Importante destacar: um dos motivos pela qual se tinha receio no envio era os portugueses nao confiarem no cumprimento dos acordos pelos mouros. Até na saída de Tânger os portugueses foram atacados em claro descumprimento do acordado. Então, o dinheiro a ser dado era considerado já "a fundo perdido". Falarei sobre isso no vídeo sobre Dom Henrique no futuro.
@Fredmagalhaesbraga15 күн бұрын
Elaine Sanceau escreveu ótimo livro sobre vida Dom Henrique. Muitas histórias bonitas!
@Fredmagalhaesbraga15 күн бұрын
Algumas imagens usadas são iluministas, muito irreais, deformando os personagens.
@mikatu15 күн бұрын
A figura do rei déspota é algo que surgiu depois. No inicio das monarquias europeias, o poder do rei era muito frágil e requeria sempre o apoio dos nobres. Por isso mesmo era normal o próprio rei tomar parte das batalhas. As cortes era apenas uma forma de ter os nobres reunidos num mesmo local para se poder tomar as decisões rapidamente. Não era apenas em Portugal, porque praticamente todos os reinos na Europa faziam o mesmo.
@guilhermeprado366517 күн бұрын
Essa história ilustra muito bem a força e relevância das “Cortes Gerais” na história lusitâna. Enquanto, alguns autores brasileiros descrevem a monarquia portuguesa como despótica, a realidade é que este país foi um dos pioneiros no advento da democracia representativa que contava inclusíve com procuradores oriundos das colônias de ultramar. Este é um tema fascinante que precisa ser melhor esclarecido para o público em geral e que daria um ótimo vídeo 😊
@brunoalbano61617 күн бұрын
A monarquia portuguesa não era despótica, qualquer pessoa podia ir reclamar junto da coroa, qualquer pessoa. Os reis portugueses até são uns simpáticos face a outras famílias reais europeias, só comparar. D. Pedro II do Brasil herdou a tradição familiar de interesse nas artes e ciências. O filho do actual herdeiro da Coroa Portuguesa, parecido a D. Pedro II, até promove prémios de Ciência em seu nome. Existe no Brasil muita ignorância propositada sobre Portugal e povo que ignora as suas raízes é fácil de manipular.
@guilhermeprado366517 күн бұрын
A pergunta que me faço é como autores como Raymundo Faoro que demonizava a monarquia Lusitana ao ponto de compara-lá ao despotismo oriental dos Khalifas ainda ser lido e respeitado dentro da Academia Brasileira. Será que estamos tão ultrapassados assim em relação aos nossos equivalentes ibéricos ?
@JustinCase-ld4ih17 күн бұрын
Exactamente assim.
@thiagovidal897217 күн бұрын
Dentro da academia não se trabalha como absolutismo ou despótica, isso é uma historiografia atrasada, o conceito usado é de monarquia corporativista do fragoso e outros, no qual o rei era chantageado pelas dinámicas internas da nobreza.
@guilhermeprado366517 күн бұрын
@@thiagovidal8972 isso seria mais um ponto contrário ao Raymundo Faoro ! Mesmo assim, este autor continua amplamente lido e respeitado nos cursos de ciências sócias, em especial no que diz respeito ao pensamento social brasileiro !
@mc947717 күн бұрын
Um historiador português falou que houve uma tentativa para ir buscar o príncipe D. Fernando. Mas a armada foi atacada e destroçada no mar Mediterrâneo, pelos Venezianos, que não queriam ver ali os Portugueses. Eles sabiam quanto destemidos os portugueses eram e temiam perder a hegemonia no Mediterrâneo. Bom Ano de 2025 para Portugal, Brasil e para todo o mundo. Muita saúde para todos. Maria.
@josejunior308117 күн бұрын
Que Nosso Senhor guarde para todo o sempre a alma de Dom Fernando!
@luisguiatur964717 күн бұрын
Vendo e ouvindo relatos como esses vemos a fraqueza, covardia e a debilidade do ser humano atual!
