ser quando eu tenho uma visão ampla de tudo que acontece ao meu redor. É como se eu soubesse o futuro das situações. Acontece também quando revivo a minha primeira paixão e sinto uma tristeza profunda, um estado de reflexão sobre a vida, sobre o fim dela, sobre a falta de sentido que ela tem. As pessoas buscam muito a felicidade, mas ela não é algo obrigatória mas pensamos que é, e quando não a temos como algo obrigatório vivemos bem.
@cyntia-jesuseocaminho41873 жыл бұрын
👏👏👏👏Boa!
@therezinhabassotto99354 жыл бұрын
O melancólico é extremamente lúcido.....esse é o nosso maior castigo.
@contaparaestudos70842 жыл бұрын
O trágico cativante.
@tabatabaungartner3754 Жыл бұрын
Verdade
@BearerOfTheCurse66610 ай бұрын
yep. :\
@milafavarato42128 жыл бұрын
Depois de 10 anos com depressão, me sinto bem. Há 1 ano estou estável, sem remédios. Agradeço todos os dias... Depressão é a pior coisa do mundo.
@R.............5 жыл бұрын
Estou feliz por você,estou vivendo com isso faz 3 anos,eu tomo remedios,mas meu dinheiro acabou e os remedios são caros e,não sei mais o que fazer,a vontade do suicidio não me deixa,mas ja estou me acostumando com a tristeza e a melancolia,e tirando o fato de que essa doença me faz muito mal,a melancolia é boa,eu so quero melhorar.
@italianfranca4 жыл бұрын
Depressão profunda é a alma gritando de dor. Só quem tem pra saber a dor absurda que se sente...
@larissadaiaraguterresdesou32913 жыл бұрын
@@R............. Vc melhorou ?
@larissadaiaraguterresdesou32913 жыл бұрын
@@italianfranca Desejo nem pro meu inimigo.
@R.............3 жыл бұрын
@@larissadaiaraguterresdesou3291 Não muito, mas estou aprendendo a viver com ela, consegui um emprego, fiquei em melhorar a mim mesmo, talvez um dia isso acabe, obrigado por perguntar.
@carolinafonseca99918 жыл бұрын
Schopenhaer que era predecessor de Nietxsche dizia : A vida é uma luta constante na qual a única certeza que temos é a morte
@gustavowillian1197 жыл бұрын
joão Gomes Não acho que seguia, ele tinha grande admiração pelo budismo, assim como Nietzsche, e sua ideia sobre morte em seu tratado ele revela uma visão parecida mas que se distância da visão budista cada vez mais enquanto ele discorre sobre.
@joaogabrielribeiropassos17827 жыл бұрын
Schopenhauer foi muito influenciado pelo budismo, a percepção dele de se acabar com o sofrimento vem da abdicação do desejo, isso ganha nome no budismo, Nirvana...
@professorphillipe35527 жыл бұрын
Carolina Fonseca E isso que mata o ser humano.... antes da morte temos que pensar na vida. É muito tempo pra viver e tentar se realizar.. Arrisco dizer que poucos são os indivíduos realizados e tranquilos que são conscientes de suas realidades a ponto de olharem pra si sem se acharem merdas narcisistas ou completos altruístas.
@waltergoncalves34493 жыл бұрын
@@professorphillipe3552 a morte é um renascer
@professorphillipe35523 жыл бұрын
@@waltergoncalves3449 Pra quem acredita no pós-morte estou de acordo, algo que não é meu caso.
@subbel Жыл бұрын
Tenho 17 anos e fui diagnósticada com melancolia ano passado, todos acham estranho quando digo que me sinto extremamente confortável com ela, é como um abraço em meio a minha ansiedade, uma tristeza carinhosa.
@lazarojose98818 ай бұрын
Mas melancolia não é uma doença. Sabe disso né?!
@subbel8 ай бұрын
@@lazarojose9881Revi o vídeo e realmente eles descrevem o melancólico como um temperamento, mas não foi o meu caso, eu recebi o diagnóstico como um transtorno de humor
@mariaedut158 жыл бұрын
Grande parte das pessoas não se permite sentir a melancolia, foge-se dela, ignora-se... Aliás, hoje, somos muito mais melancólicos do que antes, pois vivemos de maneira menos natural. Posso estar equivocada, mas é isso que percebi.
