Tenho o conhecimento de uma experiência que vejo como intuição introvertida. Ficar totalmente imerso no mundo objetivo, receptivo ao sensorial objetivo, e por um segundo recebendo em silêncio, transborda uma percepção realista e profunda sobre a verdade por trás das coisas, a causa e o verdadeiro intuito das pessoas. As vezes por repassar oque ocorreu em pensamento na minha frente, isso pode ocorrer também. Muitas vezes tenho a sensação de que ficou algo estranho, não estou vendo alguma coisa, me convidando a observar os fatos novamente e aí surge o estalo, a coisa que não tinha visto. A sensação é como algo preso no dente que você quer arrancar. Não sabe oque ainda mas sabe que tem algo. Hoje em dia já nem observo tanto o mundo físico, ou as pessoas muito por problemas sociais e de contato visual. Após umas experiências com substâncias, e um envolvimento com uma seita pseudocristã, e por conta de falta de conhecimento factual da realidade e, muita conspiração, fui ficando muito antissocial, com problemas de funcionamento na sociedade, tive quase um surto psicotico durante o uso de uma substância, e uma espécie de desrealização. Um distanciamento na percepção da realidade e uma sensação mecânica dela muito desconfortável, me sentindo também claustrofóbico. Parte dessa observação que corrói a percepção da realidade vieram das filosofias dessa seita e o intuito consciente meu de conhecer essa percepção. Abandonei a seita após descobrir e me abrir a argumentos contrários às filosofias dela (pus à prova por fé e devoção, acreditando que se ela é realmente firme, ela se prova firme) Fiquei por anos nela, como um rato alienado, após ela sofri calado, me corroendo por dentro, meu mundo acabou, desmoronou. Hoje me resta só a vergonha, o trauma, o desgosto. Me apego ao mundo físico hoje de uma forma imensa, acreditando que a experiência dada a nós, no mínimo há de ser vivida com todo nosso eu. Gosto de sair da mente e ficar recebendo o mundo como ele é. Estou trabalhando, dando maior valor aos fatos e à ciência e melhorando cada vez mais.
@marvinnedamascenoferreira93156 жыл бұрын
Ótimo!! Presente. obrigado professo!
@kesllercampos81936 жыл бұрын
Agora eu fico no aguardo da série sobre Joseph Campbell rsrsrs
@betacam226 жыл бұрын
Kesller Campos . Sim!! Campbell em sua série de entrevistas que fez antes de morrer para a tv americana, ele foi o grande responsável por eu amar estudar Jung, símbolos e civilizações antigas na série O PODER DO MITO.
@HeraclitoAragaoPinheiro6 жыл бұрын
Kesller Campos vou fazer, faço assim que terminar essa!
@explorersig85764 жыл бұрын
A desvantagem da intuição introvertida inferior é muito baixa em comparação a sensação extrovertida inferior do intuitivo introvertido, mas essas pessoas de sensação extrovertida, elas são boas em entender teorias ou criar? Obrigado seus vídeos são muito bons.
@HeraclitoAragaoPinheiro4 жыл бұрын
Tamo junto!
2 жыл бұрын
Sim mas eles gostam de teorias se elas tiverem ter alguma aplicação. Mas se ele tiver o pensamento introvertido apoiando a sensação extrovertida ele pode lidar bem com o pensamento abstrato.
@felipenunes72702 жыл бұрын
será...?
@betacam226 жыл бұрын
Já que estão perguntando também sobre fenomenogia, gostaria muito de saber se o que temos visto nos trabalhos de constelação familiar do Hellinger, estes fenômenos de que um grupo desconhecido de pessoas começam a sentir as dores do familiar vivo ou morto, que ele representa como voluntário naquela sessão terapêutica da constelação familia. Estas sessões também fazem parte daquelas pseudo ciências que Jung investigou? Tenho 50 dvds com estas sessões que o próprio Hellinger conduziu. Não entendi como aquilo funciona mas de certo sei que NÃO gostei das coisas que vi, porque remetem muito a metafísica e outras forças misteriosas. (Observação: sou intuição extroversão pensamento, portanto, menos sujeito a me impressionar facilmente, rsrs)
@HeraclitoAragaoPinheiro6 жыл бұрын
Guy Leite Jr eu acho beeeem estranho e a exploração que eles dão sobre campo e essas coisas é bem furada, mas tem algo que acontece ali e merece ser investigado
@suellenlimasales15834 ай бұрын
Eu vivi uma experiência de ser participante e senti as cólicas em meu útero de uma mulher que passou por um aborto.