@elisabetepriorsilva480817 күн бұрын
Que triste destino de D Fernando😢
@GiDinis17 күн бұрын
No tempo em que a rainha consorte Estefânia foi esposa de D. Pedro V, ela além de ser muito culta era também uma pessoa muito sensível. Assim, nas cartas que escrevia em francês à sua mãe (guardadas na Torre do Tombo) relatava alguns episodios da sua nova vida de casada e, também criticava a sociedade portuguesa nestes modos..." os portugueses têm o sentido do luxo e da pompa mas não o da dignidade"... Diga-se que foi a rainha que angariou fundos europeus e dela própria para a construção do hospital infantil em Lisboa que, ainda hoje mantém o nome de "hospital D.Estefânia".
@JustinCase-ld4ih17 күн бұрын
Você deve ser comunista para destilar tanto ódio e fel a Portugal. Ganhe juízo e respeito, e cresça
@marie358712 күн бұрын
@GiDinis não se deve confiar na opinião de estrangeiros sobre um tal país ou povo, uma vez que estrangeiros incluem sentimentos de frustração, de saudade, ou desejam transmitir glória do próprio povo ou país para os seus leitores - opinião de estrangeiros só vista para informação mas com cautela e espirito critico Sobre D. Estefânia, ( 15 de julho de 1837 - Lisboa, 17 de julho de 1859) o casamento com D. Pedro V ocorreu em maio de 1858 A 17 de julho de 1859, pouco tempo após o seu casamento, D. Estefânia falece aos vinte e dois anos de idade, vítima de difteria Então que tempo teve a coitada rainha para conhecer e julgar os portugueses, se é verdade que ela emitiu esse parecer... Também lemos que "A companhia do sogro, D. Fernando II, não lhe agradava..." ou seja D. Fernando II, esposo de D. Maria II era originário da Austria, então a rainha-consorte, muito jovem não estava certamente habituada a outras culturas sobre o hospital D. Estefânia, lemos que em Lisboa "Era um período de epidemias de cólera e febre amarela e, o casal real, visitava frequentemente os doentes hospitalizados. Numa dessas visitas ao Hospital de S. José, impressionada com a promiscuidade com que na mesma enfermaria eram tratadas crianças e adultos, a Rainha ofereceu o seu dote de casamento para que aí fosse criada uma enfermaria para aquelas, e manifestou o desejo de construir um hospital para crianças pobres e enfermas." Em 1860, D. Pedro V ordenou, em homenagem à sua falecida esposa, a edificação do Hospital da Bemposta (nome antigo), que só ficaria pronto sete anos depois, durante o reinado de seu irmão, D. Luís I. visto D. Pedro V ter falecido em 1861 O hospital foi inaugurado, em 17 de julho de 1877, no aniversário de morte de D. Estefânia de Hohenzollern-Sigmaringen. O povo português acabaria chamando-o definitivamente de Hospital de Dona Estefânia, em homenagem à jovem esposa do rei D. Pedro V Assim lemos ainda que a Rainha usou o seu próprio dote para criar uma enfermaria e não um hospital
@MapadoHistoriadorOfficial7 күн бұрын
Ótimo Vídeo!👏👏👏 Valeu por compartilhar essa fantástica história conosco!
@asgardup11 күн бұрын
Parabéns pelo trabalho! É gratificante ouvir e aprender a história do meu País pela voz dos nossos irmãos do outro lado do Atlântico.
@fosforo1517 күн бұрын
Excelente vídeo! Triste fim de Dom Fernando...
@antonioafonso502416 күн бұрын
Mas teve a consolação de ter sido promovido a Santo
@gv436017 күн бұрын
Um dos melhores canais de história que assisto! Principalmente que aborda histórias dos países fundadores da América Latina (e também os meus favoritos em quesito história)!
@bolapromatoqueejogodecampe871817 күн бұрын
Muito bom. Obrigado. O legal é que mesmo quando a história é triste, ela acaba em uma nota de esperança. Parabéns por seu trabalho!!! Viva Cristo Rei, Rei da História, e sua Mãe Santíssima!