@YkSeven3 ай бұрын
Sim... em contrapartida, os antigos sabiam lidar melhor com a melancolia. hoje em dia somos mais melancolicos, como você disse, e também negamos mais o fato de sermos.
@carolinafonseca99918 жыл бұрын
Schopenhaer dizia também que o sofrimento, a dor em si como dizia Kant era fruto do desejo, dizia que o sofrimento é a distância daquilo que somos é aquilo que gostaríamos de ser , daquilo que temos é daquilo que gostaríamos de ter
@lucasrodrigues41066 жыл бұрын
E de que a vida é pêndulo que oscila entre a dor e o tédio.
@robertowagner11688 жыл бұрын
Belíssimo programa. Isso prova que a tecnologia pode sim ser uma grande parceira da evolução humana. Parabéns aos criadores, organizadores e "personagens". Muito sucesso e que mais iniciativas assim surge.
@ihzakc3 жыл бұрын
Se tivesse como dar 1.000 joinhas pra esse vídeo, com certeza eu daria.
@Lucasmorv13 жыл бұрын
Nada me fez enterder melhor a vida e a mim msm do que a melancolia, enquanto minha familia dizia pra procurar ajuda, eu estava la, procurando um sentido naquilo q estava passando, ate ver beleza naquilo.
@denisedias91938 жыл бұрын
A melancolia acontece comigo sempre quando tenho consciência de uma realidade mas ela me toma por completo. A impressão que tenho é que se eu achar que vou fugir dela é uma negação que vai me pegar lá na frente, na tempestade e sem guarda chuva. Ela é em parte boa pois muitas vezes vem acompanhada das grandes epifanias da vida, de que não somos gigantes imortais. Mas se ela toma conta, tudo passa ser a epifania daquele momento e isso te joga em um abismo. É bom perceber que esse é um momento quanto tantos outros e seja lá o que for que tenha te levado ao abismo, não se precipite! Ainda existem outros pra você conhecer!
@samuelrafick46168 жыл бұрын
Perfeito Apólogo!
@jpmisterioman8 жыл бұрын
As pessoas caem no abismo por se acharem importantes. Quando você percebe que a vida humana não tem valor algum e somos miseráveis tentando sobreviver apenas para no final morrer, você perde completamente isso.
@alanudson43728 жыл бұрын
Se achar importante não é ''cair'' no abismo, é na verdade saber o valor que temos perante a diferença do outro.Somos necessariamente miseráveis se partimos do ponto de vista que procuramos a perfeição de certa forma, mas nunca iremos encontrá-la. Entretanto não podemos aceitar que isso tudo deva ser nosso ponto de chegada, e sim nosso ponto de partida,devemos ser melhor a cada dia independente de como e onde, existe algo maior do que apenas viver e morrer.
@jpmisterioman8 жыл бұрын
Renan Udson "Somos necessariamente miseráveis se partimos do ponto de vista que procuramos a perfeição de certa forma, mas nunca iremos encontrá-la" Correto. O resto, não, não. Não existe algo "maior" do que viver e morrer. A vida é isso. Eu aceito minha mediocridade e vivo ela. Vamos parar com esse olhar romantizado de que tudo é bom e maravilhoso e tem algum sentido maior. Você sabe que não tem, eu sei que não, e fim. "na verdade saber o valor que temos perante a diferença do outro" Que valor você tem? uma pergunta honesta.
