Gratidão 🙏 muito ótimo ver que abra do mestre está emergindo.☯️
@renatoferrazpavanetti75522 жыл бұрын
Mano! Melhor explicação que vi até agora do assunto. Parabéns pelo ótimo viu 🙌🏻
@HeraclitoAragaoPinheiro2 жыл бұрын
Muito obrigado!
@anapaulaalvescarvalho62262 жыл бұрын
Vc me descreveu!!! Lembro-me de cheiros e sensações que eu tive quando era criança!!! Kkk
@betacam226 жыл бұрын
Fantástico. Durante anos interpretava estes fenômenos sem exatamente usar a linguagem de Jung. Mas deixe-me eu ver se entendi o que você disse, comparando com o que observei na prática: Fica sendo interessante esta rápida ressignificação do sentimento ou pensamento da forma julgativa de classificar o objeto. O sujeito então parte para esta realidade paralela e passa a interpretar a situação como conforme ou não conforme, adequada ou não adequada, de acordo com os valores pessoais e crenças estabelecidas na infância e aprendizado empírico que é o que ele conhece e confia. Cabe aí uma importante distinção de dois subtipos do Sensação Introvertido, um mais técnico e outro mais social. Assim: quando existir uma pré disposição e ênfase maior na análise técnica deste primeiro gatilho da sensação, o sujeito psicológico buscará uma conformidade estética do objeto na função julgativa, em caso de interesse continuará passivo e mantendo seu ceticismo e interesse afim de se interar melhor da situação, caso rejeite aquela estética passará imediatamente para o fenótipo sua desaprovação em protesto passivo, mostrando a negatividade subjetiva e quase invariavelmente terá uma atitude de rejeição ou teimosa em relação a situação. Este tipo Sensação Extrovertido com ênfase no fator estético se acham de certa forma que são intuitivos e atentos à realidade, crêem que estão protegidos se manterem um ceticismo constante que os adapta e os protege de entrar em situações que represente alguma ameaça. Já aqueles que a sensação introvertida prevalece uma aproximação mais subjetiva social, se preocupam em não desagradar o objeto, no sentido de tentar ao máximo se adaptar à expectativa do objeto em relação ao sujeito psicológico, ou seja, mesmo que internamente ele rejeite a relação, dificilmente vai se opor na ação esta não conformidade, se tornando inicialmente mais passivo, tentando se adaptar às condições impostas pela situação externa. A vingança virá depois pela função não desenvolvida intuição extrovertida, num caráter negativo, arcaico infantil, mesmo que na prática relute em tomar uma ação de desprendimento ou libertação da relação negativa com o objeto. Eles podem permanecer muito tempo numa simbiose negativa, com pensamentos paralelos alimentados pelo misticismo ou crença mágica de que um dia outro objeto poderá liberta-los deste mal estar. Quando este tipo, mais raramente, não for muito ligado na conformidade dos padrões e regras, concordará inicialmente com o objeto negativo e logo que puder dará de ombros para o objeto preferindo migrar para a realidade paralela onde aquele impasse não existe, ou seja, ficará alienado deste sentimento negativo sem querer saber da realidade da situação, tratará como se não existisse aquele impasse, pelo menos até o próximo gatilho. Acho que ficou confuso mas, faz algum sentido pra você? Como realmente você disse, é um tipo muito difícil de descrever.
@HeraclitoAragaoPinheiro6 жыл бұрын
Guy Leite Jr só não entendi o social ao falar do tipo sensação introvertido, ele não é nada social, mas no mais é mais ou menos isso q vc entendeu
@betacam226 жыл бұрын
Heraclito Aragao Pinheiro verdade, eles não são nada sociais. No nosso estudo nos referimos ao termo social quando a orientação primária vai para as relações pessoais e sentimentos (no caso do sentimento de acolhimento e aceitação no círculo social próximo e conhecido), do que para o aspecto das coisas que usamos em nosso estudo o termo "orientação técnica". Mas de fato vc tem razão e talvez o termo "socialmente orientado" pode causar confusão naquilo que seria mais apropriado dizer como uma orientação para a conformidade e harmonia com pessoas e ambientes conhecidos.
