Thiago Roque de Souza é professor de História e Filosofia, com Mestrado em Filosofia, especialização em Metodologias do Ensino de Artes e Especialista em Metodologias do Ensino de Artes - UECE. É um dos idealizadores do projeto *Fortaleza Necrópole*. Professor Thiago se dedica a explorar a memória e a história da cidade através de seus cemitérios, com um olhar especial para o Cemitério São João Batista, o mais antigo de Fortaleza. Com sua pesquisa, ele busca resgatar as histórias e significados desses espaços, conectando passado e presente de forma instigante e reflexiva.
@CangacoAderbalNogueiraАй бұрын
Cemitérios são cidades de tumbas e as lendas fazem parte do imaginário popular, principalmente antigamente. Muito interessante o tema abordado, pois é tabu pra muita gente. Valeu a abordagem, professor Thiago mandou bem.
@avozdahistoriaoficialАй бұрын
Aderbal, essa abordagem histórica do Prof. Thiago é muito importante para entendermos não apenas quem foram as pessoas que ajudaram a construir o Ceará, mas também aspectos culturais, sociais e econômicos de diferentes épocas. É curioso que muitas lendas de cemitérios são as mesmas encontradas em várias cidades, mudam somente os personagens.
@prof.thiagoroque29 күн бұрын
Muitíssimo obrigado pelo retorno! Fico feliz em ter gostado!!!
@erlonribeiro8002Ай бұрын
Um olhar assertivo e cuidadoso sobre a história da nossa cidade. Parabéns, Thiago! 👏🏼👏🏼👏🏼
@prof.thiagoroqueАй бұрын
❤
@prof.thiagoroqueАй бұрын
Obrigado pelas palavras, Erlon!!! 😃
@avozdahistoriaoficialАй бұрын
Oi Erlon, muito obrigado pelo carinho com o nosso convidado! Ficamos felizes que tenha apreciado a nossa conversa com o Prof.Thiago.
@leonardoquixada893428 күн бұрын
Meu grande amigo e competente professor Thiago Roque, abraço!!!
@prof.thiagoroque14 күн бұрын
Valeu, Leo!!! Forte abraço!!! Espero que tenha gostado do podcast!!!
@anaceliaoliveira6885Ай бұрын
Tema histórico muito bom para este canal! Parabéns, Isabel, por ter trazido este historiador! Gostei muito!
@avozdahistoriaoficialАй бұрын
Oi Ana Célia, é bastante prazeroso trazer esses novos e talentosos pesquisadores! Agradecemos demais o seu comentário, o seu feedback é fundamental para nós. Fique ligada para mais episódios interessantes.
@saviosouza9528Ай бұрын
Boa noite! Parabéns 👏👏 Show
@avozdahistoriaoficialАй бұрын
Olá Savio, é uma satisfação enorme saber que você gostou do vídeo! Nosso convidado dominou o tema com maestria e a conversa foi incrível. Agradecemos demais pelo seu comentário!
@prof.thiagoroqueАй бұрын
👏🏾👏🏾👏🏾
@michelleferreira4096Ай бұрын
Boa noite!! Que programa maravilhoso. ❤Parabéns!!!!
@avozdahistoriaoficialАй бұрын
Olá Michelle, ficamos felizes com o seu comentário tão incentivador! É um prazer compartilhar essas histórias com você. Continue acompanhando o canal para mais conteúdos interessantes!
@prof.thiagoroqueАй бұрын
👏🏾👏🏾👏🏾
@mariomonte8684Ай бұрын
Programa de Qualidade a cada dia eu só aumento os meus conhecimentos assistindo esse podcast de total catilogencia.
@prof.thiagoroqueАй бұрын
Obrigado pelas palavras! De fato, os episódios do "A voz da história" está possibilitando novas formas de se descobrir nossa história, com um conteúdo de ótima qualidade!!!
@avozdahistoriaoficialАй бұрын
Oi Mario, que alegria saber que você está apreciando o nosso trabalho! Nos empenhamos em oferecer conversas enriquecedoras e repletas de "catilogências"....rsrs 😂 Continue conosco para descobrir novos relatos e fatos marcantes da história cearense!
