Cara, finalmente uma explicação que diferencie os tipos de testes de maneira bem clara
@GarotoDeSoftware8 ай бұрын
Fala Fabiano! Muito obrigado pelo o feedback! Que bom que ficou claro a explicação!
@renends76159 ай бұрын
Os teste aparentemente são complicados a primeira vista, mas, com a sua didática excelente, ficou mais fácil entender. Uma sugestão de vídeo, docker, dbeaver(este quase ninguém sabe o qto poderoso ele é), sobre backend, frontend e banco de dados. Acredito(quase certeza, resultado de um dos seus vídeos, proveniente de um comentário em um dos seus vídeos) que estes temas com a sua explicação vc irá inspirar e renovar muitos desenvolvedores. Obrigado!
@GarotoDeSoftware9 ай бұрын
Reneds, mais uma vez muito obrigado! Seus comentários/feedbacks são sempre muito apreciados por min, você me ajuda a abrir uma visão maior de conteúdos que posso trazer! muito obrigado mesmo!
@josielcosta3554Ай бұрын
🔝🔝🔝🔝
@gabrieldiasramos61202 ай бұрын
Vale colocar um banco em memória para testes de integração e e2e? Já que é necessário testar a dependência externa de fato e n mockar algo?
@GarotoDeSoftware2 ай бұрын
@@gabrieldiasramos6120 sim Gabriel, è valido tbm! No entanto ainda recomendo voce realizar os seus testes com as dependências mais proximas com as que irão ser usadas em prod. Voce pode usar uma lib chamada de test containers pra isso! Ela è mt foda!
@gabrieldiasramos61202 ай бұрын
@@GarotoDeSoftware Para ambiente Java e Spring, oq eu poderia usar para testar dessa forma que vc disse? Criar um outro container com o postgre?
@GarotoDeSoftware2 ай бұрын
@@gabrieldiasramos6120 ss, se vc usar o test container ele vai criar outra instancia.
@gabrieldiasramos61202 ай бұрын
@@GarotoDeSoftware hmm, não conheço esse test container. Obrigado pela atenção
@izabellabrandao8 ай бұрын
Em caso de teste e2e usando o SMTP, você envia realmente mensagem para o usuário toda vez que testa ou o serviço SMTP tem algum ambiente de teste?
@GarotoDeSoftware8 ай бұрын
Olá Izabella, ótima pergunta! Segundo o livro “Unit testing practices, principles and patterns”, nada deve ser mockado em testes E2E. Neste caso, basta você enviar o e-mail no modo sandbox. O modo sandbox permite que você envie um email de teste para garantir que o corpo da sua requisição esteja formatado corretamente, sem entregar o email para nenhum dos seus destinatários. Normalmente você ativa o modo sandbox passando um parâmetro na função que envia o email na sua API.