@cassiusrodrigues45117 күн бұрын
Impressionante a qualidade desse canal
@AlexandreSilva-jm5rq17 күн бұрын
Não conhecia esta história. Interessante como foi a criação do Império Ultramarino de Portugal.
@neideaparecidaalvesdeamori525617 күн бұрын
Ótimo vídeo e coitado dele.
@iamamiwhoami-goods1317 күн бұрын
12:59 a necessidade de cultivar a saudade o fez ver a "nossa senhora". Fragilizado ao extremo.
@manoelcornelio95316 күн бұрын
Ótimo vídeo, com informações importantes e detalhadas. A história das dinastias europeia são marcadas por lutas fratricidas. Portugal não foi diferente. Parabéns pelo trabalho.
@MrLuisMManuel15 күн бұрын
Naqueles tempos, eram tempos de lutas, de conquistas, de derrotas de uns e vitórias de outros. Mas...e hoje este espírito não prevalece ainda se bem que com outras formas de luta e de armas?
@LucianaOliveira-xs1gu16 күн бұрын
Que história triste...meu coração ficou apertado no peito...
@Cristovao-fh1pk17 күн бұрын
que ótima maneira de começar o dia 🎉
@Belinda888116 күн бұрын
O papa também pressionou sempre os portugueses a não devolver Ceuta aos marroquinos, visto considerar que a Cristandade estava em primeiro lugar. Nas decisões tomadas pelos portugueses, tanto Dom Duarte , como o regente, Dom Pedro, a pressão exercida pela Santa Sé teve um peso decisivo.
@salazarway17 күн бұрын
Fantástico vídeo. Continue meu caro!!
@vanessamariano565517 күн бұрын
Que história forte! E que desfecho sensacional!
@paulohenriquenettodealcant657817 күн бұрын
Que drama e tragédia pessoal e familiar misturada a essas conspirações e erros de tática e estratégia militar!😢😢😢😢
@saulobrito182217 күн бұрын
Aborde a União das Coroas Ibéricas! Muito obrigado.
@natatsizh887817 күн бұрын
O início do fim de Portugal.
@luizcarlossantoslourenco896716 күн бұрын
Foi a pior coisa que aconteceu a Portugal!!!
@Jorge6282717 күн бұрын
Que história incrível. Parabéns pelo vídeo, pelo conteúdo.
@nelsongoncalves537917 күн бұрын
Abraçao de Angola pra todos os irmaos! E viva a lingua Portuguesa✌️
@cristinamargaridagiberti801717 күн бұрын
Saudações a Angola do Brasil!
@brunoalbano61617 күн бұрын
Abraço a Angola!
@natatsizh887817 күн бұрын
Angola como o Brasil tem em comum a história de Portugal, é tanto vossa como nossa, é de todos nós.
@nelsongoncalves537917 күн бұрын
@ forte abraçao Irmao! Feliz Ano Novo
@carmogoncalvesleal225414 күн бұрын
Um abraço dos Açores para Angola e todos os países da CPLP. Feliz ano novo, que todos nós defendamos a nossa lingua em comum.
@carensalvador7515 күн бұрын
Com irmãos assim ninguém precisa de inimigos.
@MariaEduardaBaptista17 күн бұрын
Obrigada do fundo do coração ❤! Infelizmente, estamos a ser governados por gente que não tem a mais pequena ideia da grandeza de Portugal. Estão a vender o país a ban di dos em troca de votos para se perpetuarem no poder. Mas é uma questão de tempo! Uma Nova Cruzada não há-de tardar. Cristo foi, é e sempre será o Rei de Portugal! Viva Portugal! ❤
@JustinCase-ld4ih17 күн бұрын
Exactamente ❤
@Felipe8epileF16 күн бұрын
Deus te ouça, irmã, e também quanto ao Brasil! E que seja uma "cruzada de virilidade e pureza", como diz São Josemaria Escrivá.
@ggkinfinite13 күн бұрын
Brasil e o resto da América latina também estão iguais😢 Mas sejamos fortes.