@REGINALUCIAPIRESDECARVALHOАй бұрын
Sensacional!! 👏👏Parabéns, Isabel e professor Thiago! Espero poder participar do próximo circuito!
@prof.thiagoroqueАй бұрын
Olá, Regina! Ficamos felizes em saber que você gostou! Contamos com sua presença no próximo FORTALEZA NECRÓPOLE! Valeu!!! 😃
@avozdahistoriaoficialАй бұрын
Oi Regina, o Prof. Thiago trouxe insights incríveis neste episódio, e ficamos radiantes por saber que você gostou! Recomendamos vivamente o projeto Fortaleza Necrópole.
@guadalupemarques6718Ай бұрын
Que bate-papo maravilhoso! Thiago é um professor sensacional e esse projeto é fantástico!
@prof.thiagoroqueАй бұрын
Obrigado pelas palavras, Guadalupe!
@avozdahistoriaoficialАй бұрын
Oi Guadalupe, foi um prazer imenso ouvir nosso entrevistado, que mostrou um conhecimento excepcional neste episódio. Estamos felizes que tenha gostado! Continue nos acompanhando para mais conteúdos fascinantes!🤩
@MrDosSantos13 күн бұрын
Estive no Fortaleza Necrópole. Foi uma experiência muito enriquecedora. Parabéns para os professores Roque e Sandoval pela iniciativa.
@avozdahistoriaoficial13 күн бұрын
Olá Sérgio, também fizemos o passeio "Fortaleza Necrópole", no mesmo grupo que você fez. É uma experiência incrível !
@MrDosSantos12 күн бұрын
@ Eu lembro. Foi um prazer ter conhecido você pessoalmente.
@cirocamara8350Ай бұрын
Ótimo papo! Um túmulo interessante é o do José Mendonça Nogueira, com um coração partido ao meio, devido ao assassinato dele que chocou a cidade.
@prof.thiagoroqueАй бұрын
Sim! E chama muita atenção pela inscrição: "meu filho". Em nosso projeto Fortaleza Necrópole, realizamos uma intervenção lá. Narrando um pouco do drama e denuncia presentes na arte tumular do jovem.
@avozdahistoriaoficialАй бұрын
Oi Ciro, por décadas foi um dos túmulos mais visitados do São João Batista, hoje pouca gente sabe de tudo o que houve com o jovem José Mendonça Nogueira. ´Hoje é um dos jazigos visitados pelo projeto "Fortaleza Necrópole".
@LUCIOJOSEDEAZEVEDOLUCENAАй бұрын
Temos no referido cemitério o túmulo do proprietário do importante Teatro São Luiz (1878-1896). Ainda, gostaria de encontrar o de seu irmão Major Mello, dono do Teatro Guarany (1874-1905). Foram ilustres moradores e homens de poder na História da Fortaleza Cultural do século XIX. Inclusive, o do Manoel Albano, conhecido pelos seus comprovincianos como o "sultão da Porangaba".
@avozdahistoriaoficialАй бұрын
Olá Lucio, você se refere ao Teatro São Luiz que fazia esquina com o Passeio Público? Como ele se chamava?
@avozdahistoriaoficialАй бұрын
Existe uma espécie de mausoleo dos "Albano", atrás da capela, com muitos membros da família. É provável que a sepultura do Manoel Albano esteja nesse local.
@prof.thiagoroque29 күн бұрын
Vou procurar a localização na minha próxima visita de estudo. Como comentei no podcast, o Cemitério São João Batista é um lugar de descobertas. São 15 mil túmulos e alguns de difícil acesso, mas como nós amamos esse espaço de descobertas, iremos na busca também! Forte abraço!!!
@brocandocristalino7024Ай бұрын
A voz da História poderia ter visão também; nem uma fotinha?
@avozdahistoriaoficialАй бұрын
Olá, concordamos que a apresentação de imagens enriquece muito os episódios, realmente faz diferença. Mas, por tratar-se de um tema ainda “delicado” para alguns, optamos por não colocar imagens do cemitério e sepulturas. Agradecemos imensamente pelo seu feedback, continue acompanhando o nosso canal.