@guinthermitsuhashi29878 жыл бұрын
Denise Dias Dutra
@lucianareis26194 жыл бұрын
Tema de extrema relevância, e estou apaixonada pela maneira como Pondé e convidados, conduz a temática. Meu filho de 18 anos, que acredito ser filósofo nato que me indicou Pondé. Pedro, meu filho diz"mãe, veja Pondé, para mim é a pessoa mais sólida hoje trazendo para nossa sociedade. Não fique presa a, b, e c que se dizem filósofos nesta atualidade." E olha que este já é o terceiro vídeo, fora algumas entrevistas que vi o posicionamento de Pondé e os a,b,c que via.rsrs de fato Pedro tem razão. Parabéns, Pondé ! E muito obrigada pela sua didática, em passar todos os temas que vi, com tanta competência. Vendo em 18/09/2020
@matheusoliveira66317 жыл бұрын
A melancolia surge da insatisfação com a própria vida, gerada pela frustração dos fatos, eventos e experiências ruins que ocorreram, é uma impotência relacionada ao ego ferido, falta de aceitação da realidade como ela se estabeleceu diante dos olhos. Impotência relacionada ao ego ferido digo pq, mts vezes todos os aspectos da nossa vida podem estar péssimos, oq não significa que não podemos mudar, mas o fato das coisas não terem sido como almejavamos e talvez nunca sejam e a irreversibilidade dos fatos, caso o seu orgulho seja grande e não aceite as coisas como estão, ira gerar a melancolia e a depressão afinal, não se pode mudar o passado e se o sentido da sua vida, a motivação ou a estabilidade emocional tinham integridade neste passado, grande sera a sua tristeza
@MduarteluzLuz6 жыл бұрын
Brilhante a colocação! Acertou em tudo!
@cristinacasalino86436 жыл бұрын
Não é não, é um jeito de ver a vida
@cyntia-jesuseocaminho41873 жыл бұрын
👏👏👏Caraca tu explanação foi excelente!
@MarcosAbreu6 жыл бұрын
Adoro musicas melancólicas, como Pink Floyd, Radiohead, a melancolia faz parte de um processo sedativo interessante tbm... Como todas atitudes ou sensações, se bem dosada não atrapalha.
@Joao-tl7xr2 жыл бұрын
Te indico a música flamenko sketches, pra mim ela é a melancolia em forma de música
@deisemarquesday51548 жыл бұрын
identificação com cada ser...Que diálogo edificante...Obrigada Ponde!!!
@tropadoscchorrinhos6 жыл бұрын
🙏💜 me animou ver que não estamos sós⚘ Obrigada Pondé e convidados.
@elidianelopes62958 жыл бұрын
" ter saúde é ser da boiada"..simples, porém avassaladoramente verdadeiro...
@marcellomonteiromonteiro24198 жыл бұрын
Parabéns pelo programa. Muito enriquecedor. Luiz Felipe Pondé, com seu cachimbo para fazer tipo , acertou em cheio na produção deste quadro. Parabéns a ele. O mercado entre os filósofos está cada vez mais concorrido. Sai na frente Pondé na grande qualidade de programas como esse. Belas paisagens, ótima qualidade nas filmagens e boa condução nas entrevistas e na escolha dos convidados.
@carlanoronha Жыл бұрын
Esse vídeo me salvou
@renonaugusto84214 ай бұрын
Melancolia, é um pantano onde pra sair dela vem através de verdadeiros amigos e consciência interna de estender a mão.
@larissaoliveira53328 жыл бұрын
Gosto de inserir melancolia em minhas poesias. Gosto da melancolia, ela é minha felicidade, pois se procuro ser feliz a felicidade sempre vai embora de uma maneira brusca. Prefiro ser melancólica, prefiro os dias de chuvas, os dias depressivos... Eles são os menos desejados então certamente vão durar mais tempo.
@77eduardoantunes6 жыл бұрын
"A melancolia é a alegria de ser triste." Victor Hugo
@elisakozlow_5 жыл бұрын
Moro no Rio. O verão me angustia terrivelmente. Gosto de chuva.
@betilourenco11584 жыл бұрын
Nestes dias estou bem melancólica e aperto no peito tento me adaptar e sorrir ate"' as vesez .Mas aquele aperto no meu corpo me incomoda. Aí não consigo fugir da melancolia.. Eu penso a todo momento que existe um deus tão grande maravilhoso que nos deu o poder de enxergar o céu tão infinito as estrelas a lua o amanhecer com o cantar dos pássaros o infinito do mar a chuva que quando chove vc olha aquela maravilha aquele barulho forte da chuva. Depois d um bom tempo d seca calor e verão? Etc. Então pergunto a razão pra ficar triste ? Haa sei lá deus nos deu um mundo tão lindo puro e perfeito e a gente agrava ele com tristezas e reclamaçoes? E' isso que deus me diz e' isso que devemos refletir
@cyntia-jesuseocaminho41873 жыл бұрын
Cruz credo! eu quero a felicidade eterna com meu SENHOR JESUS, mas faz uns anos já ando me sentindo assim, isso é uma merd* Deus me livre e guarde :/
@alessandra23603 жыл бұрын
@@cyntia-jesuseocaminho4187 Aqui na terra tudo é passageiro, não tem felicidade eterna...