@evelynbartholocalvert761317 күн бұрын
Que triste
@alvorecerdourado649011 күн бұрын
Cara, isso daria de um belo filme épico! 👏👏👏
@daichi825317 күн бұрын
Eu não conhecia essa história. São poucos os santos portugueses que conheço 😮
@JoséS-u7e16 күн бұрын
Santo António de Pádua é o mais famoso dele mas só em Portugal e chamado Santo António de Lisboa
@MrLuisMManuel15 күн бұрын
Santa Beatriz da Silva, (D. Beatriz de Menezes da Silva) - 1ª. mulher portuguesa a ser santificada pela Igreja Católica. Nasceu em Campo Maior, Alentejo (1424 - 1492) e faleceu em Toledo. Fundadora da Ordem da Imaculada Conceição. Era uma nobre e religiosa.
@marie358711 күн бұрын
@@JoséS-u7e verdade, em Itália onde ele faleceu, a promoção do santo, grande doutor da igreja, foi muito maior! Daí Pádua (onde faleceu no dia 13 de junho de 1231, com apenas 36 anos) lhe ter construido uma grande basilica Batizado com o nome Fernando de Bulhões, Santo António nasceu em Lisboa, entre 1191 e 1195, na Rua das Pedras Negras, junto à Sé de Lisboa, de uma família nobre e rica, era filho único de Martinho Bulhões e Tereza Taveira. estudou também no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, e aí recebeu uma sólida formação filosófica e religiosa Mais tarde irá juntar se à ordem dos Franciscanos, famosos por seus milagres e pelos sermões, era enviado espalhar a fé cristã em suas pregações por vários países
@pedrohercules702617 күн бұрын
Vou aguardar sim 👍 parabéns
@HELDER7217 күн бұрын
Excelente.
@marciasouza362216 күн бұрын
Excelente aula! Obrigada por postar e ainda resumir na Descrição, além da Bibliografia. Likado e compartilhado. Não conhecia o Canal. Inscrita.❤
@andres.m.e_vittorio.salomón17 күн бұрын
@historiaiberica História muito triste, mas tal vez de não tiver acontecido desta forma, pode que o espírito cruzadistico do português na Berberia e na costa atlântica da Macaronésia, não tivesse tido o fogo que tive...Em tudo caso, não desejaria estar nos sapatos não apenas do próprio infante Fernando, senão também da maioria dos seus irmãos: pelo grande remordimento que tiveram na sua vida restante...O Dom Henrique é uma grande personagem, mas sua arrogância neste caso, foi a causa desta tragédia familiar e claro, o ruim juízo estratégico ou pouca prudência das Cortes Gerais neste caso...Outro ótimo vídeo!....
@MrLuisMManuel15 күн бұрын
Julgo que não se trata de arrogância. Era o espírito de cavalaria ainda a vir à tona e o desejo de glória ao serviço da Cristandade que naquele tempo imperava entre os reis cristãos, os seus ideais mais altos. Se somarmos isso à ainda imberbe juventude de muitos nobres, talvez tenhamos o quadro mais realista das situações, por vezes algo imprudentes, em que se colocavam.
@misaelsapiente412416 күн бұрын
Que video espetacular!!
@joaoevangelista559317 күн бұрын
Obrigado excelente trabalho
@leilacerettanunes404816 күн бұрын
Gostei muito da histórica narrada aqui.
@StellinhaJF17 күн бұрын
Sempre afirmo que devemos estudar a história de Portugal e e compará-la à história brasileira a partir do Descobrimento. Ficamos estudando histórias de outros países que muitas vezes nada tem a ver com o nosso. É claro que devemos considerar a história deles mas a nossa é muito mais importante.
@natatsizh887817 күн бұрын
Não é comparar a história de Portugal com a do Brasil, eramos um único país, os brasileiros de outra origem é que contam a história segundo os seus próprios interesses, tenham orgulho na história comum e não se deixem enganar.
