Рет қаралды 12,614
“Controlar o Monstro” tem o objetivo de sensibilizar os portugueses para a Espondilartrite Axial e informar sobre os seus principais sintomas.
Sabe mais no Instagram @conheceromonstro www.instagram....
Aprende a reconhecer o monstro. Não tens de viver com ele. #Nãotensdevivercomdor
Uma iniciativa em parceria com a SPR (Sociedade Portuguesa de Reumatologia), ANEA (Associação Nacional de Espondilite Anquilosante) e LPCDR (Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas).
Sobre a Espondilartrite Axial:
A Espondilartrite Axial é uma doença reumática inflamatória que afeta predominantemente as articulações da coluna e divide-se em dois tipos: Espondilite Axial radiográfica (classicamente denominada Espondilite Anquilosante) e Espondilartrite Axial não-radiográfica. O sintoma mais comum é uma dor nas costas há 3 ou mais meses consecutivos, de ritmo inflamatório, ou seja, uma dor que teve um início lento, que melhora com o exercício, mas agrava ou não melhora em repouso, podendo, por vezes, levar a despertares noturnos na segunda metade da noite. Os doentes com Espondilartrite Axial podem também experienciar uma rigidez na coluna quando acordam, o que limita os seus movimentos durante 30 ou mais minutos.1
Referências:
1. Poddubnyy D. Classification vs diagnostic criteria: the challenge of diagnosing axial spondyloarthritis. Rheumatology 2020;59(Suppl4):iv6-iv17.