@betacam226 жыл бұрын
De uma maneira análoga fazemos distinção entre dois subtipos de intuição extrovertida. Aquela que prepondera extroversão terá um aspecto de compromissamento das possibilidade na transformação das pessoas, sendo este tipo mais ideário do ser humano. O outro, onde prepondera a intuição em várias medidas será mais focado nas possibilidades das coisas, com inclusive certo desprezo ou alienação na interpretação das emoções dos outros importando-se mais nas possibilidades egoístas das coisas que o sujeito se interessou.
@betacam226 жыл бұрын
Mas uma coisa que vc me falou que estou pensando é como a função inconsciente vai trabalhar nesta compensação, imagino que será diametralmente oposta a função superior. Isto implica em tipos de vinganças diferentes em ambos os casos. Faz sentido? 🤔
@ramonmaier64882 жыл бұрын
@@HeraclitoAragaoPinheiro kkkk eu tenho um padrasto com Si, uma mãe com Se, um irmão com Fi e eu com Ne. Nunca me dei bem com meu padrasto kkkk, agora entendo o porquê disso: Ne é o pesadelo da Si e vice e versa. Minha mãe e meu padrasto também não são nada parecidos. Meu irmão e eu temos uma ótima relação, ele é introvertido e eu extrovertido mas ele é foda! Finalmente descobri as raízes do conflito entre o meu padrasto kkkk. Valeu! Seu canal é ouro puro!
@AnaLivia-oc3vu3 жыл бұрын
Podemos dizer então que um tipo de sensação extrovertida está preocupado em perceber a realidade nos termos de "agora" equanto o tipo de sensação introvertida se preocupa mais em como ele pode ser afetado pela realidade, de forma que as impressões se fixam através do tempo (e é justamente isso que faz eles muito bom em reconhecerem semelhanças entre o que já viveram e o que vivem agora)?
@HeraclitoAragaoPinheiro3 жыл бұрын
Isso
@AnaLivia-oc3vu3 жыл бұрын
@@elliep7680 De forma alguma. É apenas a maneira deles de perceber a realidade, pois o que trás segurança é relacionar o que está a sua frente com algo que já foi experimentado.
@AnaLivia-oc3vu3 жыл бұрын
@@elliep7680 Isso é um estereótipo. Ser um ISTP diz mais respeito à forma como você processa a realidade, que no caso seria coletando informações do ambiente externo e se adaptando a ele. O talento deles com a áreas manuais pode ser uma consequência dessa preferência. Digamos que uma criança ISTP se sente muito atraída por texturas, cores e por tocar as coisas que vê ao seu redor. Quando cresce, pode gostar de mecânica, mas isso é uma consequência, não algo obrigatório.
@elliep76803 жыл бұрын
mas isso não impede de uma pessoa sensorial ser detalhista e criativa??
@HeraclitoAragaoPinheiro3 жыл бұрын
Não
@duncanom68755 ай бұрын
Eu não sou uma pessoa que gosta de expor a minha história atoa, mas acho que nesse caso é importante, justamente porque talvez existam outras pessoas que se identifiquem. No começo da minha adolescência fui diagnósticado com TDAH e passei por um tempão me sentindo o diferente e com um déficit de atenção. Hoje que estou estudando psicologia do Jung percebo que os diagnósticos psiquiátrico tem um valor social importante, mas menospreza a individualidade das pessoas. Eu acredito que existem tipos psicológicos que são tratados como inferiores por não se adequar as normativa social, mas aceitar a individualidade e perceber que as outras pessoas também tem problemas é mais acolhedor que se colocar para baixo por conta de diagnóstico.
@dydxmath5927 Жыл бұрын
Muito bom. Vejo alguns padrões em mim que se assemelham muito à intuição extrovertida inferior, só não tenho absoluta certeza se de fato sou do tipo sensação ou pensamento.
