Excelente conteúdo. Não conhecia tantos detalhes sobre o relacionamento entre os dois. Obrigado pelo vídeo!
@karate.connection Жыл бұрын
Dōmo Arigatō! 😊🥋🙏🏻
@meualcance61364 ай бұрын
É difícil acreditar que Funakoshi seria um fracote e impostor. Ele treinou durante anos com dois monstros de karatê em sua juventude que foram mestres Itosu e Azato, ele não daria esse mole pra ninguém. É uma história polêmica. Em karatê kid o Sr. Miagy confessou a Daniel que no Japão nenhum mestre é invencível pois tinha alguém que sabia mais, porém acho difícil essa regra se aplicar entre Funakoshi e motobu, é necessário mais detalhes, mais informações sobre o fato.
@MithraOath2 ай бұрын
Infelizmente é a verdade. Venho estudando Motobu Chōki desde muito tempo, de fontes anglófonas até fontes nipônicas, e posso afirmar sem remorso que existem muitas evidências pra esse combate e rivalidade serem verídicas. Funakoshi treinou de facto com grandes mestres de Shuri, mas não de toda Okinawa. Ele também estudou com bom mestres de Naha, dos quais também ensinaram Motobu, assim como os de Shuri ao darem aulas particulares para Motobu Udun. Funakoshi não possui muitos registros de combate, pelo contrário, ele ainda era enfático na prática do kata que, convenhamos, sem kumite para a prática do bunkai não é nada. Já Motobu tinha mais prática no kumite e adorava fazer bunkai, tanto que fugia do palácio para o distrito vermelho de Okinawa para testar as técnicas que aprendia, fora as brigas que ele mesmo causava contra pessoas de pavio curto. Funakoshi só possui grande fama porque conseguiu fazer sua propaganda e foi escolhido pelo governo como padroeiro do karate no Japão e no mundo, que aliás tiveram arrependimento. Eu indico estudar bastante sobre esses dois e a relação de Funakoshi dentro do Japão antes da globalização da arte, verá que Funakoshi não é lá uma pessoa a quem ovacionar.
@meualcance61362 ай бұрын
Gostei de sua explanação. Detalhes e fontes que eu não tinha conhecimento. Meu comentário foi baseado no legado de Funakoshi. O grande mestre já falecido Nakaiama foi aluno de Funakoshi e se não estiver enganado até o grande mestre Oyama treinou com Funakoshi. Nessa linhagem vieram Kanazawa e tantos outros. Um dos maiores karatecas que tivemos no Brasil foi o carioca Ronaldo Carlos que foi aluno do mestre Tanaka e este veio da linhagem também do shotokan de Funakoshi.
@MithraOath2 ай бұрын
@@meualcance6136 a maioria praticou o Shotokan porque era o mais difundido no Japão, principalmente no currículo de educação física adjunto do judo, kendo e kyudo. Mas acontece que muitos alunos abandonaram Funakoshi e se juntaram a outros estilos, ou então preferiram criar sua linhagem com uma base forte do Shotokan trazendo alguns kata e os chutes trazidos do savate, mas pouco se permaneceu do Shotokan por conta da metodologia de Gichin e Yoshitaka. Houve até um problema com a soma do jiyu kumite pelo Otsuka, fundador do Wado-ryu, pois Funakoshi era aversivo ao kumite, era somente concordante com o kumitegata, algo que só veio a mudar depois. O Mas. Oyama que citou também foi aluno dele, mas quando viu que o Shotokan estava perdendo para muitos alunos do Goju-ryu, migrou de estilo e somou mais características do Goju-ryu do que do Shotokan, novamente, permanecendo os chutes do savate. Logo então ele deu-se de encontro com o Muay Thai e renovou seu estilo, criando o Kyokushin. Ler pelas fontes do círculo de Funakoshi vai ser mais do que nítido ele ser um ícone no karate, não faria sentido alunos proeminentes de Funakoshi fazerem depredação. Gichin Funakoshi, ao ser estudando de uma maneira fria imparcial, torna-se alguém muito abaixo de inúmeros mestres, entre eles, o Motobu Chōki ao qual foi mencionado no vídeo. Funakoshi só tinha mais pontos a favor, como o fato de ser fluente em japonês, a amizade com Jigoro Kano e a suma obediência ao governo como citado em sua autobiografia, quando não hesitou em cortar seu birote que faz parte de um ritual de maioridade enraizado em Okinawa.
@patrickvitoriano80052 ай бұрын
Casa dividida contra si mesma não subsistirá. Mateus: 12 25.