@leonsandes92485 жыл бұрын
Passei dois anos sofrendo calado, sempre escondendo minha tristeza com um sorriso, mas acabei explodindo e deramei tudo em um único momento, logo depois que mostrei que me sentia fraco minha família me ajudou e um ano depois me sinto bem melhor, as vezes não falar do problema é o que faz piorar
@crismerli7 жыл бұрын
Adorei. A melancolia é um sentimento de esvaziamento da alma e da psique. O que foi dito em depoimentos me deixou muito atenta para a questão do chorar e permite-se lidar com esse esvaziamento de forma criativa. Perfeito.
@alyssonrodriguesmaracaja2777 жыл бұрын
Cris Merli
@carlosmarquezan7 жыл бұрын
Excelente o assunto da abordagem. Não sou nenhum especialista formado no assunto, mas já observei que nós humanos somos consequência derivada da dor. Nós nascemos sobre fortes dores, não só pela dor do parto, mas também a dor da luz penetrando nos nossos olhos, o susto dos vários barulhos expostos, assim também como a dor da fome acionando nossa manifestação de sustenção no mundo. E assim por diante vão surgindo as próximas dores, tal como a dor do primeiro tombo, a dor dos dentes nascendo, a dor do crescimento pessoal, a dor das decepções ao longo do caminho e a dor do fim da vida. Ou seja, a vida é dor do início ao fim.
@eduardonascimentosilva17692 жыл бұрын
Rapaz, mas que vídeo MARAVILHOSO! O tema e o Pondé já seriam suficientes pro vídeo ser FODA, mas tudo foi mto bem feito e elaborado. PHODA, com "ph".
@denisesousa51534 жыл бұрын
Uma palavra pra descrever esse vídeo: brilhante!
@bettocayres77552 жыл бұрын
Adorei o papo, vocês falaram de mim.
@josecarlosfernandesfilho22034 жыл бұрын
Achei perfeita a fala à 12:52 do Carlos Meceni "Eu melhorei com a Perda". Embora contraditório, me orgulha ser melancólico.
@miriamuspramos93244 жыл бұрын
Ter sonhos simples é uma forma de não entrar na loucura da competição e se manter mais saudável. A sobrevivência não é fácil.
@JalRJ8 жыл бұрын
Já havia visto a série completa em outro canal, vários temas incríveis com uma abordagem perfeita, delicada e edificante do Pondé!
@gabrielapegas6536 Жыл бұрын
Que vídeo maravilhoso e necessário!❤
@cybeleponte25137 жыл бұрын
Parabéns!!! Pessoas interessantes cada uma lidando da melhor maneira com suas melancolias....
@souzasouza70693 жыл бұрын
Melancólico adora ser e viver dessa forma e mente pra si mesmo que quer se curar!
@janainanunes32097 жыл бұрын
Eu acredito que estamos aqui para sermos felizes. Recentemente reconheci a alteração no meu comportamento de apatia, sem coragem pra quase nada, durante 3 meses. Mas, já to indo procurar análise pra me ajudar. Para aliviar a dor, aquela dor que não passa é procurar ajuda! Ajuda para chegar na superfície, para voltar ver o sol... Não estamos aqui para sermos sofridos, mas sim, para enfrentar as dores do dia a dia, da vida e assim, nos tornarmos fortalecidos e isso nos trará felicidade. A vida é bonita.
@cyntia-jesuseocaminho41873 жыл бұрын
Estou igual, tá osso pra mim 😞✌ Aliás faz tempo q tu comentou, espero q tenha encontrado uma saída
@leandronascimento2942 жыл бұрын
ótimo programa, a galera melancólica está aqui em peso!
@netocassiano6083 ай бұрын
Eu estudo filosofia acredito que o conhecimento lhe traz uma melancólia mas lhe faz lidar com ela a verdade dói mas a conforto em viver a verdade
@viniciusemi8 жыл бұрын
Felicidade não seria tão feliz se não fossem os momentos de tristeza. O negócio é abraçar o monstro da angústia.