@EspiritismocomaBíblia3 жыл бұрын
Cê é bom em cara 👏👏👏 Gostei muito! Sou estudante de Pnl e constelação familiar. No fundo sou um completo apaixonado pelo comportamento humano. Acredito que a cura e prevenção de todos os males está em entender o comportamento e em seguido adapta-lo de forma q dê mais sentido e resultado positivo ao indivíduo em suas interações com ambiente. Por essa busca incessante de entender mais sobre o comportamento, procuro estudar tudo que agrega ao esclarecimento humano de forma geral. Percebi que os tipos psicológicos ensinados por Jung e por vc através daqui, auxilia muito no esclarecimento humano, podendo ser libertador e esclarecedor no processo de mudança e equilíbrio comportamental. Por isso me inscrevi no seu canal, pois achei as suas aulas muito boas e esclarecedoras. Parabéns! Grato pela boa vontade em compartilhar seu conhecimento. 🙏 Instruir é crescer. 🙏
@itsoktocry13 жыл бұрын
constelação familiar é totalmente sem sentido, chega a ser antiético
@canaldotiocarlos30253 жыл бұрын
sei que provavelmente vc queira ajuda as pessoas e isso é fantástico, mas busque meios empíricos e confiáveis constelação e pnl são pseudociências
Intuição e sensação se parecem muito como o desprezo que ambas têm pelo objeto. Jung diz que a função inferior se manifesta com muita força muitas vezes fazendo você pensar que ela é sua função principal. Qual o método infalível de se saber se você é intuição ou sensação? Se sua sensação é sua função inferior ou sua função principal?
@HeraclitoAragaoPinheiro4 жыл бұрын
infelizmente não existem métodos infalíveis...
@alcyrrocha47344 жыл бұрын
@@HeraclitoAragaoPinheiro Me dá uma dica pelo menos para tentar reconhecer se a sensação introvertida é principal ou a inferior compensatória.
@ramonmaier64882 жыл бұрын
@@alcyrrocha4734 Cara, eu tenho Ne e tudo que não for novo ou que não pode ser outra coisa eu odeio. Tarefas domésticas não tem nada interessante: é jogo ganho, você limpa e é isso. É diferente de desenhar por exemplo, cantar, falar, escrever, pensar. Lembando que eu não gosto da ação eu prefiro pensar em coisas novas, que não existem ou que podem existir, mas quando é para desenvolver algo de forma concreta eu não gosto, porque eu já criei a ideia e ver ela no mundo real de forma concreta é secundário. Eu penso e não faço kkk. Claro que isso depende de pessoa para pessoa, mas para mim é assim que funciona a Ne. Si é paia kkkk, tudo que está ganho, previsível, predeterminado é ruim para alguém com Ne primária. Espero que eu tenha conseguido te ajudar :)
@ramonmaier64882 жыл бұрын
@@alcyrrocha4734 Cara, eu tenho Ne e tudo que não for novo ou que não pode ser outra coisa eu odeio. Tarefas domésticas não tem nada interessante: é jogo ganho, você limpa e é isso. É diferente de desenhar por exemplo, cantar, falar, escrever, pensar. Lembando que eu não gosto da ação eu prefiro pensar em coisas novas, que não existem ou que podem existir, mas quando é para desenvolver algo de forma concreta eu não gosto, porque eu já criei a ideia e ver ela no mundo real de forma concreta é secundário. Eu penso e não faço kkk. Claro que isso depende de pessoa para pessoa, mas para mim é assim que funciona a Ne. Si é paia kkkk, tudo que está ganho, previsível, predeterminado é ruim para alguém com Ne primária. Espero que eu tenha conseguido te ajudar :)
@cintiasantos311 Жыл бұрын
@@ramonmaier6488 Aqui eu jat vejo a não tenho Ne KKKKKKKKK
@ibaronesa416 Жыл бұрын
Esse definitivamente foi o tipo mais dificil de se entender e de se aplicar na realidade
@persefone_att2 жыл бұрын
Tenho o que percebo esse gatilho pros meu devaneios,ouço música e começo a imaginar várias coisa etc... Mas de resto acho q estou em loop SI-NE, ñ sei se me tipei errado novamente sksk Pq uso muito essa NE de forma negativa, oq se percebe no Coringa do filme ,um ISFJ ,mas tipam ele como Entp justamente pq ele vive em loop
@canaldotiocarlos30253 жыл бұрын
Pode a pessoa ter dois tipos, exemplo: ser pensamento e intuição; ou sempre um vai ser o principal e outro auxiliar.
@HeraclitoAragaoPinheiro3 жыл бұрын
Conscientemente não se pode ter dois tipos, pra entender isso meljor reveja o conceito de atitude
@alcyrrocha47344 жыл бұрын
A descrição da sensação introvertida é próxima demais da intuição. Será possível que sejam a mesma e neste caso haverem 7 subtipos e não 8?