@luizcarlossantoslourenco896716 күн бұрын
👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
@marie358711 күн бұрын
@StellinhaJF Desde 1500 a história de Portugal e do Brasil era só uma
@rittaduart97275 күн бұрын
Infelizmente, nosso país está infestado de "camaradas", que, ao invés de valorizarem e se orgulharem da própria história, que inclui grandemente Portugal, valorizam a "história criada" por outras "culturas", que em nada se assemelham à CULTURA PORTUGUESA, à EDUCAÇÃO PORTUGUESA, à BELÍSSIMA HISTÓRIA PORTUGUESA. Essa infestação de "ratos comunistas" tem que ser expurgada do Brasil PARA SEMPRE! Creio que de Portugal, também!
@iamamiwhoami-goods1317 күн бұрын
Um mundo antigo que prova que melhoramos muito.
@jolontaplay533717 күн бұрын
Não há nada de novo debaixo do céu
@MrLuisMManuel15 күн бұрын
Acha mesmo? Um pouco talvez...mas não o suficiente. Ainda há muitas guerras pelo poder, pela hegemonia, pelos interesses os mais diversos...!
@Belinda888116 күн бұрын
Um vídeo fantástico; a história do infante Dom Fernando foi uma das misérias da dinastia de Avis, que não teve só grandezas, também teve misérias. Esta foi uma delas.
@maykson.teixeira.vieira16 күн бұрын
Excelente conteúdo!
@natatsizh887817 күн бұрын
A maior estupidez que este país alguma vez fez, trocar um cidadão desta terra por uma que não valia NADA.
@dijeffglota766816 күн бұрын
Muito interessante
@lamborghini87016 күн бұрын
Ate que você podia fazer um vídeo sobre o Dinis I e o inicio das navegações, assim como Afonso IV.
@adhewwyrmandheezdhaemathow766315 күн бұрын
Muito bom!
@geraldogeraldo109215 күн бұрын
Vídeo fantástico !
@anapaulagalo23917 күн бұрын
Não acham estranho Ceuta ter ficado para Espanha? O que é que os espanhóis que fizeram com D. Sebastião que foi reconquistar Ceuta e foi lá dado como desaparecido, e mais uma vez Portugal fica sem herdeiro directo.
@ramiromendes638217 күн бұрын
Felipe ll de Espanha foi inteligente. Disse que iria ajudar o D.Sebastião e no final mandou muitos menos homens do esperado. Felipe ll sabia se D.Sebastião morresse ele era o seguinte na sucessão.
@antonioafonso502416 күн бұрын
D Sebastião não foi reconquistar Ceuta. Morreu na Batalha de Alcacer Quibir .Ceuta passou para a coroa de Castela quando Portugal perdeu a independência.
@ramiromendes638216 күн бұрын
@@antonioafonso5024 eu sei disse. O meu comentário foi para a pessoa que falou do D.Sebastião, mas não reparei que ela estava a falar de ceuta.
@roddeazevedo16 күн бұрын
Ceuta fica muito proximo de Gibraltar. Entre 1580 e 1640, provavelmente houve uma castelhanização da cidade, o que poderia explicar a decisão de ficar com Espanha depois de 1640. De qualquer forma, a bandeira de Ceuta continua a ser a lisboeta 😀
@ggkinfinite13 күн бұрын
Gostei do vídeo, que tal um sobre Simon bolívar?
@andres.m.e_vittorio.salomón17 күн бұрын
@historiaiberica Gostaria muito que num futuro aborde a história de outro Dom Fernando: Fernando III de Castela o Santo, cujo papel na Reconquista cristã da sua península, tenho entendido, é fundamental...E também de outro grande: de São Inácio de Loyola, porque sua existência foi causa da fundação da Companhia de Jesús, que tanta história gerou nos impérios ibéricos e no mundo em geral (até o punto que existem teorias conspirativas sobre esta ordem).