@miriamkellycavalcantesalda8876 жыл бұрын
Amei o tema sobre melancolia professor Pondé!Me vi aí nessa roda,pois tenho ansiedade e melancolia, más enfim vou fazendo parte da "boiada".Valeu, Muito obrigada!
@luanas.5636 жыл бұрын
"Raimundo Silva olhou e tornou a olhar, o universo murmura sob a chuva, meu Deus, que doce e suave tristeza, e que não nos falte nunca, nem mesmo nas horas de alegria." Li Saramago bem novinha, esse trecho bateu em mim e nunca mais saiu. Sempre fico triste quando chove, um tipo de tristeza que pra mim é tão gostoso quanto a alegria.
@sabioniguitar5 жыл бұрын
Que série maravilhosa de documentários
@narcafto8 жыл бұрын
"Ter saúde é ser da boiada." Cara, isso é profundo e preocupante. Então a lucidez e a evolução advêm de um um olhar que lhe faz sentir a realidade?
@gupeterman8 жыл бұрын
Nessa linha a Melancolia seria o grande efeito colateral de se estar fora da Matrix.
@narcafto8 жыл бұрын
Gustavo Peterman Confesso que tenho procurado me alienar, ou no mínimo, enxergar por outro ângulo, que me faça ter algum prazer em existir.
@jpmisterioman8 жыл бұрын
Por que?
@narcafto8 жыл бұрын
Não entendo. O que você pensa?
@jpmisterioman8 жыл бұрын
Elissandra Barbosa Eu não entendo porque você saiu da matrix e se sentiu mal com isso. Eu me senti muito mais leve quando ocorreu.
@samuelrafick46168 жыл бұрын
Sou depressivo, e de um modo estranho descobrir um novo jeito de encarar a vida;Torna-la mais leve, menos ansiosa, (mais feliz quem sabe)rs, um ótimo livro, " O Desespero Humano" do filósofo Sorén Kierkegaard, ajudou-me muito nesse sentido.
@costenarosilva7 жыл бұрын
Esse programa deveria proporcionar abordagens de novos temas. É fabuloso.
@djvirtualnetmg6 жыл бұрын
Eu tenho alopécia Areata ! Por conta de um vazio que eu sentia , mas Nietzsche esta me ajudando muito !
@rekozmar3 жыл бұрын
Muito me surpreende pessoas que nunca, nem ao menos uma vez, pensaram em se matar. Eu acho que pelo menos em 40% do tempo eu pensei em me matar, e en outros 40% eu pensei em morrer de outras formas.
@gilmardias17547 жыл бұрын
Que conversa boa essa . Adorei . Me ajudou .
@fabianorosolen27948 жыл бұрын
Excelente vídeo! Pondé como sempre, sabendo levar o papo; e sendo assim, deixando ele mais legal e gostoso de se ouvir.
@buggbolt17107 жыл бұрын
Melancolia sempre me definiu, e entender a fundo todas as nuances dela me faz aprender a lidar melhor, apesar que eu amo ser assim...
@indirajulia55656 жыл бұрын
Fascinante, humano e simples!
@carolinafonseca99918 жыл бұрын
Nietzsche que também foi citado por Pondé dizia: De que nos importa a felicidade?
@renanrodrigo89176 жыл бұрын
Mano Ponde é muito foda.Tão contemporaneo e tao eficiente.
@94faithzinn796 жыл бұрын
Me indentifiquei com a analise do psiquiatra dizendo sobre a pessoa ter energia pra fazer tudo e se dizer depressiva, no meu caso mesmo sigo com minha vida normalmente, faco tudo, n me falta energia, porem sinto q so faço as coisas por obrigação, e sei q la no fundo tem algo na minha mente que acaba comigo
7 жыл бұрын
Vou optar por uma pequena dose de melancolia servida com um pouco de felicidade. Assim, que a melancolia não seja duradoura como a felicidade não é.
@HappyFaceYT8806 жыл бұрын
Escritos do dia a dia concordo
@tereuribeiro7 жыл бұрын
DEMAIS! Gostei muito! Parabéns pelo brilhantismo, Luiz Felipe Pondé!
@agpinho46766 жыл бұрын
Nossa tá passando uma mensagem boa que maravilha, porque coisas ligadas ao cérebro dão muito medo. E o Dr falou do cérebro emocional, não falou de doença ,o conceito médico mesmo de doença, passa uma mensagem boa. Que vídeo bom.