@HeraclitoAragaoPinheiro4 жыл бұрын
é próxima, mas são diferentes, pra entender a sutileza dessa diferença é indispensável ler o Tipos
@Gably210 ай бұрын
Não tem como ser a mesma coisa. São parecidas mas ao mesmo tempo são opostas na essência.
@Guiwiwieieidjd10 ай бұрын
Duas perguntas: Qual a neurose desse tipo? Como faço para entrar em contato com o senhor e ter uma consulta? Acredito que esteja num estado de neurose, mas desconheço meu tipo psicológico.
@HeraclitoAragaoPinheiro10 ай бұрын
Pode me contatar pelo Instagram eu sempre respondo por lá
@jorgenaka63723 жыл бұрын
Professor na parte 02:52 você disse que a sensação introvertida tem uma relação com o objeto (coisas, pessoas, concreto), mas não é tão preponderante comparado ao fator subjetivo do sujeito que esta percebendo. Aqui consigo concluir que no nivel saudavel e não neurótico há sim uma interatividade entre objeto - sujeito. Queria saber se na intuição introvertida também há essa interatividade entre o objeto e o sujeito. Porque faz sentido pensar que o intuitivo introvertido perceba objeto (coisas, pessoas, objetos concretos..) só que mais preponderante no sujeito da pessoa, faz sentido essa comparação? Olhando dessa forma será que não é isso diferencia com a intuição extrovertida que vê as possibilidades diante um objeto de forma mais "realista", enquanto intuição introvertida percebe de forma mais "bizarra" e "individual"? Fico pensando assim porque acho impossível a intuição introvertida ter ideias "do nada", sem que tenha alguma coisa que o provoque (que seria objeto) a sua fantasia, igual num exemplo você falou no video da intuição que até a pessoa em nivel de neurotico da Ni quando escuta a pessoa falar com ela, então ele aliena o que outro falou e começa vir fantasias, e quando ela da a resposta é totalmente nada ver e que chega ser "louco" porque ela só disse o que fantasiou em sua mente. Quando vi essa parte interpretei que mesmo no nivel neurótico a Intuição Introvertida só começou a trabalhar e criar fantasias a partir do momento que a pessoa foi conversa com ela, por mais que tenha alienado depois, mas essa foi a força motor que fez a intuição dela trabalhar. O que quero chegar é que não acho que a Intuição Introvertida ou a Sensação Introvertida comecem a "trabalhar" do nada, mas ambas precisam ter algum objeto que o provoque antes.
@HeraclitoAragaoPinheiro3 жыл бұрын
Como eu sou extrovertido tendo a usar exemplos extrovertidos, mas na introversão o fator preponderante é o sujeito, o q não é o mesmo de um total isolamento do objeto
@jorgenaka63723 жыл бұрын
@@HeraclitoAragaoPinheiro hmm imaginei isso mesmo!!! Nao é porque a funçao é introvertida que ela tem que se isolar totalmente do objeto e ser focado exclusivamente no sujeito. Obrigado, tirou uma grande duvida mesmo!!
@raissaleal99934 жыл бұрын
A que vc se refere exatamente quando fala em objeto?
@HeraclitoAragaoPinheiro4 жыл бұрын
as coisas externas, objetos concretos e exteriores
@user-in1pi7ih3n3 жыл бұрын
Amo a forma como da palavras a essas percepções. Consegue trazer nuances muito dificeis de serem alcançadas falando ou escrevendo. Seria ótimo se fizesse um vídeo falando especificamente sobre as diferencas basicas entre a intuição introvertida e a sensação introvertiva pra aprofundar nas diferenciações!!!
@HeraclitoAragaoPinheiro3 жыл бұрын
Obrigado! De fato seria um vídeo interessante
@Mila-us1mp3 жыл бұрын
Tenho uma dúvida: qual a diferença entre o fator subjetivo do tipo intuição introvertida e do tipo sensação introvertida? Ps: video maravilhoso!!!
@HeraclitoAragaoPinheiro3 жыл бұрын
A rigor não tem diferença (em relação a tipologia, obviamente existem diferenças individuais)
@IsabelyMadalena2 жыл бұрын
O senhor é do Piauí ?
@HeraclitoAragaoPinheiro2 жыл бұрын
Ceará, nascido e criado em Fortaleza
@IsabelyMadalena2 жыл бұрын
@@HeraclitoAragaoPinheiro aah, legal 😊 sempre acho semelhante o sotaque dos dois estados, familiar.