@marie358711 күн бұрын
@andres.m.e_vittorio.salomón podemos relembrar que os jesuitas foram muito "acarinhados" pelos reis e rainhas de Portugal praticamente pelo facto de que um dos co-fundadores dessa ordem religiosa ser português Assim Simão Rodrigues de Azevedo S.J. (Vouzela, 1510 - Lisboa, 15 de junho de 1579) foi um sacerdote jesuíta português, um dos membros do grupo fundador da Companhia de Jesus, fundada em 1534 Ele encontrava-se a estudar em Paris, enquanto bolseiro da Coroa Portuguesa, e nessa cidade reuniu-se com outros estudantes Eram eles - Inácio de Loyola (nasceu em 1491, em Azpeitia, país Basco) e seis outros estudantes - o francês Pedro Fabro/ Pierre Favre (Villaret, Alta Saboia, 13 de abril de 1506 - Roma, 1 de agosto de 1546), os espanhóis - Francisco Xavier (nasceu perto de Pamplona, Espanha, a 7 de Abril de 1506) - Alfonso Salmerón (nasceu em Toledo1515 faleceu em 1585 em Nápoles) - Diego Laynez, (nascido na cidade de Almazán em Castela19 de janeiro de 1512 - 1565). - Nicolau de Bobadilla (nasceu em 1511 em Palencia - 23 de setembro de 1590) - o português Simão Rodrigues São Francisco Xavier e Simão Rodrigues foram escolhidos para seguir para Lisboa, cidade à qual chegam em 1540. Instados pelo rei português e pelo papa, São Francisco Xavier seguiu, em 1541, para a Índia, enquanto Simão Rodrigues foi instruido a ficar em Portugal para expandir a nova Ordem. Simão Rodrigues foi instrumental na fundação da primeira casa própria e colégio dos jesuítas em Portugal (e no mundo), localizado no então Mosteiro de Santo Antão (Mouraria, Lisboa), o Colégio de Santo Antão, que começou a receber alunos no início de 1553
@rodrilandiatv692815 күн бұрын
Qual é a música utilizada no minuto 4:04
@zindoliveira17 күн бұрын
320 muito interessante 🇵🇹
@fabriciosilvadasilva890216 күн бұрын
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
@leandronunescavalcante736717 күн бұрын
D.E.P.
@nunocbnunocb587511 күн бұрын
...isso faz cair por terra a "prepotência dinástica", pois neste caso, comprovadamente as razões de família cederam completamente à razão do Estado.
@VictorPMarcos14 күн бұрын
Dom Henrique, o navegador, mestre da Ordem de Cristo, passou o resto da sua vida martirizando-se pela morte do seu irmão.
@muciobarbosabretas173717 күн бұрын
CONTEUDO FANTASTICO! 05/01/2025
@LucasSilva-m7r7m17 күн бұрын
"Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente." 1 Timóteo 5:8
@adrianafigueiredosilva530317 күн бұрын
❤❤❤❤
@mikatu15 күн бұрын
É importante destacar que a conquista de Ceuta nunca foi o objectivo. A ideia era apenas ir lá e lutar contra os mouros. Quando a cidade foi conquistada ninguém sabia o que fazer com ela porque nada estava pensado nesse sentido. A cidade ficava rodeada de inimigos e tudo teria de ser enviado por barco. A conquista de Ceuta obrigou por isso à conquista de outras cidades vizinhas, para permitir a permanência de Portugal na área em segurança.
@Belinda888114 күн бұрын
Sempre me ensinaram que foram conquistar Ceuta em busca trigo( em Ceuta havia imensos campos de trigo) ouro e especiarias, pois o reino estava necessitava deles. Estava falido.
@hugofalken173717 күн бұрын
👏
@Gloriannabelladona3 күн бұрын
Coitado do Fernando. Os irmãos não foram correctos com ele. Deixaram-no para sofrer. Não se faz.