@djnelsinho100 Жыл бұрын
pedalo e corro todos os dias....picos de alegria lá em cima após atividades de superação
@maluka67416 жыл бұрын
"Eu sou a favor do choro..." 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@jorgefrbelo2545 жыл бұрын
Muito boa reflexão, obrigado. Também sou melancólico. Com a agravante que já tenho 54 anos. "Ter saúde é pertencer à boiada". 🇵🇹
@jorgehenriqueferreiraolive31 Жыл бұрын
Não precisa reagir sem precisar ser feliz a ansiedade vai embora, eu preciso entender isso.
@humbertogarrau84336 жыл бұрын
A vida é dor, sofrimento e apuros com pitadas de felicidade.
@masteryoda13446 жыл бұрын
O dia mais feliz da minha vida vai ser quando eu morre.
@giselemarques16558 жыл бұрын
A vida é um desafio. E qdo o suicídio veio na minha mente, concluí: não vou fugir deste desafio. Seja com lágrimas, seja com dores internas, eu vou encará-lo.
@igorlinhu8 жыл бұрын
Gisele Marques E permanece?
@jpmisterioman8 жыл бұрын
A vida não é desafio. A vida humana não tem valor algum. Eu vejo o suicídio como uma libertação.
@23491018 жыл бұрын
Queria encontrar um sentido pra viver, mas não consigo, acho tbm tudo sem sentido e difícil, até para morrer vc sofre, se pudesse escolher ter ou não existido, não queria jamais
@giselemarques16558 жыл бұрын
HideCircuit Talvez ainda não consigamos ver o sentido; mas existe algo... e qdo menos esperarmos, descobriremos. Enquanto isso, vamos viver...é o que tem para hj rs...
@giselemarques16558 жыл бұрын
Flavio Almeida Pois é... se tivessem me perguntado, eu ptbm não teria vindo rs...
@jussarafrancabueno.50797 жыл бұрын
É mais fácil a melancolia para quem encontrar meios de expressa-la, mas antes é bom mergulhar nela e descobrir seu sentido. Por que em cada momento o sentido pode ser diferente; E essa forma de expressar tem que ser prazerosa. Mesmo que a gente ainda não saiba o motivo da melancolia, pode ser que descubra na atividade de se expressar. Eu também creio que ela faz parte dos nossos sentimentos, da nossa natureza.
@ellendeoliveiraa4 жыл бұрын
Ando pensando sobre, e acho que há três fases. A da "santa ignorância", aquela na qual a ingenuidade nos leva a deixar desapercebido as partes obscuras da vida. A segunda é a da melancolia, onde tudo é refletido com um certo "negativismo", mas tem sua importância, pois é como a jornada do autoconhecimento. Nos traz uma percepção muito grande do mundo e de nós mesmos. A terceira seria a da lucidez, que é aquela na qual somos conscientes, mas conseguimos simplificar muito mais os acontecimentos. Acho muito interessante a fase da lucidez, pois nos torna sensatos, deixamos de dar importancia para certas coisas que um dia na melancolia ja nos deixou bem para baixo ... coisas que de fato na vida não é realmente significativo e só serve como um marasmo interno.
@JoaoMiguel-mu5eu6 жыл бұрын
Fantástico conteúdo e edição! Parabéns e obrigado pela obra!
@marciodinizdasilva8 жыл бұрын
Excelente video!! Talvez o melhor da série até agora.
@vanessatrentin8 жыл бұрын
tornar-se um bovino é uma forma simples de lidar com a melancolia, mas nem perto de ser a única. Entender a mi mesmo e conseguir levar uma vida interessante, com alguns momentos de felicidade, mesmo sabendo as verdades do mundo, é a forma que eu escolhi por exemplo.
@lucianacarvalho45176 жыл бұрын
Que programa amaravilhoso e rico!!!
@renatadosanjos56808 жыл бұрын
Que lindo isso!..Obrigada.!
@sacriptex58707 жыл бұрын
a vida é durissima mas é o maior barato!! o problema é que as pessoas acham que é deselegante ser feliz
@CaioM20127 жыл бұрын
Que bacana esse encontro.