@HeraclitoAragaoPinheiro4 ай бұрын
Pois é, eu não saberia dizer ao certo, deve haver muito de sugestão ali, isso com certeza, mas no mais, de fato a explicação de um campo soa metafísica e pouco plausível, mas eu teria que investigar mais a fundo para compreender, inclusive para saber se a própria eficácia e veracidade do fenômeno não seria sugestão, mas sem estudar mais a fundo o fenômeno fica difícil de falar
@patagoniadosul804 Жыл бұрын
Muito boas as explicalções sobre a função infeirior. Por acaso você conhece ou sabe dizer se algum tipo ou função tem relação com algum transtorno mental? Quero dizer, se algum transtorno mental é mais observado em determinado tipo psicológico.
@HeraclitoAragaoPinheiro Жыл бұрын
Sim, Jung fala sobre isso no Tipos, sobre a neurose mais comum de cada tipo
@patagoniadosul804 Жыл бұрын
Fiquei pensando, será que aqueles "misticos junguianos/superficiais" se enquandram nesse esfera do Tipo Sensação Extrovertido?
@HeraclitoAragaoPinheiro Жыл бұрын
É possível, ele são intuitivos fake
@betacam226 жыл бұрын
Professor, eu observo que na infância e adolescência, o processo de individuação ainda está muito nos primórdios, a função inferior ela é ainda mais evidente. Von Franz fala algo sobre isto?
@HeraclitoAragaoPinheiro6 жыл бұрын
Guy Leite Jr leia o capítulo dela no homem e seus símbolos que vc vai entender isso melhor
@suellenlimasales15834 ай бұрын
Eu ainda estou tentando encontrar meu tipo psicólogo, tem algum teste ?
@rosanarodrigues1788 Жыл бұрын
É tipo o Tom Cruise com a Cientologia?
@HeraclitoAragaoPinheiro Жыл бұрын
Isso mesmo
@guilhermem3665 жыл бұрын
Não acha que é um certo preconceito que tu tem em relação a estas escolas de mistérios, ocultismo etc. talvez por experiências negativas anteriores como tu mesmo menciona no vídeo? pq eu percebo muita coerência e fundamento por trás dos ensinamentos de algumas destas, como por exemplo as obras da Helena Blavatsky (Teosofia), apesar de ser um conhecimento que se faz pouco palpável e perceptível (talvez por estar velado e não ser possível validar empiricamente). Eu também tenho um pouco de problema em aceitar de imediato estas informações e teorias que parecem ser aparentemente mirabolante algumas vezes, mas mesmo assim me dispus a estudar mais a fundo para tentar compreender, e percebo que há informações muito ricas, que não poderiam provir de uma mente desajustada ou com interesses egoístas, mas que precedem de conhecimentos antigos que foram passados a diante por milênios e sempre estiveram presente em muitas culturas ao longo da história. Acredito que o nosso ceticismo só nos faz distanciar de querer compreender as coisas, e quando negamos e nos distanciamos, estamos apenas colocando a sujeira pra baixo do tapete ao meu ver, e não se dispondo a compreender e integrar este universo ao nosso. Gosto do Jung pq ele não desconsidera as coisas, ele coloca tudo na equação, ele integra e por isso acho razoável não desconsiderar estas escolas de mistérios também, talvez tenha coerência nestas mas que ainda não estamos prontos a querer perceber ou que não tenhamos encontrado uma utilidade no momento atual para a nossa vida. Qual tua opinião, por exemplo a Helena Blavatsky, já tentou ler alguma obra dela e validar se existe conteúdo útil ali pra vc? A propósito, teus videos são muito bons, to assistindo todos. Não para de fazer não tiu!!! Trampo do caralho esse teu, parabéns e abraço!