@GabrielTeixeira-sv7nv17 күн бұрын
😮😮😮😮
@KapBBit16 күн бұрын
Próxima vez é sobre o D. Fernando que esteve 12 anos preso no Louvre
@Fredmagalhaesbraga17 күн бұрын
Faltou Dom Henrique seguir a estratégia de Dom Duarte, não teria ocorrido desastre da expedição de Tânger. O sogro Dom Pedro não lutou pelo poder, não contrariou o testamento e não apossou, ajudou muito a cunhada Rainha e o seu sobrinho e genro e entregou o governo para o seu genro com tudo em ordem. Era respeitado em todos os Reinos, viveu antes em vários países, herói condecorado no exterior. Todos os filhos de Dom João I e da Rainha Filipa de Lencastre eram muito unidos, inteligentes e bons. Verdade os mouros mentiam e não cumpriam os acordos. O martirio de Dom Fernando é muito forte, sim é santo e nunca foi esquecido. A dor de Dom Henrique foi enorme, nada de depressão, e sim dor muito forte de bom irmão. A morte do sogro Dom Pedro foi um pecado enorme: veneno, burrice, inveja, de um ingrato bastardo. Décadas após Dom João II, filho Dom Afonso V, realiza em Evora um julgamento honesto que condena a morte o ingrato tio avô bastardo.
@hajanejdjsms13 күн бұрын
Ingrato? Os melhores reis foram aqueles que concentravam poder no rei e tiravam à nobreza como por exemplo D.João II, pois o rei defende o país como um todo enquanto a nobreza apenas se preocupa com a sua classe. Esse D.Pedro regente fez isso mesmo e melhorou o país, mas os nobres parasitas conspiravam contra ele. Não admira que D.João II tenha dito que seu pai o tinha deixado rei das estradas de Portugal, pois a coroa estava tão pobre que já só detinha as estradas, tendo a nobreza enriquecido à custa do resto do país. Poder à nobreza = Oligarquia, sempre anti democrático, interesses de uns face à maioria, tanto antigamente como atualmente. edit: "A 9 de junho de 1448, D. Afonso V atinge a maioridade e assume o governo do Reino. A 15 de setembro do mesmo ano, desejoso de mostrar independência política, anula todos os editais aprovados durante a regência. A situação torna-se instável e, no ano seguinte, levado por informações que mais tarde viriam a provar-se falsas, D. Afonso declara o tio e sogro, D. Pedro, rebelde e inimigo do Reino" A tua posição é anti popular e elitista.
@Paul-r3v16 күн бұрын
So tinha mais é morrer, sozinho, o país nao tinha nada q sofrer para libertar o princepezinho q foi feito heroi. Perdeu, perde sozinho. Só os inimigos judeus e alemaes é q pensavam q os portugueses nao lutam pelo país mas sim por privilegiados!
@cinzamarelo17 күн бұрын
Top demais. O sangue luso ainda reverbera no Brasil.
@AndrielMendonça17 күн бұрын
Um pergunta, por que dom João i foi Rei se ele era bastardo ? Isso não era proíbido pelas leis da igreja ?
@leandronunescavalcante736717 күн бұрын
tecnicamente não existe essa lei, OS BASTARDOS SÓ ERAM MAIS ODIADOS POR CAUSA QUE VINHAM DE MÃES SEM SANGUE AZUL eeeeeeeeee João I de Portugal, o Mestre de Avis, tinha, PELA GLÓRIA DA SANTÍSSIMA TRINDADE , UMA ÓTIMA REDE DE TRABALHO E STATUS
@rvrv702117 күн бұрын
Porque ele venceu a guerra
@mauricesteel499517 күн бұрын
Ele virou rei tambem por ser a unica escolha que Portugal tinha como rei e se manter independente, senão iria acabar nas mão do "João do Mal".
@andrez.737117 күн бұрын
"Leis da Igreja": diga-nos qual e onde tá escrito.
@anapaulagalo23917 күн бұрын
Porque o rei D. Fernando último rei da 1ª disnatia não deixou herdeiros, e D.João 1 era filho bastardo de D. Pedro pai de D. Fernando. Se assim não fosse Portugal ficava para a Espanha.
@RosaPereira-t2v16 күн бұрын
Ña nossa história ele foi o infante santo...
@WangleisaRibeirodaSilva17 күн бұрын
*A monarquia 👑 fascina já a República ilude*
@leandronunescavalcante736717 күн бұрын
sim
@JustinCase-ld4ih17 күн бұрын
Exactamente
@almerinocorreia775815 күн бұрын
há uma imagem que ele tem 6 dedos
@zitarodrigues733615 күн бұрын
Nunca foi abandonado pela família amiga! Não é uma informação correta.