@michellimaselle30375 ай бұрын
Excelente matéria! 🌷
@danielteixeira25328 жыл бұрын
Tenho depressão crônica e por várias vezes fiz tratamento psiquiátrico, tomando os remédios como receitados, paralelo a terapias que nunca deram resultados e o que os psiquiatras faziam era aumentar cada vez mais as doses e somar a outros e outros remédios e a estes somados aumentar a dose e aumentar a dose e aumentar a dose...Parei com a medicação a tempos e não estou pior que quando vivia "emboletado". Não há cura!
@Lucask4258 жыл бұрын
Daniel Teixeira Mas há tratamento. Ainda que, para você, o único eficaz (o que eu acho muito difícil) seja aquele de você consigo mesmo.
@jpmisterioman8 жыл бұрын
O que psiquiatras querem fazer é tirar sua capacidade de pensar. Eles querem que você seja mais um "normal".
@danielteixeira25328 жыл бұрын
Legal os comentários, só gostaria de reforçar: Faço o melhor para conviver com a depressão, as vezes é um esforço sobre humano. Então, tenho fases boas e ruins mas CURA, não há!
@danielteixeira25328 жыл бұрын
Canal da Cris Mel - Não estamos sós! Há muitos de nós !
7 жыл бұрын
Daniel, se te disseram que depressão tem cura, te enganaram. O que importa é a workability...em outras palavras, como tirar o melhor do que você tem. Achar quem ou o que é importante para você, viver no momento presente, se comprometer com uma vida valiosa, apesar do sofrimento.
@renatocarvalho1128 жыл бұрын
Materializar aquilo que sonhamos é a felicidade más, cada um de nós é responsável pelo que sonha. É um saco tentar ser feliz!
@cleorginaassuncao1456 жыл бұрын
Todos precisam ver esse vídeo. Muito bom!!! Parabéns, amei!!!
@anapaula.Ss-JP20137 жыл бұрын
Música show! Adorei os depoimentos e a condução do Pondé...
@anapaula.Ss-JP20137 жыл бұрын
Gosto demais da música do video.
@josa31367 жыл бұрын
você pode não acreditar nisto mas há as pessoas que passam pela vida com muito pouca fricção de angústia. eles se vestem bem, dormem bem. eles estão contentes com a família deles. com a vida. eles são imperturbáveis e freqüentemente se sentem muito bem. e quando eles morrem é uma morte fácil, normalmente durante o sono. você pode não acreditar nisto mas tais pessoas existem. mas eu não sou nenhum deles. oh não, eu não sou nenhum deles, eu não estou nem mesmo próximo para ser um deles. mas eles estão lá … e eu estou aqui. (Charles Bukowski)
@gabrielletessmann71925 жыл бұрын
Me sinto a pessoa q se sente bem constantemente porém me sinto mal por ver alguém mal, me sinto impotente, mas to mudando isso.. to tentando ingressar na medicina, apesar de ser uma citação, entendi totalmente , obgd
@SAMPAIOAERO104 жыл бұрын
O depressivo, ou melancólico como queiram classificar, não pensa ou tenta se matar porque não gosta de vida, mas sim por que não suporta mais viver sofrendo no decompor dos dias.
@claudneygoncalves15542 жыл бұрын
A vida é mistério. Cada um pensa de um jeito e é assim até o fim.
@3816146 жыл бұрын
A minha melancolia, sempre vem, depois das 6 da tarde e acaba as 11 horas da noite, e isso e todos os dias, nunca fui atrás pra saber o porque disso, é e tão forte que chega doer
@expeditoandrade79348 жыл бұрын
É como Zé Ramalho diz , ehh ohhh vida de gado , povo marcado êhh , povo Feliz ...
@RodrigoTrog8 жыл бұрын
Nossa, nunca pensei nesta música com esta visão. Muito bom
@janajif8 жыл бұрын
Expedito Andrade nossa! Nunca tinha parado pra pensar nesse trecho da música. Obrigada
@andressarodrigues66753 жыл бұрын
Perfeito!!
@juliano28205 жыл бұрын
"Parece que lucidez e angústia andam de mãos dadas"
@belquiceregina80078 жыл бұрын
O verdadeiro local de nascimento é aquele onde lançamos o olhar inteligente sob nós mesmos.