@Lucfrdebraganca16 күн бұрын
Que idéia... meter-se a invadir um país alheio. Me lembra o filme Glória feita de sangue...
@ososirgo15 күн бұрын
Um ato muito hipócrita... Fazer o resgate depois da morte... qual foi o sentido disso??
@historiaiberica15 күн бұрын
@@ososirgo para que os restos mortais repousassem em solo português em local digno. Para os antigos o destino dos restos mortais importava muito. Por isso mesmo os mouros também se preocuparam em vilipendiar como puderam o cadáver do infante. A mentalidade naquela época era diferente da atual
@ososirgo15 күн бұрын
@historiaiberica Entendi, mas eu falava pelo fato de eles ter abandonado em terra estrangeira... E na realidade não ter feito nada pra resgatá-lo com vida 😞
@Orlandomafalda17 күн бұрын
Traidor infante D. Henrique.
@JustinCase-ld4ih17 күн бұрын
Traidor porquê?
@Orlandomafalda17 күн бұрын
@JustinCase-ld4ih convenceu o rei a fazer a invasão, foi o responsável por ela, fez uma péssima preparação da mesma, saiu derrotado e vai deixar o irmão como garantia de devolução de Ceuta quando teria se ser ele a sacrificar-se dado que foi ele o responsável da invasão? Depois promete ao irmão o regate e quando chega a Portugal não vai à corte, fica-se pelo Algarve e na altura de votar decide votar pela permanência de Ceuta no reino. E ainda pergunta o porquê de ser considerado um traidor?
@AndrielMendonça17 күн бұрын
Por que não fizeram o seguinte, os cara dão a cidade de celta, o sultão solta o príncipe para Portugal e depois que tiver Bem, reconquistam celta de novo ? 😂😂😂😂😂
@andrez.737117 күн бұрын
Uma correção, Ceuta se escreve com u, senão vamos pensar que esteja falando dos antigos celtas ou de algum irlandês.
@mateussousa394617 күн бұрын
Falar é fácil. Difícil é fazer.
@AndrielMendonça17 күн бұрын
@@andrez.7371 desculpa, é que eu confundo Ceuta com celtas. 😂😂😂
@JustinCase-ld4ih17 күн бұрын
Porque os muçulmanos nunca cumpriam acordos
@AndrielMendonça17 күн бұрын
@@JustinCase-ld4ih difícil dizer, acha que não vale a pena trocar um homem por uma cidade como Ceuta ?
@AndrielMendonça17 күн бұрын
Tava eu pensando em restaurar o emirado de Granada na revolta nas alpujarras. 😂😂😂😂
@andrez.737117 күн бұрын
Portugal não tomou Granada antes porque os espanhóis não queriam.
@JustinCase-ld4ih17 күн бұрын
Faz antes o L
@AndrielMendonça17 күн бұрын
Então esse príncipe tentou levar a mão mais alto que as pernas.😂 Ele devia saber que não é um Napoleão da vida ou Alexandre o grande.😂😂😂😂😂
@ramiromendes638217 күн бұрын
@@AndrielMendonça nessa altura nem Napoleão tinha nascido ainda.
@AndrielMendonça17 күн бұрын
@ramiromendes6382 falo no modo diferente.😅
@ramiromendes638217 күн бұрын
@@AndrielMendonçaeu sei. Também só comentei na brincadeira.
@AndrielMendonça17 күн бұрын
@@ramiromendes6382 kkkkk
@alexsandrowagnerdearaujofe21017 күн бұрын
Quiz se divertir matando mouros, mas morreu servindo de diversão para os mouros.
@panchovilla594016 күн бұрын
Um asinino não faria pior comentário.. 😊😅
@Belinda888116 күн бұрын
Não pode analisar as motivações de uma monarquia no sec XV, pelos padrões de hoje. Isso é wokismo. Não era diversão , era a política de expansão económica e de cruzada.